Anda di halaman 1dari 28

Prefeitura M NVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO PORTUGUS: Interpretao de textos; Ortografia; Pontuao; Acentuao e Separao silbica.

CONHECIMENTOS REGIONAIS: Histria, Evoluo Econmica e Poltica e Aspectos Culturais do Municpio de Taquarana. MATEMTICA: As quatro operaes fundamentais (Adio, Subtrao, multiplicao e diviso); Nmeros pares e mpares; Dezena e Dzia; Nmeros decimais; Pesos; Sistema mtrico decimal; Unidade de Sistema Monetrio Brasileiro; Geometria Plana (Ponto, Reta e Plano). Raciocnio Lgico: Capacidade de interpretar figuras e questes matemticas.

O Poder Executivo do Brasil um dos trs poderes existentes no pas. tambm o conjunto dos rgos e autoridades pblicas aos quais a Constituio Federal brasileira (a atual de 1988) atribui a funo administrativa e adota os princpios da soberania popular e da representao, segundo os quais o poder poltico, teoricamente, pertence ao povo e exercido em nome deste por rgos constitucionalmente definidos (art. 1, pargrafo nico)[1]. Para tanto, a Constituio Federal constitui trs Poderes, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio, independentes e harmnicos (art. 2)[1]. O Poder Executivo regulado pela Constituio Federal nos seus artigos 76 a 91[1]. exercido, no mbito federal, desde 1891[2], pelo Presidente da Repblica, eleito por sufrgio popular e direto[2], em eleio de dois turnos, e substitudo em seus impedimentos pelo Vice-Presidente[2]. Colaboram com o chefe do executivo os Ministros de Estado, por ele nomeados[1]. No plano estadual, o Poder Executivo exercido pelo Governador[3], substitudo em seus impedimentos pelo Vice-Governador[3], e auxiliado pelos Secretrios de Estado[3]. J no plano municipal, exercido pelo Prefeito[4], substitudo em seus impedimentos pelo Vice-Prefeito[4] e auxiliado pelos Secretrios Municipais[4]. A sede de cada municpio toma seu nome e tem oficialmente a categoria de cidade.

rgos
Os principais rgos do Poder Executivo brasileiro so os seguintes:

rgos federais o Presidncia da Repblica: integrada pelo Presidente da Repblica, seu gabinete, a Casa Civil, o Gabinete de Segurana Institucional, a Advocacia-Geral da Unio, a Imprensa Nacional, a Secretaria de Comunicao, entre outros rgos. o Vice-Presidncia da Repblica: integrada pelo Vice-Presidente da Repblica o Ministrios de Estado o Defensoria Pblica da Unio rgos estaduais o Governos das Unidades Federativas: representados pelos governadores. o Secretarias de Estado das Unidades Federativas: representadas pelos secretrios de estado. rgos municipais o Prefeituras Municipais: representadas pelos Prefeitos. o Secretarias Municipais: representadas pelos secretrios municipais.

As autoridades civis do Poder Executivo so:

Autoridades federais o Presidente da Repblica; o Vice-Presidente da Repblica; o Ministros de Estado. Autoridades estaduais o Governadores das Unidades Federativas; o Vice-Governadores das Unidades Federativas; o Secretrios de Estado das Unidades Federativas Autoridades municipais o Prefeitos Municipais; o Vice-Prefeitos Municipais; o Secretrios Municipais.

Presidente

Palcio do Planalto, sede do Poder Executivo brasileiro, localizado na Praa dos Trs Poderes, em Braslia, capital do Brasil.

Para ser presidente da Repblica preciso ser brasileiro nato, maior de 35 anos, estar no exerccio dos direitos polticos e, evidentemente, ser eleito atravs de partido poltico.[1] As regras para a eleio do Presidente da Repblica esto definidas na constituio. As principais so:[1] A eleio do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica realizar-se-, simultaneamente, no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no ltimo domingo de outubro, em segundo turno, se houver, do ano anterior ao do trmino do mandato presidencial vigente.

1 - A eleio do Presidente da Repblica importar a do Vice-Presidente com ele registrado. 2 - Ser considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido poltico, obtiver a maioria absoluta de votos, no computados os em branco e os nulos. 3 - Se nenhum candidato alcanar maioria absoluta na primeira votao, far-se- nova eleio em at vinte dias aps a proclamao do resultado, concorrendo os dois candidatos mais votados e considerando-se eleito aquele que obtiver a maioria dos votos vlidos. 4 - Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistncia ou impedimento legal de candidato, convocar-se-, dentre os remanescentes, o de maior votao. 5 - Se, na hiptese dos pargrafos anteriores, remanescer, em segundo lugar, mais de um candidato com a mesma votao, qualificar-se- o mais idoso (artigo 77).

O presidente e o vice-presidente da Repblica tomaro posse em sesso do Congresso Nacional, prestando o compromisso de manter, defender e cumprir a Constituio, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a unio, a integridade e a independncia do Brasil (artigo 78).[1] O mandato do Presidente da Repblica de quatro anos, sendo permitida a reeleio para o perodo subsequente, e ter incio em primeiro de janeiro do ano seguinte ao da sua eleio [1] (artigo 82).
] Competncia

A competncia exclusiva do presidente da Repblica muito ampla, destacando-se, entre suas atribuies:[1]

direo superior da administrao federal;

participao no processo legislativo, com iniciativa de leis, veto a projetos e lei, sano, promulgao, publicao e regulamentao das leis; nomeao e exonerao de ministros de Estado e governadores de Territrios, alm de outros funcionrios; celebrar tratados, declarar a guerra e fazer a paz, ad referendum do Congresso; comando supremo das Foras Armadas; decretao do estado de defesa e do estado de stio; decretao e execuo da interveno federal (artigo 84).

Crimes de responsabilidade

Caso falhe no cumprimento de seus deveres, ou cometa algum delito, o presidente da Repblica levado a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal nos crimes comuns, ou perante o Senado, nos crimes de responsabilidade. So crimes de responsabilidade os atos do presidente da Repblica que atentem contra a Constituio Federal e, especialmente, contra:[1]

I a existncia da Unio; II o livre exerccio do Poder Legislativo, do Poder Judicirio, do Ministrio Pblico e dos Poderes constitucionais das *Unidades da Federao; III o exerccio dos direitos polticos, individuais e sociais; IV a segurana interna do Pas; V a probidade na administrao; VI a lei oramentria; VII O cumprimento das leis e das decises judiciais (artigo 85).

] Vice-presidente
Ver artigo principal: Vice-presidente do Brasil

Eleito como companheiro de chapa do presidente, cabe ao vice-presidente da Repblica substituir o titular nos seus impedimentos ou suceder-lhe na vacncia do cargo. Os requisitos para o cargo so os mesmos do cargo de presidente. O Vice-Presidente da Repblica, alm de outras atribuies que lhe forem conferidas por lei complementar, auxiliar o Presidente, sempre que por ele convocado para misses especiais (artigo 79, pargrafo nico).[1] Se o presidente e o vice estiverem impedidos, ou deixarem vagos os respectivos cargos, sero chamados a assumir a Presidncia, pela ordem, o presidente da Cmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal. O presidente da Repblica e seu vice s podero ausentar-se do Pas com licena do Congresso, sob pena de perda do cargo, salvo se a ausncia no for superior a 15 dias (artigo 83).

[editar] Ministros de Estado


Ver artigo principal: Ministrios do Brasil

Bandeira do Ministro de Estado do Brasil.

Principais auxiliares do presidente da Repblica, os ministros de Estado so por ele escolhidos livremente, entre brasileiros natos, maiores de 21 anos, em gozo de direitos polticos. Compete ao ministro de Estado, alm de outras atribuies estabelecidas nesta Constituio e na lei:

I exercer a orientao, coordenao e superviso dos rgos e entidades da administrao federal na rea de sua competncia e referendar os atos e decretos assinados pelo presidente da Repblica; I expedir instrues para a execuo das leis, decretos e regulamentos; III apresentar ao presidente da Repblica relatrio anual de sua gesto no Ministrio; IV praticar os atos pertinentes s atribuies que lhe forem outorgadas ou delegadas pelo presidente da Repblica. (artigo 87)[1]

Atualmente, so 24 os ministrios, 8 as secretarias da presidncia e 6 os rgos. A criao, modificao de estruturas e eventual extino de um ministrio so feitas atravs de lei especial, cuja iniciativa da competncia do presidente da Repblica. Alm dos titulares dos ministrios, so tambm ministros de Estado os chefes dos seguintes rgos de assessoramento: Secretaria de Comunicao Social, Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Secretaria Especial de Polticas de Promoo da Igualdade Racial, Secretaria Especial de Polticas para as Mulheres, Secretaria Especial de Portos, Secretaria-Geral da Presidncia, Secretaria de Relaes Institucionais, Advocacia-Geral da Unio, Banco Central, Casa Civil da Presidncia da Repblica, Controladoria-Geral da Unio, Ncleo de Assuntos Estratgicos, Gabinete de Segurana Institucional.

[editar] Administrao indireta


Na direo dos negcios do Estado, o Executivo atua diretamente atravs dos ministrios e rgos integrantes da Presidncia da Repblica, e indiretamente, atravs dos rgos da administrao indireta, que so:
1. Autarquias: entidades criadas por legislao especial, para obter maior eficincia em determinados setores, atravs da descentralizao administrativa e financeira. So servios autnomos, com personalidade jurdica, patrimnio e receita prpria. Podem estar vinculados diretamente Presidncia da Repblica ou a determinado ministrio. Exemplo: o Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq). 2. Empresas pblicas: entidades constitudas com personalidade jurdica, patrimnio prprio e capital exclusivo da Unio; dedicam-se a determinadas atividades econmicas, cuja

explorao julgada de interesse para o governo. Exemplo: a Caixa Econmica Federal e a Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos. 3. Sociedades de economia mista: criadas para a explorao de determinadas atividades econmicas, sob a forma de sociedades annimas, em que a maioria das aes com direito de voto pertencem Unio ou a uma entidade da administrao indireta. Exemplos: Banco do Brasil e Petrobrs.

Foras Armadas
Ver artigo principal: Foras Armadas do Brasil

Para atender aos problemas relacionados com manuteno da ordem interna e soberania externa, que constituem a base da segurana nacional, o Estado brasileiro conta com rgos especiais, que so as Foras Armadas.

Ex-presidente Lula, que representa o Poder Executivo, passa em revista as tropas da MINUSTAH, no Haiti.

Constitudas pela Marinha, pelo Exrcito e pela Aeronutica, so instituies nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do presidente da Repblica, e destinam-se defesa da Ptria, garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem. (artigo 142)[1]

Ministrio Pblico
Junto ao Poder Judicirio, mas no subordinado a ele, est o Ministrio Pblico da Unio. E o rgo oficial do Poder Executivo para a promoo da Justia e defesa dos interesses sociais. Sua atuao mais evidente no processo penal, cabendo-lhe a iniciativa da ao para levar aos tribunais os transgressores da lei. No nvel federal, o Ministrio Pblico chefiado pelo procurador-geral da Repblica, nomeado pelo presidente da Repblica, com aprovao do Senado. (artigos 127 a 135)[1]

Segurana pblica
Entre as muitas tarefas que o Poder Executivo deve desempenhar para realizar o bem comum, destaca-se o cuidado com a segurana pblica. "A segurana pblica, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio, atravs dos seguintes rgos:

I - polcia federal; II - polcia rodoviria federal; III - polcia ferroviria federal; IV - polcias civis; V - polcias militares e corpos de bombeiros militares." (artigo 144)[1]

Cabe polcia federal, entre outras tarefas:


apurar infraes penais contra a ordem poltica e social ou em detrimenio de bens, servios e interesses da Unio; prevenir e reprimir em todo o territrio nacional o contrabando e o trfego ilcito de entorpecentes e drogas afins; exercer a polcia martima, area e de fronteiras.

A polcia rodoviria federal, rgo permanente, estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais. As polcias civis destinam-se apurao de infraes penais e execuo das funes de polcia judiciria, ressalvada a competncia da Unio. s polcias militares cabem a polcia ostensiva e a preservao da ordem pblica. Aos corpos de bombeiros militares, alm das atribuies definidas em lei, incumbe a execuo de atividades de defesa civil. Os municpios podero constituir guardas municipais destinadas proteo de seus bens, servios e instalaes, conforme dispuser a lei. (artigo 144, par. 89)

[editar] Poder Executivo Estadual


O Palcio Iguau, em Curitiba, a sede do governo do Paran de 1953 a 2007 e a partir de 18 de dezembro de 2010.

O Executivo estadual exercido pelo governador do estado,[3] auxiliado pelos secretrios do estado[3]. Para ser governador de estado preciso ser brasileiro maior de 30 anos, estar no gozo de direitos polticos e ser eleito por partido poltico[3]. Os mesmos requisitos so exigidos do candidato a vice-governador[3]. Ambos so eleitos para um mandato de 4 anos[3], observando-se na eleio as mesmas regras da eleio para presidente da Repblica, inclusive quanto ao segundo turno de votao[3], caso nenhum dos candidatos obtenha na primeira votao a maioria absoluta dos votos vlidos. (artigo 28) A competncia do governador definida, na constituio estadual, respeitados os princpios da constituio federal, e segundo o esquema do Executivo da Unio.

Eleitos em 2010, os atuais governadores tomaram posse em 1 de janeiro de 2011. Para auxili-lo na administrao, o governador conta com os secretrios de Estado,[nota 1]. O nmero de secretrios varia de um estado para outro e suas atribuies correspondem, no mbito estadual, s dos ministros de Estado. Para a garantia da ordem e da segurana pblica, os Estados mantm o servio de policiamento, estruturado em Polcia civil e Militar; estatutos especiais regulam a composio e atribuies de cada uma. (artigo 144)[1] Tambm na esfera estadual o Executivo organiza, junto ao Poder Judicirio, o Ministrio Pblico, chefiado pelo procurador-geral do estado, exercido pelos procuradores do Estado e promotores de justia. Sua estrutura e funcionamento, semelhantes s do Ministrio Pblico da Unio. so definidos pela Constituio estadual e leis complementares. (artigo
128, par. 3)
[1]

[Poder Executivo Municipal


Palcio 29 de Maro, sede da prefeitura de Curitiba.

O poder executivo municipal exercido pelo prefeito[4]. Para ajud-lo na direo do municpio, ele conta com os secretrios municipais[4], encarregados dos vrios setores administrativos. So de livre escolha do prefeito[4], permanecendo no cargo enquanto ele achar conveniente. O prefeito e o vice-prefeito so eleitos simultaneamente com os vereadores[4], para mandato de 4 anos[4]. A eleio realizada no primeiro domingo de outubro antes do trmino do mandato do governante em exerccio, e a posse no dia 1 de janeiro do ano subseqente ao da eleio[1]. Caso falhe no cumprimento de suas obrigaes, o prefeito julgado perante o Tribunal de Justia de seu estado. Entre outras normas previstas nas constituies e leis federais e estaduais, o prefeito deve, no desenvolvimento de seu trabalho levar em conta que a Constituio federal determina expressamente que a administrao municipal se faa com a "cooperao das associaes representativas no planejamento

Poder Legislativo do Brasil


Ir . Repblica Federativa do Brasil

O Poder Legislativo do Brasil um dos poderes constitudos do pas. A Constituio Federal adota os princpios da soberania popular e da representao, segundo os quais o poder poltico pertence ao povo e exercido em nome deste por rgos constitucionalmente definidos (art. 1, pargrafo nico). Para tanto, a Constituio Federal constitui trs Poderes, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio, independentes e harmnicos (art. 2). O Poder Legislativo do Brasil exercido, no mbito federal, desde 1891, pelo Congresso Nacional, que se compe da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, compostos, respectivamente, por deputados federais e senadores. Com a proclamao da Repblica, a tradio constitucional brasileira espelhou-se no modelo norte-americano para criar um Legislativo federal bicameral, dividindo-o em duas vertentes, uma a representar os estados federados, com senadores eleitos pelo sistema majoritrio, e outra o povo, com deputados eleitos pelo sistema proporcional, formando portanto duas cmaras mutuamente revisoras. Foram excees as Constituies de 1934 e 1937, que preconizavam o unicameralismo. A doutrina entende que o bicameralismo o sistema mais apropriado s federaes, ao apontar o Senado como a cmara representativa dos estados federados. Na esfera federal, tambm integra o Poder Legislativo o Tribunal de Contas da Unio, rgo de extrao constitucional que auxilia o Congresso Nacional na fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao pblica direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas. Essa atividade recebe o nome de controle externo.

9 Ligaes externas

[editar] Histrico
A Constituio do Imprio do Brasil, de 1824, delegou o Poder Legislativo a uma Assemblia Geral, dividida em duas Casas, a Cmara dos Deputados e a Cmara dos

Senadores ou Senado. A primeira era eletiva e temporria, com mandato de quatro anos, enquanto que o Senado era composto de membros vitalcios. Com a progresso do Imprio na direo de um sistema semelhante ao parlamentarismo, a Cmara dos Deputados logrou, por via costumeira e interpretativa, reservar-se o direito de provocar a demisso do ministrio. A Repblica, organizada segundo o modelo presidencialista norte-americano, retirou do Legislativo (agora denominado Congresso Nacional) a prerrogativa de demitir o ministrio e definiu a durao da legislatura em trs anos. Aboliu-se a natureza vitalcia do Senado, cujos integrantes passaram ento a ter mandato de nove anos, com trs senadores eleitos por estado. A Constituio de 1934 aumentou a durao da legislatura para quatro anos, mas criou a figura do deputado corporativista (representante eleito pelas organizaes profissionais). O Senado (agora chamado Senado Federal) recebeu a competncia de coordenar os demais poderes constitudos; os senadores - dois eleitos por estado - tinham mandato de oito anos. A ditadura do Estado Novo fechou o Congresso, embora a Constituio de 1937 dispusesse acerca do Parlamento Nacional, composto da Cmara dos Deputados e do Conselho Federal (este, representando os estados). Na prtica, o Poder Legislativo foi transferido, na sua totalidade, ao Presidente da Repblica, que o exercia por meio de "decretos-lei" (art. 180). A Constituio de 1946 retomou as designaes Congresso Nacional, Cmara dos Deputados e Senado Federal, com mandatos de quatro anos para os deputados e de oito anos para os senadores, e, em vigor durante um perodo democrtico, permitiu ao Legislativo operar de modo independente, com poderes amplos (votar o oramento, convocar ministros, propor e votar as leis etc.) A Constituio de 1967, promulgada durante o Regime Militar de 1964, ressuscitou o instituto do "decreto com fora de lei" (que a Emenda Constitucional de 1969 renomearia "decreto-lei" e ampliaria), que permitia ao Presidente da Repblica exercer parcela das atribuies do Legislativo. A Constituio de 1988 restaurou plenamente ao Congresso Nacional o Poder Legislativo. Na vigncia da normalidade democrtica, o Congresso exerce suas prerrogativas legislativas e fiscalizadoras com plena desenvoltura. A independncia do Poder Legislativo, preconizada por todas as Constituies brasileiras republicanas, foi exercida na prtica apenas em alguns perodos da histria: 1891-1930; 1934-1937; 1946-1967; e aps 1985. Nos demais perodos, a funo legislativa dependia, em maior ou menor grau, do Poder Executivo.

[rgos e autoridades legislativas

rgos
Os principais rgos do Poder Legislativo brasileiro so:

rgos federais o Congresso Nacional Senado Federal: representado pelos senadores. Cmara dos Deputados: representada pelos deputados federais. rgos estaduais o Assemblias legislativas: representadas pelos deputados estaduais. rgos municipais o Cmaras municipais: representadas pelos vereadores.

Autoridades
As autoridades civis do Poder Legislativo so:

Autoridades federais o Senadores; o Deputados federais. Autoridades estaduais o Deputados estaduais. Autoridades municipais o Vereadores

[editar] Congresso Nacional


Ver artigo principal: Congresso Nacional do Brasil

Congresso Nacional do Brasil.

O Poder Legislativo exercido pelo Congresso Nacional, que se compe da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. (artigo 44) Os senadores representam as unidades federativas (estados e Distrito Federal) e os deputados, o povo. Na verdade, tanto o Congresso quanto cada uma de suas casas representam a nao como um todo. O exerccio da representao legislativa dividido em perodos denominados legislaturas. Cada legislatura dura 4 anos e se inicia com a posse dos deputados, aps cada eleio. As legislaturas so divididas em perodos anuais, chamados sesses legislativas. " O Congresso Nacional reunir-se-, anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1 de agosto a 22 de dezembro." (artigo 57) O Congresso pode se reunir fora desses perodos, em sesso extraordinria, convocada: "I - pelo Presidente do Senado Federal, em caso de decretao de estado de defesa ou de interveno federal, de pedido de autorizao para a decretao de estado de stio e para o compromisso e a posse do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica; II - pelo Presidente da Repblica, pelos Presidentes da Cmara dos Deputados e do Senado Federal ou a requerimento da maioria dos membros de ambas as Casas, em caso de urgncia ou interesse pblico relevante, em todas as hipteses deste inciso com a aprovao da maioria absoluta de cada uma das Casas do Congresso Nacional." (artigo 57) Para determinados trabalhos, as cmaras funcionam separadamente; para outros, em plenrio, isto , em conjunto. Senadores e deputados no podem exercer atividades que comprometam sua funo e seus interesses coletivos, podendo vir a perder o mandato.

[editar] Atribuies
Ressalvadas as matrias de competncia exclusiva da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal, cabe ao Congresso, como um todo, legislar sobre todas as questes de interesse nacional e de competncia da Unio. Alm disso, o Congresso que dispe sobre vrios assuntos administrativos, por determinao expressa da constituio, como por exemplo:

aprovar a declarao de guerra e a celebrao da paz; autorizar o presidente e o vice-presidente a ausentarem do Pas por mais de 15 dias; aprovar ou suspender o estado de defesa, o estado de stio e a interveno federal; A fiscalizar os atos do Poder Executivo, inclusive na administrao indireta, etc. (artigos 48 e 50)

[editar] Imunidade parlamentar

Para que possam desempenhar suas funes sem medo de represlias, ou arbitrariedades, senadores e deputados gozam de imunidade parlamentar: sua pessoa inviolvel, isto , o parlamentar no pode ser preso salvo no caso de flagrante delito em crime inafianvel nem processado criminalmente, sem prvia licena da cmara a que pertence; e no pode ser responsabilizado por opinies e votos emitidos no exerccio de sua funo. (artigo 53) Embora lamentvel, acontece que a imunidade parlamentar tem servido, tambm, para impedir que seus parlamentares respondam por seus crimes; como qualquer cidado. Com muita razo, alguns pases vm restringido tal privilgio, ou at mesmo abolindo-o, como fez, a Itlia, em 1987.

[editar] Cmara dos Deputados


Ver artigo principal: Cmara dos Deputados do Brasil

Cmara dos Deputados do Brasil.

Os deputados federais so representantes do povo, eleitos por voto direto e secreto, para um mandato de quatro anos, entre brasileiros maiores de 21 anos, exerccio dos direitos polticos. "A Cmara dos Deputados compe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Territrio e no Distrito Federal. 1 - O nmero total de Deputados, bem como a representao por Estado e pelo Distrito Federal, ser estabelecido por lei complementar, proporcionalmente populao, procedendo-se aos ajustes necessrios, no ano anterior s eleies, para que nenhuma daquelas unidades da Federao tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados. 2 - Cada Territrio eleger quatro Deputados." Alm da participao na funo legislativa, a Cmara dos Deputados tem importantes atribuies. Cabe-lhe privativamente, entre outras tarefas, autorizar instaurao de processo contra o presidente, o vice-presidente da Repblica e os ministros de Estado; aprovar moo de censura a ministro de Estado, etc.

[editar] Senado Federal


Ver artigo principal: Senado Federal do Brasil

Senado Federal do Brasil

Em nmero de trs por estado e pelo Distrito Federal, os senadores so eleitos entre brasileiros maiores de 35 anos, no exerccio dos direitos polticos. O mandato de oito anos, mas as eleies so de quatro em quatro anos, renovando-se alternadamente, 1/3 e 2/3 da representao dos estados e do Distrito Federal.[1] Cada senador eleito com dois suplentes. Alm da participao na funo legislativa, o Senado Federal tem importantes encargos, Entre outras atribuies, cabe-lhe privativamente processar e julgar, nos crimes de responsabilidade, o presidente da Repblica, os ministros de Estadonos crimes de mesma natureza conexos com o presidente e vice-presidente da repblica, do Supremo Tribunal Federal e o procurador-geral da Repblica, nos crimes de responsabilidade, aprovar a escolha de ministros de tribunais, casos previstos pela constituio. (artigo 52)

[editar] Comisses parlamentares


As comisses parlamentares ganharam fora e importncia na nova constituio. Podem ser permanentes ou temporrias e suas atribuies so previstas no regimento ou no ato de sua criao. Na sua composio, procura-se garantir, na medida do possvel, a representao de partidos e blocos parlamentares. As comisses podem, por exemplo, aprovar leis que dispensam a competncia do plenrio, realizar audincias pblicas com entidades da sociedade civil; convocar ministros de Estado para prestar informaes sobre temas em debate nas comisses; solicitar depoimentos de qualquer autoridade ou cidado, etc. (artigo
58)

Em geral, conseguem mais notoriedade as Comisses Parlamentares de Inqurito (CPI), que podem ser criadas pela Cmara dos Deputados, pelo Senado ou pelo conjunto do Congresso, para apurao de determinados fatos. A CPI tem poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, alm de outros previstos nos regimentos do Congresso. Quando for o caso, as concluses da CPI sero enviadas ao Ministrio Pblico para instaurao do devido processo.

Nas democracias, entre as atribuies do Legislativo, est a fiscalizao. So os recursos do povo que movimentam a mquina estatal; por isso, a Constituio d grande importncia fiscalizao financeira e oramentria. "Prestar contas qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria."
(artigo 70, pargrafo nico)

Cada um dos poderes exerce o seu controle interno, atravs de rgos prprios e o Poder Legislativo faz o controle externo de toda a administrao, atravs do Tribunal de Contas da Unio. Art. 71 da Constituio Federal.

[editar] Poder Legislativo Estadual


O rgo legislativo a Assemblia Legislativa, composta de representantes eleitos para um perodo de quatro anos. Aplicam-se aos deputados estaduais as mesmas regras da constituio federal sobre sistema eleitoral, inviolabilidade, imunidades, remunerao, perda de mandato, licena, etc. A remunerao dos deputados ser fixada em cada legislatura para a legislao seguinte. O nmero de deputados, na Assemblia Legislativa, proporcional populao do estado e ao nmero de seus deputados federais. Para deputado federal, elegem-se trs estaduais, at completar 36 membros na Assemblia Legislativa. Da em diante, a cada deputado federal corresponde um estadual.
Deputados federais (artigo 45) 8 9 10 11 12 13 14 15 70 Deputados estaduais (artigo 27) 24 27 30 33 36 37 38 39 94

Assim, o nmero mnimo de deputados na Assemblia Legislativa 24 e o mximo 94. O processo legislativo segue o esquema federal, com as devidas adaptaes. Para exercer a fiscalizao financeira e oramentria, o Legislativo conta com o Tribunal de Contas do Estado, cuja estruturao e funcionamento (semelhantes aos dos Tribunais de Contas da Unio) so definidos pela Constituio estadual. (artigo 75)

[editar] Poder Legislativo Municipal


No municpio, o poder exercido pela Cmara de Vereadores. Estes so eleitos pelo povo, para um mandato consecutivo de 4 anos, seguindo as normas gerais das constituies federal e estadual. O nmero de vereadores proporcional populao do municpio, observados os seguintes limites, conforme artigo 29, IV da Constituio de 1988:

"a) 9 (nove) Vereadores, nos Municpios de at 15.000 (quinze mil) habitantes; b) 11 (onze) Vereadores, nos Municpios de mais de 15.000 (quinze mil) habitantes e de at 30.000 (trinta mil) habitantes; c) 13 (treze) Vereadores, nos Municpios com mais de 30.000 (trinta mil) habitantes e de at 50.000 (cinquenta mil) habitantes; d) 15 (quinze) Vereadores, nos Municpios de mais de 50.000 (cinquenta mil) habitantes e de at 80.000 (oitenta mil) habitantes; e) 17 (dezessete) Vereadores, nos Municpios de mais de 80.000 (oitenta mil) habitantes e de at 120.000 (cento e vinte mil) habitantes; f) 19 (dezenove) Vereadores, nos Municpios de mais de 120.000 (cento e vinte mil) habitantes e de at 160.000 (cento sessenta mil) habitantes; g) 21 (vinte e um) Vereadores, nos Municpios de mais de 160.000 (cento e sessenta mil) habitantes e de at 300.000 (trezentos mil) habitantes; h) 23 (vinte e trs) Vereadores, nos Municpios de mais de 300.000 (trezentos mil) habitantes e de at 450.000 (quatrocentos e cinquenta mil) habitantes; i) 25 (vinte e cinco) Vereadores, nos Municpios de mais de 450.000 (quatrocentos e cinquenta mil) habitantes e de at 600.000 (seiscentos mil) habitantes; j) 27 (vinte e sete) Vereadores, nos Municpios de mais de 600.000 (seiscentos mil) habitantes e de at 750.000 (setecentos cinquenta mil) habitantes; k) 29 (vinte e nove) Vereadores, nos Municpios de mais de 750.000 (setecentos e cinquenta mil) habitantes e de at 900.000 (novecentos mil) habitantes; l) 31 (trinta e um) Vereadores, nos Municpios de mais de 900.000 (novecentos mil) habitantes e de at 1.050.000 (um milho e cinquenta mil) habitantes; m) 33 (trinta e trs) Vereadores, nos Municpios de mais de 1.050.000 (um milho e cinquenta mil) habitantes e de at 1.200.000 (um milho e duzentos mil) habitantes; n) 35 (trinta e cinco) Vereadores, nos Municpios de mais de 1.200.000 (um milho e duzentos mil) habitantes e de at 1.350.000 (um milho e trezentos e cinquenta mil) habitantes; o) 37 (trinta e sete) Vereadores, nos Municpios de 1.350.000 (um milho e trezentos e cinquenta mil) habitantes e de at 1.500.000 (um milho e quinhentos mil) habitantes;

p) 39 (trinta e nove) Vereadores, nos Municpios de mais de 1.500.000 (um milho e quinhentos mil) habitantes e de at 1.800.000 (um milho e oitocentos mil) habitantes; q) 41 (quarenta e um) Vereadores, nos Municpios de mais de 1.800.000 (um milho e oitocentos mil) habitantes e de at 2.400.000 (dois milhes e quatrocentos mil) habitantes; r) 43 (quarenta e trs) Vereadores, nos Municpios de mais de 2.400.000 (dois milhes e quatrocentos mil) habitantes e de at 3.000.000 (trs milhes) de habitantes; s) 45 (quarenta e cinco) Vereadores, nos Municpios de mais de 3.000.000 (trs milhes) de habitantes e de at 4.000.000 (quatro milhes) de habitantes; t) 47 (quarenta e sete) Vereadores, nos Municpios de mais de 4.000.000 (quatro milhes) de habitantes e de at 5.000.000 (cinco milhes) de habitantes; u) 49 (quarenta e nove) Vereadores, nos Municpios de mais de 5.000.000 (cinco milhes) de habitantes e de at 6.000.000 (seis milhes) de habitantes; v) 51 (cinquenta e um) Vereadores, nos Municpios de mais de 6.000.000 (seis milhes) de habitantes e de at 7.000.000 (sete milhes) de habitantes; w) 53 (cinquenta e trs) Vereadores, nos Municpios de mais de 7.000.000 (sete milhes) de habitantes e de at 8.000.000 (oito milhes) de habitantes; e x) 55 (cinquenta e cinco) Vereadores, nos Municpios de mais de 8.000.000 (oito milhes) de habitantes;" (Redao dada pela Emenda Constitucional n 58, de 23 de setembro de 2009). A constituio garante ainda a: "inviolabilidade dos Vereadores por suas opinies, palavras e votos no exerccio do mandato e na circunscrio do Municpio" e prescreve: "proibies e incompatibilidades, no exerccio da vereana, similares, no que couber, ao disposto nesta Constituio para os membros do Congresso Nacional e na Constituio do respectivo Estado para os membros da Assemblia Legislativa. (artigo 29, IX) O processo legislativo municipal segue as linhas gerais dos nveis federal e estadual, com as devidas adaptaes. Neste campo, a nova Constituio prev a participao da comunidade, atravs de "iniciativa popular de projetos de lei de interesse especfico do Municpio, da cidade ou de bairros, atravs de manifestao de, pelo menos, cinco por cento do eleitorado." (artigo 29,
XIII)

[editar] Processo legislativo


Ver artigo principal: Direito brasileiro

[editar] Leis
A palavra lei indica um preceito de ordem geral, ditado pela autoridade competente, para atender s exigncias do bem comum. A lei obriga a todos, e a ningum reconhecido o direito de no cumpr-la, pretextando ignor-la. De acordo com a constituio, temos os seguintes tipos de leis:
1. Emendas constituio: destinam-se a alterar alguma parte da constituio, para corrigir falhas ou adapt-Ia evoluo do Estado; 2. Leis complementares: so leis expressamente previstas no texto constitucional, destinadas a regulamentar algum dispositivo da constituio. Devem ser aprovadas pela maioria absoluta das duas casas do Congresso; 3. Leis ordinrias: so as resultantes do trabalho comum do Legislativo, no alterando nem complementando a constituio, nem assumindo carter de elaborao extraodinria; 4. Leis delegadas: so elaboradas pelo presidente da Repblica, por delegao do Congresso, atravs de resoluo que define seu contedo e alcance, podendo exigir exame posterior pelo plenrio do Congresso. 5. Decretos legislativos: so leis que no precisam ser remetidas ao presidente da Repblica para sano. Trata-se de decises da competncia do Congresso Nacional, como, por exemplo, a ratificao de tratados celebrados pelo Executivo; 6. Resolues: so atos particulares do Senado Federal ou do Congresso, que no dependem de sano presidencial. Exemplos: a autorizao para o presidente da Repblica ausentarse do Pas e a aprovao ou suspenso do estado de stio ou da interveno federal.
(artigos 59 a 69)

[editar] Emendas constituio


Para modificar a constituio, exige-se uma lei prpria, a Emenda Constituio, que s pode ser feita quando proposta:

por um tero, no mnimo, dos deputados federais ou dos senadores; ou pelo presidente da Repblica; ou por mais da metade das Assemblias Legislativas das Unidades da Federao.

A proposta de emenda passar por dois turnos de discusso e votao na Cmara dos Deputados e no Senado. Para ser aprovada, precisa ter os votos de 3/5 dos membros de cada Casa do Congresso. A promulgao da Emenda Constituio feita pelas mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. (artigo 60)

[editar] Iniciativa das leis


Toda lei comea com um projeto de lei, que ser apresentado ao Congresso Nacional.

Leis sobre determinadas matrias como, por exemplo, a criao de cargos, funes ou empregos pblicos, na administrao direta ou indireta, so da competncia exclusiva do presidente da Repblica. "A iniciativa das leis complementares e ordinrias cabe a qualquer membro ou Comisso da Cmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao presidente da Repblica, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao procuradorgeral da Repblica e aos cidados, na forma e nos casos previstos nesta Constituio."
(artigo 61)

"A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentao Cmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mnimo, um por cento do eleitorado nacional, distribudo pelo menos por cinco Estados, com no menos de trs dcimos por cento dos eleitores de cada um deles." (artigo 61, par. 29) Tambm os projetos de lei de iniciativa do presidente da Repblica so apresentados, inicialmente, Cmara dos Deputados.

[editar] Aprovao das leis


Como j foi dito, toda lei comea com um projeto de lei, apresentado a uma das Casas do Congresso Nacional para apreciao. Se for rejeitado, o projeto arquivado. Se for aprovado, vai outra casa para reviso. Se a casa revisora aprovar o projeto, ele vai a sano ou promulgao; se o projeto for rejeitado, arquivado. Se for modificado, volta casa iniciadora para nova discusso. Se for aprovado pelas duas casas do Congresso, o projeto de lei enviado ao Chefe do Executivo. Se este sancionar o projeto, isto , concordar com ele, a lei est pronta, sendo ento promulgada pelo presidente da Repblica. (artigos 64 a 68) A promulgao a declarao expressa do poder estatal, reconhecendo a existncia da lei e determinando seu cumprimento. "Se o presidente da Repblica considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrrio ao interesse pblico, vet-lo- total ou parcialmente, no prazo de quinze dias teis: contados da data do recebimento e comunicar, dentro de quarenta e oito horas, ao presidente do Senado Federal, os motivos do veto." (artigo 66, par. 19) O Congresso tem o prazo de 30 dias para apreciar, em sesso conjunta, o veto presidencial, podendo recus-lo ou mant-lo pelo voto da maioria absoluta. O projeto volta, ento, a Presidncia da Repblica para promulgao, dentro de 48 horas; findo esse prazo sem promulgao do Executivo a lei promulgada pelo Legislativo, atravs do presidente do Senado, se ele no o fizer dentro de 48 horas, deve faz-lo o vice-presidente do Senado. Como a Emenda Constituio "e a lei delegada tm processos especiais; tal esquema s se aplica s leis complementares e as leis comuns.

[editar] Constitucionalidade das leis


As leis e os atos das autoridades no podem entrar em choque com a constituio. Cabe ao Supremo Tribunal Federal julgar as aes de inconstitucionalidade, que so movidas para esclarecer se alguma lei ou ato do governo fere a constituio. A ao de inconstitucionalidade pode ser proposta pelo presidente da Repblica, pelas mesas do Senado, da Cmara dos Deputados ou de Assemblia Legislativa, pelo procurador-geral da Repblica, por governador de Estado, pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou por confederao sindical ou entidade de classe de mbito nacional. (artigos 97; 103)

cdigos
No campo jurdico, o cdigo uma sistematizao de leis sobre determinada matria. Ao mesmo tempo que unifica a legislao dispersa, a codificao procura atualiz-la. Os principais cdigos brasileiros so:
1. Cdigo Comercial: (Lei n 556, de 25/06/1850). o mais antigo de todos. Alterado e complementado por numerosas leis, trata das vrias atividades comerciais e problemas correlatos; 2. Cdigo Civil: (Lei n 10.406, de 10/01/2002). Alterado e complementado por diversas leis, trata dos direitos e obrigaes de ordem particular, referentes s pessoas, bens e relaes. O casamento, o direito de herana, o direito de posse so alguns dos aspectos regidos por ele; 3. Cdigo Penal: (Decreto-Lei n 2.348, de 07/12/1940). Trata dos vrios tipos de crimes e das penalidades aplicveis em cada caso. Depois de receber vrias alteraes, passou por uma completa atualizao atravs da Lei n 7209, de 1978.

Alm destes, h vrios outros cdigos, todos importantes: o de Processo Penal, o de Processo Civil, o Tributrio, o Penal Militar, o de Propriedade Industrial, o de Minerao, etc. Deve-se lembrar, tambm, a Consolidao das Leis do Trabalho, que rene a legislao trabalhista. (Decreto-Lei n 5.452, de 01/05/1943). Posteriormente alterada e complementada por novas leis, a C.L.T. dever, futuramente, ser transformada em cdigo.

O Poder Judicirio do Brasil o conjunto dos rgos pblicos aos quais a Constituio Federal brasileira (a atual de 1988) atribui a funo jurisdicional. O Poder Judicirio regulado pela Constituio Federal nos seus artigos 92 a 126.

[editar] Funes do Poder Judicirio


Em geral, os rgos judicirios brasileiros exercem dois papis. O primeiro, sua funo tpica, a funo jurisdicional, tambm chamada jurisdio. Trata-se do poder-dever e da prerrogativa de compor os conflitos de interesses em cada caso concreto, atravs de um processo judicial, com a aplicao de normas gerais e abstratas, transformando os resultados das aes em lei (fenmeno da coisa julgada material. Uma das manifestaes ou espcies da jurisdio se d no controle de constitucionalidade. Tendo em vista que as normas jurdicas s so vlidas se conformarem Constituio Federal, a ordem jurdica brasileira estabeleceu um mtodo para evitar que atos legislativos e administrativos contrariem regras ou princpios constitucionais. A Constituio Federal adota, para o controle da constitucionalidade, dois sistemas:1 difuso -- todos os rgos do Poder Judicirio podem exerc-lo e suas decises a esse respeito so vlidas apenas para o caso concreto que apreciam; 2 concentrado -- em alguns casos, os ocupantes de certos cargos pblicos detm a prerrogativa de arguir a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, federal ou estadual, perante o Supremo Tribunal Federal, por meio de ao direta de inconstitucionalidade. Nesse caso, a deciso favorvel ataca a lei ou ato normativo em tese. Analogamente, h outros agentes pblicos legitimados arguio de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo estadual ou municipal, em face de dispositivos da Constituio Estadual, perante o respectivo Tribunal de Justia.
Ver artigo principal: Ao direta de inconstitucionalidade

Dessa forma, o sistema de controle de constitucionalidade brasileiro hbrido, ou seja, combina elementos originados na doutrina estadunidense (controle difuso) com outros inspirados no direito europeu continental (controle concentrado)[1]. Alm da jurisdio, o Judicirio tambm pratica a funo administrativa, no trato de seus assuntos internos e participam, eventualmente, do processo legislativo, em alguns casos, por iniciativa de leis.

[editar] Classificao dos rgos judicirios


Os rgos judicirios brasileiros podem ser classificados quanto ao nmero de julgadores (rgos singulares e colegiados), quanto matria (rgos da justia comum e da justia especial) e do ponto de vista federativo (rgos estaduais e federais). Um Tribunal Regional Federal rgo colegiado, enquanto que um juiz federal considerado rgo singular. Da mesma maneira, o Tribunal de Justia de um estado rgo colegiado, sendo o juiz de Direito um rgo singular. Os Tribunais e juzes estaduais, os Tribunais Regionais Federais e os juzes federais so considerados rgos de justia comum. J o Tribunal Superior do Trabalho, Tribunal Superior Eleitoral e Superior Tribunal Militar formam a Justia Especializada, os quais julgam matria de sua rea de competncia: Trabalhista, Eleitoral ou Militar. Eles recebem, respectivamente, recursos dos tribunais inferiores (Tribunais Regionais do Trabalho e Tribunais Regionais Eleitorais) e da Auditoria Militar. Na primeira instncia, h os juzes monocrticos (chamados de juzes de Direito, na Justia organizada pelos estados, juzes federais, eleitorais e do trabalho, na Justia Federal, Eleitoral e do Trabalho e juzes Auditores, na Justia Militar).

[editar] rgos judicirios


Os seguintes rgos do Poder Judicirio brasileiro exercem a funo jurisdicional:

Supremo Tribunal Federal Conselho Nacional de Justia (sem funo jurisdicional, apenas funes administrativas) Superior Tribunal de Justia Superior Tribunal Militar Tribunal Superior do Trabalho Tribunal Superior Eleitoral Tribunais Regionais Federais e juzes federais Tribunais e juzes do Trabalho Tribunais e juzes eleitorais Tribunais e juzes militares Tribunais e juzes dos estados, do Distrito Federal e dos territrios.

[editar] Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal.

O Supremo Tribunal Federal (STF) o guardio da Constituio Federal. Compete-lhe, dentre outras tarefas, julgar as causas em que esteja em jogo uma alegada violao da Constituio Federal, o que ele faz ao apreciar uma ao direta de inconstitucionalidade ou um recurso contra deciso que, alegadamente, violou dispositivo da Constituio. O STF compe-se de onze ministros, aprovados pelo Senado Federal e nomeados pelo presidente da Repblica, dentre cidados brasileiros natos, com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notvel saber jurdico e de reputao ilibada.

[editar] Conselho Nacional de Justia


O Conselho Nacional de Justia foi criado pela emenda constitucional n 45, de 30 de dezembro de 2004[2] e instalado em 14 de junho de 2005[3] com a funo de controlar a atuao administrativa e financeira dos rgos do poder Judicirio brasileiro. Tambm encarregado da superviso do desempenho funcional dos juzes.

[editar] Superior Tribunal de Justia

Superior Tribunal de Justia em Braslia.

O Superior Tribunal de Justia (STJ) o guardio da uniformidade da interpretao das leis federais. Desempenha esta tarefa ao julgar as causas, decididas pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos Tribunais dos estados, do Distrito Federal e dos territrios, que contrariem lei federal ou dem a lei federal interpretao divergente da que lhe haja atribudo outro Tribunal. O STJ compe-se de 33 ministros, nomeados pelo Presidente da Repblica dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, de notvel saber jurdico e reputao ilibada (depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal) sendo um tero dentre juzes dos Tribunais Regionais Federais e um tero dentre

desembargadores dos Tribunais de Justia e outro tero alternadamente em partes iguais, dentre advogados e membros do Ministrio Pblico Federal, Estadual, do Distrito Federal e dos Territrios,

[editar] Justia Federal


So rgos da Justia Federal os Tribunais Regionais Federais (TRF) e os juzes federais. A Justia Federal julga, dentre outras, as causas em que forem parte a Unio, autarquia ou empresa pblica federal. Dentre outros assuntos de sua competncia, os TRFs decidem em grau de recurso as causas apreciadas em primeira instncia pelos Juzes Federais.

[editar] Justia do Trabalho


Os rgos da Justia do Trabalho so o Tribunal Superior do Trabalho (TST), os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e os juzes do Trabalho. Compete-lhe julgar as causas oriundas das relaes de trabalho. Os Juzes do Trabalho formam a primeira instncia da Justia do Trabalho e suas decises so apreciadas em grau de recurso pelos TRTs. O TST, dentre outras atribuies, zela pela uniformidade das decises da Justia do Trabalho. Em 31 de dezembro de 2004, por meio da Emenda Constitucional n. 45, sua competncia foi ampliada, passando a processar e julgar toda e qualquer causa decorrente das relaes de trabalho, o que inclui os litgios envolvendo os sindicatos de trabalhadores, sindicatos de empregadores, anlise das penalidades administrativas impostas pelos rgos do governo incumbidos da fiscalizao do trabalho e direito de greve. Recebe anualmente cerca de 2,4 milhes de processos trabalhistas.

[editar] Justia Eleitoral


So rgos da Justia Eleitoral o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE), os Juzes Eleitorais e as Juntas Eleitorais. Compete-lhe julgar as causas relativas legislao eleitoral. Os TREs decidem em grau de recurso as causas apreciadas em primeira instncia pelos Juzes Eleitorais. O TSE, dentre outras atribuies, zela pela uniformidade das decises da Justia Eleitoral. A Justia Eleitoral desempenha, ademais, um papel administrativo, de organizao e normatizao das eleies no Brasil. A composio da Justia Eleitoral sui generis (peculiar, especial), pois seus integrantes so escolhidos dentre juzes de outros rgos judiciais brasileiros (inclusive estaduais) e servem por tempo determinado.

[editar] Justia Militar


A Justia Militar compe-se do Superior Tribunal Militar (STM) e dos Tribunais e juzes militares, com competncia para julgar os crimes militares definidos em lei.

No Brasil, a Constituio Federal organizou a Justia Militar tanto nos Estados como na Unio. A Justia Militar Estadual existe nos 26 estados-membros da Federao e no Distrito Federal, sendo constituda em primeira instncia pelo Juiz de Direito e pelos Conselhos de Justia, Especial e Permanente, presididos pelo juiz de Direito. Em Segunda Instncia, nos Estados de Minas Gerais, So Paulo e Rio Grande do Sul pelos Tribunais de Justia Militar e nos demais Estados pelos Tribunais de Justia.

[editar] Justia Estadual

Tribunal de Justia em Recife.

A Constituio Federal determina que os estados organizem a sua Justia Estadual, observando os princpios constitucionais federais. Como regra geral, a Justia Estadual compe-se de duas instncias, o Tribunal de Justia (TJ) e os Juzes Estaduais. Os Tribunais de Justia dos estados possuem competncias definidas na Constituio Federal, na Constituio Estadual, bem como na Lei de Organizao Judiciria do Estado. Basicamente, o TJ tem a competncia de, em segundo grau, revisar as decises dos juzes e, em primeiro grau, julgar determinadas aes em face de determinadas pessoas. A Constituio Federal determina que os estados instituam a representao de inconstitucionalidade de leis e atos normativos estaduais ou municipais frente constituio estadual (art. 125, 2), apreciada pelo TJ. facultado aos estados criar a justia militar estadual, com competncia sobre a polcia militar estadual. Os integrantes dos TJs so chamados Desembargadores. Os Juzes Estaduais so os chamados Juzes de Direito. O Tribunal do Jri, garantia constitucional, o nico rgo judicial com participao popular, em que a populao, representada pelos sete jurados, julga os seus semelhantes nos crimes contra a vida (homicdio, infanticdio, aborto, instigao e auxlio ao suicdio). O julgamento compete aos jurados -- juzes do fato -- e a sesso do Jri presidida pelo Juiz de Direito, que se limita, grosso modo, a fixar a pena em caso de condenao, ou a declarar a absolvio. A deciso sobre a absolvio ou condenao do ru exclusiva dos jurados. Certos crimes contra a vida esto previstos, excepcionalmente, como de competncia de um Jri Federal.

] Princpios e garantias da magistratura


Para poder desempenhar as suas funes com iseno, o Poder Judicirio dispe de princpios e garantias previstas na Constituio Federal, tais como ingresso na carreira de juiz por meio de concurso pblico e provas de ttulos, publicidade dos atos judiciais, vitaliciedade, inamovibilidade, irredutibilidade do subsdio, proibio de exerccio de outra funo e proibio de exerccio de atividade poltico-partidria.

] Organograma
STF - Composio: 11 Ministros - SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL ART. 101 (Const. Federal). Competncia para julgar: Presidente da Repblica; Vice-Presidente da Repblica; Congresso Nacional; Ministros do STF; Procurador-Geral da Repblica. (crimes comuns). Ministros de Estado; Comandantes da Marinha, Exrcito e Aeronutica; Membros dos Tribunais Superiores (STF, STJ, TST, TSE, STM); Tribunal de Contas da Unio; Chefes de misso diplomtica permanente. (crimes comuns e de responsabilidade). STJ 33 Ministros (no mnimo) - SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA ART. 104 (Const. Federal). Competncia para julgar: Governadores dos Estados e do Distrito Federal (crimes comuns). Tribunal de Justia dos Estados e do Distrito Federal; Tribunal de Contas dos Estados e do Distrito Federal; Tribunal Regional Federal; Tribunal Regional Eleitoral; Tribunal Regional do Trabalho; Tribunal de Contas do Municpio; Ministrio Pblico da Unio (membros que trabalhem perante tribunais). (crimes comuns e de responsabilidade). TRF 7 Juzes (no mnimo) - TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL ART. 106 (Const. Federal). Competncia para julgar: Juzes federais em sua jurisdio (inclusive juiz militar e da Justia do Trabalho); Prefeito (quando for matria de interesse federal); Dep. Estadual (quando for matria de interesse federal); TJ regulado pela constituio de cada estado. - TRIBUNAL DE JUSTIA Competncia para julgar: Prefeito (quando no for matria de interesse federal); Dep. Estadual (crime comum)

Crticas
O Poder Judicirio brasileiro conhecido por grande parte da populao como muito moroso e pouco eficiente. Devido a quantidade deficiente de juzes o sistema no consegue dar vazo grande quantidade de processos que recebe diriamente, o que gera um acmulo de processos no julgados, alinhada a essa lgica, ou falta de lgica, o problema da morosidade esbarra-se na legislao que permite um grande nmero de recursos, acarretando um longo perodo de tempo para analisar e julgar os processos.[4][5] A corrupo de magistrados outro ponto questinvel do Judicirio brasileiro[6], na esfera estadual a corrupo realmente uma agravante na impunidade de membros da elite, a situao muito complicada nos estados mais pobres da federao, como por exemplo Maranho e Par.[7][8] Outro problema relevante ao Poder Judicirio brasileiro o fato de que crimes so cometidos, mas o conjunto de trabalhos mal realizados, desde a percia policial, passando por um julgamento mal conduzido generosidade da legislao penal, resulta em um ndice em calamidade pblica de impunidade, onde criminosos so presos, cumprem apenas pequena parte da pena estipulada e depois so devolvidos sociedade sem estarem recuperados e, por ora, pior do que quando foram privados de sua liberdade.[9] [10] Critica-se, tambm que, apesar da implantao do Processo eletrnico, continuam os problemas de morosidade e surgem outros como insegurana[11].

Anda mungkin juga menyukai