Anda di halaman 1dari 7

Resumo terico de Cincias Naturais 7o ano Ano lectivo 2011/2012 Pgina 1 de 5 Prof.

Helena Casanova - CN

A TERRA NO ESPAO
Durante um milho de anos todos aceitaram que s a Terra existia. Depois, verificmos que no ramos nem o centro nem o objectivo do Universo, mas que vivamos num mundo pequeno e frgil, deriva num grande oceano csmico semeado aqui e ali por cem milhes de galxias e milhes de bilies de estrelas.
In Sagan, C., Cosmos, Ed. Gradiva

1. Localizao da Terra
Universo Galxia Sistema Solar Terra Prof. Helena Casanova

Universo inclui tudo o que existe, isto , um conjunto de milhares de milhes de galxias. Galxias so formadas por gases, poeiras, milhares de milhes de estrelas e outros corpos celestes. Nas galxias podem existir Sistemas Planetrios bem organizados, constitudos por estrelas e outros corpos celestes. O planeta Terra situa-se numa galxia chamada Via Lctea que uma galxia do tipo espiral, onde se situa o Sistema Solar. O Sistema solar constitudo por uma estrela, o Sol, por 8 planetas principais, satlites naturais (tambm chamadas de luas ou planetas secundrios), cometas, asterides, gases e poeiras. O movimento dos planetas em torno do Sol, designa-se por movimento de translao. O movimento do planeta sobre de si prprio, em torno de um eixo imaginrio, designa-se por movimento de rotao. O Tempo que um planeta demora a dar a volta completa em torno do sol, seu perodo de translao e corresponde a um ano nesse planeta. O Tempo que um planeta demora a dar a volta completa em torno de si prprio, seu perodo de rotao e corresponde a um dia nesse planeta.

A localizao da Terra...

Resumo terico de Cincias Naturais 7o ano Ano lectivo 2011/2012

Mercrio, Vnus, Terra, Marte, Jpiter, Saturno, rano e Neptuno so os planetas principais que fazem parte do Sistema Solar. Luas so satlites naturais, tambm designados por planetas secundrios. Mercrio e Vnus so os nicos planetas que no possuem satlites naturais. Os asterides so conhecidos por planetas menores, so corpos celestes de natureza rochosa ou metlica. Estes corpos orbitam entre os planetas Marte e Jpiter - Cintura de asterides. Os cometas so astros constitudos por poeiras, gases que solidificaram e gelo. Estes descrevem rbitas elpticas em torno do Sol. 2. O que faz da Terra um planeta com vida? A Terra o terceiro Planeta, do Sistema Solar, a contar do Sol. Situa-se entre os planetas Vnus e Marte. o nico planeta que rene todas as condies necessrias para a existncia de vida. 2.1. Condies da Terra que permitem a existncia de Vida A existncia e a manuteno da grande diversidade de seres vivos consequncia das condies excepcionais existentes na Terra e ausentes em qualquer um dos outros planetas conhecidos e estudados at hoje. Entre essas condies so de destacar as seguintes: A distncia ideal que a separa do Sol, conjuntamente com a existncia de uma atmosfera filtradora, faz com que a Terra tenha temperaturas moderadas, amenas (nem muito quentes nem muito frias), quando comparadas com as de outros planetas. A absoro pela camada de ozono, existente na atmosfera, de parte das radiaes ultravioletas produzidas pelo Sol, permite que estas no atinjam na sua totalidade a Terra, o que seria letal para os seres vivos.
Pgina 2 de 5 Prof. Helena Casanova - CN

Resumo terico de Cincias Naturais 7o ano Ano lectivo 2011/2012

A existncia de gua no estado lquido. A gua entra na composio de todos os seres vivos que habitam a Terra, sendo a sua quantidade, em geral, elevada, o que prova a sua importncia para as actividades vitais. A vida sem gua no , provavelmente, possvel, pelo menos tal como ns a conhecemos. A massa do planeta Terra responsvel pela existncia de uma fora de gravidade. Esta fora da gravidade permitiu a formao e a conservao da atmosfera. A existncia de uma atmosfera com oxignio e dixido de carbono. O dixido de carbono uma das substncias mais importantes para a vida, que resulta do facto de ser utilizada pelas plantas verdes na realizao da fotossntese, com a consequente libertao de oxignio necessrio respirao delas prprias e de todos os outros seres vivos. 3. Como surgiu a vida na Terra? A vida na Terra ter comeado h cerca de 3800 milhes de anos. Poder ter sido assim: Como consequncia da actividade vulcnica os rios de lava banharam a superfcie terrestre. Formou-se uma atmosfera que resultou do aprisionamento de gases provenientes da actividade vulcnica. A atmosfera seria, ento constituda por gases como amonaco (NH
3

), Metano (CH
4

) Monxido de carbono (CO). No havia oxignio nem ozono livres. O planeta arrefeceu. A existncia de chuvas contnuas permitiu a formao dos oceanos primitivos. Comeou a aparecer matria orgnica nos oceanos. As molculas orgnicas foram arrastadas e concentraram-se nos oceanos primitivos, onde tero comeado a reagir umas com as outras. Apareceram as primeiras formas de vida nos oceanos. O ozono formado a partir do oxignio libertado pelos primeiros seres formou a camada de ozono. Os seres vivos invadem os continentes.
Pgina 3 de 5 Prof. Helena Casanova - CN rel iciona -se cundlcluna l

Resumo terico de Cincias Naturais 7o ano Ano lectivo 2011/2012 Pgina 4 de 5 Prof. Helena Casanova - CN

A TERRA COMO UM SISTEMA A Terra no seu todo pode ser entendida como um grande sistema, subdividido em vrios subsistemas: Biosfera - constitui o conjunto dos seres vivos que povoam o planeta. Hidrosfera - constituda pelos reservatrios de gua que existem na Terra. Geosfera ou Litosfera a parte slida do planeta. Atmosfera - formada pela camada gasosa que envolve a Terra, estabelecendo intercmbio de matria e energia com os restantes subsistemas.

Resumo terico de Cincias Naturais 7o ano Ano lectivo 2011/2012

A Terra um sistema aberto pois um conjunto de elementos que interagem entre si trocando matria e energia. Biodiversidade a enorme quantidade e variabilidade de espcies existentes no nosso planeta. Ecossistema - conjunto formado pelo seres vivos, pelo ambiente e pelas relaes que se estabelecem entre eles.
Pgina 5 de 5 Prof. Helena Casanova - CN

Alguns sxemplus ale intsracgfiss. ..

Anda mungkin juga menyukai