Anda di halaman 1dari 4

O que Coaching?

Ns ligamos pra voc


Coaching um processo que utiliza tcnicas, ferramentas e recursos de diversas cincias. Algumas pessoas dizem que Coaching cincia, mas na realidade um cocktail, um mix de recursos e tcnicas que funcionam em cincias do comportamento (psicologia, sociologia, neurocincias) e de ferramentas da administrao de empresas, esportes, gesto de recursos humanos, planejamento estratgico e outros. um processo que produz mudanas positivas e duradouras. Conduzido de maneira confidencial, individualmente ou em grupo, o Coaching uma oportunidade de visualizao clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiana, de quebrar barreiras de limitao, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial mximo e alcanar suas metas. Coaching uma metodologia que busca atender as seguintes necessidades: atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades. O Coaching um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competncias comportamentais, psicolgicas e emocionais direcionado conquista de objetivos e obteno de resultados planejados que, para ser compreendido, pode ser comparado aliana de sucesso entre um tcnico desportivo (coach) e seus atletas (coachees). O tcnico no atua no jogo diretamente mas oferece, como um padrinho, sua experincia que concorre para o desenvolvimento e desempenho do atleta. Da mesma forma o coach contribui para o aprendizado e amadurecimento emocional, tomada de deciso, planejamento de ao, definio de tarefas e de estratgias de remoo de obstculos. Ocasionalmente confundido com terapia, o Coaching vai bem alm desta na medida em que d ao cliente a autonomia e o mrito pelos resultados obtidos, objetivando o acmulo de experincias auto-motivadoras e a conquista da independncia o mais cedo possvel. De maneira sinttica e objetiva, Coaching pode ser caracterizado como o processo conduzido por um profissional Coach, visando identificar o estado atual de seu Coachee(cliene) e caminhar junto com ele at um estado desejado Jos Roberto Marques Diretor Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching Definies de Coaching segundo a Global Coaching Community: Coaching a parceria entre coach (profissional) e cliente (coachee) onde acontece um processo estimulante e criativo que inspira e maximiza o potencial pessoal e profissional do cliente. Coaching um processo sistematizado onde um coach acompanha e estimula seu cliente no desenvolvimento de sua performance e alcance de suas metas. Coaching uma metodologia de desenvolvimento humano onde se cria um contexto transformacional para o alcance de um estado desejado.

Coaching
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Coaching um processo, com incio, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) de acordo com a meta desejada pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, mdio e longo prazo, atravs da identificao e uso das prprias competncias desenvolvidas, como tambm do reconhecimento e superao de suas fragilidades.

O coach (treinador, numa traduo letra) atua encorajando e/ou motivando o seu cliente, procurando transmitir-lhe capacidades ou tcnicas que melhorem as suas capacidades profissionais ou pessoais, visando a satisfao de objectivos definidos por ambos, considerando ideias como a de que o simples fato de compartilhar pensamentos/ideias que esto soltos e poder organiz-los, transformando em uma meta desafiante com um Plano de Aes pode levar a concretizar antigos sonhos.
ndice
[esconder]

1 Como funciona 2 Os diferentes tipos de coaching

o o o

2.1 Coaching executivo 2.2 Coaching pessoal ou coaching de vida (life coaching) 2.3 Coaching de performance

3 Ver tambm 4 Bibliografia

[editar]Como

funciona

O trabalho inicia-se normalmente pela definio dos objetivos visados pelo cliente, que podem abranger reas to diversas como a gesto do tempo, o relacionamento interpessoal/intrapessoal, o trabalho em equipe, a motivao de equipes e outras. As questes ou temas podem ser de origem pessoal ou profissional, carreira, esportes, equipe, enfim, que contribuam para o desenvolvimento de um ou mais clientes. Definida a meta, antes do Plano de Aes feita uma anlise do que contribui ou impede o alcance da meta, seja por parte do cliente e/ou do cenrio em que est inserido. Nesta fase valores e crenas so confrontados com a meta e se h congruncia entre eles. O "coach" avalia as foras e fraquezas do seu cliente face aos objetivos visados e ao meio em que este atua, e define um plano que permita alcanar os resultados desejados. Com estas informaes, se facilita a definio das fases do Plano de aes, com evidncias claras de atingimento, prazo determinado, recursos necessrios e o comprometimento do prprio cliente, frente ao desafio factvel. A durao do processo em geral de 3 a 4 meses, dependendo do caso e da resposta de cada indivduo, podem atingir resultados significativos atravs de sesses de uma hora, que podem ser presenciais ou no, depende da disponibilidade do cliente e a tcnica utilizada pelo coach. H coresponsabilidade no processo de coaching, enquanto o resultado de responsabilidade do cliente. Os resultados so percebidos pelo prprio cliente, como tambm por pessoas que fazem parte do crculo de convivncia.

uma abordagem de desenvolvimento humano e profissional que tem como objetivo auxiliar profissionais de qualquer rea de atuao a maximizar seus resultados com base na otimizao de seus prprios recursos tcnicos e emocionais. Com base no desenvolvimento de competncias tcnicas e emocionais, o coach atua como um "olho externo" para seu cliente. Apoiando-o em seu autoconhecimento atravs de um ngulo novo de viso. O coaching pode funcionar como uma forma de estmulo e acompanhamento a longo prazo adaptada s necessidades de desenvolvimento pessoal. Acompanhamento profissional de pessoas em diferente profisses e contextos. Contribuio para a configurao de sistemas de trabalho e de instruo. Contribuio para a estabilizao e o desenvolvimento contnuo do procedimento profissional. Fomento para a motivao, o rendimento, a capacidade de comunicao e o sucesso, aproveitando as capacidades e os conhecimentos comuns do coach e do cliente. Medida inovadora do desenvolvimento de recursos humanos e instrumento para desenvolver a capacidade de aprendizagem de umaempresa.

[editar]Os

diferentes tipos de coaching


executivo

[editar]Coaching

Visa a capacitar executivos na sua performance e excelncia pessoal e nos negcios. Assiste o executivo na identificao de metas, valores, misso e propsito da empresa no mercado. Tambm trabalha a clareza da sua misso pessoal e empresarial, objetivando o equilbrio dos propsitos da empresa, de suas necessidades humanas e dos diferentes papeis vividos na empresa, na famlia e na sociedade.

[editar]Coaching

pessoal ou coaching de vida (life coaching)

Objetiva a capacitao das pessoas na sua auto-realizao, pelo alcance de suas metas, alinhandoas para uma vida equilibrada com seus valores, misso e propsito de vida. A meta a ser trabalhada pode estar em qualquer rea da vida da pessoa, como sade, relacionamentos, espiritualidade, finanas, carreira, administrao do tempo, famlia, etc. O coach vai apoiar o coachee (cliente) na definio da meta, na estratgia para alcanar os resultados almejados e tambm na superao dos desafios que aparecerem ao longo do caminho. Durante o processo de coaching, o foco no presente e no futuro, e o coach trabalhar para manter o coachee em ao para que, ao final, ele realize o que se props. Atualmente existem vrios nichos de coaching pessoal, entre eles: Coaching de Casamento (ou de noivas), Coaching para Emagrecimento, Coaching para Jovens, Coaching Financeiro, e afins.

[editar]Coaching

de performance

O Coaching de Performance - ou Coaching do Desempenho - tem o objetivo de destravar as habilidades naturais dos profissionais. um processo em que uma pessoa ajuda a outra a desempenhar, a aprender e a atingir objetivos e metas pelo autoconhecimento e conscientizao sobre a prpria responsabilidade no crescimento profissional. O Coaching de Performance atinge seus objetivos ao identificar os bloqueios internos e ao removlos para a obteno de resultados. descobrir a perspectiva e as necessidades da equipe pelo questionamento profundo em que ELES identifiquem e removam obstculos de desempenho O Coaching de Performance a atitude mais importante do gestor para aumentar a produtividade e atingir metas pois implementar a estratgia: misso, viso, valores, metas, produtos e pessoas. O Coaching de Performance uma metodologia com resultados tangveis e mensurveis, e normalmente implementado em equipes de vendas e servios. O Retorno sobre o Investimento (ROI) de um projeto desses reflete no desempenho no curto prazo, normalmente em 3 a 6 meses.

Anda mungkin juga menyukai