Anda di halaman 1dari 2

A Lmpada fluorescente Na lmpada fluorescente os eltrons provenientes de seu filamento chocam-se com as molculas de gs mercrio contidas no tubo, o que

produz no s a excitao como tambm a ionizao dos tomos. Ionizados, os tomos do gs so acelerados pela diferena de voltagem entre os terminais do tubo, e ao se chocarem com outros tomos provocam outras excitaes. O retorno desses tomos ao estado fundamental ocorre com a emisso de ftons de energia correspondente radiaes visveis e ultravioleta (invisveis). A radiao ultravioleta, ao se chocar com o revestimento fluorescente do tubo, produz luz visvel. As energias associadas aos ftons correspondentes ao espectro da luz visvel diferem muito das energias necessrias para produzir "saltos qunticos" no vidro e no material fosforescente que o recobre. Assim tais ftons no interagem com esses materiais. A radiao ultravioleta, ao contrrio, ao atingi-los produz "saltos qunticos", e o retorno dos eltrons ao estado de origem pode se dar pela emisso de dois ftons de energia correspondente radiao de baixa energia (infravermelha) ou de um fton correspondente luz visvel e outro correspondente radiao de baixa energia.

A Lmpada eltrica

A lmpada eltrica incandescente foi inventada por volta de 1870 e envolveu o trabalho muitospesquisadores e inventores. Entre estes destaca-se Thomas Edison. Ele e seus assistentes experimentaram mais de 1.600 tipos de materiais, buscando um filamento eficiente e econmico. A sua melhor lmpada utilizava filamentos de bambu carbonizados. As lmpadas incandescentes atuais utilizam um fio de tungstnio encerrado num bulbo de vidro. Esse fio tem dimetro inferior a 0,1 mm e enrolado segundo uma hlice cilndrica. Passando corrente eltrica no filamento, ele se aquece a uma temperatura da ordem de 3.000 C. O filamento torna-se, ento, incandescente e comea a emitir luz. No interior da lmpada no pode haver ar, pois dos contrrio o filamento se oxida e incendeia-se. Antigamente fazia-se vcuo no interior do bulbo, porm isso facilitava a sublimao do filamento (passagem do estado slido para o estado de vapor). Passaram, ento, a injetar um gs inerte, em geral o argnio ou criptnio. importante observar que a luz emitida por uma lmpada incandescente no efeito direto da corrente eltrica e sim conseqncia do aquecimento no filamento produzido pela passagem da corrente. A lmpada incandescente uma lmpada de baixo rendimento, gera muito mais calor do que luz. Apenas 5% da energia, aproximadamente, transformada em luz. Para obter diferentes luminosidades, o fabricante altera, geralmente, a espessura do filamento: quanto maior a espessura maior a corrente eltrica e, portanto, maior a luminosidade.

Anda mungkin juga menyukai