Anda di halaman 1dari 15

INDICADORES DE CICLOS FINANCEIRO E OPERACIONAL: uma abordagem com enfoque na liquidez e rentabilidade das empresas.

Jos A. Moura Aranha (*)

LOCAL E DATA: Campo Grande (MS) agosto de 2001

PALAVRAS-CHAVE: Operacional financeiro - liquidez - rentabilidade.

KEY WORDS: Operational financial liquidity profitability

RESUMO:

A sade financeira das empresas afetada por fatores internos e

externos, alheios sua vontade. Como fatores internos podemos citar a competncia gerencial e o nvel tecnolgico da mesmas; como fatores externos temos as decises governamentais, conjunturas econmicas regionais, nacionais ou as do advento da globalizao. Portanto, a competncia gerencial demonstrada na adequada administrao dos ciclos operacional e financeiro da empresa, pois, so itens que esto relacionados com a sua liquidez e a rentabilidade. ABSTRACT: The financial health of the companies is affected for internal and external factors, out of its intention. How internal factors we can cite the maneage ability and the same technology companies; how external factors have governmental decisions, regional economics conjuncture, national or the global advent. So, the manage ability is demonstrate in the adequate administration of the operational and financial cycles of the companies, then, also that itens are connected with its liquidity and profitability.
(*)

Contador com especializao em Percia e Investigao Contbil, Financeira e Empresarial, mestrando em Contabilidade pela PUC-SP, professor no curso de graduao em Cincias Contbeis da Faculdade Estcio de S de Campo Grande, gerente administrativo do Banco do Brasil S.A. agncia Aeroporto Internacional em Campo Grande MS.

INTRODUO Para uma boa gesto da administrao do capital de giro o administrador financeiro deve tomar decises voltadas principalmente para preservar a liquidez da empresa, contudo sem afetar sua rentabilidade. Quando tais decises so tomadas em desacordo com as exigncias do mercado ou, ainda, contrrias s circunstncias naturais necessrias empresa, os desfechos de tais situaes costumam ser atravs de concordatas e falncias, em conseqncia de usar solues inadequadas na gesto do capital de giro. No gerenciamento dos recursos da empresa, daremos enfoque administrao dos estoques, de duplicatas a receber (clientes) e de fornecedores, por tratarem-se de itens que se bem administrados refletem na liquidez e rentabilidade das mesmas. A liquidez est relacionada com a adequada administrao dos prazos de estoques, de recebimentos e de pagamento, ou seja, a empresa deve buscar o maior prazo junto aos seus fornecedores, maximizar o giro dos estoques e negociar com seus clientes prazos menores, porm, sem afast-los. Com essa prtica, a empresa preserva a sua rentabilidade, porque, uma adequada poltica de administrao dos prazos, desonera a empresa dos custos financeiros com a obteno de recursos de terceiros para suprir a sua necessidade de capital de giro, neste caso, os prazos concedidos pelos fornecedores suprem essa necessidade. O ativo de funcionamento, so valores disposio das empresas, para sua movimentao e produo de novos bens, est representado, principalmente, pelos estoques e duplicatas a receber, j no passivo de funcionamento, temos as duplicatas a pagar a fornecedores das matrias primas, produtos e mercadorias. Neste caso, utilizaremos os indicadores dos ciclo operacional e ciclo financeiro, que abordaremos mais adiante, os quais so importantes para avaliar o controle e a eficincia da gesto do capital de giro. Pretendemos demonstrar neste artigo, que o controle da eficincia da gesto do capital de giro, atravs dos ciclos operacionais e financeiros tm reflexos na liquidez das empresas, atravs do resultado da anlise desses indicadores nos demonstrativos contbeis das empresas Sadia S.A. e Perdigo S.A. com atuao no setor de

alimentos, ocupando a 3 e 5 classificaes por receita operacional bruta, respectivamente, entre as empresas do setor 1 . CICLO OPERACIONAL E CICLO FINANCEIRO Introduo As operaes de uma empresa processam-se de forma contnua, j o balano patrimonial por ser um demonstrativo esttico, no retrata a dinmica por qual passa o patrimnio. Corroborando nesse sentido, encontramos em SILVA (1996:293): O balano da empresa representa sua situao patrimonial em determinado momento, isto , como se fosse uma fotografia que mostra algo de forma esttica, sem refletir sua mobilidade, seu dinamismo. A empresa, em suas operaes, compra, fabrica, estoca, vende e recebe num processo dinmico e contnuo. Ainda, sobre o assunto, afirma ASSAF NETO (2000:177): Na consecuo de suas atividades operacionais, a empresa persegue sistematicamente a produo de bens e servios e, consequentemente, vendas e recebimentos. Procura ela, com isso, a obteno de determinado volume de lucros, os quais possam satisfazer s expectativas de retorno de suas fontes de financiamentos. Para mensurar essa dinmica, a administrao financeira, utiliza a anlise dos ndicadores de prazos mdios, que medem a dinmica e a eficincia da gesto dos recursos alocados ao ativo operacional da empresa.

Indicadores de prazos mdios. Os indicadores de prazos mdios, tambm conhecidos como indicadores de atividade, permitem conhecer a poltica de compra e venda adotada pela empresa, podendo, dessa forma, constatar a eficincia com que os recursos alocados esto sendo administrados, contribuindo tambm para a interpretao da liquidez e rentabilidade da empresa. O administrador financeiro deve interpretar os ndices de forma conjunta, por ser eles as bases fundamentais do ciclo financeiro da empresa.

Os indicadores de prazos mdios so:


1

Prazo mdio de estoques Prazo mdio de recebimentos

Revista Exame Maiores e Melhores julho/2001

Prazo mdio de pagamentos

Prazo Mdio de Estoques A Administrao Financeira, tem dedicado captulo especial sobre a administrao dos estoques, conforme conceitua BRAGA (1995:101) Podemos dizer que a administrao dos estoques busca o equilbrio entre os aspectos operacionais e financeiros e isto tambm pode significar a constante soluo de conflitos de interesses entre rea financeira e as demais reas envolvidas. Os conflitos envolvem as reas de produo que tem seu foco na manuteno de estoques de matrias-primas em nveis de segurana, enquanto que a rea comercial estar focada na manuteno de nveis de estoques de produtos que lhe permita atender com tranqilidade todos os pedidos dos seus clientes. Na administrao dos estoques deve ser levado em conta os fatores: custo de capital, custo das instalaes, custos dos servios e riscos de estocagem. O custo de capital se traduz no volume de recursos investidos nos materiais e produtos estocados, nas instalaes e nos equipamentos necessrios para a movimentao fsica e armazenagem. O custo de instalaes, envolvem o custo de aluguis, impostos, taxas, manuteno, limpeza, refrigerao, seguro e depreciaes. J o custo dos servios compreendem os gastos com mo-de-obra utilizada na recepo, movimentao e controles administrativos. Os riscos so os relativos a furtos, deteriorao, obsolescncia, conjunturas de mercado, etc. Como podemos observar, a administrao de estoques e um assunto complexo, entretanto, para o administrador financeiro, importante calcular a sua rotao e interpretar o ndice e seus reflexos na liquidez e rentabilidade da empresa. Dessa forma, quem administra estoques deve saber que o indicador de prazo mdio de estoques exprime o nmero de dias, em mdia, em que os estoques ficam armazenados na empresa antes de serem vendidos, ou ainda, o nmero de dias em que os estoques so renovados (ou vendidos). Quanto menor o prazo, melhor.

O ndice obtido pela seguinte frmula:

Saldo Mdio de Estoques PME = ---------------------------------- X Dias do Perodo Custo das Vendas

Prazo Mdio de Recebimentos

As vendas a prazo de uma companhia devem seguir uma poltica de crdito que seja adequada ao perfil da sua atividade, uma vez que, conceder crdito significa assumir custos e riscos inexistentes na modalidade de vendas vista. Por outro lado, a concesso de prazo propicia a ampliao dos nveis operacionais, ganho de escala, alm do favorecimento do escoamento da produo, aumento do giro dos estoques e permisso da ampliao das atividades das empresas prestadoras de servios. A conta clientes ou duplicatas a receber, geralmente tem valor relevante no ativo circulante, representando custos de produo e vendas, impostos sobre vendas e lucro bruto ainda no realizados, porque ao converter estoques em crditos a receber, as empresas continuam suportando os referidos custos que tem incidncia direta sobre os saldos a receber. O indicador de prazo mdio de recebimento indica o tempo decorrido, em mdia, entre a venda de seus produtos e o efetivo ingresso de recursos. O ideal que o recebimento das vendas se efetue no menor prazo possvel. O clculo do prazo mdio de recebimento efetuado pela seguinte frmula:
Saldo Mdio de Clientes PMR = --------------------------------------- X Dias do Perodo Receita Operacional Bruta

Prazo Mdio de Pagamentos Os saldos de fornecedores ou duplicatas a pagar, representa para a empresa uma fonte de recursos cclicos, j que so decorrentes do ciclo operacional da empresa, e no representam custo explcito, podendo, dessa forma, a administrao financeira mant-los pelos valores mximos possveis.

O prazo mdio de pagamentos, representa o prazo, em mdia, que a empresa vem obtendo de seus fornecedores para pagamento das compras de matrias-primas e/ou mercadorias. Quanto maior o prazo, melhor. A frmula a seguinte:
Saldo Mdio de Fornecedores PMP = ---------------------------------------- X Dias do Perodo Montante de Compras

Desse modo, verificamos como determinar os indicadores de prazos mdios, mediante a aplicao das frmulas demonstradas, que constituem a base para determinar o ciclo operacional e financeiro de uma determinada empresa, indicadores muito importantes para o controle da eficincia da gesto do capital de giro.

CICLO OPERACIONAL O ciclo operacional indica o intervalo de tempo decorrido entre o momento em que a empresa adquire as matrias-primas ou mercadorias e o momento em que recebe o dinheiro relativo s vendas. Portanto, refere-se ao perodo (em mdia) em que os recursos esto investidos nas operaes sem que tenha ocorrido as correspondentes entradas de caixa. Nesse caso, o capital de giro ou parte dele, financiada pelos fornecedores que concedem prazo para pagamento. O ideal que a empresa consiga maximizar os prazos junto aos fornecedores. Devemos considerar que as empresas apresentam ciclos operacionais diferentes em decorrncia da atividade que cada uma delas exercem, porque cada atividade tem caractersticas prprias. O ciclo de operao de uma empresa agrcola que cultiva soja seguramente diferente de outra que cultiva laranja, o de uma indstria siderrgica diferente de uma empresa de loja de departamentos. Para determinao do ciclo operacional nos valemos dos clculos dos prazos mdios, mediante a aplicao da seguinte frmula:
CO = PME + PMR
CO = Ciclo Operacional PME = Prazo Mdio de Estoques PMR = Prazo Mdio de Recebimentos

Considerando que uma determinada empresa apresente um PME de 63 dias e um PMR igual a 113 dias, podemos representar o ciclo operacional da seguinte forma:
CICLO OPERACIONAL Compra Vende Recebe

PME = 63 dias

PMR = 113 dias

176 dias (CO)

30

60

90

120

150

180

dias

CICLO FINANCEIRO O ciclo financeiro representa, em termos mdios, o tempo decorrido entre o instante do pagamento dos fornecedores pelas matrias-primas ou mercadorias adquiridas e o recebimento das vendas efetuadas. Em outras palavras, o perodo em que a empresa necessita ou no de financiamento complementar do seu ciclo operacional. A apurao do ciclo financeiro evidencia qual o prazo que a empresa financia seus cliente, com recursos prprios ou de terceiros. Quanto maior for o ciclo financeiro, mais necessidade a empresa tem de obteno de financiamento complementar para o giro de seus negcios. Se obtido de fontes onerosas, poder provocar reduo da rentabilidade e contribuir para eventual insolvncias da empresa.

O ciclo financeiro obtido pela seguinte frmula:

CICLO FINANCEIRO (CF) = PME + PMR PMP ou CO - PMP CO = Ciclo operacional PME = prazo mdio de estoques PMR = prazo mdio de recebimentos PMP = prazo mdio de pagamentos

Com base no exemplo do ciclo operacional e considerando um PMP de 68 dias, podemos representar o ciclo financeiro:

_____________CICLO OPERACIONAL _________________________________________


Compra Vende

176 dias

Recebe

PME = 63 dias

PMR = 113 dias

PMP = 68 dias

Ciclo Financeiro = 108 dias


Paga

Compra

Analisando o quadro, conclumos que no exemplo a empresa apresentou um ciclo financeiro de 108 dias. Isto significa que a companhia paga seus fornecedores 68 dias aps a compra, e somente 108 dias aps esse pagamento, receber o valor das vendas a seus clientes. Para financiar seus clientes por 108 dias a empresa poder, utilizar de recursos prprios ou recorrer a fontes onerosas de recursos, por exemplo, descontos de duplicatas ou outros emprstimos para capital de giro, com conseqente aumento de despesas financeiras, com reflexos na rentabilidade dos negcios. Caso a empresa disponha de capital prprio, teremos que considerar o custo de

oportunidade que corresponde ao retorno que a mesma obteria se aplicados no mercado financeiro, por exemplo. Verificamos ainda, que os prazos de estocagem e de recebimento afetam significativamente as necessidades de recursos para financiamento do giro das operaes. Portanto, uma boa gesto empresarial revela-se muito pela competncia na administrao dos prazos mdios, expressos atravs do ciclo financeiro. As competncias de uma boa gesto revelada pelas seguintes estratgias: a) obteno de maiores prazos dos fornecedores; b) concesso de menores prazos ou antecipao do recebimento de

duplicatas com o oferecimento de descontos como poltica de estmulo aos clientes, desde que economicamente justificveis; c) elevao do giro dos estoques.

ESTUDO DE CASO Abordagem sobre os ciclos financeiro e operacional

Conforme definidos nos objetivos deste artigo, realizamos estudo dos ciclos operacionais e financeiros das companhias abertas Perdigo S.A. e Sadia S.A., por serem empresas com as mesmas caractersticas operacionais, concorrentes no mercado e com liderana no setor de alimentos. As informaes abaixo, obtidas nos balanos publicados referem-se aos demonstrativos contbeis consolidados.

Perdigo S.A. Extrato do Balano Patrimonial Consolidado - R$ mil. Ativo Ativo Circulante Disponibilidades Aplicaes Financeiras Clientes Estoques Outros direitos Total do Ativo Circulante Ativo Realizvel a Longo Prazo Ativo Permanente Total do Ativo Passivo Passivo Circulante Instituies Financeiras Adiant.Contratos de Cambio Debntures Fornecedores Salrios e Obrigaes Sociais Obrigaes Tributrias Participaes, Juros e Dividendos Outras obrigaes Total do Circulante Passivo Exigvel a Longo Prazo Patrimnio Lquido Total do Passivo Fonte: Gazeta Mercantil de 01.03.2000 e 09.03.2001. Ano 2000 Ano 1999 Ano 1998

13.647 642.536 212.243 262.035 64.828 1.195.289 130.441 908.282 2.234.012 Ano 2000 491.918 191.975 10.026 127.281 39.837 33.101 10.533 16.455 921.126 743.158 569.728 2.234.012

10.205 333.385 138.935 218.315 49.905 750.348 357.548 759.044 1.866.940 Ano 1999 303.405 223.491 208 111.558 35.401 19.801 6.503 18.176 718.543 624.734 523.663 1.866.940

5.860 367.803 119.822 139.453 48.893 681.831 158.410 620.132 1.460.373 Ano 1998 293.352 173.202 91 57.504 30.918 23.596 9.556 10.483 598.702 379.473 482.198 1.460.373

Outras informaes Receita operacional bruta Custo dos produtos vendidos Montante das compras (*) (*) Valor obtido pela frmula:

Ano 2000 2.066.406 1.336.000 1.379.720

Ano 1999 1.801.056 1.112.855 1.191.717

Ano 1998 1.414.786 903.854 -- -

10

(MC = CPV + ESTOQUE FINAL ESTOQUE INICIAL) Fonte: Gazeta Mercantil de 01.03.2000 e 09.03.2001.

Aplicando os conceitos acima definidos, podemos proceder aos clculos dos ndices.
ndices Prazo Mdio de Estoques Ano 2000 R$ mil 218.315 + 262.035/2 -------------------------- x 360 = 65 1.336.000 138.835 + 212.243/2 --------------------------- x 360 = 31 2.066.406 111.558 + 127.281/2 ---------------------------- x 360 = 31 1.379.720 65 + 31 = 96 Ano 1999 R$ mil 139.453 + 218.315/2 --------------------------- x 360=58 1.112.855 119.822 + 218.315/2 --------------------------- x 360=34 1.801.056 57.504 + 111.558/2 --------------------------- x 360 = 26 1.191.717 58 + 34 = 92

Prazo mdio de recebimentos

Prazo mdio de pagamentos

Ciclo operacional (CO = PME + PMR) Ciclo financeiro (CF = CO PMP) 96 31 = 65 92 26 = 66

SADIA S.A Extrato do balano patrimonial consolidado R$ mil Ativo Ativo Circulante Disponibilidades Aplicaes financeiras Clientes Impostos a compensar Estoques Outros crditos Bens destinados venda Despesas antecipadas Impostos diferidos Total do circulante Ativo Realizvel a Longo Prazo Ativo Permanente Total do Ativo Passivo Passivo Circulante Emprstimos e financiamentos Fornecedores Adiantamento de clientes Salrios e encargos a pagar Impostos e contribuies a recolher Dividendos a distribuir Proviso para frias Ttulos a pagar Outras obrigaes Total do Passivo Circulante Passivo Exigvel a Longo Prazo Resultado de Exerccios Futuros Patrimnio Lquido Total do Passivo Fonte: Gazeta Mercantil de 01.03.2000 e 15.03.2001 Ano 2000 24.037 199.417 312.677 55.344 529.897 63.844 45.137 5.240 20.138 1.255.731 925.564 1.099.032 3.280.327 Ano 2000 1.311.451 158.193 2.442 12.201 32.189 25.160 31.947 --83.281 1.656.864 674.962 --948.501 3.280.327 Ano 1999 22.210 323.369 370.742 76.590 539.484 34.541 51.469 5.263 --1.423.668 849.741 1.096.465 3.369.874 Ano 1999 1.291.198 215.212 4.663 18.461 41.457 26.918 32.860 82.000 91.742 1.804.511 659.893 14.127 891.343 3.369.874 Ano 1998 22.031 360.376 245.585 84.669 337.664 52.272 23.573 3.917 --1.130.087 245.976 630.349 2.006.412 Ano 1998 546.723 112.386 2.456 8.121 23.956 25.891 28.514 --43.388 791.435 410.957 --804.020 2.006.412

Outras informaes Receita operacional bruta Custo dos produtos vendidos Montante das compras (*)

Ano 2000 3.257.944 2.177.430 2.167.843

Ano 1999 3.145.990 1.972.776 2.174.596

Ano 1998 2.654.161 1.648.863 -- -

11

(*) Valor obtido pela frmula: MC = CPV + ESTOQUE FINAL ESTOQUE INICIAL Fonte: Gazeta Mercantil de 01.03.2000 e 15.03.2001.

Novamente aplicando os conceitos, podemos proceder aos calcular dos ndices de prazos mdios e os ciclos operacional e financeiro.
ndices Prazo Mdio de Estoques Ano 2000 R$ mil 539.484 + 529.897/2 -------------------------- x 360 = 88 2.177.430 370.742 + 312.677/2 --------------------------- x 360 = 38 3.257.944 215.812 + 158.193/2 ---------------------------- x 360 = 13 2.167.843 88 + 38 =126 Ano 1999 R$ mil 337.664 + 539.484/2 --------------------------- x 360= 80 1.972.776 245.585 + 370.742/2 ----------------------------- x 360= 35 3.145.990 112.386 + 215.212/2 --------------------------- x 360 = 27 2.174.596 80 + 35 =115

Prazo mdio de recebimentos

Prazo mdio de pagamentos

Ciclo operacional (CO = PME + PMR) Ciclo financeiro (CF = CO PMP) 126 13 = 113 115 27 = 88

Abordagem sobre os indicadores de liquidez Inicialmente afirmamos que os indicadores de prazos mdios tm reflexos na liquidez das empresas. Para confirmar o nosso ponto de vista, passaremos anlise dos ndices de liquidez das empresas objeto de nosso estudo.

ndices de liquidez Os ndices de liquidez so medidas de avaliao da capacidade financeira da empresas em satisfazer os compromissos para com terceiros, evidenciando quanto que a empresa dispe de bens e direitos em relao s obrigaes assumidas no mesmo perodo, ou seja, os indicadores de liquidez demonstram a capacidade de pagamento de determinada empresa e saldar seus compromissos a curto e longo prazo. Os ndices de liquidez mais conhecidos so: Liquidez corrente Liquidez seca Liquidez geral

Liquidez corrente (LC).

12

Indica quanto a empresa possui em dinheiro, clientes, estoques e em direitos realizveis a curto prazo, para pagar suas dvidas a curto prazo (fornecedores, emprstimos e financiamentos, e outras obrigaes). Mede portanto, a capacidade de pagamento da empresa a curto prazo. O ndice obtido pela seguinte frmula:
Ativo circulante (AC) LC = ----------------------------------------Passivo circulante (PC)

Liquidez seca (LS). Este ndice uma medida mais rigorosa para avaliao da liquidez da empresa. Indica o quanto poder dispor de recursos circulantes, sem vender seus estoques, para fazer frente a suas obrigaes de curto prazo. Obtemos o ndice pela seguinte frmula:
Ativo circulante (AC) estoques (E) LS = -------------------------------------------------Passivo Circulante (PC)

Liquidez Geral (LG). Indica quanto a empresa possui de recursos a curto e longo prazos, para fazer face a suas dvidas totais, indicando a capacidade de pagamento da empresa a curto e longo prazo. O indicador obtido pela seguinte frmula:
Ativo circulante (AC) + Ativo realizvel a longo prazo (ARLP) LG = ------------------------------------------------------------------------------------Passivo circulante (PC) + Passivo exigvel a longo prazo (PELP)

Os resultados obtidos traduzem o quanto a empresa dispe de recursos pagar cada R$ 1,00 que possui de dvidas. Com base nos conceitos acima, empresas objetos:
Perdigo S.A. R$ mil ndices LC LS LG 2000 1.195.284 / 921.126 = 1,30
Ano Ano 1999 750.348 / 718.543 = 1,04

procedemos aos clculos dos ndices das

933.254 / 921.126 = 1,01 1.195.289 + 130.441 ------------------------------ = 0,80 921.126 + 743.158

532.033 / 718.543 = 0,74 750.348 + 357.548 -------------------------- = 0,82 718.543 + 624.734

13

Sadia S.A R$ mil. ndices LC LS LG


Ano 2000 725.834 / 1.656.864 = 0,44 1.255.731 / 1.656,864 = 0,76 1.255.731 + 925.564 ----------------------------- = 0,94 1.656.864 + 674.962 Ano 1999 884.184 / 1.804.511 = 0,49 1.423.668 / 1.804.511= 0,79 1.423.668 + 849.741 --------------------------- = 0,92 1.804.511 + 659.893

Para uma melhor compreenso apresentamos quadro comparativo dos resultados obtidos.
Perdigo Indicadores Ciclo operacional Ciclo financeiro Liquidez corrente Liquidez seca Liquidez geral
Ano

Sadia 1999
Ano

2000

Ano

2000

Ano

1999

Comparao Perdigo, melhor Perdigo, melhor Perdigo, melhor Perdigo, melhor Sadia, melhor

96 dias 65 dias 1,30 1,01 0,80

92 dias 66 dias 1,04 0,74 0,82

126 dias 113 dias 0,44 0,76 0,94

115 dias 88 dias 0,49 0,79 0,92

CONCLUSO

Conforme evidenciado no quadro comparativo retro, a empresa Perdigo vem administrando com mais eficincia seus prazos mdios, apresentando ciclo

operacional e financeiro com menor intervalo de tempo em relao a empresa concorrente. A gesto dos indicadores de atividades operacional da Perdigo, confirmam o nosso ponto de vista inicial, no que diz respeito aos seus reflexos na liquidez da empresa, pois, com os resultados obtidos podemos afirmar: a) a Perdigo apresenta melhor performance de liquidez em relao a companhia similar, ou seja, demonstra melhor capacidade de pagamento no curto prazo, portanto, uma capacidade mais prxima do atual

desempenho das suas operaes; b) melhor capacidade de financiar suas necessidades de capital de giro; c) a Sadia ao contrrio, apresenta indicadores de liquidez abaixo de uma unidade, evidenciando capacidade de pagamento inferior a empresa concorrente, podendo for-la a recorrer a fontes onerosas de recursos

14

para suprir sua necessidade de capital de giro, incorrendo-a em despesas financeiras que contribuiro para um menor resultado lquido

comprometendo sua rentabilidade.

Na revista Exame Melhores e Maiores (2001:84), a Sadia apresenta uma rentabilidade do patrimnio de 5,2% e a 32 empresa privada por vendas, enquanto que a Perdigo figura com uma rentabilidade de 8,4%, e a 54 empresa por faturamento. Esses fatos confirmam os objetivos deste artigo em que a liquidez e rentabilidade esta relacionada com a adequada gesto por parte da administrao financeira da empresa, dos ciclos financeiro e operacional, fazendo assim com que a companhia mantenha sua capacidade de solver compromissos assumidos,

remunerando com mais eficincia os capitais investidos pelos proprietrios e preservando sua continuidade.

BIBLIOGRAFIA ARANHA, Jos A. Moura. Anlise avanada de empresas. Revista gora. Campo Grande, (1):25-30, 2001. ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e anlise de balanos. Um enfoque EconmicoFinanceiro. 5.ed.So Paulo: Atlas, 2000. VILA FILHO, Francisco. Manual de anlise avanada de crdito. So Paulo: IBCB, 1992. BRAGA, Hugo Rocha. Demonstraes contbeis. Estrutura, anlise e interpretao. 4.ed. So Paulo: Atlas, 1992 BRAGA, Roberto. Fundamentos e tcnicas de administrao financeira. So Paulo: Atlas, 1995. CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Princpios fundamentais de contabilidade e normas brasileiras de contabilidade. Braslia: CRC, 2000. EXAME. Melhores e Maiores. So Paulo: Abril, jul/2001. GAZETA MERCANTIL. So Paulo: mar/2000-2001.

15

GROPPELLI, A. A, NIKBAKHT, Ehasan. Administrao financeira. So Paulo: Saraiva, 1998. INSTITUTO BRASILEIRO DE CONTADORES. Normas internacionais de contabilidade. So Paulo: IBRACON, 1998. IUDCIBUS, Srgio de. Teoria da contabilidade. 5.ed. So Paulo: Atlas, 1997. _________, MARTINS, Eliseu, GELBCKE, Ernesto Rubens. Manual de

contabilidade das sociedades por aes. 4.ed. So Paulo: Atlas, 1995. _________. Anlise de balanos. 7.ed. So Paulo: Atlas, 1998. MATARAZZO, Dante Carmine. Anlise financeira de balanos. 5.ed. So Paulo:Atlas, 1998 PADOVEZE, Clvis Luis. Anlise do ndice de liquidez sob o conceito de avaliao econmica da empresa. Revista Brasileira de Contabilidade. Braslia, (124): 42-53; jul/ago. 2000. SCHRICKEL, Atlas,1999. SILVA, Jos Pereira da. Anlise financeira das empresas. 3.ed. So Paulo: Atlas, 1996. WALTER, Augusto Milton. Introduo anlise de balanos. So Paulo: Saraiva, 1977. Wolfgang Hurt. Demonstraes financeiras. 2.ed.So Paulo:

Anda mungkin juga menyukai