Anda di halaman 1dari 4

A Misso Espiritual da Igreja

Quando Jesus ficou diante de Pilatos para ser julgado, ele descreveu a natureza espiritual de seu reino: "O meu reino no deste mundo. Se meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que no fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino no daqui" (Joo 18:36).

Aqueles que saem do "imprio das trevas" so transferidos para o "reino do Filho" (Colossenses 1:13). Jesus " a cabea do corpo, da Igreja" (Colossenses 1:18), e seus sditos gozam de "toda sorte de bno espiritual nas regies celestiais em Cristo" (Efsios 1:3).

Os soldados que vo batalhar para avanar a causa deste reino espiritual usam a armadura e as armas espirituais (Efsios 6:10-17; 2 Corntios 10:3-6) quando buscam cumprir sua misso espiritual. Usando a espada do Esprito, que a palavra de Deus, servos de Cristo ensinam outros sobre o Senhor e sua graa salvadora (Romanos 1:16; 2 Timteo 2:2), "levando cativo todo pensamento obedincia de Cristo" (2 Corntios 10:5). Estes discpulos de Cristo compartilham o plano eterno de Deus "para que pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propsito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Efsios 3:10-11).

Muitas das tendncias erradas das denominaes modernas poderiam ser evitadas por um entendimento mais claro da misso espiritual da igreja. aparente que a igreja do primeiro sculo dava ateno principalmente aos assuntos espirituais. Jesus no estabeleceu um clube social ou esportivo, e no deu aos homens o direito de modificar ou corromper essa misso espiritual de que ele incumbiu sua igreja. Nosso papel hoje em dia deveria ser estudar e obedecer a vontade de Deus, fazendo tudo de acordo com a autoridade de Cristo (Colossenses 3:17). Enquanto voc continua este estudo, leia cada passagem citada com um desejo sincero de entender e aplicar a vontade de Deus.

A Obra Espiritual da Igreja

Cristos trabalhando juntos: As assemblias da igreja so ocasies para adorar o Senhor e edificar aqueles que participam. Podemos ver claramente a natureza espiritual das atividades das igrejas primitivas. Os santos oravam juntos (Atos 4:31; 1 Timteo 2:1-2). Eles pregavam o evangelho (Atos 4:33). Eles se reuniam para participar da Ceia do Senhor (Atos 20:7; 1 Corntios 11:17-34). Os cristos primitivos louvavam a Deus e edificavam-se uns aos outros

cantando salmos, hinos e cnticos espirituais (Efsios 5:19; Colossenses 3:16). De acordo com a instruo apostlica, os cristos aproveitam as assemblias no primeiro dia da semana para recolher dinheiro que ser usado para fazer a obra de que Deus incumbiu a igreja (1 Corntios 16:1-2). A Bblia mostra que cada membro do corpo tem uma parte importante na edificao dos outros irmos (Efsios 4:11-16).

A Misso do Ensinamento do Evangelho: A igreja, como "coluna e baluarte da verdade" (1 Timteo 3:15), tem o privilgio e responsabilidade de espalhar o evangelho de Cristo. abundantemente claro no Novo Testamento que esta era a alta prioridade na vida de Jesus e de seus seguidores. Se somos verdadeiramente seus discpulos, essa ser tambm nossa prioridade. A misso da igreja espiritual.

Os cristos tm o privilgio de propagar a mensagem de salvao do evangelho. Devemos partilhar da atitude expressada por Paulo: "Pois no me envergonho do evangelho, porque o poder de Deus para a salvao de todo aquele que cr" (Romanos 1:16). por isto que os cristos primitivos de Jerusalm foram to diligentes em seu trabalho (Atos 5:42).

Precisamos primeiro dar-nos ao trabalho. Nossa misso hoje a mesma que a misso dos tessalonicenses, que levavam diligentemente o evangelho s regies prximas da Macednia e Acaia (1 Tessalonicenses 1:8). As instrues que Paulo deu aos corntios mostram que um propsito significativo de suas reunies era convencer os incrdulos e edificar os santos (1 Corntios 14:24-26).

Cumprir esta misso tambm requer empenho financeiro. As igrejas de hoje podem mandar evangelistas para pregar em outros lugares, como fez a igreja de Antioquia (Atos 13:1-3; 14:2628). Os evangelistas eram s vezes sustentados pelas igrejas para que pudessem dedicar-se obra de pregar (Filipenses 4:5-8; 1 Corntios 9:14-15). Paulo ensinava que o mesmo tipo de apoio financeiro poderia tambm ser dado aos presbteros (1 Timteo 5:17-18). natural que pessoas que se dedicam misso de divulgar o evangelho possam sacrificar voluntariamente seus bens materiais com este mesmo fim.

Ensinar toda a verdade: A igreja precisa aceitar sua responsabilidade de ensinar a verdade da palavra de Deus em todas as circunstncias. Todos os seguidores fiis de Jesus precisam da mesma convico que Paulo encorajou em Timteo, quando escreveu: "Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer no, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina" (2 Timteo 4:2). A igreja que evita alguns aspectos da palavra de Deus porque poderiam ser impopulares ou difceis das pessoas aceitarem no est cumprindo sua misso.

Corrigir os que erram: A responsabilidade de corrigir e repreender mostra que pregar o evangelho envolve a correo daqueles que esto no erro. O positivismo "Eu estou bem, voc est bem" no tem lugar na pregao de Cristo. Quando uma pessoa est em pecado, ningum tem o direito de dizer "Voc est bem assim como est." A mensagem do evangelho diferente: os pecadores no esto bem, mas podem ser transformados pelo amor e a graa de Deus para se tornarem ntegros novamente.

Esta necessidade de corrigir os pecadores inclui a responsabilidade de corrigir os irmos que recaem no pecado (Glatas 6:1; Tiago 5:19-20). Uma igreja que verdadeiramente entende sua misso espiritual corrigir os irmos em erro para tentar salvar suas almas e manter a pureza do corpo (Mateus 18:15-17; 1 Corntios 5:1-13). Ler estes textos mostra que s vezes desagradvel obedecer a Cristo. Uma igreja que segue Jesus remover os pecadores impenitentes do seu meio. Podemos no gostar da linguagem forte que Paulo usa em 1 Corntios 5:13, mas precisamos lembrar que era o prprio Deus que dava estas instrues para "expulsar" da congregao aqueles que retornavam a uma vida de pecado. Se vamos pregar a verdade, precisamos pregar toda a verdade!

A Obra Material da Igreja

Enquanto a importncia da obra da igreja claramente espiritual, h tambm um aspecto material. Em Atos 4:32-37, os discpulos contriburam para aliviar as necessidades dos santos. A igreja de Jerusalm ajudou as vivas pobres de seu meio (Atos 6:1-2). Quando as necessidades dos santos excederam a capacidade da igreja local, outras congregaes enviaram dinheiro para ajud-los (Atos 11:29-30; Romanos 15:25-26; 1 Corntios 16:1; 2 Corntios 8:4; 9:1-2; etc.) Deste modo, as igrejas mais ricas ajudavam as mais pobres, demonstrando a verdadeira fraternidade do amor que dever caracterizar as igrejas de Cristo.

Melhoramentos Humanos?

Os complicados sistemas de obras sociais em muitas igrejas modernas no se parecem nem um pouco com a simplicidade do plano do Novo Testamento. Em vez de terem f para converter o mundo a Cristo, muitas igrejas esto atarefadas convertendo a igreja para se ajustar s expectativas do mundo. Algumas usam apelos a desejos carnais para atrair pessoas ou adquirir fundos. Em nome da religio, algumas usam bandas de "rock" ou outros programas musicais especiais. Outras oferecem festas completas com bebidas alcolicas e danas. Muitas outras prometem bnos materiais e boa sade para aqueles que se juntarem a suas igrejas. O interesse neste mundo tornou-se to forte que algumas igrejas parecem mais como organizaes sociais do que corpos espirituais. Precisamos no perder nossa concentrao no

cu, pensando que podemos corrigir todos os males sociais de um mundo dominado pelo pecado.

Muitas igrejas se enredaram nos negcios da sociedade moderna, procurando colocar seus membros em lugares de poder poltico ou investindo os fundos da igreja em neg-cios. Se elas buscam comprar e operar enormes corporaes ou operar pequenas empresas tais como bazares de igreja e balces de cachorro-quente, estas igrejas esto mostrando claro desrespeito pelo plano que Deus deu. Precisamos ter f suficiente para estarmos contentes para que a igreja receba dinheiro da maneira que Deus autorizou (contribuies voluntrias-1 Corntios 16:1-2) e o use somente nos modos aprovados por Deus.

Contentes em Fazer o Que Deus Ordenou

Quando seguimos o modelo fornecido pelo Novo Testamento, a igreja ser suficiente para fazer a obra e ter fartura de obra para fazer. No temos necessidade nem permisso para envolver a igreja em outros projetos, organizaes e obras inventados pelos homens. Assim como Deus rejeitou o fogo oferecido por Nadabe e Abi (Levtico 10:1-7), ele rejeitar obras estranhas que os homens introduzem nas igrejas. To certo como o Senhor desagradou-se quando Uz estendeu uma mo de ajuda para fazer o que lhe parecia direito (2 Samuel 6:111), ele no quer nossa "ajuda" para encontrar um modo mais eficaz de fazer sua obra. Em ambos casos de pecados fatais, o problema fundamental foi uma falta em seguir exatamente o que Deus tinha instrudo. Se desconsideramos suas instrues, no podemos esperar melhor sorte. "H caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo d em caminhos de morte" (Provrbios 14:12).

Anda mungkin juga menyukai