Anda di halaman 1dari 5

Resumo da G1 2011.

me pediram pra por os captulos da prova de direito romano. caps 1 ao 6 mesmo, no mudou (at a pg 64) ps. 4a feira no haver aula de direito romano!!

Vocs devem estudar: Influncia do direito romano no ocidente e oriente. Definio, importncia, origem e contexto das magistraturas. Definio, importncia, origem e contexto das fontes do direito romano. Destaque sempre no contexto poltico/social.

Realeza: Politica: Se resume em 3 termos: o Rei, o Senado e os comicios. O Rei era o magistrado unico, vitalicio e irresponsavel. O Rei como chefe se estado tinha o poder da policia, as funes de juiz, de sacerdote, amplos poderes sobre o tesouro e terras publicas e declarava guerras e celebrava os tratados de paz. O senado servia como conselho do rei, poderia ser consultivo ( o rei pedia conselhos mas nao era obrigado a segui-los ) ou confimatria ( todas deliberaes dos comicios, para terem validade deveriam ser confirmadas pelo senado ). Os comicios eram assembleias convocadas pelo Rei e eram formados por curias, onde suas propostas eram aprovadas ou nao de acordo com a votao. As comitia calata eram assembleias que davam informes religiosos a populao, que por sua parte nao podia dar opinio, somente escutar o que era passado. Sociedade: Era dividida em tribos e cada tribo tinha 10 curias. A populao era formada por 3 elementos: as gens, a clientela e a plebe. A gens era um agrupamento de familias com carater politico, seus membros julgavam descender de um antepassados em comum. Os gentiles formaram o patriciado e s eles possuam todos os direitos civis e politicos. A clientela eram suditos e protegidos dos gentiles, e deviam obediencia aos mesmos. Os plebeus eram uma turba nao organizada que formava um mundo a parte, nao tinham direitos civis nem politicos, e possivelmente se constituiam dos vencidos que ficavam sobre proteo do estado, dos clientes de familias que se extinguiram e de estrangeiros protegidos pelo estado.

Fontes do Direito: Como todos os povos primitivos, comearam a reger-se pelo costume ( complexo de usos praticados pelos seus antepassados e transmitido as geraes pela tradio ). A jurisprudencia era monopolizada pelos pontfices.

Repblica: Poltica: Os consules eram os magistrados unicos e tinham atribuies militares, administrativas e judicirias. Com a luta da plebe para entrar na politica e o desenvolvimento do estado romano vao surgindo novas magistraturas com atribuies retiradas do consulado. Criam-se duas magistraturas plebeias: Tribunato( podia vetar qualquer ato dos magistrados patricios) e Edilidade da plebe. Criam-se magistraturas patricias: Ditadura, Consulado, Pretura( pretor era o encarregado de administrar a justia), censura, questura e edilidade curuil( edis curuis eram encarregados das policias dos mercados e das aes penais). Pouco a pouco os plebeus conseguiram equiparao politica com os patricios e participavam de todas as magistraturas. As magistraturas tinham como principais caracteristicas a temporariedade, a colegialidade, a gratuidade e a irresponsabilidade. O senado, na republica, se torna o centro do governo, onde os magistrados contumavam seguir seus conselhos, uma vez que o senado poderia acusar magistrados quandos estes se tornassem de novo meros cidados. Sociedade: O mais importante ressaltar o inicio da participao da plebe na vida politica, equiparando seus poder es ao dos patricios. Fontes do Direito: O costume( o que o tempo consagrou, sem interveno da lei, com a aprovao geral), a lei ( lex rogata e lex data ), o edito dos magistrados ( proclamao oral, que depois virou escritas, do programa dos magistrados no inicio do ano que desempenharia sua magistratura)

A lei das 12 tabuas : Um dos objetivos dos plebeus de acabar com a incerteza do direito por meio da elaborao de um codigo, o que viria a frear o arbtrio dos magistrados patricios contra a plebe. Era uma espcie de lei fundamental que dava estabilidade poltica ao publicizar os direitos dos plebeus.

Principado: Politica: Esse periodo apresenta uma dupla faceta: Monarquia mitigada em Roma ( respeita as instituies advindas da epoca republicana ) e Monarquia absoluta nas provincias ( o princeps tem poderes discricionarios ). O principado entendido como regime de transio da republica para uma monarquia absolutista. As intituies politicas da poca so: Magistraturas Consulado, pretura, censura, questura e edilidade curul ( todas essas magistraturas com poderes muito reduzidos, ate que acabam ). Senado suas atividade eram orientadas e inspiradas pelo principe, os membros do senado eram de sua confiana, perde a direo da politica externa, absorveu as funes eleitorais e legislativas dos comicios mesmo com grande influencia do principe. Comcios desaparece pois cai no desuso ja que perdeu suas funes judiciarias, legislativas e eleitorais. Princeps: Modo de designao designado pelo antecessor. Prerrogativas o princeps tinha direito a cadeira curul e era divinizado quando morria. Poderes Tribunicia potestas, declarava guerra e celebrava paz, fundava e organizava colonias, concluia tratados, dava aos estrangeiros o direito de casamento legitimo e cidadania, convocava o senado, cunhava moedas e tinha jurisdio civil e criminal. Sociedade: A sociedade romana da epoca foi, paulatinamente, perdendo os poderes que conquistou na republica ( no caso dos plebeus ) e cada vez mais estavam subordinados a vontade de uma s pessoa mesmo que disfaradamente. Fontes do direito: Costume ( perde sua importancia nesse periodos, pois o pretor podia transformar o costume em regra ), leis comiciais ( no tempo de Augusto os comissios votavam uma serie de leis postas por ele ), Edito dos magistrados ( fixao dos textos dos editos anteriores, os pretores s copiavam os editos de seus antecessores ), Senatoconsultos (o principe propunha as medidas que lhe pareciam necessarias e o senado deliberava ). Constituies imperiais (ato emanado do principe que tinha preceito juridico ). Jurisconsultos ( respondiam a consultas dos magistrados e juizes, as respostas de opiniao comum eram fontes do direito )

Dominato: Politica: Diocleciano ao assumir o poder instaura uma monarquia absolutista em Roma. Este para melhor administrar o vasto imperio romano dividiu-o em imperio ocidental e oriental, assumindo o poder do lado ocidental. Com Constantino roma mais uma vez volta a ser um s imperio, mas depois diante da disputa de seus filhos de divide definitivamente. Quanto as instituies politicas de roma originarias da republica, restaram:Magistraturas - Consulado (com funes puramente honorificas ), Pretura Urbana ( sem jurisdio e com onus de dar jogos publicos ), e o tribunato da plebe ( com existencia apenas nominal ). O Senado reduz-se a mero conselho municipal, existindo um em roma e outro em constantinopla. Fontes do Direito: Constituio imperial ( lei geral, elaborada pelo imperador a pedido de algum alto funcionario ), Costume ( como fonte espontanea do direito, limitado e preencher lacunas das consittuies imperiais). No entanto continuam em vigor as normas de direito dos periodos anteriores desde que nao tenham sido revogadas. Corpus Iuris Civilis (corpo de direito civil): A obra legislativa de justiniano consta de 4 partes: Institutas ( manual escolar ), Digesto ( compilao dos Iura ), Cdigo ( compilao das leges ) e novelas ( reunio das contituies promulgadas por justiniano ). Esse conjunto denominamos corpus iuris civilis.

Anda mungkin juga menyukai