Anda di halaman 1dari 2

PENALTI: a 6 metros da meta (assinalado por um pequeno crculo).

TIRO LIVRE SEM BARREIRA: A 10 metros da meta (assinalado por um retngulo). NMERO DE JOGADORES: 5 com goleiro. Inicio da partida ou continuao do jogo deve haver no mnimo 3 jogadores na quadra. RESERVAS: mximo de 7. SUBSTITUIES: qualquer momento do jogo (bola fora ou em jogo) e ilimitado. Deve ocorrer na zona de substituio. O jogador reserva deve entrar em quadra somente aps o jogador substitudo transpor completamente a linha lateral. O jogador s poder executar o tiro lateral ou de canto, aps ter entrado na quadra, pela zona de substituio. No pode ser feitas substituies durante o pedido de tempo tcnico. JOGADOR EXPULSO: no pode permanecer no banco de reservas, deve deixar o jogo. Se o adversrio marcar um tento, a equipe que sofreu o gol pode recompor-se de um jogador imediatamente, porm se o tento for marcado pela sua equipe, esta no poder repor jogador. Se forem expulsos um jogador de cada equipe, ao mesmo tempo, somente podero ser includos outros jogadores aps transcorridos os 2 minutos, mesmo que um dos times marque um tento. EXPULSO TEMPORRIA - 2 MINUTOS: Se houver 2 jogadores expulsos por 2 minutos, segue as condies acima, porm apenas um jogador por vez ser includo no jogo (aguardar os 2 minutos ou se sofrer outro tento). BOLA DE SADA: Se o jogador no executar corretamente a sada de bola, como tocar a bola para o lado ou para trs, este dever ser repreendido verbalmente, repetir o lance e na reincidncia penalizado com carto amarelo a equipe continuar com o direito de executar a sada de bola. Se o adversrio invadir o crculo central, ou a quadra adversria, antes que a bola esteja em jogo, dever ser punido com carto amarelo e o lance repetido. No ser vlido o tento diretamente de bola de sada, ou seja, para o gol ser vlido, a bola dever ser tocada ou tocar em qualquer outro jogado. Se o jogador chutar diretamente na meta adversria e a bola entrar sem tocar em nenhum jogador, deve ser marcado tiro de meta. CONTAGEM DE TENTOS: No ser vlido o tento resultante de tiro livre indireto, a menos que a bola, toque, ou seja, tocada por qualquer outro jogador, inclusive o goleiro. Ser nulo o tento originado de qualquer arremesso de meta (ou de goleiro), com as mos, salvo se a bola, tocar ou for tocada por qualquer jogador, inclusive o goleiro adversrio. Se a bola penetrar diretamente o tento no ser vlido, ser executado arremesso de meta. Se na cobrana de um tiro de canto, lateral ou tiro livre direto ou indireto o jogador retardar a bola para sua prpria meta e a bola penetrar diretamente, o gol no ser vlido, ser tiro de canto, Se tocar em qualquer jogador, inclusive o goleiro, o gol ser vlido. Se a bola arremessada com as mos, penetrar diretamente no gol adversrio, o tento no ser vlido, ser cobrado um arremesso de meta. IMPEDIMENTO: no existe.

TIRO LIVRE DIRETO: ato imprudente, temerria ou com uso de fora excessiva: - dar ou tentar dar pontap em adversrio; - calar o adversrio, ou seja, derrubar ou tentar faz-lo usando as pernas, agachando-se na frente ou por trs dele; - pular ou atirar-se sobre o adv.; - trancar o adv. por trs ou de maneira violenta e perigosa; - bater, tentar bater ou lanar uma cusparada em adversrio ou companheiro de equipe; - segurar um adversrio com as mos ou impedi-lo de ao com qualquer parte do brao; - empurrar o adv.; - trancar o adversrio com o ombro; - o jogador segurar ou desviar a bola intencionalmente, carrega-la, bat-la ou impulsion-la com a mo ou brao; - projetar-se ao solo, deliberadamente, de maneira deslizante, e com uso dos ps tentar tirar a bola que esteja sendo jogada ou de posse do adv., levando perigo para o mesmo; - se o goleiro com a bola nas mos ultrapasse o limite da rea penal; - praticar qualquer jogada, sem visar o adv., mas involuntariamente atingi-lo ou quase atingi-lo perigosamente. => Estas faltas so anotadas como acumulativas para a equipe. Ser cobrada com um tiro livre direto no local onde ocorreu a infrao; se for dentro da rea penal, ser cobrada uma penalidade mxima.

TIRO LIVRE INDIRETO: Estando o goleiro com a bola em jogo: - controla a bola com suas mos dentro de sua rea penal ou fica de posse em sua meia quadra de jogo por mais de 4 segundos; - toca ou controla a bola com suas mos, dentro de sua rea penal, depois que um seu companheiro a tenha passado deliberadamente com o p; - toca ou controla a bola com as mos vinda diretamente de um tiro lateral, de canto, direto e indireto, cobrado por um seu companheiro; PAREI NA PAG. 44 ITEM N.4

Anda mungkin juga menyukai