Anda di halaman 1dari 3

O ENCANTO DOS ORIXS - (Leonardo Boff)

Postado por Jorge s 10:53:00

Quando atinge grau elevado de complexidade, toda cultura encontra sua expresso artstica, literria e espiritual. Mas ao criar uma religio a partir de uma experincia profunda do Mistrio do mundo, ela alcana sua maturidade e aponta para valores universais. o que representa a Umbanda, religio, nascida em Niteri, no Rio de Janeiro, em 1908, bebendo das matrizes da mais genuna brasilidade, feita de europeus, de africanos e de indgenas. Num contexto de desamparo social, com milhares de pessoas desenraizadas, vindas da selva e dos grotes do Brasil profundo, desempregadas, doentes pela insalubridade notria do Rio nos incios do sculo XX, irrompeu uma fortssima experincia espiritual. O interiorano Zlio Moraes atesta a comunicao da Divindade sob a figura do Caboclo das Sete Encruzilhadas da tradio indgena e do Preto Velho da dos escravos. Essa revelao tem como destinatrios primordiais os humildes e destitudos de todo apoio material e espiritual. Ela quer reforar neles a percepo da profunda igualdade entre todos, homens e mulheres, se prope potenciar a caridade e o amor fraterno, mitigar as injustias, consolar os aflitos e reintegrar o ser humano na natureza sob a gide do Evangelho e da figura sagrada do Divino Mestre Jesus.

O nome Umbanda carregado de significao. composto de OM (o som originrio do universo nas tradies orientais) e de BANDHA (movimento incessante da fora divina). Sincretiza de forma criativa elementos das vrias tradies religiosas de nosso pas criando um sistema coerente. Privilegia as tradies do Candombl da Bahia por serem as mais populares e prximas aos seres humanos em suas necessidades. Mas no as considera como entidades, apenas como foras ou espritos puros que atravs dos Guias espirituais se acercam das pessoas para ajud-las. Os Orixs, a Mata Virgem, o Rompe-Mato, o Sete Flechas, a Cachoeira, a Jurema e os Caboclos representam facetas arquetpicas da Divindade. Elas no multiplicam Deus num falso pantesmo mas concretizam, sob os mais diversos nomes, o nico e mesmo Deus. Este se sacramentaliza nos elementos da natureza como nas montanhas, nas cachoeiras, nas matas, no mar, no fogo e nas tempestades. Ao confrontar-se com estas realidades, o fiel entra em comunho com Deus. A Umbanda uma religio profundamente ecolgica. Devolve ao ser humano o sentido da reverncia face s energias csmicas. Renuncia aos sacrifcios de animais para restringir-se somente s flores e luz, realidades sutis e espirituais.

H um diplomata brasileiro, Flvio Perri, que serviu em embaixadas importantes como Paris, Roma, Genebra e Nova York, que se deixou encantar pela religio da Umbanda. Com recursos das cincias comparadas das religies e dos vrios mtodos hermenuticos, elaborou perspicazes reflexes que levam exatamente este ttulo: O Encanto dos Orixs, desvendando-nos a riqueza espiritual da Umbanda. Permeia seu trabalho com poemas prprios de fina percepo espiritual. Ele se inscreve no gnero dos poetaspensadores e msticos como Alvaro Campos (Fernando Pessoa), Murilo Mendes, T.S. Elliot e o sufi Rumi. Mesmo sob o encanto, seu estilo contido, sem qualquer exaltao, pois esse rigor que a natureza do espiritual exige.

Alm disso, ajuda a desmontar preconceitos que cercam a Umbanda, por causa de suas origens nos pobres da cultura popular, espontaneamente sincrticos. Que eles tenham produzido significativa espiritualidade e criado uma religio cujos meios de expresso so puros e singelos revela quo profunda e rica a cultura desses humilhados e ofendidos, nossos irmos e irms. Como se dizia nos primrdios do Cristianismo que, em sua origem, tambm era uma religio de escravos e de marginalizados, os pobres so nossos mestres, os humildes, nossos doutores.

Talvez algum leitor/a estranhe que um telogo como eu diga tudo isso que escrevi. Apenas respondo: um telogo que no consegue ver Deus para alm dos limites de sua religio ou igreja no um bom telogo. antes um erudito de doutrinas. Perde a ocasio de se encontrar com Deus que se comunica por outros caminhos e que fala por diferentes mensageiros, seus verdadeiros anjos. Deus desborda de nossas cabeas e dogmas.

* Telogo, autor de Meditao da Luz, o caminho da simplicidade. Vozes 2009.

Anda mungkin juga menyukai