Anda di halaman 1dari 29

Alguns poemas de

Carlos Drummond de Andrade


(1902 1987)

Colaborao: edigley.matematica@gmail.com

REVERNCIA AO DESTINO Falar completamente fcil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinio. Difcil expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer, antes que a pessoa se v. Fcil julgar pessoas que esto sendo expostas pelas circunstncias. Difcil encontrar e refletir sobre os seus erros, ou tentar fazer diferente algo que j fez muito errado. Fcil ser colega, fazer companhia a algum, dizer o que ele deseja ouvir. Difcil ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiana no que diz. Fcil analisar a situao alheia e poder aconselhar sobre esta situao. Difcil vivenciar esta situao e saber o que fazer ou ter coragem pra fazer. Fcil demonstrar raiva e impacincia quando algo o deixa irritado. Difcil expressar o seu amor a algum que realmente te conhece, te respeita e te entende. E assim que perdemos pessoas especiais. Fcil mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar. Difcil mentir para o nosso corao. Fcil ver o que queremos enxergar. Difcil saber que nos iludimos com o que achvamos ter visto. Admitir que nos deixamos levar, mais uma vez, isso difcil. Fcil dizer "oi" ou "como vai?" Difcil dizer "adeus", principalmente quando somos culpados pela partida de algum de nossas vidas... Fcil abraar, apertar as mos, beijar de olhos fechados. Difcil sentir a energia que transmitida. Aquela que toma conta do corpo como uma corrente eltrica quando tocamos a pessoa certa. Fcil querer ser amado. Difcil amar completamente s. Amar de verdade, sem ter medo de viver, sem ter medo do depois. Amar e se entregar, e aprender a dar valor somente a quem te ama. Fcil ouvir a msica que toca. Difcil ouvir a sua conscincia, acenando o tempo todo, mostrando nossas escolhas erradas. Fcil ditar regras. Difcil segu-las.

Ter a noo exata de nossas prprias vidas, ao invs de ter noo das vidas dos outros. Fcil perguntar o que deseja saber. Difcil estar preparado para escutar esta resposta ou querer entender a resposta. Fcil chorar ou sorrir quando der vontade. Difcil sorrir com vontade de chorar ou chorar de rir, de alegria. Fcil dar um beijo. Difcil entregar a alma, sinceramente, por inteiro. Fcil sair com vrias pessoas ao longo da vida. Difcil entender que pouqussimas delas vo te aceitar como voc e te fazer feliz por inteiro. Fcil ocupar um lugar na caderneta telefnica. Difcil ocupar o corao de algum, saber que se realmente amado. Fcil sonhar todas as noites. Difcil lutar por um sonho. Eterno, tudo aquilo que dura uma frao de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma fora jamais o resgata.

AS SEM-RAZES DO AMOR Eu te amo porque te amo, No precisas ser amante, e nem sempre sabes s-lo. Eu te amo porque te amo. Amor estado de graa e com amor no se paga. Amor dado de graa, semeado no vento, na cachoeira, no eclipse. Amor foge a dicionrios e a regulamentos vrios. Eu te amo porque no amo bastante ou demais a mim. Porque amor no se troca, no se conjuga nem se ama. Porque amor amor a nada, feliz e forte em si mesmo.

Amor primo da morte, e da morte vencedor, por mais que o matem (e matam) a cada instante de amor.

CONSELHO DE UM VELHO APAIXONADO Quando encontrar algum e esse algum fizer seu corao parar de funcionar por alguns segundos, preste ateno: pode ser a pessoa mais importante da sua vida. Se os olhares se cruzarem e, neste momento, houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que voc est esperando desde o dia em que nasceu. Se o toque dos lbios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d'gua neste momento, perceba: existe algo mgico entre vocs. Se o 1 e o ltimo pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o corao, agradea: Algo do cu te mandou um presente divino : O AMOR. Se um dia tiverem que pedir perdo um ao outro por algum motivo e, em troca, receber um abrao, um sorriso, um afago nos cabelos e os gestos valerem mais que mil palavras, entregue-se: vocs foram feitos um pro outro. Se por algum motivo voc estiver triste, se a vida te deu uma rasteira e a outra pessoa sofrer o seu sofrimento, chorar as suas lgrimas e enxug-las com ternura, que coisa maravilhosa: voc poder contar com ela em qualquer momento de sua vida. Se voc conseguir, em pensamento, sentir o cheiro da pessoa como se ela estivesse ali do seu lado...

Se voc achar a pessoa maravilhosamente linda, mesmo ela estando de pijamas velhos, chinelos de dedo e cabelos emaranhados...

Se voc no consegue trabalhar direito o dia todo, ansioso pelo encontro que est marcado para a noite... Se voc no consegue imaginar, de maneira nenhuma, um futuro sem a pessoa ao seu lado... Se voc tiver a certeza que vai ver a outra envelhecendo e, mesmo assim, tiver a convico que vai continuar sendo louco por ela... Se voc preferir fechar os olhos, antes de ver a outra partindo: o amor que chegou na sua vida. Muitas pessoas apaixonam-se muitas vezes na vida poucas amam ou encontram um amor verdadeiro. s vezes encontram e, por no prestarem ateno nesses sinais, deixam o amor passar, sem deix-lo acontecer verdadeiramente. o livre-arbtrio. Por isso, preste ateno nos sinais. No deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: o AMOR !!!

PROCURA DA POESIA No faas versos sobre acontecimentos. No h criao nem morte perante a poesia. Diante dela, a vida um sol esttico, no aquece nem ilumina. As afinidades, os aniversrios, os incidentes pessoais no contam. No faas poesia com o corpo, esse excelente, completo e confortvel corpo, to infenso efuso lrica. Tua gota de bile, tua careta de gozo ou de dor no escuro so indiferentes. Nem me reveles teus sentimentos, que se prevalecem do equvoco e tentam a longa viagem. O que pensas e sentes, isso ainda no poesia.

No cantes tua cidade, deixa-a em paz. O canto no o movimento das mquinas nem o segredo das casas. No msica ouvida de passagem, rumor do mar nas ruas junto linha de espuma. O canto no a natureza nem os homens em sociedade. Para ele, chuva e noite, fadiga e esperana nada significam. A poesia (no tires poesia das coisas) elide sujeito e objeto. No dramatizes, no invoques, no indagues. No percas tempo em mentir. No te aborreas. Teu iate de marfim, teu sapato de diamante, vossas mazurcas e abuses, vossos esqueletos de famlia desaparecem na curva do tempo, algo imprestvel. No recomponhas tua sepultada e merencria infncia. No osciles entre o espelho e a memria em dissipao. Que se dissipou, no era poesia. Que se partiu, cristal no era. Penetra surdamente no reino das palavras. L esto os poemas que esperam ser escritos. Esto paralisados, mas no h desespero, h calma e frescura na superfcie intata. Ei-los ss e mudos, em estado de dicionrio. Convive com teus poemas, antes de escrev-los. Tem pacincia se obscuros. Calma, se te provocam. Espera que cada um se realize e consume com seu poder de palavra e seu poder de silncio. No forces o poema a desprender-se do limbo. No colhas no cho o poema que se perdeu. No adules o poema. Aceita-o como ele aceitar sua forma definitiva e concentrada no espao. Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrvel, que lhe deres: Trouxeste a chave? Repara: ermas de melodia e conceito elas se refugiaram na noite, as palavras. Ainda midas e impregnadas de sono,

rolam num rio difcil e se transformam em desprezo.

NO SE MATE Carlos, sossegue, o amor isso que voc est vendo: hoje beija, amanh no beija, depois de amanh domingo e segunda-feira ningum sabe o que ser. Intil voc resistir ou mesmo suicidar-se. No se mate, oh no se mate, reserve-se todo para as bodas que ningum sabe quando viro, se que viro. O amor, Carlos, voc telrico, a noite passou em voc, e os recalques se sublimando, l dentro um barulho inefvel, rezas, vitrolas, santos que se persignam, anncios do melhor sabo, barulho que ningum sabe de qu, pra qu. Entretanto voc caminha melanclico e vertical. Voc a palmeira, voc o grito que ningum ouviu no teatro e as luzes todas se apagam. O amor no escuro, no, no claro, sempre triste, meu filho, Carlos, mas no diga nada a ningum, ningum sabe nem saber.

AUSNCIA Por muito tempo achei que a ausncia falta. E lastimava, ignorante, a falta. Hoje no a lastimo. No h falta na ausncia. A ausncia um estar em mim. E sinto-a, branca, to pegada, aconchegada nos meus braos, que rio e dano e invento exclamaes alegres, porque a ausncia assimilada, ningum a rouba mais de mim.

JOS

E agora, Jos? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, Jos? e agora, Voc? Voc que sem nome, que zomba dos outros, Voc que faz versos, que ama, protesta? e agora, Jos? Est sem mulher, est sem discurso, est sem carinho, j no pode beber, j no pode fumar, cuspir j no pode, a noite esfriou, o dia no veio, o bonde no veio, o riso no veio, no veio a utopia e tudo acabou e tudo fugiu e tudo mofou, e agora, Jos? E agora, Jos?

sua doce palavra, seu instante de febre, sua gula e jejum, sua biblioteca, sua lavra de ouro, seu terno de vidro, sua incoerncia, seu dio, - e agora? Com a chave na mo quer abrir a porta, no existe porta; quer morrer no mar, mas o mar secou; quer ir para Minas, Minas no h mais. Jos, e agora? Se voc gritasse, se voc gemesse, se voc tocasse, a valsa vienense, se voc dormisse, se voc cansasse, se voc morresse... Mas voc no morre, voc duro, Jos! Sozinho no escuro qual bicho-do-mato, sem teogonia, sem parede nua para se encostar, sem cavalo preto que fuja do galope, voc marcha, Jos! Jos, para onde?

O SOBREVIVENTE Impossvel compor um poema a essa altura da evoluo da humanidade. Impossvel escrever um poema - uma linha que seja - de verdadeira poesia. O ltimo trovador morreu em 1914. Tinha um nome de que ningum se lembra mais. H mquinas terrivelmente complicadas para as necessidades mais simples.

Se quer fumar um charuto aperte um boto. Palets abotoam-se por eletricidade. Amor se faz pelo sem-fio. No precisa estmago para digesto. Um sbio declarou a O Jornal que ainda falta muito para atingirmos um nvel razovel de cultura. Mas at l, felizmente, estarei morto. Os homens no melhoram e matam-se como percevejos. Os percevejos hericos renascem. Inabitvel, o mundo cada vez mais habitado. E se os olhos reaprendessem a chorar seria um segundo dilvio. (Desconfio que escrevi um poema.)

NOTA SOCIAL O poeta chega na estao. O poeta desembarca. O poeta toma um auto. O poeta vai para o hotel. E enquanto ele faz isso como qualquer homem da terra, uma ovao o persegue feito vaia. Bandeirolas abrem alas. Bandas de msica. Foguetes. Discursos. Povo de chapu de palha. Mquinas fotogrficas assestadas. Automveis imveis. Bravos... O poeta est melanclico. Numa rvore do passeio pblico (melhoramento da atual administrao) rvore gorda, prisioneira de anncios coloridos, rvore banal, rvore que ningum v canta uma cigarra. Canta uma cigarra que ningum ouve um hino que ningum aplaude. Canta, no sol danado.

O poeta entra no elevador o poeta sobe o poeta fecha-se no quarto. O poeta est melanclico.

NO MEIO DO CAMINHO No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas to fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho no meio do caminho tinha uma pedra.

CONFIDNCIA DO ITABIRANO

Alguns anos vivi em Itabira. Principalmente nasci em Itabira. Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro. Noventa por cento de ferro nas caladas. Oitenta por cento de ferro nas almas. E esse alheamento do que na vida porosidade e comunicao. A vontade de amar, que me paralisa o trabalho, vem de Itabira, de suas noites brancas, sem mulheres e sem horizontes. E o hbito de sofrer, que tanto me diverte, doce herana itabirana. De Itabira trouxe prendas que ora te ofereo: este So Benedito do velho santeiro Alfredo Duval; este couro de anta, estendido no sof da sala de visitas; este orgulho, esta cabea baixa... Tive ouro, tive gado, tive fazendas. Hoje sou funcionrio pblico. Itabira apenas uma fotografia na parede. Mas como di!

BOCA Boca: nunca te beijarei. Boca de outro que ris de mim, no milmetro que nos separa, cabem todos os abismos. Boca: se meu desejo impotente para fechar-te, bem sabes disto, zombas de minha raiva intil. Boca amarga pois impossvel, doce boca (no provarei), ris sem beijo para mim, beijas outro com seriedade.

SEGREDO A poesia incomunicvel. Fique torto no seu canto. No ame. Ouo dizer que h tiroteio ao alcance do nosso corpo. a revoluo? o amor? No diga nada. Tudo possvel, s eu impossvel. O mar transborda de peixes. H homens que andam no mar como se andassem na rua. No conte. Suponha que um anjo de fogo varresse a face da terra e os homens sacrificados pedissem perdo. No pea.

POEMA DAS SETE FACES Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida. As casas espiam os homens que correm atrs das mulheres. A tarde talvez fosse azul, no houvesse tantos desejos. O bonde passa cheio de pernas: pernas brancas pretas amarelas. Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu corao. Porm meus olhos no perguntam nada. O homem atrs do bigode srio, simples e forte. Quase no conversa. Tem poucos, raros amigos o homem atrs dos culos e do bigode. Meu Deus, por que me abandonaste se sabias que eu no era Deus se sabias que eu era fraco. Mundo mundo vasto mundo, se eu me chamasse Raimundo seria uma rima, no seria uma soluo. Mundo mundo vasto mundo, mais vasto meu corao. Eu no devia te dizer mas essa lua mas esse conhaque botam a gente comovido como o diabo.

VERBO SER Que vai ser quando crescer? Vivem perguntando em redor. Que ser? ter um corpo, um jeito, um nome? Tenho os trs. E sou?

Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito? Ou a gente s principia a ser quando cresce? terrvel, ser? Di? bom? triste? Ser; pronunciado to depressa, e cabe tantas coisas? Repito: Ser, Ser, Ser. Er. R. Que vou ser quando crescer? Sou obrigado a? Posso escolher? No d para entender. No vou ser. Vou crescer assim mesmo. Sem ser Esquecer.

DESTRUIO Os amantes se amam cruelmente e com se amarem tanto no se vem. Um se beija no outro, refletido. Dois amantes que so? Dois inimigos. Amantes so meninos estragados pelo mimo de amar: e no percebem quanto se pulverizam no enlaar-se, e como o que era mundo volve a nada. Nada. Ningum. Amor, puro fantasma que os passeia de leve, assim a cobra se imprime na lembrana de seu trilho. E eles quedam mordidos para sempre. deixaram de existir, mas o existido continua a doer eternamente.

MOS DADAS No serei o poeta de um mundo caduco. Tambm no cantarei o mundo futuro. Estou preso vida e olho meus companheiros. Esto taciturnos mas nutrem grandes esperanas. Entre eles, considero a enorme realidade. O presente to grande, no nos afastemos, No nos afastemos muito, vamos de mos dadas.

No serei o cantor de uma mulher, de uma histria, no direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela, no distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida, no fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins. O tempo a minha matria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente.

SENTIMENTAL Ponho-me a escrever teu nome com letras de macarro. No prato, a sopa esfria, cheia de escamas e debruadas na mesa todos completam esse romntico trabalho. Desgraadamente falta uma letra, uma letra somente para acabar teu nome! - Est sonhando? Olhe que a sopa esfria! Eu estava sonhando... E h em todas as conscincias um cartaz amarelo: "Neste pas proibido sonhar."

O AMOR ANTIGO O amor antigo vive de si mesmo, no de cultivo alheio ou de presena. Nada exige, nem pede. Nada espera, mas do destino vo nega a sentena. O amor antigo tem razes fundas, feitas de sofrimento e de beleza. Por aquelas mergulha no infinito, e por estas suplanta a natureza. Se em toda parte o tempo desmorona aquilo que foi grande e deslumbrante, o antigo amor, porm, nunca fenece

e a cada dia surge mais amante. Mais ardente, mas pobre de esperana. Mais triste? No. Ele venceu a dor, e resplandece no seu canto obscuro, tanto mais velho quanto mais amor.

A UM AUSENTE Tenho razo de sentir saudade, tenho razo de te acusar. Houve um pacto implcito que rompeste e sem te despedires foste embora. Detonaste o pacto. Detonaste a vida geral, a comum aquiescncia de viver e explorar os rumos de obscuridade sem prazo sem consulta sem provocao at o limite das folhas cadas na hora de cair. Antecipaste a hora. Teu ponteiro enlouqueceu, enlouquecendo nossas horas. Que poderias ter feito de mais grave do que o ato sem continuao, o ato em si, o ato que no ousamos nem sabemos ousar porque depois dele no h nada? Tenho razo para sentir saudade de ti, de nossa convivncia em falas camaradas, simples apertar de mos, nem isso, voz modulando slabas conhecidas e banais que eram sempre certeza e segurana. Sim, tenho saudades. Sim, acuso-te porque fizeste o no previsto nas leis da amizade e da natureza nem nos deixaste sequer o direito de indagar porque o fizeste, porque te foste.

ASSANHAMENTO Que venha o censo de 70 e com ele venha a recenseadora mais bacana, aquela que ao dizer, com voz de acar (a doce voz a melhor senha): "Preencha direitinho este questionrio, por favor", tenha sempre dos homens a resposta: "Por voc, minha flor, preencho tudo, sou capaz at de reclamar duzentos questionrios, passando a vida inteira a preench-los, mesmo os mais complicados e mais vrios, tendo-a ao meu lado, claro, a me ajudar." Ah, por que o Governo no faz todo ano um censo cem por cento com uma garota assim, a censear? Por que no reformula a engrenagem severa da Fazenda e bota a coleo dessas meninas cobrando a domiclio (pois resistir quem h-de ao seu veneno) todas as taxas, todos os impostos, inclusive - terrvel - o de renda?

A FLOR E A NUSEA

Preso minha classe e a algumas roupas, vou de branco pela rua cizenta. Melancolias, mercadorias, espreitam-me. Devo seguir at o enjo? Posso, sem armas, revoltar-me? Olhos sujos no relgio da torre: No, o tempo no chegou de completa justia. O tempo ainda de fezes, maus poemas, alucinaes e espera. O tempo pobre, o poeta pobre fundem-se no mesmo impasse. Em vo me tento explicar, os muros so surdos. Sob a pele das palavras h cifras e cdigos. O sol consola os doentes e no os renova.

As coisas. Que triste so as coisas, consideradas em nfase. Vomitar este tdio sobre a cidade. Quarenta anos e nenhum problema resolvido, sequer colocado. Nenhuma carta escrita nem recebida. Todos os homens voltam pra casa. Esto menos livres mas levam jornais e soletram o mundo, sabendo que o perdem. Crimes da terra, como perdo-los? Tomei parte em muitos, outros escondi. Alguns achei belos, foram publicados. Crimes suaves, que ajudam a viver. Rao diria de erro, distribuda em casa. Os ferozes padeiros do mal. Os ferozes leiteiros do mal. Pr fogo em tudo, inclusive em mim. Ao menino de 1918 chamavam anarquista. Porm meu dio o melhor de mim. Com ele me salvo e dou a poucos uma esperana mnima. Uma flor nasceu na rua! Passem de longe, bondes, nibus, rio de ao do trfego. Uma flor ainda desbotada ilude a polcia, rompe o asfalto. Faam completo silncio, paralisem os negcios, garanto que uma flor nasceu. Sua cor no se percebe. Suas ptalas no se abrem. Seu nome no est nos livros. feia. Mas realmente uma flor. Sento-me no cho da capital do pas s cinco horas da tarde e lentamente passo a mo nessa forma insegura. Do lado das montanhas, nuvens macias avolumam-se. Pequenos pontos brancos movem-se no mar, galinhas em pnico. feia. Mas uma flor. Furou o asfalto, o tdio, o nojo e o dio.

ELEGIA 1938

Trabalhas sem alegria para um mundo caduco, onde as formas e as aes no encerram nenhum exemplo. Praticas laboriosamente os gestos universais, sentes calor e frio, falta de dinheiro, fome e desejo sexual. Heris enchem os parques da cidade em que te arrastas, e preconizam a virtude, a renncia, o sangue-frio, a concepo. noite, se neblina, abrem guardas chuvas de bronze ou se recolhem aos volumes de sinistras bibliotecas. Amas a noite pelo poder de aniquilamento que encerra e sabes que, dormindo, os problemas te dispensam de morrer. Mas o terrvel despertar prova a existncia da Grande Mquina e te repe, pequenino, em face de indecifrveis palmeiras. Caminhas por entre os mortos e com eles conversas sobre coisas do tempo futuro e negcios do esprito. A literatura estragou tuas melhores horas de amor. Ao telefone perdeste muito, muitssimo tempo de semear. Corao orgulhoso, tens pressa de confessar tua derrota e adiar para outro sculo a felicidade coletiva. Aceitas a chuva, a guerra, o desemprego e a injusta distribuio porque no podes, sozinho, dinamitar a ilha de Manhattan.

QUADRILHA

Joo amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que no amava ningum. Joo foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que no tinha entrado na histria.

OS OMBROS SUPORTAM O MUNDO

Chega um tempo em que no se diz mais: meu Deus. Tempo de absoluta depurao. Tempo em que no se diz mais: meu amor. Porque o amor resultou intil. E os olhos no choram. E as mos tecem apenas o rude trabalho. E o corao est seco. Em vo mulheres batem porta, no abrirs. Ficaste sozinho, a luz apagou-se, mas na sombra teus olhos resplandecem enormes. s todo certeza, j no sabes sofrer. E nada esperas de teus amigos. Pouco importa venha a velhice, que a velhice? Teu ombros suportam o mundo e ele no pesa mais que a mo de uma criana. As guerras, as fomes, as discusses dentro dos edifcios provam apenas que a vida prossegue e nem todos se libertaram ainda. Alguns, achando brbaro o espetculo, prefeririam (os delicados) morrer. Chegou um tempo em que no adianta morrer. Chegou um tempo em que a vida uma ordem. A vida apenas, sem mistificao.

RECEITA DE ANO NOVO

Para voc ganhar belssimo Ano Novo cor do arco-ris, ou da cor da sua paz, Ano Novo sem comparao com todo o tempo j vivido (mal vivido talvez ou sem sentido) para voc ganhar um ano no apenas pintado de novo, remendado s carreiras, mas novo nas sementinhas do vir-a-ser; novo at no corao das coisas menos percebidas (a comear pelo seu interior) novo, espontneo, que de to perfeito nem se nota, mas com ele se come, se passeia, se ama, se compreende, se trabalha, voc no precisa beber champanha ou qualquer outra birita,

no precisa expedir nem receber mensagens (planta recebe mensagens? passa telegramas?) No precisa fazer lista de boas intenes para arquiv-las na gaveta. No precisa chorar arrependido pelas besteiras consumadas nem parvamente acreditar que por decreto de esperana a partir de janeiro as coisas mudem e seja tudo claridade, recompensa, justia entre os homens e as naes, liberdade com cheiro e gosto de po matinal, direitos respeitados, comeando pelo direito augusto de viver. Para ganhar um Ano Novo que merea este nome, voc, meu caro, tem de merec-lo, tem de faz-lo novo, eu sei que no fcil, mas tente, experimente, consciente. dentro de voc que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.

A MQUINA DO MUNDO

E como eu palmilhasse vagamente uma estrada de Minas, pedregosa, e no fecho da tarde um sino rouco se misturasse ao som de meus sapatos que era pausado e seco; e aves pairassem no cu de chumbo, e suas formas pretas lentamente se fossem diluindo na escurido maior, vinda dos montes e de meu prprio ser desenganado, a mquina do mundo se entreabriu para quem de a romper j se esquivava e s de o ter pensado se carpia. Abriu-se majestosa e circunspecta, sem emitir um som que fosse impuro nem um claro maior que o tolervel

pelas pupilas gastas na inspeo contnua e dolorosa do deserto, e pela mente exausta de mentar toda uma realidade que transcende a prpria imagem sua debuxada no rosto do mistrio, nos abismos. Abriu-se em calma pura, e convidando quantos sentidos e intuies restavam a quem de os ter usado os j perdera e nem desejaria recobr-los, se em vo e para sempre repetimos os mesmos sem roteiro tristes priplos, convidando-os a todos, em coorte, a se aplicarem sobre o pasto indito da natureza mtica das coisas, assim me disse, embora voz alguma ou sopro ou eco ou simples percusso atestasse que algum, sobre a montanha, a outro algum, noturno e miservel, em colquio se estava dirigindo: "O que procuraste em ti ou fora de teu ser restrito e nunca se mostrou, mesmo afetando dar-se ou se rendendo, e a cada instante mais se retraindo, olha, repara, ausculta: essa riqueza sobrante a toda prola, essa cincia sublime e formidvel, mas hermtica, essa total explicao da vida, esse nexo primeiro e singular, que nem concebes mais, pois to esquivo se revelou ante a pesquisa ardente em que te consumiste... v, contempla, abre teu peito para agasalh-lo. As mais soberbas pontes e edifcios, o que nas oficinas se elabora, o que pensado foi e logo atinge distncia superior ao pensamento, os recursos da terra dominados, e as paixes e os impulsos e os tormentos e tudo que define o ser terrestre ou se prolonga at nos animais e chega s plantas para se embeber

no sono rancoroso dos minrios, d volta ao mundo e torna a se engolfar, na estranha ordem geomtrica de tudo, e o absurdo original e seus enigmas, suas verdades altas mais que todos monumentos erguidos verdade: e a memria dos deuses, e o solene sentimento de morte, que floresce no caule da existncia mais gloriosa, tudo se apresentou nesse relance e me chamou para seu reino augusto, afinal submetido vista humana. Mas, como eu relutasse em responder a tal apelo assim maravilhoso, pois a f se abrandara, e mesmo o anseio, a esperana mais mnima esse anelo de ver desvanecida a treva espessa que entre os raios do sol inda se filtra; como defuntas crenas convocadas presto e fremente no se produzissem a de novo tingir a neutra face que vou pelos caminhos demonstrando, e como se outro ser, no mais aquele habitante de mim h tantos anos, passasse a comandar minha vontade que, j de si volvel, se cerrava semelhante a essas flores reticentes em si mesmas abertas e fechadas; como se um dom tardio j no fora apetecvel, antes despiciendo, baixei os olhos, incurioso, lasso, desdenhando colher a coisa oferta que se abria gratuita a meu engenho. A treva mais estrita j pousara sobre a estrada de Minas, pedregosa, e a mquina do mundo, repelida, se foi miudamente recompondo, enquanto eu, avaliando o que perdera, seguia vagaroso, de mos pensas.

DESEJOS Desejo a vocs... Fruto do mato Cheiro de jardim Namoro no porto Domingo sem chuva Segunda sem mau humor Sbado com seu amor Filme do Carlitos Chope com amigos Crnica de Rubem Braga Viver sem inimigos Filme antigo na TV Ter uma pessoa especial E que ela goste de voc Msica de Tom com letra de Chico Frango caipira em penso do interior Ouvir uma palavra amvel Ter uma surpresa agradvel Ver a Banda passar Noite de lua cheia Rever uma velha amizade Ter f em Deus No ter que ouvir a palavra no Nem nunca, nem jamais e adeus. Rir como criana Ouvir canto de passarinho. Sarar de resfriado Escrever um poema de Amor Que nunca ser rasgado Formar um par ideal Tomar banho de cachoeira Pegar um bronzeado legal Aprender um nova cano Esperar algum na estao Queijo com goiabada Pr-do-Sol na roa Uma festa Um violo Uma seresta Recordar um amor antigo Ter um ombro sempre amigo Bater palmas de alegria Uma tarde amena Calar um velho chinelo Sentar numa velha poltrona

Tocar violo para algum Ouvir a chuva no telhado Vinho branco Bolero de Ravel E muito carinho meu.

QUERO

Quero que todos os dias do ano todos os dias da vida de meia em meia hora de 5 em 5 minutos me digas: Eu te amo. Ouvindo-te dizer: Eu te amo, creio, no momento, que sou amado. No momento anterior e no seguinte, como sab-lo? Quero que me repitas at a exausto que me amas que me amas que me amas. Do contrrio evapora-se a amao pois ao no dizer: Eu te amo, desmentes apagas teu amor por mim. Exijo de ti o perene comunicado. No exijo seno isto, isto sempre, isto cada vez mais. Quero ser amado por e em tua palavra nem sei de outra maneira a no ser esta de reconhecer o dom amoroso, a perfeita maneira de saber-se amado: amor na raiz da palavra e na sua emisso, amor saltando da lngua nacional, amor feito som vibrao espacial. No momento em que no me dizes:

Eu te amo, inexoravelmente sei que deixaste de amar-me, que nunca me amastes antes. Se no me disseres urgente repetido Eu te amoamoamoamoamo, verdade fulminante que acabas de desentranhar, eu me precipito no caos, essa coleo de objetos de no-amor.

AMAR Que pode uma criatura seno, seno entre criaturas, amar? amar e esquecer, amar e malamar, amar, desamar, amar? sempre, e at de olhos vidrados, amar? Que pode, pergunto, o ser amoroso sozinho, em rotao universal, seno rodar tambm, e amar? amar o que o mar traz praia, o que ele sepulta, e o que, na brisa marinha, sal, ou preciso de amor, ou simples nsia? Amar solenemente as palmas do deserto, o que entrega ou adorao expectante, e amar o inspito, o spero, um vaso sem flor, um cho de ferro, e o peito inerte, e a rua vista em sonho, e uma ave de rapina. Este o nosso destino: amor sem conta, distribudo pelas coisas prfidas ou nulas, doao ilimitada a uma completa ingratido, e na concha vazia do amor a procura medrosa, paciente, de mais e mais amor. Amar a nossa falta mesma de amor, e na secura nossa amar a gua implcita, e o beijo tcito, e a sede infinita.

AMOR E SEU TEMPO Amor privilgio de maduros estendidos na mais estreita cama, que se torna a mais larga e mais relvosa, roando, em cada poro, o cu do corpo. isto, amor: o ganho no previsto, o prmio subterrneo e coruscante, leitura de relmpago cifrado, que, decifrado, nada mais existe valendo a pena e o preo do terrestre, salvo o minuto de ouro no relgio minsculo, vibrando no crepsculo. Amor o que se aprende no limite, depois de se arquivar toda a cincia herdada, ouvida. Amor comea tarde.

ALM DA TERRA, ALM DO CU Alm da Terra, alm do Cu, no trampolim do sem-fim das estrelas, no rastro dos astros, na magnlia das nebulosas. Alm, muito alm do sistema solar, at onde alcanam o pensamento e o corao, vamos! vamos conjugar o verbo fundamental essencial, o verbo transcendente, acima das gramticas e do medo e da moeda e da poltica, o verbo sempreamar, o verbo pluriamar, razo de ser e de viver.

BIOGRAFIA

Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31 de outubro de 1902. De uma famlia de fazendeiros em decadncia, estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesutas no Colgio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinao mental". De novo em Belo Horizonte, comeou a carreira de escritor como colaborador do Dirio de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente movimento modernista mineiro. Ante a insistncia familiar para que obtivesse um diploma, formou-se em farmcia na cidade de Ouro Preto em 1925. Fundou com outros escritores A Revista, que, apesar da vida breve, foi importante veculo de afirmao do modernismo em Minas. Ingressou no servio pblico e, em 1934, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema, ministro da Educao, at 1945. Passou depois a trabalhar no Servio do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional e se aposentou em 1962. Desde 1954 colaborou como cronista no Correio da Manh e, a partir do incio de 1969, no Jornal do Brasil. O modernismo no chega a ser dominante nem mesmo nos primeiros livros de Drummond, Alguma poesia (1930) e Brejo das almas (1934), em que o poema-piada e a descontrao sinttica pareceriam revelar o contrrio. A dominante a individualidade do autor, poeta da ordem e da consolidao, ainda que sempre, e fecundamente, contraditrias. Torturado pelo passado, assombrado com o futuro, ele se detm num presente dilacerado por este e por aquele, testemunha lcida de si mesmo e do transcurso dos homens, de um ponto de vista melanclico e ctico. Mas, enquanto ironiza os costumes e a sociedade, asperamente satrico em seu amargor e desencanto, entrega-se com empenho e requinte construtivo comunicao esttica desse modo de ser e estar. Vem da o rigor, que beira a obsesso. O poeta trabalha sobretudo com o tempo, em sua cintilao cotidiana e subjetiva, no que destila do corrosivo. Em Sentimento do mundo (1940), em Jos (1942) e sobretudo em A rosa do povo (1945), Drummond lanou-se ao encontro da histria contempornea e da experincia coletiva, participando, solidarizando-se social e politicamente, descobrindo na luta a explicitao de sua mais ntima apreenso para com a vida como um todo. A surpreendente sucesso de obras-primas, nesses livros, indica a plena maturidade do poeta, mantida sempre. Vrias obras do poeta foram traduzidas para o espanhol, ingls, francs, italiano, alemo, sueco, tcheco e outras lnguas. Drummond foi seguramente, por muitas dcadas, o poeta mais influente da literatura brasileira em seu tempo, tendo tambm publicado diversos livros em prosa. Em mo contrria traduziu os seguintes autores estrangeiros: Balzac (Les Paysans, 1845; Os camponeses), Choderlos de Laclos (Les Liaisons dangereuses, 1782; As relaes perigosas), Marcel Proust (La Fugitive, 1925; A fugitiva), Garca Lorca (Doa Rosita, la soltera o el lenguaje de las flores, 1935; Dona Rosita, a solteira), Franois Mauriac (Thrse Desqueyroux, 1927; Uma gota de veneno) e Molire (Les Fourberies de Scapin, 1677; Artimanhas de Scapino). Alvo de admirao irrestrita, tanto pela obra quanto pelo seu comportamento como escritor, Carlos Drummond de Andrade morreu no Rio de Janeiro RJ, no dia 17 de agosto de 1987, poucos dias aps a morte de sua filha nica, a cronista Maria Julieta Drummond de Andrade.

Mais sobre Carlos Drummond de Andrade e outros poetas brasileiros em http://www.pensador.info/autor/Carlos_Drummond_de_Andrade/ http://www.pensador.info/autores/

Anda mungkin juga menyukai