Anda di halaman 1dari 2

QUESTO 01.

(1)
Se os estoques de tomos so inexaurveis, Maiores que o poder de contar dos seres vivos, Se tambm houvesse o mesmo poder criativo da natureza Para unir os tomos assim como agora esto unidos, Ora ento preciso confessar Que existem outros mundos em outras regies do cu, E diferentes tribos de homens, outros tipos de animais selvagens. (LUCRCIO, poetafilsofo romano) (...) Lucrcio raciocinava que, se o universo era composto de tomos idnticos sujeitos s leis universais da natureza, os mesmos processos que produziram a vida na Terra tambm deveriam produzir a vida em outros mundos. (...) (...) Um tomo de carbono na galxia de Andrmeda, por exemplo, idntico a um desses tomos aqui na Terra. Cinco elementos qumicos desempenham papis de destaque na biologia terrestre: o carbono, o oxignio, o hidrognio, o nitrognio e o fsforo. (...) O carbono o elemento verdadeiramente vital. Tem direito primazia por causa de uma propriedade qumica nica: os tomos de carbono podem se ligar para formar molculas de cadeias extensas, ou polmeros, de infinita variedade e complexidade. As protenas e o DNA so dois exemplos dessas molculas de cadeias longas. (...) .................................................................. Na prxima vez em que olhar para o seu corpo, reflita na longa e acidentada histria de seus tomos, e lembre-se de que a carne que voc est vendo e os olhos com que voc enxerga so literalmente feitos de poeira das estrelas. (DAVIES, p. 174-7)

O experimento ilustra o fenmeno da difrao de ondas. A freqncia da onda na regio 2 vale 4 Hz. Os comprimentos de onda, nas regies 1 e 2, valem, respectivamente, 2,30 cm e 4,00 cm. A velocidade da onda, na regio 2, maior do que na regio 1. Seria correto esperar-se que o comprimento de onda fosse menor nas duas regies, caso a onda gerada tivesse freqncia maior do que 4 Hz.

(2) (4) (8)


(16)

QUESTO 04. Na superfcie da gua contida em um recipiente de profundidade constante, um vibrador mecnico transfere para a gua vibraes com um perodo igual a 0,25s que produz ondas de comprimento de 8 mm. So feitas as seguintes afirmaes: I) Alterando o perodo da fonte para 20-1 s, o comprimento de onda passa a ser 40 mm. II) Dobrando a freqncia de vibrao da fonte, a velocidade de propagao da onda dobra. III) As vibraes na gua so compostas exclusivamente de ondas longitudinais. possvel afirmar que: A) somente a afirmao I correta. B) somente a afirmao II correta. C) somente a afirmao III correta. D) somente as afirmaes I e II so corretas. E) todas as afirmaes so falsas. QUESTO 05. A figura a seguir representa esquematicamente as frentes de onda de uma onda reta na superfcie da gua, propagando-se da regio 1 para a regio 2. Essas regies so idnticas e separadas por uma barreira com abertura. A configurao das frentes de onda observada na regio 2, que mostra o que aconteceu com a onda incidente ao passar pela abertura, caracteriza o fenmeno da: a) absoro. b) difrao. c) disperso. d) polarizao. e) refrao.

Considerando-se os conceitos da Fsica Clssica e as leis universais da natureza, referidas no texto, correto afirmar: (1) (2) (4) (8) (16) A distncia da Terra galxia de Andrmeda pode ser medida em anos-luz. A agitao trmica das molculas de uma substncia cessa, quando essa substncia atinge a temperatura de 0C. O som produzido pelas exploses que ocorrem na superfcie de uma estrela pode ser ouvido aqui na Terra, aps um determinado intervalo de tempo. A fora de interao eltrica, no tomo de hidrognio, responsvel pelo movimento orbital do eltron em torno do ncleo. A velocidade de propagao da luz emitida por uma estrela varia ao penetrar em um lago.

QUESTO 02. A corda de um instrumento musical possui massa igual a 40g e encontra-se presa, horizontalmente, em dois pontos fixos separados por 40cm. Aplicando-se uma tenso de mdulo igual a 10N, a corda vibra, refletindo as vibraes nos extremos fixos, de modo a formar ondas estacionrias. De acordo com essas informaes, calcule, em unidades do Sistema Internacional, a freqncia fundamental do som emitido. QUESTO 03. A figura abaixo mostra, esquematicamente, as frentes de ondas planas, geradas em uma cuba de ondas, em que duas regies, nas quais a gua tem profundidades diferentes, so separadas pela superfcie imaginria S. As ondas so geradas na regio 1, com freqncia de 4 Hz, e se deslocam em direo regio 2. Os valores medidos, no experimento, para as distncias entre duas cristas consecutivas nas regies 1 e 2 valem, respectivamente, 1,25 cm e 2,00 cm.

QUESTO 06. Um trem se aproxima, apitando, a uma velocidade de 10 m/s em relao plataforma de uma estao. A freqncia sonora do apito do trem 1,0 kHz, como medida pelo maquinista. Considerando a velocidade do som no ar como 330 m/s, podemos afirmar que um passageiro parado na plataforma ouviria o som com um comprimento de onda de: a) 0,32 m 33 m 0,33 m; 340 m. 0,34 m;

b)
c) d) e)

QUESTO 07. A figura representa dois pulsos de onda, inicialmente separados por 6 cm, propagando-se em um meio com velocidades iguais a 2 cm/s, em sentidos opostos. Com base nessas informaes e na anlise da figura, pode-se afirmar:

O grfico acima mostra a taxa de fotossntese em funo do comprimento de onda da luz incidente sobre uma determinada planta em ambiente terrestre. Uma cultura dessa planta desenvolver-se-ia mais rapidamente se exposta luz de freqncia, em terahertz (1012 Hz), prxima a a) b) c) d) e) 460. 530. 650. 700. 1.380.

QUESTO 10. Considerando a situao descrita, assinale as proposies corretas: (1) (2) (4) (8) (16) quando os pulsos se encontrarem, haver interferncia de um sobre o outro e no mais haver propagao deles. decorridos 2 segundos, haver sobreposio dos pulsos e a amplitude ser mxima nesse instante e igual a 2 cm. decorridos 2 segundos, haver sobreposio dos pulsos e a amplitude ser nula nesse instante. decorridos 8 segundos, os pulsos continuaro com a mesma velocidade e com a mesma forma de onda, independentemente um do outro. inicialmente as amplitudes dos pulsos so idnticas e iguais a 2 cm. O eletrocardiograma um dos exames mais comuns da prtica cardiolgica. Criado no incio do sculo XX, utilizado para analisar o funcionamento do corao em funo das correntes eltricas que nele circulam. Uma pena ou caneta registra a atividade eltrica do corao, movimentando-se transversalmente ao movimento de uma fita de papel milimetrado, que se desloca em movimento uniforme com velocidade de 25 mm/s. A figura mostra parte de uma fita de um eletrocardiograma.

QUESTO 08. A figura representa uma configurao de ondas estacionrias produzida num laboratrio didtico com uma fonte oscilante. Sabendo-se que a cada pico maior est associada uma contrao do corao, a freqncia cardaca dessa pessoa, em batimentos por minuto, a) b) c) d) e) 60. 75. 80. 95. 100.

QUESTO 11. A figura mostra uma onda transversal peridica, que se propaga com velocidade v1 = 8 m/s em uma corda AB, cuja densidade linear 1. Esta corda est ligada a uma outra BC, cuja densidade 2, sendo que a velocidade de propagao da onda nesta segunda corda v 2 = 10 m/s.O comprimento de onda quando a onda se propaga na corda BC igual a: a) 7 m. b) 6 m. c) 5 m. d) 4 m. e) 3 m.

a) Sendo d = 12 cm a distncia entre dois ns sucessivos, qual o comprimento de onda da onda que se propaga no fio?

b)

O conjunto P de cargas que traciona o fio tem massa m = 180 g. Sabe-se que a densidade linear do fio = 5,00 x 104 kg/m. Determine a freqncia de oscilao da fonte. Dados: velocidade de propagao de uma onda numa corda: v= QUESTO 09.

F ; g = 10 m/s2.

Anda mungkin juga menyukai