Anda di halaman 1dari 73

RESOLUO N 1.

003, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2002


Aprova a Norma Geral para Elaborao de Regimento de Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia Crea e d outras providncias. O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA Confea, no uso das atribuies que lhe confere a alnea "f" do art. 27 da Lei n 5.194, de 24 de dezembro de 1966; e Considerando a alnea a do art. 27 da Lei n 5.194, de 1966, que atribui ao Confea a competncia para organizar o seu regimento interno e estabelecer normas gerais para elaborao dos regimentos dos Creas; Considerando a Lei n 8.195, de 26 de junho de 1991, que dispe sobre as eleies diretas para presidente do Confea e dos Creas; Considerando a Lei n 6.496, de 7 de dezembro de 1977, que institui a Anotao de Responsabilidade Tcnica na prestao de servios de Engenharia, de Arquitetura e de Agronomia e autoriza a criao, pelo Confea, de uma Mtua de Assistncia dos Profissionais, e d outras providncias; Considerando as disposies do Estatuto da Mtua, aprovado por resoluo baixada pelo Confea, RESOLVE: Art. 1 Aprovar a Norma Geral para Elaborao de Regimento de Crea, em anexo a esta Resoluo. Art. 2 Na elaborao dos seus Regimentos para definir sua organizao e funcionamento, os Creas devero observar adoo de estruturas administrativas adequadas e principalmente as condies de equilbrio econmico-financeiro. Art. 3 Os Creas devero apresentar ao Confea, para apreciao e posterior homologao, a proposta de adequao de seus atuais regimentos Norma Geral at 31 de novembro de 2003. Art. 4 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao. Art. 5 Ficam revogadas a Resoluo n. 195, de 31 de julho de 1970, e as disposies contrrias constantes da Resoluo n. 347, de 20 de setembro de 1990. Braslia, 13 de dezembro de 2002.

Eng. Wilson Lang Presidente


Publicado no D.O.U. do dia 24 de dezembro de 2002 Seo 1 pg. 305/316

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

NORMA GERAL PARA ELABORAO DE REGIMENTO DE CREA _________________________________________________________________________ SUMRIO 1 Introduo 2 Objetivo 3 Documentos complementares 4 Normas para configurao e para redao do texto do regimento 5 Normas para elaborao do regimento 6 Ttulo I Do Conselho Regional 7 Ttulo II Da Estrutura Bsica 8 Ttulo III Da Estrutura de Suporte 9 Ttulo IV Da Estrutura Auxiliar 10 Ttulo V Das Disposies Gerais 11 Ttulo VI Das Disposies Transitrias 12 Ttulo VII Das Disposies Finais 13 Anexo A Modelo Referencial para Elaborao de Regimento de Crea 14 Anexo B Modelos para Apresentao de Instrumento de Manifestao 15 Bibliografia 1 Introduo A busca da uniformizao dos procedimentos administrativos um dos mais importantes e permanentes desafios internos do Sistema Confea/Crea para adequar-se s novas demandas, tecnologias e dinmica da sociedade. A ordenao de princpios bsicos para a estrutura, a organizao e o funcionamento dos Conselhos Regionais ao essencial para atingir a eficincia e a eficcia do Sistema Confea/Crea. Assim, considerando que as unidades integrantes do Sistema necessitam funcionar como estrutura organizada e harmnica, esta Norma apresenta a estrutura organizacional necessria otimizao do funcionamento dos Creas, ressalvadas as peculiaridades de cada jurisdio, estabelecendo parmetros essenciais unidade de ao dos rgos integrantes do Sistema Confea/Crea. Desse modo, essencial que os Creas elaborem seus regimentos obedecendo s disposies contidas nesta Norma, alm de desenvolver aes que promovam a efetiva implantao dos regimentos nos Regionais. 2 Objetivo 2.1 Atender ao disposto na alnea a do art. 27 da Lei n. 5.194, de 24 de dezembro de 1966. 2.2 Uniformizar os procedimentos administrativos dos rgos que compem o Sistema Confea/Crea, por meio da ordenao de princpios bsicos para a estrutura, a organizao e o funcionamento dos Conselhos Regionais. 2.3 Uniformizar os textos dos regimentos dos Creas, por meio da consolidao de conceitos, da definio, da estrutura e da redao do documento. 2.4 Fixar as condies exigveis para elaborao e apresentao de regimento de Crea.

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

3 Documentos complementares Na aplicao desta Norma necessrio consultar: Lei n 4.320, de 17 de maro de 1964, que institui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal. Lei n 5.194, de 24 de dezembro de 1966, que regula o exerccio das profisses de engenheiro, arquiteto e engenheiro agrnomo, e d outras providncias. Lei n 6.496, de 7 de dezembro de 1977, que institui a Anotao de Responsabilidade Tcnica na prestao de servios de Engenharia, de Arquitetura e Agronomia; autoriza a criao, pelo Confea, de uma Mtua de Assistncia dos Profissionais, e d outras providncias. Lei n 8.195, de 26 de junho de 1991, que altera a Lei n 5.194, de 24 de dezembro de 1966, dispondo sobre eleies diretas para presidente dos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, e d outras providncias. Lei n 8.666, de 21 de junho de 1993, que regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituio Federal, institui normas para licitaes e contratos da Administrao Pblica e d outras providncias. Lei n 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que dispe sobre Direito Autoral. Decreto-Lei n 5.452, de 1 de maio de 1943, que aprova a Consolidao das Leis do Trabalho. Resoluo n 1.000, de 1 de janeiro de 2002, que dispe sobre os procedimentos para elaborao, aprovao e homologao de atos administrativos normativos de competncia do Sistema Confea/Crea. Resoluo do Confea que aprova o Cdigo de tica Profissional. Resoluo do Confea que dispe sobre os processos eleitorais para presidente do Confea, de Crea e para conselheiro federal. Resoluo do Confea que dispe sobre os procedimentos para conduo de processo de infrao legislao em vigor e ao Cdigo de tica Profissional. 4 Normas para configurao e para redao do texto do regimento 4.1 Estrutura do texto O texto do regimento deve ser estruturado em trs partes bsicas: a) parte preliminar, contendo a epgrafe e o enunciado do objeto; b) parte normativa, contendo o texto das normas que regulam o objeto definido na parte preliminar; e c) parte final, contendo a clusula de vigncia. 4.1.1 Para os efeitos desta Norma, so adotadas as seguintes definies descritas na Resoluo n 1.000, de 2002: a) epgrafe, expressa o ttulo que identifica o documento; b) texto, contm a matria normativa organizada por meio de artigos, pargrafos, incisos e alneas que expressam as disposies da norma; e c) clusula de vigncia, determina a partir de qual data o regimento entra em vigor.

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

4.2 Objeto e assunto 4.2.1 O texto do regimento deve ser iniciado com a indicao do objeto a ser normatizado. 4.2.2 O texto do regimento deve conter apenas matria regimental, no sendo permitida a incluso de matria estranha ou no vinculada por afinidade, pertinncia ou conexo. 4.3 Articulao A articulao do texto do regimento deve expor a matria normatizada, observando as regras estabelecidas na Resoluo n 1.000, de 2002. 4.4 Redao A redao deve observar as regras estabelecidas na Resoluo n 1.000, de 2002, quanto clareza, preciso e ordem lgica. 4.4.1 Para a obteno de clareza: a) usar as palavras e as expresses em seu sentido comum; b) usar frases curtas e concisas; c) construir as oraes na ordem direta, evitando o preciosismo, neologismo e adjetivaes dispensveis; d) buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto, de preferncia o tempo presente; e e) usar os recursos de pontuao de forma judiciosa, evitando os abusos de carter estilstico. 4.4.2 Para a obteno de preciso: a) articular a linguagem com clareza, de modo que permita completa compreenso do objetivo, do contedo e do alcance do regimento; b) expressar a idia, quando repetida no texto, por meio das mesmas palavras, evitando o emprego de sinonmia com o propsito meramente estilstico; c) evitar o emprego de palavra ou expresso que confira duplo sentido ao texto; d) escolher termos que tenham o mesmo sentido e significado na maior parte do territrio nacional, evitando o uso de expresses locais e regionais; e e) usar apenas siglas consagradas pelo uso, observando o princpio de que a primeira referncia no texto seja acompanhada de explicitao de seu significado. 4.4.3 Para a obteno de ordem lgica: a) reunir sob as categorias de agregao seo, captulo e ttulo apenas as disposies relacionadas com a matria nelas especificadas; b) restringir o contedo de cada artigo a um nico assunto ou princpio; e c) expressar por meio dos pargrafos os aspectos complementares norma enunciada no caput do artigo e as excees regra por este estabelecida. 4.5 Gramtica Para os efeitos desta Norma, so adotadas as regras gramaticais da norma culta da Lngua Portuguesa, observadas as seguintes regras e entendimentos especficos:

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

4.5.1 Uso de letra minscula: deve ser observado o uso corrente, seguindo tendncia simplificadora. a) substantivo comum, indicando conceito genrico de um termo: cmaras especializadas, comisses permanentes, regimento; e b) cargos, profisses, ttulos e formas de tratamento: presidente, conselheiro regional, coordenador, coordenador-adjunto, diretor, secretrio, assessor. 4.5.2 Uso de letra maiscula: deve ser observado o uso corrente de inicial maiscula no comeo da frase e de nomes prprios. a) substantivo prprio, indicando conceito especfico de um termo: Cmara Especializada de Engenharia, Comisso Permanente de tica, Regimento do Crea-UF; e b) instituies, rgos e unidades administrativas: Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, Plenrio, Cmara Especializada de Engenharia, Presidncia, Diretoria; e c) cincias, disciplinas, escolas: Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia, Meteorologia. 4.5.3 Grafia de sigla: reunio das letras iniciais dos vocbulos fundamentais de uma denominao ou ttulo, sem articulao prosdica, constituindo mera abreviatura: a) sigla com at trs letras, grafada em maiscula: NGB, MEC, UF, NG; b) sigla com mais de trs letras formando palavra, de preferncia grafada em letras minsculas, exceto a inicial: Confea, Crea, Embrapa, Embratel. c) sigla com mais de trs letras no formando palavra, grafada s em maiscula: FGTS, INSS, URSS. 5 Normas para ordenao do regimento O regimento de Crea o conjunto de normas que regem o funcionamento do Conselho Regional e o instrumento pelo qual sua estrutura organizacional formalizada. 5.1 Estrutura organizacional do Crea A estrutura organizacional do Crea deve ser definida visando otimizao do funcionamento do Conselho Regional e implementao de parmetros uniformes e harmnicos, essenciais unidade de ao dos rgos integrantes do Sistema Confea/Crea. Neste sentido, esta Norma define a estrutura organizacional necessria otimizao do funcionamento dos Creas: a) estrutura bsica, agrupando os rgos decisrios e executivos do Conselho: Plenrio, cmaras especializadas, Presidncia, Diretoria e inspetorias; b) estrutura de suporte, agrupando os rgos deliberativos de apoio estrutura bsica: comisses permanentes, comisses especiais e grupo de trabalho; e c) estrutura auxiliar, agrupando as unidades de apoio tcnico e administrativo estrutura bsica e estrutura de suporte. 5.2 Estrutura do regimento de Crea A estrutura do regimento deve relacionar a matria normativa estrutura organizacional do Crea qual est diretamente vinculada, subdividindo-a em ttulos, de acordo com o seguinte ordenamento: a) Ttulo I Do Conselho Regional; b) Ttulo II Da Estrutura Bsica; c) Ttulo III Da Estrutura de Suporte;
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

d) Ttulo IV Da Estrutura Auxiliar; e) Ttulo V Das Disposies Gerais; f) Ttulo VI Das Disposies Transitrias; e g) Ttulo VII Das Disposies Finais. Os ttulos so subdivididos em captulos, e estes em sees, procurando normatizar a matria relacionada. 5.3 Modelos e Notas Com o objetivo de auxiliar os Creas no ordenamento e na redao de seu regimento, esta Norma traz anexos um modelo referencial para elaborao de regimento de Crea e modelos para apresentao de informaes. O Modelo Referencial para Elaborao de Regimento de Crea, denominado Modelo Referencial, anexo A desta Norma, apresenta artigos redigidos e ordenados de acordo com as normas aqui estabelecidas, indicando as informaes essenciais que todo regimento de Crea deve apresentar. Na Norma, os artigos do Modelo Referencial encontram-se grafados entre parnteses aps os itens cujos contedos devem ser especificados no regimento. O texto dos artigos do Modelo Referencial devem ser adotados em sua ntegra, examinando as notas explicativas, de regulamentao ou de recomendao, que devem ser observadas para a compreenso da matria: a) notas explicativas, grafadas em destaque, buscam manifestar a inteno de determinada norma ou artigo; b) regulamentaes, grafadas em destaque, buscam indicar ao Crea quais informaes devem ser complementadas ao texto apresentado no Modelo Referencial; e c) recomendaes, grafadas em destaque, buscam sugerir especificaes ou artigos, visando abordar matrias relevantes que no so de carter genrico, cuja adoo fica a critrio de cada Crea, de acordo com suas peculiaridades e necessidades. Por sua vez, os modelos para apresentao de informaes de I a X, anexo B desta Norma, indicam os dados essenciais que devem ser explicitados nos referidos formulrios, independentemente do formato a ser utilizado. 6 Ttulo I Do Conselho Regional Neste ttulo devem constar as informaes relativas instituio, composio e organizao do Crea, buscando caracterizar a identidade, a misso e as competncias do Conselho Regional. Para obteno de ordem lgica o texto deve ser subdividido nos seguintes captulos: a) Captulo I Da Natureza, da Finalidade e da Organizao do Crea; e b) Captulo II Da Competncia do Crea. 6.1 Captulo I Da Natureza, da Finalidade e da Organizao do Crea Neste captulo devem constar as seguintes informaes: a) a personalidade jurdica, a sede, o foro e a forma de instituio do Crea (art. 1); b) a misso institucional do Crea e as aes necessrias ao seu cumprimento (art. 2); e c) a estrutura organizacional do Crea, indicando como unidades constitutivas a estrutura bsica, a estrutura de suporte e a estrutura auxiliar (art. 3).

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

6.1.1 Para os efeitos desta Norma, so adotadas as seguintes definies: a) ao: 1. atividade; 2. resultado ou efeito do processo que decorre da natureza ou da vontade de um ser, o agente. b) competncia: 1. aptido de uma autoridade pblica para a efetivao de certos atos; 2. poder conferido a um rgo ou a um funcionrio para o exerccio de determinados atos. c) estrutura: 1. organizao dos elementos que formam um todo; 2. sistema que compreende elementos ordenados e relacionados entre si de forma dinmica. d) misso: 1. incumbncia; 2. obrigao imposta ou contrada; 3. dever a cumprir. e) organizao: 1. modo pelo qual se organiza um sistema; 2. modo pelo qual se combinam as partes que formam o todo, para realizao de certas funes; 3. conjunto de normas essenciais para a constituio e funcionamento de servios pblicos. 6.2 Captulo II Da Competncia do Crea Neste captulo devem constar as competncias exercidas pelo conjunto das unidades constitutivas do Conselho Regional estabelecidas na legislao em vigor (art. 4). 6.2.1 Para os efeitos desta Norma, so adotadas as seguintes definies: a) apreciar: 1. estudar, para formar juzo, antes do julgamento. b) decidir: 1. determinar; 2. julgar; 3. deliberar; 4. resolver. c) homologar: 1. aprovar por autoridade judicial ou administrativa. 7 Ttulo II Da Estrutura Bsica Nota explicativa: A estrutura bsica composta por rgos de carter decisrio ou executivo, que coordenados entre si, criam condies para o desempenho integrado e sistemtico da misso do Conselho Regional. Neste ttulo devem constar informaes especficas relativas aos rgos que compem a estrutura bsica do Crea, com o objetivo de esclarecer suas finalidades e funes, relacionando-os s demais unidades constitutivas do Conselho Regional. Para obteno de ordem lgica, este ttulo deve ser subdividido nos seguintes captulos (art. 5): a) Captulo I Do Plenrio; b) Captulo II Da Cmara Especializada; c) Captulo III Da Presidncia; d) Captulo IV Da Diretoria; e e) Captulo V Da Inspetoria. 7.1 Captulo I Do Plenrio Nota explicativa: O Plenrio o rgo colegiado decisrio que tem por finalidade decidir os assuntos de sua competncia relacionados s competncias do Conselho Regional, constituindo a segunda instncia de julgamento no mbito do Sistema Confea/Crea. Para obteno de ordem lgica, este captulo deve ser subdividido nas seguintes sees: a) Seo I Da Finalidade e da Composio do Plenrio; b) Seo II Da Competncia do Plenrio; c) Seo III Da Organizao da Sesso Plenria;
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

d) Seo IV Da Ordem dos Trabalhos da Sesso Plenria; e e) Seo V Do Conselheiro Regional. 7.1.1 Seo I Da Finalidade e da Composio do Plenrio Nesta seo devem constar as informaes relativas finalidade e composio do Plenrio estabelecidas de acordo com o disposto na legislao em vigor (arts. 6 a 8). 7.1.2 Seo II Da Competncia do Plenrio Nesta seo devem constar as competncias exclusivas do Plenrio, enquanto rgo decisrio do Conselho Regional, e a indicao do ato administrativo pelo qual se manifesta (arts. 9 e 10). 7.1.2.1 Compete ao Crea estabelecer outras atribuies do Plenrio necessrias para o melhor desempenho de suas funes, desde que no sejam contrrias ao disposto no regimento e na legislao em vigor. 7.1.3 Seo III Da Organizao da Sesso Plenria Nesta seo devem constar as informaes relativas organizao prvia necessria realizao de sesses plenrias: a) espcies de sesso plenria (art. 11); b) localidade e perodo de realizao de sesso plenria (arts. 12 e 13); e c) regras para convocao e para encaminhamento de pauta de sesso plenria (arts. 14 a 17). 7.1.3.1 Compete ao Crea estabelecer: a) prazo para convocao e para encaminhamento de pauta de sesso plenria ordinria (arts. 14 e 15); e b) perodo para realizao de sesso plenria extraordinria, considerando o tempo hbil e os recursos necessrios para viabilizar a reunio e a proximidade de data de realizao de sesso plenria ordinria (art. 16). 7.1.3.2 Para os efeitos desta Norma, so adotadas as seguintes definies: a) sesso plenria: sesso a que se convocam todos os membros de um rgo colegiado para discutir assunto relevante; b) sesso ordinria: reunio que se d nas datas ou nos perodos estipulados em calendrio anual de reunies, segundo o disposto no regimento da instituio para tratar de assunto relativo entidade; e c) sesso extraordinria: aquela realizada em data no estipulada previamente no calendrio anual de reunies, por meio de convocao especial dos interessados, para deliberar sobre assunto no previsto. Recomendao: Sugere-se que a espcie de sesso denominada especial seja eliminada, tendo em vista que os assuntos de qualquer natureza so tratados ora em reunio com data estipulada, sesso ordinria, ora em reunio com data no estipulada, sesso extraordinria. Neste caso, a definio da espcie de sesso deve restringir-se ao termo utilizado para a convocao, tal como: sesso plenria ordinria para posse de conselheiro regional. 7.1.4 Seo IV Da ordem dos Trabalhos da Sesso Plenria

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

Nesta seo devem constar as informaes relativas ao desenvolvimento dos trabalhos da sesso plenria: a) direo e conduo dos trabalhos (arts. 18 e 19); b) ordem dos trabalhos (arts. 20 a 24); c) ordem do dia (arts. 25, 26 e 28); d) pedido de vista (art. 27); e) votao (art. 29); e f) deciso (arts. 30 a 34). 7.1.4.1 Compete ao Crea estabelecer: a) composio da Mesa Diretora (art. 18); b) pessoa ou pessoas competentes para assinar a ata da sesso plenria com o presidente (art. 22); e c) nmero de vezes e o tempo de durao que cada conselheiro regional pode fazer uso da palavra, considerando o nmero de membros de seu Plenrio e o nmero de assuntos pautados para a sesso plenria (art. 26, inciso II). 7.1.5 Seo V Do Conselheiro Regional Nesta seo devem constar as informaes especficas relativas ao cargo de conselheiro regional: a) conceituao e atribuio especfica (arts. 35 e 36); b) posse e mandato (arts. 37 a 43, 46 a 48); c) licenciamento e substituio legal (arts. 44 e 45); d) competncias (art. 49); e e) honrarias (art. 50). 7.1.5.1 Para os efeitos desta Norma, so adotadas as seguintes definies: a) conselheiro regional: 1. membro de um Conselho Regional investido da competncia legal de deliberar; e b) suplente de conselheiro regional: 1. substituto; 2. o que j est escolhido para suprir o conselheiro regional no cumprimento de seus deveres, em certas ocasies, em sua falta, impedimento, licena ou renncia. 7.2 Captulo II Da Cmara Especializada Nota explicativa: A cmara especializada o rgo decisrio da estrutura bsica do Crea que tem por finalidade julgar e decidir os assuntos relacionados fiscalizao do exerccio e das atividades profissionais, e sugerir medidas para o aperfeioamento das atividades do Conselho Regional, constituindo a primeira instncia de julgamento no mbito do Sistema Confea/Crea. Para obteno de ordem lgica, este captulo deve ser subdividido nas seguintes sees: a) Seo I Da Finalidade e da Composio da Cmara Especializada; b) Seo II Da Coordenao da Cmara Especializada; c) Seo III Da Competncia da Cmara Especializada; e d) Seo IV Da Organizao e da Ordem dos Trabalhos da Reunio da Cmara Especializada.
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

7.2.1 Seo I Da Finalidade e da Composio da Cmara Especializada Nesta seo devem constar as informaes relativas finalidade e composio da cmara especializada (arts. 51 a 54). 7.2.1.1 Compete ao Crea instituir, no mnimo, as Cmaras Especializadas de Engenharia, de Arquitetura e de Agronomia, buscando a representao proporcional de cada um desses grupos profissionais no Plenrio (art. 51). Nota explicativa: O Plenrio pode instituir outras cmaras especializadas, respeitadas as normas estabelecidas pelo Confea em consonncia com o disposto no art. 48 da Lei n. 5.194, de 1966. A Cmara Especializada de Engenharia, sempre que for o caso, deve ser subdividida em cmaras especializadas que representem as demais reas profissionais do grupo da engenharia, obedecidos os critrios estabelecidos na legislao em vigor. 7.2.2 Seo II Da Coordenao da Cmara Especializada Nesta seo devem constar as informaes relativas escolha, ao mandato, substituio legal e s competncias do coordenador e do coordenador-adjunto da cmara especializada (arts. 55 a 60). 7.2.2.1 Compete ao Crea estabelecer a forma de escolha do coordenador e do coordenador-adjunto, informando o rgo responsvel pela indicao ou eleio (art. 56). 7.2.3 Seo III Da Competncia da Cmara Especializada Nesta seo devem constar as competncias da cmara especializada e a indicao dos atos administrativos pelos quais se manifesta (arts. 61 e 62). 7.2.4 Seo IV Da Organizao e da Ordem dos Trabalhos da Reunio da Cmara Especializada Nesta seo devem constar as informaes relativas ao funcionamento da reunio da cmara especializada, compreendendo a organizao prvia e a ordem dos trabalhos da reunio: a) localidade e data de realizao de reunio (art. 63); b) regras para convocao e para encaminhamento de pauta (arts. 64 a 67). c) quorum para instalao da reunio (art. 68); d) ordem dos trabalhos (arts. 69 a 72); e) pedido de vista (art. 73); f) votao (art. 74); g) deciso (arts. 75 a 76); e h) apoio tcnico e administrativo (art. 77). 7.2.4.1 Compete ao Crea estabelecer o prazo mnimo para encaminhamento de convocao para reunio ordinria (art. 65). 7.3 Captulo III Da Presidncia Nota explicativa: A Presidncia o rgo mximo executivo da estrutura bsica que tem por finalidade dirigir o Crea e cumprir e fazer cumprir as decises do Plenrio. Neste captulo devem constar as informaes relativas finalidade e direo da Presidncia (arts. 78 e 79).

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

Para obteno de ordem lgica, este captulo deve ser subdividido nas seguintes sees: a) Seo I Do Mandato e da Posse do Presidente; e b) Seo II Da Competncia do Presidente. 7.3.1 Seo I Do Mandato e da Posse do Presidente Nesta seo devem constar as informaes relativas ao mandato, posse e substituio legal do presidente de acordo com o disposto na legislao em vigor (arts. 80 a 85). 7.3.1.1 Compete ao Crea indicar os membros da Diretoria que substituem o presidente no caso de impedimento do vice-presidente, estabelecendo a ordem de precedncia (art. 84). 7.3.2 Seo II Da Competncia do Presidente Nesta seo devem constar as competncias exclusivas do presidente (art. 86). Nota explicativa: No h limitao legal que impea o presidente de delegar competncia, desde que haja previso regimental, considerando que a delegao de poderes ato discricionrio do gestor. Contudo, esclarece-se que a responsabilidade no transferida, ficando o presidente e o agente delegado solidariamente responsveis pelos encargos transmitidos. 7.4 Captulo IV Da Diretoria Nota explicativa: A Diretoria o rgo executivo da estrutura bsica do Crea que tem por finalidade auxiliar a Presidncia no desempenho de suas funes e decidir sobre questes administrativas. Para obteno de ordem lgica, este captulo deve ser subdividido nas seguintes sees: a) Seo I Da Finalidade e da Composio da Diretoria; b) Seo II Do Mandato e da Posse dos Diretores; c) Seo III Da Competncia da Diretoria; e d) Seo IV Da Organizao e da Ordem dos Trabalhos da Reunio da Diretoria. 7.4.1 Seo I Da Finalidade e da Composio da Diretoria Nesta seo devem constar informaes relativas finalidade e composio da Diretoria (arts. 87 a 92). 7.4.1.1 Compete ao Crea instituir a seguinte composio mnima para a Diretoria: a) presidente; b) vice-presidente; c) diretor-financeiro; e d) diretor-administrativo. Nota explicativa: O Crea pode especificar outros membros para a Diretoria de acordo com a necessidade do Regional. 7.4.1.2 Compete ao Crea estabelecer a constituio da Diretoria, indicando o rgo responsvel pela indicao ou eleio (art. 92). 7.4.2 Seo II Do Mandato e da Posse dos Diretores Nesta seo devem constar as informaes relativas ao mandato e posse dos membros da Diretoria (arts. 93 a 95).
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

7.4.3 Seo III Da Competncia da Diretoria Nesta seo devem constar as competncias da Diretoria e de seus membros, e a indicao do ato administrativo normativo pelo qual se manifesta (arts. 96 a 102). 7.4.3.1 Compete ao Crea estabelecer as atribuies especficas de cada membro da Diretoria (arts. 98 a 100). 7.4.4 Seo IV Da Organizao e da Ordem dos Trabalhos da Reunio da Diretoria Nesta seo devem constar as informaes relativas conduo, ao apoio tcnico-administrativo e ao funcionamento da reunio da Diretoria, considerando que esta deve adotar o modelo de regulamentao estabelecido para o funcionamento da reunio da cmara especializada, adaptando para a reunio da Diretoria o disposto no artigo relativo ordem dos trabalhos (arts. 103 a 106). 7.5 Captulo V Da Inspetoria Nota explicativa: A inspetoria o rgo executivo que representa o Crea no municpio ou na regio onde for instituda e tem por finalidade fiscalizar o exerccio e as atividades das profisses abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. As inspetorias podem ser agrupadas por regio ou por macroregio, podendo ser auxiliadas por rgos administrativos de gesto intermediria institudos pelo Crea. Neste ttulo devem constar informaes relativas finalidade, composio, ao apoio tcnicoadministrativo e s competncias da inspetoria (arts. 107 a 115). 7.5.1 Compete ao Crea estabelecer: a) o nmero e a designao de funes dos membros da inspetoria (art. 109); e b) a forma de constituio da inspetoria, informando o rgo responsvel pela indicao ou eleio (art. 110). 7.5.2 A instituio de inspetoria, em determinada localidade, deve observar aos seguintes critrios: a) nmero de profissionais registrados que nela atuam; b) volume de empreendimentos e a distncia destes em relao sede do Crea; e c) viabilidade econmica da manuteno da inspetoria. 8 Ttulo III Estrutura de Suporte Nota explicativa: A estrutura de suporte do Crea composta por rgos de carter permanente, especial ou transitrio, com o objetivo de garantir apoio estrutura bsica, nos limites de sua competncia especfica. Neste ttulo devem constar informaes especficas relativas aos rgos que compem a estrutura de suporte do Crea, com o objetivo de esclarecer suas finalidades, funes e subordinao, relacionando-os s demais unidades constitutivas do Conselho Regional. Para obteno de ordem lgica, este ttulo deve ser subdividido nos seguintes captulos (art. 116): a) Captulo I Da Comisso Permanente; b) Captulo II Da Comisso Especial; e c) Captulo III Do Grupo de Trabalho. Recomendao: O Crea pode instituir outros rgos de apoio estrutura bsica, desde que as informaes mnimas referentes a sua finalidade, composio, competncia, coordenao e funcionamento sejam especificadas no regimento.
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

8.1 Captulo I Da Comisso Permanente Nota explicativa: A Comisso Permanente rgo deliberativo e tem por finalidade auxiliar o Plenrio, a Diretoria ou a cmara especializada no desenvolvimento de atividades contnuas relacionadas a um tema especfico de carter legal, tcnico ou administrativo. Para obteno de ordem lgica, este captulo deve ser subdividido nas seguintes sees: a) Seo I Da Finalidade e da Composio da Comisso Permanente; b) Seo II Da Coordenao da Comisso Permanente; c) Seo III Da Competncia da Comisso Permanente; d) Seo IV Da Organizao e da Ordem dos Trabalhos da Reunio da Comisso Permanente; e) Seo V Da Comisso de tica Profissional; f) Seo VI Da Comisso de Oramento e de Tomada de Contas; e g) Seo VII Da Comisso de Renovao do Tero. 8.1.1 Seo I Da Finalidade e da Composio da Comisso Permanente Nesta seo devem constar as informaes relativas finalidade, subordinao e composio da comisso permanente, citando as comisses existentes no Crea (art. 117 a 121). Nota explicativa: A comisso permanente sempre subordinada ao Plenrio do Crea, considerando o aspecto vital e contnuo de suas atividades enquanto rgo deliberativo. 8.1.1.1 Compete ao Crea instituir, no mnimo, as seguintes comisses permanentes (art. 118): a) Comisso de tica Profissional; b) Comisso de Oramento e de Tomada de Contas; e c) Comisso de Renovao do Tero. Nota explicativa: Alm das Comisses de tica Profissional, de Oramento e de Tomada de Contas, e de Renovao do Tero, o Plenrio pode instituir outras comisses permanentes dentro do mesmo critrio geral, de modo a atender suas necessidades, desde que as informaes mnimas referentes modalidade e competncias sejam especificadas no regimento. 8.1.1.2 Compete ao Crea estabelecer nmero mpar de membros para a comisso permanente, assegurando, no mnimo, trs membros representando cada um dos grupos profissionais da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (art. 121). 8.1.2 Seo II Da Coordenao da Comisso Permanente Nesta seo devem constar as informaes relativas coordenao da comisso permanente, especificamente, escolha, ao mandato e s competncias do coordenador e do coordenadoradjunto (arts. 122 a 125). 8.1.2.1 Compete ao Crea estabelecer a forma de escolha do coordenador e do coordenador-adjunto, informando o rgo responsvel pela indicao ou eleio (art. 123). 8.1.3 Seo III Da Competncia da Comisso Permanente Nesta seo devem constar as competncias da comisso permanente (art. 126).

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

8.1.4 Seo IV Da Organizao e da Ordem dos Trabalhos da Reunio da Comisso Permanente Nesta seo devem constar as informaes relativas forma de manifestao e ao funcionamento da reunio da comisso permanente, considerando que esta deve adotar o modelo de regulamentao estabelecida para o funcionamento da reunio da cmara especializada, adaptando para a reunio da comisso o disposto no artigo relativo ordem dos trabalhos (arts. 127 a 129). 8.1.5 Seo V Da Comisso de tica Profissional Nota explicativa: A instituio da Comisso de tica Profissional obrigatria nos Creas, tendo em vista a necessidade de apurar os fatos atinentes s denncias, objetivando melhor instruir os processos de infrao ao Cdigo de tica Profissional a serem julgados e decididos pela cmara especializada. Nesta seo devem constar informaes relativas finalidade, assessoria e competncia da Comisso de tica Profissional (arts. 130 e 131). Recomendao: Sugere-se que a Comisso de tica Profissional seja composta por um membro de cada cmara especializada, visando representao das reas profissionais abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e, conseqentemente, instruo e anlise de processos referentes s reas do conhecimento tecnolgico e s diversas atividades fiscalizadas pelo Crea. 8.1.6 Seo VI Da Comisso de Oramento e de Tomada de Contas Nota explicativa: A instituio da Comisso de Oramento e de Tomada de Contas obrigatria nos Creas, tendo em vista a necessidade de acompanhar o comportamento da execuo oramentria da receita e da despesa do Crea. Nesta seo devem constar informaes relativas finalidade e competncia da Comisso de Oramento e de Tomada de Contas (arts. 132 e 133). 8.1.7 Seo VII Da Comisso de Renovao do Tero Nota explicativa: A instituio da Comisso de Renovao do Tero obrigatria nos Creas, uma vez que h necessidade de elaborar, anualmente, a proposta de renovao do tero do Plenrio do Crea a ser aprovada pelo Confea, e analisar e revisar continuamente os registros de entidades de classe e de instituies de ensino. Nesta seo devem constar informaes relativas finalidade e competncia da Comisso de Renovao do Tero (arts. 134 e 135). Recomendao: Sugere-se que a Comisso de Renovao do Tero seja composta por um membro de cada cmara especializada, visando representao das diversas reas profissionais abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e das diversas instituies de ensino e entidades de classe. 8.2 Captulo II Da Comisso Especial Nota explicativa: A comisso especial o rgo que tem por finalidade auxiliar os rgos da estrutura bsica no desenvolvimento de atividades de carter temporrio relacionados a um tema especfico de carter legal, tcnico ou administrativo. Para obteno de ordem lgica, este captulo deve ser subdividido nas seguintes sees: a) Seo I Da Finalidade da Comisso Especial; b) Seo II Da Coordenao da Comisso Especial; c) Seo III Da Organizao e da Ordem dos Trabalhos da Reunio da Comisso Especial; d) Seo IV Da Comisso do Mrito;
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

e) Seo V Da Comisso Eleitoral Regional; e f) Seo VI Da Comisso de Sindicncia e de Inqurito. 8.2.1 Seo I - Da Finalidade da Comisso Especial Nesta seo devem constar as informaes relativas finalidade da comisso especial, citando as comisses existentes no Crea (arts. 136 e 137). 8.2.1.1 Compete ao Crea regulamentar a instituio, no mnimo, das seguintes comisses especiais (art. 137): a) c) Comisso do Mrito CM; Comisso de Sindicncia e de Inqurito. b) Comisso Eleitoral Regional CER; e Nota explicativa: Alm das Comisses do Mrito, Eleitoral Regional e de Sindicncia e Inqurito, o Plenrio pode instituir outras comisses especiais dentro do mesmo critrio geral, de modo a atender suas necessidades, desde que as informaes mnimas referentes finalidade e competncias sejam especificadas no regimento. 8.2.2 Seo II Da Coordenao da Comisso Especial Nesta seo devem constar as informaes relativas coordenao da comisso especial, especificamente, escolha, ao mandato e s competncias do coordenador e do coordenadoradjunto (arts. 138 a 140). 8.2.2.1 Compete ao Crea estabelecer a forma de escolha do coordenador e do coordenador-adjunto, informando o rgo responsvel pela indicao ou eleio (art. 139). 8.2.3 Seo III Da Organizao e da Ordem dos Trabalhos da Reunio da Comisso Especial Nesta seo devem constar as informaes relativas forma de manifestao, assessoria, ao apoio tcnico-administrativo e ao funcionamento da reunio da comisso especial, considerando que esta deve adotar o modelo de regulamentao estabelecido para o funcionamento da reunio da cmara especializada, adaptando para a reunio da comisso o disposto no artigo relativo ordem dos trabalhos (arts. 141 a 145). 8.2.4 Seo IV Da Comisso do Mrito Nota explicativa: A Comisso do Mrito deve ser instituda no Crea por meio de ato normativo homologado pelo Confea, tendo em vista a necessidade de aprimorar o relacionamento do Sistema Confea/Crea com a comunidade profissional por ele abrangida, inserindo sua imagem em segmentos importantes da sociedade. Neste sentido, homenageia, no mbito de jurisdio do Crea, aqueles que, de alguma forma, contriburam para o desenvolvimento tecnolgico do pas, aperfeioando tcnicas pertinentes s profisses que compem o Sistema Confea/Crea, ou para a fiscalizao e aperfeioamento profissional quando do exerccio de cargo ou de funo no Conselho Regional. Nesta seo devem constar informaes relativas finalidade, composio e escolha dos membros da Comisso do Mrito (arts.146 a 148). 8.2.4.1 Compete ao Crea estabelecer: a) o nmero de membros da Comisso do Mrito (art. 147); e b) a forma de constituio da Comisso do Mrito, informando o rgo responsvel pela indicao ou eleio (art. 148).

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

8.2.5 Seo V Da Comisso Eleitoral Regional Nota explicativa: A instituio da Comisso Eleitoral Regional obrigatria nos Creas, tendo em vista a necessidade de conduzir os processos eleitorais relativos s eleies de presidente de Crea e de conselheiro federal. Contudo, observa-se que os processos eleitorais so normatizados por resoluo baixada pelo Confea que determina a composio e a subordinao desta Comisso Comisso Eleitoral Federal. Nesta seo devem constar informaes relativas finalidade, subordinao, composio e escolha dos membros da Comisso Eleitoral Regional (arts. 149 a 152). 8.2.5.1 Compete ao Crea estabelecer a forma de constituio da Comisso Eleitoral Regional, informando o rgo responsvel pela indicao ou eleio (art. 152). 8.2.6 Seo VI Da Comisso de Sindicncia e de Inqurito Nota explicativa: A instituio de Comisso de Sindicncia e de Inqurito obrigatria nos Creas sempre que houver a necessidade de averiguar a existncia de um fato e de obter informaes exatas, sendo que as concluses sobre o fato sindicado devem ser registradas em relatrio. Nesta seo devem constar informaes relativas finalidade, subordinao, composio, escolha dos membros e ao perodo de funcionamento da Comisso de Sindicncia e de Inqurito (arts. 153 a 158). 8.2.6.1 Compete ao Crea estabelecer: a) o nmero de membros da Comisso de Sindicncia e de Inqurito (art. 155); e b) a forma de constituio da Comisso de Sindicncia e de Inqurito, informando o rgo responsvel pela indicao ou eleio (art. 156). 8.2.6.2 Para os efeitos desta Norma, so adotadas as seguintes definies: a) inqurito administrativo: fase do processo administrativo designada instruo e realizada pela autoridade pblica competente, para apurao da verdade do fato lesivo coisa pblica, coletando elementos probatrios sobre a falta, sobre o responsvel pela irregularidade no servio pblico e sobre a procedncia do atentado s normas de administrao; e b) sindicncia administrativa: conjunto de atos mediante os quais a Administrao Pblica, por meio de uma comisso, faz investigaes, colhendo informaes em cumprimento de ordem superior, para obteno de prova sobre determinado fato anmalo no servio pblico, podendo dar origem a um inqurito administrativo para apurao de responsabilidade funcional do funcionrio pblico. 8.3 Captulo III Do Grupo de Trabalho Nota explicativa: O grupo de trabalho rgo de carter temporrio que tem por finalidade subsidiar os rgos da estrutura bsica e da estrutura de suporte por intermdio do estudo de tema especfico, objetivando fixar entendimentos e apresentar propostas. Para obteno de ordem lgica, este captulo deve ser subdividido nas seguintes sees: a) Seo I Da Finalidade e da Composio do Grupo de Trabalho; b) Seo II Da Coordenao do Grupo de Trabalho; e

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

c) Seo III Da Organizao e da Ordem dos Trabalhos da Reunio do Grupo de Trabalho. 8.3.1 Seo I - Da Finalidade e da Composio do Grupo de Trabalho Nesta seo devem constar as informaes relativas finalidade, instituio, subordinao, composio e escolha dos membros do grupo de trabalho (arts. 159 a 164). 8.3.1.1 Compete ao Crea estabelecer a forma de constituio do grupo de trabalho, informando o rgo responsvel pela eleio ou indicao (art. 163). 8.3.2 Seo II Da Coordenao do Grupo de Trabalho Nesta seo devem constar as informaes relativas coordenao do grupo de trabalho, especificamente, escolha e s competncias do coordenador e do coordenador-adjunto (arts. 165 a 167). 8.3.2.1 Compete ao Crea estabelecer a forma de escolha do coordenador e do coordenador-adjunto, informando o rgo responsvel pela indicao ou eleio (art. 166). 8.3.3 Seo III Da Organizao e da Ordem dos Trabalhos da Reunio do Grupo de Trabalho Nesta seo devem constar as informaes relativas assessoria, forma de manifestao, ao perodo de funcionamento do grupo de trabalho e ao funcionamento da reunio, considerando que esta deve adotar o modelo de regulamentao estabelecido para o funcionamento da reunio da cmara especializada, adaptando para a reunio do grupo de trabalho o disposto no artigo relativo ordem dos trabalhos (arts. 168 a 173). 9 Ttulo IV Da Estrutura Auxiliar Nota explicativa: A estrutura auxiliar do Crea organizada e dimensionada de modo a garantir a execuo de aes de carter administrativo, financeiro, jurdico e tcnico, proporcionando eficincia e eficcia s atividades do Crea. A estrutura auxiliar composta por unidades que visam prover o apoio tcnico e instrumental para o funcionamento da estrutura bsica e da estrutura de suporte, para a fiscalizao do exerccio e das atividades profissionais e para a gesto e a administrao interna do Crea. Neste ttulo devem constar informaes gerais sobre a estrutura auxiliar do Crea, que posteriormente devero ser especificadas em ato administrativo prprio (arts. 174 e 176). 10 Ttulo V - Disposies Gerais Neste ttulo devem constar outras informaes necessrias para complementar a regulamentao do funcionamento do Crea: a) restries (arts. 177 e 178); e b) regulamentaes (arts. 179 a 181). 11 Ttulo VI Das Disposies Transitrias Neste ttulo devem constar as medidas de carter provisrio necessrias manuteno das atividades do Crea durante o perodo de implantao de seu novo regimento, elaborado em consonncia com esta Norma Geral (art. 182). 11.1 O Crea deve estabelecer o prazo de cento e vinte dias, contados da data da publicao do novo regimento, para promover a reformulao de atos administrativos normativos que contrariem as novas disposies.
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

12 Ttulo VII Das Disposies Finais Neste ttulo deve constar a clusula de vigncia do regimento. Nota explicativa: Os atos administrativos a serem revogados devem ser relacionados na deciso plenria que aprovar o novo regimento do Crea. 13 Anexo A Modelo Referencial para Elaborao de Regimento de Crea

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

ESTRUTURA DO REGIMENTO DO CREA-(UF) TTULO I DO CONSELHO REGIONAL CAPTULO I DA NATUREZA, DA FINALIDADE E DA ORGANIZAO DO CREA CAPTULO II DA COMPETNCIA DO CREA TTULO II DA ESTRUTURA BSICA CAPTULO I DO PLENRIO Seo I Da Finalidade e da Composio do Plenrio Seo II Da Competncia do Plenrio Seo III Da Organizao da Sesso Plenria Seo IV Da Ordem dos Trabalhos da Sesso Plenria Seo V Do Conselheiro Regional CAPTULO II DA CMARA ESPECIALIZADA Seo I Da Finalidade e da Composio da Cmara Especializada Seo II Da Coordenao da Cmara Especializada

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

Seo III Da Competncia da Cmara Especializada Seo IV Da Organizao e da Ordem dos Trabalhos da Reunio da Cmara Especializada CAPTULO III DA PRESIDNCIA Seo I Do Mandato e da Posse do Presidente Seo II Da Competncia do Presidente CAPTULO IV DA DIRETORIA Seo I Da Finalidade e da Composio da Diretoria Seo II Do Mandato e da Posse dos Diretores Seo III Da Competncia da Diretoria Seo IV Da Organizao e da Ordem dos Trabalhos da Reunio da Diretoria CAPTULO V DA INSPETORIA TTULO III DA ESTRUTURA DE SUPORTE CAPTULO I DA COMISSO PERMANENTE Seo I Da Finalidade e da Composio da Comisso Permanente

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

Seo II Da Coordenao da Comisso Permanente Seo III Da Competncia da Comisso Permanente Seo IV Da Organizao e da Ordem dos Trabalhos da Reunio da Comisso Permanente Seo V Da Comisso de tica Profissional Seo VI Da Comisso de Oramento e Tomada de Contas Seo VII Da Comisso de Renovao do Tero CAPTULO II DA COMISSO ESPECIAL Seo I Da Finalidade da Comisso Especial Seo II Da Coordenao de Comisso Especial Seo III Da Organizao e da Ordem dos Trabalhos da Reunio da Comisso Especial Seo IV Da Comisso do Mrito Seo V Da Comisso Eleitoral Regional Seo VI Da Comisso de Sindicncia e de Inqurito CAPTULO III DO GRUPO DE TRABALHO Seo I Da Finalidade e da Composio do Grupo de Trabalho

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

Seo II Da Coordenao do Grupo de Trabalho Seo III Da Organizao e da Ordem dos Trabalhos da Reunio do Grupo de Trabalho TTULO IV DA ESTRUTURA AUXILIAR TTULO V DAS DISPOSIES GERAIS TTULO VI DAS DISPOSIES TRANSITRIAS TTULO VII DAS DISPOSIES FINAIS REGIMENTO DO CREA-(UF)

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

TTULO I DO CONSELHO REGIONAL CAPTULO I DA NATUREZA, DA FINALIDADE E DA ORGANIZAO DO CREA Art. 1 O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado __________ Crea-UF entidade autrquica de fiscalizao do exerccio e das atividades profissionais dotada de personalidade jurdica de direito pblico, constituindo servio pblico federal, vinculada ao Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - Confea, com sede e foro na cidade de _________________ e jurisdio no Estado de _______, instituda pela Resoluo n. _______, de ____________, na forma estabelecida pelo Decreto Federal n 23.569, de 11 de dezembro de 1933, e mantida pela Lei n 5.194, de 24 de dezembro de 1966, para exercer papel institucional de primeira e segunda instncias no mbito de sua jurisdio. Nota explicativa: O art. 27 da Lei n. 5.194, de 1966, estabelece a vinculao dos Creas ao Confea enquanto rgos hierarquicamente organizados visando o cumprimento de suas atribuies normatizadoras e julgadoras especficas, explicitando a unicidade das condutas decorrentes da delegao conferida ao Sistema Confea/Crea e, desta forma, a unidade do prprio Sistema. Art. 2 No desempenho de sua misso, o Crea o rgo de fiscalizao, de controle, de orientao e de aprimoramento do exerccio e das atividades profissionais da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, em seus nveis mdio e superior, no territrio de sua jurisdio. Pargrafo nico. O Crea, para cumprimento de sua misso, exerce aes: I promotora de condio para o exerccio, para a fiscalizao e para o aprimoramento das atividades profissionais, podendo ser exercida isoladamente ou em conjunto com o Confea, com os demais Creas, com as entidades de classe de profissionais e as instituies de ensino nele registradas ou com rgos pblicos de fiscalizao; II normativa, baixando atos administrativos normativos e fixando procedimentos para o cumprimento da legislao referente ao exerccio e fiscalizao das profisses, no mbito de sua competncia; III contenciosa, julgando as demandas instauradas em sua jurisdio; IV informativa sobre questo de interesse pblico; e V administrativa, visando: a) gerir seus recursos e patrimnio; e b) coordenar, supervisionar e controlar suas atividades nos termos da legislao federal, das resolues, das decises normativas e das decises plenrias baixadas pelo Confea. Art. 3 Para o desenvolvimento de suas aes, o Crea organizado, administrativamente, em estrutura bsica, estrutura de suporte e estrutura auxiliar.

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

CAPTULO II DA COMPETNCIA DO CREA Art. 4 Compete ao Crea: I - cumprir e fazer cumprir a legislao federal, as resolues, as decises normativas, as decises plenrias baixadas pelo Confea, os atos normativos e os atos administrativos baixados pelo Crea; II apresentar ao Confea proposta de resoluo e de deciso normativa; III - baixar atos normativos destinados a detalhar, a especificar e a esclarecer, no mbito de sua jurisdio, as disposies contidas nas resolues e nas decises normativas baixadas pelo Confea; IV elaborar e alterar seu regimento a ser encaminhado ao Confea para homologao; V elaborar proposta de renovao do tero de seu Plenrio a ser encaminhada ao Confea para aprovao; VI instituir cmara especializada; VII - instituir grupo de trabalho ou comisso em carter permanente ou especial; VIII - organizar o sistema de fiscalizao do exerccio das profisses abrangidas pelo Sistema Confea/Crea; IX instituir inspetoria; X - instituir rgo administrativo de carter consultivo no mbito das inspetorias; XI promover a unidade de ao entre os rgos que integram o Sistema Confea/Crea; XII - manter intercmbio com outros Creas, visando troca de informaes sobre seus objetivos comuns e uniformizao de procedimentos; XIII analisar, em primeira instncia, defesa de pessoas fsicas e jurdicas; XIV analisar, em segunda instncia, recursos de pessoas fsicas e jurdicas sobre registros, decises e penalidades, oriundos das cmaras especializadas; XV - encaminhar ao Confea, para julgamento em ltima instncia, recursos de pessoas fsicas e jurdicas acompanhados dos respectivos processos; XVI analisar demais assuntos relativos ao exerccio das profisses abrangidas pelo Sistema Confea/Crea; XVII - anular qualquer de seus atos que no estiverem de acordo com a legislao em vigor; XVIII - deliberar sobre assuntos administrativos e de interesse geral, e sobre casos comuns a duas ou mais profisses;
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

XIX apreciar os requerimentos e processos de registro de profissional e de pessoa jurdica; XX receber os pedidos de registro de obras intelectuais concernentes s profisses abrangidas pelo Sistema Confea/Crea a serem encaminhados ao Confea para anlise; XXI organizar e manter atualizados os registros de entidades de classe e de instituies de ensino, para fins de representao no Crea; XXII manter atualizado o cadastro de cargos e de funes dos servios estatais, paraestatais, autrquicos e de economia mista de sua jurisdio, para cujo exerccio seja necessrio o desempenho das atividades da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia ou da Meteorologia, em seus nveis mdio e superior, a ser encaminhado ao Confea, anualmente, para publicao; XXIII manter atualizados os cadastros de ttulos, de cursos e de escolas de ensino mdio e superior, de profissionais e de pessoas jurdicas registrados em sua jurisdio a serem encaminhados ao Confea, anualmente, para publicao; XXIV - publicar relatrios de seus trabalhos e relao de pessoas jurdicas e de profissionais registrados; XXV unificar jurisprudncia e procedimentos de suas cmaras especializadas, quando divergentes; XXVI - registrar tabela bsica de honorrios profissionais elaborada por entidade de classe; XXVII - organizar e realizar o Congresso Estadual de Profissionais - CEP; XXVIII - promover, junto aos poderes pblicos e instituies da sociedade civil, estudos e encaminhamento de solues de problemas relacionados s reas de atuao das profisses abrangidas pelo Sistema Confea/Crea; XXIX - promover estudos, campanhas de valorizao profissional e medidas que objetivem o aperfeioamento tcnico e cultural dos profissionais registrados no Crea; XXX - promover, por ocasio da renovao do tero do Plenrio, capacitao em legislao profissional dos conselheiros regionais indicados para o Plenrio do Crea; XXXI - orientar e dirimir dvidas, suscitadas no mbito de sua jurisdio, sobre a aplicao da legislao profissional; XXXII - elaborar, anualmente, seu oramento a ser encaminhado ao Confea para homologao; XXXIII - elaborar seu balancete de receitas e despesas a ser encaminhado ao Confea; XXXIV - adquirir, onerar ou executar obra, servio, inclusive de publicidade, compra, alienao e locao de acordo com a legislao em vigor; XXXV - celebrar convnios com rgos pblicos e privados, instituies da sociedade civil, entidades de classe e instituies de ensino; e
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

XXXVI homenagear, de acordo com normas e critrios estabelecidos em ato normativo prprio homologado pelo Confea, instituio de ensino, entidade de classe, pessoa jurdica, pessoa fsica ou profissional de sua jurisdio, que tenha contribudo para o desenvolvimento tecnolgico do pas, para o desenvolvimento de atividades do Sistema Confea/Crea ou tenha ocupado cargo ou exercido funo no Crea. Nota explicativa: Compete ao Crea, por intermdio da Comisso do Mrito, homenagear aqueles que contriburam para o Sistema Confea/Crea concedendo, por exemplo, medalhas, atestados, certificados ou diplomas instituio de ensino, entidade de classe, pessoa jurdica, pessoa fsica, ao profissional, incluindo aqueles que exercem funo no Crea, tais como: presidente, ex-presidente, conselheiro regional, ex-conselheiro regional e inspetor. Recomendao: Quando o Crea instituir o Plano de Aes Estratgicas e o Plano Anual de Trabalho, sugere-se a insero do seguinte inciso neste artigo: XXXVII - instituir o Plano de Aes Estratgicas e o Plano Anual de Trabalho do Crea. Nota explicativa: Alm das competncias estabelecidas neste artigo, o Crea pode estabelecer outras atribuies necessrias para o melhor desempenho de suas funes, desde que no sejam contrrias ao disposto neste Regimento e na legislao em vigor. TTULO II DA ESTRUTURA BSICA Art. 5 A estrutura bsica responsvel pela criao de condies para o desempenho integrado e sistemtico das finalidades do Conselho Regional, sendo composta por rgos de carter decisrio ou executivo, compreendendo: I Plenrio; II cmaras especializadas; III Presidncia; IV Diretoria; e V inspetoria. CAPTULO I DO PLENRIO Seo I Da Finalidade e da Composio do Plenrio Art. 6 O Plenrio do Crea o rgo colegiado decisrio da estrutura bsica que tem por finalidade decidir os assuntos relacionados s competncias do Conselho Regional, constituindo a segunda instncia de julgamento no mbito de sua jurisdio, ressalvado o caso de foro privilegiado.

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

Art. 7 O Plenrio do Crea constitudo por um presidente e por conselheiros regionais, brasileiros, diplomados nas reas da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, obedecida a seguinte composio: I - um presidente; II um representante por grupo profissional da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, de cada instituio de ensino superior registrada no Crea e com sede na jurisdio, desde que esta mantenha curso na rea de cada um dos grupos profissionais; III representantes das entidades de classe de profissionais de nvel superior registradas no Crea e com sede na jurisdio, assegurando o mnimo de um representante por entidade, segundo critrios de proporcionalidade estabelecidos em resoluo especfica; e IV um representante de entidade de classe de profissionais de nvel mdio registrada no Crea e com sede na jurisdio, por cmara especializada, observando que ao menos um destes exera docncia, segundo critrios estabelecidos em resoluo especfica. Art. 8 O Plenrio do Crea tem sua composio renovada em um tero anualmente. Seo II Da Competncia do Plenrio Art. 9 Compete privativamente ao Plenrio: I cumprir e fazer cumprir a legislao federal, as resolues, as decises normativas e as decises plenrias baixadas pelo Confea, os atos normativos e os atos administrativos baixados pelo Crea; II aprovar proposta de resoluo e de deciso normativa a ser encaminhada ao Confea; III - aprovar atos normativos; IV aprovar o Regimento do Crea e suas alteraes a serem encaminhados ao Confea para homologao; V apreciar e decidir pedidos de registro de entidades de classe e de instituies de ensino, para fins de representao no Crea a serem encaminhados ao Confea para homologao; VI estabelecer o nmero de conselheiros regionais, representantes das entidades de classe das diferentes modalidades profissionais; VII aprovar anualmente a proposta de renovao do tero a ser encaminhada ao Confea para aprovao; VIII aprovar a instituio e a composio de cmara especializada de acordo com a legislao em vigor; IX eleger, dentre seus membros, representantes das demais modalidades profissionais para compor cada cmara especializada;
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

X decidir os casos de divergncia entre cmaras especializadas; XI instituir e aprovar a composio de comisso permanente, de comisso especial e de grupo de trabalho; XII aprovar a instituio de inspetorias; XIII deliberar sobre assuntos constantes da pauta de suas sesses; XIV determinar quando a deciso do Plenrio deva ser tomada por escrutnio secreto; XV apreciar e decidir assunto aprovado ad referendum pelo presidente do Crea; XVI decidir assunto encaminhado pelo presidente ou por conselheiro regional; XVII apreciar e decidir, em grau de recurso, processo de imposio de penalidade; XVIII - apreciar e decidir, em grau de recurso, processo de infrao ao Cdigo de tica Profissional; XIX - apreciar, decidir ou dirimir questes relativas modalidade profissional que no possua cmara especializada; XX apreciar e decidir pedido de registro de profissional diplomado por instituio de ensino estrangeira a ser encaminhado ao Confea para homologao; XXI apreciar, ouvida a cmara especializada competente, o registro de tabela bsica de honorrios profissionais elaborada por entidade de classe; XXII decidir a aplicao da renda lquida do Crea proveniente da arrecadao de multas, em medidas que objetivem o aperfeioamento tcnico e cultural das profisses abrangidas pelo Sistema Confea/Crea; XXIII apreciar o oramento do Crea a ser encaminhado ao Confea para homologao; XXIV apreciar e decidir proposta de reviso do oramento, abertura de crditos suplementares e transferncia de recursos; XXV apreciar, ouvida a Comisso de Oramento e Tomada de Contas, os balancetes mensais e a prestao de contas anual a ser encaminhada ao Confea para aprovao; XXVI homologar celebrao de convnio com entidade de classe; XXVII - autorizar o presidente a adquirir, onerar e alienar bens mveis e imveis integrantes do patrimnio do Crea; XXVIII apreciar as razes de suspenso de deciso plenria apresentadas pelo presidente; XXIX tomar conhecimento de declarao de impedimento de conselheiro regional, quando de relato de processo, dossi ou protocolo em sesso plenria;
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

XXX - tomar conhecimento de licenciamento de conselheiro regional apresentado pelo presidente; XXXI deliberar sobre licenciamento do presidente; XXXII - apreciar indicao de instituio de ensino, de entidade de classe, de pessoa fsica ou de profissional a ser galardoado pelo Crea; XXXIII eleger um representante para a Coordenadoria Regional da Caixa de Assistncia dos Profissionais do Crea-UF; XXXIV homologar a indicao do coordenador da Coordenadoria Regional da Caixa de Assistncia dos Profissionais do Crea-UF; XXXV decidir sobre proposio de cassao de mandato de presidente do Crea ou de conselheiro regional com o voto de, no mnimo, dois teros dos membros do Plenrio, em caso de condenao em processo tico ou em inqurito administrativo interno a ser encaminhada ao Confea para apreciao e deciso; Nota explicativa: A cassao de mandato de presidente ou de conselheiro regional apenas efetivada com a observncia do princpio do duplo grau de jurisdio, por meio do qual a deciso exarada na primeira instncia, necessariamente, deve ser confirmada na segunda instncia de julgamento aps o encaminhamento automtico do processo em grau de recurso. XXXVI cumprir e fazer cumprir as disposies deste Regimento; e XXXVII resolver os casos omissos deste Regimento e, no que couber, da legislao em vigor, por maioria absoluta. Recomendao: Quando o Crea instituir o Plano de Aes Estratgicas e o Plano Anual de Trabalho, sugere-se a insero do seguinte inciso neste artigo: XXXVIII - apreciar e verificar o cumprimento do Plano Anual de Trabalho do Crea. Nota explicativa: Alm das competncias estabelecidas na legislao em vigor, o Plenrio do Crea pode estabelecer outras atribuies necessrias para o melhor desempenho de suas funes, desde que no sejam contrrias ao disposto nesse Regimento e na legislao em vigor. Art. 10. O Plenrio do Crea manifesta-se sobre assuntos de sua competncia mediante ato administrativo da espcie Deciso Plenria conforme modelo aprovado. Recomendao: Sugere-se que o Crea adote o Modelo I Deciso Plenria PL/UF, apresentado no Anexo B desta Norma Geral. Seo III Da Organizao da Sesso Plenria Art. 11. O Crea realiza sesses plenrias ordinrias e extraordinrias.

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

Art. 12. A sesso plenria realizada na sede do Crea ou, excepcionalmente, em outra localidade, mediante deciso do Plenrio. Art. 13. As sesses plenrias ordinrias so realizadas, preferencialmente, uma vez por ms na primeira quinzena, em nmero definido no calendrio anual. Pargrafo nico. O calendrio anual contendo as datas de realizao das sesses plenrias ordinrias aprovado pelo Plenrio do Crea na primeira sesso plenria ordinria do ano. Art. 14. A convocao da sesso plenria ordinria deve ser encaminhada ao conselheiro regional com antecedncia mnima de _____ dias de sua realizao. Regulamentao: O Crea deve indicar o nmero de dias necessrios para o encaminhamento da convocao da sesso plenria. Recomendao: Sugere-se a adoo de um prazo de quinze dias para o encaminhamento de convocao da sesso plenria ordinria. Art. 15. A pauta da sesso plenria ordinria deve ser encaminhada ao conselheiro regional para conhecimento com antecedncia mnima de _____dias. Regulamentao: O Crea deve indicar o nmero de dias necessrios para o encaminhamento da pauta da sesso plenria. Recomendao: Sugere-se a adoo de um prazo de sete dias para o encaminhamento da pauta da sesso ordinria. Art. 16. A sesso plenria extraordinria realizada, mediante justificativa e pauta pr-definida, dentro do perodo de _____dias contados da data da convocao, salvo em caso de apreciao de matria eleitoral. Regulamentao: O Crea deve definir o perodo para a realizao da sesso plenria extraordinria, considerando o tempo hbil e os recursos necessrios para viabilizar a reunio e a proximidade de data de realizao de sesso plenria ordinria. Recomendao: Sugere-se a adoo do prazo mnimo de cinco dias teis para a realizao de sesso plenria extraordinria, aps a sua convocao. Pargrafo nico. A sesso plenria extraordinria pode ser convocada pelo presidente do Crea ou por dois teros dos membros do Plenrio, mediante requerimento justificado. Art. 17. A pauta da sesso plenria extraordinria encaminhada ao conselheiro regional para conhecimento, juntamente com a convocao. Recomendao: O Crea deve regulamentar as atividades de apoio tcnico e administrativo para a sesso plenria, considerando que as atividades relacionadas assessoria tcnica, organizao e ao funcionamento da sesso so desenvolvidas pela estrutura auxiliar.

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

Seo IV Da Ordem dos Trabalhos da Sesso Plenria Art. 18. As sesses plenrias so dirigidas por uma Mesa Diretora composta pelo presidente e ______________________________________________. Regulamentao: O Crea deve citar os membros que compem a Mesa Diretora. Art. 19. Os trabalhos da Mesa Diretora so conduzidos pelo presidente. Art. 20. O quorum para instalao e funcionamento da sesso plenria corresponde ao nmero inteiro imediatamente superior metade da composio do Plenrio. Art. 21. A ordem dos trabalhos do Plenrio obedece seguinte seqncia: I - verificao do quorum; II execuo do Hino Nacional; III execuo do Hino do Estado de ___________; IV - discusso e aprovao da ata da sesso plenria anterior; V leitura de extrato de correspondncias recebidas e expedidas; VI comunicados; e VII ordem do dia. Pargrafo nico. A ordem dos trabalhos pode ser alterada quando houver matria urgente ou requerimento justificado acatado pelo Plenrio, aps a verificao do quorum. Art. 22. Os assuntos apreciados pelo Plenrio so registrados em ata circunstanciada que, aps lida e aprovada, assinada pelo presidente e pelo __________. Recomendao: Sugere-se que a ata seja assinada apenas pelo presidente e pelo secretrio da Mesa Diretora, visando agilizar os procedimentos relacionados sesso plenria. Art. 23. Qualquer conselheiro regional pode pedir retificao de ata, por escrito, quando da sua discusso, conforme modelo aprovado. Recomendao: Sugere-se que o Crea adote o Modelo IX Retificao de Ata de Sesso Plenria, apresentado no Anexo B desta Norma Geral. Pargrafo nico. A retificao deve constar da mesma ata, sempre que possvel. Art. 24. Qualquer conselheiro regional pode apresentar comunicado conforme modelo aprovado. Recomendao: Sugere-se que o Crea adote o Modelo VII Comunicado, apresentado no Anexo B desta Norma Geral.

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

Art. 25. A ordem do dia destina-se apreciao dos assuntos em pauta e consta de: I - relato de processos; e II discusso dos assuntos de interesse geral. Pargrafo nico. Durante o relato de processo no ser permitido aparte. Art. 26. Iniciada a apreciao dos assuntos constantes da ordem do dia, o presidente abre a discusso, que obedece s seguintes regras: I o presidente concede a palavra a quem solicitar; II cada conselheiro regional pode fazer uso da palavra por _____ vezes sobre a matria em debate, pelo tempo de _____ minutos, cada vez; Regulamentao: O Crea deve definir o nmero de vezes e o tempo de durao que cada conselheiro regional pode fazer uso da palavra, considerando o nmero de membros de seu Plenrio e o nmero de assuntos pautados para a sesso plenria. Recomendao: Sugere-se o uso da palavra por duas vezes, pelo tempo de cinco minutos, cada vez, considerando que um menor nmero de intervenes por conselheiro possibilita ampliar a discusso sobre o tema e viabilizar os procedimentos da sesso plenria. III - o relator tem o direito de fazer uso da palavra quando houver interpelao ou contestao, antes de encerrada a discusso; IV - o conselheiro regional com a palavra pode conceder aparte, que descontado do seu tempo; e V qualquer conselheiro regional que no for membro da cmara especializada que julgou em primeira instncia o processo, o dossi ou o protocolo pode obter vista at em segunda discusso. Nota explicativa: O nmero de concesso de pedidos de vista um dos procedimentos do rito processual que deve ser definido de forma homognea em todos os Conselhos, tendo em vista a uniformizao de procedimentos necessria ao Sistema Confea/Crea. Desta forma, constata-se que um menor nmero de pedidos de vista por processo, dossi ou protocolo durante a sesso plenria possibilita maior transparncia e agilidade na apreciao do tema, haja vista que j foi apreciado e decidido em uma ou mais cmaras especializadas, sendo, portanto, de pleno conhecimento dos seus membros. Art. 27. O conselheiro relator que pediu vista deve, obrigatoriamente, devolver o processo, o dossi ou o protocolo na mesma sesso ou na sesso plenria ordinria subseqente, acompanhado de relatrio e voto fundamentado de pedido de vista conforme modelo aprovado. Recomendao: Sugerimos que o Crea adote o Modelo VI Relatrio e Voto Fundamentado, apresentado no Anexo B desta Norma Geral.

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

1o O relatrio e voto fundamentado de vista tem prioridade na apreciao pelo Plenrio em relao ao relatrio e voto fundamentado anterior. 2o Caso o conselheiro relator que pediu vista no apresente o relatrio e voto fundamentado no prazo estabelecido no caput deste artigo, deve manifestar suas razes por escrito e estas, obrigatoriamente, faro parte dos autos, do que ser dado conhecimento ao Plenrio. 3o Caso as razes apresentadas pelo conselheiro relator que pediu vista no sejam acatadas pelo Plenrio, o conselheiro ser notificado pela Presidncia a devolver, imediatamente, o processo, o dossi ou o protocolo, para apreciao do relato anterior. 4o Durante sesso plenria extraordinria, os pedidos de vista sero concedidos para anlise do processo, do dossi ou do protocolo, por tempo determinado, visando apreciar e decidir as matrias no decorrer da sesso. 5o Durante sesso plenria ordinria, quando da apreciao de matrias urgentes ou cuja tramitao est vinculada a prazos estipulados, os pedidos de vista sero concedidos para anlise do processo, do dossi ou do protocolo, por tempo determinado, visando apreciar e decidir as matrias no decorrer da sesso e cumprir os prazos estabelecidos. Nota explicativa: A restrio de tempo para vista em processo, visa no comprometer os prazos preestabelecidos e os procedimentos decorrentes da apreciao do tema. Art. 28. A questo de ordem levantada exclusivamente sobre matria regimental e tem preferncia na sesso plenria, devendo ser dirimida pelo presidente. Art. 29. Encerrada a discusso, o presidente apresenta proposta de encaminhamento do tema para votao. 1o Iniciado o processo de votao no ser permitido manifestao. 2o O Plenrio decide por maioria simples, salvo nos casos em que este Regimento exigir diferentemente. 3o Em caso de empate, cabe ao presidente proferir o voto de qualidade. 4o Apurados os votos, o presidente proclama o resultado, que constar da ata e da deciso plenria. Art. 30. Somente o conselheiro regional que divergir da deciso do Plenrio pode apresentar declarao de voto por escrito, a qual constar da ata e da deciso plenria conforme modelo aprovado. Recomendao: Sugerimos que o Crea adote o Modelo VIII Declarao de Voto, apresentado no Anexo B desta Norma Geral. Art. 31. A deciso exarada pelo Plenrio assinada pelo presidente, no prazo mximo de quinze dias. Art. 32. O presidente do Crea pode, excepcionalmente, suspender deciso do Plenrio, mediante apresentao de razes que justificam o ato de suspenso. 1 O ato de suspenso vigorar at a apreciao das razes da suspenso na sesso plenria ordinria subseqente.
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

2 No caso de o Plenrio no acolher as razes da suspenso, a deciso entra em vigor imediatamente, ficando responsveis pelos efeitos da deciso os conselheiros regionais que votaram contrariamente s razes da suspenso. Nota explicativa: No caso do no acolhimento das razes da suspenso da deciso pelo Plenrio, o presidente e os conselheiros que acataram as razes da suspenso esto liberados dos efeitos da deciso aprovada pelo Plenrio. Neste caso, o presidente assume o papel de mero executor da deciso, em atendimento ao disposto neste Regimento que determina ao presidente cumprir e fazer cumprir as decises do Plenrio. Art. 33. Da deciso do Plenrio do Crea cabe recurso ao Confea pela parte legitimamente interessada, com efeito suspensivo, no prazo de sessenta dias contado do recebimento da notificao pela parte interessada. Pargrafo nico. No caso de deciso do Plenrio relativa cassao de mandato de presidente ou de conselheiro regional, cabe recurso ao Confea pela parte interessada, sem efeito suspensivo. Art. 34. Todo assunto que depende de deciso do Plenrio analisado e relatado previamente pela Diretoria, por cmara especializada, por comisso ou por conselheiro relator designado pela Presidncia. Pargrafo nico. Exceo se faz aos seguintes assuntos que devem ser encaminhados diretamente ao Plenrio: I - proposta de presidente ou da Diretoria; e II - casos de urgncia encaminhados pela Presidncia. Seo V Do Conselheiro Regional Art. 35. O conselheiro regional o profissional habilitado de acordo com a legislao em vigor, registrado no Crea, representante de entidades de classe ou de instituies de ensino superior dos grupos profissionais da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia. Art. 36. O conselheiro regional tem como atribuio especfica apreciar os assuntos inerentes fiscalizao e ao aprimoramento do exerccio profissional, objetivando a defesa da sociedade. Art. 37. O conselheiro regional e seu suplente tomam posse perante o presidente do Crea, na primeira sesso plenria ordinria do perodo de mandato para o qual foram eleitos. 1 Excepcionalmente, o conselheiro regional e seu suplente podem tomar posse administrativa perante o presidente a partir do primeiro dia do perodo de mandato para o qual foram eleitos. 2 O termo de posse, lavrado em livro prprio, deve ser assinado pelo presidente, pelo conselheiro regional e por seu suplente. Art. 38. O exerccio da funo de conselheiro regional gratuito e honorfico.
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

Art. 39. O perodo de mandato de conselheiro regional tem durao de trs anos, iniciando-se no primeiro dia do primeiro ano e encerrando-se no ltimo dia do ltimo ano do mandato para o qual foi eleito. 1 O perodo de mandato de conselheiro regional pode ser reduzido para um ou dois anos, visando atender renovao anual do tero do Plenrio. 2 Quando o perodo de mandato de conselheiro regional for reduzido por deciso do Plenrio do Crea, este ser contado como perodo integral de mandato. Art. 40. vedado ao profissional ocupar o cargo de conselheiro regional no Crea por mais de dois perodos sucessivos. 1 O disposto no caput deste artigo aplica-se tambm ao conselheiro regional que exercer a funo eletiva de representante do Plenrio do Crea nas cmaras especializadas. 2 Caracteriza-se como quebra de sucessividade de mandatos, o interstcio de um ano para conselheiro regional e para representante do Plenrio do Crea nas cmaras especializadas, perodo equivalente renovao do tero do Plenrio do Crea. Art. 41. vedado ao profissional retornar ao Plenrio do Crea como suplente de conselheiro regional aps dois mandatos sucessivos como conselheiro regional, sem observar o interstcio legal previsto. Art. 42. O conselheiro regional pode licenciar-se mediante comunicao formalizada junto Presidncia. Art. 43. O conselheiro regional impedido de atender convocao para participar de sesso plenria, de reunio, de misso ou de evento de interesse do Crea deve comunicar o fato Presidncia. Art. 44. O conselheiro regional substitudo em sua falta, impedimento, licena ou renncia por seu suplente. 1 O suplente de conselheiro deve pertencer mesma modalidade do conselheiro regional. 2 O suplente exerce as competncias de conselheiro regional, quando em exerccio. Art. 45. vedada a convocao, a designao ou a participao de suplente de conselheiro regional em sesso plenria, em reunio, em misso ou em evento de interesse do Crea, quando o conselheiro regional estiver no exerccio da funo. Pargrafo nico. O suplente de conselheiro regional pode comparecer sesso plenria, reunio, misso ou a evento de interesse do Crea, nica e exclusivamente, na condio de profissional. Nota explicativa: A restrio estabelecida no caput deste artigo decorre de jurisprudncia firmada pelo Tribunal de Contas da Unio TCU e deve ser observada mesmo que os eventos citados sejam realizados na mesma data e em locais diferentes, visto que o conselheiro regional e o seu suplente no podem ocupar simultaneamente o cargo de conselheiro regional.
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

Contudo, esta restrio no impede que o suplente de conselheiro regional possa comparecer aos eventos citados na condio de profissional do Sistema Confea/Crea, quando o regimento assim o permitir. Art. 46. O conselheiro regional que durante um ano faltar, sem licena prvia, a seis sesses, consecutivas ou no, perde automaticamente o mandato, passando este a ser exercido por seu suplente em carter definitivo. 1 Para efeito do disposto no caput deste artigo, o perodo de um ano compreende os ltimos doze meses de mandato exercidos pelo conselheiro regional contados da data de verificao pelo Crea. Nota explicativa: Considera-se que o Crea deve verificar periodicamente as faltas referidas no caput deste artigo, visando assegurar a legitimidade do exerccio de mandato de conselheiro regional. 2 As sesses de que trata o caput deste artigo compreendem as reunies plenrias e de cmaras especializadas, ordinrias e extraordinrias. Nota explicativa: Considera-se que as sesses mencionadas na Lei n. 5.194, de 1966, englobam tanto as sesses plenrias quanto as reunies de cmara especializada, ordinrias e extraordinrias, visto que no texto da lei no feita qualquer distino e que o tema tratado no Captulo V, das Generalidades, que regula diversas matrias, inclusive aquelas relativas s cmaras especializadas. Art. 47. A complementao de mandato de conselheiro regional pelo suplente, em carter permanente, considerada efetivo exerccio de mandato. Art. 48. Ao conselheiro regional e ao seu suplente vedado acumular cargo ou funo, com ou sem remunerao, no Confea, no Crea, na Mtua ou na Caixa de Assistncia dos Profissionais do Crea-UF. Art. 49. Compete ao conselheiro regional: I cumprir a legislao federal, as resolues, as decises normativas, as decises plenrias baixadas pelo Confea, os atos normativos, os atos administrativos baixados pelo Crea e este Regimento; II acompanhar a execuo do oramento; III - integrar e participar das atividades do Plenrio; IV integrar e participar das atividades da cmara especializada correspondente sua modalidade profissional; V representar os demais grupos profissionais em sua cmara especializada quando designado pelo Plenrio; VI participar da Diretoria, de comisso permanente ou especial, de grupo de trabalho, de representao e de evento de interesse do Crea, quando eleito ou designado; VII manifestar-se e votar em Plenrio, em cmara especializada e, quando membro, na Diretoria, em comisso permanente ou especial, e em grupo de trabalho;
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

VIII comunicar Presidncia seu impedimento em comparecer sesso plenria, reunio, misso ou a evento para o qual esteja convocado; IX comunicar Presidncia seu licenciamento; X dar-se por impedido na apreciao de processo, dossi ou protocolo em que seja parte direta ou indiretamente interessada; XI analisar e relatar processo, dossi ou protocolo que lhe tenha sido distribudo, apresentando relatrio e voto fundamentado de forma clara, concisa, objetiva e legalmente fundamentada; XII pedir e obter vista de processo, dossi ou protocolo em tramitao no Crea, nas condies previstas neste Regimento; e XIII votar e ser votado nas eleies realizadas no mbito do Plenrio do Crea, das cmaras especializadas e, quando membro, das comisses e de grupo de trabalho. Recomendao: Quando o Crea instituir o Plano de Aes Estratgicas e o Plano Anual de Trabalho, sugere-se a insero do seguinte inciso neste artigo: XIV cumprir o Plano de Aes Estratgicas e o Plano Anual de Trabalho do Crea. Art. 50. O conselheiro regional que exercer a funo por perodo de tempo no inferior a dois teros do respectivo mandato far jus a Certificado de Servio Relevante Prestado Nao expedido pelo Confea. CAPTULO II DA CMARA ESPECIALIZADA Seo I Da Finalidade e da Composio da Cmara Especializada Art. 51. A cmara especializada o rgo decisrio da estrutura bsica do Crea que tem por finalidade apreciar e decidir os assuntos relacionados fiscalizao do exerccio profissional, e sugerir medidas para o aperfeioamento das atividades do Conselho Regional, constituindo a primeira instncia de julgamento no mbito de sua jurisdio, ressalvado o caso de foro privilegiado. Art. 52. So institudas, no mbito do Crea, as seguintes cmaras especializadas: I Cmara Especializada de Agronomia; II Cmara Especializada de Arquitetura; III Cmara Especializada de Engenharia; e IV - ______________________________ Regulamentao: O Crea deve citar todas cmaras especializadas institudas no mbito do Conselho Regional, observando que devem ser institudas, no mnimo, as cmaras especializadas indicadas nos incisos de I a III.

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

Nota explicativa: A Cmara Especializada da Engenharia, sempre que for o caso, deve ser subdividida em cmaras especializadas que representem as demais reas profissionais do grupo da Engenharia, obedecidos os critrios estabelecidos na legislao em vigor. Pargrafo nico. O Plenrio pode instituir outras cmaras especializadas, respeitada a regulamentao estabelecida na legislao em vigor. Art. 53. As cmaras especializadas so constitudas na primeira sesso plenria ordinria do ano, de acordo com a proposta de renovao do tero do Plenrio aprovada pelo Confea. Art. 54. A cmara especializada composta por, no mnimo, trs conselheiros regionais da mesma modalidade profissional. Pargrafo nico. Em cada cmara especializada haver um membro eleito pelo Plenrio, representando as demais modalidades profissionais. Seo II Da Coordenao da Cmara Especializada Art. 55. Os trabalhos da cmara especializada so conduzidos por um coordenador e por um coordenador-adjunto. Art. 56. O coordenador e o coordenador-adjunto so __________ pelo __________, sendo permitida uma nica reeleio. Regulamentao: O Crea deve estabelecer a forma de escolha do coordenador e do coordenadoradjunto da cmara especializada, informando o rgo responsvel pela indicao ou eleio. Art. 57. O perodo de mandato de coordenador e de coordenador-adjunto tem durao de um ano, iniciando-se na reunio de instalao da cmara especializada e encerrando-se na reunio de instalao da cmara do ano seguinte, ressalvado o caso de concluso de mandato de conselheiro regional neste perodo. Art. 58. Compete ao coordenador de cmara especializada: I responsabilizar-se pelas atividades da cmara especializada junto ao Plenrio do Crea; II - manter o Plenrio informado dos trabalhos desenvolvidos; III propor o plano de trabalho a ser submetido apreciao da Diretoria, incluindo metas, aes, calendrio, cronograma de execuo e previso de recursos financeiros e administrativos necessrios; IV cumprir e fazer cumprir o plano anual de trabalho; V diligenciar junto Diretoria para o atendimento das necessidades da cmara especializada, visando execuo de seus trabalhos;

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

VI - representar o Crea em eventos relacionados s atividades especficas da cmara especializada, sempre que for delegado pelo presidente; VII propor Diretoria a instituio de grupos tcnicos para o estudo de assuntos de competncia da cmara especializada; VIII convocar e coordenar as reunies; IX distribuir processo a conselheiro para relato no mbito da cmara especializada; X - proferir voto de qualidade, em caso de empate; e XI representar a cmara especializada nas reunies da Coordenadoria de Cmaras Especializadas dos Creas. Recomendao: Quando o Crea instituir o Plano de Aes Estratgicas e o Plano Anual de Trabalho, sugere-se a insero do seguinte inciso neste artigo: XII supervisionar o desenvolvimento dos projetos do Plano de Aes Estratgicas do Crea sob a responsabilidade de sua cmara especializada. Art. 59. O coordenador substitudo na sua falta, impedimento, licena ou renncia pelo coordenador-adjunto. Pargrafo nico. No caso de renncia ou de licena do coordenador por perodo superior a quatro meses, o coordenador-adjunto deve assumir em carter definitivo a coordenao da cmara especializada. Art. 60. O coordenador-adjunto substitudo na sua falta, impedimento ou licena por perodo inferior a quatro meses pelo conselheiro regional mais idoso, membro da cmara especializada. Pargrafo nico. No caso de renncia ou de licena do coordenador-adjunto por perodo superior a quatro meses, a cmara especializada elege substituto entre seus membros para exercer a funo. Seo III Da Competncia da Cmara Especializada Art. 61. Compete cmara especializada: I - elaborar as normas para a fiscalizao das respectivas modalidades profissionais; II elaborar e supervisionar o seu plano de fiscalizao; III providenciar encaminhamento de pedido de diligncia formulado por conselheiro relator; IV - julgar as infraes s Leis nos 5.194, de 1966, e 6.496, de 7 de dezembro de 1977, no mbito de sua competncia profissional especfica; V - julgar as infraes ao Cdigo de tica Profissional;
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

VI - aplicar as penalidades previstas em lei; VII - apreciar pedido de registro de profissional, de pessoa jurdica, de entidade de classe e de instituio de ensino no mbito do Sistema Confea/Crea; VIII apreciar e encaminhar ao Plenrio, devidamente relatado, o processo de registro de profissional graduado em instituio de ensino estrangeira; IX - apreciar o assunto de interesse comum a duas ou mais modalidades profissionais a ser encaminhado ao Plenrio para deciso; X apreciar tabela bsica de honorrios, elaborada por entidade de classe para fins de registro no Crea, a ser encaminhada ao Plenrio para apreciao; XI apreciar assunto pertinente legislao profissional encaminhado por entidade de classe ou por instituio de ensino; XII propor calendrio de reunies ordinrias a ser encaminhado Diretoria para aprovao; XIII propor ao Plenrio do Crea a instituio de grupo de trabalho ou de comisso especial; e XIV propor assunto de sua competncia Coordenadoria de Cmaras Especializadas dos Creas. Art. 62. A cmara especializada manifesta-se sobre assuntos de sua competncia mediante atos administrativos das espcies Deciso CE/UF e Deliberao conforme modelos aprovados. Recomendao: Sugerimos que o Crea adote o Modelo II Deciso de Cmara Especializada CE/UF e o Modelo IV Deliberao, apresentados no Anexo B desta Norma Geral. Nota Explicativa: Usa-se Deciso CE/UF para manifestar-se em casos submetidos a sua considerao que envolver: julgamento de infrao legislao profissional; julgamento de infrao ao Cdigo de tica Profissional; aplicao de multas e penalidades previstas na Lei; apreciao e julgamento de pedidos de registro de profissionais e empresas, entidades de classe e instituio de ensino e elaborao de normas para fiscalizao do exerccio profissional. A Deliberao utilizada para manifestar-se sobre assuntos de interesse comum das modalidades profissionais, encaminhar documentos para manifestao de outras unidades e outros assuntos que no sejam pertinentes Deciso CE/UF.

Seo IV Da Organizao e da Ordem dos Trabalhos da Reunio da Cmara Especializada Art. 63. A cmara especializada desenvolve suas atividades por meio de reunies ordinrias e extraordinrias realizadas, preferencialmente, na sede do Crea. Art. 64. As reunies ordinrias so previamente convocadas conforme calendrio aprovado pela Diretoria e homologado pelo Plenrio do Crea.
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

Pargrafo nico. As alteraes no calendrio de reunies ordinrias so aprovadas pela Presidncia. Art. 65. A convocao de reunio ordinria encaminhada aos membros da cmara especializada com antecedncia mnima de ____ dias. Regulamentao: O Crea deve indicar o nmero de dias necessrios para viabilizar a presena dos conselheiros na reunio. Pargrafo nico. O membro da cmara especializada impedido de comparecer reunio deve comunicar o fato coordenao com antecedncia, do que ser dado conhecimento Presidncia. Art. 66. A reunio extraordinria convocada pelo coordenador, aps autorizao da Presidncia, mediante justificativa e pauta pr-definida. Art. 67. A pauta da reunio de cmara especializada encaminhada aos membros para conhecimento, juntamente com a convocao. Art. 68. O quorum para instalao e para funcionamento de reunio de cmara especializada corresponde ao nmero inteiro imediatamente superior metade da composio da cmara. Art. 69. A ordem dos trabalhos das reunies de cmara especializada obedece seguinte seqncia: I verificao do quorum; II leitura, discusso e aprovao da smula da reunio anterior; III leitura de extrato de correspondncias recebidas e expedidas; IV comunicados; V apresentao da pauta; VI discusso dos assuntos em pauta; VII apreciao dos assuntos relatados; e VIII - apresentao de propostas extrapauta. Pargrafo nico. A ordem dos trabalhos pode ser alterada quando houver matria urgente ou requerimento justificado de membro da cmara especializada acatado pelo coordenador, aps a verificao do quorum. Art. 70. Os assuntos apreciados pela cmara especializada so registrados em smula que, aps lida e aprovada na reunio subseqente, assinada pelo coordenador e pelos demais membros presentes reunio. Art. 71. O conselheiro regional pode apresentar proposta conforme modelo aprovado.

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

Recomendao: Sugerimos que o Crea adote o Modelo V Proposta, apresentado no Anexo B desta Norma Geral. Art. 72. O membro da cmara especializada deve relatar o assunto a ele distribudo de forma clara, concisa, objetiva e legalmente fundamentada, emitindo informao consubstanciada ou relatrio e voto fundamentado. Art. 73. Aps o relato do assunto, qualquer membro da cmara especializada pode obter vista do processo, devolvendo-o, obrigatoriamente, na mesma reunio ou na reunio subseqente, acompanhado do relatrio e voto fundamentado. 1 No caso de o processo no ser devolvido at a reunio ordinria subseqente por motivo de diligncia, o membro da cmara especializada deve apresentar as razes por escrito e estas faro parte dos autos. 2 Caso o conselheiro relator no apresente as razes, o coordenador encaminhar o relato original para apreciao. Art. 74. Encerrada a discusso, o coordenador apresenta proposta de encaminhamento do tema para votao. 1 A cmara especializada decide por maioria simples. 2 Em caso de empate, cabe ao coordenador proferir o voto de qualidade. Art. 75. O conselheiro regional que divergir da deciso pode apresentar declarao de voto por escrito conforme modelo aprovado. Recomendao: Sugerimos que o Crea adote o Modelo VIII Declarao de Voto, apresentado no Anexo B desta Norma Geral. Art. 76. As decises e as deliberaes exaradas pela cmara especializada so encaminhadas ao Plenrio do Crea para conhecimento ou apreciao, conforme o caso. Art. 77. A cmara especializada, para a execuo de suas atividades, dispe de apoio tcnico e administrativo da estrutura auxiliar do Crea. Recomendao: O Crea deve regulamentar as atividades de apoio tcnico e administrativo para a cmara especializada, considerando que as atividades relacionadas assessoria tcnica, organizao e ao funcionamento da reunio de cmara so desenvolvidas pela estrutura auxiliar. CAPTULO III DA PRESIDNCIA Art. 78. A Presidncia o rgo executivo mximo da estrutura bsica que tem por finalidade dirigir o Crea e cumprir e fazer cumprir as decises do Plenrio. Art. 79. As atividades do Crea so dirigidas por um presidente que exerce as funes previstas na Lei n 5.194, de 1966, e neste Regimento. Pargrafo nico. O presidente do Crea eleito pelo voto direto e secreto dos profissionais registrados e em dia com as obrigaes perante o Sistema Confea/Crea, de acordo com a Lei n 8.195, de 26 de junho de 1991, e com resoluo especfica baixada pelo Confea.
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

Seo I Do Mandato e da Posse do Presidente Art. 80. O presidente do Crea toma posse no primeiro dia do perodo de mandato para o qual foi eleito. Art. 81. O exerccio da funo de presidente gratuito e honorfico. Art. 82. O perodo de mandato de presidente tem durao de trs anos, iniciandose no primeiro dia do primeiro ano e encerrando-se no ltimo dia do ltimo ano do mandato para o qual foi eleito. Art. 83. vedado ao profissional ocupar o cargo eletivo de presidente no Crea por mais de dois perodos sucessivos. Pargrafo nico. Caracteriza-se como quebra de sucessividade de mandatos, o interstcio de trs anos, equivalente ao perodo de renovao de mandato do presidente do Crea. Art. 84. O presidente do Crea substitudo na sua falta, impedimento, licena ou renncia pelos membros da diretoria na seguinte ordem: I vice-presidente; II - __________________. Complementao: O Crea deve citar os membros da diretoria que substituem o presidente, em caso de impedimento do vice-presidente, indicando a ordem de sucesso. Pargrafo nico. vedado ao diretor-financeiro substituir o presidente. Art. 85. Ocorrendo vacncia do cargo de presidente haver nova eleio nos termos da Lei n 8.195, de 1991, e de resoluo especfica, se o prazo para trmino do mandato for superior a doze meses. Pargrafo nico. Se o prazo para o trmino do mandato for inferior a doze meses, o cargo de presidente ser preenchido por seu substituto legal, segundo a ordem de sucesso definida no art. 84 deste Regimento. Seo II Da Competncia do Presidente Art. 86. Compete ao presidente do Crea: I cumprir e fazer cumprir a legislao federal, as resolues, as decises normativas, as decises plenrias baixadas pelo Confea, os atos normativos, os atos administrativos baixados pelo Crea e este Regimento; II executar o oramento do Crea; III administrar as atividades do Crea; IV dar posse a conselheiro regional e a seu suplente;
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

V convocar e conduzir os trabalhos da sesso plenria e da Diretoria; VI interromper sesso plenria quando necessrio; VII suspender sesso plenria em caso de perturbao dos trabalhos; VIII - presidir reunies e solenidades do Crea; IX - proferir voto de qualidade em caso de empate na votao em Plenrio e na Diretoria; X informar o licenciamento de conselheiro regional ao Plenrio e entidade de classe ou instituio de ensino que representa; XI informar o licenciamento de inspetor ao Plenrio; XII distribuir processo a conselheiro para relato no mbito do Plenrio; XIII submeter proposta de sua iniciativa ao Plenrio ou Diretoria; XIV - resolver casos de urgncia, ad referendum do Plenrio e da Diretoria; XV - resolver incidentes processuais, submetendo-os aos rgos competentes; XVI - assinar deciso do Plenrio e da Diretoria; XVII suspender deciso plenria; XVIII assinar atestados, diplomas e certificados conferidos pelo Crea, atos normativos, atos administrativos e correspondncia expedida; XIX - assinar convnios com entidade de classe, ouvido o Plenrio; XX - assinar convnios e contratos celebrados pelo Crea para repasse de recursos; XXI expedir correspondncia em nome do Crea; XXII disciplinar a organizao do registro de profissionais e de pessoas jurdicas; XXIII determinar o cancelamento do registro de profissional ou de pessoa jurdica nos termos do art. 64 da Lei n 5.194, de 1966, ou no caso de falecimento; XXIV assinar termo de posse ou designao de inspetores; XXV - representar o Crea, em juzo ou fora dele, diretamente ou por meio de mandatrio com poderes especficos; XXVI propor ao Plenrio a abertura de crditos e transferncia de recursos oramentrios, ouvida a Diretoria; XXVII determinar a cobrana administrativa ou judicial dos crditos devidos ao Crea;

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

XXVIII autorizar pagamento e movimentar contas bancrias, assinando com o responsvel pela administrao dos recursos financeiros, cheques, balanos e outros documentos pertinentes; XXIX - indicar o coordenador da Coordenadoria Regional da Caixa de Assistncia dos Profissionais do Crea-UF a ser encaminhado ao Plenrio para homologao; XXX gerir o quadro funcional do Crea, segundo regulamento estabelecido em ato administrativo prprio, observando o Princpio da Moralidade Administrativa; Complementao: O Crea deve estabelecer em ato administrativo prprio os critrios e procedimentos para a gesto do quadro funcional, observando o disposto na legislao trabalhista e o Princpio da Moralidade Administrativa. XXXI manter o Plenrio informado sobre aes e atividades dos demais rgos que compem o Sistema Confea/Crea; XXXII manter contnua troca de informaes e promover aes conjuntas com o Confea e com outros Creas, visando realizao de objetivos comuns; e XXXIII - exercer outras atribuies conferidas pelo Plenrio. Recomendao: Quando o Crea instituir o Plano de Aes Estratgicas e o Plano Anual de Trabalho, sugere-se a insero do seguinte inciso neste artigo: XXXIV cumprir o Plano de Aes Estratgicas e o Plano Anual de Trabalho do Crea; Nota explicativa: Considerando que a delegao de poderes ato discricionrio do gestor, no h limitao legal que impea ao presidente delegar competncia exclusiva a outro, desde que haja previso regimental. Contudo, esclarece-se que a responsabilidade no transferida, ficando o gestor e o agente delegado solidariamente responsveis. CAPTULO IV DA DIRETORIA Seo I Da Finalidade e da Composio da Diretoria Art. 87. A Diretoria o rgo executivo da estrutura bsica do Crea que tem por finalidade auxiliar a Presidncia no desempenho de suas funes e decidir sobre questes administrativas. Art. 88. A Diretoria constituda pelo presidente e por conselheiros regionais, exercendo as seguintes funes, respectivamente: I presidente; II vice-presidente; III diretor-administrativo; IV diretor-financeiro;
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

V - __________________. Regulamentao: Os membros indicados nos incisos de I a IV formam a composio mnima da Diretoria. Quando for o caso, o Crea deve citar os demais membros da Diretoria, indicando suas competncias. Art. 89. vedado a membro da Diretoria pertencer Comisso de Oramento e Tomada de Contas. Art. 90. vedado a membro da Diretoria exercer a funo de coordenador de cmara especializada. Nota explicativa: As restries acima visam compatibilizar e melhor distribuir as funes de direo e de coordenao. Art. 91. A Diretoria constituda na primeira sesso plenria ordinria do ano. Art. 92. Os membros da Diretoria so __________ pelo __________, sendo permitida uma nica reconduo. Regulamentao: O Crea deve estabelecer a forma de constituio da Diretoria, informando o rgo responsvel pela indicao ou eleio. Seo II Do Mandato e da Posse dos Diretores Art. 93. O membro da Diretoria toma posse perante o presidente do Crea na primeira sesso plenria ordinria do perodo para o qual foi eleito ou designado. Pargrafo nico. O termo de posse, lavrado em livro prprio, deve ser assinado pelo presidente e pelo membro da Diretoria. Art. 94. O perodo de mandato de membro da Diretoria tem durao de um ano, iniciando-se na primeira sesso plenria ordinria do ano e encerrando-se na primeira sesso plenria ordinria do ano seguinte, ressalvado o caso de concluso de mandato de conselheiro regional neste perodo. Pargrafo nico. Ocorrendo vacncia de funo na Diretoria, o Plenrio do Crea far nova eleio para a complementao do mandato. Art. 95. A substituio do presidente do Crea por membro da Diretoria caracteriza-se como efetivo exerccio do mandato de presidente, quando ocorrer em carter permanente em perodo inferior a doze meses correspondentes ao ltimo ano de mandato. Pargrafo nico. A substituio do presidente do Crea por membro da Diretoria em carter temporrio, no caracteriza efetivo exerccio do mandato de presidente. Nota explicativa: Este artigo visa regulamentar o exerccio de mandato de presidente por perodo inferior a doze meses, compatibilizando com o disposto no art. 85 deste Regimento.

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

Seo III Da Competncia da Diretoria Art. 96. Compete Diretoria: I propor alterao do Regimento do Crea; II - aprovar o calendrio de reunies e os planos de trabalho das estruturas bsica e auxiliar; Recomendao: Sugere-se que o calendrio de reunies e os planos de trabalhos das estruturas bsica e auxiliar sejam aprovados em consonncia com o Plano de Aes Estratgicas do Crea, quando este for institudo no mbito do Regional. III analisar o oramento do Crea a ser encaminhado ao Plenrio para apreciao; IV propor diretrizes administrativas e supervisionar a gesto dos recursos materiais, humanos e financeiros do Crea; V responsabilizar-se perante o Plenrio e as cmaras especializadas pelos servios de apoio tcnico e administrativo necessrios ao funcionamento do Crea, desempenhados pela estrutura auxiliar; VI propor a estrutura organizacional e as rotinas administrativas do Crea; e VII aprovar a organizao da estrutura auxiliar, o plano de cargos e salrios e o regulamento de pessoal do Crea. Recomendao: Quando o Crea instituir o Plano de Aes Estratgicas e o Plano Anual de Trabalho, sugere-se a insero dos seguintes incisos neste artigo: VIII supervisionar a execuo do Plano de Aes Estratgicas do Crea; IX consolidar os planos de trabalho das estruturas bsica e auxiliar, transformando-os em Plano Anual de Trabalho do Crea a ser encaminhado ao Plenrio para homologao; Art. 97. O membro da Diretoria pode supervisionar reas especficas da estrutura auxiliar. Pargrafo nico. A escolha de membro da Diretoria para supervisionar reas especficas da estrutura auxiliar definida por indicao do presidente do Crea e submetida aos demais membros para aprovao. Art. 98. Compete ao vice-presidente: I substituir o presidente na sua falta, impedimento, licena ou em caso de vacncia, respeitado o disposto no art. 84 deste Regimento; e II exercer outras competncias que lhe venham a ser determinadas pelo presidente.

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

Regulamentao: O Crea deve estabelecer outras competncias especficas do vice-presidente. Art. 99. Compete ao diretor-administrativo: I - substituir o ________________ na sua falta, impedimento ou licena; Regulamentao: O Crea deve estabelecer a funo que o diretor-administrativo deve substituir. II supervisionar, orientar e fiscalizar o funcionamento da rea administrativa do Crea; e III exercer outras competncias que lhe venham a ser determinadas pelo presidente. Regulamentao: O Crea deve estabelecer outras competncias especficas de diretoradministrativo. Art. 100. Compete ao diretor-financeiro: I substituir o ________________ na sua falta, impedimento ou licena; Regulamentao: O Crea deve estabelecer a funo que o diretor-financeiro deve substituir, observando-se o disposto no pargrafo nico do art. 83. II supervisionar, orientar e fiscalizar o funcionamento da rea financeira do Crea; III assinar com o presidente cheques, balanos e outros documentos pertinentes rea financeira; IV prover os recursos necessrios para o desenvolvimento das atividades da Comisso de Oramento e Tomada de Contas; e V exercer outras competncias que lhe venham a ser determinadas pelo presidente. Regulamentao: O Crea deve estabelecer outras competncias especficas de diretor-financeiro. Art. 101. O membro da Diretoria, independentemente das atribuies especficas da funo, mantm suas competncias de conselheiro regional inclusive, a de relatar processo. Art. 102. A Diretoria manifesta-se sobre assuntos de sua competncia mediante ato administrativo da espcie Deciso D/UF conforme modelo aprovado. Recomendao: Sugerimos que o Crea adote o Modelo III Deciso da Diretoria D/UF, apresentado no Anexo B desta Norma Geral. Seo IV Da Organizao e da Ordem dos Trabalhos da Reunio da Diretoria Art. 103. A organizao e a ordem dos trabalhos da reunio da Diretoria obedece regulamentao estabelecida para o funcionamento de cmara especializada, com as devidas adaptaes.
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

Art. 104. Os trabalhos da Diretoria so conduzidos pelo presidente do Crea. Art. 105. O membro da Diretoria deve analisar o assunto a ele distribudo de forma clara, concisa, objetiva e legalmente fundamentada emitindo informao consubstanciada ou relatrio fundamentado. Art. 106. A Diretoria, para a execuo de suas atividades, dispe de apoio tcnico e administrativo da estrutura auxiliar do Crea. Recomendao: O Crea deve regulamentar as atividades de apoio tcnico e administrativo para a Diretoria, considerando que as atividades relacionadas assessoria tcnica, organizao e ao funcionamento da reunio de Diretoria so desenvolvidas pela estrutura auxiliar. CAPTULO V DA INSPETORIA Art. 107. A inspetoria o rgo executivo que representa o Crea no municpio ou na regio onde for instituda e tem por finalidade fiscalizar o exerccio das profisses abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. Art. 108. A inspetoria instituda pelo Crea mediante ato administrativo. Nota explicativa: A instituio de inspetoria, em determinada localidade, deve observar o nmero de profissionais registrados que nela atuam; o volume de empreendimentos e a distncia destes em relao sede do Crea; e a viabilidade econmica da manuteno da inspetoria. Art. 109. A inspetoria composta por ____ inspetores, sendo um deles designado inspetor-chefe. Regulamentao: O Crea deve estabelecer o nmero de membros da inspetoria, indicando suas funes especficas. Art. 110. Os membros da inspetoria so __________ pelo __________. Regulamentao: O Crea deve estabelecer a forma de constituio da inspetoria e indicar o rgo ou agente responsvel pela indicao ou eleio. Art. 111. O exerccio da funo de inspetor honorfico e deve ser ocupado por profissional legalmente habilitado e em dia com as obrigaes perante o Sistema Confea/Crea. Art. 112. Compete inspetoria: I representar o Crea no municpio ou na regio; II - exercer a fiscalizao profissional dentro dos limites das respectivas jurisdies; III - divulgar a legislao referente s profisses abrangidas pelo Sistema Confea/Crea;

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

IV instruir documentos protocolados a serem encaminhados ao Crea para anlise; V - receber anuidades, taxas de servios e multas; e VI - cumprir e fazer cumprir a legislao federal, as resolues, as decises normativas, as decises plenrias baixadas pelo Confea, os atos normativos e os atos administrativos baixados pelo Crea. Art. 113. A inspetoria tem suas atividades controladas e orientadas pelo Crea. Art. 114. A inspetoria pode ser extinta ou ter suas atividades suspensas temporariamente pelo Crea. Art. 115. A inspetoria, para a execuo de suas atividades, dispe de apoio tcnico e administrativo da estrutura auxiliar do Crea. Recomendao: O Crea deve regulamentar as atividades de apoio tcnico e administrativo para a inspetoria, considerando que as atividades relacionadas assessoria tcnica, organizao e ao funcionamento da inspetoria so desenvolvidas pela estrutura auxiliar. TTULO III DA ESTRUTURA DE SUPORTE Art. 116. A estrutura de suporte responsvel pelo apoio aos rgos da estrutura bsica nos limites de sua competncia especfica, sendo composta por rgos de carter permanente, especial ou temporrio compreendendo: I comisso permanente; II comisso especial; III - grupo de trabalho; IV ________________ Recomendao: O Crea pode instituir outros rgos de apoio estrutura bsica, inclusive aqueles de carter consultivo, especificando no regimento as informaes mnimas referentes finalidade especfica, composio, competncia, coordenao e ao funcionamento. CAPTULO I DA COMISSO PERMANENTE Seo I Da Finalidade e da Composio da Comisso Permanente Art. 117. A comisso permanente o rgo deliberativo da estrutura de suporte que tem por finalidade auxiliar o Plenrio do Crea no desenvolvimento de atividades contnuas relacionadas a um tema especfico de carter legal, tcnico ou administrativo. Art. 118. So institudas, no mbito do Crea, as seguintes comisses permanentes:
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

I Comisso de tica Profissional; II Comisso de Oramento e Tomada de Contas; III Comisso de Renovao do Tero; IV - ____________________________. Nota explicativa: O Crea deve instituir, no mnimo, as comisses permanentes indicadas nos incisos de I a III. Pargrafo nico. O Plenrio pode instituir outras comisses permanentes, de modo a atender s suas necessidades. Recomendao: O Crea pode instituir outras comisses, especificando no regimento as informaes mnimas referentes sua finalidade especfica e s suas competncias. Art. 119. A comisso permanente subordinada ao Plenrio. Art. 120. A comisso permanente constituda na primeira sesso plenria ordinria do ano. Art. 121. A comisso permanente composta por ____ conselheiros regionais, eleitos pelo Plenrio do Crea e igual nmero de suplentes escolhidos entre os conselheiros regionais titulares, sendo permitida uma nica reeleio. Regulamentao: O Crea deve estabelecer nmero mpar de membros da comisso, assegurando, no mnimo, trs membros representando os grupos profissionais da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia. Seo II Da Coordenao da Comisso Permanente Art. 122. Os trabalhos da comisso permanente so conduzidos por um coordenador e por um coordenador-adjunto. Art. 123. O coordenador e o coordenador-adjunto da comisso permanente so __________ pelo ________, sendo permitida uma nica reconduo. Regulamentao: O Crea deve estabelecer a forma de escolha do coordenador e o coordenadoradjunto da comisso, informando o rgo responsvel pela indicao ou eleio. Art. 124. O mandato de coordenador e de coordenador-adjunto de comisso permanente tem durao de um ano, iniciando-se na primeira sesso plenria ordinria do ano e encerrando-se na primeira sesso plenria ordinria do ano seguinte, ressalvado o caso de concluso de mandato de conselheiro regional neste perodo. Art. 125. Compete ao coordenador de comisso permanente: I responsabilizar-se pelas atividades da comisso junto ao Plenrio do Crea; II - manter o Plenrio informado dos trabalhos desenvolvidos;
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

III propor o plano de trabalho a ser submetido apreciao da Diretoria, incluindo metas, aes, calendrio, cronograma de execuo e previso de recursos financeiros e administrativos necessrios; IV cumprir e fazer cumprir o plano de trabalho da comisso; V diligenciar junto Diretoria para o atendimento das necessidades da comisso, visando execuo de seus trabalhos; VI - representar o Crea em eventos relacionados s atividades especficas da comisso, sempre que for delegado pelo presidente; VII convocar e coordenar as reunies; e VIII - proferir voto de qualidade, em caso de empate. Seo III Da Competncia da Comisso Permanente Art. 126. Compete comisso permanente: I analisar e instruir processo de sua competncia, requerendo providncia de rgo da estrutura bsica ou auxiliar; II analisar processo instrudo com relatrio fundamentado apresentado pelo membro da comisso a ser encaminhado s cmaras especializadas ou ao Plenrio para apreciao; III aprofundar a anlise, o estudo e a discusso sobre assunto relacionado sua atividade especfica, encaminhando os resultados s cmaras especializadas ou ao Plenrio para apreciao conforme o caso; IV elaborar sua proposta de plano de trabalho a ser apresentada Diretoria, incluindo objetivos, metas, aes, cronograma de execuo e previso de recursos financeiros e administrativos necessrios; e V prestar contas ao Plenrio dos recursos do Crea alocados para o desenvolvimento de suas atividades, por intermdio da Diretoria. Recomendao: Quando o Crea instituir o Plano de Aes Estratgicas e o Plano Anual de Trabalho, sugere-se a insero do seguinte inciso neste artigo: VI desenvolver e executar projetos do Plano de Aes Estratgicas do Crea, de sua iniciativa ou de iniciativa do Plenrio, sobre questes relacionadas s suas atividades especficas. Seo IV Da Organizao e da Ordem dos Trabalhos da Reunio da Comisso Permanente Art. 127. A organizao e a ordem dos trabalhos da reunio da comisso permanente obedece regulamentao estabelecida para o funcionamento de cmara especializada, com as devidas adaptaes.

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

Art. 128. A comisso permanente manifesta-se sobre assuntos de sua competncia mediante relatrio fundamentado aprovado pelos membros da comisso. Art. 129. A comisso permanente, para a execuo de suas atividades, dispe de apoio tcnico e administrativo da estrutura auxiliar do Crea. Recomendao: O Crea deve regulamentar as atividades de apoio tcnico e administrativo, considerando que as atividades relacionadas assessoria tcnica, organizao e ao funcionamento da comisso so desenvolvidas pela estrutura auxiliar. Seo V Da Comisso de tica Profissional Art. 130. A Comisso de tica Profissional tem por finalidade a apreciao das infraes ao Cdigo de tica das profisses abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. Pargrafo nico. A Comisso de tica Profissional assessorada juridicamente por um funcionrio da estrutura auxiliar. Recomendao: Sugere-se que a Comisso de tica Profissional seja composta por um membro de cada cmara especializada, visando representao das reas profissionais abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e, conseqentemente, instruo e anlise de processos referentes s reas do conhecimento tecnolgico e s diversas atividades fiscalizadas pelo Crea. Art. 131. Compete Comisso de tica Profissional: I instruir processo de infrao ao Cdigo de tica Profissional, ouvindo testemunhas e partes, e realizando diligncias necessrias para apurar os fatos; II emitir relatrio fundamentado a ser encaminhado cmara especializada competente para apreciao, o qual deve fazer parte do respectivo processo; e III sugerir ao Plenrio alterao nos dispositivos do Cdigo de tica Profissional a ser encaminhada ao Confea. Seo VI Da Comisso de Oramento e Tomada de Contas Art. 132. A Comisso de Oramento e Tomada de Contas tem por finalidade apreciar os assuntos de carter econmico e financeiro do Crea. Art. 133. Compete Comisso de Oramento e Tomada de Contas: I apreciar e emitir relatrio sobre o oramento do Crea; II apreciar e deliberar sobre a proposta oramentria anual a ser encaminhada ao Confea para homologao; III apreciar e deliberar sobre a prestao de contas anual do Crea a ser encaminhada ao Confea para aprovao;

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

IV acompanhar, mensalmente, a execuo oramentria, tanto de receita como da despesa, indicando eventuais correes; V - emitir relatrio de acompanhamento mensal referente execuo oramentria a ser encaminhado ao Plenrio para apreciao; VI apreciar e deliberar sobre necessidades de transposio ou suplementao de verbas; VII apreciar e deliberar sobre a situao econmica e financeira do Crea, consubstanciada nos balancetes mensais; VIII apreciar e emitir relatrio sobre outros assuntos de cunho financeiro e econmico; e IX encaminhar ao Plenrio para aprovao a proposta oramentria anual, a prestao de contas anual e outros documentos pertinentes. Seo VII Da Comisso de Renovao do Tero Art. 134. A Comisso de Renovao do Tero tem por finalidade elaborar a proposta de renovao do tero da composio do Plenrio do Crea. Recomendao: Sugere-se que a Comisso de Renovao do Tero seja composta por um membro de cada cmara especializada, visando representao das diversas reas profissionais abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e assegurando a representao das diversas instituies de ensino e entidades de classe. Art. 135. Compete Comisso de Renovao do Tero: I revisar os registros das instituies de ensino superior e das entidades de classe; II requerer das instituies de ensino e das entidades de classe providncias para a regularizao de seus registros, quando necessrio; III estabelecer procedimentos para a manifestao expressa de opo dos profissionais associados a mais de uma entidade de classe para fins de representao; IV verificar o nmero de profissionais registrados e em dia com suas obrigaes perante o Sistema Confea/Crea; V - analisar a proporcionalidade entre as reas profissionais e propor a composio do Plenrio e das cmaras especializadas; e VI elaborar relatrio com a proposta de renovao do tero do Plenrio do Crea, obedecendo s normas e aos prazos estabelecidos pelo Confea.

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

CAPTULO II DA COMISSO ESPECIAL Seo I Da Finalidade da Comisso Especial Art. 136. A comisso especial o rgo que tem por finalidade auxiliar os rgos da estrutura bsica no desenvolvendo de atividades de carter temporrio relacionadas a um tema especfico de carter legal, tcnico ou administrativo. Art. 137. So institudas pelo Plenrio do Crea, quando necessrio, as seguintes comisses: I Comisso do Mrito CM; II Comisso Eleitoral Regional CER; III Comisso de Sindicncia e de Inqurito; IV - __________________________. Recomendao: O Crea pode instituir outras comisses, especificando no regimento as informaes mnimas referentes sua finalidade especfica e s suas competncias. Seo II Da Coordenao de Comisso Especial Art. 138. Os trabalhos da comisso especial so conduzidos por um coordenador e por um coordenador-adjunto. Art. 139. O coordenador e o coordenador-adjunto da comisso especial so __________ pelo _________. Regulamentao: O Crea deve estabelecer a forma de escolha do coordenador e o coordenadoradjunto da comisso, informando o rgo responsvel pela indicao ou eleio. Art. 140. Compete ao coordenador de comisso especial: I responsabilizar-se pelas atividades da comisso junto ao Plenrio do Crea; II - manter o Plenrio informado dos trabalhos desenvolvidos; III propor o plano de trabalho a ser submetido apreciao da Diretoria, incluindo metas, aes, calendrio, cronograma de execuo e previso de recursos financeiros e administrativos necessrios; IV cumprir e fazer cumprir o plano de trabalho da comisso; V diligenciar junto Diretoria para o atendimento das necessidades da comisso, visando execuo de seus trabalhos; VI convocar e coordenar as reunies; e
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

VII - proferir voto de qualidade, em caso de empate. Seo III Da Organizao e da Ordem dos Trabalhos da Reunio da Comisso Especial Art. 141. A organizao e a ordem dos trabalhos da reunio da comisso especial obedece regulamentao estabelecida para o funcionamento de cmara especializada, com as devidas adaptaes. Art. 142. A comisso especial extinta, automaticamente, quando da concluso da atividade para a qual foi criada. Art. 143. A comisso especial manifesta-se sobre o resultado proveniente de suas atividades mediante relatrio conclusivo apresentado ao final dos trabalhos. Art. 144. A comisso especial, para a execuo de suas atividades, dispe de apoio tcnico e administrativo da estrutura auxiliar do Crea. Recomendao: O Crea deve regulamentar as atividades de apoio tcnico e administrativo, considerando que as atividades relacionadas assessoria tcnica, organizao e ao funcionamento da comisso so desenvolvidas pela estrutura auxiliar. Art. 145. A comisso especial pode ser assessorada por profissional externo ao quadro da estrutura auxiliar indicado pelo __________. Regulamentao: O Crea deve informar o rgo responsvel pela indicao do assessor externo.

Seo IV Da Comisso do Mrito Art. 146. A Comisso do Mrito tem por finalidade analisar as indicaes de nomes de profissional, de instituio de ensino, de entidade de classe e de pessoa fsica ou jurdica que, por relevantes servios prestados ao Sistema Confea/Crea no mbito da jurisdio do Conselho Regional, faam jus homenagem de acordo com procedimentos estabelecidos em ato normativo homologado pelo Confea. Art. 147. A Comisso do Mrito composta por ____ conselheiros regionais e igual nmero de suplentes escolhidos entre os conselheiros regionais titulares. Regulamentao: O Crea deve estabelecer o nmero de membros da comisso, assegurando nmero mpar de membros. Art. 148. Os membros da Comisso do Mrito so __________ pelo __________. Regulamentao: O Crea deve estabelecer a forma de constituio da comisso, informando o rgo responsvel pela indicao ou eleio. Seo V Da Comisso Eleitoral Regional Art. 149. A Comisso Eleitoral Regional tem por finalidade executar os processos eleitorais no mbito da jurisdio do Crea, relativos s eleies de presidente de Crea e de conselheiro federal estabelecidos de acordo com resoluo especfica.
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

Art. 150. A Comisso Eleitoral Regional subordinada Comisso Eleitoral Federal CEF. Art. 151. A composio da Comisso Eleitoral Regional definida por resoluo especfica. Art. 152. Os membros da Comisso Eleitoral Regional so __________ pelo __________. Regulamentao: O Crea deve estabelecer a forma de constituio da comisso, informando o rgo responsvel pela indicao ou eleio. Seo VI Da Comisso de Sindicncia e de Inqurito Art. 153. A Comisso de Sindicncia e de Inqurito tem por finalidade assessorar o Plenrio ou a Presidncia em assuntos de natureza administrativa, contbil e financeira, desenvolvendo atividades de sindicncia e de inqurito. Pargrafo nico. A Comisso de Sindicncia e de Inqurito deve obedecer ao princpio do contraditrio e assegurar o direito ampla defesa, devendo adotar rito previsto em ato administrativo prprio e, no que couber, no Cdigo de Processo Civil. Art. 154. A Comisso de Sindicncia e de Inqurito subordinada ao Plenrio ou Presidncia conforme o caso. Art. 155. A Comisso de Sindicncia e de Inqurito composta por ____ conselheiros regionais. Regulamentao: O Crea deve estabelecer nmero mpar de membros para a comisso. Pargrafo nico. vedada a indicao de suplente para membro de Comisso de Sindicncia e de Inqurito. Nota explicativa: vedada a indicao de suplente para membro da Comisso de Sindicncia e de Inqurito, tendo em vista que somente os membros que iniciaram o trabalho na comisso devem conclu-lo, uma vez que acompanharam a discusso e, conseqentemente, detm as informaes essenciais formao de juzo e apreciao da matria. Art. 156. Os membros da Comisso de Sindicncia e de Inqurito so __________ pelo __________. Regulamentao: O Crea deve estabelecer a forma de constituio da comisso, informando o rgo responsvel pela indicao ou eleio. Art. 157. O funcionamento da Comisso de Sindicncia e de Inqurito tem durao mxima de noventa dias. 1 No caso de concluso dos trabalhos em prazo inferior ao estabelecido no caput deste artigo ou por deciso do Plenrio, a Comisso de Sindicncia e de Inqurito extinta automaticamente.

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

2 Excepcionalmente, mediante justificativa fundamentada, o Plenrio do Crea pode autorizar a prorrogao do prazo estabelecido no caput deste artigo por igual perodo. Art. 158. A instituio de Comisso de Sindicncia e de Inqurito para averiguao de ato do presidente do Crea e seu eventual afastamento preventivo, por at noventa dias, visando assegurar a legitimidade dos trabalhos a serem desenvolvidos, deve ser aprovada por dois teros dos membros do Plenrio. CAPTULO III DO GRUPO DE TRABALHO Seo I Da Finalidade e da Composio do Grupo de Trabalho Art. 159. O grupo de trabalho rgo de carter temporrio que tem por finalidade subsidiar os rgos da estrutura bsica e da estrutura de suporte por intermdio do estudo de tema especfico, objetivando fixar entendimentos e apresentar propostas. Art. 160. O grupo de trabalho institudo pelo Plenrio do Crea, mediante proposta devidamente fundamentada e sugesto de composio apresentadas pela Presidncia, pela Diretoria ou por cmara especializada. Pargrafo nico. A proposta para instituio do grupo de trabalho deve contemplar a justificativa da necessidade de sua criao e a pertinncia do tema s atividades do rgo proponente. Art. 161. O grupo de trabalho supervisionado pelo rgo proponente. Art. 162. O grupo de trabalho composto por conselheiros regionais ou por profissionais do Sistema Confea/Crea em nmero fixado pelo Plenrio do Crea, tendo por base a complexidade do tema a ser estudado. Pargrafo nico. vedada a indicao de suplente para membro de grupo de trabalho. Nota explicativa: vedada a indicao de suplente para membro de grupo de trabalho, tendo em vista que somente os membros que iniciaram o trabalho no grupo devem conclulo, uma vez que acompanharam a discusso e, conseqentemente, detm informaes essenciais formao de juzo e apreciao da matria. Art. 163. Os membros do grupo de trabalho so __________ pelo __________. Regulamentao: O Crea deve estabelecer a forma de constituio do grupo de trabalho, informando o rgo responsvel pela indicao ou eleio. Art. 164. No caso de trmino de mandato de membro de grupo de trabalho, o Plenrio indicar outro conselheiro regional. Pargrafo nico. Ao ex-conselheiro regional permitido atuar como membro at a concluso dos trabalhos, mediante deciso do Plenrio do Crea, no havendo substituio neste caso.

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

Seo II Da Coordenao do Grupo de Trabalho Art. 165. O grupo de trabalho conduzido por um coordenador e por um coordenador-adjunto. Art. 166. O coordenador e o coordenador-adjunto de grupo de trabalho so __________ pelo _________, sendo permitida uma nica reeleio. Regulamentao: O Crea deve estabelecer a forma de escolha do coordenador e o coordenadoradjunto do grupo de trabalho, informando o rgo responsvel pela indicao ou eleio. Art. 167. Compete ao coordenador de grupo de trabalho: I responsabilizar-se pelas atividades do grupo junto ao Plenrio do Crea; II - manter o rgo proponente informado dos trabalhos desenvolvidos; III propor o plano de trabalho a ser submetido apreciao da Diretoria, incluindo metas, aes, calendrio, cronograma de execuo e previso de recursos financeiros e administrativos necessrios; IV cumprir e fazer cumprir o plano de trabalho do grupo; V diligenciar junto Diretoria para o atendimento das necessidades do grupo, visando execuo de seus trabalhos; VI convocar e coordenar as reunies; e VII - proferir voto de qualidade, em caso de empate. Seo III Da Organizao e da Ordem dos Trabalhos da Reunio do Grupo de Trabalho Art. 168. A organizao e a ordem dos trabalhos da reunio do grupo de trabalho obedece regulamentao estabelecida para o funcionamento de cmara especializada, com as devidas adaptaes. Art. 169. O funcionamento do grupo de trabalho tem durao mxima de um ano. 1 No caso de concluso dos trabalhos em prazo inferior ao estabelecido no caput deste artigo ou por deciso do Plenrio, o grupo de trabalho extinto automaticamente. 2 Excepcionalmente, mediante justificativa fundamentada, o Plenrio do Crea pode autorizar a prorrogao do prazo por, no mximo, igual perodo. Art. 170. O grupo de trabalho manifesta-se sobre o resultado proveniente de seus estudos mediante relatrio conclusivo apresentado ao final dos trabalhos. Pargrafo nico. O relatrio conclusivo deve, inicialmente, ser submetido apreciao do rgo proponente. Art. 171. Os assuntos pertinentes ao grupo de trabalho so relatados em Plenrio pelo rgo proponente.
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

Art. 172. O grupo de trabalho, para a execuo de suas atividades, dispe de apoio tcnico e administrativo da estrutura auxiliar do Crea. Recomendao: O Crea deve regulamentar as atividades de apoio tcnico e administrativo, considerando que as atividades relacionadas assessoria tcnica, organizao e ao funcionamento do grupo so desenvolvidas pela estrutura auxiliar. Art. 173. O grupo de trabalho pode ser assessorado por especialista no tema, profissional externo ao quadro da estrutura auxiliar indicado pelo __________. Regulamentao: O Crea deve informar o rgo responsvel pela indicao do assessor externo e observar a legislao pertinente no caso de contratao. TTULO IV DA ESTRUTURA AUXILIAR Art. 174. A estrutura auxiliar do Crea responsvel pelos servios administrativos, financeiros, jurdicos e tcnicos e tem por finalidade prover apoio para o funcionamento da estrutura bsica e da estrutura de suporte, para a fiscalizao do exerccio profissional e para a gesto do Conselho Regional. Pargrafo nico. A organizao e as normas de funcionamento das unidades da estrutura auxiliar so estabelecidas em regulamento aprovado pela Diretoria. Art. 175. A estrutura auxiliar deve possuir quadro tcnico com a finalidade de analisar e emitir pareceres sobre os assuntos submetidos apreciao dos rgos da estrutura bsica e da estrutura de suporte. Art. 176. A estrutura auxiliar subordinada Presidncia. Recomendao: Sugere-se a instituio de uma superintendncia com o objetivo de coordenar as unidades que compem a estrutura auxiliar e atuar como elo entre estas unidades e a Presidncia. Quando o Crea instituir a Superintendncia, sugere-se a insero do seguinte artigo neste Ttulo: Art. - A estrutura auxiliar coordenada, orientada e supervisionada por uma Superintendncia. Recomendao: A fim de assegurar que as informaes referentes s competncias do superintendente e, quando for o caso, do assessor tcnico e do secretrio sejam contempladas no regulamento das unidades da estrutura auxiliar, inclumos neste Modelo Referencial a sugesto de redao de alguns artigos, mesmo tratando-se de matria no regimental: Art. - A Superintendncia tem por finalidade coordenar, orientar e supervisionar as unidades que compem a estrutura auxiliar do Crea. Art. - A Superintendncia dirigida por um superintendente para exercer a funo de gestor da estrutura auxiliar. Pargrafo nico. O superintendente deve exercer suas atribuies sob a superviso da Diretoria, podendo ser exonerado da funo pelo presidente. Art. - Compete ao superintendente:
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

I assessorar a Presidncia na administrao do Crea; II dirigir a estrutura auxiliar; III - assessorar a Diretoria na elaborao do regulamento da estrutura auxiliar; IV - responsabilizar-se pela eficincia e qualidade dos servios tcnicos e administrativos prestados a rgos da estrutura bsica e estrutura de suporte; V elaborar e propor Diretoria o plano de trabalho da estrutura auxiliar; VI executar o plano de trabalho da estrutura auxiliar dentro do oramento e dos limites operacionais estabelecidos pela Diretoria; VII - administrar os recursos humanos, materiais e financeiros do Crea; VIII encaminhar Comisso de Oramento e Tomada de Contas e, posteriormente, Diretoria para apreciao, os relatrios contbeis, financeiros, oramentrios e administrativos; IX - responsabilizar-se pela administrao do patrimnio do Crea, disciplinando sua utilizao e zelando pela sua guarda; X integrar e supervisionar o desempenho das atividades da estrutura auxiliar no atendimento s demandas internas e externas do Crea; XI supervisionar as atividades desenvolvidas pelos assessores das reas jurdica e de comunicao e pelos consultores externos contratados pelo Crea; e XII - responsabilizar-se pelo fiel cumprimento dos regulamentos e normas do Crea. Art. - Compete ao assessor ou ao secretrio de rgo da estrutura bsica e da estrutura de suporte: I - elaborar pauta de reunio e encaminh-la aos membros; II encaminhar a convocao de reunio aos membros e aos convidados; III assessorar tecnicamente ou secretariar as reunies; IV elaborar smula das reunies; V elaborar encaminhamento; VI elaborar deciso exarada pelo rgo, quando for o caso; VII - elaborar deliberao exarada pelo rgo, quando for o caso; VIII elaborar relatrios exarados pelo rgo, quando for o caso; IX tramitar documentos de acordo com o Manual de Procedimentos Administrativos do Crea, e manter organizado o acervo documental; X - diligenciar, junto unidade da estrutura auxiliar incumbida de apoiar o rgo, para solicitar apoio tcnico e administrativo; XI - acompanhar a tramitao de documento de interesse do rgo; e XII- propor ao coordenador aes e procedimentos com o objetivo de aprimorar e qualificar o desempenho das funes e das atividades do rgo. TTULO V DAS DISPOSIES GERAIS Art. 177. vedado ao Crea manifestar-se sobre assuntos de carter religioso ou poltico-partidrio.
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

Art. 178. vedado ao Crea legislar sobre atribuio profissional. Art. 179. O Crea poder garantir a ex-presidente, a conselheiro regional e a exconselheiro regional assistncia jurdica em processos cvel e criminal, em lides que envolvam atos praticados no exerccio de suas funes, desde que o Crea no figure no plo contrrio da ao. 1o A parte interessada deve solicitar a assistncia jurdica ao Plenrio do Crea, mediante requerimento justificado. 2o Cabe ao Plenrio do Crea autorizar a assistncia jurdica, aps apreciao do requerimento justificado. 3o Fica assegurado ao Crea o direito de reembolso em caso de condenao. 4o O disposto no caput deste artigo aplica-se at o limite de cinco anos, contados do trmino do mandato. Art. 180. O Crea baixar ato administrativo estabelecendo os valores e os critrios de concesso de dirias e de ajuda de custo para ressarcimento de despesas de presidente e de conselheiro regional. Art. 181. O Crea baixar ato administrativo regulamentando os critrios para participao de conselheiros regionais em eventos de interesse do Crea. 1 A participao de conselheiro regional em congresso, simpsio, seminrio, encontro ou qualquer outro evento de interesse do Crea pode ser custeada pelo Conselho Regional quando a programao do evento estiver relacionada ao aperfeioamento, valorizao, regulamentao e fiscalizao do exerccio profissional e das atividades da Engenharia, da Arquitetura, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia. 2 A participao de conselheiro regional em eventos fora do territrio nacional deve ser aprovada pelo Plenrio do Crea e encaminhada, previamente, ao Confea para conhecimento. TTULO VI DAS DISPOSIES TRANSITRIAS Art. 182. Para adequar-se s disposies deste Regimento, no prazo de cento e vinte dias, o Crea-UF adotar as seguintes aes, alm de outras que se mostrarem necessrias: I reformular os atos administrativos que contrariem as novas disposies; II implementar outros atos administrativos que se faam necessrios para o cumprimento deste Regimento; III - ____________________________. Regulamentao: O Crea deve estabelecer as medidas de carter provisrio necessrias manuteno de suas atividades, durante o perodo de implantao de seu novo Regimento. TTULO VII DAS DISPOSIES FINAIS Art. 183. Este Regimento entra em vigor na data de sua publicao.
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

Nota explicativa: A publicao do regimento no Dirio Oficial da Unio deve acorrer aps a homologao do Confea, que analisar o regimento apresentado quanto legislao vigente. Nota explicativa: Os atos administrativos a serem revogados devem ser relacionados na deciso plenria que aprovar o novo regimento do Crea.

14 Anexo B Modelos de Instrumento de Manifestao Modelo I Deciso Plenria (PL/UF) Modelo II Deciso de Cmara Especializada (CE/UF) Modelo III Deciso da Diretoria (D/UF) Modelo IV Deliberao (Sigla do rgo/UF) Modelo V Proposta Modelo VI Relatrio e Voto Fundamentado Modelo VII Comunicado Modelo VIII Declarao de Voto Modelo IX Retificao de Ata de Sesso Plenria

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

Modelo I : : : : EMENTA 1 DECISO

Deciso Plenria (PL/UF)

Reunio Deciso Plenria Referncia Interessado

Ordinria Extraordinria

N N

: PL/UF n/ano

O Plenrio do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia Crea (UF), apreciando 2, que trata de 3, considerando 4, DECIDIU 5. Presidiu a sesso o senhor 6. Votaram favoravelmente os senhores (conselheiros) 7. Votaram contrariamente os senhores (conselheiros) 8. Abstiveram-se de votar os senhores (conselheiros) 9. Cientifique-se e cumpra-se.
10

11 12

Campo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Descrio dos campos Descrever a ementa Informar a espcie de documento apreciado. Ex.: Processo n 001/2002 Descrever o assunto tratado no documento Descrever os considerandos, se houver Informar a deciso adotada Identificar o cargo, ttulo e nome de quem presidiu a sesso Identificar o nome dos conselheiros que votaram favoravelmente Identificar o nome dos conselheiros que votaram contrariamente Identificar o nome dos conselheiros que se abstiveram de votar Descrever o local e a data da sesso Informar o nome do presidente do Crea ou do seu substituto legal Indicar o cargo

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

Forma de preenchimento

LDR - Leis Decretos, Resolues

Modelo II : : : : EMENTA 1 DECISO

Deciso da Cmara Especializada (CE/UF)

Reunio Deciso da C. Especializada Referncia Interessado

Ordinria Extraordinria

N N

: CE/UF n/ano

A cmara especializada de2 do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - Crea (UF), apreciando 3, que trata de 4, considerando 5, DECIDIU 6. Coordenou a sesso o senhor 7. Votaram favoravelmente os senhores (conselheiros) 8. Votaram contrariamente os senhores (conselheiros) 9 . Abstiveram-se de votar os senhores (conselheiros) 10. Cientifique-se e cumpra-se.
11

12 13

Campo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Descrio dos campos Descrever a ementa Informar a modalidade Informar a espcie de documento apreciado. Ex.: Processo n 001/2002 Descrever o assunto tratado no documento Descrever os considerandos, se houver Informar a deciso adotada Identificar o cargo, ttulo e nome de quem presidiu a sesso Identificar o nome dos conselheiros que votaram favoravelmente Identificar o nome dos conselheiros que votaram contrariamente Identificar o nome dos conselheiros que se abstiveram de votar Descrever o local e a data da sesso Informar o nome do presidente do Crea ou do seu substituto legal Indicar o cargo

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

Forma de preenchimento

LDR - Leis Decretos, Resolues

Modelo III : : : :

Deciso da Diretoria (D/UF)

Reunio Deciso da Diretoria Referncia Interessado

Ordinria Extraordinria

N N

: D/UF n/ano

EMENTA 1 DECISO A Diretoria do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - Crea (UF), apreciando 2, que trata de 3, considerando 4, DECIDIU 5. Presidiu a sesso o senhor 6. Votaram favoravelmente os senhores (conselheiros) 7. Votaram contrariamente os senhores (conselheiros) 8. Abstiveram-se de votar os senhores (conselheiros) 9. Cientifique-se e cumpra-se.
10

11 12

Campo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Descrio dos campos Descrever a ementa Informar a espcie de documento apreciado. Ex.: Processo n 001/2002 Descrever o assunto tratado no documento Descrever os considerandos, se houver Informar a deciso adotada Identificar o cargo, ttulo e nome de quem presidiu a sesso Identificar o nome dos conselheiros que votaram favoravelmente Identificar o nome dos conselheiros que votaram contrariamente Identificar o nome dos conselheiros que se abstiveram de votar Descrever o local e a data da sesso Informar o nome do presidente do Crea ou do seu substituto legal Indicar o cargo

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

Forma de preenchimento

LDR - Leis Decretos, Resolues

Modelo IV rgo de origem

Deliberao (Sigla do rgo/UF) n (xx/ano)

Tipo de documento

Cmara Especializada ______________________ Comisso Permanente ______________________ Comisso Especial _________________________ Outros ___________________________________ : :

Processo n Protocolo n

Outros:___________________________ _________________________________

Assunto Interessado

A (nome por extenso do rgo de origem sigla), do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia Crea (UF), reunida em (cidade), nos dias (data), na sede do Crea (UF), aps analisar o
1

em epgrafe, que trata 2, Considerando, (descrever, se houver)

Deliberou

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Local e data Membros

Forma de preenchime nto

Campo 1 2 Informar o tipo de documento

Descrio dos campos Discorrer sobre o assunto do processo ou protocolo


LDR - Leis Decretos, Resolues

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

Modelo V

Proposta Tipo de documento

rgo de origem

Presidncia Diretoria Cmara Especializada ______________________ Comisso Permanente ______________________ Comisso Especial _________________________ Outros ___________________________________ : : : :

Processo n Protocolo n Outros:

Assunto Item da Pauta Proponente Local

Data : Texto:

____/____/____

10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. Proponente

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

Modelo VI

Relatrio e Voto Fundamentado Tipo de documento

rgo de origem

Plenrio Diretoria Cmara Especializada ______________________ Comisso Permanente ______________________ Comisso Especial _________________________ Outros ___________________________________ : : : : : :

Processo n Protocolo n Outros: _______________________

_________________________________ _________________________________

Assunto Interessado Origem Item da Pauta Relator Local

Data : Texto:

____/____/____

30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. Relator

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

Modelo VII

Comunicado Tipo de documento

rgo de origem

Plenrio Diretoria Cmara Especializada ______________________ Comisso Permanente ______________________ Comisso Especial _________________________ Outros ___________________________________ : :

Processo n Protocolo n

Outros:___________________________ _________________________________ _________________________________

Interessado Local

Data : Texto:

____/____/____

48. 49. 50. 51. 52. 53. 54. 55. 56. 57. 58. 59. 60. 61. 62. 63. 64. 65. 66. 67. 68. 69. 70. Nome Cargo

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

Modelo VIII

Declarao de Voto Tipo de documento

rgo de origem

Plenrio Diretoria Cmara Especializada ______________________ Comisso Permanente ______________________ Comisso Especial _________________________ Outros ___________________________________ : : : :

Processo n Protocolo n

Outros:___________________________ _________________________________ _________________________________

Assunto Item da Pauta Relator Local

Data : Texto:

____/____/____

71. 72. 73. 74. 75. 76. 77. 78. 79. 80. 81. 82. 83. 84. 85. 86. 87. 88. 89. 90. Relator

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

Modelo IX N da Sesso Plenria Linha Interessado Local : : :

Retificao de Ata de Sesso Plenria Data: ____/____/____

Texto da Retificao 91. 92. 93. 94. 95. 96. 97. 98. 99. 100. 101. 102. 103. 104. 105. 106. 107. 108. 109. 110. 111. 112. 113. 114. 115. 116. Nome Cargo

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

15 Bibliografia

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Numerao progressiva das sees de um documento, NBR 6024. Rio de janeiro, 1989. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Apresentao de relatrios tcnico-cientficos, NBR 10719. Rio de janeiro, 1989. DINIZ, Maria Helena Dicionrio jurdico / Maria Helena Diniz. - So Paulo : Saraiva, 1998. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda, 1910-1989 Novo Aurlio Sculo XXI : o dicionrio da lngua portuguesa / Aurlio Buarque de Holanda Ferreira. 3.ed. totalmente revista e ampliada. - Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 1999.

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

Anda mungkin juga menyukai