Anda di halaman 1dari 5

STF julga constitucional a Lei da Ficha Limpa - entenda

O Supremo Tribunal Federal julgou hoje (16/02/2012) que a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar n. 135/2010) CONSTITUCIONAL. Com a deciso, os dispositivos desta Lei passam a valer para as eleies municipais de outubro deste ano. O resultado da votao foi 7 a 4. Veja como votaram os Ministros: FAVORVEIS CONTRRIOS Lei da Ficha Limpa Lei da Ficha Limpa Min. Luiz Fux (Relator) Min. Dias Toffoli Min. Rosa Weber Min. Gilmar Mendes Min. Crmen Lcia Min. Celso de Mello Min. Joaquim Barbosa Min. Cezar Peluso. Min. Ricardo Lewandowski Min. Carlos Ayres Britto Min. Marco Aurlio A Lei da Ficha Limpa torna inelegveis polticos que tenham condenao por determinados crimes, por algumas prticas ilcitas eleitorais ou por ato de improbidade administrativa, em deciso proferida por rgo colegiado (Tribunal de Justia, Tribunal Regional Federal ou mesmo Tribunal do Jri). Tambm ficam impedidos de concorrer a cargos pblicos eletivos os polticos cassados ou que tenham renunciado para evitar a cassao. A declarao de constitucionalidade da Lei ocorreu no julgamento conjunto de trs aes: ADC n. 29: proposta pelo Partido Popular Socialista (PPS) ADC n. 30: proposta pela OAB. ADI n. 4578: proposta pela CNPL (Confederao Nacional dos Profissionais Liberais) O que pediam as aes e o que foi decidido: As duas Aes Declaratrias de Constitucionalidade (ADC) pediam que fosse reconhecida a constitucionalidade integral da Lei. A Ao Direta de Inconstitucionalidade, por sua vez, pugnava pela declarao de inconstitucionalidade do dispositivo da Lei que torna inelegveis os profissionais que tenham sido excludos do exerccio da profisso por rgo de classe competente (exs: OAB, CREA). O STF julgou procedentes as ADCs propostas e improcedente a ADI, reconhecendo, assim, a constitucionalidade da Lei na ntegra. Iniciativa popular

A Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135) foi proposta ao Congresso por iniciativa popular, registrando mais de 1,6 milhes de assinaturas. Lei no foi aplicada em 2010 A Lei Complementar 135 foi promulgada em 4 de junho de 2010. Como no entrou em vigor um ano antes das eleies gerais de 2010, o STF entendeu que no poderia ser aplicada naquele pleito com base no que dispe o art. 16 da CF/88: Art. 16. A lei que alterar o processo eleitoral entrar em vigor na data de sua publicao, no se aplicando eleio que ocorra at um ano da data de sua vigncia. Entenda melhor em que consiste a Lei da Ficha Limpa A Constituio Federal, em seu art. 14, 9 dispe que uma Lei Complementar dever estabelecer casos de inelegibilidade a fim de proteger: a probidade administrativa a moralidade para exerccio de mandato considerada a vida pregressa do candidato e a normalidade e legitimidade das eleies contra a influncia do poder econmico ou o abuso do exerccio de funo, cargo ou emprego na administrao direta ou indireta. A inelegibilidade consiste na ausncia de capacidade eleitoral passiva. Inelegibilidade = impossibilidade jurdica de ser candidato. A Lei Complementar mencionada pelo 9 do art. 14 a Lei Complementar n. 64/90. Em 2010, foi aprovada a Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010), que teve como objetivo alterar a LC 64/90, incluindo novas hipteses de inelegibilidade para proteger a probidade administrativa e a moralidade no exerccio do mandato. Casos de inelegibilidade disciplinados pela Lei da Ficha Limpa: No podem ser eleitos para nenhum cargo as pessoas que estiverem nas seguintes situaes: Governador (e Vice-Governador) ou Prefeito (e Vice-Prefeito) que... perderam seus cargos eletivos por violao Constituio Estadual, Lei Orgnica do DF ou Lei Orgnica do Municpio (ex: Governador que sofreu impeachment) Pessoa que for condenada em representao eleitoral por abuso do poder econmico ou poltico.

A pessoa que for condenada pelos seguintes crimes: 1. contra a economia popular, a f pblica, a administrao pblica e o patrimnio pblico; 2. contra o patrimnio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falncia; 3. contra o meio ambiente e a sade pblica; 4. eleitorais, para os quais a lei comine pena privativa de liberdade; 5. de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenao perda do cargo ou inabilitao para o exerccio de funo pblica; 6. de lavagem ou ocultao de bens, direitos e valores; 7. de trfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos; 8. de reduo condio anloga de escravo; 9. contra a vida e a dignidade sexual; e 10. praticados por organizao criminosa, quadrilha ou bando. Esta inelegibilidade no se aplica aos crimes culposos e queles definidos em lei como de menor potencial ofensivo, nem aos crimes de ao penal privada. A pessoa que for declarada indigna do oficialato, ou com ele incompatvel. Obs: segundo a CF/88, o oficial s perder o posto e a patente se for julgado indigno do oficialato ou com ele incompatvel, por deciso de tribunal militar de carter permanente, em tempo de paz, ou de tribunal especial, em tempo de guerra (art. 142, 3, III). Administrador pblico que tiver suas contas rejeitadas por irregularidade insanvel que configure ato doloso de improbidade administrativa. Obs: se a deciso que rejeitou as contas tiver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judicirio, no incidir a inelegibilidade. Os detentores de cargo na administrao pblica direta, indireta ou fundacional, que tiverem sido condenados por beneficiarem a si ou a terceiros, pelo abuso do poder econmico ou poltico. A pessoa condenada por: corrupo eleitoral captao ilcita de sufrgio doao, captao ou gastos ilcitos de recursos de campanha ou por conduta vedada aos agentes pblicos em campanhas eleitorais que impliquem cassao do registro ou do diploma Presidente da Repblica Governador Prefeito Senadores, Deputados ou Vereadores ... que renunciarem a seus mandatos... ... desde o oferecimento de representao ou petio capaz de autorizar a abertura de processo de perda do mandato.

A pessoa que for condenada suspenso dos direitos polticos por ato doloso de improbidade administrativa que importe leso ao patrimnio pblico e enriquecimento ilcito. Pessoa que for excluda do exerccio da profisso, por deciso sancionatria do rgo profissional competente, em decorrncia de infrao tico-profissional. Ex: advogado condenado pelo Tribunal de tica da OAB; Ex2: engenheiro condenado pelo CREA. Pessoa que for condenada por ter desfeito ou simulado desfazer vnculo conjugal ou de unio estvel para evitar caracterizao de inelegibilidade. Ex: marido governador, j reeleito, e simula que se divorcia da sua esposa para que esta se candidate ao governo do estado, burlando a proibio do 7 do art. 14 da CF. Pessoa que for demitida do servio pblico em decorrncia de processo administrativo ou judicial. Pessoa fsica e os dirigentes de pessoas jurdicas responsveis por doaes eleitorais julgadas ilegais pela Justia Eleitoral. Magistrados e membros do Ministrio Pblico que: foram aposentados compulsoriamente por deciso sancionatria; tenham perdido o cargo por sentena ou tenham pedido exonerao ou aposentadoria voluntria na pendncia de processo administrativo disciplinar. Observaes importantes sobre as hipteses de inelegibilidade acima listadas: 1) No necessrio que a deciso condenatria tenha transitado em julgado. Basta que tenha sido proferida por rgo colegiado (exs: TRE, TJ, TRF). Assim, por exemplo, se um prefeito for condenado pelo Tribunal de Justia por peculato, ficar inelegvel por 8 anos, ainda que tenha recorrido desta deciso e ainda esteja aguardando o julgamento do recurso. 2) A desnecessidade de trnsito em julgado a maior inovao e era a maior polmica da Lei. Inovao porque o trnsito em julgado de uma deciso condenatria criminal demora muito tempo para ocorrer, isto quando no acontece antes a extino do processo pela prescrio. Polmica porque muitos argumentavam que isso violava o princpio da presuno de inocncia. 3) Estas inelegibilidades iro perdurar pelo prazo de 8 anos, contados da deciso, do cumprimento da pena (no caso da condenao criminal) ou do trmino do mandato.

Anda mungkin juga menyukai