Anda di halaman 1dari 7

Professora: Joalde Gonalves Bandeira Disciplina: Aluno:

Turma:

SUBLINHAR
Leitura integral do texto, para tomada de contato. Esclarecimento de dvidas de vocabulrio Releitura do texto, para identificar as idias principais: nunca sublinhar na primeira leitura Sublinhar APENAS as idias principais e os detalhes importantes Reconstruir o pargrafo a partir das palavras sublinhadas Ler o texto sublinhado com a continuidade e plenitude de sentido de um telegrama Sublinhar com dois traos as palavras-chaves da idia principal e com um nico trao os pormenores importantes Assinalar com linha vertical, margem do texto, as passagens mais significativas Assinalar com um sinal de interrogao, margem, os pontos de discordncia Uso de cores diferentes - opcional ESQUEMATIZAR Fidelidade ao texto original; Estrutura lgica do assunto; Adequao ao assunto estudado e funcionalidade Utilidade de seu emprego; Cunho pessoal Procedimentos: Grifar (sublinhar) as palavras-chave dos pargrafos Pergunta-se: de que fala o pargrafo? Deve-se grifar estas palavras A partir deste levantamento, elabora-se o esquema destas idias. Agora preciso: Identificar as partes do texto Apontar em cada parte as palavras-chave grifadas, que, no conjunto, constituem o esquema do raciocnio lgico do autor. Elaborar o esquema utilizando as palavras do autor Alguns exemplos de esquema:

RESUMO
Segundo o Dicionrio Eletrnico Houaiss da Lngua Portuguesa, o verbo resumir, entre outras acepes, significa condensar em poucas palavras (o que foi dito ou escrito mais extensamente); fazer sinopse de; sintetizar; reunir, sistematizar, isto , reunir elementos diferentes, concretos ou abstratos, e fundi-los num todo. Em sntese, resumir apresentar de forma breve, concisa e seletiva um certo contedo num todo coerente. Para a ABNT, a apresentao concisa das idias de um texto (NBR 6028) . o OU SEJA: uma apresentao sinttica e seletiva das idias de um texto, ressaltando a progresso e a articulao delas. Nele devem aparecer as principais idias do autor do texto.

O RESUMO PRECISA TER: UNIDADE: Interligao entre suas partes, que devero convergir para um direcionamento nico. COERNCIA: As idias apresentadas devem ser coerentes e no contraditrias. COESO: Os elementos da frase devem estabelecer os nexos entre as partes do texto. RESUMO: tipos Descritivo ou Indicativo Indica apenas os pontos principais do texto, no apresenta dados qualitativos ou quantitativos No dispensa a leitura do original

Richard Ledgard (Antonio Bandeiras) um cirurgio plstico que, aps a morte da sua mulher num acidente de carro, se interessa pela criao de uma pele com a qual poderia t-la salvo. Doze anos depois, ele consegue cultivar esta pele em laboratrio, aproveitando os avanos da cincia e atravessando campos proibidos como os da transgnese com seres humanos. No entanto, este no ser o nico delito que o cirurgio ir cometer..

Informativo ou analtico Expe o objetivo da obra, metodologia empregada, resultados e concluses do autor. O qu ? Para qu? Como? Qual o ponto de partida? Qual o ponto de chegada? Exemplo: LUCKESI, Cipriano Carlos et al. O leitor no ato de estudar a palavra escrita. In:______.Fazer universidade: uma proposta metodolgica. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1985. cap. 3, p.136-143. Estudar significa enfrentar a realidade para compreend-la e elucid-la. Este enfrentamento pode ocorrer, de um lado, pelo contato direto do sujeito com o objeto. Isso se d quando o sujeito opera com e sobre a realidade. De outro lado, o enfrentamento pode ocorrer pelo contato indireto. Neste caso, o sujeito recebe o conhecimento por intermdio de outra pessoa ou por smbolos orais, mmicos, grficos, etc. O ato de estudar indiretamente crtico equivale objetividade na elucidao. O ato de estudar indiretamente ser crtico, medida que descreve a realidade como , sem magnetizao pela comunicao

em si. A atitude a-crtica corresponde abdicao da capacidade de investigar, alienao e reteno mnemnica. O leitor que assume uma postura de objeto frente ao texto de leitura verbalista, ou seja, a aprendizagem no se d pela compreenso,mas pela reproduo intacta e mnemnica das informaes. O leitor sujeito, por outro lado,compreende e no memoriza, avalia o que l e tem uma atitude constante de questionamento. Informativo- Indicativo Combinao dos dois anteriores Se bem elaborado pode dispensar a leitura do original Crtico Apresenta a anlise interpretativa de um documento ou texto TCNICAS DE RESUMO APAGAMENTO: de contedos facilmente inferveis a partir de nosso conhecimento de mundo. de seqncias de expresses que indicam sinonmia ou explicao. de exemplos. das justificativas de uma afirmao. de argumentos contra a posio do autor. REFORMULAO das informaes, utilizando termos mais genricos. ex: homem, gato, cachorro = mamferos Trechos para resumir: 1. Ana era uma pessoa muito boa. Ela gostava de ajudar as pessoas. Ana era uma pessoa muito boa. Contedo infervel 2. Discutiremos a construo de textos argumentativos, isto , aqueles textos nos quais o autor defende determinado ponto de vista por meio do uso de argumentos, procurando convencer o leitor da sua posio. Discutiremos a construo de textos argumentativos - explicao 3. No corra tanto com seu carro, pois, quando se corre muito, no possvel ver a paisagem e, alm disso, o nmero de acidentes fatais aumenta com a velocidade.

No corra tanto com seu carro.- justificativa 4. O principal suspeito do assassinato era o marido: era ciumento e no tinha um libi, dado que afirma ter ficado rodando a casa para ver se a mulher se encontrava com o amante. O principal suspeito do assassinato era o marido. - explicaes ou justificativas 5. De manh, lavou a loua, varreu a casa, tirou o p e passou roupa. tarde, foi ao banco pagar contas, retirar talo de cheques e extrato e, noite, preparou aula, corrigiu os trabalhos e elaborou a prova. De manh, cuidou da casa; tarde, foi ao banco e, noite, trabalhou. termos mais genricos 6. A pena de morte tem muitos argumentos a seu favor, mas nada justifica tirar a vida de nosso semelhante. Nada justifica tirar a vida de nosso semelhante. argumento contrrio posio do autor 7. No resumo de uma narrao, podem-se suprimir as descries de lugar, de tempo, de pessoas ou de objetos, se elas no so condies necessrias para a realizao da ao. Por exemplo, descrever um homem como ciumento pode ser relevante e, portanto, essa descrio no poder ser suprimida, se essa qualidade que determinar que o homem assassine sua esposa. J a sua descrio como alto e magro poder nesse caso ser suprimida. No resumo de uma narrao, podem-se suprimir as descries de lugar, de tempo, de pessoas ou de objetos, se elas no so condies necessrias para a realizao da ao. Exemplo 8. O Iluminismo ataca as injustias, a intolerncia religiosa e os privilgios tpicos do Antigo Regime. No possvel resumir RECOMENDAES PARA ELABORAO DO RESUMO Ler o texto sem interrupes; Perguntar-se: de que trata o texto? Observar as palavras relacionais: mas, porm, contudo, ainda que, embora ... No alterar a seqncia do texto;

No mudar o ttulo; Reler o resumo, confrontando-o com o texto original Usar suas palavras, no significa mudar o texto original.

CARACTERSTICAS Extenso (palavras) diversos 100 a 200 monografias 250 relatrios e teses - 500

Um s pargrafo No enumerado Primeira frase deve apresentar o tema Espao simples entre linhas Impessoalidade Frases pouco extensas Terminologia especfica Ordem direta das frases Linguagem denotativa Evitar frase negativas, smbolos Localizado antes do texto (no caso de trabalhos cientficos)

Estruturao do resumo: Resumo: Marketing hoteleiro: a importncia do 5 p o p de pessoa.. RIGATTO, Oldemar . Marketing hoteleiro: a importncia do 5 p o p de pessoa. Disponvel em: http://www.alfa.br/revista/turismo.php . Data de acesso: 13 ago. 2011.. A conscientizao da importncia do Marketing voltado para a hotelaria cresce na mesma proporo do acirramento da concorrncia no setor. Este fato, somente ficou claro para muitos hoteleiros a partir do momento que perceberam que sua lucratividade, mensalmente, ia se reduzindo, tendendo a nveis jamais imaginados. A causa principal deste fato pode ser imputada ao crescimento acelerado das grandes redes internacionais e nacionais que passaram a impor novas regras no jogo cujo trofu maior consiste na conquista e fidelidade dos clientes. Nesta nova realidade cresce a importncia da qualidade na prestao de servios, cuja tarefa desempenhada pelas pessoas envolvidas no processo. O 5 P O P de PESSOA. Bom trabalho!

Anda mungkin juga menyukai