Anda di halaman 1dari 22

Sistemas de Informao

Professor: Hlder Seixas Lima E-mail: helder.seixas@ifnmg.edu.br

Mdulo II: Vantagem Competitiva

A economia digital

Tambm conhecida como a economia da Internet, nova economia ou economia da web.

A economia digital

Trata-se da utilizao da infra-estrutura de TI para apoiar e criar negcios.

Produtos digitalizveis: filme, msica, livro, games e etc.; Comrcio eletrnico; Utilizao de computadores para processos de negcios das empresas; otimizar

Bens fsicos conectados. Ex: geladeira, carro e avio possuem chips que permitem a conexo de dados.

A nova economia versus a velha economia

A TI modificou drasticamente a forma de se fazer negcios; A TI a responsvel pela transformao da velha economia na economia digital.

A nova economia versus a velha economia

Exemplo: fotografia

Velha economia: voc usava uma cmera com filme. Aps tirar fotos precisava ir at uma loja para revel-las. Nova economia: voc possui uma mquina digital integrada ao celular que te permite visualizar as fotos no momento em que as tira e ainda pode compartilh-las imediatamente na Internet.

A nova economia versus a velha economia

Exemplo: matriculando-se em turmas

Velha economia: voc precisava ir pessoalmente na secretaria escolar e um funcionrio verificava os conflitos de horrios e pr-requisitos da grade curricular. Nova economia: voc acessa o website de seu campus sem sair da sua casa. Matricula-se nas turmas que deseja e o sistema verifica automaticamente os pr-requisitos, os excedentes, turmas cheias e outras restries.

A nova economia versus a velha economia

Exemplo: pagando supermercado

mercadorias

no

Velha economia: o cliente escolhe seus produtos e se dirige ao caixa, espera na fila e faz o pagamento em dinheiro. Nem a loja e nem o cliente mantm qualquer informao sobre a compra. Nova economia: utilizando a tecnologia sem fio, chips adicionados aos produtos calculam automaticamente o valor da compra no momento em que os produtos so inseridos no carrinho de compras. O pagamento, via carto de crdito, ocorre no momento em que o cliente se direciona para o estacionamento ou sada da loja.

Quebrando barreiras de negcio

A TI proporciona que empresas quebrem barreiras e se insira na economia digital.


B a r r e ir a s de T em po B a r r e ir a s G e o g r fic a s

B a r r e ir a s d e C u s to s

Q u e b ra n d o B a r r e ir a s d e N e g c io c o m T I

B a r r e ir a s E s tr u tu r a is

Quebrando barreiras do tempo

Como a TI reduz o tempo entre as etapas crticas de um processo de negcio?


Diminuindo o tempo de resposta para o cliente; Gerenciando operaes em tempo real (Justin-InTime); Fila de um supermercado ou banco.

Quebrando barreiras geogrficas

As distncias geogrficas implicam em:


Complicao do controle gerencial das operaes; Aumento do custo; Limitao da qualidade dos servios e mercadorias.

A Internet pode ser utilizada para apoiar o trabalho colaborativo a distncia por um baixo custo e distribuir atividades de negcio onde mais so necessrias e melhor so feitas.

Quebrando a barreira de custos

Como a TI pode ajudar a reduzir custos?

Implantao de sistemas que reduzem o nmero de recursos humanos; Implantao de sistemas que otimizam o processo de negcio evitando desperdcios de matria-prima e recursos humanos; Utilizar a Internet como uma plataforma de comunicao. Ex.: mensagem eletrnica, VoIP e vdeo conferncia.

Quebrando barreiras estruturais

Barreira estrutural se refere a organizao de produtos e empresas no mercado; A TI elimina as barreiras estruturais que inibem as operaes ou limitam a busca de vantagem competitiva. A Internet pode dar suporte para:

inovao na entrega de servios; aumentar o escopo e penetrao de mercados; criar alianas com clientes, fornecedores e at competidores.

Os papis da TI
S is t e m a s d e In f o r m a o

S u p o rte V a n ta g e m E s tr a t g ic a

S u p o r te D e c is o G e r e n c ia l

S u p o r te s O p e r a e s d o N e g c io

Sistemas de informao estratgica (SIE)


Proporciona uma vantagem competitiva via TI; Qualquer sistema de informao que ajude uma organizao a obter uma vantagem competitiva ou reduzir uma desvantagem competitiva um SIE.

Estratgia competitiva

Diretrizes definidas por uma organizao para atingir seus objetivos; Por meio de uma estratgia competitiva uma organizao busca uma vantagem competitiva.

Estratgia competitiva

Exemplo: Kodak

Quais estratgias a Kodak adotou para se manter competitiva na economia digital?

Criou servio gratuito de armazenamento de fotos e cobra pela impresso e envio (Ofoto.com); Criou parcerias com fabricantes de mquinas digitais para envio de fotos (CPXe); Investir no processamento de imagens mdicas e em impresso comercial.

Vantagem competitiva

Uma vantagem competitiva tem o objetivo de superar o concorrente em alguma rea: custo, qualidade ou velocidade. A vantagem competitiva ajuda uma empresa a controlar o mercado e gerar lucro acima da mdia. Exemplos:

Industriais chineses possuem a vantagem competitiva de produo baixo custo; Hoje a Sony tem a vantagem competitiva no setor de mquinas digitais por ter a melhor qualidade e satisfao dos clientes.

Modelo das foras competitivas

Empresa

(PORTER, 1985)

Modelo das foras competitivas


1. Ameaa da entrada de novos concorrentes

Internet reduziu a barreira geogrfica, aumentando a concorrncia entre as empresas. Custos da mudana de fornecedor; Uso da Internet para integrao da cadeia de suprimentos. Uso da Internet proporciona ao cliente mais informaes para comparao dos preos de produtos e servios.

2. Poder de negociao dos fornecedores


3. Poder de negociao dos clientes

Modelo das foras competitivas


4. Ameaa substitutos

de

produtos

ou

servios

Setores baseados na informao (msica, livro e filme) so os mais ameaados pela Internet por oferecer transmisso de maneira eficiente e barata. Com a visibilidade que Internet proporciona fica mais difcil manter exclusividade sobre servios e produtos.

5. Rivalidade entre competidores existentes

Modelo das foras competitivas

Exemplo: Anlise das foras competitivas sobre a Kodak h 10 anos


Kodak liderava o mercado filmes e revelao; Por possuir domnio de mercado tinha poder de negociao com fornecedores e clientes. Novos concorrentes encontravam barreiras pela boa reputao da marca Kodak. Fotos digitais era a grande ameaa de produto substituto. Resultado: a Kodak perdeu competitividade pelo avano das mquinas digitais e declarou falncia.

Anda mungkin juga menyukai