Anda di halaman 1dari 22

INTRODUO Elaborao deste artigo cientifica ser uma viso ampla sobre tica com foco de trazer da origem

ao ambiente de trabalho. A tica advm do surgimento e da necessidade do individuo para se manter um comportamento na sociedade, que se transmite do bero familiar. Veremos como so diversos o comportamento humano, as reaes que e a postura que se tem em determinadas situaes. A importncia da tica no ambiente de trabalho. Qual o papel da tica no sucesso de um profissional atualmente? A falta de tica atrapalha seu crescimento? Em uma poca quando as empresas procuram ser transparentes e oferecer produtos transparentes, que no reservem surpresas para os consumidores, coerente que as pessoas que produzem e vendem esses bens sejam tambm transparentes e no reservem surpresas. Ao contrrio do que acontecia no passado, quando a falta de comunicao entre consumidores limitava as reclamaes e crticas ao pequeno crculo de relacionamento de cada um, hoje qualquer cliente insatisfeito capaz de espalhar sua insatisfao por textos, udio e at vdeo para milhares de pessoas, colocando em risco marcas e profissionais. Palavras chaves: tica, ambiente de trabalho, profissional atualmente, crescimento, consumidores, comunicao, crculo de relacionamento, cliente insatisfeito, marcas e profissionais.

NDECI
1.0 Como voc conceitua tica profissional? 1.1 Esse um assunto pouco visto durante a graduao ou cursos de qualificao? 1.2 Se a pessoa no teve contato com o assunto, como ele pode procurar conhecimento? 1.3 Na prtica, quais as principais questes ticas com as quais o profissional se depara no ambiente de trabalho? 1.4 O sucesso na carreira pessoal como resultado do sucesso da empresa e do cliente que o profissional atende. 1.5 Da idia para a ao 1.6 Cdigos de tica 1.7 ticas no ambiente de trabalho 2.0 O comportamento tico na empresa 2.1 A tica de Habermas numa perspectiva ps-convencional 2.2 Comportamentos ticos 2.3 10 aes para combater o assdio moral 2.4 O papel da tica no RH das organizaes

1.0 Como voc conceitua tica profissional? H longas explicaes para tica, porm creio que a mais fcil e til para o dia-a-dia de qualquer profissional adotar como comportamento tico a prtica daquilo que ele tambm gostaria que os outros fizessem a ele prprio. Quando perguntamos: "Ser que eu gostaria que algum fizesse isso comigo?", estamos fazendo um julgamento da tica em nosso prprio modo de agir.

1.1 Esse um assunto pouco visto durante a graduao ou cursos de qualificao? Ainda vivemos em um mundo onde o mais esperto quem supostamente se d melhor e existe tambm uma idia instintiva em ns de competio selvagem e de sobrevivncia do mais forte. Porm no seguindo nossos instintos que chegamos a um comportamento tico. Creio que falta no ensino dosar melhor a idia de querer ser o primeiro com o comportamento tico. 1.2 Se a pessoa no teve contato com o assunto, como ele pode procurar conhecimento? Acredito que tica esteja mais associada ao bero e ao exemplo recebido na formao do carter, do que a uma habilidade que adquirimos atravs do aprendizado. Existem pessoas que tm uma dificuldade enorme para adotar um comportamento tico porque foram criadas com mentiras, ensinadas a enganar, a furar a fila, a subornar e tantas outras coisas que ferem a tica e os costumes de uma sociedade civilizada. A reao que um profissional percebe em seu ambiente, das pessoas que o cercam, pode lhe dar uma indicao se o seu comportamento tico ou no. 1.3 Na prtica, quais as principais questes ticas com as quais o profissional se depara no ambiente de trabalho? So muitas, mas a grande dificuldade fica por conta da hierarquia, que exige um comportamento tico do profissional para com a empresa, mas s vezes exige o contrrio em relao aos clientes, fornecedores e concorrentes.
3

Dois pesos e duas medidas no funcionam por muito tempo. Se eu exigir que meu funcionrio seja mentiroso, corrupto e ladro em seu comportamento para com os de fora visando a lucratividade da empresa, no posso me surpreender se descobrir que ele est mentindo, corrompendo e roubando tambm no ambiente interno. 1.4 O sucesso na carreira pessoal como resultado do sucesso da empresa e do cliente que o profissional atende. O mercado est mudando e os profissionais tambm. No passado, a viso que o colaborador tinha da empresa era de benfeitora, de uma instituio que garantia seu sustento independente de seu desempenho profissional. Isso acabou. Na dinmica do mercado atual, a empresa deve ser vista como o meio do colaborador transformar suas competncias em valor, mas isso s acontece quando existe uma conscientizao pela qualidade em cada aspecto de sua vida e trabalho. Mas o profissional deve enxergar ainda mais. Se antigamente o mercado era visto apenas como o destino de nossos produtos e servios, hoje o vemos como a origem de nossa receita. Da a importncia de deixarmos de lado a idia de que trabalhamos para uma empresa e adotarmos uma viso de quem trabalha para o cliente, que de onde vm os recursos da empresa e do trabalhador. Quando percebe isso, o profissional passa a ser um administrador de sua vida e carreira, aplicando em si toda a filosofia de qualidade que as empresas procuram aplicar a seus produtos e servios para exceder as expectativas do mercado. Profissionais que ganham essa viso so profissionais que vivem em busca de aprendizado contnuo e valorizam a capacitao e a qualidade na vida e no trabalho. So pessoas que se sentem como investidores, sabendo que s obtero retorno se a empresa onde investem sua vida e seu trabalho tiver sucesso em um mercado cada vez mais exigente.

Segundo Eduardo Barros - Com o contato mais intenso travado pelas companhias no cenrio internacional, uma reputao slida quanto ao comportamento justo e igualitrio na relao com funcionrios e clientes ganha status de pr-requisito bsico para a conquista de bons resultados.

Discriminao, trabalho em condies desumanas e remunerao injusta so posturas atualmente muito criticadas e fiscalizadas pelo mundo corporativo, que a cada dia se preocupa mais em lustrar sua imagem junto ao mercado consumidor. Cabe destacar, contudo, que este ambiente de maior responsabilidade social ainda no foi capaz de transformar muitas regies do globo, que permanecem sustentando seu desenvolvimento sobre um alicerce profissional criminoso.

1.5 Da idia para a ao O bom exemplo que deve ser seguido o da empresa que no s prope boas causas, como as transforma em mudanas efetivas na cultura de seu ambiente de trabalho. Para se alcanar de fato a tica profissional no dia-a-dia de uma empresa, o primeiro passo evitar a padronizao do corpo de funcionrios de acordo com os critrios pessoais do empregador. O nico pr-requisito deve ser a competncia, e nunca caractersticas raciais, sexuais, de faixa-etria ou origens geogrficas. A tica de uma companhia pressupe transparncia em seus contatos profissionais, sejam eles com empregados, fornecedores ou clientes. No se trata de revelar segredos corporativos ou planos de negcios, mas sim de construir e evidenciar um relacionamento pautado pelo dilogo, pela justia e pelo respeito. Uma empresa que deseja demonstrar sua postura tica tambm no pode se furtar de seu dever perante a comunidade em que est instalada. sua obrigao zelar pelo impacto que sua atividade traz ao meio em que opera;
5

alm disso, o desenvolvimento de trabalhos sociais tambm faz parte do programa de companhias que queiram extrapolar seu objetivo bsico de simplesmente gerar lucro. 1.6 Cdigos de tica Para que as idias e as boas intenes no se percam no dia-a-dia de trabalho, muitas vezes catico e formado por centenas ou milhares de funcionrios, importante que as empresas criem seu prprio cdigo de tica. Esta compilao de regras baseadas em princpios politicamente corretos concede um carter oficial postura tica da corporao, organizando seus critrios de conduta, facilitando a difuso desta filosofia por toda a empresa e prevenindo atitudes at mesmo criminosas, como o assdio moral. Muito se tem falado, sobre a dificuldade hoje em dia de se conseguir um bom emprego. Mas e quando o candidato chega l e consegue a vaga? A partir dai, o comportamento do profissional que determina qual ser seu futuro na empresa. Existem dois tipos de pessoas: aquelas que procuram emprego e as que procuram trabalho. Na primeira opo ficam as pessoas, que acham que um bom profissional o que chega e sai na hora determinada pela empresa. O segundo encara o trabalho como um fator de crescimento individual e profissional. A postura tica um conjunto de fatores que fazem a distino entre os empregados da empresa. A postura tica inclui principalmente, no conversar assuntos paralelos aos pertinentes ao trabalho. Em outras palavras, no falar mal de colegas ou chefes, a fim de desestruturar a equipe. O Profissional deve apresentar foco e concentrao, naquilo que faz, sem se deixar influenciar por conversa de terceiros, alm de produzir de forma eficiente para o crescimento da empresa. Dessa forma, esse profissional cnscio de seu dever, com certeza ser percebido dentro do grupo, como um indivduo capaz de realizar trabalhos mais complexos, e gerar at uma

promoo. Ai fica a dica: postura profissional o diferencial hoje no ambiente profissional. tica no ambiente de trabalho cada vez mais cobrada pelo mercado A competio crescente e a maior interao entre empresas de todo o mundo, provocadas ou estimuladas pelo processo de globalizao, lanam cada vez mais luz sobre a tica no ambiente de trabalho, transformando esta conduta em fator essencial para o sucesso do negcio no mercado profissional. 1.7 ticas no ambiente de trabalho Segundo Paula Regina de Oliveira - O mercado globalizado vem ampliando suas determinaes e se tornando mais abrangente, criticando ambientes de trabalho no receptivos aos trabalhadores tradicionalmente discriminados, estigmatizados ou marginalizados. Para mudar esse quadro, preciso converter essas propostas em mudanas efetivas de culturas,

comportamentos, hbitos e rotinas para que haja respeito no ambiente de trabalho. A instituio que se preocupa em formar uma equipe consolidada e consciente da importncia do esforo coletivo e que trabalha em sintonia tem vantagem, pois no dar espao para o individualismo e a vaidade, reduzindo os jogos de poder existentes nas organizaes. Nos dias de hoje, as empresas que quiserem competir nos mercados nacionais e internacionais, precisam manter uma slida reputao de comportamento tico seja com seus clientes, seja com seus funcionrios, uma vez que os bons resultados empresariais resultam de decises morais e ticas. O comportamento tico deve fazer parte da poltica e de um cdigo de conduta da empresa, para que possa despertar nos administradores de pessoas a conscincia de como possvel errar na tentativa de padronizar as pessoas nossa maneira, prejudicando com isso o indivduo em primeiro plano e a organizao posteriormente. No mundo contemporneo, estamos presenciando a busca por valores ticos e pela consolidao da democracia no ambiente organizacional, abrindo espao para a discusso do papel das empresas como agentes sociais no processo de desenvolvimento humano do trabalhador e da importncia da implantao de relaes naturalmente mais ticas. As organizaes devem
7

implantar programas onde a tica se expresse no papel de crtica, reforma, atualizao e revigoramento dos costumes e das instituies historicamente vigentes. Nesse contexto, a tica definida como transparente nas relaes e se preocupa com o impacto das atividades empresariais na sociedade. O trabalho a ser feito nas organizaes uma reeducao de valores, que implica uma mudana cultural e com incentivo prtica do dilogo constante para implantao de um cdigo de tica e de conduta para todos os colaboradores, inclusive as chefias, baseado no respeito mtuo e no companheirismo. Uma correta comunicao dos objetivos fundamental para a construo de uma nova mentalidade empresarial efetiva que valorize a honestidade e a justia, nos diversos dilemas morais vividos por funcionrios e empregadores. importante criar um cdigo de tica e de conduta, onde nele existam regras de punio para as pessoas que cometem assdio moral, podendo ser considerado uma maneira de a empresa ter um agente de preveno contra esse tipo de agresso. Essa tambm uma forma de zelar por um bom comportamento entre as pessoas no ambiente de trabalho, pois dever ser seguido por todos, para que se possa obter um tratamento mais respeitoso aos profissionais. Assim, as pessoas aprendem a trabalhar em grupo e a respeitar a sinergia dos colegas que convivem diariamente. Os profissionais passam a entender que as pessoas so diferentes entre si e que aproveitar essa diversidade de forma positiva, permite trabalhar no somente os modelos mentais, mas tambm outros modelos e outras formas de pensar em determinadas situaes. O cdigo de tica importante, pois pode prevenir atitudes criminosas que a falta de tica pode gerar como, por exemplo, o assdio moral. O cdigo pode, ainda, favorecer a reflexo sobre a conduta humana no mbito dos valores ticos e princpios morais que regem a sociedade e as instituies. natural que os trabalhadores queiram regras mais claras e especficas sobre a conduta tica do gestor nas empresas, mas a tica no tarefa que possa ser bem sucedida sem a participao de todos. importante que todos permaneam envolvidos nas relaes profissionais e sociais, e que estejam dispostos a colaborar, aceitando comportar-se de acordo com a conduta
8

estabelecida, propondo-se a agir pelo bem comum e pela construo de uma sociedade mais justa e mais humana. A integridade no ambiente organizacional no apenas uma utopia. Ela pode e deve ser estimulada no dia a dia das empresas, uma vez que est diretamente relacionada aos valores que as pessoas trazem consigo e que manifestam nas mais diferenciadas situaes.

2.0 O comportamento tico nas empresas Segundo Sonia Jordo - Agir corretamente hoje no s uma questo de conscincia, mas um dos quesitos fundamentais para quem quer ter uma carreira longa e respeitada. Em escolhas aparentemente simples, muitas carreiras brilhantes podem ser jogadas fora. Atualmente, mais do que nunca, a atitude dos profissionais em relao s questes ticas pode ser a diferena entre o seu sucesso e o seu fracasso. Basta um deslize, uma escorregadela e pronto. A imagem do profissional ganha no mercado mancha vermelha da desconfiana. Ser tico uma caracterstica fundamental. As organizaes esto adotando o hbito de checar o passado dos candidatos a alguma vaga. Quem tem a ficha limpa sempre ter as portas abertas nas melhores empresas do mercado. Mas afinal, como esse profissional procurado, desejado? Ser tico nada mais do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. ser altrusta, estar tranquilo com a conscincia pessoal. tambm agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade. Qualquer deciso tica tem por trs um conjunto de valores fundamentais. Entre eles: ser honesto em qualquer situao; ter coragem para assumir decises; ser tolerante, flexvel, ntegro, educado, fiel, humilde e prudente. Empresas no so apenas entidades jurdicas, elas so formadas por pessoas e s existem por causa delas. Por trs de qualquer deciso, de qualquer erro ou imprudncia, esto seres de carne e osso. E so eles que vo viver as glrias ou os fracassos da organizao. Quanto mais uma organizao destaca-se no mercado, mais se deve preocupar com as relaes ticas. Errar humano, mas falhas ticas destroem carreiras e companhias. Para saber se uma empresa ou no tica preciso verificar a maneira como ela se planeja e cria solues para evitar deslizes e problemas.
9

Preveno a palavra de ordem em qualquer organizao que valorize a tica nos seus negcios e no ambiente de trabalho. tica gera questes extremamente delicadas e, na maioria das vezes, de foro ntimo. No existe uma receita universal, pronta e completamente eficaz para resolver essas questes. A deciso sempre varia de pessoa para pessoa, de conscincia para conscincia. Cada um tem seus limites, impostos por suas crenas e pelas leis, e deve segui-los. O que fazer para andar com um pouco mais de segurana nesse terreno nebuloso? Eis algumas estratgias: - No faa algo, que no possa assumir em pblico. - Avalie detalhadamente os valores da sua empresa. Certifique-se de eles combinam com os seus. - Trabalhe sempre com base em fatos. No julgue focando-se em suposies. - Avalie os riscos de cada deciso que tomar. Mea, cuidadosamente, as consequncias do seu ato em relao a todos os envolvidos. - Uma empresa tica exige no apenas produtos e servios de qualidade, mas tambm de contedo tico como, por exemplo: recolher impostos; remunerar dignamente; preservar o meio ambiente; interagir com lealdade e participar da comunidade. - Saiba ouvir. aconselhvel ouvir mais do que falar, especialmente em se tratando de reclamaes e consultas de clientes. - Trabalhe bem com os temas polmicos: todas as promessas ao cliente com relao a atendimento e a prazos, inclusive as mais informais, devem ser rigorosamente cumpridas. - Evite rivalidades. necessrio cultivar boas relaes dentro e fora das equipes. - Nunca se esquea que ningum negocia com empresas, mas com as pessoas das organizaes. O carter da empresa o carter que seus empregados tm. - Evite clientelismos, privilgios e deixar vazar informaes. Tambm tico assegurar-se de que as informaes foram claras, completas, transparentes e bem recebidas pelo outro.

10

- No fume onde esta prtica proibida e se apresente sbrio ao trabalho. - Planeje suas ausncias no ambiente de trabalho, sempre que possvel, de modo a permitir fluxo normal das responsabilidades. - Demonstre interesse pelo prprio desenvolvimento, participando de reunies, encontros e eventos de formao, treinamento e desenvolvimento. - Seja pontual em termos do horrio de trabalho. Observe polticas, normas e procedimentos. - Zele pelo bom nome da empresa. Comunique-se, relacione-se, aja de forma irrepreensvel, dentro e fora da organizao. - Atue de maneira participativa e compartilhada, de modo que um problema em qualquer ponto da organizao seja responsabilidade de todos e de cada um. - Tenha moral elevado e contribua para manuteno do clima de trabalho em alto nvel. - Zele pelo bom nome dos colegas. Varra de sua vida a fofoca. - No se omita. Assuma seus erros. Quando perceber alguma coisa errada, procure ajudar a consertar. - Informaes confidenciais no devem sair da empresa em hiptese alguma. Ser e se manter um profissional tico no fcil de administrar, principalmente para ns brasileiros que fomos criados sob a tica da Lei de Gerson, do jeitinho, de levar vantagem acima de tudo. Socialmente aprendemos que preciso fazer o correto, mas na informalidade impera a idia de que no h nada de errado em levar vantagem. H corruptos em outros lugares do mundo, mas no Brasil pequenos delitos so apoiados e at elogiados por amigos e pela famlia. Agir eticamente sempre foi e ser uma deciso pessoal. Nunca se esquea, porm, de que esse costuma ser um caminho sem volta. Para o bem ou para o mal. 2.1 A tica de Habermas numa perspectiva ps-convencional Segundo Fbio Antonio Gabriel - A contextualizao histrica permite entender que a sociedade moderna, perpassada pelo extremismo religioso de alguns grupos fundamentalistas, impe uma normatizao extremamente nociva aos seus adeptos, como tambm de outro lado, um relativismo moral
11

cuja afirmao bsica a de que cada grupo pode construir seus parmetros tico-morais de forma que satisfaam suas aspiraes. Seja como for, no aceitvel mais uma moral que seja heternoma, pois h concordncia em afirmar sobre a busca de uma moral independente. A tica do discurso constitui parte de uma proposta do filsofo contemporneo alemo para a reconstruo dos ideais da modernidade na perspectiva iluminista, todavia, numa vertente da teoria da ao comunicativa. Assim como Kant, Habermas defende uma tica cognitivista e universalista, ou seja, a possibilidade de chegar a um sistema moral que seja vlido para todos. A construo de tal tica tem por base o "princpio de universalizao" que, para Habermas, baseia-se em uma aceitao tcita por todos os envolvidos dos possveis efeitos dessa tica universal sobre a individualidade de cada um e, por serem esses efeitos, bons ou maus, reconhecidos como preferveis queles que resultariam de qualquer outro sistema normativo. Destarte, a proposta de uma moral cognitivista com validade universal acaba por encontrar objees plausveis, que embora j explicitadas por Habermas, no nosso entender, ainda permitem aprofundamento: "Como encontrar nas mais diversas culturas princpios que possam ser fundamentos das aes de maneira universal?". E mais ainda: "Ao se propor uma tica universalista no se induziria a considerao de um etnocentrismo cultural e tendo em vista a realidade de que existem diversos entendimentos do que seja um agir tico?". Na obra "Conscincia Moral e Agir Comunicativo", Habermas responde aos pensadores contemporneos que se mostram descrentes quanto possibilidade de fundamentar uma tica cognitivista e universalista, atribuindo ao ceticismo um modelo de racionalidade tcnico-instrumental, incapaz de ir alm da lgica meio-fim, que emergiu no seio da modernidade e constitui a patologia da conscincia moderna. A soluo um olhar mais amplo e abrangente. A tarefa de fundamentao do princpio de universalizao, empreendida pela tica filosfica e necessria para a construo de uma tica universalista, no pode dar-se de forma isolada, mas deve estar necessariamente relacionada, tanto

12

com o conjunto das obras habermasianas, como com outras esferas do conhecimento. Nesse trabalho, o autor considera especificamente as relaes com a sociologia - empenhada em uma teoria da sociedade - e com a psicologia do desenvolvimento, analisada por Piaget e Kohlberg. Sua reflexo delimitada pelo perodo compreendido entre a publicao das obras A Lgica das Cincias Sociais (1967/1970) e Conscincia Moral e Agir Comunicativo (1983). Habermas ressalta, entretanto, que no existe qualquer dependncia da filosofia moral para com as confirmaes obtidas pela psicologia do desenvolvimento. Segundo a lgica do desenvolvimento de Kohlberg, a conscincia moral evolui em trs nveis: pr-convencional, convencional e psconvencional. Este ltimo o nvel do discurso, no qual, pelo processo de descentralizao interna, o indivduo torna-se capaz de formular e emitir julgamentos morais, participando de uma reconstruo da tica. Kohlberg lista os trs principais pontos de vista a partir dos quais introduz as premissas tomadas de emprstimo da filosofia: cognitivismo, universalismo e formalismo. A evoluo social para Habermas desdobra-se da prpria razo comunicativa. Significa dizer que o mundo da vida evolui no sentido de uma racionalidade reflexiva que pode ser explicada em termos gerais pela descentrao da compreenso das imagens do mundo. Portanto, apesar de ambos os filsofos defenderem uma tica universalista, comea-se a esboar diferenciaes entre ambos os posicionamentos. Habermas, em O Discurso filosfico da modernidade, refere-se leitura de Hegel sobre a subjetividade enquanto elemento presente na modernidade. Ainda podemos afirmar que a tica do Discurso no portadora de qualquer orientao contedista, mas sim, um "procedimento rico de pressupostos, que deve garantir a

imparcialidade na formao dos juzos". Portanto, a tica do discurso de Habermas nesta perspectiva de uma identidade ps-convencional tem concomitantemente uma similaridade com a proposta kantiana "age de tal maneira que a mxima de tua ao se torne universal" no aspecto cognitivo e universal. Destarte, diferenciando no prprio entendimento da filosofia e pelo subsdio que busca Habermas na psicologia do desenvolvimento: Piaget e Kohlberg.
13

2.2 Comportamentos ticos A tica uma questo importante na vida pessoal e profissional das pessoas. Diz respeito ao cdigo de princpios e aos valores morais que norteiam o comportamento de uma pessoa ou mesmo de um grupo. Portanto, a tica define padres sobre o que julgamos ser certo ou errado, bom ou mau, justo ou injusto, legal ou ilegal na conduta humana e na tomada de decises em todas as etapas e os relacionamentos da nossa vida. Voc se considera uma pessoa tica? De acordo com Aristteles, filsofo grego do sculo IV antes de Cristo, "algumas coisas so agradveis por natureza e, entre essas, algumas o so em sentido absoluto e outras em relao a determinadas classes de animais ou de homens. Por outro lado, entre as coisas que no so agradveis por natureza, algumas se tornam agradveis por efeito de distrbios no organismo, outras por causa de hbitos e outras ainda por causa de uma natureza congenitamente m". Considerando o pensamento de Aristteles, no difcil imaginar o que leva uma pessoa a desviar sua conduta e manifestar um comportamento condenvel ante o padro estabelecido pela sociedade em geral. Naturalmente, ser ou no ser tico depende muito dos valores envolvidos em cada situao, da sua formao educacional e religiosa, da sua experincia de vida e tambm do ambiente onde as pessoas esto inseridas. O fato que no se pode desprezar o conceito, pois onde quer que voc v, as pessoas esto promovendo julgamentos de toda ordem sobre aquilo que voc pensa, diz, realiza e escreve. Algumas das principais razes pelas quais os seres humanos envolvemse em comportamentos no ticos so a sua natureza essencialmente competitiva e a busca predominante da vantagem sobre algo ou algum. Para ajud-lo a repensar essa questo, tomei a liberdade de resgatar alguns episdios testemunhados ao longo da minha carreira pessoal e profissional e submet-los sua fiel interpretao. Avalie a questo sob o ponto de vista da
14

tica e decida de acordo com os seus valores e os seus princpios. - Voc responsvel pelos processos de compra numa grande empresa distribuidora de materiais de construo. Por conta de uma reforma geral em andamento na sua prpria casa, sua situao financeira no das melhores. Consciente da situao, um dos fornecedores lhe prope arranjar todo o material de que voc precisa, gratuitamente, desde que os pedidos de compra da sua empresa sejam direcionados para a empresa dele. Ele promete manter sigilo e no aumentar os preos que j pratica para a sua empresa. O que voc faria? - Voc viaja constantemente e a poltica da empresa diz que pode se hospedar em hotis com dirias de at 200 reias. Voc encontra bons hotis com dirias que variam de 80 a 120 reais e ainda lhe oferecem a possibilidade de emitir comprovante no valor mximo reembolsvel pela empresa para ajud-lo. O que voc faria? - Voc o gerente financeiro da empresa onde trabalha h mais de dez anos. Um dos scios lhe procura para solicitar uma transferncia de valores, em pequenas quantidades semanais que, somadas, faro uma grande diferena no resultado anual da empresa. Que fique apenas entre ns dois - comenta o scio. Voc precisa muito do emprego e o outro scio tem por voc enorme considerao. O que voc faria? - Voc uma pessoa extremamente rgida quando se trata de dinheiro alheio, um comportamento que voc herdou dos seus pais e motivo de orgulho para a famlia. Voc foi admitido na empresa h um ms e vai almoar com o chefe pela primeira vez. Cada uma paga a sua conta, porm voc v que ele pediu a nota fiscal com o valor duas vezes maior do que a despesa realizada e sabe que ele vai solicitar o reembolso da empresa. O que voc faria? - Voc foi flagrado no radar dirigindo o seu possante com velocidade superior a 150 km/h. O agente rodovirio aproxima-se, pede para ver os documentos e o convida para sair do carro e assinar o auto de infrao. Ao se aproximar da viatura policial voc fica sabendo que a multa vai pesar no bolso. Entretanto, o agente lhe sussurra baixinho que se voc deixar um bom trocado para o "caf", ele faz de conta que no aconteceu nada e voc est liberado. O que voc faria?
15

- Voc ficou sabendo que o filho do seu melhor amigo est desviando peas do almoxarifado da empresa para vender no mercado paralelo de autopeas. Ele foi admitido na empresa com a sua recomendao, afinal, ele tambm seu afilhado. Acontece que o seu melhor amigo est desempregado h um bom tempo e, no momento, o filho dele representa a nica renda da famlia. Se voc denunci-lo, a renda cessa e sua reputao poder ser prejudicada. O que voc faria? Imagino que voc tenha sido sincero nas respostas. Um bom comeo praticar aquilo que tanto exigimos do governo, das empresas, dos empregados e da sociedade. No quero mencionar os polticos, pois acredito pouco nos seus netos que ainda no nasceram. Ser tico no to simples quanto se imagina. O discurso bom, mas na prtica ocorre algo muito diferente. Todas essas questes fazem parte do cotidiano das empresas e das pessoas. O que voc poder fazer com elas ser o seu maior desafio, portanto, quero compartilhar algumas lies simples - aprendidas com meus pais, bons chefes e colegas de trabalho - que me fazem viver a vida de maneira que eu possa deitar a cabea no travesseiro e acordar tranquilo todos os dias. Pense nisso e seja feliz! Diz Jernimo Mendes 2.3 10 aes para combater o assdio moral Segundo Patrcia Bispo - Infelizmente, ainda h casos em que os profissionais so submetidos a violncias que denigrem a imagem e autoestima da pessoa. Como resultado surge: baixo desempenho,

absentesmo e culmina at no desligamento do colaborador da empresa. Tratase do chamado assdio moral e se manifesta atravs de situaes constrangedoras ou degradantes como, por exemplo, rotulao de apelidos, delegao de atividades no compatveis funo, bem como atitudes de gestores que fazem do "abuso do poder" uma constante junto aos membros da sua equipe. O resultado dessa agresso, muitas vezes, termina at mesmo na Justia do Trabalho. Para que isso no ocorra, a organizao pode tomar aes preventivas. Confira abaixo algumas delas.

16

1 - A empresa pode investir em aes educativas e estimular a paz nos relacionamentos em todos os nveis. Para isso, os canais internos de comunicao so indispensveis no combate ao assdio moral. 2 - Quando a comunicao interna divulgar alguma informao referente ao assdio moral, a fonte deve ser sempre citada. Isso serve para matrias, entrevistas, promulgao de leis, entre outros dados relevantes. 3 - A cultura organizacional deve ser reforada e os colaboradores informados que os diretos humanos seja atravs dos direitos trabalhistas como tambm pelos direitos universais do cidado fazem parte dos valores internos e devem ser praticados por todos os que atuam na companhia. 4 - Uma tima oportunidade para saber se o assdio moral circula pela organizao durante a realizao da pesquisa de clima organizacional. Um dos fatores que podem ser abordados na aplicao da ferramenta exatamente saber se os funcionrios sentem-se coagidos, humilhados, discriminados de alguma forma, sejam pelos lderes ou demais colegas de trabalho. 5 - Para combater o assdio moral, a organizao pode criar um comit permanente e que tenha o objetivo de desenvolver procedimentos que garantam a integridade dos colaboradores. O mesmo comit pode, por exemplo, ser formado por representantes dos departamentos como por funcionrios formadores de opinio, que tenham facilidade de comunicao com os demais pares. 6 - Outra atividade relevante que d bons resultados a criao de um Cdigo de tica, que expresse claramente a postura da empresa em relao ao assdio moral e quais providncias sero adotadas, caso algum fato ocorra. 7 - A realizao de palestras em eventos realizados pela organizao como treinamentos, encontros comemorativos uma alternativa para esclarecer aos colaboradores o que significa assdio moral e as consequncias que pode gerar a empresa, ao assediador e vtima.

17

8 - Os gestores tm papel de grande relevncia no combate e na preveno do assdio moral. Para isso, a empresa pode optar em treinar os gestores e esses, por sua vez, tornem-se agentes multiplicadores do assunto. 9 - Muitas vezes, as vtimas do assdio moral ficam caladas porque no se sentem seguras de fazer a denncia para que o problema venha tona. A rea de Recursos Humanos, por exemplo, deve deixar claro que suas portas sempre estaro abertas para ouvir os funcionrios, garantindo o sigilo dos fatos relatados. 10 - Ao tomar cincia de assdio moral, a rea de RH precisa averiguar a veracidade da denncia e, quando o fato for constatado, encaminha o caso rapidamente para a direo, a fim de que as providncias necessrias sejam adotadas. 2.4 O papel da tica no RH das organizaes Muito se tem falado sobre tica atualmente. Parece-me que o assunto quase uma novidade no mercado; e o pensamento de uma grande maioria de que se trata apenas de mais um "modismo", uma onda passageira que arrastaria as organizaes para um processo de reviso de seus procedimentos internos e externos nos mbitos social, cultural, de convvio com clientes, fornecedores e acionistas diante de uma crise mundial ora instaurada. Mero engano. O tema que a princpio parece ser recente e superficial em alguns crculos mais antigo e profundo do que se imagina. Se levarmos em considerao a origem do termo, "tica" representa mais que a essncia do como devemos agir para atingir um objetivo ou uma meta, ou melhor, dentro de quais princpios devemos nortear nossas decises. A incansvel busca do homem para conseguir sua realizao, o seu equilbrio psicofsico, enfim, ter uma vida virtuosa, vai de encontro a esses conceitos de carter tico debatidos exaustivamente por grandes filsofos, desde os tempos de Scrates, h cerca de 400 a.C.. A partir de ento, foram surgindo novas correntes filosficas sobre a tica, porm, sempre dentro de um propsito nico que a definio da maneira de agir do ser humano - nico ser vivo capaz de
18

demonstrar tais comportamentos dentro da viso tica - e de se relacionar com o meio em que vive. Diferentemente da moral, mas estreitamente relacionada ao termo, atravs da tica que a pessoa levada ao seu momento de introspeco. Isto , ele se volta para o seu prprio ntimo fazendo um autoexame de conscincia e avaliando os reflexos de suas atitudes e comportamentos perante a sociedade que o circunda; afinal, a atitude tica necessria em qualquer segmento, seja na vida profissional ou pessoal. Ao longo dos anos, a sociedade de um modo geral vem passando por transformaes comportamentais que consequentemente influenciaram as empresas a passarem por processos de mudanas em relao sua atuao e os impactos gerados por elas. Tais mudanas so fundamentais para que essas organizaes sobrevivam em um mercado globalizado, como o atual, isto , se realmente estas companhias estiverem de fato dispostas a se tornarem competitivas e sobreviverem. J no existe espao para as empresas que no se engajam no que diz respeito sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, pois os consumidores esto mais exigentes e conscientes do papel das organizaes nestas questes, o que gera certa presso para que elas atuem de maneira sustentvel. Ento, o "agir correto" deixou de ser tratado apenas como mais um "artigo de perfumaria"; um tema que agora est inserido em planos estratgicos empresariais e em alguns casos faz parte at mesmo das metas a serem atingidas pelas equipes de trabalho. dever de todos nas instituies manter a boa imagem da organizao perante a sociedade atravs da boa conduta de seus funcionrios, tanto com os clientes internos quanto externos. neste cenrio de mudanas que o papel da rea de Recursos Humanos tem sido de fundamental importncia. Desmistificar o assunto e disseminar a importncia da tica - adotando-a muitas das vezes como um valor institucional - que est relacionada a aes e bons comportamentos de todos os
19

funcionrios da organizao. Alm de alinhar todos os nveis hierrquicos, convidando-os a participarem democraticamente da elaborao e implantao de um cdigo de conduta interno, so formas de comprometer e envolver a organizao como um todo, para juntos caminharem em consonncia com os ideais, valores e misso da empresa. Cabe, neste caso, rea de Recursos Humanos o papel de mediador dessas questes. o RH que possui as ferramentas para o envolvimento das pessoas, convocando-as e incentivando-as a se comprometerem com o processo de implementao de uma nova cultura organizacional. Neste novo cenrio o RH ganha uma posio de destaque, pois agora assume um papel mais estratgico nas organizaes, funcionando como uma espcie de elo entre as reas. Dessa forma, o departamento atua verdadeiramente como agente ativo nos processos que envolvam as pessoas e deixando de lado aquela viso antiga de RH operacional, na qual o setor era visto apenas como um gerador de custos e sinnimo de demisses.

20

CONCLUSO Conforme a abordagem deste artigo cientifica esta claro que os primeiros a usar a palavra tica e a defini - l foram os filsofos gregos uma compreenso das noes e dos princpios que sustentam as bases da moralidade social da vida. So uma reflexo sobre o valor de aes coletivas e individuais. Sendo assim, existe apenas uma tica, mas diversas ticas elaboradas a partir de situaes vividas pelo individuo ou por uma sociedade. Esta claro que tica e moral esto ligadas, porem distintas. A moral esta relacionada com os valores humanos, o certo e o errado, e seriam transmitidos por grupos sociais ou religiosos. A conduta moral visa o bem dos indivduos de determinada sociedade. Quando uma pessoa desobedece a normas

estabelecidas pela sociedade onde vive, satisfazendo seus prprios interesses, causa um desequilbrio no bem-estar do grupo. As regras morais foram institudas para proporcionar segurana aos indivduos que se submetem a elas, que pode ser modificada com o tempo e o grupo social. A importncia da tica est na moral. Ocorre quando o individuo compreende suas atitudes sociais institudas em prol da conservao pessoal como da social em que ele vive. importante ressaltar que um indivduo pode discordar dos valores morais de sua comunidade. Uma pessoa que tem conscincia de seu direito de liberdade pessoal no sentir confortvel em viver limitado com suas aspiraes, uma vez admitindo que pensa diferente dos demais individuo, poder optar continuar submisso a tais normas ou expor uma nova circunstancia para si e para sua sociedade. Assim uma pessoa pode ser imoral por ter outros valores e ser tica por agir com seu prprio jeito de ser.

21

Bibliografia

Entrevista concedida ao jornal A Crtica (Manaus) em 20/11/2007 para uma matria sobre tica profissional, "Atitude que compromete", publicada em 26/11/2007 no caderno "Oportunidades". http://www.rh.com.br/Portal/Relacao_Trabalhista/Artigo/6157/o-papel-da-eticano-rh-das-organizacoes.html

22

Anda mungkin juga menyukai