Anda di halaman 1dari 19

Agnosticismo Informaes Gerais Agnosticismo a posio filosfica de que impossvel saber sobre a natureza ou a existncia de Deus.

s. O termo foi cunhado em 1869 por Thomas Huxley H do grego agnostos ( "irreconhecvel") para se referir sua prpria convico de que o conhecimento impossvel em muitos matrias abrangidas pelo doutrinas religiosas. Agnosticismo est assim preocupada com questes de Epistemologia, a anlise do conhecimento humano, que considera vlido apenas o conhecimento que vem da experincia imediata e ordinria. Agnosticismo distinta do Atesmo, por um lado, eo Ceticismo, por outro. Atheists rejeitar a crena na existncia de Deus. Cpticos segurar o forte suspeita ou probabilsticos estimativa de que Deus no existe. Agnsticos recusam a fazer tais julgamentos. A posio agnstica to antiga como filosofia, e pode ser rastreada at ao pr Socratics e para os cpticos da Grcia Antiga. Nos tempos modernos, agnosticismo tornou prevalente durante os sculos 18 e 19, principalmente devido crescente massa de dados cientficos que pareciam contradizer a posio bblica e por causa da discordncia dos telogos da Igreja e as autoridades sobre o uso da crtica textual e histrica no interpretao da Bblia. Muitos dos mais conhecidos filsofos foram agnsticos. Entre eles esto Auguste Comte, William James, Immanuel Kant, George Santayana, e Herbert Spencer. Agnosticismo Informaes Avanadas Agnosticismo um termo geralmente utilizado para o ponto de vista de que no sabemos, na prtica, ou seja, em princpio, se existe um Deus ou no. Embora Etimologicamente, o termo aplicvel a qualquer tipo de ceticismo, TH Huxley cunhou o termo para denominar ceticismo religioso. Huxley utilizados pela primeira vez a palavra durante uma reunio em 1869 do que mais tarde tornou-se o Metaphysical Society. L so conflitantes contas de como Huxley chegou a usar o termo. Ele disse que usou a palavra como contraditrios com o Gnostics histria dos primeiros tempos da Igreja.

Agnosticismo a confrontar com o atesmo e pantesmo, bem como tesmo e cristianismo. Theist afirma A existncia de Deus, o ateu nega-lo, enquanto os agnsticos professa ignorncia sobre isso, a existncia de Deus a ser um problema insolvel para ele. RH Hutton relembra a origem da expresso to relacionada com o que Paul fez referncia inscrio no altar ao Deus desconhecido (Atos 17:23). Agora est Agnosticism utilizado em uma srie de sentidos: (1), como a suspenso da sentena final sobre todos os assuntos, incluindo Deus, o livre arbtrio, imortalidade; (2) para descrever uma atitude em direo a vida secular, tais como a crena de que Deus irrelevante para a vida do homem moderno; (3) para expressar um anti-Cristos e emocionalmente carregada anticlerical atitude; (4) como um termo praticamente sinnimo de atesmo. Embora tenha sido creditado com Huxley dando o seu mandato actual popularidade, havia muitos antecedentes histricos. Scrates em Plato da Repblica elogiada pelo orculo de Delfos como o mais sbio homem no mundo, porque ele estava consciente do que ele fez e sei o que ele no sabia. De longe o mais importante e imediata precursores da moderna agnosticismo foram David Hume e Immanuel Kant. Em Hume's Inquiry Quanto Entendimento Humano ele analisa o conceito de uma "causa". Ele argumenta que um no pode saber a causa de alguma coisa, a priori. A idia de uma causa decorre sobretudo a constante conjuno de objetos ou de duas coisas. Alm disso, Hume rejeita a possibilidade de acreditar em milagres. Essa crena baseada em um depoimento. O testemunho de um milagre semper contador equilibrada pelo testemunho universal para a regularidade da lei natural. Nos Dilogos Quanto Naturais Religio Hume minuciosamente critica o argumento de design. Dois de seus pontos mais importantes que esto na ordem do universo observvel pode ser o resultado de um princpio inerente matria em si e no externos a ele e que lhe imposta, e que o argumento no pode nunca estabelecer os atributos morais de Deus por causa da presena generalizada do mal no mundo. Kant estava preocupada com os limites do conhecimento humano.

Ele argumenta que no podemos ter qualquer conhecimento de coisas que no so objetos de experincia possvel. Uma vez que Deus no um possvel objeto de nossa experincia, ns no temos conhecimento dele basear-se em razo pura. Pode haver razes prticas para crer em Deus, mas clssico theistic provas eram, em princpio, condenada ao fracasso. Assim, ao final do sculo XIX, houve uma srie de factores que contribuiu para a respeitabilidade intelectual do agnosticismo. Os limites do conhecimento humano tinha sido amplamente estabelecidos os limites do bom senso na experincia. Alm disso, ela era geralmente aceite que a teologia natural tinham falhado, o que conduz a uma atitude crtica em direo a padres de provas e argumentos em questes religiosas. Crenas religiosas no poderiam cumprir as rigorosas normas aplicadas s crenas cientficas. Alm disso, as cincias fsicas parecia estar em contradio com a histria bblica e cosmologia. Por ltimo, estavam a ser levantadas questes sobre o governo divino do mundo. John Stuart Mill, por exemplo, argumentou que o mundo foi mal feito e gerido arbitrariamente. A bondade de Deus foi questionado uma vez que ele foi o criador do inferno. No actual clima intelectual agnosticismo tomou uma forma um pouco diferente no mundo falam Ingls. Muitos positivists lgico e analtico filsofos tm argumentado que o problema com o tesmo no uma das provas ou argumentos, mas de sentido e coerncia lgica. Se discurso religioso entendido como quase cientfica declaraes sobre a natureza da realidade e transcendentes sendo um, surgem problemas insolveis. "Deus existe" e "Deus me ama" deve ser entendido como qualquer significado sobre a realidade. Ou seja, no existe nada no sentido experincia que vai contar a favor ou contra a sua verdade. Muitos que preferem rejeitar tesmo eo cristianismo para caracterizar a si prprios como agnsticos, em vez de ateus. As vantagens evidentes so duas. Primeiro, agnosticismo evita o estigma social associado com o atesmo. Socialmente, atesmo no to respeitvel como agnosticismo. Em segundo lugar, agnosticismo, pelo menos, aparece para evitar o nus da prova.

Para afirmar ou negar nada requer uma explicao. A profisso de ignorncia, no entanto, no precisa de motivos. Embora possa haver uma certa respeitabilidade intelectual para abraando agnosticismo, William James salienta existir um grande perigo concreto. James observa que existem algumas questes que esto vivos, momentoso, e forados. preciso acreditar ou negarem, mesmo que a prova ambguo, ou correm o risco de grandes perdas. A questo da existncia de Deus que uma questo de James. Para os cristos, no entanto, a prova da existncia de Deus e da verdade do cristianismo decididamente decidido na auto-revelao de Deus na Bblia e da encarnao de Cristo. Agnosticismo Informao Catlica Filosficas Uma das limitaes da teoria do conhecimento, da descrena ou da professar dvida em alguns ou de todos os poderes de conhecer possudo pela mente humana. I. EXPOSIO (1) A palavra Agnstico (um grego, privativo + gnostiks "saber") foi cunhado em 1869 pelo Professor Huxley para descrever a atitude mental do que uma ftil considerado como todas as tentativas de conhecer a realidade correspondente ao nosso objectivo cientfico, filosfico, e idias religiosas. Como primeiro empregado por Huxley, o novo prazo sugerido o contraste entre a sua prpria ignorncia e despretensioso do vs Gnostics conhecimento que o do segundo e do terceiro sculo alegou que possuem. Esta anttese serviu para desacreditar as concluses da teologia natural, ou theistic raciocnio, atravs deles com o ocioso classificarem vapourings de Gnosticismo. A classificao foi injusto, a tentativa anttese descoberto. apenas o gnsticas e as Agnstico quem so os verdadeiros extremistas; a ampliao dos limites do antigo conhecimento, e os segundos, reduzindo-as, indevidamente. Naturais teologia, ou tesmo, ocupa o meio termo entre estes dois extremos, e deveria ter sido desassociada tanto da posio gnsticas, que a mente pode saber de tudo e, a partir do Agnstico posio, que ela pode saber nada relativo s verdades da religio.

(2) Agnosticismo, como um termo geral em filosofia, freqentemente empregada para expressar qualquer atitude consciente de dvida, a negao, ou descrena, para alguns, ou mesmo todos, dos poderes do homem de se conhecer ou objetos de conhecimento. O significado do termo pode variar em conformidade, tal como acontece com os outros palavra "Cepticismo", que tem em grande parte substitudo, a partir parcial para completar Agnosticismo, que pode ser o nosso conhecimento do mundo, de si, ou de Deus, que questionados, ou ela pode ser a knowableness de todos os trs, e validade de qualquer conhecimento, seja de bom senso ou intelecto, cincia ou filosofia, histria, tica, a religio. O elemento varivel no termo o conjunto de objetos, ou proposies, a que se refere, o elemento invarivel, a atitude de ignorncia que aprendi semper implica para a possibilidade de adquirir conhecimentos. (3) Agnosticismo, como um prazo da moderna filosofia, utilizado para descrever as limitaes das teorias do conhecimento humano, que negam a possibilidade constitucional da mente para conhecer realidade e concluir com o reconhecimento de uma intrinsecamente incognoscvel. A existncia de uma "realidade absoluta" , normalmente, afirmou, enquanto, ao mesmo tempo, a sua knowableness negado. Kant, Hamilton, Mansel, Spencer e fazer desta afirmao uma parte integrante do seu sistema filosfico. O Phenomenalists, no entanto, negam a afirmao definitiva, enquanto o Positivists, Comte e Mill, suspender acrdo relativo existncia de "algo alm do fenmeno". (4) Modern Agnosticismo diferente dos seus antigos prottipo. Sua gnese no se deve a um esprito de protesto reaccionrias, e uma coleo de argumentos cpticos, contra os "sistemas dogmtica" da filosofia em voga, tanto quanto a uma crtica adversa dos poderes do homem a conhecer-nos responder pergunta fundamental: o que pode sabemos? Kant, que foi o primeiro a levantar esta questo, em sua memorvel responder a Hume, que responde por uma distino entre "conhecvel fenmenos" e "irreconhecvel coisas em si mesmas". Hamilton logo seguidos com a sua doutrina de que "sabemos que s as relaes das coisas". Agnosticismo moderna , portanto, intimamente associada com Kant's distino e Hamilton's princpio da relatividade. Afirma a nossa incapacidade de conhecer a realidade correspondente ao nosso objectivo cientfico, filosfico, religioso ou idias.

(5) Agnosticismo, com especial referncia teologia, um nome para qualquer teoria que nega a possibilidade de adquirir conhecimentos para o homem de Deus. Ele pode assumir qualquer um religioso ou um anti-religioso forma, de acordo como ele est confinado a uma crtica do conhecimento racional ou prorrogado para uma crtica da crena. De Bonald (1754-1840), em sua teoria de que lngua de origem divina, contendo, preservando e transmitindo o primitivo revelao do Bom para o homem; De Lammenais (1782-1854), em sua teoria de que cada razo impotente, e social, s por competente; Bonetty (1798-1879), em defesa de sua f em Deus, as Escrituras, e da Igreja, d exemplos de telogos catlicos tentando combinar crena nas verdades morais e religiosas com a negao de que o conhecimento da mesma vlida atingvel por motivo para alm da revelao e da tradio. Para estes sistemas de Fideism tradicionalismo e deve ser acrescentada a teoria da Mansel (1820-71), que Spencer considerado como uma confisso de Agnosticismo, que a prpria incapacidade de saber o motivo de estar e atributos de Deus prova que necessrio completar a revelao as lacunas da mente. Esta atitude de criticar o conhecimento, mas no f, foi tambm uma caracterstica de Sir William Hamilton's filosofia. (6) A extrema viso de que o conhecimento de Deus impossvel, mesmo com a ajuda de revelao, a mais recente forma de Agnosticismo religioso. A nova teoria respeita a religio ea cincia como duas contas separadas e distintas da experincia, e procura combinar uma agnstica intelecto com um corao acreditar. Tem sido adequadamente chamado "mental escriturao por dobradas". Ritschl, reavivando Kant's separatista da distino terica entre razo prtica, proclama que contm a idia de Deus, no tanto como um gro de conhecimento fundamentado, limita-se "um atrativo ideal", tendo morais e religiosos, mas nenhum objectivo, cientfico, valor para o crente, que o aceita. Harnack localiza a essncia do cristianismo em relao senti uma filial para com Deus, o Pai um irreconhecvel. Sabatier considera as palavras Deus, Pai, como smbolos que registrar os sentimentos do corao do homem para com o Grande irreconhecvel do intelecto. (7) Recent Agnosticismo tambm, em grande medida anti-religiosa, criticando negativamente no s o conhecimento que temos de Deus, mas os fundamentos da crena em Deus, tambm. Uma combinao de Agnosticismo com Atesmo, e no com a crena irracional sentimental, o curso adotado por muitos.

A idia de Deus eliminado tanto do ponto de vista pessoal e sistemtico que foi retirado do mundo e da vida. A atitude de "juzo suspenso solenemente" em tons off primeiro indiferena para com a religio, como uma inescrutveis affair na melhor das hipteses, e junto f. O Agnstico no se abster de qualquer semper simplesmente afirmar ou negar a existncia de Deus, mas cruza-se a velha posio do Atesmo e tericas, sobre o fundamento da insuficincia de provas, at mesmo deixar de acreditar que Deus existe. Enquanto, por conseguinte, para no ser identificado com Atesmo, Agnosticismo frequentemente encontrada em combinao com ela. II. Agnosticismo total auto-refutando Agnosticismo total ou completo - ver (2) - auto-refutao. O facto de nunca ter existido dos seus, mesmo na frmula de Arcesilaos, "Eu no sei nada, nem mesmo que eu no sei nada", questionada. teoricamente impossvel para construir uma auto-consistente regime de total ausncia de conhecimento, dvida, incredulidade. A mente que se comprometeu a revelar a sua prpria incompetncia proferem teria de assumir, enquanto que faz-lo, que era competente para executar as tarefas atribudas. Alm disso, seria impossvel de aplicar essa teoria na prtica; e uma teoria totalmente subversiva da razo, a conscincia contraditrios, e no interessa a conduta est fora insensatez de uma filosofia de um lugar no mundo do Direito. Trata-se dos sistemas de Agnosticismo parcial, portanto, que merecem ser examinadas. Estas no visam a construo de uma completa filosofia do incognoscvel, mas, excluindo os tipos especiais de verdade, nomeadamente religiosas, a partir do domnio de conhecimentos Eles so deixados propositalmente edifcios inacabados.

III. KANT da distino entre aparncia e realidade examinados Kant da idia de "um mundo de coisas para alm de todo o mundo que conhecemos" mobilado o ponto de partida do moderno movimento para a construo de uma filosofia da irreconhecvel. Com a louvvel inteno de silenciar o ctico Hume, ele mostrou que a sua anlise da experincia humana em particular senso-impresses era deficiente e incompleta,

na medida em que no conseguiu reconhecer o universal eo necessrio elementos presentes no pensamento humano. Kant avanou nesse sentido de construir uma teoria do conhecimento, que deve enfatizar as caractersticas do pensamento humano negligenciado por Hume. Admitia que universalidade, necessidade, causalidade, espao e tempo eram apenas a mente constitucional da maneira de ver as coisas, e em nenhum sentido derivada da experincia. O resultado foi que ele teve de admitir a mente da incapacidade de se conhecer a realidade do mundo, a alma, ou Deus, e foi forado a tomar refgio contra Hume's cepticismo no imperativo categrico "Tu devers" da "razo moral". Ele tinha feito "razo pura" impotente por seus transferncia de causalidade e da necessidade de os objetos de pensamento para pensar o assunto. A desacreditar esta ideia de uma "realidade" inaccessibly escondido atrs de "aparncias", suficiente para apontar os pressupostos sem fundamento sobre o qual se baseia. Radicais do erro foi Kant, um juzo prvio, em vez de investigar, as condies sob as quais a aquisio de conhecimento se torna possvel. Nenhuma prova foi oferecida a arbitrariedade do pressuposto de que as categorias esto totalmente subjetivo; prova no sequer possvel. "O fato de uma categoria que vive subjectivamente, no ato de conhecer no prova de que a categoria no , ao mesmo tempo, expressar a verdadeira natureza da realidade conhecida", [Seth, "Duas Palestras sobre tesmo" (Nova Iorque, 1897) p. 19.] A harmonia da mente da funo com os objetos que entende e as relaes que descobre que demonstra a capacidade da mente para chegar a realidade est muito envolvida em actos de nossa percepo. Ainda Kant, substituindo teoria para a realidade, seria desqualificar a mente para a sua tarefa de conhecer o mundo real em que vivemos, e um interior de inventar coisas em si nunca sabe como elas so, mas apenas como aqueles que parecem ser. Esta utilizao de um princpio puramente especulativo para criticar o contedo real da experincia humana, injustificvel. O conhecimento um processo vivo de ser investigado, em concreto, no uma questo de mecnica resumo motivo para jogar com severances atravs da introduo artificial de pensamento de objeto, a partir da realidade e aparncia. Depois que o conhecimento considerado como um sinttico de um acto de autosujeito ativo, o fosso criado artificialmente entre sujeito e objeto, realidade e aparncia, encerra em si prpria. (Veja KANT, FILOSOFIA DO.)

IV. HAMILTON examinou a doutrina da relatividade Sir William Hamilton contribuiu com o princpio filosfico sobre o qual repousa Agnosticismo moderna, em sua doutrina de que "todo conhecimento relativo". Para saber a condio, para saber o descondicionado (Absoluto, ou Infinita) , portanto, impossvel, os nossos melhores esforos, resultando em "meras negaes de pensamento". Esta doutrina da relatividade contm dois equvocos graves que, quando salientou, revelam a diferena bsica entre as filosofias de Agnosticismo e do tesmo. O primeiro est na palavra "relatividade". A afirmao de que o conhecimento "parente" pode significar apenas que a de saber alguma coisa, se o mundo ou de Deus, temos que sabe como ela se manifesta a ns nos termos da legislao e das relaes de nossa prpria conscincia, para alm de que as relaes de auto-manifestao que seria para ns um isolado, irreconhecvel em branco. Assim entendida, a doutrina da relatividade afirma o atual mtodo de conhecimento humano do mundo, a alma, o ego, Deus, graa e do sobrenatural. Quem vai segurar a sabermos Deus, naturalmente, de qualquer outra forma que no atravs das manifestaes Ele faz de Si em mente e natureza? Mas Hamilton princpio da relatividade do entendidas no sentido de que "sabemos que s as relaes das coisas", mas apenas o Relative, nunca o Absoluto. A concluso negativa, que fixa um limite para aquilo que podemos saber, era assim que parte do princpio de que ela prpria afirma o mtodo simples, mas resolve nada quanto aos limites, de nosso conhecimento. Esta interpretao arbitrria de um mtodo como uma limitao o centro da posio contra o tesmo agnstico. Um perfeito idealmente possvel o conhecimento contrastada com a unperfect mas nem por isso deixa de verdade, o conhecimento que ns realmente possuem. Assumindo, assim, pela "compreenso ideal", como um padro pelo qual criticam a "verdadeira apreenso", o Agnstico invalida que, aparentemente, o pouco que sabemos muito bem, como na sua composio actual, pelo que mais se possa conhecer a nossa constituio mental eram diferentes ele . O Theist, no entanto, reconhecendo que os limites do conhecimento humano so determinadas pela realidade, no por especulao, recusa-se a antecipar o problema e prossegue a investigar o que podemos legitimamente sei de Deus atravs de Seus efeitos ou manifestaes. O segundo equvoco grave em termos da "Absoluto", "Infinite", "incondicional".

O Agnstico tem em mente, quando ele utiliza esses termos, essa vaga idia geral de que nossa mente se atinge pelo esvaziamento realidade concreta de todos os seus contedos particular. O resultado deste processo o esvaziamento da Indefinido resumo, se comparada com a Definite de beto, pensei. isto o que Indefinido Agnstico exibe como o totalmente independentes, no condicionado. Mas este no o Absoluto em questo. Nossa incapacidade de conhecer uma dessas Absoluto, a ser simplesmente a nossa incapacidade de definir o indefinido, a condio do incondicional, irrelevante um trusmo. A questo em absoluto com o Theists real, no da lgica; o Infinito em questo o real do Infinito percebeu perfeio, e no o Indeterminado de pensamento. O All-perfeito a idia de Deus, no o Todo-imperfeito, dois opostos polares freqentemente confundidos entre si por Pantheists e materialistas desde o tempo da Ionians a nossa prpria. O Agnstico, portanto, desloca a todo o problema quando ele Theistic Absolute substituintes uma lgica, definido como "aquele que exclui todas as relaes exteriores e interiores", para o real. Exame de nossa experincia mostra que a nica relao que o Absoluto essencialmente exclui a relao de dependncia de qualquer outra coisa real. No temos o direito de definir-se como motivo para a no-relacionados. De fato, ela se manifesta como a causalidade, sustentando fundamento de todas as relaes. Se os nossos conhecimentos sobre este verdadeiro Absoluto, ou Deus, merece ser caracterizada como inteiramente negativo, consequentemente um problema distinto (ver VI).

V. SPENCER 'S doutrina do incognoscvel examinados De acordo com Herbert Spencer, a doutrina de que todo conhecimento relativo no pode ser compreensvel declarou Sem postular a existncia do Absoluto. A dinmica do pensamento inevitavelmente transporta-nos para alm condicionado existncia (definitivo conscincia) no condicionado existncia (indefinido conscincia). A existncia de Realidade Absoluta, portanto, deve ser afirmada.

Spencer fez, assim, um claro avano sobre a filosofia de Comte e Mill, que manteve uma atitude prudente quanto questo absoluta de qualquer existncia. Hamilton e Mansel admitiu a existncia do Infinito sobre f, negando apenas o homem tem capacidade para formar uma concepo positiva do mesmo. Mansel do teste vlido para uma concepo de qualquer coisa agarrar um exaustivo dos seus contedos positivos - um ensaio assim como ideal para invalidar o conhecimento do finito e infinito parecidos. Spencer o teste de "incapacidade de conceber o contrrio". Mas desde que ele compreendeu "a conceber" como significando "para construir uma imagem mental", a conseqncia foi que as mais altas concepes da cincia e da religio - assunto, espao, tempo, o Infinito - no conseguiu corresponder sua assumida norma, e foram declarados de ser "meros smbolos do real, e no real de cognies-lo em tudo". Ele era assim, levou a procurar a base da reconciliao e da cincia, filosofia e religio em comum o reconhecimento da realidade irreconhecvel como o objeto de constante busca do homem e de culto. A no-existncia do Absoluto impensvel; positivamente todos os esforos para saber qual o resultado absoluto em contradies. Spencer's adversas crtica de todo conhecimento e crena, enquanto que ofeream nenhum insight sobre a natureza ltima da realidade, assenta em pressupostos flagrante. A presuno de que cada idia "simblica", que no pode ser nitidamente percebido no pensamento to arbitrrio para ser decisivo contra o seu sistema inteiro, e um pr-julgamento, e no um cnone da vlido indutivas crtica, que ele utiliza constantemente. A partir do fato de que ns podemos formar nenhuma concepo do infinito, como um objeto ou imagem que lembrar de uma cena, ele no segue que no temos nenhuma apreenso do Infinito. Estamos constantemente apreender coisas das quais ns podemos distintamente frame nenhuma imagem mental. Spencer apenas o pitoresco contrasta com a nossa unpicturable formas de pensamento, usando o antigo para criticar negativamente a este ltimo. As contradies que ele descobre so todos redutvel a esse contraste com definitivos indeterminado de pensamentos e desaparecem quando temos em mente um verdadeiro Infinito de perfeio, e no uma lgica absoluta. Spencer's tentativa de interromper definitivamente a mera afirmao de que existe o Absoluto ele mesmo revelou-se impossvel.

Ele freqentemente descreve o irreconhecvel como o "Power manifestando-se em fenmenos". Esta descrio fsica um resgate de sua prpria posio e um virtual aceitao do princpio do tesmo, o que conhecido atravs do Absoluto, para alm de no, as suas manifestaes. Se o absoluto pode ser conhecida como potncia fsica, certamente que ele pode ser Inteligente pessoais conhecido como Power, por no ter o menor, mas o mais elevado, as manifestaes de poder conhecer a ns como a base para uma concepo menos inadequada. Blank existncia no um local de paragem definitiva pensamento humano. O curso apenas racional conceber a Deus sob a mais alta manifestao de Si e ao faz-lo enquanto se lembrar que estamos a descrever, no definindo, Sua natureza abismal. No uma questo de Deus degradante para o nosso nvel, mas de conceb-Lo no abaixo desse nvel to inconsciente energia. Spencer's nova tentativa de esvaziar a religio ea cincia racional dos respectivos contedos, de forma a deixar em branco apenas um smbolo para a captao ou objeto final de ambos, uma grosseira confuso, novamente, do indeterminado de pensamento com o infinito da realidade. A religio inteiramente cortada de crena, culto, e de conduta nunca existiu. A religio deve conhecer seu objeto de alguma forma ou de ser mera emoo irracional. Todos religio reconhece mistrio, a verdade ea realidade imperfeitamente conhecida, no totalmente irreconhecvel. A distino de "fenmenos de conhecvel irreconhecvel realidade por detrs fenmenos" desfaz-se, a cada passo, e Spencer bem ilustra o quo fcil engano simplificado pensamentos para o original simplicities das coisas. Sua categoria do desconhecido um receptculo convenientes para um pode escolher qualquer coisa que ponha em questo, pois no racional declarao sobre o seu contedo possvel. Na verdade, Spencer calmamente afirma a identidade dos dois "unknowables" da Religio e da Cincia, sem que aparea percebemos que nem em razo nem segundo as suas prprias princpios existe qualquer fundamento para esta maioria das afirmaes dogmticas. VI. O poder de saber

O principal fato divulgado em nosso senso-conhecimento a de que existe um objeto externo, uma sensao que no se tem verificado. O que ns percebemos diretamente a presena do objeto, e no o processo mental. Esta unio vital do sujeito e objeto no prprio ato de conhecimento implica que as coisas harmoniosa e mentes esto relacionados entre si em um sistema de realidade. O real est envolvida em actos de nossa percepo, e de qualquer teoria que negligencia a ter em conta este facto bsico despreza os dados da experincia directa. Ao longo de todo o processo de nosso conhecimento, a mente tem realidade, fundamentalmente, pelo menos, para o seu objeto. O segundo facto de o nosso conhecimento que as coisas so conhecidas em funo da natureza do knower. Podemos conhecem o verdadeiro objeto, mas a extenso desse conhecimento depender do nmero e grau de manifestaes, como sobre as condies reais de nossos poderes mentais e corporais. Qualquer que seja o resultado alcanado por psiclogos ou por fsicos em seu estudo sobre a gnese do conhecimento ou da natureza da realidade, no pode haver dvidas de que o testemunho da conscincia da existncia de uma realidade "que no ns prprios". O conhecimento , portanto, proporcional ao manifestaes da oposio e com a natureza e as condies de saber objecto. A nossa competncia para conhecer Deus no excepo a esta lei geral, o norespeito das quais a debilidade do Agnosticismo, como o respeito de que a fora do tesmo. O pivot pressuposto agnstica em sistemas geralmente que pode saber da existncia de uma coisa e ainda permanecem na mais completa ignorncia da sua natureza. O processo do nosso conhecimento, a contrastar com o objeto supostamente conhecidas. O resultado deste contraste fazer com que os conhecimentos no aparecem como relatrios, mas como transformar, realidade, e para tornar o objeto aparecer como qualitativamente diferente do conhecimento que temos da mesma, no pode, portanto, intrinsecamente incognoscvel. Este pressuposto de toda a questo suscita.

Existe nenhuma razo vlida para considerar o estmulo da sensao fsica como "realidade pura e simples", ou como o ltimo objeto de conhecimento. Conceber o conhecimento como modificar o objeto torn-lo intil, e que contradizem o testemunho da conscincia. No podemos, portanto, saber da existncia de uma coisa, e permanecem na mais completa ignorncia da sua natureza. O problema de Deus na knowableness levanta mais ou menos quatro perguntas distintas: existncia, a natureza, a possibilidade do conhecimento, da possibilidade de definio. No tratamento destas, o Agnstico separa as duas primeiras, que ele deveria combinar, e combina os dois ltimos, que ele deveria separar. As duas primeiras questes, embora distintos, so inseparveis no tratamento, pois no temos um insight sobre a natureza direta de nada e tem de se contentar em estudar a natureza de Deus atravs das manifestaes indirectas Ele faz de si mesmo suas criaturas. O agnstico, ao tratar a questo de Deus na natureza para alm da questo da existncia de Deus, corta-se possvel somente a partir do conhecimento dos meios naturais e, em seguida, gira sobre a converter o seu mtodo de culpa em uma filosofia do incognoscvel. s por estudar as manifestaes do Absoluto e que possamos juntos rodada fora e preencha o conceito da antiga por meio deste ltimo. A idia de Deus no pode ser totalmente analisados para alm de as evidncias, ou de "provas". Deduo necessidades do companheiro processo de induo para ter sucesso neste caso. Spencer ignorado este fato, o qual St. Thomas admiravelmente observado em seus clssicos tratamento do problema. A questo de saber Deus no o mesmo que a questo da definio Ele.

Os dois no agentam ou falham em conjunto. Ao identificar os dois, o Agnstico confunde "incapacidade de definir" com "total incapacidade de saber", que so problemas distintos a serem tratados separadamente, uma vez que ficam aqum do conhecimento maio definio e continua a ser o conhecimento. Spencer, fornece o exemplo tpico.

Ele admite que o inqurito sobre a natureza das coisas conduz inevitavelmente ao conceito de Absoluto Existncia, e aqui o seu saber de confuso com a definio obriga-oa parar. Ele no pode descobrir o isolado no conceito da Absoluto as trs condies da relao de semelhana, ea diferena, necessria para defini-la. Ele alega que nenhuma razo direta semelhana, nenhum acordo na posse das mesmas qualidades idnticas, possvel entre o Absoluto eo mundo das coisas criadas. O Absoluto no pode ser definido ou classificado, no sentido de serem levados para as relaes genricas ou especficas de acordo com quaisquer objectos que sabemos ns moldura ou qualquer conceitos. Esta no foi descoberta de Spencer's. Os Padres da Igreja Oriental, na sua assim chamada "teologia negativa", refutou o pretensioso conhecimento da Gnostics sobre este mesmo princpio, que o Absoluto transcende todos os nossos esquemas de classificao. Mas Spencer estava errado em negligenciar a ter em conta a considervel quantidade de positivo, embora no seja estritamente definida, o conhecimento contido nas afirmaes que ele faz em comum com o Theist, de que Deus existe. O Absoluto, estudados luz das suas manifestaes, e no na escurido de isolamentos, divulga-se a nossa experincia como Originrio Fonte. Entre as Manifestaes e da Fonte existe, portanto, alguma relao. No uma semelhana direta, na prpria natureza do caso. Mas existe um outro tipo de semelhana que inteiramente indireta, a semelhana de duas propores, ou Analogia. A relao de Deus em Sua natureza absoluta deve ser, proporcionalmente, pelo menos, a mesma que a de criaturas para a deles. No entanto infinita a distncia ea diferena entre os dois, esta relao proporcional das existe semelhana entre eles, e suficiente para fazer alguns conhecimentos da antiga possvel graas a este ltimo, porque ambos so proporcionalmente iguais, ao passo que em ser infinitamente variados e atributos. A Fonte deve precontain Originrio, em uma maneira infinitamente transcendente, o perfeies dimly refletido no espelho da Natureza. Deste, o princpio da causalidade, entendido objectivamente, ampla mandado.

Spencer's trs condies para o conhecimento - a saber: relao de semelhana, ea diferena - so, assim, verificado de outro modo, com base proporcional para a sua verdade. As concluses da teologia natural no pode, portanto, ser excludos do domnio da conhecvel, mas s a partir do que o definvel. (Veja analogia.) O processo de conhecer Deus torna-se assim um processo de correco dos nossos conceitos humanos. A correco consiste em elevar a infinita, ilimitada significado o objetivo perfeies discernvel em homens e coisas. Isto conseguido, por seu turno, ao negar a limitao modos imperfeitos e caractersticas distintivas da realidade criada, a fim de substituir esses pelo pensamento do All-perfeito, na plenitude das suas Sendo uma realidade correspondente indiviso s nossas inmeras e distintas, conceitos parciais . luz desta correco aplicada, estamos capacitados para atribuir a Deus as perfeies manifesta em inteligncia, vontade, fora, personalidade, sem tornar o contedo objectivo da nossa idia de Deus meramente humano do magnificada, ou um feixe de negaes. O extremo do antropomorfismo, ou da definio de Deus em termos de homem glorifica-se assim evitado, e os extremos opostos do Agnosticismo descontados. Necessidade obriga-nos a pensar em Deus o parente, dependente caractersticas de nossa experincia. Mas no h necessidade de pensamento obriga-nos a tornar o nosso conhecimento das caractersticas acidentais a prpria essncia do seu ser. A funo de negao, que domina o agnstico, um corretivo, e no puramente negativo, funo, e nossa idia de Deus, inadequados e apenas proporcional, pois , no entanto positiva, true, e vlido de acordo com as leis que regem todos os nossos sabendo. VII. A vontade de acreditar A concepo da f catlica uma empresa parecer favorvel, por conta da autoridade de Deus s verdades reveladas. Ela pressupe a verdade filosfica que existe um Deus pessoal que no pode nem enganar nem ser enganado, a verdade histrica e do fato da revelao. As duas fontes de conhecimento - razo e revelao - completar-se mutuamente. F comea onde termina cincia.

Apocalipse acrescenta um novo mundo de verdade para a soma do conhecimento humano. Este novo mundo da verdade um mundo de mistrio, mas no de contradio. O facto de nenhuma das verdades que cremos em Deus da autoridade contradiz as leis do pensamento humano ou as certezas do conhecimento natural do mundo mostra que a f um mundo de razo mais elevada. A f , por conseguinte, um intelectual favorvel; um tipo de conhecimento distinto do superadded, ainda com a contnua, dos conhecimentos derivados da experincia. Em contraste com essa concepo de f como razo distinto e o que defende a sua opinio generalizada separao absoluta. A palavra conhecimento restrito aos resultados das cincias exatas, a palavra crena alargada a todos os que no podem ser exactamente assim apurada. A atitude passiva do homem de cincia, que suspende julgamento at que as provas foras seu parecer favorvel, assumida no sentido verdade religiosa. O resultado que a "vontade de acreditar" assume uma enorme importncia, em contraste com o "poder de conhecer", e afunda-f ao nvel da crena cega cortada de todas continuidade com o conhecimento. verdade que a vontade, a conscincia, o corao, uma beno divina e cooperar na produo do ato de f, mas no menos verdade que a razo desempenha um papel essencial. A f um acto de inteligncia e vontade, quando devidamente analisados, que divulga intelectual, moral e sentimental elementos. Ns somos seres vivos, no puro raciocnio mquinas, e toda a nossa natureza coopera vital na aceitao da palavra divina. "O homem um ser que pensa toda a sua experincia e acho que devemos proceder a sua experincia religiosa." - Sterrett, "A Autoridade da Liberdade" (Nova Iorque, 1905) p. 56 .-- Onde motivo no entra em tudo, mas temos capricho ou entusiasmo. F no uma persuaso de ser devidamente explicada por referncia ao subconsciente vai-atitudes por si s, motivo de desconfiana, nem uma das suas marcas. Tambm verdade que a atitude do crente, quando comparada com a do observador cientfico, fortemente pessoais, e interessados no objeto de crena. Mas este contraste de atitudes pessoais com impessoal oferece nenhuma justificao para considerar como inteiramente crena cega.

injusto para generalizar estas duas atitudes se excluem mutuamente em filosofias. O ideal de conscincia moral diferente do frio e imparcial, fsico ideal da cincia. Verdades alimentem o que a alma da vida moral, conduta e forma, no pode esperar pela aceitao, como puramente cientfica verdades, at estudos tericos motivo do problema completamente. Eles apresentam distintos motivos para se valorizar a conscincia activa, no para a especulao motivo para contemplar passivamente. Conscincia aprecia o valor moral dos depoimentos, os seus comandos aceitao, e os lances de inteligncia para "ponder-las com parecer favorvel". errado, portanto, que se assemelhar a funo de conscincia de que a razo especulativa, a aplicar-se soluo de questes morais e religiosas dos mtodos das cincias exatas, a dar a este ltimo o monoplio de toda certeza, e para declarar o alm do conhecimento cientfico regio de regio com ausncia de conhecimento e crena cega. Partindo do pressuposto de que os conhecimentos e as definveis so termos sinnimos, os "primeiros princpios do pensamento" so transferidos a partir da categoria do conhecimento de que a crena, mas a transferncia arbitrria. demais para admitir que s ns sabemos o que podemos explicar. O erro est em fazer uma filosofia geral fora de um determinado mtodo de explicao cientfica. Esta crtica se aplica a todas as sistemticas tentativas de dividir a mente em frente hemisfrios do intelecto e vontade, ao divrcio f completamente a partir do conhecimento. A conscincia um e contnuo. Nossas distines nunca deveria equivaler a separaes, nem deve o "pragmatismo" mtodo actualmente em voga ser levantada para a dignidade de uma filosofia universal. "A alma com as suas competncias no formam um todo integrante dividida, ou divisvel, em no-comunicantes compartimentos de inteligncia e vontade, e um potencial inter-penetrao todo". (BAILLIE, "Revue de Philos.", Abril, 1904, p. 468.) Na interao solidria de todos os poderes do homem, as contribuies prestadas por vontade e de conscincia e de aumento da vivificar parcos conhecimento de Deus Ns somos capazes de adquirir pelo raciocnio. VIII. Agnosticismo e da doutrina da Igreja O Agnstico negao da capacidade da razo humana para conhecer Deus se ope directamente F catlica.

O Conselho do Vaticano solenemente declara que "Deus, o incio eo fim de tudo, podemos, pela luz natural da razo humana, ser conhecido com certeza a partir de obras de criao" (Const. De Fide, II, De Rev.) A inteno do Conselho foi a de reafirmar a histrica reivindicao do cristianismo para ser razovel, e para condenar tradicionalismo, juntamente com todas as opinies que negou a razo do poder de Deus sabe com certeza. Religio deixariam de ter qualquer fundamento na razo, os motivos de credibilidade tornar-se-ia intil, a conduta seria cortado a partir de credo, f e ser cego, se a potncia de conhecer Deus com certeza racional foram postas em causa. A declarao do Conselho baseou-se principalmente na escritura, e no em qualquer um dos sistemas de filosofia histrica. O Conselho definiu simplesmente a possibilidade de conhecer Deus do homem, com certeza por motivo para alm da revelao. A possibilidade de conhecer Deus no foi afirmada de qualquer indivduo em particular histricos, a declarao foi limitado ao poder da razo humana, no prorrogado para o exerccio desse poder, em qualquer circunstncia de tempo ou pessoa. A definio, assim, assumiu a funo do objectivo afirmao: o homem pode certamente sabe Deus pela "fsica" poder da razo quando esta estiver bem desenvolvida, apesar de ser revelado "moral" necessrio para a humanidade na maior parte, quando as dificuldades de atingindo um prompt, certo, correto conhecimento de Deus e so levados em conta. Quais eram as condies necessrias para o desenvolvimento do direito motivo, o quanto foi positivo educao necessria para equipar a mente para esta tarefa de Deus e conhecer alguns dos Seus atributos com certeza, o Conselho no professam a determinar. Tambm no comprometem-se a decidir se a funo da razo neste caso o de derivar a idia de Deus inteiramente a partir da reflexo sobre os dados fornecidos pelo bom senso, ou simplesmente trazer para fora em forma explcita, por meio desses dados, uma ideia j instintiva e inata. O antigo ponto de vista, que tinha a preferncia de Aristteles, mas esta ltima perspectiva, a de Plato, no foi condenado.

Anda mungkin juga menyukai