Anda di halaman 1dari 3

. Aprendizagem motora so mudanas em processos internos que determinam capacidade do individuo de produzir uma ao motora.

. O nvel de aprendizagem motora do individuo melhora com a pratica e , freqentemente, inferido pela observao de nveis relativamente estveis da performance motora da pessoa. Quando uma pessoa corre, caminha, lana uma bola, toca piano, chuta uma bola ou dana, esta pessoa est utilizando uma ou mais habilidades motoras (Schmidt, 2001). A aprendizagem inicial caracterizada por tentativas do individuo de adquirir uma idia do movimento (Gentile, 1972) ou entender o padro bsico de coordenao (Meinel, 1985).

A aprendizagem motora se caracteriza por mudanas em processos internos que determinam a capacidade de um indivduo para produzir uma tarefa motora. O nvel de aprendizagem motora de um indivduo aumenta com a prtica e freqentemente inferido pela observao de nveis relativamente estveis da performance motora da pessoa (SCHMIDT; WRISBERG,2001 A aprendizagem motora caracterizada como uma srie de mudanas que vo de estados desorganizados para estados mais organizados, da inconsistncia e rigidez para a consistncia e flexibilidade motoras (MANOEL, 1999), citado por Lage (2005). Para assumir que houve aprendizagem, as caractersticas observadas como resultado da prtica devem implicar em acrscimos de eficincia relativamente duradoura. Magill (1998) define que a aprendizagem implica em mudanas no processo interno do indivduo, no sendo observvel diretamente, devendo ser inferida atravs da observao do comportamento ou desempenho do indivduo, devido prtica ou experincia. Ainda segundo este autor, desempenho o comportamento observvel, se referindo execuo de uma habilidade num determinado instante e numa determinada situao. Segundo Schmidt e Wrisberg (2001) desempenho ou performance motora a tentativa observvel de um indivduo para produzir uma ao voluntria.
A principal diferena entre aprendizagem motora e performance motora que a performance motora sempre observvel e influenciada por muitos fatores. A aprendizagem motora, em contraste, um processo interno que reflete o nvel de capacidade de desempenho do indivduo, podendo ser avaliado por demonstraes relativamente estveis

PROGRAMA MOTOR

Schmidt prope em sua teoria do esquema que o desempenho futuro bemsucedido de uma habilidade depende da quantidade de variabilidade que o aprendiz vivencia durante a prtica (MAGILL, 2000). O processo de aprendizagem de uma habilidade motora envolve tambm outros conceitos. Segundo Schmidt (1993), o programa motor uma estrutura centralmente localizada que define os detalhes essenciais de uma ao habilidosa; anlogo a um gerador central de padro. Tambm pode ser definido como um grupo de comandos motores pr-estruturados capazes de conduzir um movimento.

O programa motor generalizado (PMG) j um programa pr-estruturado e caracteriza-se como um programa bsico, com as condies mnimas para a execuo do movimento, e flexvel, de forma a poder realizar as variaes e adaptaes do movimento (GRECO et al., 1997). De acordo com Schmidt (1993), o PMG pode variar ao longo de determinadas dimenses para produzir novidade e flexibilidade no movimento. Um padro armazenado pode ser ligeiramente modulado quando o programa executado, permitindo que o movimento seja ajustado para encontrar as demandas ambientais alteradas. Em termos prticos significa iniciar a aprendizagem com a prtica constante para a aquisio do PMG para posteriormente introduzir variaes na tarefa para desenvolver o esquema motor responsvel pela parametrizao do movimento. Iniciar a prtica de forma constante possibilita maior estabilidade entre as tentativas, otimizando inicialmente a aprendizagem da estrutura do movimento, 16 para ento em um segundo momento, introduzir a variabilidade de prtica (prtica aleatria) gerando assim a flexibilidade necessria s aes, conseqentemente uma maior capacidade de adaptao (SANTOS et al., 2009).

SKNNIR Segundo Tani (1999) a prtica o processo de explorao de diversas possibilidades de soluo de um problema motor at se alcanar uma estabilidade num conjunto de solues para se alcanar o objetivo. Ela envolve um esforo consciente de organizao, execuo, avaliao e modificao das aes motoras a cada execuo. De acordo com Ugrinowitsch (1997), citado por Lage (2005), a prtica permite ao sujeito testar as hipteses de soluo de um determinado problema motor. Essa possibilidade de ensaios na tentativa de buscar as melhores solues leva o sujeito aquisio de experincia que o auxiliar em contextos futuros os quais exijam a execuo da mesma tarefa ou de habilidades que apresentem elementos perceptivos, motores e cognitivos similares.

As pesquisas e a teorizao atuais tendem a realar cada vez mais os aspectos cognitivos da aprendizagem, atribuindo importncia central s caractersticas de aquisio de conhecimentos e processamento de informao em substituio s teorias behavioristas (PFROMM NETTO, 1987). Essa abordagem, como resultado da aplicao da teoria de processamento de informao ao estudo do comportamento motor, procura dar nfase s operaes mentais que antecedem a ao motora; o organismo humano considerado um sistema autoregulat rio capaz de receber, processar, armazenar, transmitir e utilizar informaes (CHIVIACOWSKY & TANI, 1997). Nessa abordagem uma das variveis que mais tem recebido a ateno de pesquisadores

refere-se ao .feedback. extrnseco. O termo .feedback. foi popularizado por volta do fim da Segunda Guerra Mundial, quando cientistas desenvolveram os conceitos de servomecanismo e de sistemas de controle de circuito fechado. No contexto dessas discusses, foi assumida a idia de que os executantes comparavam a informao sensorial relacionada ao estado real do movimento, com o .feedback. esperado, relacionado meta desejada, determinando, assim, os erros na execuo. A funo do .feedback., de reduzir erros, continua a ser tema proeminente nas discusses sobre controle e aprendizagem motora. A definio contempornea de .feedback., de forma mais ampla, significa qualquer tipo de informa o sensorial sobre o movimento, no exatamente com referncia a erros. So informaes que aparecem (ou esto disponveis) como resultado do movimento e que so repassadas ao executante. O processo da aprendizagem motora pode ocorrer atravs de dois principais tipos .feedback.: intrnseco ou inerente e extrnseco ou aumentado (KONTTINEN, METZ & LYYTINEN, 2002; MAGILL, 2000; SAGE, 1984; SCHMIDT & W RISBERG, 2001). O .feedback. intrnseco a informao sensorial que surge como conseqncia natural da produo do movimento. Essa classe de informao pode ser exteroceptiva, quando vinda de fontes externas ao corpo de uma pessoa e proprioceptiva ou cinestsica,

Anda mungkin juga menyukai