Anda di halaman 1dari 8

GUIA DO ORNITFILO

De Ornitfilo para Ornitfilo

CONSELHOS TEIS E PROGRAMAS GERAIS DE MANEIO, PREVENO E TRATAMENTO DE AFECES MAIS COMUNS NAS AVES DE COMPANHIA
Leia com ateno as nossas recomendaes. Estamos certos de que conseguir aves mais robustas e saudveis, com maior ndice de reproduo, objectivo a atingir pelos verdadeiros Ornitfilos. Em virtude das diversas espcies vulgarmente mantidas em cativeiro terem hbitos alimentares e caractersticas diferentes, daremos em primeiro lugar informaes muito genricas sobre a aquisio, ambiente, maneio e nutrio. Posteriormente, indicaremos em pormenor um equilibrado Programa-base anual de manuteno para Canaricultura, outros resumidos para Psitacdeos e Exticos, e meios de diagnstico / tratamento mais comuns nas aves de companhia em geral.

AQUISIO
Ao adquirir uma ave, quer numa petshop ou a um criador, verifique previamente o seu estado de higiene, sade e comportamento. Uma ave saudvel tem de se apresentar alegre e altiva, com plumagem completa, limpa e brilhante. No deve ter um aspecto letrgico, embolado, olhos sonolentos, nem plumagem deteriorada, baa ou suja. Nunca introduza uma ave recm-adquirida imediatamente junto a outras que possua, sem lhe fazer previamente uma quarentena, ou seja, mant-la isolada durante alguns dias (uma semana, no mnimo), administrado-lhe um antistress (PLURISTRESS, 5 a 6 dias), seguido de probiticos (PROTEXIN 2 a 3 dias) e posteriormente, um polivitamnico (VITACHOK Total, 2 a 3 vezes por semana). Entretanto e como preveno contra caros ou piolhos, pulverize moderadamente a ave com ZOOSPRAY, repetindo aps 10 a 15 dias. No faa uma alterao brusca alimentao a que a ave est habituada.

tendo o cuidado em proporcionar-lhes um pouco de sombra como resguardo. Note-se que quando falamos em sol, se trata de luz directa e no filtrada atravs de um vidro ou janela, pois estes no permitem a passagem de raios ultra-violetas. Como alternativa, pode utilizar luz fluorescente especial que simula totalmente o espectro da luz solar. Reforce a administrao de vitamina D3 (FERTIZOON AD EC). Em ambiente fechado nunca devemos manter o perodo de luz diria por mais de 16 horas, nem acender e apagar a luz quando as aves esto a dormir, pois podero entrar em stress ou at abandonar os ninhos quando em perodo de incubao e/ou criao.

HIGIENE
A limpeza diria dos comedouros, bebedouros e dos fundos das gaiolas evitam problemas associados conspurcao dos alimentos e alerta o criador para eventuais sinais de doena. Uma limpeza geral, semanal ou quinzenal, que incluir lavagem e desinfeco de instalaes, poleiros, utenslios, etc. utilizando VIRUDINE ou VIRKON S para uma limpeza ideal.

ALOJAMENTO
Proporcione uma gaiola ou viveiro amplos, para que a ave possa executar pequenos voos. Apenas dois poleiros servem perfeitamente no caso de aves como canrios, exticos, indgenas, etc. Os poleiros devem ser em madeira, de preferncia de pinho ou de rvore de fruto, e no em plstico ou em material abrasivo. No coloque os bebedouros directamente debaixo dos poleiros. Para papagaios, deve evitar, sempre que possvel, o tradicional poleiro com corrente.

ALIMENTAO
A grande maioria das doenas que afectam as aves de origem alimentar. O conhecimento do tipo de alimentao adequado a cada ave de extrema importncia. A administrao de sementes conspurcadas ou de m qualidade, excesso de sementes oleaginosas (nger 33% de gordura, cnhamo 32%, girassol 47%, nabo 40%, linhaa 40%, amendoim 47%) provocam doenas graves e de difcil tratamento. Procure, portanto, administrar uma maior percentagem de gros com menos teor de gordura e mais elevado em protenas: alpista, paino, milho, aveia, leguminosas, etc. Note que as referidas sementes gordas so as mais apetecveis, pelo que devemos racion-las criteriosamente. UMA AVE GORDA NO NECESSARIAMENTE UMA AVE SAUDVEL. Por outro lado, a grande maioria das sementes secas so naturalmente deficientes em vitaminas e outros micronutrientes essenciais. A AVIZOON dispe de uma gama completa de alimentos e suplementos alimentares (Granulados, Papas, etc.), bem como de Produtos de Uso Veterinrio, capazes de suprir eficazmente essas carncias. Indicaremos mais adiante os mais utilizveis em cada situao.

TEMPERATURA E HUMIDADE
Ao contrrio do que muita gente pensa, uma ave de boa sade poder suportar temperaturas bastante baixas. Devemos, no entanto, evitar correntes de ar e mudanas bruscas de ambiente. A grande maioria das aves em cativeiro suporta uma ampla variao dos nveis de humidade, se bem que algumas espcies provenientes de pases tropicais ou subtropicais prefiram um ambiente mais hmido. Aconselhamos que proporcione a essas aves bastante gua ou periodicamente, quando do tempo seco, as pulverize com gua.

LUZ E AR
A luz solar de extrema importncia para a sade dos seres vivos. Sempre que possvel, deixe as suas aves apanhar sol,

A AVIZOON, como empresa especializada e pioneira em Portugal em Ornitocultura, a resultante de uma forte vertente tcnicocientfica aliada a comprovada experincia e dedicao no sector, ao longo de duas dcadas. O seu profundo conhecimento desta actividade, tanto a nvel nacional como internacional, permitiu que a AVIZOON se tornasse lder no mercado de produtos de alta qualidade e eficcia especficos para aves de companhia. Com tal suporte, a AVIZOON considerou-se obrigada - face a constantes e legtimas solicitaes que lhe tm sido dirigidas nesse sentido - a elaborar e divulgar o presente conjunto de informaes sintticas, como Guia auxiliar de todos os seus Amigos Ornitfilos.

PROGRAMA-BASE ANUAL E ESQUEMAS DE MANUTENO PARA C A N A R I C U LT U R A


As aves, incluindo os canrios, tanto na Natureza como em cativeiro, passam por vrias fases ao longo do ano, todas elas importantes para o seu ciclo biolgico/fisiolgico, que implicam alteraes metablicas, alimentares e sanitrias. O Canaricultor dever ter em ateno esses perodos, no sentido de obter um elevado nvel sanitrio das suas aves e consequentemente, atingir o principal objectivo que um bom ndice reprodutivo, com crias fortes e saudveis. Pretende-se com este programa-base proporcionar ao criador esquemas simples de seguir no que respeita a tratamentos preventivos e de manuteno. No constitui um programa rgido, podendo ser alterado pontualmente de acordo com diferentes circunstncias ou necessidades especficas e a prpria experincia de cada criador. As dosagens de cada produto vo indicadas nas literaturas includas nas respectivas embalagens.

1 - PREPARAO DOS REPRODUTORES Aps lavagem e desinfeco de todo o equipamento com VIRUDINE ou VIRKON S e seleco das aves que se pretendem acasalar, h que verificar atentamente o seu estado de sade, principalmente se foram adquiridas recentemente. Assim, sempre aconselhvel fazer-lhes uma curta quarentena, desparasitando-as externamente com ZOOSPRAY (operao a repetir sempre uma vez em cada trs semanas) e administrado-lhes um complexo antibitico de largo espectro com vitaminas (PLURISTRESS, durante 5 ou 6 dias). No caso de suspeita de problemas especficos, tais como afeces respiratrias ou intestinais de origem bacteriana, actuar ento em conformidade, utilizando os produtos mais adequados, nomeadamente, conforme as situaes: POLI-CRD, PNEUMO-RINO ou ENTEROPLUS (ver QUADRO DAS AFECES MAIS COMUNS). As aves escolhidas devero ser preparadas, tendo em vista o seu fortalecimento e fertilidade, de modo a poderem enfrentar a dura poca de criao que ir seguir-se. Normalmente, esta preparao ser iniciada em Dezembro ou Janeiro em Portugal e nos outros pases do Hemisfrio Norte (no Hemisfrio Sul: entre finais de Junho e princpios de Agosto), dependendo da regio e das condies climatricas, e poder prolongar-se por 3 ou 4 semanas. Manter sempre disposio das aves um bloco mineral CALCIBLOCO (excepto durante a administrao de alguns produtos que, a este propsito, especificamos nas NOTAS COMPLEMENTARES). Proporcionar uma alimentao normal de mistura equilibrada de sementes e/ou de granulados especiais (de que a AVIZOON tambm dispe) e, pontualmente, algumas verduras frescas (evitar alface, dadas as suas caractersticas diurticas) muito bem lavadas (pois podem conter pesticidas). Utilizar a gua da bebida (quando indicado), sempre da melhor qualidade (evitar a dos poos ou de outras fontes duvidosas), para veicular os produtos do seguinte esquema profilctico:

INTERVERMES O.C. ou VERMIZOON (a) VITACHOK Total PLURISTRESS (b) PLURISTRESS (b) PLURISTRESS (b) PLURISTRESS (b) PLURISTRESS (b)

gua limpa FERTIZOON AD3EC (c) PROTEXIN (d) FERTIZOON AD3EC (c) PROTEXIN (d) FERTIZOON AD3EC (c) PROTEXIN (d) gua limpa COLINA Ca/P + VITA B COMPLEXO AMINOVIT L

COLINA Ca/P gua limpa COLINA Ca/P + VITA B COMPLEXO gua limpa AMINOVIT L gua limpa VITACHOK Total

FERTIZOON AD3EC (c) FERTIZOON AD3EC (c) FERTIZOON AD3EC (c)

gua limpa COLINA Ca/P

gua limpa gua limpa

a) S no caso de aves recm-adquiridas ou em voadeira com piso trreo, pois em gaiola raramente apanham vermes. b) Durante a administrao do PLURISTRESS retirar o bloco mineral CALCIBLOCO. c) Ou VITA E+Se, especialmente em Canrios Recessivos. d) Aconselha-se a administrao do PROTEXIN atravs das papas.

2 - ACASALAMENTO
O acasalamento efectuado normalmente em finais de Janeiro e Fevereiro nos pases do Hemisfrio Norte (no Hemisfrio Sul: em finais de Agosto e Setembro), dependendo obviamente da regio, das condies climatricas e do estado das aves. Aps apresentao dos machos s fmeas, que dever ser atentamente controlada tendo em vista assegurar a sua compatibilidade (dado que alguns casais podem no se aceitar de imediato, entrando em brigas por vezes perigosas), deve fazer-se ao longo de uma semana, um tratamento preventivo contra a Colibacilose, segundo o esquema:

FP 20/20 O.C.

FP 20/20 O.C.

FP 20/20 O.C. + VITA B COMPLEXO

FP 20/20 O.C. + VITA B COMPLEXO

FP 20/20 O.C. + VITA B COMPLEXO

VITACHOK Total

gua limpa

Manter o CALCIBLOCO. Manter a alimentao normal e iniciar a administrao de uma boa PAPA DE CRIAO Hmida ou Seca (de que a AVIZOON tambm dispe), 2 e 3 vezes por semana, complementada imediatamente aps a administrao do FP 20/20 O.C. acima referido, com PROTEXIN durante 3 dias consecutivos.

3 - PREPARAO DA POSTURA
Aps a fase anterior, ir efectuando o seguinte esquema semanal, interrompendo apenas 5 ou 6 dias antes do incio da postura:

AMINOVIT L gua limpa FERTIZOON AD3EC (a) gua limpa COLINA Ca/P + VITA B COMPLEXO gua limpa FERTIZOON AD3EC (a) a) Ou VITA E+Se.

COLINA Ca/P AMINOVIT L gua limpa FERTIZOON AD3EC (a) gua limpa COLINA Ca/P + VITA B COMPLEXO gua limpa

AMINOVIT L gua limpa FERTIZOON AD3EC (a) FERTIZOON AD3EC (a) FERTIZOON AD3EC (a) gua limpa COLINA Ca/P + VITA B COMPLEXO

gua limpa AMINOVIT L gua limpa COLINA Ca/P gua limpa COLINA Ca/P + VITA B COMPLEXO gua limpa

Manter sempre o CALCIBLOCO, passando a administrar a(s) PAPA(S) 3 ou 4 dias por semana, adicionando-lhe(s) PROTEXIN. Durante os referidos 5 ou 6 dias antes da postura (altura em que o casal inicia a construo do ninho), repetir a preveno de Colibacilose e de outras possveis afeces bacterianas, de acordo com o esquema referido na rubrica ACASALAMENTO. Tambm 5 ou 6 dias antes da postura, tornar a fazer uma pulverizao geral das aves e dos ninhos com ZOOSPRAY, depois de lavar e desinfectar todos os equipamentos com VIRUDINE ou VIRKON S.

4 - POSTURA E NASCIMENTO DAS CRIAS


Iniciada a postura, passar a dar diariamente PAPA DE CRIAO Hmida ou Seca, adicionando-lhe PROTEXIN. Recomenda-se que, medida que os ovos vo sendo postos, estes sejam retirados e guardados numa pequena caixa com algodo ou sementes (em local escuro e fresco, e virados pelo menos uma vez ao dia) e substitudos por ovos falsos de plstico, recolocando-os no ninho (e retirando os de plstico) aps a postura do 4 ovo. O nascimento das crias acontece ao 13 dia, devendo administrar-se PROTEXIN na(s) PAPA(S) nesse mesmo dia e durante mais 4 dias seguidos, passando a partir da a adicionar-se tambm diariamente na(s) PAPA(S) o PROMOCRIA Extra, bem como um granulado especfico (que poderemos indicar). Em simultneo, e se assim o preferir, poder administrar uma seleco adequada de sementes germinadas (deitar uma poro dessas sementes ainda secas num coador e deixar correr sobre elas gua tpida, adicionando umas gotas de FUNGISTOP, deix-las humedecidas 24 a 48 horas, passando-as por gua limpa 3 ou 4 vezes durante esse perodo; finalmente, escorrer bem a gua e dar uma pequena poro dessas sementes a cada ninhada). Se verificar que os pais alimentam deficientemente as crias, recorra alimentao mo. A AVIZOON dispe de vrios produtos especialmente formulados para este efeito e destinados a diferentes espcies de aves. Para a sua administrao adequada, convir utilizar-se o KIT SERINGA I ou II (conforme as aves em causa). Atravs da gua de bebida, utilizar o seguinte esquema semanal at separao das crias:

COLINA Ca/P VITACHOK Total

gua limpa gua limpa

VITACHOK Total COLINA Ca/P + VITA B COMPLEXO

gua limpa gua limpa

COLINA Ca/P VITACHOK Total

gua limpa gua limpa

COLINA Ca/P COLINA Ca/P

Ateno: aos Canrios de factor vermelho (tanto intensivos como nevados) dever ser administrada PAPA CORANTE a partir do 3 dia de vida das crias. Aos Canrios Mosaico, dar PAPA CORANTE a partir do 45 dia (em contnuo at ao final da muda da pena).

5 - SEPARAO E DESENVOLVIMENTO DAS CRIAS


Esta uma das fases mais importantes e crticas na vida dos jovens canrios, devendo acontecer normalmente entre a 4 e 5 semana aps o nascimento, dependendo do seu estado de desenvolvimento e da sua capacidade de j descascarem e comerem sementes secas. Dar-lhes algumas sementes trituradas e continuar a dar-lhes o granulado. Manter a(s) PAPA(S) diariamente, adicionando-lhe(s) PROMOCRIA Extra durante cerca de 10 dias. Manter tambm sempre o CALCIBLOCO. Na primeira semana depois da separao, administrar POLI-CRD durante 4 ou 5 dias, seguidos de mais 3 dias de PROTEXIN nas papas, aps o que se dever seguir o esquema semanal abaixo:

AMINOVIT L

gua limpa

COLINA Ca/P +VITA B COMPLEXO

gua limpa

VITACHOK Total

gua limpa

AMINOVIT L

Nesta fase possvel, por vezes, aparecerem afeces respiratrias ou diarreias (pouco provveis se forem cumpridas as prescries anteriores). Se tal acontecer, fazer um tratamento adequado resoluo do problema (ver QUADRO DAS AFECES MAIS COMUNS), retomando posteriormente o esquema acima.

6 - MUDA DA PENA
Das Crias: Inicia-se normalmente mais cedo do que a muda nos pais. tambm uma fase critica, mas normal, que exige das aves um grande dispndio de energia, com stress. Dever aumentar-se a percentagem da alpista e da linhaa na mistura seleccionada das sementes secas, mantendo-se se for o caso, o granulado especial. Continuar a dar PAPA Hmida e/ou Seca (ou continuar com PAPA CORANTE nos Canrios de factor vermelho), podendo adicionar-se uma pequena poro de PAPA INSECTVORA especialmente quando em presena de canrios de grande porte.

AMINOVIT L (*)

gua limpa

AMINOVIT L (*)

gua limpa

COLINA Ca/P + VITA B COMPLEXO

gua limpa

AMINOVIT L (*)

(*) - ou MUTADRY na Papa ( opo do criador).

Dos Adultos: Mais tardia, inicia-se normalmente aps a ltima ninhada (evitar mais do que trs posturas por ano). igualmente uma fase difcil, tanto mais que os pais tero de recuperar do esforo despendido com a criao e tambm repor toda a sua plumagem. Separar-se os machos das fmeas e aliment-los todos bem, aumentando a percentagem das sementes oleaginosas (linhaa, nabo, nger) e mantendo, como para as crias, PAPA DE CRIAO ou PAPA CORANTE e o granulado especial. Na gua de bebida seguir o mesmo esquema acima indicado para as crias.

7 - PERODO DE REPOUSO E MANUTENO


Terminada a muda da pena, entra-se numa fase de manuteno e preparao para o repouso de Inverno ou para exibio em exposies, at prxima poca de reproduo. Mantendo as sementes oleaginosas, reduzir as PAPAS para 2 ou 3 vezes por semana, e na gua de bebida aplicar o esquema semanal seguinte:

VITACHOK Total

gua limpa

COLINA Ca/P

gua limpa

COLINA Ca/P + VITA B COMPLEXO

gua limpa

VITACHOK Total

aconselhvel - e indispensvel para os Canrios que regressem de exposies ou concursos - uma nova desparasitao externa geral com ZOOSPRAY. Tambm s aves regressadas de exposies, administrar imediatamente PLURISTRESS durante 3 a 5 dias consecutivos, retomando depois o esquema semanal acima referido. No incio do tempo frio ou quando se verifique qualquer mudana repentina de temperatura, dar-lhes preventivamente, com interrupo pontual dos programas de manuteno aqui indicados, POLI-CRD durante 6 dias seguidos, retomando novamente o esquema anterior. Imediatamente a seguir ao PLURISTRESS ou ao POLI-CRD, administrar PROTEXIN na Papa durante 3 dias.
NOTAS COMPLEMENTARES: O AMINOVIT L e o MUTADRY tm composies semelhantes, sendo o primeiro (em lquido) indicado para utilizao na gua de bebida ou para eventualmente humedecer a Papa Seca, e o segundo (em p) para ser adicionado Papa Hmida ( opo do criador). l Algumas dificuldades respiratrias podero ser provocadas por caros que se alojam na traqueia, provocando dispneia (dificuldade respiratria) e, normalmente noite, a ave atacada parece tossir. Trata-se da denominada Asma Acarisica, que poder ser tratada eficazmente com ACARIASMA , de acordo com as instrues includas na respectiva embalagem. l Se surgirem problemas respiratrios de natureza bacteriana (corrimento nasal, olhos inchados e ou lacrimantes), utilizar PNEUMO-RINO durante 5 dias consecutivos, juntamente com VITA B COMPLEXO nos ltimos 3 dias, seguidos de PROTEXIN mais 3 dias. l Quando se verificarem afeces do foro intestinal, administrar FP 20/20 O.C. ou POLI-CRD durante 5 dias seguidos; para diarreias no especficas, administrar ENTEROPLUS, sempre seguido de 3 dias de PROTEXIN. l No caso de aparecimento de alguma doena aguda repentina, dar de imediato ZOOSERINE (1 comprimido de 8 em 8 horas ou de 12 em 12 horas, durante um mnimo de 3 a 5 dias consecutivos at ao completo restabelecimento da ave), seguido de mais 3 dias de PROTEXIN. l Para doenas dermatolgicas (tinhas, etc.), recomenda-se FUNGISTOP produto tambm indicado na preveno geral de fungos e/ou bolores (incluindo a germinao , de sementes). l Todos os canrios devero ter permanentemente sua disposio o bloco mineral CALCIBLOCO , retirando-o apenas durante tratamentos com PLURISTRESS , POLI-CRD, PNEUMO-RINO, ENTEROPLUS ou ZOOSERINE.
l

COMO RECONHECER SINAIS DE DOENA NAS SUAS AVES

Nem sempre fcil reconhecer quando as nossas aves esto doentes, se bem que, como j demos a entender, uma ave bem alimentada e cujos preceitos de higiene sejam cumpridos, tenha partida muito menor probabilidade de adoecer. Acontece, porm, a qualquer ser vivo, por uma ou outra razo, poder aparecer doente. Assim, de primordial importncia reconhecer precocemente os sintomas ou sinais mais frequentes de certas afeces para que possamos actuar rapidamente, administrando o produto mais indicado para cada caso. Os seguintes sintomas podero dar indicao de uma doena mais ou menos sria, pelo que, em casos mais difceis, aconselha-se a procura de um veterinrio ou um contacto com a AVIZOON. (Em situao de emergncia e enquanto no encontrada a soluo, manter a ave abrigada e aquecida, separada das outras)

1 - MODIFICAO NO ASPECTO DAS FEZES


Uma ave doente poder apresentar: Diminuio na quantidade das fezes. Modificao na cor dos uratos da urina. Aumento da poro de urina (poliria). Diminuio do volume das fezes com aumento dos uratos.

6 - ALTERAO NO PESO OU CONDIO FSICA GERAL

ave aparenta leveza; uma quilha proeminente A


(faca), devido a perda de tecido muscular no peito (grave), procurando comer constantemente.

7 - FERIDAS OU HEMORREGIA 2 - DIMINUIO OU EXCESSIVO CONSUMO DE ALIMENTOS OU GUA 8 - VMITOS OU REGURGITAO 3 - MODIFICAO DA APARNCIA, COMPORTAMENTO OU HBITOS

9 - CORRIMENTO NASAL (olhos e bico)


Estes so os sinais mais preocupantes, pelo que dever tomar as medidas adequadas: d antibiticos sem saber exactamente as No causas. Enquanto no consultar um tcnico, poder no mximo dar gua morna com acar e COLINA Ca/P. aguarde para o dia seguinte. No

embolada ou frequentemente com a cabea Ave


recolhida debaixo da asa.

Actividade diminuda, perda de canto, sonolncia, falta


de resposta aos estmulos.

Penas eriadas, fraqueza, perda de equilbrio, posio


anormal no poleiro, permanncia no fundo da gaiola, asas cadas, convulses.

4 - MODIFICAO DA RESPIRAO

Respirao difcil e aparente (a cauda move-se para


baixo e para cima); respirao ofegante aps esforo; alterao na voz; rudos respiratrios tais como espirros, estalidos ou silvos, tosse.

10 - OUTROS SINTOMAS QUE MERECEM ATENO

5 - INCHAOS NO CORPO NOTAS IMPORTANTES:

Muda anormal e prolongada das penas. Inchao e/ou perda de penas volta dos olhos. Falta de fora nas patas. Patas inchadas e/ou avermelhadas. Crescimento anormal do bico ou das unhas. Crostas nas narinas.

1. Ao adquirir uma ave, nunca a junte de imediato s que eventualmente j possua. Deve fazer-lhe uma quarentena (15 dias), administrando-lhe um anti-stress (PLURISTRESS) e efectuando-lhe uma desparasitao com INTERVERMES O.C., INTERVERMES Plus ou VERMIZOON. 2. Aconselha-se igualmente uma higienizao e desinfeco das respectivas instalaes e equipamentos com VIRUDINE ou VIRKON S. 3. Por vezes, a ave surge subitamente depauperada de tal modo que j no consegue ingerir ou beber por si s, pelo que se dever administrar-lhe o necessrio produto veterinrio j dissolvido aplicando-o directamente no bico. O KIT SERINGA I ou II facilita muito esta operao. Como bvio, no temos a pretenso de abordar aqui todos os problemas sanitrios que afectam as aves em cativeiro. Apenas muito resumidamente indicamos aos Ornitfilos menos experientes algumas doenas mais vulgares nas nossas aves. importante salientar que as doenas no so contagiosas para o Homem, com excepo da Ornitose / Psitacose que, alm de muito rara, logo que diagnosticada hoje em dia facilmente tratada.

QUADRO DAS AFECES MAIS COMUNS E TERAPUTICAS MAIS ACONSELHADAS

SINTOMAS
Leses ao nvel da pele (comissuras no bico, volta dos olhos), narinas e garganta. Na forma benigna, crostas purulentas.

DIAGNSTICO PROVAVEL
Varola. Mortalidade elevada. (Ver abaixo Micose).

CAUSAS PROVVEIS
Vrus contagioso. Mosquitos ou aves recm-vacinadas podem ser portadores.

AVES AFECTADAS

TERAPUTICA

OBSERVAES
Muito contagiosa. O vrus pode permanecer 1 ano nos locais. Desinfectar as instalaes com VIRUDINE ou VIRKON S. Vacinar. Muito comum nos canrios e psitacdeos. Confunde-se por vezes com problemas respiratrios. Diminuir a percentagem de sementes oleaginosas.

ENTEROPLUS (nem sempre eficaz na forma aguda). Canrios (mortal). ZOOSPRAY contra mosquitos. Dieta s de alpista, aveia e milho-alvo. Nos psitacdeos, demolhar as sementes. Dar COLINA Ca/p 2 a 3 vezes por semana permanentemente e VITA B COMPLEXO 1 ou 2 vezes. Administrar PROTEXIN.

Fgado inchado e escuro; fezes acastanhadas e diarreias. Ave embolada e com dificuldade respiratria, parecendo cansada.

Hepatite ou afeco heptica por excesso de gordura nas sementes. Mortalidade a longo prazo.

Alimentao excessivamente rica em sementes gordas (nabo, colza, semilha, cnhamo, girassol).

Canrios, exticos, psitacdeos (periquitos e papagaios).

DO APARELHO DIGESTIVO

Falta de apetite. A ave semi-embolada no chega a ingerir as sementes. Muita sede. Diarreia. Emagrecimento. O animal no tratado morre, passando os ltimos momentos tentando alimentar-se. Diarreia, ave embolada Ninhos . hmidos. Fmeas suadas Grande . consumo de gua (forma crnica). Nos primeiros dias (do 3 ao 9) as crias apresentam emagrecimento, palidez na pele e nas mucosas (interior do bico e boca). Pescoo muito delgado. Enterite aguda. Morte em 48 horas. As aves apresentam a cloaca obstruda com fezes. Embries no chegam a nascer (na forma crnica). Os adultos no apresentam sintomatologia prpria. Na forma aguda: grande mortalidade nas crias, que apresentam intestinos muito conges-tionados, fgado escuro. Na necrpsia a vescula biliar aparece hipertrofiada. Diarreia branca, cloaca obstruda por fezes. Destilao lacrimal sem dispneia nem rudos. Fluxo normal.

Gastroenterite subaguda ou aguda Sndroma Doena da Faca .

Mudanas bruscas na alimentao. Agresses por colibacilos ou salmonelas.

Canrios, aves silvestre ou exticas recmcapturadas e outras.

PLURISTRESS, ENTEROPLUS, ZOOSERINE + VITA B COMPLEXO

Isolar. Local aquecido. (Poder ser contagioso). Fornecer sementes germinadas. PROTEXIN aps tratamento.

Colibacilose (causa principal de morte nas crias).

Escherchia coli nas guas contaminadas; verdura conspurcada. Transmisso directa de pais para filhos.

Crias de canrios, exticos, aves silvestre. Nos adultos no mortal.

Cura difcil. Preveno com PROMOCRIA EXTRA. Tratamento com FP 20/20 O.C.

Adultos, mesmo sem sintomatologia, podem ser portadores/transmissores. Desinfeco de material e utenslios com VIRUDINE ou VIRKON S.

Salmonelose.

Salmonela typhi (paratifose), transmitida por pardais, ratos, etc.

Isolar e de preferncia sacrificar, pois os pais sero quase sempre portadores da Canrios, exticos, doena. etc. Profilaxia: FP 20/20 O.C. ou Pombos (malENTEROPLUS nas crias e da-asa). Mortal. reprodutores. Muito difcil nas crias. Administrar PROTEXIN de seguida. Canrios, exticos, psitacdeos, etc. Canrios, exticos, psitacdeos, etc. Isolar, colocar em local aquecido. Administrar PNEUMO-RINO, seguido de PROTEXIN. Isolar, colocar em local aquecido. Administrar PNEUMO-RINO, seguido de PROTEXIN. FUNGISTOP na gua da bebida e limpeza posterior das deformidades. ZOOSPRAY.

Contagiosa de pais para filhos, atravs dos ovos. Crias morrem entre o 8 e 15 dias. Desinfeco das instalaes e do material com VIRUDINE ou VIRKON S. Contagiosa para outras aves. Preveno com POLI-CRD. Contagiosa para outras aves. Fornecer AMINOVIT L, VITA B COMPLEXO. Desinfectar com VIRUDINE ou VIRKON S.

Catarro.

DO APARELHO RESPIRATRIO

Mudana brusca de temperatura, correntes de ar.

Como no caso anterior, mas com fluxo nasal purulento e odor ftido. Destilao nasal sem dispneia nem rudos. Deformidade nas membranas nasais, com crostas. Falta de penas volta dos olhos e comissuras no bico. Dispneia (dificuldade em respirar). Mancha escura no fgado. Dispneia e rudo respiratrio. Tosscula, como se tentasse expulsar algo. Cavidade bocal avermelhada. Inchao na garganta. Espessamento caseoso na laringe e por detrs da lngua. Diarreia crnica mal cheirosa e mucide.

Coriza.

Bactria Haemfilus .

Micose.

De origem fngica ou por caros.

Canrios, periquitos, etc. Canrios, psitacdeos, exticos, pombos. Canrios, exticos, etc. Pombos, alguns exticos, periquitos, caturras.

C.R.D. (Doena Respiratria Crnica).

Micoplasma (contagiosa para outras aves). caros (Sternostoma tracheacolum) que se alojam na traqueia. Transmisso de pais para filhos, ou pelas fezes.

Isolar. Desinfeces com PNEUMO-RINO ou POLI-CRD, VIRUDINE ou VIRKON S. seguido de PROTEXIN. Higiene. ACARIASMA ou ZOOSPRAY. Desparasitar os pais com INTERVERMES O.C. ou VERMIZOON, seguido de ZOODIMETOXIN (6 a 18 dias). Muita ateno dosagem. Limpeza das sementes. Vitamina A. No possvel a cura das crias. Utilizar sempre guas limpas e desinfectar com VIRUDINE ou VIRKON S.

Asma Acarisica

Trichomonas . Giardiose em periquitos e caturras.

PARASITISMO

Emagrecimento. A ave come. Aspecto triste. Fezes negras. Ventre inchado.

Parasitas internos (vermes).

Nemtodos, tnias, heterakis etc., , transmitidos (os ovos) pelo solo de terra ou pelas sementes.

Vulgar nas aves de viveiro com piso trreo: canrios, exticos, psitacdeos, pombos, etc. Comum em qualquer ave.

Desparasitao trimestral com VERMIZOON, INTERVERMES O.C. ou INTERVERMES Plus.

Limpeza do solo e das sementes.

Emagrecimento. Abandono do ninho.

Parasitas externos.

caros e/ou piolhos.

Pulverizar as aves e as instalaes com ZOOSPRAY.

O piolho vermelho (sugador de sangue) s ataca durante a noite.

ALIMENTAO E UTILIZAO DOS PRODUTOS EM P S I TA C D E O S


Chamamos a ateno para os perigos na utilizao excessiva de girassol seco e amendoim em papagaios. Estas sementes, como j foi referido, tm um alto teor de gordura e se constiturem a base da alimentao destas aves, como to vulgar verificar-se, mais cedo ou mais tarde surgiro graves problemas, desde diarreias, avitaminoses, picagem e deplumagem, hepato-enterites, etc. Recomendamos uma alimentao variada constituda por 20% de Girassol, 10 a 20% de Milho, 10% de Aveia descascada, Ervilha, Gro, Feijo, Alpista. Convir que toda a mistura seja previamente demolhada +/- 24 horas ou, no mnimo, durante a noite. Fornecer tambm frutas, cenoura, etc. A alguns psitacdeos de maior porte at poder ser dado, esporadicamente, um pouco de carne cozida (um osso de galinha, por exemplo). A AVIZOON dispe de vrios tipos de granulados especficos para cada espcie, que so um complemento ou uma alternativa moderna s vulgares misturas de sementes, mais adequados e nutricionalmente mais completos e equilibrados, higinicos e fceis de administrar, que garantem um ptimo estado de sade e consequente perspectiva de longa vida.
l Desparasitar 1 ou 2 vezes por ano com INTERVERMES O.C. ou VERMIZOON. Em papagaios de maior porte, uma cpsula de INTERVERMES PLUS directamente no bico (da gama AVIZOON para Columbofilia). Administrar AMINOVIT L 2 vezes por semana. l No se esquea de fazer uma quarentena de 15 dias sempre que adquirir uma nova ave, administrando-lhe PLURISTRESS ou PROMOCRIA Extra, veiculados em PAPA PARA PSITACDEOS Seca ou Hmida. l Na muda anormal (muda francesa), deve recorrer ao FUNGISTOP.

l Como evidente, no poderamos aqui fazer um programa mais pormenorizado para as vrias espcies de aves em cativeiro. Todas elas tm caractersticas e hbitos alimentares diferentes, pelo que recomendamos o estudo dessas aves, tendo em vista a sua manuteno em cativeiro nas melhores condies. l Para qualquer esclarecimento poder sempre recorrer AVIZOON atravs dos contactos abaixo indicados.

Em Periquitos e durante as criaes, pr sua disposio PAPA PARA PERIQUITOS Seca ou Hmida.
l

MANUTENO DE AVES EXTICAS

Existem inmeras espcies de aves exticas normalmente mantidas em cativeiro, pelo que seria quase impossvel nesta pequena brochura dar informaes pormenorizadas sobre cada uma.

l Destacam-se dois grandes grupos: o das Granvoras e o das Frugvoras / Insectvoras.

de quais os requisitos alimentares e de maneio que necessitam. Aconselha-se fazer sempre uma pequena quarentena - cerca de uma semana - antes de as juntar com outras que eventualmente j possua, administrando-lhes o anti-stress PLURISTRESS na gua de bebida ou o PROMOCRIA Extra numa papa.
l l Muitos exticos criam bem em cativeiro, pelo que dever informa-se igualmente junto do seu fornecedor ou contactarnos, para saber quais os procedimentos mais indicados para a reproduo da(s) espcie(s) em causa. l Aps a quarentena, dever, como rotina, administrar-lhes vitaminas 1 ou 2 vezes por semana: VITACHOK Total, FERTIZOON AD3EC, AMINOVIT L. l Sempre que necessrio, consulte nesta brochura o Quadro de afeces mais comuns e Teraputicas mais aconselhadas.

As mais vulgares so, sem dvida, as primeiras, as que se alimentam basicamente de sementes (milho paino, milho alvo, alpista, etc.). Damos, como exemplo, os Diamantes Mandarim, os Diamantes de Gould, os Bengalis, os Pardais de Java, etc.
l l As outras, que na Natureza comem essencialmente fruta e/ou insectos, so alimentadas em cativeiro com granulados especficos e papas suplementares (que a AVIZOON representa e poder tecnicamente indicar), para alm da fruta que lhes possamos fornecer.

Na generalidade, as aves exticas so mais sensveis do que os canrios e os psitacdeos, suportando mal as baixas temperaturas, pelo que convm proporcionar-lhes instalaes resguardadas do frio, principalmente nos meses de Inverno.
l l Sempre que adquirir aves exticas, deve verificar previamente o seu estado de sade, informando-se junto do seu fornecedor

No caso de dvida, no hesite em contactar a AVIZOON.

www.
Rua 1 de Dezembro, 1 2625-451 Forte da Casa - Portugal Telef. (+ 351) 21 9567916 / 7 Fax. (+351) 21 9567915 e-mail: geral@avizoon.pt

.pt

AVIZOON Comrcio Internacional de Produtos para Avicultura e Pequenos Animais, Lda.

Anda mungkin juga menyukai