Anda di halaman 1dari 8

1.

Foras Intermoleculares A natureza das foras que existem entre as molculas nos estados slido e lquido e que explicam propriedades como a solubilidade de substncias moleculares podem ser entendidas agora. Apesar de as molculas serem constitudas por tomos neutros, que no perdem nem ganham eltrons, em muitas h existncia de dipolos eltricos permanentes e, como consequncia, ocorrem interaes eltricas entre elas. Se tratando das molculas apolares, explicando a atrao entre tais molculas quando as substncias esto no estado slido ou lquido, pois, afinal, se no houvesse interaes entre as molculas, tais substncias s existiriam no estado gasoso, o que no verdade. Os qumicos desenvolveram formas de determinar as interaes entre as molculas, que so chamadas de interaes de Van der Waals, em homenagem ao cientista holands Johannes D. Van der Waals, autor da formulao matemtica que permitiu o desenvolvimento desse estudo. Assim, quando h aproximao de duas ou mais molculas, os eltrons de suas camadas de valncia, incluindo os participantes de ligaes covalentes, passam a ficar tambm sob a influncia dos ncleos dos tomos das molculas vizinhas. Dessa forma, uma nova distribuio de cargas eltricas ocorre, provocando um deslocamento de cargas que poder gerar um plo induzido, inexistente na molcula apolar. a existncia desses dipolos induzidos pela aproximao das molculas que promove a atrao entre elas. A intensidade da atrao entre molculas depende da intensidade de seus dipolos. Em molculas apolares essas interaes ocorrero apenas devido a dipolos induzidos. J em molculas polares elas devem-se a dipolos permanentes e so, portanto, muito mais fortes. o que se v, por exemplo, quando tomos de hidrognio se ligam a tomos de flor, oxignio ou nitrognio, formando as ligaes de hidrognio. As foras intermoleculares podem ser dividas em dois tipos: Foras de Van der Waals eLigaes de Hidrognio. 1. Ligaes de Hidrognio As ligaes de hidrognio so foras de atrao mais intensas que as de foras dipolo-dipolo e as de Van der Waals. Ocorre quando a molcula possui o hidrognio ligado a um elemento muito eletronegativo, como o flor, por exemplo.

A atrao ocorre pelo hidrognio de uma molcula com o elemento eletronegativo da outra molcula. Sendo uma atrao bastante forte, as molculas que so atradas por pontes de hidrognio possuem altos pontos de fuso e ebulio. A maioria das substncias apresenta maior grau de compactao no estado slido, portanto, seus slidos so mais densos que seus lquidos. A gua uma exceo: o slido (gelo) menos denso que o lquido e, por isso, flutua. Isso acontece por causa das ligaes de hidrognio. No estado slido, as molculas esto interligadas numa estrutura cristalina, como mostra a Figura 1. , fazendo com que a mesma quantidade de molculas ocupe um maior volume que no lquido. As ligaes de hidrognio ocorrem entre muitas substncias orgnicas, conferindo diferentes propriedades a elas, como solubilidade em gua e temperaturas de fuso e ebulio mais elevadas. As protenas que compem o nosso organismo so constitudas por sequncias de aminocidos, ligados covalentemente. Esses aminocidos possuem grupos hidroxilas e aminos capazes de formar fortes redes de ligaes intermoleculares. Outro exemplo o DNA, cuja forma de dupla hlice mantida graas s ligaes de hidrognio entre os grupos hidroxilas e aminos das bases nitrogenadas que compem o cdigo gentico. As ligaes de hidrognio nessas molculas so responsveis por importantes propriedades que essas substncias apresentam no metabolismo de nosso organismo.

Figura 1. Ligaes de Hidrognio na gua: Na gua em estado slido, as ligaes de hidrognio provocam um arranjo cristalino que acaba por levar as molculas a ocuparem um espao maior do que ocupam no estado lquido.

Figura 2.DNA: A conformao espacial do DNA mantida graas s interaes moleculares. Durante o processo de formao das clulas germinativas o DNA duplicado. Para isso, necessrio que as ligaes de hidrognio sejam quebradas, possibilitando a passagem das caractersticas hereditrias. 1. Foras de Van der Waals As foras de Van der Waals so foras fracas que ocorrem entre molculas apolares, entre tomos de gases nobres e hidrocarbonetos. Quando duas molculas apolares aproximam-se, ocorre uma repulso entre suas nuvens eletrnicas, sendo que os eltrons vo se acumular numa regio da molcula, deixando a outra regio com deficincia de cargas negativas. Ao acontecer esta repulso, cria-se na molcula um dipolo induzido, que faz a induo nas outras molculas apolares, dando origem a uma pequena fora de atrao entre elas, denominada de Van der Waals. Exemplificando: H2, F2, O2, CO2, CH4, C2H6.

Figura 3. Foras de Van der Waals. 1. Dipolo-dipolo As foras dipolo-dipolo so responsveis pela atrao de molculas polares. Existem entre molculas de teres, cloretos, cidos, steres, entre outros. As molculas polares possuem um dipolo eltrico permanente, estabelecendo de tal forma que a extremidade negativa do dipolo de um molcula se aproxime da extremidade positiva do dipolo de outra molcula.

Figura 4.Foras Dipolo-dipolo 1. Disperso de London Numa molcula apolar provvel que a qualquer instante ocorra a formao de uma assimetria na distribuio da densidade eletrnica, criando-se ento um dipolo instantneo. Um dipolo deste tipo pode induzir um dipolo nas molculas mais prximas. A intensidade destas foras depende da polarizabilidade da molcula e da facilidade em distorcer a nuvem eletrnica. Assim, a intensidade das foras de disperso de London: aumenta por acrscimo do nmero de eltrons e da massa molar e diminui com o aumento da ramificao da cadeia. Este tipo de ligao existe em todas as substncias moleculares, independentemente de elas apresentarem, ou no, dipolos permanentes.

Figura 5. Dipolos induzidos em molculas de Iodo (I2).

Figura 6.Interao (dipolo-dipolo induzido) do gs hidrognio. 1. on-dipolo a formao de on que se aproxima em compostos ou slidos inicos regidos por uma fora, atrao, ligao eletrosttica definida como eletrovalente ou mesmo inica, onde aquela polarizao que seria uma simples polarizao se extrema ao ponto de ser to grande que se formam ons mesmo, formais entre espcies muito eletropositivas e eletronegativas. Vrias unidades de cristais inicos efetuam um on dipolo, ou seja os ons se aproximam e de forma anloga ao que acontece nas molculas ocorre, porm em compostos inicos, queno so molculas, por isso no podemos chamar dipolo-dipolo, porque no so polos e sim ons efetivos reais.

Figura 7.Interaes on-dipolo. 1. O modelo de ligao metlica 7.1 Os metais

Os materiais metlicos so amplamente utilizados em nossa sociedade graas s suas propriedades fsicas e qumicas. Algumas dessas propriedades, embora em diferentes graus, so comuns a todos eles. O brilho metlico e elevadas condutibilidades eltrica e trmica so caractersticas gerais da maioria dos metais, mas a dureza que apresentam varivel. Muitos metais so extremamente duros e possuem grande resistncia ruptura e deformao. Outros, no to duros, so facilmente moldveis. Possuem brilho, so dcteis (fceis de serem transformados em fios), maleveis (fceis de serem transformados em lminas), so bons condutores de calor, possuem alta condutividade eltrica e so slidos em condies ambiente, exceto o Mercrio (Hg). 1. A Ligao metlica O arranjo cristalino a forma como os tomos esto agrupados, e tambm pode ser denominado retculo cristalino metlico. Essa ordenao depende basicamente do raio e da carga nuclear dos tomos envolvidos, podendo ter basicamente de trs tipos: o arranjo hexagonal compacto, o cbico de face centrada e o cbico de corpo centrado. Esses tomos iro interagir de forma que o ncleo de cada tomo atraia os eltrons mais externos de seus vizinhos. Sendo tomos iguais, essas interaes tambm sero iguais em todas as direes. A quantidade de energia necessria para arrancar eltrons de tomos de metais relativamente baixa se comparada com a necessria para arrancar eltrons de tomos dos no-metais, conforme mostra a Tabela 1. Os eltrons da camada de valncia de tomos de metais so fracamente atrados por seu ncleo. Com isso, esses eltrons tem um certo grau de liberdade que lhes permite transitar facilmente entre os tomos do material. Essa caracterstica explica a alta condutibilidade eltrica que geralmente os metais apresentam. Se os eltrons de valncia esto livres para movimentar-se entre os tomos, conclui-se que os tomos a que esses eltrons estavam ligados ficam com carga positiva. Assim, com esse modelo de ligao, tem-se uma grande quantidade de eltrons movimentando-se livremente entre tomos com cargas positivas. So os eltrons livres ao redor dos tomos positivos que mantm a sua coeso. Portanto, pode concluir que ligao metlica a interao entre tomos envolvidos em uma nuvem formada por seus eltrons de valncia. Tabela 1.Energia de Ionizao de tomos de alguns elementos qumicos.

Figura 8. Ligao Metlica 1. Ligas metlicas As propriedades dos metais podem ser alteradas quando se misturam tomos de diferentes elementos. Isso facilmente entendido se considerar-se que o material final dever apresentar propriedades que dependero do novo arranjo de tomos, ou seja, de sua nova estrutura. A alterao nas propriedades ser tanto maior quanto maior for a diferena entre os tomos adicionados. por isso que, ao adicionar a um metal tomos de elementos no-metlicos, como carbono, enxofre e fsforo, obtm-se materiais to diferentes. Exemplificando: o ao, mistura de ferro e carbono, muito mais duro e quebradio do que o ferro. Dificilmente se utilizam metais puros para construir objetos. Normalmente, os metais so utilizados na forma de misturas slidas de tomos de dois ou mais elementos qumicos denominados ligas.

Portanto, ligas so misturas slidas formadas por tomos de um metal e tomos de outro elemento, metlico ou no. Exemplificando ligas metlicas com a Tabela 2. Tabela 2. Exemplos de Ligas metlicas Exemplos de Ligas Metlicas SUBSTNCIA ADICIONADA Zn Sn, Pb, etc. Pb Cu Ag EXEMPLO DE APLICAO Objetos domsticos Sinos Solda eltrica Jias Jias

LIGA

METAL

Lato Bronze Solda Ouro 18 quilates Ouro Branco

Cu Cu Sn Au Au

Anda mungkin juga menyukai