Anda di halaman 1dari 13

INTRODUO

O presente trabalho tem em vista apresentar de forma simples e crtica algumas das questes centrais que se coloca em torno da teoria de Zonas Concntricas e Ecologia Humana. O trabalho est organizado em trs (3) seces principais: a primeira aborda acerca da contextualizao terica, tendo como objectivo mostrar o historial do emergir destas duas teorias acima mencionadas. Na segunda seco, far-se- a descrio das seguintes abordagens tericas: - Zonas Concntrica e Ecologia Humana, com vista a mostrar os fundamentos tericos destas correntes, e na terceira procuraremos aplicar a teoria de Zona Concntrica na cidade de Maputo.

Tema Teoria das Zonas Concntrica e a sua aplicao: uma reflexo a partir de Moambique (cidade de Maputo, 2010).

Objectivo Geral Analisar a aplicabilidade da teoria das zonas concntricas na cidade de Maputo.

Objectivos Especficos Fazer levantamento dos dados criminais nos diferentes distritos urbanos da cidade de Maputo. Identificar a relao que existe entre os ndices dos crimes e as caractersticas dos bairros da cidade de Maputo. Observar a influncia do impacto do crescimento econmico em relao ao ndice do crime.

Sociologia do Crime

Pgina 1

Problema (pergunta) Fazer um cruzamento entre a teoria das zonas concntricas da escola de Chicago e a realidade da cidade de Maputo, de forma a entender at que ponto possvel a sua aplicabilidade.

METODOLOGIAS E TCNICAS DE PESQUISA Na realizao do presente trabalho optamos pela utilizao dos seguintes mtodos e tcnicas: mtodo qualitativo, reviso de literatura (bibliogrfica), entrevista e Estatsticas Criminais.

Mtodo Qualitativo A metodologia qualitativa inscreve-se na corrente compreensivista, considerada me de todas as abordagens qualitativas. O mtodo qualitativo permite realizar uma aproximao fundamental e de intimidade entre sujeito e objecto, uma vez que ambos so da mesma natureza. de realar que o mtodo qualitativo permite tambm penetrar nos motivos, intenes e projectos dos actores a partir das quais as aces, as estruturas e as relaes se tornam significativas (Minayo e Sanchez, 1993). O mtodo qualitativo, em combinao com tcnicas e instrumentos de observao, permite alcanar a informao pretendida apenas com poucos interlocutores, visto que o nmero de entrevistas na pesquisa qualitativa no invalida a fiabilidade dos resultados (Goldenberg, 2000:57) As tcnicas de recolha de dados que utilizamos so: a reviso da literatura, as entrevistas semiestruturadas, entrevistas colectivas e comparao do contedo das entrevistas.

Reviso de Literatura A reviso da literatura permitiu aprimorar a base terica do estudo e obter um ponto de referncia para comparao de resultados. As entrevistas semi-estruturadas permitiram deixar os informantes falarem vontade, o que constitui uma premissa bsica no processo de recolha de informao. Utilizamos tambm a entrevista com intuito de captar as diversas opinies que

Sociologia do Crime

Pgina 2

indivduos abrangidos pelo mesmo fenmeno tm. A comparao dos contedos das entrevistas serviu para identificar os pontos comuns e os diferentes com relao temtica em estudo (Marconi e Lakatos 2001).

Entrevista Consiste na conversao face a face, de maneira metodolgica. Proporciona ao entrevistador verbalmente a informao necessria (Marconi e Lakatos 2001:107).

Estatsticas Criminais Tem se em vista as estatsticas oficiais isto , o registos relativos a actividade das estanciais formais de controlo social, nos limites de uma dada circunscrio e publicado de carcter de regularidade (Dias e Da costa Andrade, 1997:130).

CONTEXTUALIZAO TERICA E CONCEPTUAL

Freitas (2002) considera em seu trabalho que o crescimento acelerado de algumas cidades americanas contribuiu para dificultar a vida da populao (particularmente os migrantes e imigrantes), em especial no que tange moradia. aqui que surge uma espcie de cortio, chamado Tenement House, com condies absolutamente insalubres o qual vir a originar os guetos. Face vigorosa discriminao por parte dos americanos natos, em funo da acirrada competio por empregos e moradia, os guetos acabaram por se tornar os locais predominantes de residncia dos imigrantes, locais de proteco e dignidade dessas famlias vindas de fora. Os gangs so outro fenmeno explicado pela cidade grande, especialmente entre os jovens das reas e classes menos favorecidas. nesse contexto de emergncia de novos fenmenos sociais que surge uma modificao nas formas tradicionais de controlo social. A igreja, a escola e a famlia desvanecem, cedendo espao para um controle pblico, no qual imprescindvel o papel exercido pela lei. Emergem, ento, outras instituies de controlo, como a escola pblica (instrumento de reproduo da ordem social) e a polcia instrumento de represso dos que desafiarem essa ordem.

Sociologia do Crime

Pgina 3

Cidade de Chicago como Objecto de Estudo Segundo Freitas (2002), a cidade de Chicago foi uma das trs cidades americanas (as outras so Nova Iorque e Filadlfia) que mais sofreram o processo de urbanizao acelerada. Chicago foi a que recebeu o maior nmero de imigrantes, tanto externos como internos (cujo maior grupo era formado por negros vindos do Sul). Em 1890, Chicago passou a ser a segunda mais populosa cidade dos Estados Unidos, avultando-se a sua importncia econmica graas ao seu vasto centro industrial e comercial. Paralelo a essa expanso ocorreu o crescimento da criminalidade, que foi atacada por uma poltica de represso policial, cujo resultado apontou altos ndices de encarceramento.

O Emergir da Universidade de Chicago

Segundo Vila Nova e Pierson (1998), a Universidade de Chicago foi criada em meio ao contexto de crescimento urbano, com o intuito de fazer frente s universidades do leste americano. a primeira universidade dos EUA que detm um Departamento de Sociologia em 1892. A sua histria abarca duas fases: a primeira (1915 a 1940) e a segunda, posterior Segunda Guerra Mundial (1945 a 1960).

As trs vertentes principais das obras daqueles socilogos daquela Universidade eram: 1) O trabalho de campo e o estudo emprico; 2) o estudo da cidade, a envolver problemas relativos a imigrao, delinquncia, crime e problemas sociais; e 3) uma forma caracterstica de psicologia social, oriunda, principalmente, do trabalho de George Herbert Mead e que veio a ser denominada Interaccionismo Simblico (Freitas, 2002).

Freitas (2002) destaca que a obra da Escola de Chicago tornou-se respeitada entre os anos 1920 e 1930, especialmente em funo dos trabalhos que estabeleceram relao entre a organizao do espao e a criminalidade. A partir da, o crime passou a ser entendido como produto da urbanizao, configurando-se em um novo enfoque terico de anlise. O nome da Escola de Chicago tambm se alastrou por preconizar o mtodo da observao participante e o conceito de Ecologia Humana. Seus socilogos desenvolveram um projecto, segundo o autor, intitulado Projecto rea de Chicago, com o intuito de criar vnculos entre os jovens e a promoo do bemSociologia do Crime Pgina 4

estar, como forma de reduzir a criminalidade, por considerarem que esta se originava na desorganizao social das reas pobres. A preocupao de compreender a cidade (inclusive para actuar sobre seus problemas sociais) foi o que levou a Escola de Chicago a gerar a ideia da cidade como laboratrio social. Foi neste contexto que surgem duas teorias distintas: - Ecologia humana; - Teoria das zonas concntrica.

ECOLOGIA HUMANA

Segundo Freitas (2002), Robert Park um dos criadores da Teoria da Ecologia Humana e do mtodo de observao participante, foi um dos principais tericos da Primeira Escola de Chicago. A teoria da Ecologia Humana fundamenta-se em dois conceitos de cincia natural:

1) Simbiose; 2) invaso, dominao e sucesso, baseando-se na perspectiva de vida colectiva como um processo adaptativo consistente da interaco entre meio - ambiente, populao e organizao.

Freitas (2002) aponta ainda para o facto de, ao estudar a criminalidade, essa teoria privilegiar os aspectos sociolgicos em relao aos individuais. O crime , assim, considerado um fenmeno ambiental, compreendendo aspectos fsicos, sociais e culturais. Contudo, o autor de Espao Urbano e Criminalidade advoga que no obstante a ideia da diversidade dos grupos sociais, os ecologistas seguiam a perspectiva funcionalista da sociedade consensual, na qual o Estado estaria encarregado de oferecer a proteco para o bem comum.

TEORIA DAS ZONAS CONCNTRICAS

Somente no final da Segunda Escola de Chicago, a noo de conflito vai ter o seu espao ampliado, juntamente com uma crtica s instituies dominantes, as quais daro origem a uma criminologia marxista, denominada criminologia radical.

Sociologia do Crime

Pgina 5

Para Freitas (2002), a importante contribuio da Primeira Escola de Chicago a Teoria das Zonas Concntricas, de Ernest Burgess, que explora os trs ltimos conceitos da cincia natural adaptados por Park. Essa teoria, divulgada no artigo The Growth of the City (1925), baseia-se na diviso de Chicago em cinco zonas concntricas, que se expandem a partir do centro, todas detendo caractersticas prprias e constante mobilidade, avanando no territrio das outras por meio de processos de invaso, dominao e sucesso.

Caractersticas das Zonas Concntricas

Park e Burgess citado por Dias e Da Costa Andrade (1997), estes autores explicaram a formao de Chicago, em cuja estrutura possvel distinguir 5 zonas concntricas que caracterizam-se por seguinte: Zona 1- a zona central, ocupada por fbricas, servios administrativos, armazns comerciais e bancos. Zona 2- descrita como uma zona intersticial e de transio, tanto em sentido como dinmico e esta permanentemente sujeita a invaso resultante do crescimento da zona central e, por isso, a constante degradao fsica. Est tambm, sujeita a forca centrfuga dos seus habitantes, sempre dispostos a abandona-la logo que tal lhes seja possvel. Sendo por tudo isto, a zona menos desejada, ela a nica acessvel as novas camadas de imigrantes (normalmente nascidos no estrangeiro), os mas pobres, por definio. a zona do guetos, dos slum, dos bordeis em suma dormitrio dos pobres. Zona 3- a zona residencial dos trabalhadores da segunda gerao. Zona 4- uma zona de grandes blocos habitacionais, dos hotis residenciais da classe mdia. Zona 5- a zona habitada pelas classes possuidoras de posses financeiras.

Por ser a rea que apresentava os maiores ndices de criminalidade, Park e Burgess tomaram a Zona II como foco principal de anlise. Freitas (2002), nesse ponto, destaca que esses autores explicaram tal fenmeno por meio do processo de desorganizao social, afirmando que, dele, decorria a concentrao de crime e delinquncia na Zona de Transio. Freitas (2002), comenta que, em 1929, Clifford Shaw (um dos socilogos de Chicago) empreendeu um teste da hiptese
Sociologia do Crime Pgina 6

de Park e Burgess. Sua concluso apontava que quanto mais prxima fosse a localizao da zona em relao ao centro da cidade, maior a sua taxa de criminalidade. Alm disso, constatou que as taxas mais altas indicavam os locais nos quais havia maior deteriorao do espao fsico e populao em declnio, e, por ltimo, que mesmo com as modificaes da Zona II, as taxas de crimes permaneciam elevadas.

Breve Caracterizao da Cidade de Maputo A cidade de Maputo est localizada no sul de Moambique, a oeste da Baa de Maputo, no Esturio do Esprito Santo, onde desaguam os rios Tembe, o Umbeluzi, o Matola e o Infulene. Est situada a uma altitude mdia de 47 metros. Os limites do municpio se encontram entre as latitudes 25 49' 09" S (extremo norte) e 26 05' 23" S (extremo sul) e as longitudes 33 00' 00" E (extremo leste - considerada a ilha de Inhaca) e 32 26' 15" E (extremo oeste)1. O Municpio de Maputo ocupa uma rea de 316 km2 e estende-se desde o extremo Norte do rio Maputo at ao Municpio da Matola e distrito de Marracuene.

A ESCOLA SOCIOLGICA DE CHICAGO EM MOAMBIQUE

Estudos urbanos a cidade de Maputo A cidade o lugar de pesquisa dos estudos urbanos de vrios campos cientficos, entre eles os campos da Antropologia e Sociologia dedicados s pesquisas dos grupos sociais que moram na cidade. Tem aproximadamente 60 bairros, esquematizados pelo Conselho Municipal da cidade de Maputo. A configurao dos seus bairros tem demonstrado grandes desigualdades a nveis econmicos, sociais e culturais. De acordo com a teoria das zonas concntricas de Ernest Burgess, que preconiza a diviso da cidade em zonas numricas, tendo em considerao a expanso a partir do centro, todas as zonas tendo caractersticas prprias e constantes mobilidades, avanando no territrio das outras por meio do processo de evaso e sucesso. Em seguida apresentamos a proposta de diviso da cidade do Maputo. Embora salientando a
1

Conselho Municipal de Maputo. Pgina visitada em 21 de Maio de 2010.

Sociologia do Crime

Pgina 7

disparidade em parte no enquadramento da teoria na realidade da cidade de Maputo, devendo-se em grande medida a diferente configurao urbanstica de ambas cidades (Maputo 2010 e Chicago 1915 a 1940).

Zona 1: central C, vulgo baixo da cidade de Maputo a zona central comercial, ocupada por grandes armazns e superfcies comerciais, hotis, servios administrativos, bordis e bancos.

Zona 2: Polana cimento A, Polana cimento B, Central B, Alto-Ma B, Alto-Ma A e Malhangalene A - uma zona de grandes blocos habitacionais, dos hotis residenciais da classe mdia, estabelecimentos comerciais. Zona 3: Mafalala, Sommerchild, Mikadjuine, Chamanculo A, B e C zonas que esto permanentemente sujeita a invaso de emigrantes vindo das provncias, notando-se uma constante degradao fsica; zonas de grandes guetos (Mafalala, Mikajuine e Chamanculo A, B e C), estabelecimentos comerciais e residenciais luxuosos, grande concentrao de embaixadas e consulados (Sommerchild). Zona 4: Coop, Malhangalene B, Magoanine, Munhuana, Xipamanine, Chamanculo D blocos residenciais de trabalhadores de classe mdia alta (Coop), classe mdia (Malhangalene e Munhuana), permanentemente invaso de emigrantes vindo das provncias e notando-se uma constante degradao fsica; zonas de grandes guetos (Magoanine Xipamanine e Chamanculo D). Zona 5: Maxaquene C, B, A, Urbanizao, Aeroporto A e B zonas em permanentemente invaso de emigrantes vindo das provncias, notando-se uma constante degradao fsica; zonas de grandes guetos. Dados criminais da cidade de Maputo De acordo com os dados que nos foram facultados pela PIC2 da Cidade de Maputo, pela pessoa do seu adjunto superior, Jacob Cunhica, o ndice da criminalidade na cidade de Maputo varia de Distrito Municipal Distrito Municipal.

Polcia de Investigao Criminal Pgina 8

Sociologia do Crime

Segundo a mesma fonte, a PIC, com vista a facilitar a estratgia da sua aco e obteno dos dados, esquematizou-se a cidade de Maputo em 7 Distritos Municipais, apoiando-se na diviso urbanstica do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, que prev distritos ou zonas municipais, como mostra a tabela abaixo:

Dados de criminalidade Referentes ao Ano de 2009


Indice de criminalidade registrados

Unidade Administrativa Autrquica

Bairros

Distrito Urbano n1 (KaMpfumo)

2543

Central A, B e C; Alto Ma A e B; Malhangalene A e B; Polana Cimento A e B, Coop e Sommerchield.

Distrito Urbano n2 (Nlhamankulu/Chamanculo)

1300

Aeroporto A e B; Xipamanine; Minkadjune; Unidade 7; Chamanculo A, B, C e D; Malanga e Munhuana.

Distrito Urbano n3 (KaMaxaquene/Maxaquene)

641

Mafalala; Maxaquene A, B, C e D; Polana Canio A e B e Urbanizao.

Distrito Urbano n4 (KaMavota/Mavota)

789

Mavalane A e B; FPLM; Hulene A e B; Ferrovirio; Laulane; 3 de Fevereiro; Mahotas, Albazine e Costa do Sol.

Distrito Urbano n5 (KaMubukwana/Mubukwane)

1115

Bagamoyo; George Dimitrov (Benfica); Inhagoia A e B; Jardim, Lus Cabral; Magoanine; Malhazine; Nsalane; 25 de Junho A e B; e Zimpeto.

Distrito Municipal n6 (KaTembe/Catembe)

110

Gwachene; Chale; Inguice; Ncassene e Xamissava.

Distrito Municipal n7 (KaNyaka/Inhaca )

Ingwane; Ribjene e Nhaquene.

Os dados apresentados na tabela acima correspondem a diversos tipos de crimes.

Sociologia do Crime

Pgina 9

Distrito Urbano N 1 Como Enfoque na Analise Segundo a teoria das zonas concntricas que preconiza a zona de transio como a rea de maior ndice de criminalidade, nos analisaremos com base nos dados acima apresentados as caractersticas e factores que coadunam entre o distrito urbano n 1 que apresenta elevado ndice de criminalidade na cidade de Maputo e a zona II da cidade de Chicago.

Caractersticas Os D.U. 1, 2 e 3, que representam apenas 9,4% da rea urbana, albergam mais de metade (52,4%) da populao da cidade. Os bairros mais populosos (mais de 30 mil habitantes), em nmero de 6 (seis), localizam-se nos distritos urbanos menos urbanizados3 (ANAMM, 2008). So bairros com uma histria antiga de local de residncia suburbana, que j no perodo colonial albergavam muita populao constituda por trabalhadores menos favorecidos ou por classes mdias baixas, como sucedia com o de Benfica. Nestes 6 (seis) bairros vive perto de 25% de toda a populao da cidade de Maputo. Em apenas um (Polana Canio A) reside 4,7% da populao de toda a cidade. No DU1 estes bairros menos populosos coincidem com reas de residncia de elites (Coop) ou de servios (Central C, que coincide com o centro bancrio da cidade), a zona central do comrcio, cuja mesma est ocupada por grandes armazns e superfcies comerciais, hotis, servios administrativos, e bordis. Segundo informaes facultadas ao longo da entrevista com o adjunto superior da PIC, a grande concentrao de centros de comercio no DU1 e que tem provocado altos ndices de criminalidade em relao aos outros distritos. Nos outros distritos, estes bairros caracterizam-se por serem de constituio recente e produto de reorganizaes administrativas urbanas (Unidade 7 e Minkadjuine), ou ento so bairros da periferia com uma ocupao ainda bastante dispersa (Albasine)4. Porque o DU1 o mais urbanizado e onde a construo , na sua quase totalidade, vertical.

So os bairros: Polana Canio A e B, no DU3; Ferrovirio e Hulene B, no DU4 e; Benfica (George Dimitrov) e Lus Cabral, no DU5. 4 Projeces anuais da populao por provncia e rea de residncia, 1997-2010. Maputo, INE. Srie: Estudos, n. 2, 1999. Sociologia do Crime Pgina 10

CONCLUSES CHEGADAS

laia de retrospectiva, importa relatar alguns aspectos que nos parecem centrais. Referimo-nos, nomeadamente, da teoria de Zonas Concntricas e a sua aplicao na cidade de Maputo. Ao recurso de uma anlise extensiva desta abordagem terica, como, a que efectuamos, permite-nos ter uma viso geral do que se passa em torno da sua aplicabilidade na realidade concreta, concretamente na cidade de Maputo. Tendo em considerao a teoria das zonas concntricas e a realidade geogrfica da cidade de Maputo, nota-se uma disparidade entre ambas (Maputo e Chicago). Em Chicago segundo Park, a zona 2, que era a de transio, tinha altos ndices de criminalidade, motivado pela proximidade a zona centro (zona 1). Em Maputo, analisando os dados fornecidos pela PIC, nota-se que a densidades dos crimes dentro da prpria zona de concentrao de servios (zona central). Ou seja, por outras palavras, no temos zonas ou distritos urbanos na cidade de Maputo que se possam considerar como zona de transio.

Um dos outros factores de disparidades entre a teoria e a realidade de Maputo diz respeito a localizao das residncias dos trabalhadores em relao a zonas de trabalho. Na teoria, os trabalhadores (o grosso populacional), habitavam a zona 3 o que j no se nota na cidade de Maputo. Em Maputo, para se perceber a distribuio do seu grosso populacional, deve ter como base na anlise a sua diferena de classes e no as zonas de localizao dos seus servios. Quanto mas a pessoa possessa financeiramente, mas longe dos centros urbanos e de servios ele vive. Ao fazermos essa anlise, podemos ter em conta tambm as vias de entrada e sada da cidade (estrada nacional N1 e N4), em relao a localizao do centro da cidade. Do centro em Direco a N1, encontramos grande aglomerados populacionais, constitudo por blocos residenciais (prximos ao centro), seguidos de casas vivendas e por ultimo, moradias de construo precria, (isso quanto mas nos aproximamos da sada da cidade em direco a N1). No outro sentido (centro para a N4), encontramos mas abundncia de habitaes e condomnios de luxo, o que demonstra-nos maiores possibilidades financeiras por parte das pessoas que ai vive.

Sociologia do Crime

Pgina 11

Outro factor que no de menos importante que julgamos conveniente demonstrar tem a ver com a localizao das grandes fbricas e indstrias. Aquando da criao da teoria, o centro da cidade de Chicago era constitudo pelas grandes fabricas e industrias, em que os mesmos serviam de servio para o grande grosso populacional, mas em Maputo o mesmo j no encontramos. O grande parque industrial de Maputo e por acaso tambm o maior do pais, encontra-se fora do centro urbanstico ou econmico da cidade, o que faz com que uma parte da populao desloque para fora da cidade para trabalhar e consequentemente a uma maior disperso das pessoas em relao ao centro da cidade (neste caso a baixa da cidade). Todos esses factores acima apresentados e mas outros aqui no apresentados, remete-nos a afirmao da difcil aplicabilidade da teoria de Chicago na realidade da cidade de Maputo, motivado pelas enumeras disparidades entre ambas.

Sociologia do Crime

Pgina 12

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

ARAJO, M. G. M., 1992. Distribuio geogrfica da populao e processo de urbanizao. Workshop sobre bases metodolgicas para a investigao das tendncias do crescimento da populao urbana em Moambique. Maputo, DNE, U.P.P. pp. 63-74. DIAS, Jorge De Figueredo e ANDRADE, Manuel da Costa, 1997, Criminologia o homem delinquente e a sociedade crimingeno. Coimbra: Coimbra Editora, 2 Edio.

FREITAS, Wagner Cinelli de Paula, 2002. Espao urbano e criminalidade: lies da Escola de Chicago. So Paulo: IBCCRIM.

MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. 2001. Metodologia do Trabalho Cientifico. 6 edicao. Editora Atlas. So Paulo.

VILA NOVA, Sebastio. Donald Pierson e a Escola de Chicago na Sociologia Brasileira: entre humanistas e messinicos. Lisboa: Vega Universidade, 1998.

Pginas Web INE, 1997. Migrao. (htpp://www.ine.gov.mz/censos_dir/recenseamento_geral/estudos_analise/migra/view?searchter m=Migraes%20Internas) acessado a 13 de Maio de 2010.

Disponvel em : http://www.scielo.br/scielo.php? Script=sci_arttext&pid=S151745222003000100014&lng=en&nrm=iso Acesso: 15 de Maio de 2010 ANAMM, 2008. Alguns Dados sobre a Cidade de Maputo. (htpp:// www.anamm.org.mz/maputo.htm) acessado a 20 de Maio de 2010.
Sociologia do Crime Pgina 13

Anda mungkin juga menyukai