Anda di halaman 1dari 3

FUNDAO MINEIRA DE EDUCAO E CULTURA FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA ENGENHARIA DE TELECOMUNICAES Disciplina: Ondas e Linhas Professor: Dr.

. Ricardo Ramos

COMUNICAO VIA SATLITE

Por

Andr Braz Pereira

Belo Horizonte, 2005 ndice 1- Objetivo-----------------------------------------------------------------03 2- Introduo---------------------------------------------------------------03 3- Breve cronologia dos satlites-----------------------------------------04 4- Categorias de satlites-------------------------------------------------05 4.1. Satlites de baixa rbita (LEO) e de mdia rbita MEO)...........06 4.2 Geo-estacionrios...............................................................07 4.3. Um comparativo entre satlites de rbitas LEO, MEO e GEO.....08 5- Freqncia de Operao------------------------------------------------09 6- Finalidades --------------------------------------------------------------10 6.1.Satlites para Servios Meteorolgicos .............10 6.2.Satlites para servios de Radiodeterminao .............11 6.3.Satlites para servios de broadcasting .............11 6.4.Satlites para servios mveis .............11 6.5.Satlites para servios fixos .............11 6.6.Satlites para servios militares .............12 6.7.Satlites para servios cientficos..........................................12 7- Arquitetura de comunicaes mveis por satlite---------------------13 7.1.Viso Geral de uma Chamada Telefnica.................................14 8- Mtodos de Acesso------------------------------------------------------15 8.1.TDMA.................................................................................15 8.2.FDMA.................................................................................15 8.3.CDMA.................................................................................16 9- Comunicao entre satlites-------------------------------------------17 9.1.Arquitetura SOS..................................................................18 9.2.Problemas na comunicao por satlites.................................20 10- Vantagens e Limitaes-----------------------------------------------20 10.1.Desvantagens..,.................................................................20 10.2.Vantagens.........................................................................21 11- Concluso--------------------------------------------------------------22 12- Referncias Bibliogrficas---------------------------------------------23 1-Objetivo

Este trabalho destinar-se apresentao das Comunicaes via Satlite. Estamos apresentando os tipos, os modelos, os satlites que esto em rbita, as caractersticas, as vantagens e desvantagens deste sistema.

2-Introduo A idia dos satlites para telecomunicaes, apareceu depois da segunda guerra mundial atravs do oficial de radar Arthur C. Clarke, conhecido por seus livros de fico cientfica. A idia que propunha no seu artigo enviado revista Wireless World era a colocao em rbita de trs repetidores separados de 120o sob a linha do equador a 36000 km de altitude (satlite Geoestacionrios). Estes repetidores tinham funo de realizar a comunicao de rdio e televiso a toda parte do globo terrestre. Apesar de Clarke ter formalizado a idia, Newton j havia propostos em seu livro Philosophie naturalis principia de um canho. [13] Devido falta de tecnologia e materiais para o lanamento de tais equipamentos no espao (atravs de foguetes espaciais), o exrcito americano fez os primeiros experimentos de propagao de radiocomunicaes entre 1951 e 1955 utilizando a lua, um satlite natural, como refletor passivo. Os experimentos no obtiveram muito sucesso por causa da grande distncia existente entre a terra e a lua e a falta de tecnologia e material para trabalhar com sinais de baixssima amplitude e SNR. A reflexo lunar ainda utilizada somente para servios de radioamadorismo. O primeiro satlite lanado no espao, o Sputnik 1 (lanado pelos Soviticos), realizou a primeira experincia de transmisso e recepo de sinais no espao. O Sputnik 1 simplesmente enviava para Terra sinais nas freqncias de 20 e 40 MHz, o que mostrava a possibilidade de uma comunicao a uma distncia muito longa. Apesar dos soviticos terem sido os primeiros lanadores do satlite espacial, a histria destinou a voz do Presidente Eisenhower o lugar da primeira voz a ser retransmitida do espao. A voz continha mensagens de feliz natal e foi transmitida de um gravador contido em um foguete. Dizem os historiadores que a opinio pessoal de Eisenhower era que o espao teria pouca utilidade prtica. Este gravador podia armazenar mensagens para retransmiti-las mais tarde, dando origem aos chamados satlites de retransmisso diferida. 3-Breve cronologia dos satlites 1957- Lanamento do SPUTNIK 1 (1 satlite a ser lanado) 1960- Lanamento do ECHO 1 1964- formou-se o INTELSAT 1965-COMSAT's EARLY BIRD (1 satlite comercial em rbita) 1976 MARISAT (Trs satlites para comunicao martima) 1977 formaram-se o EUTELSAT 1979 formaram-se Inmarsat 1979 O primeiro lanamento de Ariane 1996 Iridium comea lanamento dos seus 66 satlites. 1999 Iridium terminou Atualmente, os satlites so meios de comunicao extremamente importantes. Por eles passam cerca de 33% das chamadas telefnicas internacionais, bem como a maior parte das transmisses televisivas internacionais.

4-Categoria dos satlites Existem trs tipos de satlites que se encontram em trs rbitas distintas:

LEO (LowEarthOrbit): Aproximadamente 500-1500 km MEO (MediumEarthOrbit) : ): Aproximadamente 6000-15000 km HEO (HighEarthOrbit): a partir de 20000 km (onde se inclui GEO: (Geostationaryorbit) Aproximadamente 36000 km)

4.1. Satlites de baixa rbita (LEO) e de mdia rbita (MEO) rbitas LEO so aquelas em que os satlites viajam a uma altitude entre 500 e 3000 km, aproximadamente. Nas rbitas MEO os satlites esto viajando entre 13000 e 20000 km de altitude. Como estas rbitas esto prximas Terra, o satlite tem de viajar a uma velocidade angular maior que a do planeta, pois caso contrrio, a fora de gravidade o puxar para o solo, destruindo-o. Os satlites LEOS so normalmente divididos em duas categorias: BIG LEOS e SMALL LEOS. A diferena entre eles que os BIG LEOS utilizam a faixa de freqncia acima de 1GHz e os SMALL LEOS abaixo de 1GHz. A velocidade mdia de um satlite LEO est em torno de 25000km/h, fazendo uma volta completa em torno da Terra em cerca de 90 a 100 minutos. As rbitas podem ser tanto circulares como elpticas, dependendo da necessidade do projeto a ser executado, pois as rbitas elpticas fazem com que o satlite passe mais tempo sobre uma determinada regio, facilitando e ampliando o tempo de comunicao entre o satlite e a estao terrestre. Os satlites de comunicao utilizam estas rbitas, pois elas esto mais prximas Terra, fazendo com que os equipamentos utilizados possam ser menores, at portteis, j que necessitam de pouca potncia para transmisso.

4.2 Geo-estacionrios.

So assim denominados por serem colocadas em uma rbita sobre o equador de tal forma que o satlite tenha um perodo de rotao igual ao do nosso planeta Terra, ou seja, 24 horas. Com isso a velocidade angular de rotao do satlite se iguala da Terra e tudo se passa como se o satlite estivesse parado no espao em relao a um observador na Terra. Para que um satlite entre em rbita necessrio que atinja uma velocidade de pelo menos 28.800 Km/h. Com essa velocidade, se posicionarmos o satlite a 36.000 km de altitude, acima do equador, ele ficar numa rbita geoestacionria. A Unio Internacional de Telecomunicaes (UIT) dividiu o espao Geoestacionrios em 180 posies orbitais, cada uma separada da outra de um ngulo de 2. O Brasil pleiteou 19 posies orbitais junto UIT. Destas, atualmente sete se encontram designadas para uso dos operadores brasileiros (Star One, Loral e Hispasat). O satlite, do ponto de vista de transmisso uma simples estao repetidora dos sinais recebidos da Terra que so detectados, deslocados em freqncia, amplificados e retransmitidos de volta a Terra. Um satlite tpico composto de uma parte comum (bus) onde se encontram as baterias, painis solares, circuitos de telemetria e a parte de propulso. Alm do bus temos a carga til (payload) composta essencialmente dos circuitos repetidores, denominados transponders.

4.3. Uma viso comparativa entre satlites de rbitas LEO, MEO e GEO Os satlites que operam em uma rbita Geo-estacionria necessitam de foguetes lanadores mais complexos, devido a sua altitude elevada, o que provoca um custo de lanamento mais elevado do que os lanamentos dos satlites de tecnologia (MEO e LEO). Este custo chega a ser 4 vezes mais caro que o prprio satlite. Esta operao de lanamento, a cerca de 10 anos atrs, era uma operao arriscada, pois havia uma quantidade razovel exploses e insucessos. Hoje, a cada ano que passa a confiabilidade nos veculos lanadores vem aumentando muito. Os Satlites GEO possuem uma vantagem de abranger uma rea de cobertura muito maior do que as dos satlites LEO e MEO. Em contra partida, a elevada altitude provoca um retardo de aproximadamente 0,5 s no sinal. Este retardo provoca problemas mais complexos em protocolos de verificao e correo de erro de dados, onde a todo instante uma sistema de transmissor interrompe a comunicao de dados para aguardar a resposta do sistema receptor de que h erro do dado enviado. S ento o dado retransmitindo. Esta interao entre os dois sistemas (Tx e Rx) seria normalmente instantnea se eles no tivessem que aguardar 0,5 s por uma confirmao de erro. Por este motivo os protocolos de comunicao de sistemas via satlites GEO, so diferentes dos outros sistemas de telecomunicaes, tornando vivel a tecnologia. 5-Freqncia de Operao As freqncias mais utilizadas para comunicao via satlite so as da banda C e banda Ku, conforme a tabela abaixo. - Banda C Banda Ku Freqncia de uplink (estao terrena para satlite) 5,850 a 6,425 GHz 14,0 a 14,5 GHz Freqncia de downlink (satlite para estao terrena) 3,625 a 4,200 GHz 11,7 a 12,2 GHz Um transponder em banda C tem, tipicamente, 36MHz de largura de banda, enquanto que os de banda Ku tm tipicamente 27MHz. Internacionalmente, a banda mais popular a banda Ku, pois permite cursar trfego com antenas menores que as de banda C, devido ao fato das suas freqncias serem mais altas. Entretanto, devido ao mesmo fato, a transmisso em banda Ku mais suscetvel a interrupes causadas pela chuva. Dessa forma a banda C mais popular em pases tropicais. No Brasil durante muito tempo s se utilizou banda C. Mais recentemente, a banda Ku vem recebendo maior aceitao. As aplicaes onde s comunicaes via satlite so mais indicadas so aquelas em que:Deseja-se espalhar a mesma informao, no link de descida, por uma regio geogrfica muito extensa como, por exemplo, para a TV e a Internet. Deseja-se atingir localidades remotas como, por exemplo, campos de minerao, madeireiras, propriedades rurais e suburbanas e postas em rodovias. Deseja-se que o tempo de implantao seja muito rpido, ou de uso ocasional, como, por exemplo, para shows, rodeios, corridas de automvel. 6- Finalidades dos satlites Existem os satlites para fins militares, os para fins cientficos, os para fins de navegao e os para os fins de comunicaes. Cerca de 75% dos satlites lanados no espao desde 1957, tem finalidades militares. Desenvolvidos com os objetivos de telecomunicaes, observao, alerta avanado, ajuda navegao e reconhecimento, os satlites militares, possuem funes de objetivos a que foram concebidos, giram em diferentes altitudes e, por conseqncia rbita. Atualmente os EUA possuem tecnologia de altssima resoluo espacial, como o Big Bird, que podem identificar objetos de poucos centmetros de comprimento. Tambm no segmento blico destaca-se o Key Hole, que espionam alvos e transmitem, com uma varredura igual a da televiso, em tempo real. Mais uma prova de que o segmento blico pioneiro na descoberta de novas tecnologias o GPS (Global Positioning System).Utilizado em sistemas de navegao, a constelao de 16 satlites americanos fornece aos portadores de terminais a localizao acurada de onde se encontram. Os satlites cientficos englobam os meteorolgicos, os de explorao do universo e os de coletas de dados da Terra. Os meteorolgicos visam bvia tarefa de identificao do clima, possibilitando a reveno de mortes por desastres naturais como furaces ou chuvas de granizo. J os de explorao do universo, tem seu alvo voltado justamente para a explorao do espao a fim de obter mais conhecimento a Terra, do sistema solar e do universo como um todo para que, qui, um dia tenha-se a condio de atender um pouco mais o nosso passado e o futuro que vir. E, o ltimo dos satlites cientficos, o de coleta de dados, que visa elaborao de informaes sobre fenmenos fsicos, qumicos, biolgicos da superfcie da Terra e da atmosfera, atravs de uma gama infinita de sensores existentes. Por fim, os satlites de comunicao que so utilizados nas transmisses mundia is de informaes digitais, especificamente para o mundo civil. Os satlites de comunicao podem ter mltiplos acessos, isto , servir simultaneamente a diversas estaes terrestres de localidades ou mesmo de pases diferentes. Como ser visto a seguir sua utilizao no restrita a nenhuma rbita ou banda e o foco deste artigo. 6.1. Satlites para Servios Meteorolgicos Os satlites para servios meteorolgicos se encontram tanto na rbita geoestacionria como tambm em rbitas mais baixas. Entre estes tipos de satlites se incluem o GMS (Japons), o COSMOS (Russo), bem como vrios programas europeus e americanos. Um dos sistemas de satlites para servios meteorolgicos que vem obtendo xito o GOES. Em comparao com os satlites de comunicaes, os satlites para servios meteorolgicos tm uma demanda muito pequena, alm de utilizarem freqncias muito mais altas. 6.2. Satlites para servios de Radiodeterminao Tambm conhecidos pela abreviatura de RDSS, estes tipos de satlites so utilizados para navegao, posicionamento e mensagens eletrnicas. Entre os sistemas satlites para radiodeterminao mais importantes se incluem o GEOSTAR e o LOCSTAR. O GEOSTAR um sistema projetado para a Amrica do Norte, j lanado ao final de 1991. O LOCSTAR uma iniciativa internacional privada para fornecimento de servios na EUROPA e teve seu lanamento em 1992. 6.3. Satlites para servios de broadcasting So satlites com alta potncia de transmisso para difuso direta de rdio, TV e dados e tambm so conhecidos como BSS ou DBS. O objetivo destes tipos de sistemas permitir na terra a recepo direta com alta qualidade, custo muito baixo e antenas muitos pequenas. 6.4. Satlites para servios mveis Sistemas utilizados para enlaces mveis no mar, no ar e na terra, so satlites tambm conhecidos como MSS. As comunicaes via satlite geoestacionrias entre embarcaes no mar se encontram disponveis h mais de 10 anos via satlites INMARSAT e transponders alocados nos satlites INTELSAT V. A organizao INMARSAT, na sua prxima gerao de satlites, pretende oferecer servios mveis martimos, aeronuticos e terrestres de atratividade ainda maior.Existem ainda em andamento, outros planos para o uso de satlites na rbita Geo-estacionria para fornecimento de servios em veculos mveis na terra e no ar. Todos os sistemas operam na banda L(1.6 GHz / 1.5 GHz). Este fato implica em necessidade de coordenao severa de freqncias.

6.5. Satlites para servios fixos A maior quantidade de satlites existentes na rbita geoestacionria so os satlites para servios fixos e as faixas de freqncias mais utilizadas so C (6/4 GHz) e a banda Ku (14/12GHz). Cerca de 100 satlites se encontram em operao abrangendo mais de 70 redes.Como visto, alm dos satlites em rbita, existem aproximadamente o dobro de satlites em planejamento. Isto tem causado bastante preocupao a muitos pases em desenvolvimento, quanto a seus futuros acessos a esse recurso orbital. 6.6. Satlites para servios militares As administraes militares normalmente utilizam como j citadas anteriormente, a banda X com portadoras para enlaces de subida (UP-LINK) compreendidas de 7.900 MHz a 8.400 MHz (transmisso) e para enlace de descida de 7.250 MHz a 7.750 MHz (recepo). Os meios de comunicao ultimamente vem divulgando bastante o uso intensivo de satlites durante conflitos, como na guerra no Golfo Prsico. Sem dvida alguma, as comunicaes telegrficas, de voz, de dados e de imagens criptografadas, com uso de tcnicas de espalhamento de espectro, vem sendo decisivas nos campos de batalha, pois alm de tima qualidade e confiabilidade, as informaes que assim trafegam so altamente sigilosas e seguras. 6.7. Satlites para servios cientficos So satlites especialmente desenvolvidos para pesquisas em diversos campos.Os programas GIOTTO, ULYSSES e SPACELAB so exemplos de utilizao de satlites para medidas de atmosfera do cometa HALLEY, explorao de regies polares do sol, anlise de propriedades do ambiente interplanetrio e o vento solar em todas latitudes heliocntricas

7-Arquitetura de comunicaes mveis por satlite

Gateways e Base Stations: so estaes terrestres. GOCC (Ground Operations Control Center): Planeam e controlam o uso de satlites pelos terminais gateway e pela coordenao deste uso com o SOCC SOCC (Satellite Operations Control Center): Rastreia satlites, controla suas rbitas e fornece servios de Telemetria e Comando (T&C) para a constelao de satlites. Tambm supervisionam o lanamento de satlites. Cada estao pertence e gerida por cada operador Recebe transmisses dos satlites com o intuito de processar as chamadas e encaminh-las para a rede de destino terrestre Um gateway pode servir mais do que um pas Efetuam a integrao com as redes fixas ou mveis terrestres 7.1.Viso Geral de uma Chamada Telefnica 1-A pessoa que faz o telefonema vai fazer uma chamada via satlite a um ou mais gateways. 2-O gateway encaminha a chamada at rede telefnica pblica existente. Neste caso, uma rede PLMN (Public Land Mobile Network) 3-A PLMN encaminha a chamada ao receptor desejado. 4-A durao da chamada, o servio usado e a rea de servio so informados ao provedor de servios, para fins de cobrana.

8- Mtodos de Acesso 8.1- TDMA (Time Division Multiple Acess) - As ligaes so sequenciais - O espectro dividido em intervalos de tempo

8.2- FDMA (Frequency Division Multiple Acess) - A largura de banda total disponvel dividida - Permite vrios usurios ao mesmo tempo

8.3- CDMA (Code Division Multiple Acess) - Cada estao transmite com um cdigo prprio - As ligaes so feitas ao mesmo tempo, em banda espalhada

9- Comunicao entre satlites - Comunicao entre satlites podem ocorrer entre ISLs: ISL Inter Satlite Links, so ligaes entre satlites presentes na mesma camada, sendo necessrio que se encontrem em linha de vista; - O ISL aumenta a autonomia, reduzindo o nmero de gateways, reduz atrasos devido a perdas atmosfricas; - Permite routing a longas distncias; - S necessrio um uplink e downlink para comunicao entre dois agentes mveis.

Existncia de muitos ISLs implica um suporte de Existncia de muitos ISLs implica um suporte de routing sofisticado, complexo, caro e de routing sofisticado, complexo, caro e de complexa implementao: - Complexa focagem das antenas entre satlites - Sistema de alta complexidade devido a routers em movimento - Maior consumo de combustvel - Tempo de vida menor Existem vrias camadas e muitos satlites, torna- se necessrio comunicar entre os vrios satlites se necessrio comunicar entre os vrios satlites e as vrias camadas.

Comunicaes distantes provocam atrasos

- So utilizados muitos ISLs para chegar ao destino - Cada passagem por um satlite implica um atraso devido a processamento e tempo na fila de espera - Necessrio nova arquitetura e protocolos que melhorem a situao, props-se ento a arquitetura Satellite over Satillite (SOS) 9.1- Arquitetura SOS

Este sistema caracteriza-se por: - Mltiplas camadas de satlites - Os satlites em cada camada so agrupados por clusters - Comunicao entre satlites e um utilizador utilizado pelo User Data Link (UDL) - Comunicao entre satlites na mesma camada feita pelos ISLs - As comunicaes entre camadas so realizadas pelo Inter Orbit Link (IOL) Se possvel todos os handovers so realizados dentro da mesma camada, procurando-se o caminho mais curto para a comunicao.

9.2- Problemas de comunicao por satlites Os problemas de comunicao por satlites podem ser agrupados em 3 campos: Fsico: - A atmosfera provoca reflexes de onda, provocando atrasos e erros - Variao da intensidade do sinal devido a propagao multipath - Interrupes no sinal devido a shadowing - necessrio ter em conta que quanto maior a distncia, maior o dispndio de energia dos equipamentos (tanto em terra como no satlite) - necessrio bom equipamento para que exista uma maior eficincia na comunicao. Monetrio: - Existe muito dinheiro envolvido numa transmisso Software: - Problemas na camada de transporte, como por exemplo, erro na transmisso de bits. 10- Vantagens e Limitaes 10.1. Desvantagens de Sem dvida que poder transmitir informaes para vrios usurios separados a quilmetros de distncia de uma forma to rpida , e continuar sendo uma vantagem sobre qualquer outro meio de comunicao. Aplicaes militares para esta tecnologia no faltam, j que guerras sempre ocorreram e, pelos recentes fatos, continuaram ocorrendo espalhadas por todo o globo. Porm o uso de ondas eletromagnticas em uma transmisso, ainda mais em uma transmisso envolvendo reas enormes traz um ponto discusso: a segurana. Mesmo em sistemas que possuem os focos das antenas dos satlites pontuais, no raro so as transmisses que usam da encriptao para garantir que somente pessoas autorizadas tenham acesso as informaes transmitidas. Alm do problema da chuva que afeta de forma diferente as diferentes bandas de transmisso, existe ainda o problema pouco comentado de quando o satlite eclipsa o sol. Este efeito interfere na comunicao interrompendo (uma vez por ano no perodo por poucos minutos com previso adiantada) por ser uma fonte de ondas eletromagntica bastante poderosa. Assim, sistemas crticos que no podem ficar minutos sem comunicao no devem usar VSAT. Um fator que se deve ressaltar que seu BER varivel, visto que as condies climticas (chuvas) interferem de forma direta, j que as ondas eletromagnticas passam os primeiros quilmetros do seu percurso na atmosfera. 10.2. Vantagens Depois de todos os problemas apresentados, podem-se ver as vantagens. O prximo ponto a se levantar a rapidez. Relatos de instalaes prticas mostram que redes VSAT podem ser implementadas e comear a operar em poucos dias. Isto se deve a uma caracterstica importante que os sistemas devem ter o amadurecimento e a no utilizao de um meio fsico fixo. Alm de vrios problemas j terem sido detectados e solucionados, o amadurecimento de uma tecnologia traz a vantagem do custo menor. Como custo, tempo e conhecimento dos problemas so fatores importantes em aplicaes comerciais, uma comparao, analisando estes tpicos, sempre deve ser feita entre tecnologias. Levando-se em considerao que localidades mais distantes so sempre deixadas para segundo plano no que diz respeito a comunicaes, unidades fabris e pequenos aglomerados rurais sempre podem contar com este meio de transmisso. Localidades insulares, de pouca infra-estrutura e veculos de mobilidade intercontinental (avies e navios) so possveis candidatos a possurem VSAT.

Concluso Todo sistema de comunicao dever, antes da sua implantao, ter uma avaliao no que diz respeito ao seu custo, ao seu tempo de implantao e ao servio que este oferece. A comunicao via satlite, quando se deseja uma comunicao para localidades remotas, ou quando se deseja espalhar a recepo em reas geogrficas muito extensas, o sistema utilizado no momento. Porm em alguns casos, esta tecnologia se v conflitando com algumas outras que fornecem o mesmo servio com maior confiabilidade, maior velocidade e menor custo de implantao. Por isso esse sistema dever ser avaliado de acordo com a necessidade do projeto, pois em certos momentos problemas como o atraso do sinal, interrupes do sinal devido a chuvas, no podem existir para um bom funcionamento de um certo servio, por exemplo. No futuro cr-se que as redes de satlites apresentem: - baixos BER; - Alta largura de banda, com muita assimetria. -Atrasos de propagao elevados (especialmente nos GEOs) - Baixa congesto interna da rede Vai ser necessrio sintonizao entre protocolos e software de modo a utilizar links com grandes atrasos.

Referncias Bibliogrficas http://www.cefetrio.hpg.ig.com.br/ciencia_e_educacao/8/trabalhos/rlc_2_2001/ruid_sat/Ruid_Sat.htm http://www.starone.com.br http://www.iridium.com http://www.globalstar.com.br http://www.hughespace.com/launch/launch.html http://www.telecom.pt Livro: Comunicaes pticas, Justino, Antonio Ribeiro, Editora: Makron Books Comunicaes Via Satlite, Eduard Rankey, Editora: Lince

Anda mungkin juga menyukai