Anda di halaman 1dari 13

Compactao de solos em Sistema Plantio Direto Grupo: Fsica de solo em sistemas agrcolas Depto de Solos, CCR, UFSM

1.O que compactao?


Processo em que h reduo da porosidade por foras compressivas aplicadas ao solo, forando as partculas a se moverem e ficarem mais prximas reduzindo os espaos entre elas.

2. O que comumente entende-se por solo compactado?


Refere-se a um determinado estado ou nvel de compactao que apresenta limitaes fortes ao crescimento do sistema radicular das culturas.

3.Quais as causas da compactao?


1 - Em SPD causada pelo trfego de mquinas usadas para semear, aplicar defensivos e adubos, e colher gros e biomassa, especialmente as automotrizes que so mquinas muito pesadas. A mxima compactao acontece quando o trfego ocorre em solo com umidade prxima ou acima da capacidade de campo (1 a 5 dias aps chuva). 2 Em sistemas de integrao lavoura pecuria a compactao pode ser causada tambm pelo pisoteio animal. Nesse caso, a carga animal, a poca do pastejo e o estado da pastagem desempenham papel fundamental na origem da compactao.

4.Quais as conseqncias e porque a compactao considerada um problema?


Restringe o crescimento radicular e o volume de solo explorado por ele, reduzindo a disponibilidade de gua, de ar e de nutrientes. Reduz principalmente a macroporosidade reduzindo aerao do solo e a infiltrao da gua, com efeitos na atividade microbiana do solo e no aumento do escoamento superficial, acelerando o processo erosivo

5.Como a compactao pode ser identificada?


Aspecto macio do solo, alta resistncia do solo penetrao, alta densidade do solo, baixa macroporosidade e razes com deformaes, especialmente retorcidas, achatadas ou com crescimento aparente restringido. No campo o ideal verificar como as plantas enxergam o solo abre-se uma trincheira prximo a uma planta em pleno florescimento e analisa-se seu sistema radicular. Razes restringidas (com crescimento predominante lateral, significativo e abrupto decrscimo de densidade e comprimento) e alta resistncia ao toque de uma faca ou objeto pontiagudo so indicadores de solo compactado.

DS=1,3 g cm -3 No Compactado DS=1,7 g cm -3 Compactado

6.Quais os limites crticos os quais restringem o crescimento radicular?


Depende da textura do solo e do tipo de cultura, mas como regra geral (feijo, soja,...) temos: Textura Ds Macro P.Biolgicos RP,KPa Argiloso 1,45 g cm-3 10 % 3a5% 2000 Franco 1,55 g cm-3 10 % 3a5% 2000 Arenoso 1,65 g cm-3 10 % 3a5% 2000

7.Aonde a compactao ocorre em solo sob SPD?


Consistentemente, a camada mais compactada ou com maior estado ou nvel de compactao encontra-se de 10 a 15 cm de profundidade.

8.Quando o problema compactao aumenta?


Quanto mais o solo seca, maior o impacto da compactao nos valores de resistncia do solo penetrao e as diferenas entre os nveis de compactao aumentam aumentando as restries para as plantas. Para o RS no vero, de maneira geral, h falta de gua no solo e quanto mais seco for o ano maiores os problemas associados compactao.

Avaliao realizada em 12/11/2001 Umidade Gravimtrica = 31 %


Resistncia do Solo Penetrao, kPa
0 0 500 1000 1500 2000 2500 3000 3500 4000

10

P fu d a e c ro n id d , m

15

20

25

30

35
T1 (sucesso soja/trigo) T2 (milho/aveia/milho/guandu/trigo/soja/trigo) T3 (guandu/trigo/soja/trigo/soja/aveia) T4 (crotalaria/trigo/soja/aveia/milho/trigo)

40

45

Avaliao realizada em 23/10/2001 Umidade gravimtrica = 17 %


Resitncia do solo Penetrao, kPa
0 0 500 1000 1500 2000 2500 3000 3500 4000

10

P fu d a e c ro n id d , m

15

20

25

30 T2 (milho/aveia/milho/guandu/trigo/soja/trigo) T1 (sucesso soja/trigo) 35 T3 (guandu/trigo/soja/trigo/soja/aveia) T4 (crotalaria/trigo/soja/aveia/milho/trigo) 40

9.Como a compactao pode ser aliviada?


Rotao de culturas; aumentando matria orgnica do solo; reduzindo presso dos pneus e peso da maquinaria; trfego em dias com solo no muito mido; manuteno de cobertura no solo.

10.Como a compactao pode ser reduzida ou corrigida?


Via plantas de cobertura do solo: introduzindo plantas de cobertura de solo, especialmente leguminosas de vero, com sistema radicular agressivo, denso e comprido e com alta produo de biomassa area. Esse mtodo altamente recomendado para sistemas com nveis de compactao abaixo do limitante na maior parte do ciclo das culturas. Algumas alternativas: guand, crotalrias, feijo de porco, nabo forrageiro, etc... Via mecnica: atravs de escarificadores quando o estado ou nvel de compactao alto ou for de interesse do produtor correo rpida da compactao. Se esse mtodo no for acompanhado por um posterior e eficiente sistema de rotao de culturas, com gramneas e leguminosas, o efeito mecnico da descompactao temporrio e logo volta ao estado que estava antes.

Anda mungkin juga menyukai