Anda di halaman 1dari 3

A necessidade de medir muito antiga e remonta origem das civilizaes.

s. Por longo tempo cada pas, cada regio, teve seu prprio sistema de medidas. Essas unidades de medidas, entretanto, eram geralmente arbitrrias e imprecisas, como por exemplo, aquelas baseadas no corpo humano: palmo, p, polegada, braa, cvado. Isso criava muitos problemas para o comrcio, porque as pessoas de uma regio no estavam familiarizadas com o sistema de medir das outras regies, e tambm porque os padres adotados eram, muitas vezes, subjetivos. As quantidades eram expressas em unidades de medir pouco confiveis, diferentes umas das outras e que no tinham correspondncia entre si. A necessidade de converter uma medida em outra era to importante quanto a necessidade de converter uma moeda em outra. Na verdade, em muitos pases, inclusive no Brasil dos tempos do Imprio, a instituio que cuidava da moeda tambm cuidava do sistema de medidas. O Sistema Mtrico Decimal Em 1789, numa tentativa de resolver esse problema, o Governo Republicano Francs pediu Academia de Cincia da Frana que criasse um sistema de medidas baseado numa "constante natural", ou seja, no arbitrria. Assim foi criado o Sistema Mtrico Decimal, constitudo inicialmente de trs unidades bsicas: o metro, que deu nome ao sistema, o litro e o quilograma. (posteriormente, esse sistema seria substitudo pelo Sistema Internacional de Unidades - SI) METRO Dentro do Sistema Mtrico Decimal, a unidade de medir a grandeza comprimento foi denominada metro e definida como "a dcima milionsima parte da quarta parte do meridiano terrestre" (dividiu-se o comprimento do meridiano por 40.000.000). Para materializar o metro, construiu-se uma barra de platina de seco retangular, com 25,3mm de espessura e com 1m de comprimento de lado a lado. Essa medida materializada, datada de 1799, conhecida como o "metro do arquivo" no mais utilizada como padro internacional desde a nova definio do metro feita em 1983 pela 17 Conferncia Geral de Pesos e Medidas.

LITRO A unidade de medir a grandeza volume, no Sistema Mtrico Decimal, foi chamada de litro e definida como "o volume de um decmetro cbico". O litro permanece como uma das unidades em uso com o SI, entretanto recomenda-se a utilizao da nova unidade de volume definida como o metro cbico. QUILOGRAMA Definido para medir a grandeza massa, o quilograma passou a ser a "massa de um decmetro cbico de gua na temperatura de maior massa especfica, ou seja, a 4,44C". Para materializ-lo foi construdo um cilindro de platina iridiada, com dimetro e altura iguais a 39 milmetros. Muitos pases adotaram o sistema mtrico, inclusive o Brasil, aderindo Conveno do Metro. Entretanto, apesar das qualidades inegveis do Sistema Mtrico Decimal - simplicidade, coerncia e harmonia - no foi possvel torn-lo universal. Alm disso, o desenvolvimento cientfico e tecnolgico passou a exigir medies cada vez mais precisas e diversificadas. Em 1960, o Sistema Mtrico Decimal foi substitudo pelo Sistema Internacional de Unidades - SI mais complexo e sofisticado que o anterior. O Sistema Internacional de Unidades - SI O Sistema Internacional de Unidades - SI foi sancionado em 1960 pela Conferncia Geral de Pesos e Medidas e constitui a expresso moderna e atualizada do antigo Sistema Mtrico Decimal, ampliado de modo a abranger os diversos tipos de grandezas fsicas, compreendendo no somente as medies que ordinariamente interessam ao comrcio e indstria (domnio da metrologia legal), mas estendendo-se completamente a tudo o que diz respeito cincia da medio. O Brasil adotou o Sistema Internacional de Unidades - SI em 1962. A Resoluo n 12 de 1988 do Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial - CONMETRO ratificou a adoo do SI no Pas e tornou seu uso obrigatrio em todo o territrio nacional.

REFERNCIA

Site: http://www.ipem.sp.gov.br/5mt/unidade.asp?vpro=historia acessado em 12/03/2012 DIAS, Jos Luciano de Mattos. Medida, normalizao e qualidade; aspectos da histria da metrologia no Brasil. Rio de Janeiro: Ilustraes, 1998. 292 p.

Anda mungkin juga menyukai