Anda di halaman 1dari 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN

PR-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS ESTUDANTIS


Edital 30/2009 PRHAE

Prova Objetiva - 08/03/2009

02 Nutricionista
INSTRUES
1. 2. 3. 4. 5. 6. Confira, abaixo, o seu nmero de inscrio, turma e nome. Assine no local indicado. Aguarde autorizao para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar a resoluo das questes, confira a numerao de todas as pginas. Esta prova constituda de 40 questes objetivas. Nesta prova, as questes objetivas so de mltipla escolha, com 5 alternativas cada uma, sempre na seqncia a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada. A interpretao das questes parte do processo de avaliao, no sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova. Ao receber o carto-resposta, examine-o e verifique se o nome impresso nele corresponde ao seu. Caso haja qualquer irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova. O carto-resposta dever ser preenchido com caneta esferogrfica preta, tendo-se o cuidado de no ultrapassar o limite do espao para cada marcao. No sero permitidas consultas, emprstimos e comunicao entre os candidatos, tampouco o uso de livros, apontamentos e equipamentos eletrnicos ou no, inclusive relgio. O no-cumprimento dessas exigncias implicar a eliminao do candidato. Os aparelhos celulares devero ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plstico. Caso essa exigncia seja descumprida, o candidato ser excludo do concurso.

Portugus

7. 8.

9.

10. O tempo de resoluo das questes, incluindo o tempo para preenchimento do cartoresposta, de 4 horas. 11. Ao concluir a prova, permanea em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorizao para entregar o caderno de prova, o carto-resposta e a ficha de identificao. 12. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o consigo.

Conhecimento Especfico

DURAO DESTA PROVA: 4 horas


INSCRIO TURMA NOME DO CANDIDATO

ASSINATURA DO CANDIDATO

........................................................................................................................................................................................................................................ RESPOSTAS 21 22 23 24 25 -

01 02 03 04 05 -

06 07 08 09 10 -

11 12 13 14 15 -

16 17 18 19 20 -

26 27 28 29 30 -

31 32 33 34 35 -

36 37 38 39 40 -

PORTUGUS
01 - Identifique a sequncia correta do trecho a seguir. A falta de insulina significa que o acar no sangue atinge nveis perigosamente altos, levando a vrias complicaes. Em consequncia, muitos diabticos tm de injetar o hormnio em seus corpos para manter sob controle o nvel de acar no sangue. ( ) Quando as bactrias crescem, elas produzem grandes quantidades da protena humana, que pode ento ser facilmente extrada. ( ) Essa insulina injetada costumava vir do suco pancretico de gado. O problema era que alguns diabticos tinham reao alrgica insulina bovina. ( ) Ou seja, as bactrias so usadas simplesmente como fbricas de crescimento para produo de insulina humana. ( ) Para contornar isso, os cientistas identificaram o gene da insulina humana e o inseriram na receita gentica de bactrias. Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta, de cima para baixo. a) b) c) *d) e) 1 4 3 2. 4 3 2 1. 2 1 3 4. 3 1 4 2. 4 2 1 3.

02 - Em entrevista concedida revista Veja, edio de 26/11/2008, a antroploga Eunice Durham falou sobre o ensino superior no Brasil. Numere a coluna da direita, relacionando as respostas com as respectivas perguntas. 1. 2. 3. 4. Muita gente defende a expanso das universidades pblicas. E a senhora? As faculdades particulares so uma boa opo para os outros estudantes? Nos Estados Unidos, cerca de 60% dos alunos frequentam essas escolas tcnicas. No Brasil, so apenas 9%. Por qu? Como os sindicatos prejudicam a sala de aula? ( ) Frequentemente, no. Aqui vale a pena chamar a ateno para um ponto: os cursos tcnicos de ensino superior, ainda desconhecidos da maioria dos brasileiros, formam gente mais capacitada para o mercado de trabalho do que uma faculdade particular de ensino ruim. ( ) Est suficientemente claro que a ao fundamental desses movimentos garantir direitos corporativos, e no o bom ensino. ( ) Sou contra. Nos pases onde o ensino superior funciona, apenas um grupo reduzido de instituies concentra a maior parte da pesquisa acadmica, e os demais miram, basicamente, os cursos de graduao. ( ) Sempre houve preconceito no Brasil em relao a qualquer coisa que lembrasse o trabalho manual, caso desses cursos.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) *b) c) d) e) 4 1 3 2. 2 4 1 3. 1 3 2 4. 3 4 2 1. 3 2 1 4.

03 - Assinale alternativa que NO est escrita de acordo com a norma padro. Est de volta, devido crise atual, o enlatado spam, uma presuntada de carne de porco com muito tempero que durante a Grande Depresso dos anos 30 foi o prato principal das famlias pobres americanas e havia sumido das prateleiras. *b) Devido a crise atual, o enlatado spam: uma presuntada de carne de porco com muito tempero, onde durante a Grande Depresso dos anos 30 foi o prato principal das famlias pobres americanas e o mesmo havia sumido das prateleiras, est de volta com um rtulo modernizado. c) Com um rtulo modernizado, o enlatado spam, uma presuntada de carne de porco com muito tempero que durante a Grande Depresso dos anos 30 foi o prato principal das famlias pobres americanas e havia sumido das prateleiras, est de volta. d) O enlatado spam, uma presuntada de carne de porco com muito tempero que durante a Grande Depresso dos anos 30 foi o prato principal das famlias pobres americanas e havia sumido das prateleiras, devido crise atual est de volta com um rtulo modernizado. e) Devido crise atual, o enlatado spam, uma presuntada de carne de porco com muito tempero que durante a Grande Depresso dos anos 30 foi o prato principal das famlias pobres americanas e havia sumido das prateleiras, est de volta com um rtulo modernizado. a)

O texto a seguir referncia para as questes 04 a 07. Sobre cticos e crdulos Um dos desvios de personalidade distintivos de ns, jornalistas, em companhia da averso atvica a reconhecer os nossos tropeos, a vocao para desgraadamente reeditarmos os erros mesmo quando anunciamos ter aprendido com o vexame mais recente. As lies apregoadas por vezes parecem manifestaes protocolares insinceras ou aparentam vigor de faquir. [...] O ceticismo deve estar para o jornalismo como a prancha para o surfista a base a partir da qual se desenvolve todo o resto. Foi o que faltou na cobertura do episdio em que a brasileira Paula Oliveira deu parte de agresses de militantes nazistoides na Sua que teriam provocado o aborto das gmeas que ela dizia esperar. O jornalismo brasileiro subscreveu a queixa e estimulou a onda, confundindo o dever de confrontar as alegaes com os fatos, para elaborar o noticirio mais escrupulosamente prximo verdade possvel, com a compaixo despertada pelo infortnio da compatriota. No instante em que as provas fragilizaram a histria de Paula e sugeriram encenao, o jornalismo voltou a se constranger e a incorrer em enganos assemelhados, ao assinalar como definitivos indcios que careciam de confirmao. Se legtimo o sofrimento com os dias trgicos de Paula, ao jornalismo cabe identificar qual foi propriamente a tragdia. Ingenuidade no faz de ningum necessariamente um ser pior. Mas o jornalismo ingnuo e crdulo informa mal, portanto mau jornalismo. O amigo ctico costuma enfastiar os companheiros. O jornalismo ctico semeia confiana. [...] O jornalismo uma disciplina de verificao, j se anotou. Essa caracterstica o distingue de narrativas descompromissadas dos fatos e da checagem de informaes. Nos dirios impressos embora se recomende vitaminar o resumo da vspera com mais densidade, contexto, anlise, opinio e estilo , a notcia segue a ser o principal ativo. Quanto mais o ceticismo temperar o mtodo de produo da notcia, mais confivel ela ser. E mais indispensvel aos cidados e aos consumidores ser o jornalismo que a veicula.
(MAGALHES, M. Folha de S. Paulo, 25 fev. 2009)

04 -

De acordo com o texto, correto afirmar: a) b) c) *d) e) Os jornalistas tm facilidade de reconhecer os prprios erros. Os leitores no acreditam mais nos jornalistas. Os jornalistas no conseguem mais influenciar a opinio dos leitores. Os jornalistas no aprendem com os prprios erros. Est havendo uma crise de excesso de ceticismo no meio jornalstico.

05 - Na frase o jornalismo brasileiro subscreveu a queixa, o termo subscreveu significa: a) *b) c) d) e) copiou. aceitou como verdade. produziu. escamoteou. desconsiderou.

06 - No caso da brasileira Paula, o erro da cobertura jornalstica brasileira foi ter agido com: a) b) *c) d) e) ceticismo. averso. compaixo. constrangimento. densidade, opinio e estilo.

07 - Na frase o amigo ctico costuma enfastiar os companheiros, o termo enfastiar pode ser substitudo, mantendo-se o mesmo sentido, por: a) b) c) d) *e) encorajar. iludir. abandonar. valorizar. irritar.

08 - As novas normas de ortografia prescrevem a eliminao do acento agudo nas palavras paroxtonas com i e u tnicos precedidos de ditongo. Assinale a alternativa que no se encaixa nessa regra. a) b) c) d) *e) Feiura. Boiuna. Sauipe. Baiuca. Sanduiche.

09 - Assinale a alternativa corretamente pontuada. a) Nos escndalos jornalsticos da Escola Base e do Bar Bodega evidenciaram-se: o excesso de credulidade expresso na f em verses unilaterais sobre fatos controversos e a ausncia de ceticismo em particular, sobre apontamentos da autoridade policial. b) Nos escndalos jornalsticos: da Escola Base e do Bar Bodega, evidenciaram-se o excesso de credulidade, expresso na f em verses unilaterais sobre fatos controversos e a ausncia de ceticismo, em particular sobre apontamentos da autoridade policial. c) Nos escndalos jornalsticos, da Escola Base e do Bar Bodega evidenciaram-se o excesso de credulidade, expresso na f, em verses unilaterais sobre fatos controversos e a ausncia de ceticismo, em particular, sobre apontamentos da autoridade policial. *d) Nos escndalos jornalsticos da Escola Base e do Bar Bodega, evidenciaram-se o excesso de credulidade, expresso na f em verses unilaterais sobre fatos controversos, e a ausncia de ceticismo, em particular sobre apontamentos da autoridade policial. e) Nos escndalos jornalsticos da Escola Base e do Bar Bodega, evidenciaram-se: o excesso de credulidade expresso, na f em verses unilaterais sobre fatos controversos; e a ausncia de ceticismo em particular sobre apontamentos da autoridade policial. 10 - Os torcedores uniformizados no entenderam o motivo __________ foram impedidos de entrar no estdio pelos funcionrios encarregados da portaria, ___________ disseram apenas tratar-se de uma questo de segurana. Assinale a alternativa que apresenta os termos que, respectivamente, preenchem de forma correta as lacunas acima. a) *b) c) d) e) porque onde. por que que. porqu os mesmos. por qu onde. porque que.

CONHECIMENTO ESPECFICO
11 - A avaliao nutricional contm elementos da antropometria, da avaliao de consumo alimentar, de interpretao de exames laboratoriais, de entrevista e de exame fsico. No mbito do exame fsico, o exame abdominal mostra-se til no acompanhamento de pacientes em suporte nutricional. Esse exame dividido em quatro etapas: inspeo, ausculta, percusso e palpao. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. A inspeo abdominal a observao da aparncia geral, do movimento e do contorno do abdmen. A palpao utilizada para determinar o tamanho e a localizao de rgos e eventuais sensibilidades. Essa etapa pode ser realizada a qualquer momento durante o exame fsico abdominal. A ausculta pretende investigar os sons vasculares, que em condies normais so silenciosos, e os sons intestinais evidenciados pelos rudos hidroareos. Essa etapa pode ser realizada a qualquer momento durante o exame fsico abdominal. A percusso abdominal utilizada para avaliar os contedos intestinais e o espao do fgado e no deve ser realizada antes da ausculta.

Assinale a alternativa correta. a) b) *c) d) e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras.

12 - A triagem nutricional um instrumento utilizado na prtica hospitalar a fim de identificar indivduos desnutridos em risco. Segundo o guia para estabelecimento de risco nutricional (ADA, 2004), assinale a alternativa correta. a) So considerados de alto risco nutricional pacientes adultos com ingesto oral ruim/jejum por no mnimo 10 dias, peso atual menor que 80% do peso ideal e perda de peso de 9% em 6 meses, com diagnstico de diverticulite. b) So considerados de risco nutricional moderado os pacientes adultos que apresentem perda de peso no ltimo ms variando entre 5 e 10%, peso atual entre 80 e 90% do peso ideal e ingesto oral ruim por mais de 5 dias, com diagnstico de insuficincia renal aguda. c) So considerados de risco nutricional moderado os pacientes peditricos com peso atual entre 80 e 90% ou superior a 120% do peso ideal e ingesto oral ruim/jejum por no mnimo 10 dias, com diagnstico de epilepsia e sem alteraes dos exames laboratoriais. *d) So considerados de alto risco nutricional pacientes peditricos com peso atual menor que 80% do peso ideal e ingesto oral ruim/jejum maior que 5 dias, se maior que 5 anos de idade, e ingesto oral ruim/jejum maior que 3 dias, se menor que 5 anos de idade, com diagnstico de doena cardaca congnita. e) So considerados de risco mnimo os pacientes adultos que apresentem perda de peso no ltimo ms de at 5%, peso atual entre 80 e 90% do peso ideal e ingesto alimentar satisfatria, com diagnstico de cirrose.

13 - Os questionrios de frequncia de consumo alimentar (QFA) so registros retrospectivos do consumo e podem ser no-quantitativos, semiquantitativos ou quantitativos. Assim como outros mtodos de avaliao de consumo, possui pontos positivos e negativos na sua utilizao na avaliao nutricional. Assinale a alternativa que identifica, alm da sazonalidade, os demais pontos positivos da utilizao do QFA. a) b) c) *d) e) Estima ingesto usual e abrange curto perodo de tempo. Quantifica a ingesto usual com preciso e pode ser autoadministrada por qualquer indivduo. Pode ser autoadministrada por qualquer indivduo e abrange longo perodo de tempo. Estima ingesto usual e abrange longo perodo de tempo. Quantifica ingesto usual com preciso e no pode ser autoadministrado por indivduos analfabetos.

14 - A antropometria definida pela OMS como um mtodo de avaliao nutricional prtico, rpido e de baixo custo. Dentre os objetivos que o nutricionista tem quando utiliza tais tcnicas, destaca-se a estimativa de gordura corporal por meio do somatrio de dobras cutneas. Quais so os locais anatmicos utilizados como referncia para a medida das dobras cutneas de adultos hospitalizados? a) *b) c) d) e) Trceps, bceps, suprailaca e coxa. Trceps, bceps, suprailaca e subescapular. Bceps, suprailaca, subescapular e axial. Trceps, subescapular, suprailaca e abdominal. Trceps, bceps, suprailaca e abdominal.

15 - A impedncia bioeltrica um dos mtodos empregados na prtica clnica para avaliao da composio corporal por meio da conduo eltrica. Com relao ao princpio desse mtodo, assinale a afirmativa correta. a) A corrente eltrica de todos os aparelhos de impedncia bioeltrica alternada, de baixa amplitude e com freqncia de 50 kHz. b) A resistncia passagem da corrente inversamente proporcional ao comprimento do condutor. *c) O uso alguns medicamentos, a temperatura e o estado hormonal do indivduo avaliado podem influenciar o resultado do exame. d) A impedncia bioeltrica mede a composio corporal e fornece valores como a massa livre de gordura, a massa gorda e a gua corporal. e) A resistncia passagem da corrente diretamente proporcional ao dimetro do condutor. 16 - A capacidade de sobrevivncia ou de multiplicao dos microorganismos que esto presentes em um alimento depende de uma srie de fatores. Entre esses fatores esto aqueles relacionados com as caractersticas prprias do alimento (fatores intrnsecos), como a atividade de gua. Sobre a atividade de gua, correto afirmar: a) b) *c) d) e) Alimentos que contm grandes concentraes de acar possuem alta atividade de gua. Alimentos secos so mais propensos a alteraes por bactrias. A qualquer temperatura, a capacidade de micro-organismos se multiplicarem diminui quando a atividade de gua diminui. Alimentos que possuem atividade de gua prxima a 0,6, como o leite em p, so considerados muito perecveis. A adio de sais provoca o aumento da atividade de gua do alimento.

17 - Para que a multiplicao microbiana em um alimento seja possvel, necessria a presena de gua, nutrientes e pH adequado. Sobre esse assunto, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. As vitaminas so dispensveis para o crescimento de micro-organismos. O pH prximo da neutralidade, isto , entre 5,5 e 6,0, o mais favorvel para a maioria dos micro-organismos. Frutas, refrigerante e vinhos apresentam pH inferior quele em que a proliferao bacteriana possvel. Os condimentos contm vrios leos essenciais com atividade antimicrobiana, tais como o eugenol no cravo, a alicina no alho, o timol e o isotimol no organo.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) *d) e) Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras.

18 - A Resoluo da Anvisa RDC n 216, de 15 de setembro de 2004, dispes sobre o regulamento tcnico de boas prticas para servios de alimentao, a fim de garantir as condies higinico-sanitrias do alimento preparado. De acordo com essa resoluo: *a) As preparaes quentes podem permanecer no momento da distribuio ou espera a 60 C ou mais por no mximo 6 horas. b) O descongelamento de alimentos no deve ser realizado em forno de micro-ondas. c) O tratamento trmico deve garantir que todas as partes do alimento atinjam a temperatura mnima de 69 C. d) Os leos de gorduras utilizados nas frituras no devem ser aquecidos a mais de 250 C. e) A temperatura ideal para a conservao sob refrigerao de 8 C, e para a conservao sob congelamento de -18 C.

19 - Indivduos saudveis possuem mecanismos naturais de defesa contra microrganismos patognicos. Pacientes submetidos a transplante de clulas-tronco hematopoticas (TCTH) apresentam alteraes nesses mecanismos de defesa, estando, portanto, mais suscetveis a infeces de origem alimentar. Acerca disso, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. O uso de drogas opioides como a morfina provoca reduo da motilidade intestinal, o que dificulta a eliminao de microrganismos patognicos. Pacientes que apresentam aumento da secreo gstrica esto mais suscetveis a infeco de origem alimentar. O condicionamento para TCTH provoca danos camada epitelial que compe a mucosa intestinal, facilitando o acesso de microrganismos a camadas mais internas. A alimentao pobre em material no-digervel (fibras) dificulta o acesso de micro-organismos mucosa intestinal

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras.

Questo anulada e pontuada a todos os candidatos. 20 - A Organizao Mundial de Sade (OMS) estima que enfermidades causadas por alimentos contaminados constituam um dos problemas sanitrios mais difundidos no mundo hoje. Por isso criou as criou as Dez Regras de Ouro para preparao higinica de alimentos. Assinale a alternativa que NO faz parte dessas regras. a) b) *c) d) e) Escolher alimentos tratados de forma higinica. Consumir imediatamente os alimentos cozidos. Reaquecer os alimentos cozidos a uma temperatura de 65 C. Manter escrupulosamente limpas todas as superfcies da cozinha. Armazenar cuidadosamente os alimentos cozidos.

21 - Sobre a nutrio por sonda ser o mtodo de escolha para nutrir pacientes que no podem ser alimentados oralmente, considere as seguintes razes: 1. 2. 3. Mantm a integridade e a funo do trato gastrointestinal, um rgo endcrino e linfoide que influencia em muitos aspectos a homeostase metablica. Tem menos complicaes mecnicas e metablicas que a nutrio parenteral. uma via benfica que oferece nutrio completa com menor custo que a nutrio parenteral.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) *e) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. Somente a afirmativa 1 verdadeira. Somente a afirmativa 3 verdadeira. As afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras.

22 - Considere as seguintes caractersticas: 1. 2. 3. 4. 5. Mantm e/ou recupera o estado nutricional. Apresenta aumento do risco de septicemia. Diminui a translocao bacteriana. Melhora a estrutura e funo do TGI. Aumenta o nmero de complicaes metablicas.

Esto relacionados com a terapia nutricional enteral (TNE) os itens: a) b) c) *d) e) 1, 2 e 3 apenas. 3 e 4 apenas. 1, 4 e 5 apenas. 1, 3 e 4 apenas. 1, 2, 3, 4 e 5.

23 - A osmolaridade das frmulas enterais que contm nutrientes ntegros diferem das frmulas contendo nutrientes hidrolisados. Acerca disso, correto afirmar: a) *b) c) d) e) Frmulas com nutrientes ntegros tm uma osmolaridade mais elevada. Frmulas com nutrientes ntegros tm uma osmolaridade mais baixa. Os dois tipos de frmulas tm osmolaridade semelhantes. A marca da frmula tem um impacto maior que o contedo de nutrientes na osmolaridade de uma frmula. A hidrlise no interfere na osmolaridade.

24 - Numere a coluna da direita de acordo com sua correspondncia com a coluna da esquerda. 1. 2. 3. Nutrio pr e ps-pilrica. Nutrio parenteral. Nutrio enteral por estomia. ( ) indicada nas desordens do sistema nervoso central e na obstruo do trato gastrintestinal alto. ( ) Pode apresentar as seguintes complicaes: pneumotrax, hidrotrax, sangramento e perfurao gstrica, empiema e arritimias. ( ) O tubo pode ser posicionado por via percutnea, usando tcnicas endoscpicas, radiolgicas ou laparoscpicas. ( ) A insero do tubo pode ser feita na beira do leito, manualmente ou com auxlio endoscpico/fluoroscpico. ( ) indicada no pr-operatrio de sete a dez dias antes da cirurgia em doentes com desnutrio grave.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo. *a) b) c) d) e) 3 1 3 1 2. 1 2 3 1 3. 3 2 1 3 1. 1 2 2 3 1. 1 3 1 3 2.

25 - Dentre as complicaes gastrointestinais na nutrio enteral, a diarreia ocupa posio de destaque. A respeito do assunto, considere as seguintes causas: 1. 2. 3. 4. Administrao rpida da frmula. Contaminao bacteriana da frmula. Frmula hipo-osmolar. Hipoalbuminemia.

A diarreia como complicao da nutrio enteral pode ser decorrente de: a) b) c) *d) e) 1 e 2 apenas. 2 e 3 apenas. 3 e 4 apenas. 1, 2 e 4 apenas. 1, 2, 3 e 4.

26 - Entre os parmetros de deciso na seleo de dietas enterais, o posicionamento da sonda uma varivel que definir uma maior ou menor flexibilidade para se determinar: *a) b) c) d) e) o volume, o fracionamento, a osmolaridade e o mtodo de administrao da dieta enteral. o modo de preparo: artesanal ou industrializado. a composio de vitaminas e minerais. a quantidade de protena da frmula. a quantidade de calorias da frmula.

27 - Identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) de competncia do nutricionista adequar a prescrio diettica, em consenso com o mdico, com base na evoluo nutricional e na tolerncia digestiva apresentadas pelo paciente em terapia nutricional. ( ) Entre as competncias do nutricionista est a capacidade de usar as tcnicas e procedimentos corretos para preparar misturas parenterais, incluindo a confeco correta da etiqueta e o preenchimento dos registros de controle. ( ) Um dos fatores que influenciam o crescimento bacteriano na dieta o tempo de infuso. ( ) A conduta nos hospitais quanto nutrio parenteral sempre o fornecimento de solues de 3 em 1. ( ) Identificada a necessidade de uma teraputica nutricional, a melhor via de alimentao a enteral via sonda. ( ) A nutrio enteral em sistema aberto requer a manipulao antes de sua administrao, para uso imediato ou atendendo orientao do fabricante. Assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta, de cima para baixo. *a) b) c) d) e) V F V F F V. F F V F V V. F V F V F V. V F F V V F. V F V V F F.

28 - A monitorizao em nutrio parenteral indispensvel para a preveno de complicaes metablicas e spticas, alm de permitir que se observe a evoluo nutricional dos pacientes. Com que frequncia a monitorizao deve ser realizada na fase estvel? a) *b) c) d) e) Bilirrubina total e fraes diariamente. Glicemia semanalmente. Sinais vitais (temperatura, presso arterial) a cada dois dias. Hemoglobina diariamente. Protenas totais a cada 3 meses inicialmente e depois a cada 6 meses.

Questo com resposta alterada de A para B

29 - Na terapia nutricional parenteral (TNP), existem alguns indicadores para avaliar a adequao da composio nutricional da soluo que est sendo administrada. No que diz respeito oferta proteica, correto afirmar: *a) b) c) d) e) O balano nitrogenado determina a adequao da oferta proteica. O ganho de peso um indicador de que a protena da soluo est adequada. A temperatura elevada indica que a oferta de protena deve ser aumentada. Protena carreadora de retinol o mtodo mais utilizado para avaliar a adequao da oferta proteica. O ndice de creatininaaltura um parmetro proteico visceral para avaliar a adequao de protena na soluo.

30 - A equipe multiprofissional de terapia nutricional (EMTN) um grupo formal e obrigatoriamente constitudo de pelo menos um profissional de cada categoria (mdico, nutricionista, enfermeiro e farmacutico), podendo ainda incluir profissionais de outras categorias, habilitados e com treinamento especfico para a prtica da terapia nutricional. Assinale a alternativa que apresenta uma das atribuies do nutricionista na equipe. a) Indicar e prescrever a TNE e TNP. *b) Acompanhar a evoluo nutricional do paciente em terapia nutricional enteral e parenteral, independentemente da via de administrao, at alta nutricional estabelecida pela EMTN. c) Avaliar e assegurar a administrao da NE observando as informaes contidas no rtulo e confrontando-as com a prescrio mdica. d) Detectar, registrar e comunicar EMTN e/ou ao mdico responsvel pelo paciente as intercorrncias de qualquer ordem tcnica e/ou administrativa. e) Avaliar a formulao das prescries mdicas e dietticas quanto compatibilidade fisicoqumica droganutriente e nutrientenutriente. 31 - O Critrio de Gomez e a Classificao de Waterlow so empregados para determinar o estado nutricional de crianas pela antropometria. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. O Critrio de Gomez utilizado para crianas at 2 anos de idade e baseia-se no ndice de peso para a idade (P/I). A Classificao de Waterlow modificada por Batista recomendada para crianas de 2 a 10 anos de idade e baseia-se no ndice peso/estatura (P/E) e estatura/idade (E/I). A desnutrio pregressa identificada pela Classificao de Waterlow/Batista. A criana ser considerada eutrfica de acordo com o Critrio de Gomez quando o ndice P/I for superior a 90% do p50 do padro de referncia.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) *e) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras.

32 - Sobre a determinao bioqumica das protenas plasmticas na prtica clnica em pediatria, correto afirmar: *a) A interpretao dos nveis sricos de protenas plasmticas de difcil interpretao, pois pode haver alterao em resposta ao estresse metablico. b) A medida de nveis sricos de aminocidos plasmticos tem ampla utilidade prtica no diagnstico de desnutrio ou na monitorizao da terapia nutricional. Seu uso na pesquisa restrito. c) So protenas plasmticas de importncia para avaliao do estado nutricional: albumina, transferrina, pr-albumina, protena C-reativa, fibronectina, protena ligado de retinol e cido rico. d) A albumina tem meia-vida de 18 a 20 dias e indicador de resposta inflamatria. e) A pr-albumina tem meia-vida de 5 dias e o principal uso clnico de prognstico e monitorizao nutricional. 33 - So considerados fatores nutricionais preventivos no cncer: *a) b) c) d) e) Betacaroteno e licopenos. cidos graxos mega-6. Vitamina K. De 1000 a 3000 mg de vitamina C. 5 a 10 mg de selnio.

34 - A avaliao do estado nutricional definida como o processo que estabelece o diagnstico do indivduo com respeito s necessidades de macro e micronutrientes. Sobre a avaliao nutricional em pediatria, correto afirmar: *a) Alm do peso corporal, devem ser avaliados os dados obtidos pela histria clnica e alimentar, a doena de base e as variaes do estado de hidratao. b) Em recm-nascidos, o peso ao nascimento e a idade gestacional devem ser analisados, ao contrrio do comprimento, que um dado antropomtrico que independe da idade gestacional. c) As relaes entre o peso atual e o peso ideal para a estatura auxiliam na diferenciao da idade gestacional. d) A perda ponderal verificada durante os primeiros dias de vida no varia com o peso de nascimento da criana. Quanto mais prematura, menor a perda e o perodo necessrio para a recuperao. e) Uma criana ser considerada recm-nascida pr-termo e pequena para a idade gestacional quando nascer antes de completar 38 semanas de gestao e o peso estiver abaixo do percentil 20 da curva de crescimento adotada como referencial de acordo com a idade gestacional.

10

35 - Procedimentos que podem ser utilizados como estratgias para minimizar nuseas durante a quimioterapia: a) b) *c) d) e) Ingerir lquidos durante as refeies principais. Evitar bebidas carbonatadas geladas. Excluir da dieta alimentos com altas concentraes de lipdeos. Diminuir o fracionamento das refeies, procurando consumir maiores quantidades por refeio. Evitar alimentos frios, como sorvetes e bebidas geladas.

36 - Sobre o tratamento nutricional no cncer gstrico ps-gastrectomia total, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. 5. O consumo de polissacardeos deve ser evitado, para prevenir Dumping. Deve-se fazer reposio de vitamina B12 via oral a partir do sexto ms de ps-operatrio. As frmulas elementares devem ser inicialmente diludas, de modo que a osmolaridade fique entre 280 e 310mOsm. A oferta de sacarose, lactose e TCM deve ser restrita, em funo da diarreia osmolar e esteatorreia. Deve-se prevenir deficincia de vitamina B12, de cido flico, de ferro e de clcio.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) *d) e) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 5 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 so verdadeiras.

37 - Sobre preveno ou terapia nutricional no cncer, correto afirmar: a) b) Deve-se restringir a oferta proteica para evitar estmulo de crescimento tumoral. Deve-se incluir alimentos lcteos e sucos de frutas cidas (ricos em vitamina C), para minimizar as nuseas e vmitos provocados pela quimioterapia. c) Entre os nutrientes ou compostos bioativos sugeridos como preventivos do cncer, esto a S-alil cistena, presente em nozes, e o folato, presente em verduras verdes. d) A glutamina no indicada no cncer de clon por promover proliferao dos coloncitos. *e) Depois de radioterapia abdominal, a glutamina poder ter utilidade para reforar a atividade das clulas killer. 38- No tratamento nutricional ps-transplante de medula ssea: a) Em alguns casos, o uso de uma dieta sem alimentos crus pode ser til no caso de neutrocitose aps o transplante. *b) Enquanto o paciente se recupera e no mais necessita de um ambiente protetor, pode ser benfico o consumo de iogurte com probitico, para controle da flora intestinal. c) No caso de neutrocitose e infeco, o GEB deve ser multiplicado por 1,5. d) A glutamina no deve ser um componente da NP ou da NE, uma vez que estimula a resposta imune. o o e) Os alimentos, aps preparados, devem ser mantidos a uma temperatura segura abaixo de 60 C e no inferior a 4 C. 39 - ndices alternativos de avaliao do estado nutricional em pediatria podem ser construdos a partir de medidas de composio corporal e utilizados adicionalmente em situaes nas quais no possvel obter dados como peso e estatura. Alm disso, so complementos do diagnstico nutricional. Sobre essas medidas, correto afirmar: A circunferncia ceflica avalia o tamanho e o crescimento cerebral e tem maior importncia nos primeiros cinco anos de vida, quando o sistema nervoso encontra-se em rpida expanso. b) A circunferncia do brao uma das medidas mais utilizadas, e sua principal vantagem a facilidade de aferio. A limitao do seu uso est relacionada ao alto custo. c) A obteno das medidas de pregas cutneas so consideradas fceis em recm-nascidos. Portanto, o seu uso comum na avaliao nutricional dessa populao. *d) As circunferncias so importantes medidas para registrar alteraes do tamanho das dimenses transversais do corpo. A circunferncia do brao reflete reservas de energia e de massa proteica. e) A circunferncia do brao no representa valor preditivo para a mortalidade infantil. Assim sendo, a sua utilizao para crianas com idade inferior a 5 anos no indicada. 40 - Sobre o ndice de massa corporal (IMC), considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. um padro de avaliao de adiposidade e proporcionalidade utilizado para crianas de diferentes idades. Uma criana ser considerada apresentando risco para sobrepeso quando o IMC for superior ao p75. Duas crianas com ndices de massa corporal similares podem apresentar diferentes propores de tecido adiposo e muscular. O risco para obesidade na criana representado por um percentil maior que 95. a)

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) *e) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras.

Anda mungkin juga menyukai