Anda di halaman 1dari 23

ESTUDO PARA A IMPLANTAO DA MANUTENO PREDITIVA NA EMPRESA PAQUET CALADOS LTDA E SEUS POSSVEIS GANHOS.

Clevis Casali 1 Jos Airton Brutti2 RESUMO

Este artigo analisa a implantao da manuteno preditiva no setor de manuteno de uma empresa de calados do Rio Grande do Sul. Neste trabalho, ser apresentada a importncia da manuteno preditiva, bem como o procedimento usado para a implantao e controle da mesma, e as falhas que podemos identificar com antecedncia, proporcionando ganhos

satisfatrios para a empresa. Este tipo de manuteno se faz necessrio para todas as empresas que desejam permanecerem presentes no mercado cada vez mais competitivo, pois como pode-se ver neste trabalho a manuteno preditiva evita paradas desnecessrias que ocasionam perdas de produo. A implantao da manuteno preditiva vem ao encontro do planejamento, pois se faz necessrio para que a mesma seja eficaz, bem sabemos que na maioria das empresas predominante a manuteno corretiva, mas com a implantao da manuteno preditiva as empresas ganham em produtividade e

lucratividade. Neste sentido observa-se a implantao da manuteno preditiva de modo gradual visando a melhoria dos processos de manuteno, proporcionando para a empresa confiabilidade perante seus equipamentos trazendo competitividade perante o mercado e lucratividade para a empresa. Palavras-chave: Manuteno preditiva. Processos.

ABSTRACT

1 2

Acadmico do Curso de Gesto da Produo da Universidade Feevale. Professor orientador da Universidade Feevale, MsC. em Engenharia de Produo/UFSM.

2 This article analyses the introduction of the predictive maintenance on the maintenance sector in a shoe company in Rio Grande do Sul. In this work, it will be presented the importance of the predictive maintenance, well as the procedure used for the introduction and control of the same, and the defects that we can identify with advance, providing the factory with a satisfactory profit. This type of maintenance is made needed for all companies that want to stay in the market that is always getting more competitive, because as it can be see in this work the predictive maintenance avoids unnecessary pauses that cause production loss. The introduction of the predictive maintenance requires planning, its required so that it works to its best, well we know that in most companies the corrective maintenance is most chosen, but with the introduction of the predictive maintenance the companies gain in productivity and lucratively. this way, can be observed study we will see the introduction of the predictive maintenance in a gradual way showing the improvements on the maintenance procedures, providing the company with confidence about their equipments and bringing the capacity to compete on the market and bring a profit to the company. Key Words: Predictive maintenance, Procedures.

INTRODUO

A manuteno preditiva um conceito antigo no que se refere a um programa completo de manuteno numa empresa, mas passou a ser utilizado com mais freqncia nas ltimas duas dcadas. Segundo Lima e Sales (2008) esta modalidade adiciona uma valiosa colaborao que imprescindvel em qualquer programa de gesto de manuteno, visto que a proposta da manuteno preditiva fazer o monitoramento regular das condies mecnicas, eletroeletrnicas,

eletropneumticas, eletrohidralicas e eltricas dos equipamentos e instalaes e, ainda, monitorar o rendimento operacional de equipamentos e instalaes quanto a seus processos.

3 Tambm enfatizam que, como resultado desse monitoramento, tem-se a maximizao dos intervalos entre reparos por quebras (manuteno corretiva) e reparos programados (manuteno preventiva), bem como maximizao de rendimento no processo produtivo, visto que equipamentos e instalaes estaro disponveis o maior tempo possvel para operao. Na atualidade, as organizaes esto se adequando as exigncias do mercado. Cada vez mais se fala em reduo de custos, qualidade, certificao ISO de qualidade e produtividade mxima. Segundo OSADA (1993) pesquisas recentes sobre a efetividade da gerncia da manuteno apontam que um tero de todos os custos em manuteno, so desperdiados com manuteno inadequada, ou seja, com manuteno no planejada. Precisando conquistar novos mercados e clientes para manter suas estruturas e lucratividade, as organizaes esto trabalhando em qualificar setores antes vistos como geradores de despesas. Um destes setores o da manuteno que atualmente reconhecido como um setor estratgico devido preocupao com a qualidade, produtividade, segurana, preocupaes ambientais, reduo de custos, vida til dos equipamentos e exigncias de rgos reguladores. Atualmente, o gerenciamento da manuteno eficaz indispensvel dentro de qualquer organizao, pois a cada dia surgem novos desafios e novas metas devem ser traadas para alcanar os objetivos desejados. Este trabalho visa mostrar a implantao da manuteno preditiva em uma empresa de grande porte do setor caladista, bem como o controle e os resultados obtidos com o novo processo. A manuteno preditiva pode minimizar o custo em quebras de equipamentos mecnicos e assegurar que os equipamentos reparados estejam em condies aceitveis, pode ser detectados problemas antes que se tornem srios e reparados com antecedncia, evitando possveis prejuzos futuros. Esse estudo mostra o quanto pode ser importante a confiabilidade, no que diz respeito a manuteno preditiva, onde as novas prticas adotadas traro confiabilidade aos equipamentos da empresa e consequentemente,

4 melhora na produtividade e na lucratividade. No entanto, para a obteno dos resultados esperados, necessrio que tais prticas sejam efetivamente incorporadas na estratgia de gesto da empresa. Dentro das corporaes empresariais a manuteno preditiva muito importante, pois cada vez mais se faz necessrio a utilizao de maquinas e processos capazes de oferecer confiabilidade, desta forma, as empresas conseguem se manter competitivas e lucrativas. Levando em conta as condies deste mercado cada vez mais exigente, a manuteno preditiva tem o papel de detectar possveis quebras, desgastes ou sobrecargas antes mesmo que venham a acontecer. Dessa forma, possvel planejar o conserto do equipamento nos momentos em que estejam desativados ou fora de uso. Com isso, as to temidas paradas desnecessrias sero eliminadas, o que representa reduo de custos, muitas vezes relevantes e at decisivos para manter a empresa em funcionamento. Tendo em vista essa relevncia, as empresas devem apostar e investir nesse tipo de manuteno, pois bem administrado, pode prevenir problemas futuros. Para desenvolver este estudo, foi definido como objetivo geral, mostrar a importncia da manuteno preditiva em uma empresa de calados do Vale do Sinos, RS, bem como o procedimento usado para a sua implantao e controle, bem como as falhas que pode-se identificar com antecedncia, proporcionando ganhos satisfatrios para a empresa. Como objetivos especficos, analisar o procedimento de manuteno preditiva dentro da empresa, aplicar a manuteno preditiva e controlar a execuo e os procedimentos da manuteno preditiva.

1 Embasamento Terico

1.1 Manuteno:

5 At bem pouco tempo, as atividades de manuteno eram consideradas como um mal necessrio. Recentemente esta situao comeou a mudar e hoje ela j reconhecida como uma funo estratgica. Os principais agentes para esta mudana foram: a maior preocupao com a qualidade e produtividade, a nfase cada vez maior nos processos relacionados segurana, as crescentes preocupaes ambientais, o envelhecimento dos equipamentos e instalaes, a necessidade de reduzir custos e as exigncias geradas pela aplicao de normas reguladoras. Esta nova situao impe alguns desafios e exige o desenvolvimento e a aplicao de novos sistemas de gerenciamento da manuteno. A manuteno indispensvel produo e pode ser considerada como a base de toda atividade industrial (XENOS, 1998, p.13). Atualmente, a manuteno est sendo vista por um ngulo diferente do que era costume em qualquer organizao, pois com o mercado cada vez mais competitivo, necessrio a constante atualizao e a busca por novas maneiras para produzir mais com mais qualidade e entregas no prazo, portanto mais do que nunca a manuteno pea fundamental para o sucesso das organizaes. Ainda segundo Xenos (1998), deve-se levar a manuteno como pea chave na atividade industrial, pois a manuteno visa conservar os equipamentos e manter em pleno funcionamento os motores e maquinas.
A manuteno de um sistema de produo e operaes representa as atividades para conservar equipamentos, mquinas, edifcios, e instalaes (todos estes itens sero denominados instalaes) em condies de apoiar as metas da organizao. O objetivo principal da manuteno o uso eficiente das instalaes, considerando o curto, o mdio e o longo prazo (BULGACOV, 1999, p. 345).

O setor da manuteno considerado um dos principais setores de apoio para a produo, por influenciar diretamente nas metas estabelecidas pela organizao, ou seja, se o setor da manuteno no mantiver os equipamentos em perfeito funcionamento, estes podem parar e com isso a produo tambm pra, gerando perdas muitas vezes bem considerveis e

6 com isso as metas de produo no so atingidas. Manter significa fazer tudo que for preciso para assegurar que um equipamento continue a desempenhar as funes para as quais foi projetado, num nvel de desempenho exigido (XENOS, 1998, p. 18). A manuteno corretiva de um modo geral e do ponto de vista global de qualquer sistema, a manuteno mais cara, por que gera muitas paradas de equipamento, por no ser uma manuteno programada, com isso os equipamentos tem uma baixa utilizao devido ao tempo parado para a realizao das manutenes.
A manuteno corretiva inclui todas as aes para retornar um sistema do estado falho para o estado operacional ou disponvel. A freqncia de manuteno corretiva

determinada pela confiabilidade do equipamento. A ao corretiva normalmente ocorre quando no se deseja (LAFRAIA, 2001, p.173).

A estratgia utilizada para este tipo de manuteno gera a diminuio da vida til das maquinas e tambm muitas vezes so necessrias paradas em momentos aleatrios e inoportunos, ou seja, em pocas de ponta de produo, ou at em pocas de crise, correndo altos riscos de no conseguir entregar os pedidos nos prazos estabelecidos pelos clientes, gerando prejuzos considerveis para as empresas. Manuteno corretiva definida como a manuteno efetuada aps a ocorrncia de uma pane, destinada a colocar um item em condies de executar uma funo requerida (NBR 5462, 1994). Obviamente, muitas vezes necessrio este tipo de manuteno, pois no possvel prever todas as quebras no exato momento em que ocorrem e com isso acontecerem paradas obrigatrias para a manuteno corretiva de emergncia Manuteno corretiva a interveno imediata, para corrigir distrbios que possam provocar conseqncia graves aos equipamentos, a segurana do trabalhador ou ao meio ambiente (VIANA, 2002, p.10). Para que a manuteno corretiva seja eficaz, deve ter uma atuao rpida por parte dos tcnicos mecnicos. Para que isto acontea com sucesso necessrio que as pessoas sejam previamente treinadas. Se forem adotados os procedimentos utilizados na manuteno preditiva pode-se colher resultados

7 antecipadamente, pois a manuteno preditiva esta presente nas melhores empresas do mundo. Com certeza este tipo de manuteno tem muito para contribuir com as empresas que de uma forma ou outra, desejam manter-se sempre competitivas e lucrativas. Manuteno inadequada uma grande causa de falhas de equipamentos. Os procedimentos de manuteno devem ser revistos sempre que houver uma falha, para avaliar a contribuio desse item (AFFONSO, 2006, p. 9). Levando em considerao a citao anterior, conclui-se que este o caminho certo, mas deve-se cada vez mais, buscar tecnologias que ajudem a detectar as falhas o mais cedo possvel. Atravs desse estudo, pretende-se demonstrar de que maneira o uso da manuteno preditiva poder vir a somar pontos positivos para o planejamento da manuteno, em uma grande empresa de calados. Manuteno inadequada uma grande causa de falhas de equipamentos. Os

procedimentos de manuteno devem ser revistos sempre que houver uma falha, para avaliar a contribuio desse item (AFFONSO, 2006, p. 9). Neste caso, mais sensato analisar as falhas ocorridas, se possvel com a ferramenta dos cinco porqus, pois assim chega-se a causa raiz da falha e em seguida, deve-se aplicar efetivamente o definido. plano de ao previamente

1.2 Manuteno Preditiva:

Lima e Sales (2008) dizem que a adoo da manuteno preditiva

proporciona detalhamento de itens especficos, como o controle e manuteno da qualidade do produto final que gerado naquele equipamento ou instalao, redues significativas de insumos descartados no meio ambiente, por exemplo quando se adota microfiltragem de leo. Logo, a correta adoo e solidificao de modalidades de manuteno preditiva alinha-se com as estratgias anunciadas estudadas e implementadas em manuteno e

8 manufatura, onde pode-se destacar o papel da manuteno preditiva como modalidade de manuteno fundamental como diferencial de produtividade. Segundo OLMEDO (1994) os custos de manuteno podem representar 15% a 30% dos bens produzidos dentro de uma indstria especifica, portanto muito importante utilizar tcnicas de monitoramento para reduzir os gastos em manuteno no programada e com isto automaticamente pode-se aumentar a lucratividade final, mantendo assim a empresa competitiva no mercado. A manuteno preditiva tem uma grande importncia dentro da empresa, pois tem como objetivo, entre outros, monitorar a vibrao das mquinas para detectar possveis problemas. Tambm muito utilizada no setor de eletricidade, monitorando com o uso de imagens infravermelhas de circuitos, motores e outros equipamentos eltricos, com o objetivo de detectar possveis aquecimentos ou desconformidades, conforme figura 1 a seguir: Figura 1 Relatrio de Termografia

Relatrio Termografia de um Compressor. Fonte: Manuteno Corretiva Paquet Calados, 2011.

9 A manuteno preditiva pode minimizar o custo em quebras de equipamentos mecnicos e assegurar que os equipamentos reparados estejam em condies de uso aceitveis, pode ser detectados problemas antes que se tornem srios e reparados com antecedncia, evitando possveis prejuzos advindos de fadiga ou excessivo uso contnuo.
As mquinas no criam problemas por si s, mas no lugar disto so as pessoas que deixam as mquinas quebrarem e ter defeitos por exemplo, esquecendo de lubrific-las, de apertar alguns parafusos, deixando-as a altas temperaturas ou ento com muita sujeira em volta. Pode-se chamar isto de deteriorao forada (MIRSHAWKA, 1991, p. 88).

A manuteno preditiva visa detectar problemas atravs de testes, seja de leo, vibrao ou infravermelho. Tambm tem como objetivo orientar as pessoas para conduzirem bem seus equipamentos. At uma simples lubrificao, pode prolongar a vida til dos equipamentos, diminuindo as vibraes e desgastes de peas mveis. Manter o equipamento limpo tal como o local de trabalho, diminui as classes de contaminao do leo e tambm controlando as temperaturas evitase possveis aquecimentos desnecessrios nos componentes eletrnicos. O papel da manuteno preditiva, alem de fazer as anlises e agir preventivamente, tem como objetivo orientar as pessoas, com isto o trabalho em equipe se torna mais eficiente e reduz custos para a empresa. Na manuteno preditiva, fundamental o monitoramento de vibraes, monitoramento de processos, inspeo visual e termogrfica, com isso, o gerenciamento da manuteno preditiva se torna de fcil entendimento, sendo que a empresa que adota essas tcnicas para o gerenciamento da manuteno preditiva com certeza aumentar seus indicadores de resultados positivos.
O princpio de anlise de vibraes est baseado na idia de que as estruturas das mquinas, excitadas pelos esforos dinmicos, do sinais vibratrios cuja freqncia idntica quela dos esforos que os tenham provocado; e na medida global tomada em algum ponto a soma das respostas

10
vibratrias da estrutura aos diferentes esforos excitadores (MIRSHAWKA, 1991, p. 115).

A empresa que adota o sistema de manuteno preditiva melhora sua performance, pois este tipo de manuteno baseia-se em anlises para detectar futuras paradas dos equipamentos, neutralizando a maioria dessas paradas porque os problemas so detectados e logo determinado um

planejamento estratgico para a substituio dos componentes que no se encontram em condies de uso, como por exemplo, rolamentos, componentes eletrnicos, terminais, fusveis, leo e outros. Na manuteno preditiva, a anlise de vibrao vista como uma ferramenta primaria, pois a maioria dos equipamentos existentes dentro da indstria so mecnicos, associados com motores eltricos. o

acompanhamento da vibrao fornece as informaes necessrias para a identificao de possveis problemas futuros, mas isto no basta, deve-se usar tambm termo visores para identificar fontes de calor acima do recomendado. Tambm, analisar as condies dos leos lubrificantes, e sempre que possvel manter pessoas especializadas nesse tipo de manuteno, para executar essas tarefas com segurana e baseadas em conhecimento e formao tcnica apropriada.

1.3 Termografia

Este tipo de manuteno reconhecido mundialmente como uma tcnica eficaz de gerenciamento, muitas vezes indispensvel para aferio do funcionamento dos equipamentos eltricos, visando reduzir o risco de acidentes, especialmente os incndios.
Segundo Bassi (2007), pode-se definir a termografia como a tcnica de sensoriamento remoto que possibilita a medio de temperaturas e a formao de imagens trmicas de um componente, equipamento ou processo, a partir da radiao infravermelha ( BASSI, 2007).

11 A anlise termogrfica um dos procedimentos utilizados pela manuteno preditiva, pois muito interessante para detectar degradaes em isoladores, chaves de contato, terminais, fusveis, quadros de comando em geral e outros. Os defeitos mais comuns desses componentes, o super aquecimento, que podem ser facilmente detectados com o uso da termografia, avaliando os equipamentos com antecedncia, evitando paradas inoportunas. Como o foco desse estudo a manuteno preditiva, a termografia insere-se como uma das ferramentas preventivas, visando sempre, a antecipao no detectar de problemas que possam afetar o pleno funcionamento da empresa. Segundo Milasch (1984), a Manuteno Preditiva consiste na definio e no planejamento antecipado das intervenes corretivas, a partir da aplicao sistemtica de uma ou mais tcnicas de monitorao, como: Anlise de vibraes de equipamentos rotativos e alternativos; Anlise de corrente e fluxo magntico de motores eltricos; Anlise de leo lubrificante (tribologia e ferrografia); Termografia de sistemas eltricos e mecnicos; Ultrasom para deteco de vazamentos e defeitos de vlvulas e purgadores. Essas tcnicas so capazes de detectar os defeitos de funcionamento sem interrupo do processo produtivo e com antecedncia suficiente para programar as intervenes corretivas. de suma importncia que a manuteno preditiva seja aplicada em todos os processos da empresa, sejam eles mecnicos, eletromecnicos ou eltricos. Pode-se citar como exemplo comparativo, o motor de uma bomba de recalque dgua de um poo residencial, que no necessita de uma manuteno preditiva, pois o proprietrio teria custos muito elevados, mas se fala-se de um motor, cuja a funo mover um gerador de energia para abastecer uma determinada empresa, ento deve-se concordar que muito importante o uso da manuteno preditiva, caso contrario, os prejuzos podero ser considerveis, no caso de parada no programada.

12
Atualmente, com os recursos da informtica, possvel realizar a tabulao de maneira rpida e com mnimas margens de erro as planilhas de clculo e programas estatsticos disponveis (Excel 4.0, start-graph etc.) proporcionam ao pesquisador rapidez nos projetos realizados junto a amostras amplas e permitem o cruzamento de informaes com preciso, alm da excelente apresentao grfica de resultados (SAMARA e BARROS, 1997, p. 79).

A analise termogrfica inclu-se como fundamental no processo da manuteno preditiva, assegurando reduo de riscos relacionados ao uso de equipamentos movidos a energia eltrica. A seguir, ser apresentada a metodologia adotada para a elaborao desse trabalho.

2. Metodologia

Conforme Prodanov e Freitas (2009, p.139), o mtodo cientfico o conjunto de processos ou operaes mentais que deve-se empregar na investigao. a linha de raciocnio adotada no processo de pesquisa. Nesse trabalho, sero utilizadas diferentes metodologias de pesquisa analisando-se dados histricos que sero extrados do prprio software utilizado pelo setor da manuteno da empresa do estudo de caso. Analisando os dados obtidos atravs deste sistema, pode-se ter certeza da real necessidade do uso da manuteno preditiva. Assim que os dados so analisados tem-se em mos, a quantidade de vezes que houve intervenes por superaquecimento, curtos, sobrecargas e outros dos quais uma termografia ou uma analise de leo, poderia ser detectado antes da falha.
Pesquisar cientificamente significa realizarmos essa busca de conhecimentos, apoiando-nos em procedimentos capazes de dar confiabilidade aos resultados. A natureza da questo que d origem ao processo de pesquisa varia. O processo pode ser desencadeado por uma dificuldade, sentida na prtica

13
profissional, por um fato para o qual no conseguimos explicaes, pela conscincia de que conhecemos mal alguma situao ou, ainda, pelo interesse em criarmos condies de prever a ocorrncia de determinados fenmenos (

PRODANOV; FREITAS, 2009, p. 53).

Este trabalho tambm faz uso da pesquisa de campo para enfatizar ainda mais a sua confiabilidade nos processos necessrios para que setor da manuteno siga em frente com os seus objetivos.
Pesquisa de campo aquela utilizada com o objetivo de conseguir informaes e/ou conhecimentos acerca de um problema para o qual procuramos uma resposta, ou de uma hiptese, que queiramos comprovar, ou ainda, descobrir novos fenmenos ou as relaes entre eles ( PRODANOV; FREITAS, 2009, p. 72,73).

A caracterizao da pesquisa de campo se d porque, dentro da proposta mencionada neste trabalho, encontra-se a necessidade de

informaes ou conhecimentos da quantidade de intervenes necessrias para que a estratgia de manuteno apresente resultados satisfatrios. Outra importante caracterstica metodolgica desse trabalho o estudo de caso, que segundo Prodanov e Freitas (2009) o consiste em coletar e analisar informaes sobre um determinado indivduo, uma famlia, um grupo ou uma comunidade, a fim de estudar aspectos variados de sua vida, de acordo com o assunto da pesquisa. um tipo de pesquisa qualitativa, entendido como uma categoria de investigao que tem como objetivo o estudo de uma unidade de forma aprofundada, podendo tratar-se de um sujeito, de um grupo de pessoas, de uma comunidade etc. So necessrios alguns requisitos bsicos para sua realizao, entre os quais: severidade, objetivao, originalidade e coerncia. Tambm ser muito importante inserir neste contesto a utilizao da pesquisa bibliogrfica.
Uma pesquisa considerada bibliogrfica quando elaborada a partir de material j publicado, constitudo principalmente de: livros, revistas, publicaes em peridicos e artigos cientficos,

14
jornais, boletins, monografias, dissertaes, teses, material cartogrfico, Internet, com o objetivo de colocar o pesquisador em contato direto com todo material j escrito sobre o assunto da pesquisa. Os demais tipos de pesquisa tambm envolvem o estudo bibliogrfico, pois todas as pesquisas necessitam de um referencial terico (PRODANOV; FREITAS, 2009, p. 68).

Essa pesquisa tambm desenvolvida por meio da identificao de elementos citados pelos componentes da empresa para que se possa ter a confirmao dos resultados obtidos pelo setor de manuteno. Ainda para o desenvolvimento deste trabalho, ser muito importante a aplicao da pesquisa quantitativa.
Pesquisa quantitativa considera que tudo pode ser:

quantificvel, o que significa traduzir em nmeros opinies e informaes para classific-las e analis-las. Requer o uso de recursos e de tcnicas estatsticas (percentagem, mdia, moda, mediana, desvio padro, coeficiente de correlao, anlise de regresso etc.) (PRODANOV; FREITAS, 2009, p. 80).

No caso desse estudo, requerido o uso de nmeros, ou seja, quantidade de intervenes por defeito nos equipamentos. Estes dados so coletados do sistema SIM (Sistema Integrado da Manuteno), que utilizado pela empresa. Este trabalho contar com as opinies dos tcnicos envolvidos nos processos de manuteno. Tambm ser necessrio o uso de alguns clculos e mdias para que se obtenha resultados concretos e satisfatrios, ou seja, comparar a situao anterior com resultado obtido, atravs das quantidades e mdias das intervenes. Por contar com a opinio e as informaes obtidas dos tcnicos do setor, coletadas no ambiente natural de trabalho, ser levada em considerao a pesquisa qualitativa:
A pesquisa qualitativa considera que h uma relao dinmica entre o mundo real e o sujeito, isto , um vnculo indissocivel entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que no pode ser traduzido em nmeros. A interpretao dos fenmenos e a atribuio de significados so bsicas no

15
processo de pesquisa qualitativa. Esta no requer o uso de mtodos e tcnicas estatsticas. O ambiente natural a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador o instrumentochave. Tal pesquisa descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado so os focos principais de abordagem (

PRODANOV; FREITAS, 2009, p. 81).

Para completar as caractersticas metodolgicas desse trabalho, utilizada tambm, a pesquisa documental, pois foram aproveitadas as informaes constantes dos relatrios elaborados pelos tcnicos da empresa.
A pesquisa documental assemelha-se muito a pesquisa bibliogrfica. A diferena essencial entre ambas esta na natureza das fontes. Em quanto a pesquisa bibliogrfica se utiliza fundamentalmente das contribuies dos diversos autores sobre determinado assunto, a pesquisa documental vale-se de materiais que no receberam ainda um tratamento analtico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa (GIL, 1996 p. 51).

A metodologia diz respeito do mtodo utilizado no desenvolvimento de um trabalho de carter cientfico. a explicao detalhada das aes desenvolvida no mtodo do trabalho de pesquisa, obtida nesse trabalho, com o uso das propostas metodolgicas antes descritas.

3 Apresentao da Empresa:

A Empresa Paquet nasceu em 20 de Junho de 1945, em Sapiranga, no Rio Grande do Sul, Brasil. Hoje formada por vrias empresas e negcios: indstria de calados, varejo de calados, fazendas, empreendimentos imobilirios, administradora de cartes de crdito, alm de administrar as marcas Dumond, Capodarte, Diadora e Ortop. A Paquet possui sede no Brasil e unidades em mais 13 estados do Brasil e na Argentina, na cidade de Chivilcoy.

16 Em 1969, realizada a primeira exportao de produtos, para os Estados Unidos. A partir de 1970, as vendas para o exterior passam a ser regulares. Ainda nessa dcada, a empresa adquire fazendas e passa a atuar no ramo agronegcio. Na dcada de 80 a rede de lojas se amplia para o ramo de varejo esportivo. Na indstria h expanso de unidades produtivas e entrada no ramo de acabamento de couro. Nos anos 90, a Paquet Calados Ltda. adquire as Lojas Gaston e inaugura fbricas no nordeste. A marca Dumond lanada e inicia a operao de varejo no Rio de Janeiro. Nos anos 2000 a indstria passa a produzir artigos esportivos com o licenciamento da marca Diadora. No varejo h o projeto de franquias e em 2003, considerando a dinamizao do cenrio do varejo, comea a operar com o Praticard, empresa de cartes de crdito criada para administrar os cartes das lojas Paquet Calados Ltda. Atualmente, a Paquet Calados Ltda. Calados uma das maiores empresas do setor caladista no mundo e referncia em calados femininos de alta qualidade no mercado, apresentando os seguintes nmeros: - 13 plantas industriais em 3 estados brasileiros; - 1 planta industrial na Argentina; - Capacidade de produo de 75 mil pares/dia; - 3 fazendas no Mato Grosso do Sul; - Mais de 140 lojas com as bandeiras: Paquet Calados Ltda., Esportes, Gaston, Esposende, em 8 estados: RS, SC, PR, RJ, MT, CE, PE, RN (prprias e franqueadas); - 16 lojas prprias Dumond e Capodarte, nos estados do RS, SP e RJ; - 6 lojas no exterior, em pases como Filipinas, Colmbia, Egito, Angola - 1 empresa voltada para realizao de loteamento e condomnios urbanos, bem como execuo de prdios industriais e comerciais; - 1 administradora de cartes de crdito; - Mais de 17.000 colaboradores diretos.

17 3.1 Apresentao do Setor:

O setor da manuteno tem como meta principal manter os equipamentos em perfeitas condies de trabalho mantendo a confiabilidade e produtividade total, sem paradas das linhas de produo por falhas nos equipamentos. As intervenes realizadas durante o processo produtivo geralmente so para setup (troca de ferramentas nos equipamentos conforme modelo a ser produzido), regulagens e pequenos consertos. Fora do processo produtivo, realizam-se inspees preventivas nos equipamentos, lubrificao, revises e reformas a fim de manter os equipamentos sempre em perfeitas condies de uso. Outra atividade do setor que colabora para o desempenho dos equipamentos na produo, so medies realizadas atravs de ferramentas especiais que verificam possveis fadigas nos equipamentos, fazendo com que a manuteno interfira imediatamente para que no ocorra uma parada no processo produtivo. Este setor auditado mensalmente por auditores internos do Programa de Organizao e Limpeza do Ambiente (OLA) e semestralmente por auditores externos de rgos certificadores da norma ISO. Buscando a capacitao e melhoria contnua, mensalmente so realizadas palestras para qualificao dos tcnicos e tambm semestralmente so realizados encontros com tcnicos de todas as unidades junto com coordenadores, supervisores e gerncia, para discutir diversos assuntos relacionados manuteno e onde tambm so apresentados projetos onde o foco sempre melhoria contnua, confiabilidade e qualidade.

3.2 Responsabilidades do Setor:

18 O setor de manuteno visa proporcionar um bom estado e funcionamento dos equipamentos em geral, sendo dotado da seguinte estrutura: Manuteno Corretiva: Conjunto de atividades realizadas pelo setor da manuteno cujas intervenes ocorrem durante o processo de fabricao. A manuteno pode ser solicitada atravs do telefone, rdio ou no prprio setor da manuteno, sendo registrada pelo atendente no programa SIM (Sistema Integrado de Manuteno, software usado pelo setor de manuteno). Manuteno Preditiva e Preventiva: Conjunto de atividades planejadas e realizadas fora do processo produtivo. Visam o aumento da vida til do equipamento, bem como reduzir a possibilidade de paradas no processo. Os planos de manuteno contemplam as mquinas, os componentes e as tarefas a serem executadas, assim como a periodicidade das atuaes a serem executadas. Manuteno Autnoma (TPM): Conjunto de atividades planejadas pelo setor de manuteno e executadas no setor produtivo pelos prprios operadores atravs da Manuteno Produtiva Total TPM. Lubrificao: a ao executada nos pontos crticos das mquinas e equipamentos para o seu funcionamento de acordo com a orientao tcnica da manuteno. A lubrificao planejada observando o local da mquina a ser lubrificada, a freqncia, o responsvel pela execuo e o lubrificante adequado. Almoxarifado da Manuteno: A manuteno possui almoxarifado prprio para a garantia de que o processo de fabricao no pare por falta de peas de reposio. Cadastro de Mquinas: Utilizado para registros de manuteno e controle das mquinas e equipamentos. A manuteno tem como meta no parar a produo por motivo de falha no maquinrio, e tem conseguido timos resultados desde a implementao do sistema de gesto atual.

19 O setor de Manuteno dividido entre gerente, supervisor de manuteno, supervisor de manuteno eltrica, coordenador de manuteno corretiva, coordenador de manuteno preventiva, coordenador de manuteno eletrnica, coordenador de manuteno eltrica, coordenador de imobilizado, mecnicos de mquinas de costura e montagem, eletrnicos, eletricistas e auxiliares de manuteno.

4. CONCLUSO

Com o desenrolar desse trabalho, nota-se uma mudana na postura da empresa, pois a manuteno passa a ser vista como um setor que pode trazer confiabilidade ao produto final, desde que seja planejada e efetuada mediante dados confiveis, se sabe que as paradas so as grandes vils da produtividade e proporcionam atrasos nas entregas e consequentemente deixam as empresas menos competitivas. Atualmente, visvel o crescimento da utilizao da manuteno preditiva dentro da empresa estudada nesse estudo de caso. Os ganhos so considerveis, pois as paradas vem caindo gradativamente aps a implantao da manuteno preditiva, o que traz como resultado, a entrega no prazo e a confiabilidade no produto final. Com os fatos estudados e apresentados neste trabalho, conclui-se que as empresas devem acolher o setor de manuteno juntamente com os demais setores da empresa, pois esta juno se faz necessrio para um futuro promissor da empresa. bvio que a melhoria no depende s da implementao da manuteno preditiva, mas sim da estrutura da organizao e do investimento em estudo, tcnica e procedimentos feitos para cumprir metas estabelecidas. Isso fruto de um processo, de objetivos, prazos e de mtricas claras. Por isso, como anlise final deste estudo de caso, aponta-se para a necessidade do envolvimento do pessoal do setor de manuteno, que

20 continue desenvolvendo grupos de pesquisa e de ensino para pesquisar, desenvolver e testar metodologias que estejam apropriadas s contingncias especficas dentro da indstria Paquet Calados Ltda. Verificou-se que muitos aspectos devem e precisam ser aprofundados: melhoria e uso de normas tcnicas, definio de mtricas de confiabilidade apropriadas por aplicao, estruturao de software de fcil uso e mais adaptveis s necessidades especficas, aprofundar estudos em projetos para a confiabilidade tal como para a mantenabilidade saudvel do setor de manuteno. No decorrer do estudo, foi possvel mostrar a importncia da manuteno preditiva na Empresa Paquet Calados Ltda, e tambm procedimento usado para a sua implantao. Tambm foram estudas as falhas que podem ser identificadas com antecedncia, o que evita as paradas da produo. Respondendo os objetivos especficos do trabalho, foi possvel apresentar e analisar os procedimentos da manuteno preditiva na empresa, e como controlada a execuo e os procedimentos da manuteno. O grfico a seguir mostra a evoluo da manuteno no que diz respeito a paradas de produo devido a problemas de quebras de maquinas no setor produtivo da empresa Paquet calados Ltda. Grfico de metas para paradas mensais da Matriz.

21

200
180 160

140
120 100 80

2008
2009 2010

60
40 20 0

2011

Jan Fev paradas corretivas. Evoluo das metas deMar Abr Mai Jun

Jul

Ago Set Out Nov Dez

Fonte: Manuteno Corretiva, Paquet Calados, 2011.

Analisando o grfico acima, pode-se observar que as metas de paradas esto cada vez menores, pois com a implantao de novos mtodos para a execuo da manuteno, se torna cada vez mais real a meta da parada zero, que um objetivo estipulado para os prximos anos. Tambm se pode visualizar no grfico a seguir, as paradas reais do ano 2011, at o ms de abril. Esse grfico um importante indicador para o gerenciamento da manuteno, pois acompanhado diariamente pelo responsvel do setor e sempre que os nmeros apontam uma alta, ou seja, quando a meta esta prxima de ser alcanada so realizadas reunies para evitar novas paradas e consequentemente, atingir os objetivos estipulados pela empresa. Grfico de paradas mensais 2011 da Matriz.

22

70 60

50 40
30 20 10 0 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Paradas corretivas 2011 matriz. Fonte: Manuteno Corretiva, Paquet Calados, 2011.

Meta Parada

Pode-se concluir que o setor de manuteno da empresa esta conduzindo os seus trabalhos de forma adequada, possvel ver nmeros satisfatrios e com tendncia em melhorar ainda mais, portanto cada vez mais implantao da manuteno preditiva veio para somar e garantir melhoria geral nos resultados da empresa.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.

ASSOCIAO Brasileira de Normas Tcnicas. NBR 5462 Confiabilidade e Mantenabilidade. Rio de Janeiro, 1994. AFFONSO, Luis Otvio Amaral. Equipamentos Mecnicos Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006, 336p. BASSI, Darlan Polnow. Curso: Tcnicas de Manuteno Preditiva.

Associao Brasileira de Manuteno, 2007. BULGACOV, Srgio, Manual de Gesto Empresarial So Paulo: Atlas,1999, 463p. GIL, Antonio Carlos, Projetos de Pesquisa So Paulo, Atlas, 1996 159p.

23 LAFRAIA, Joo Ricardo Barusso. Manual de Confiabilidade,

Mantenabilidade e Disponibilidade - Rio de Janeiro: Qualtymark: Petrobrs, 2001 388p.


LIMA, Walter da Costa e SALLES, Jose Antonio Arantes. Manuteno Preditiva:

Caminho para a Excelncia e Vantagem Competitiva. Disponvel em


http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/4mostra/pdfs/616.pdf. Acesso em 20 jan 2011. MILASCH, Milan, Manuteno de transformadores em lquido isolante. So Paulo: Editora Edgard Blucher Ltda, 1984. MIRSHAWKA, Victor. Manuteno Preditiva Caminho para Zero Defeitos So Paulo: Makron Books do Brasil Editora Ltda, 1991, 318p. OLMEDO, Napoleo L.; mirshawka, Vitor. TPM moda brasileira. So Paulo: Mcgraw-Hil Ltda., 1994. OSADA, Takashi. TPM/mtp: Manuteno Produtiva Total. So Paulo: Instituto IMAM, 1993. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Csar. Metodologia do

trabalho cientfico Rio Grande do Sul: Feevale, Novo Hamburgo, 2009, 288p. SAMARA, Beatriz Santos e BARROS, Jos Carlos. Pesquisa de Marketing So Paulo SP: Makron Books, 1997, 220p. SOARES, Rui Abreu. Manuteno Preventiva Rio de Janeiro: CNI Departamento de Assistncia Mdia e Pequena Indstria, 59p. VIANA, Herbert Ricardo Garcia. Planejamento e controle da manuteno Editora oulitmark, 2002, 167p. XENOS, Harilaus Georgius DPhilippos. Gerenciando a Manuteno

Produtiva Nova Lima: INDG Tecnologia e Servios Ltda,2004, 302p.

Anda mungkin juga menyukai