Anda di halaman 1dari 7

FACULDADE DE BELM - FABEL CURSO DE TURISMO

RESENHA CRTICA AS FUNDAES HISTORIOGRFICAS DA TURISMOLOGIA

Belm 2012

FACULDADE DE BELM - FABEL CURSO DE TURISMO

RESENHA CRTICA AS FUNDAES HISTORIOGRFICAS DA TURISMOLOGIA

Trabalho apresentado disciplina metodologia do Trabalho Cientfico, ministrada pela professora Rosngela Quintela, como requisito parcial da primeira avaliao. Discente: Ana Gabriela Osrio Velloso Turma: 3TUN1

Belm 2012

RESENHA CRTICA 1. IDENTIFICAO DO TEXTO: FLORES, Elio Chaves. As fundaes Historiogrficas da Turismologia. SAECULUM - Revista de Histria, n12, Joo Pessoa, jan/jun, 2005. Disponvel em: www.cchla.ufpb.br/saeculum/saeculum12_art10_flores.pdf. Acesso em 10/03/2012. 2. INFORMAES SOBRE O AUTOR: Doutor em Histria Social pela Universidade Federal Fluminense. Foi coordenador do Programa de Ps-graduao em Histria. Professor Adjunto do Departamento de Histria da Universidade Federal da Paraba. Professor da disciplina Histria e Turismo na graduao. Essas informaes constam seu currculo Lattes. 3. RESUMO DAS IDEIAS DO TEXTO: O assunto abordado pelo autor, a importncia dos fatos histricos para a compreenso da prtica turstica exercida atualmente. O autor foca principalmente no Nordeste Oriental, considerando a gesto patrimonial e a educao dos sentidos. Com o intuito de contribuir para os estudos turismlogos, cientficos. Segundo Flores (2005, p. 143), Por isso, as cincias humanas no
poderiam deixar de abraar esse gosto emotivo pelo futuro e acolher com agrado a cincia nova que habita entre ns, a cincia do turismo. Seria preciso reconhecer que a cientificidade e a disciplinaridade, no mbito dos estudos tursticos, j possuem uma maturidade de, pelo menos, duas dcadas.

o escrito aponta que a cincia nova

(ou cincia do

turismo) deve ser acolhida fortemente como todos os outros ramos

No trecho acima, o autor afirma que a Turismologia deve ser acolhida como uma nova cincia, podendo ainda ser enriquecida por todas as outras cincias j existentes. A histria, geografia, sociologia so apenas maneiras de expresso que poderiam vir a colaborar ainda mais nesse aspecto.

Assim como outras cincias j trouxeram legados impagveis para a sociedade atual, a Turismologia possui suas prprias caractersticas e contribuies, tambm podendo contribuir de forma permanente de forma social, cultural e econmica. Associado com a histria, a Turismologia pode tornar-se ainda mais rica, explorando os aspectos culturais e histricos existentes nos locais onde atua. As contribuies sociolgicas, antropolgicas e historiogrficas serviriam como apoio para a criao e organizao da nova cincia. O Turismo no pode existir sem o pensamento e a elaborao do mesmo, sendo pelo o agente de atuao ou pelo pesquisador, o que aplica-se ao que Karl Marx escreveu sobre cincia, focando no fato de que no podemos ignorar os aspectos temporais e locais, fazendo o processo ser humanismo da natureza levado a srio. Apesar de Karl por si s no ser um turista, sua obra engloba pontos importantes para o conhecedor dessa rea, j que para o enriquecimento da prtica, devemos associ-lo a outras reas cientificas, como a sociologia. Braudel, um estudioso de histria Francs, abordou o aspecto historiogrfico a partir da vida material que a sociedade possui. Seus escritos so de extrema importncia para o turismlogo, que lida com patrimnio material diretamente. O Turismo aponta que as sociedades no morrem, podem ainda ser vividas e experimentadas em sua prtica. Braudel se relaciona com isso, ao dizer que o espao a sociedade, seus mitos e costumes fazem parte dela. Braudel ainda fala sobre o capitalismo, e a forma que ele influencia a sociedade como um todo. Desse modo, Flores aborda abaixo:
Outra importante contribuio do historiador Fernand Braudel, que pode ser apropriada e confrontada pelas anlises turismolgicas recentes, seria o seu entendimento sobre o fenmeno do capitalismo, afinal, pelo que se sabe at agora, no h turismo fora do padro capitalista de acumulao. Braudel pretendeu explicar as escalas do capitalismo (os mundos do dinheiro e do trabalho) a partir de trs processos: 1) a economia de mercado, com seus mecanismos de produo, circulao, trocas de mercadorias e necessidades inventadas, consideradas realidades ntidas e transparentes como as bolsas, os bancos, as lojas, as fbricas, as feiras. Foi diante desse espetculo privilegiado que teria comeado o discurso constitutivo da cincia econmica; 2) a vida material ou civilizao material, seria uma zona de opacidade que se estende sob o mercado como uma atividade de base, rente ao cho, cujo volume na economia parece ser fantstico, margem das estatsticas e dos censos. Seria preciso creditar parte informal da economia, da troca dos produtos e dos servios, uma enorme quantidade de fatos midos que quase no deixam marca no tempo e no espao; 3) o capitalismo de exceo, acima dos demais, erguendo-se atravs de hierarquias sociais ativas, como os grandes empresrios, exportadores, financistas, investidores, enfim, um capitalismo sempre multinacional nas suas entranhas. [Flores, pg 143] .

A questo fundamental para o operador e pesquisador do Turismo compreender o tempo e espao presentes (aqui e agora) para a histria e patrimnio, da historicidade para a memria. Jamais o oposto desse fluxo. Eric Hobsbawm, possui um trabalho que tem um grande importncia turismolga. O seu acervo constitudo por um conjunto de pesquisas que compreende os diversos fluxos populacionais, o capital gerado com isso, e como a indstria do turismo surgiu de forma espontnea, com o prprio avano da modernidade. Para a cincia social das viagens, o turismo possui uma distino clara de classes sociais, tendo em vista que um produto ligado diretamente ao capitalismo. Com as revolues cultuais, novas formas de comunicao surgiram, e tambm alteraram permanentemente a maneira que a prtica do turismo exercida. O autor ainda aborda o mal funcionamento e planejamento dos gestores pblicos ao tratarem o turismo, sabendo que o mesmo no individual, interdisciplinar e lida diretamente com os aspectos culturais e sociais onde praticado. Ele tambm fala sobre os inmeros problemas que o Brasil enfrenta no aspecto turstico o descaso dos gestores pblicos; a naturalizao da pobreza; prostituio e como somente um mudana na mentalidade dos gestores municipais (e da sociedade como um todo) poderiam solucionar os problemas hoje enfrentados. Propostas como as do Francs Jean Zay, foram feitas no intuito de popularizar o turismo, porm foram descartadas por serem inviveis no modelo de organizao social atual. Deveria existir uma renovao da mentalidade dos gestores atuais, onde eles presassem inteiramente pela melhora da sociedade, incentivando o turismo como uma das formas de lazer e recreao locais e valorizao da cultura. Ele prope um turismo sustentvel, onde a populao faa uso dessa prtica de forma saudvel benfica para a sociedade, tornando-se inserida nessa realidade.

O autor salienta a necessidade de um turismo livre, onde todas as camadas da sociedade possam usufruir deste direito como de todos os outros j previstos em outros aspectos sociais. A construo de uma nova cincia, que vise o estudo minucioso dos vrios aspectos do Turismo, s podem trazer resultados positivos para o avano do turismo social e culturalmente democrtico. Assim, os poderes pblicos deveriam se apropriar deste conhecimento e colocar em prtica para o beneficio no s do turista, mas como do morador local. Flores finaliza o texto com o seguinte pargrafo:
[...] e ao turismo est inscrito no constitucionalismo brasileiro e deve ser preocupao dos governos afirmativos como um direito: um direito social bsico como a sade, educao, moradia e segurana. Pois, somente quando o cidado consegue fazer turismo que ele comea, na feliz expresso de Paul Lafargue, a praticar as virtudes da preguia. E que virtudes seriam essas que se inscrevem nos manifestos revolucionrios? Todas aquelas proporcionadas pela histria que, numa ao cupida sem precedentes, flecham o olhar do ser protagonista para o livre pensamento, a espiritualidade, o dilogo consigo (de si para si), a interpretao das heranas e tradies culturais e, por ltimo, sem ser o menos importante, para o encantamento com o Outro, saudade rediviva de uma viagem que jamais se finda. Uma cultura escolar turismolgica seria, portanto, a capacidade de construir uma educao dos sentidos, pblica e patrimonial, para que crianas e jovem no sucumbam no esquecimento de si mesmos, o mais grave sintoma de uma amnsia social cultivada pelos profetas da Mo Invisvel, o Mercado. Uma utopia propedutica levanta os nossos olhos do cho amargurado do Agora: no h como negar que no mais rido dos desertos mentais ainda possvel a educao pela pedra, a pedra removida do meio do caminho. [Flores, pg 162].

4. REFLEXO SOBRE O TEXTO O autor do texto, aborda assuntos de extrema importncia para qualquer indivduo da prtica turstica, como a associao do turismo com outras cincias criando assim uma nova cincia, que busque principalmente, o conhecimento profundo de todos os aspectos da atividade; e a maneira que o turismo aplicado na sociedade atual e as mudanas necessrias para que haja um melhor aproveitamento do mesmo. Com vrias citaes de historiadores e socilogos renomados, o autor d vida a uma nova compreenso do turismo que surge diante dos nossos olhos de que indiscutivelmente, a turismologia ganha corpo para tornar-se uma nova cincia. Explorando esse aspecto, o autor reala a importncia deste movimento para o avano da atividade, fazendo uma relao com as diversas vantagens que a sociedade gozaria com isto. Enumerando os diversos aspectos que compe a turismologia, o autor cita a importncia da associao do turismo com outras cincias j existentes, tendo em vista que a prtica do turismo no algo isolado, mas depende diretamente do ambiente que o cerca, da sociedade, e da histria para sobreviver. O mesmo ressalta que tanto o indivduo que pratica o turismo quando o que o estuda, precisa compreender essencialmente o lugar e o tempo que esto, nunca ignorando os aspectos historiogrficos e sociolgicos que possui. Ele busca na histria, uma base slida para continuar sua tese, defendendo veemente um turismo sustentvel,

que possa ser aproveitado por todas as classes sociais. O autor tambm critica o atual modelo de governo que ignora o potencial turstico que tem, descartando os moradores locais e os benefcios sociais que esse tipo de turismo traria para estas populaes. A m administrao, o desprezo das mazelas sociais, a mentalidade pequena dos gestores pblicos, so os maiores problemas enfrentados no desenvolvimento do turismo no Brasil. Segundo o autor, a nica forma de resolver este problema seria uma renovao da mentalidade dos gestores e da populao resgatando-os e fazendo-os participantes diretos do Turismo beneficiando a sociedade de maneira social, cultural e econmica, (re) aprendendendo a fazer turismo.

Anda mungkin juga menyukai