Anda di halaman 1dari 2

Escultura do Renascimento

A escultura renascentista distingue-se da gtica essencialmente por deixar de ter a funo de elemento ornamental, valendo por si mesma. Entende-se como um processo de recuperao da escultura da Antiguidade clssica. Os escultores encontraram nos vestgios artsticos e nas descobertas de stios dessa poca passada a inspirao perfeita para as suas obras. Voltou-se representao do nu, as esttuas equestres foram retomadas, sendo exemplo de realismo. Tambm se inspiraram na natureza. Neste contexto se tem de levar em conta a exceo dos artistas flamengos ao norte da Europa, os quais, para alm de superar o estilo figurativo do gtico, promoveram um Renascimento alheio ao italiano, sobretudo na pintura. O renascer antiguidade com o abandono do medieval, que para Giorgio Vasari "fora um mundo prprio de godos", e o reconhecimento dos clssicos com todas as suas variantes e matizes foi um fenmeno quase exclusivamente desenvolvido na Itlia. A arte do Renascimento conseguiu interpretar a natureza e traduzi-la com liberdade e com conhecimento em mltiplas obras mestras. Caractersticas A escultura no Renascimento tomou como base e modelo as obras da antiguidade clssica e a sua mitologia, com uma nova viso do pensamento humanista e da funo da escultura na arte. Como na escultura grega, procurou-se a representao naturalista do corpo humano nu com uma tcnica aperfeioada, graas ao estudo meticuloso da anatomia humana. Na Itlia conviveram os temas profanos com os religiosos; no assim em outros pases como a Espanha e a Alemanha, nas quais prevaleceu o tema religioso. O corpo humano representou a beleza absoluta, cuja correspondncia matemtica entre as partes encontrava-se bem definida, e o contrapposto foi usado constantemente de Donatello a Michelangelo. Nesta poca quando se deu praticamente a libertao da escultura do quadro arquitetnico, os relevos foram realizados com as regras da perspectiva e as personagens mostravam-se com expresses de dramatismo que levavam a sensao de grande terribilit nos sentimentos expostos nas esculturas de Michelangelo, como no rosto do seu Davi. Um papel fundamental foi o mecenas, representado pela igreja e por personagens da nobreza que obtinham prestgio social e propaganda poltica com o seu mecenato. O mecenato abarcou todos os temas: religiosos, mitolgicos, de vida cotidiana, retratos de personagens, etc. Reapareceu com o Renascimento a glptica greco-romana, que se esquecera quase por completo durante a Idade Mdia na lavra de pedra fina (salvo algumas mostras de arte bizantina), e desde o sculo XVI lavraram-se preciosos camafeus de gosto clssico, to perfeitos que, s vezes, chegam a ser confundidos com os antigos. Porm, quase no alcanou a restabelecer-se o uso dos entalhes de pedra fina, to prediletos das civilizaes grega e romana. Estes pequenos relevos serviram como modelo, aps engrandecidos, para a decorao por parte de escultores em grandes medalhes para palcios da Itlia e da Frana.

Materiais A escultura do Renascimento usou todo tipo de materiais, principalmente do mrmore, bronze e madeira . O bronze competiu com o mrmore, principalmente em monumentos funerrios, fontes e pequenas esculturas para decorao de interiores, assim como em esttuas equestres como a do condottiero Colleoni em Veneza. As reprodues de estatuetas em bronze tiveram grande difuso no Renascimento, devido ao grande nmero de colecionadores. Em Florena foram Antonio Pollaiuolo (Hrcules e Anteu) e Andrea del Verrocchio (Menino alado com peixe) os iniciadores por encomenda dos Medici. Da oficina de Leonardo da Vinci conservam-se pequenos bronzes com o cavalo encabritado de uma altura de 23 cm. O escultor de Mntua Pier Jacopo Alari Bonacolsi, chamado Antico, instalou-se em Roma para a execuo de redues em bronze de mrmores antigos. A madeira foi usada mormente em pases como a Alemanha e a Espanha, onde a grande riqueza florestal e o trabalho tradicional da madeira policromada estava muito arraigado, e empregue na execuo de imaginria religiosa, retbulos e altares. A terracota foi empregue como material mais pobre e, portanto, mais econmico; foi usada terracota em cor natural e policromada, como por Antonio Rossellino e o seu discpulo Matteo Civitali na Virgem da Anunciao na igreja dos Servos de Luca. O artista italiano Pietro Torrigiano realizou na Espanha vrias esculturas em barro policromado, algumas delas conservam-se no Museu de Belas Artes de Sevilha. A Luca della Robbia, que seguiu o estilo donatelliano, atribui-lhe a inveno do barro esmaltado que empregou no tabernculo de Santa Maria Novella de Florena em combinao com o mrmore para dar colorido obra, e depois em tondos e em Madonnas; a sua oficina, continuada pelo seu sobrinho Andrea della Robbia realizou grande quantidade de obras de terracota esmaltada que se difundiram por toda Europa.

Principais Caractersticas - Buscavam representar o homem tal como ele na realidade - Proporo da figura mantendo a sua relao com a realidade - Profundidade e perspectiva - Estudo do corpo e do carter humano

Anda mungkin juga menyukai