Anda di halaman 1dari 9

UNIVERSIDADE POTIGUAR UnP PR-REITORIA DE GRADUAO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PETRLEO E GS FENMENOS DO TRANSPORTE RICHARD BACHOLSKY

MODELO DE BUCKLEY-LEVERETT

NATAL 2012

MODELO DE BUCKLEY-LEVERETT Em 1942, Buckley & Leverett apresentaram um desenvolvimento matemtico para o deslocamento de fluidos no miscveis no qual se encontra a chamada equao da taxa de avano frontal, que juntamente com a equao do fluxo fracionrio apresentada por Leverett (1941) em um trabalho anterior, compem o que se costuma chamar de modelo de Buckley-Leverett para o deslocamento de fluidos no miscveis. O modelo de Buckley-Leverett se baseia na idia de que o fluido injetado ao penetrar no meio poroso age como se fosse um pisto com vazamento (do ingls leaky piston). Esse pisto vai empurrando o fluido a ser deslocado para fora dos poros, porm, em decorrncia do vazamento, uma certa quantidade de fluido vai ficando para trs. Isso significa que na regio que j foi invadida pelo fluido injetado ocorre fluxo simultneo dos dois fluidos. Na deduo das equaes a serem apresentadas foram feitas as seguintes consideraes: o fluxo acontece em um meio poroso linear, homogneo e isotrpico, os fluidos so considerados Como a teoria foi

incompressveis e no ocorre mudana de fases.

desenvolvida considerando-se que os fluidos so incompressveis, ela bastante adequada para descrever o deslocamento de leo por gua. Entretanto, apesar de ter sido desenvolvida para fluidos incompressveis, a teoria pode tambm ser utilizada para o estudo do deslocamento de leo por gs. Posteriormente foi apresentado por Welge (1952) um desenvolvimento da teoria para o clculo de saturaes mdias nas regies invadidas, as quais so utilizadas para a determinao da eficincia do deslocamento. Neste texto esto apresentadas as dedues das equaes do fluxo fracionrio, da taxa de avano frontal e da saturao mdia atrs de uma frente de avano.

EQUAO DO FLUXO FRACIONRIO

Suponha o fluxo de dois fluidos imiscveis, gua e leo por exemplo, atravs de um elemento de meio poroso homogneo em forma de paraleleppedo, com seo transversal A e um ngulo de inclinao em relao horizontal igual a . Como os fluidos so considerados incompressveis, tanto a vazo total qt como a taxa de fluxo vt so constantes. A velocidade de cada um dos fluidos pode ser descrita pela lei de Darcy:

Os termos vo e vw so respectivamente a taxa de fluxo do leo e a taxa de fluxo da gua por unidade de rea aberta ao fluxo, ou seja, por unidade de rea de seo reta normal direo do fluxo. Em outras palavras, vo e vw so iguais aos quocientes das vazes de leo qo e de gua qw, pela rea aberta ao fluxo A, respectivamente. Os termos po/x e pw/x so os gradientes de presso na direo do fluxo nas fases leo e gua, respectivamente, e o e w so as massas especficas do leo e da gua.

Subtraindo a Eq. (14.162) da Eq. (14.161) obtm-se:

A diferena entre as presses na fase leo, p o, e na fase gua, pw, a presso capilar, pc. Dessa maneira, a diferena entre os gradientes de presso que aparece na Eq. (14.163) pode ser substituda pelo gradiente de presso capilar pc/x:

Do mesmo modo, a diferena entre a massa especfica da gua e a massa especfica do leo pode ser substituda por :

Assim, substituindo as Eqs. (14.164) e (14.165) na Eq. (14.163) obtm-se:

ou

A taxa total de fluxo vt igual soma da taxa de fluxo do leo vo com a taxa de fluxo da gua vw, ou seja:

Dividindo-se a Eq. (14.167) pela taxa total de fluxo vt, obtm-se:

Define-se fluxo fracionrio de um fluido como o quociente entre a taxa de fluxo desse fluido e a taxa total de fluxo. Assim, o fluxo fracionrio de gua, normalmente representado pelo smbolo fw, a relao entre a taxa de fluxo da gua, vw, e a taxa de fluxo total, vt. Do mesmo modo o fluxo fracionrio de leo (fo) a relao entre a taxa de fluxo do leo e a taxa total. Tm-se ento as seguintes relaes:

Substituindo as Eqs. (14.170), (14.171) e (14.172) na Eq. (14.169) e explicitando fw obtm-se a seguinte equao para o fluxo fracionrio de gua:

Para o caso em que o fluxo horizontal e por consequncia o termo sen igual a zero, ou quando os efeitos gravitacionais so desprezveis, a Eq. (14.173) assume a seguinte forma:

O termo referente presso capilar no conhecido, nem facilmente calculvel, o que acrescenta uma dificuldade extra deduo das equaes. Supondo ento que o gradiente da presso capilar (mas no a presso capilar) possa ser desprezado, a equao do fluxo fracionrio de gua se reduz a:

Na forma da Eq. (14.175) o fluxo fracionrio funo apenas das viscosidades dos fluidos e das permeabilidades efetivas ou relativas. A partir das curvas de permeabilidades relativas de um meio poroso, da viscosidade do leo ali residente e da viscosidade da gua que vai desloc-lo, pode-se construir uma curva de fluxo fracionrio de gua versus saturao de gua para o deslocamento. A Figura 14.45 apresenta uma curva tpica do

comportamento do fluxo fracionrio de gua com a saturao de gua.

EQUAO DA TAXA DE AVANO FRONTAL

Considere um elemento de um meio poroso homogneo, linear, horizontal, no qual se deslocam dois fluidos homogneos, imiscveis e incompressveis, gua e leo. Para se estudar o fluxo, ser tomado um elemento de volume representativo do sistema, de comprimento x e seo reta A, conforme mostra a Figura 14.46, sendo que o fluido penetra atravs da face localizada na posio x e sai atravs da face localizada na posio x + x.

Aplicando-se o princpio da conservao da massa, pode-se dizer que durante um certo intervalo de tempo, a massa de gua que penetra no elemento de rocha, menos a massa de gua que sai, igual ao acmulo de massa de gua no interior do elemento:

Massa que entrou - massa que saiu = massa acumulada

As vazes de massa de gua entrando e saindo do meio poroso so expressas respectivamente pelas seguintes equaes:

A variao da massa de gua no interior do meio poroso calculada como a diferena entre a massa que entrou e a que saiu:

A variao da massa de gua no interior do meio poroso tambm pode ser obtida calculando-se a diferena entre a massa existente no incio do intervalo de tempo, ou seja, no instante t, e a massa presente no final do intervalo de tempo considerado, ou seja, no instante t + t:

Igualando as Eqs. (14.180) e (14.183) e lembrando que, de acordo com consideraes anteriores, A, e so constantes, chega-se expresso:

O mesmo desenvolvimento pode ser feito para o leo, obtendo-se para este fluido uma equao semelhante:

A velocidade aparente de cada um dos dois fluidos, considerando-se um sistema horizontal, pode ser escrita, utilizando-se a equao de Darcy, como:

Onde os termos o e w so chamados, respectivamente, de mobilidade do leo e mobilidade da gua. Se os efeitos capilares so desprezados, a diferena de presso entre a fase leo e a fase gua igual a zero e por consequncia a presso na fase leo e a presso na fase gua so iguais, ou seja:

Dessa maneira as equaes das velocidades aparentes da gua e do leo podem ser reescritas do seguinte modo:

A velocidade aparente total dos fluidos, ou seja, o quociente da vazo total qt pela rea A, igual soma das velocidades aparentes da gua e do leo:

Como os fluidos so considerados incompressveis o termo velocidade total pode ser retirado da derivada, resultando na expresso:

Como j foi dito anteriormente, a relao entre a vazo de gua e a vazo total de fluidos chamada de fluxo fracionrio de gua. Verifica-se facilmente que essa relao igual ao quociente entre a velocidade aparente da gua e a velocidade aparente total dos fluidos, que por sua vez igual ao quociente entre as mobilidades da gua e total. Assim:

Anda mungkin juga menyukai