Anda di halaman 1dari 2

BRANDI,Cesare. O conceito de Restaurao. 1. Restaurao: Qualquer interveno voltada a dar novamente eficincia a um produto de atividade humana (Pg.

25), ou seja, o conceito de restaurao de Brandi est vinculado eficcia, ao fato de possibilitar novamente o uso. 2. Entende que restauro uma interveno. 3. Esquema preconceitual: 4. Caracterstica peculiar da obra de arte aparece junto com o individuo singular, seja pelo fato de toda vez ser efetuado por um individuo singular, ou pelo fato de que no pode ser motivado de outra forma a no ser pelo reconhecimento que este faz dela (Pg. 27). 5. Aceitar a arte como produto da espiritualidade humana. (Pg. 27) 6. importe que a obra de arte no seja desvinculada a concepo de idealista, por ser importante para o seu reconhecimento. 7. Sem reconhecimento, a obra de arte meramente uma obra de arte em potencial. 8. Qualquer comportamento referente a obra de arte, deve ocorrer depois que est for considera uma obra de arte, incluindo o restauro. 9. A obra de arte condicionar a restaurao e no ao contrrio. (Pg. 29) 10. A obra a arte depende de dois fatores para se firmar como tal, um de carter esttico e a instncia histrica. 11. Conceito de restauro: Constitui o momento metodolgico do reconhecimento da obra de arte, na sua consistncia e na sua dplice polaridade esttica e histrica, com vistas sua transmisso para o futuro (Pg. 30). 12. Consistncia fsica representa a recepo na conscincia humana, o prprio local da manifestao da imagem. (Pg. 30) 13. Restaura-se ento, a fim de se manter uma manifestao do local da imagem e da recepo na conscincia humana em carter universal. 14. Restaurar somente a matria da obra de arte. (Pg. 31) 15. Caso necessrio for de um sacrifcio de sua consistncia material, a interveno devera concluir-se segundo aquilo que exige a instncia esttica. (Pg. 32) 16. Duplicidade histria: Ato da sua formulao e da sua criao. 17. A contemporalizao entre as duas instncias (o tempo criado e o tempo presente) representa a dialtica da restaurao. (Pg. 33) 18. Para Brandi, o tempo presente de igual importncia como o tempo histrico para a obra, sendo assim enuncia o segundo principio: restaurao deve visar ao restabelecimento da unidade potencial da obra de arte, desde que isso seja possvel sem cometer um falso artstico ou um falso histrico, e sem cancelar nenhum trao da passagem da obra de arte no tempo (Pg. 33) BRANDI, Cesare. A matria da obra de arte. 1. O meio fsico da obra de arte que necessrio para ela manifestar-se ocorrem com o vinculo da idia de meio e no a idia de fim. 2. Quando se chegar a interveno de fato, faz necessrio um conhecimento cientifico da matria na sua constituio fsica.

3. Deve definir a matria pelo fato de representar contemporaniamente o tempo e o lugar da interveno do restauro. 4. O aspecto sobressai em relao estrutura. 5. Positivismo de Semper e de Taine 6. Remover a obra de arte somente em casos de conservao. BRANDI, Cesare. A Unidade potencial da obra de arte. 1. Com isso, mostra-se que a unidade orgnico-funcional da realidade existencial reside ns funes lgicas do intelecto, enquanto a unidade figurativa da obra de arte se d concomitantemente com a intuio da imagem como obra de arte. 2. A integrao devera ser sempre e facilmente reconhecvel; mas sem que por isso se venha a infrigir a prpria unidade que se visa a reconstruir (Pg. 47). 3. O segundo principio relativo matria de que resulta a imagem, que insubstituvel s quando colaborar diretamente para a figuratividade da imagem como aspecto e no para aquilo que estrutura (Pg. 48) 4. O terceiro principio se refere ao futuro: ou seja, prescreve que qualquer interveno de restauro no torne impossvel mas, antes, facilite as eventuais intervenes futuras (Pg 48). 5. Lacuna: Figura em relao ao fundo.

Anda mungkin juga menyukai