Anda di halaman 1dari 30

AULA

A HISTRIA DO PETRLEO NO BRASIL

O monoplio varguista e a construo da P-50: Momentos chave da explorao petrolfera no Brasil.

1858/1892 Primeira Sondagem Profunda

A histria do petrleo no Brasil comea quando o Marqus de Olinda concedeu a Jos de Barros Pimentel o direito de extrair betume em terrenos situados nas margens do rio Mara, na Bahia, em 1858. Em 1892 ocorre a primeira sondagem profunda no Brasil, em Bofete (SP). inaugurada a prtica da explorao no Brasil. O poo, perfurado por Eugnio Ferreira de Camargo, atinge 488 metros de profundidade. Encontra-se apenas gua sulfurosa.

1938 Criao do Conselho Nacional de Petrleo (CNP)

Na dcada de 1930, a questo da nacionalizao dos recursos do subsolo entra na pauta das discusses. Em 1938, toda a atividade petrolfera passa, por lei, a ser obrigatoriamente realizada por brasileiros. criado o Conselho Nacional do Petrleo (CNP), que avalia pedidos de pesquisa e lavra de jazidas de petrleo. Em 1938, iniciada, sob a jurisdio do recm-criado CNP, a perfurao do poo DNPM-163, em Lobato, na Bahia.

1939/1941 Primeira Descoberta de Petrleo no Brasil

Lobato, na Bahia, foi cenrio da descoberta da primeira jazida de petrleo no Pas. Em 21 de janeiro de 1939, o poo DNPM-163 atinge camada petrolfera e o petrleo ocupa parte de sua coluna de perfurao, constituindo-se na primeira descoberta de petrleo no Brasil. O poo, apesar de ter sido considerado antieconmico, foi de importncia fundamental para o desenvolvimento da atividade petrolfera na Bahia. A partir do resultado desse poo, houve uma grande concentrao de esforos na Bacia do Recncavo. Em 1941, descoberta a primeira acumulao comercial de petrleo do Pas, no municpio de Candeias, na Bahia.

1946/1948 Centro de Estudos e Defesa do Petrleo e da Economia Nacional

O Pas ganha uma nova Constituio em 1946 e tambm tem incio a campanha nacionalista em defesa da soberania brasileira sobre o recurso natural, com o chamamento O Petrleo Nosso!. Em 1948 criado o Centro de Estudos e Defesa do Petrleo e da Economia Nacional (CEDPEN). O ex-presidente da Repblica Artur Bernardes, Horta Barbosa, Jos Pessoa e Estevo Leito de Carvalho so presidentes de honra. O CEDPEN passa a dirigir a campanha do petrleo no Brasil, articulando militares, estudantes, homens pblicos e intelectuais.

1953 Assinatura da Lei No. 2004 e criao da PETROBRS O presidente da Repblica Getlio Vargas assina a Lei No. 2004 durante cerimnia no Palcio do Catete, em 3 de outubro de 1953, criando a Petrobras. A lei dispe sobre a poltica nacional de petrleo e define as atribuies do Conselho Nacional de Petrleo. Institui a sociedade por aes do petrleo brasileiro como sociedade annima e d outras providncias. Trecho do discurso pronunciado por Getlio Vargas na ocasio: a Petrobras assegurar no s o desenvolvimento da indstria petrolfera nacional, como contribuir decisivamente para eliminar a evaso de nossas divisas. Constituda com capital, tcnica e trabalho exclusivamente brasileiros, a Petrobras resulta de uma firme poltica nacionalistas no terreno econmico, j consagrada por outros arrojados empreendimentos em cuja viabilidade sempre confiei.

A Petrleo Brasileiro S.A. Petrobrs, iniciou suas atividades em 1953 com o acervo recebido da CNP (Conselho Nacional de Petrleo) e ao longo dos anos foi aumentando sua participao no cenrio mundial de petrleo.

1963 Monoplio Integral

O monoplio estatal estendido importao e exportao do petrleo e derivados, atividade at ento aberta iniciativa privada, nacional e estrangeira.

1968 A Primeira Descoberta no Mar

Realizada a primeira descoberta de petrleo no mar, no Campo de Guaricema, Sergipe. A plataforma Petrobras 1 (P-1) construda pela Companhia de Comrcio e Navegao no Estaleiro Mau, em Niteri (RJ), com o projeto da The Offshore Co. e Petroleum Consultants, de Houston (EUA). A P-1 deu incio s atividades de perfurao no estado de Sergipe e foi a primeira plataforma de perfurao flutuante construda no Brasil, equipada com uma sonda capaz de perfurar poos de at 4 mil metros.

DCADA 70
O consumo dos derivados de petrleo duplicou impulsionado pelo crescimento do PIB, levando a Petrobrs reformular sua estrutura de investimentos para atender toda a demanda. Dcada tambm marcada por crises Acontecimentos importantes 1972 1974 1977 Start-up da Refinaria de Paulnia/SP Incorporao da Refinaria Capuava a Petrobrs Incio da produo de petrleo na Bacia de Campos/RJ Produo diria 165.000 barris

REFINARIA CAPUAVA
A Recap foi incorporada Petrobras em 3 de junho de 1974.
PETROBRAS - RECAP - Petrleo Brasileiro S.A.
Ramo de atividade: Petrleo e Gs

Como uma das refinarias mais antigas, tinha muitos de seus instrumentos acionados por vlvulas pneumticas at a dcada de 1990. Hoje, tem elevado ndice de automao e seu sistema digital de controle distribudo dos mais modernos da Petrobras. A instalao da refinaria acarretou o surgimento de um plo petroqumico no seu entorno, como comum com outras unidades. Este plo, hoje composto por empresas como Oxiteno, Cabot, Suzano Petroqumica e Petroqumica Unio, no processa apenas matrias-primas oriundas da Un-Recap.

A Crise do Petrleo na dcada de 70


Na dcada de 70 descobriu-se que o petrleo uma fonte esgotvel, tal afirmao elevou o preo do produto, em pouco mais de sete anos o preo do barril de petrleo praticamente triplicou. Isso provocou o aumento do valor do produto primrio de pases subdesenvolvidos, superando os produtos industrializados oriundos de pases desenvolvidos. Foram vrios os fatores que propiciaram a elevao do preo do petrleo, dentre eles podemos citar a criao da OPEP (Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo), formada pelos principais produtores de petrleo do mundo para unificar o preo do produto, promovendo um cartel internacional e controlando a oferta do produto no mercado.

A Crise do Petrleo
O petrleo tambm serve como instrumento poltico para exercer presso sobre as grandes potncias mundiais. Estados Unidos e Europa apoiaram Israel na guerra contra os rabes, fornecendo armamentos, tal fato irritou os pases rabes, que utilizou o petrleo como meio de atingir as naes que apoiavam Israel, pois diminuram a produo e elevaram os preos. Entre as dcadas de 80 e 90 vrias oscilaes no valor do petrleo ocorreram.

As crises do petrleo podem ser provocadas por conflitos no Oriente Mdio, que limita a produo e eleva o valor. O nvel de consumo de um importador interfere no preo, o que refora a lei da oferta e procura.
Ao analisar esses fatos, que muitas vezes provocam divergncias, d para imaginar o que acontecer quando esse recurso esgotar, pois estimativas revelam que o combustvel se findar daqui a 70 anos, aproximadamente, o que forar o homem a buscar novas alternativas de fonte de energia.

DCADA 80
A Petrobrs passou a direcionar uma grande quantidade de recursos ao treinamento e educao ambiental, alm de desenvolver tecnologias especficas de proteo ao meio ambiente e a adoo de um programa de melhoria de qualidade dos combustveis. 1980 1984 1984 Start-up da Refinaria de Henrique Lage - SJC/SP Construdo Centro Modelo de Combate Poluio no mar por leo So Sebastio/SP A Petrobrs supera o recorde extraindo petrleo a 492 metros de profundidade no campo de Marimba na bacia de Campos/RJ Produo diria 500.000 barris

REFINARIA HENRIQUE LAGE


Inaugurada em 20 de maro de 1980
Construda numa rea de 10,3 milhes de m2, a unidade considerada uma cidade miniatura. Com cerca de 1,6 milhes de m2 de rea construda, deve dobrar de tamanho aps as obras de modernizao.
A REVAP processa cerca de 40 mil m3 de petrleo por dia e seus produtos abastecem principalmente o Vale do Paraba, Sul de Minas, Litoral Norte de So Paulo, Sul Fluminense e Grande So Paulo.

REFINARIA HENRIQUE LAGE


Principais derivados Nafta Petroqumica leo Diesel Gasolina GLP leo Combustvel Asfalto Querosene de aviao - QAV Principais produtos de exportao Asfalto Combustvel

MODERNIZAO DA REVAP
Construo de um segundo parque com a finalidade de transformar antigos subprodutos do processo de transformao de petrleo em produtos com maior valor agregado. Nafta GLP Querosene de aviao Diesel mais limpo

Asfalto Combustvel

Segundo o jornal Valeparaibano, cerca de 15.000 trabalhadores Indiretos esto trabalhando nessa nova ilha de processamento.

DCADA 90
Entra em ao a aplicao e interao tecnolgica
Sensoriamento remoto Poos perfurados horizontalmente Robtica submarina Produo em guas muito profundas 1997 1998 1999 Criao ANP Agncia Nacional do Petrleo Criao da Transpetro Acordo entre Petrobrs e empresas privadas Inaugurada a 1a etapa do gasoduto Brasil x Bolvia

Produo diria 1.000.000 barris

ATUALIDADES PETROBRAS
2003
2006 2007 2008 Petrobrs comemora seu aniversrio de 50 anos dobra produo no Brasil e exterior Incio da plataforma P-50 Bacia de Campos/RJ Petrobrs - 7a maior empresa petrolfera do mundo Petrobrs Empresa petrolfera mais sustentvel Anuncio oficial da descoberta de petrleo comercial na camada PR-SAL

Produo diria 2.000.000 barris

ATUALIDADES PETROBRAS
2011 Atuamos em toda a cadeia produtiva de petrleo e gs, e na produo de biocombustveis e outras energias alternativas. Confira os nossos principais nmeros:

3 maior empresa de energia do mundo


Fonte:PFC Energy (janeiro/2011)

Empresa integrada de energia presente em 29 pases, nos 5 continentes 4 lugar entre as empresas mais respeitadas do mundo
Fonte: Reputation Institute (maio/2009)

8 maior empresa global por valor de mercado e a maior do Brasil: US$ 164,8 bilhes
Fonte: Consultoria Ernst & Young (julho/2009)

PRODUO DE PETRLEO NO BRASIL


3,5

2 Barril/dia (Milhes) 1 0,5 0,16


70 80 90 Dcada Atual Pr-Sal
Previso 2015

RECORDES DE ALCANCE DE PROFUNDIDADE MARTIMA


EM LMINA DGUA

RECORDES DE PERFURAO EM PROFUNDIDADE MARTIMA


EM LMINA DGUA

PRESENA DA PETROBRAS NO MUNDO

Pontos amarelos: Presena da Petrobrs

A GRANDE DESCOBERTA: O PR-SAL


Pr-sal a denominao das reservas petrolferas encontradas abaixo de uma profunda camada de sal no subsolo martimo

A GRANDE DESCOBERTA: O PR-SAL

A GRANDE DESCOBERTA: O PR-SAL

QUESTIONRIO
1) Como e quando foi descoberto o petrleo no Brasil? 2) Onde e quando comeou a ser produzido petrleo no Brasil? 3) Como e quando foi criada a Petrobrs? 4) Qual o fato importante para a indstria petrolfera brasileira aconteceu no ano de 1968? 5) Quando a nossa regio passa a fazer parte da histria do petrleo no Brasil? 6) Quando foi inaugurada a REVAP e porque ela importante para a nossa regio? 7) Quais os principais produtos produzidos na REVAP? 8) Qual o objetivo da modernizao da REVAP? 9) O que marcou a dcada de 90 na histria do petrleo no Brasil? 10) O que pr-sal?

Anda mungkin juga menyukai