Anda di halaman 1dari 7

Apuntes 12/03/2012

- Weber situa o estado como sendo Estado Moderno. Seu surgimento est ligado racionalizao da gesto. - Destaca-se no mesmo a burocracia e o direito racional. - Weber faz a conexo entre o surgimento do Estado Moderno e o desenvolvimento do capital - A Racionalidade de que trata a instrumental (ou racional) - diz respeito fins. - Racionalizar: o meio indicado para atingir um fim. - Religio no determina o comportamento econmico, so coisas que se acompanham. - O direito legitima a constituio da burocracia, formalizando suas regras. - O direito (provindo do romano) leva a igualizao dos indivduos perante as leis, ou seja, em tese, estabelece princpios e pena aplicveis a todos os indivduos. - Weber diz que o capitalismo s pode se desenvolver num estado racional (porm isso no um condicionante nico, no condio suficiente) - Por mais que a forma de surgimento seja diferente, h convergncia na formao dos estados a partir de determinado perodo histrico; ou seja, cidades- estados, imprios, estados nacionais caminham para se constiturem como estado. - Um estado nacional possui vrias nacionalidades.

Apuntes 19/03/2012
- Segundo a professora, a obra de Engels A Origem da Famlia, Propriedade e Estado baseia-se num trabalho antropolgico superado; - A primeira separao de classes na barbrie entre senhor e escravo; depois, a terra passa a ser considerada propriedade para as famlias - A terceira diviso do trabalho com produtores e comerciantes, em que os produtores so explorados. - A professora ainda apresenta a relao poltica e econmica com base na obra de Engels, aplicada sociedade capitalista atual

Estado

Dominantes Dominados O estado seria, portanto a base legal para a explorao - importante salientar que nesta concepo, o estado encontra-se separado da classe dominante, no entanto, em termos prticos, nota-se que o Estado ainda controlado pelas classes dominantes para legitimar sua prpria dominao. - A aparncia da neutralidade maior no capitalismo pela base jurdica concedida ao Estado - O estado est l para manter a ordem prola de uma pessoa desconhecida na aula; - ponto da aula anterior: As pessoas da sala(algumas s) acreditam que o patriotismo inflado pelo esporte ser suficiente para alienao das classes economicamente inferiores a ponto de mobilizar a massa popular para um conflito militar. Viso limitada e determinista por sinal. A obrigatoriedade do servio militar no Brasil um exemplo de que este tipo de anlise vai muito alm de uma mera suposio pessoal, pois envolve aspectos culturais e histricos que variam muito de acordo com a sociedade em questo. - Condies para surgimento do Estado (como sendo necessidade do capitalismo): propriedade privada, diviso do trabalho e constituio de classes sociais - Weber concebe o estado com neutralidade, enquanto no marxismo evidente que o mesmo instrumento na dominao - No exigir de Engels uma antropologia moderna. - Clastres: A sociedade sem estado (no seu texto, alis, se mostra contra o Estado) aquela que recusa as relaes de poder existentes numa sociedade com Estado (ele no afirma, no entanto d margem questionamento de uma sociedade sem estado remete uma perspectiva etnocntrica. - Negao da chefia - O chefe no tem sequer poder de convencimento, de influencia, para sobrepor suas vontades. A vontade da sociedade sempre superior - No h alienao do trabalho, pois de subsistncia.

19/03/2012

18 brumrio
- Marx afirma que o proletariado no deve se apoderar da mquina burguesa do Estado. preciso destru-la e instaurar uma ditadura do proletariado - Segundo Marx, os homens fazem sua histria no como, mas sob circunstancias que lhe so impostas com base no passado. - No episdio do 18 brumrio, a burguesia chega ao poder atravs de um levante do proletariado - A burguesia est sempre calculando meticulosamente suas aes a fim de conseguir seus intentos, manipulando e at bloqueando o proletariado - O povo nada mais era do que massa de manobra, quem disputava realmente o poder eram grupos da prpria burguesia. - Bonaparte mostrado por Marx ora defendendo interesses burgueses, ora defendendo o proletariado - Portanto desmistificada a imagem de grande lder popular de Bona, mostrando-o como repulsivel, capaz de tudo para atingir seus interesses pessoais; cria inclusive a sociedade 10 de dezembro sob a mscara de entidade beneficente, mas que na verdade servia para atender os interesses de Bonaparte - Marx deixa claro na obra que o proletariado no pode se levantar com aes desarticuladas e que deve-se prestar muita ateno aos falsos representantes do povo que utilizam de seu carisma para manipular as massas e satisfazerem suas metas e planos pessoais.

23/03/2012 Manifesto do Partido Comunista!


- feito um levantamento histrico e apontado que durante todo o curso da histria existiram distintas classes, em que uma sempre oprimia a outra. A opressora hoje a burguesia e a oprimida o proletariado - No entanto o antagonismo hoje muito mais evidente pelo fato da sociedade estar praticamente dividida somente em burguesia e proletariado; classes estas que se enfrentam diretamente - A burguesia conquistou a dominao poltica exclusiva com o sistema poltico de democracia representativa. O estado serve, portanto, para atender os interesses burgueses - A burguesia ainda transformou inclusive as profisses mais venerveis e reverenciadas em relaes de dinheiro; transformou a dignidade em uma relao de troca

- As liberdades conquistadas foram suprimidas e deram lugar a liberdade de compra e venda (comrcio) com apoio de iluses polticas e religiosas - Novas necessidades foram criadas, substituindo as anteriores de mais fcil suprimento; a propriedade foi ainda concentrada em poucas mos - A superproduo do capitalismo gera sucessivas crises, que so enfrentadas com precarizao do trabalho do proletariado e guerras para conquista de novos mercados. - As conquistas materiais do proletariado so apenas provisrias, o que deve ficar o esprito de unio da classe. - A supresso da propriedade privada proposta pelos comunistas j tem sido feita pelo prprio capitalista, pois a maior parte da populao no tem acesso a maior parte dos bens. - Propriedade privada, no comunismo, no proibida, desde que dependa da subjugao de trabalho alheio. - A burguesia reduziu inclusive os laos de famlia a relaes de dinheiro - Os operrios no tm ptria, essa uma noo da burguesia, um instrumento de opresso. - O comunismo prope uma livre associao e livre desenvolvimento pessoal [?] - A revoluo, um levante violento, necessrio para derrubar a atual estrutura social; com isso, o proletariado no tem nada a perder excetuandose as suas correntes

Apuntes 26/03/2012
- Pouco importa a forma de estado, a classe economicamente dominante sempre vai oprimir o proletariado - Marx d a entender que uma mudana na infra-estrutura ir conseqentemente mudar a superestrutura; - Marx acredita que s pelo fato de os operrios trabalharem juntos e serem explorados juntos eles j se uniriam para reivindicar. Marx era um sujeito muito otimista neste ponto. - O problema que os operrios esto alienados, eles inclusive se espelham na burguesia; a religio ainda exerce influencia considervel. *Neste momento, a professora faz (surpreendentemente) uma crtica a esta linha de raciocnio marxista

- Marx expressa muito otimismo (outra vez) ao achar que a burguesia est cavando sua prpria cova, sem agir ou fazer qualquer coisa para evitar isto. - Professora afirma que o papel do estado tambm o amortecimento de conflito (?!!!) - A professora ento sugere que no s no mbito do estado que se encontra a poltica - Marx acha que os partidos so importantes, pois a poltica o conflito de interesses e o partido representaria os interesses do proletariado. De fato, Marx era bastante otimista. * Inicia-se uma discusso na sala a respeito do fim da poltica com o fim do capitalismo e dos antagonismos de classe; o problema que Marx no trabalha a poltica em outros aspectos que no seja o Estado, ignorando outros campos de relao como diversos preconceitos e caractersticas enraizadas culturalmente, como se no tivessem relao entre si; Marx no focou em outros aspectos polticos que no relacionados ao Estado e economia; - As lutas de classe no necessariamente so lutas pelo fim das classes.

Apuntes 09/04/2012
- 15 dias sem anotaes, professora tenta comear o debate, but (Pedro, 2011) ningum leu o texto pelo visto. Como sempre. - Conforme pedido, vamos fazer um grfico do nvel de desateno da sala na aula de hoje, visto que ningum leu o texto.

- O estado socialista age como capitalista (Milliban)(concordo!) - As decises tomadas num governo so polticas, apesar de tentarem apresentar como tcnica. Portanto, no existe neutralidade na burocracia (Milliban) (concordo outra vez) - As classes economicamente dominantes no so necessariamente as classes que dominam a poltica (Milliban), embora ocupe alguns postos importantes e influencia a deciso a seu favor (Millliban) - H critica disto: Crtica ao economicismo e subjetivismo de Millband - A burguesia tende a se aliar quando a ordem est ameaada; - Milliband diz que a burguesia se relaciona com as classes dominantes ou mesmo se origina dela e por isso tem tanto poder; - A discusso gira em torno de uma insinuao de disputas dentro da burguesia, como se competindo entre si, e como se fosse algo inacreditvel! Incrvel mesmo esperar que haja tica no capitalismo; O capitalista passar por cima de qualquer um, burgus ou proletrio, a fim de atingir seus objetivos - Miliband afirma que no h autonomia do Estado em relao burguesia, conforme Poulantzas critica - Miliband, no entanto, critica Poulantzas, afirmando que esta crtica determinista, desconsidera as diferentes formas de estado, tem uma definio economicista de classes e afirma que o bonapartismo um ltimo recurso e no a religio, a prioridade da burguesia.

Anda mungkin juga menyukai