Anda di halaman 1dari 5

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA DE MACEI - AL.

VARA CVEL DA COMARCA

NOELMA ALVES DA SILVA, brasileira, solteira, auxiliar de produo, inscrita no CPF/MF sob o n 042.498.254-42, portadora do RG de n 99001017658 - SSP/AL, residente e domiciliada no Loteamento Juara, Qd. E, Casa 4, n 39, Riacho Doce, Macei/Alagoas, fone: 9192-3724 CEP. 57.000-000, nesta cidade, pobre na forma da lei, conforme declarao de pobreza anexa (doc. 01), atravs da DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DE ALAGOAS, situada na Avenida Comendador Leo, n 555, Poo, nesta cidade, neste ato por conduto da Defensora Pblica, adiante firmada, vem, com fulcro nos arts. 1210 e seguintes da lei substantiva civil c/c art. 926 e seguintes da lei adjetiva civil, perante V.Exa., propor o presente:

AO DE REINTEGRAO DE POSSE COM PEDIDO DE LIMINAR DE ANTECIPAO DE TUTELA

Em face da INVASORA CLAUDETE, que esbulhou posse da autora, em Fevereiro de 2012, consoante as razes de fato e de direito adiante aduzidas:

DA GRATUIDADE JUDICIRIA Inicialmente, a Requerente pede a concesso dos benefcios da Justia Gratuita, preceituada pela Lei n 1.060/50, por ser pobre na forma da lei, no dispondo de condies econmicas suficientes para arcar com os encargos processuais e honorrios advocatcios, sem prejuzo do sustento prprio e de sua famlia, conforme atesta a Declarao de Pobreza anexa (doc. 02).

DOS FATOS A requerente a legtima possuidora e proprietria de um lote situado Rua em Projeto, s/n, no Loteamento Jussara em Riacho Doce, medindo 6,00 metros, pelo lado esquerdo e direito 20,00 metros de frente a fundos.Seus confrontantes so: pela frente Rua em Projeto, pelos Fundos o Convento de Santa Terezinha, pelo lado esquerdo Senhor Isildo Ferreira e pelo lado direito o Lote de nmero 10 da Quadra L, do Loteamento Jussara, Macei/Alagoas (doc. 03).

Vale ressaltar que a Autora tornou-se legtima possuidora deste terreno em 14 de Novembro de 2005, quando o comprou, atravs de Instrumento Particular de Promessa de Compra e Venda devidamente colacionada inicial.

Como referido, a requerente comprou este terreno e ficou indo todo ms ao local para verificlo, limp-lo, enfim a partir da data da compra passou a zelar pelo seu terreno, no tendo condies de construir de logo um imvel nele (como sua inteno), por dificuldades financeiras.

Em Fevereiro de 2012, a Autora fora informada de que seu terreno havia sido invadido,dirigiuse at o local onde constatou que uma vizinha se apoderou e cercou o seu terreno como sendo de sua propriedade. A r comeou a escavao do terreno para fazer terraplanagem.

O esposo da autora procurou a parte r para solicitar amigavelmente a desocupao do terreno, mas no obteve xito. A r continua a fazer alteraes no terreno, nas quais a autora no concorda, desejando inclusive que este seja entregue sem as cercas e sem o buraco da terraplanagem.

Tem-se, portanto, que a requerida est agindo de m-f e no possui qualquer ttulo capaz de inspirar a possibilidade de ser proprietria, o que torna a sua posse e seu esbulho ilegtimo, posto que conseguida por fora injusta e violenta, motivo pelo qual desmerece qualquer proteo.

De acordo com o exposto, est claro que a requerida tem uma posse maculada, que no merece a proteo do nosso ordenamento jurdico, devendo, em obedincia aos princpios basilares do direito, ser feita justia, reintegrando a requerente em sua posse justa e de boa-f, em detrimento da posse injusta e de m-f, imposta pela pessoa que se encontra no plo passivo da presente ao. Faz-se mister salientar que:

a) A requerida, at a presente data, no devolvera a posse do bem a requerente, continuando a construir no terreno em questo, logo, caracterizado est o esbulho, o que enseja reintegrao de posse; b) A requerida, por no restituir o imvel esbulhado, tornara a sua posse precria, impossvel de convalidao pelo nosso ordenamento.

Neste sentido dispe a lei: Art. 1.210 da Nova Lei Substantiva Civil O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbao, restitudo no de esbulho, e segurado de violncia iminente, se tiver justo receio de ser molestado.

DO DIREITO Prescreve o artigo 924 do CPC: Regem o procedimento de manuteno e de reintegrao de posse as normas da seo seguinte, quando intentado dentro de ano e dia da turbao ou do esbulho; passado esse prazo, ser ordinrio, no perdendo, contudo, o carter possessrio. Para a concesso da liminar de reintegrao de posse para aes ajuizadas a menos de ano e dia do esbulho noticiado, torna-se necessrio preencher os requisitos arrolados no art. 927 do CPC, abaixo reproduzido: "Art. 927. Incumbe ao autor provar: I - a sua posse; II - a turbao ou o esbulho praticado pelo ru; III - a data da turbao ou do esbulho; IV - a continuao da posse, embora turbada, na ao de manuteno; a perda da posse, na ao de reintegrao". A distino entre ao de fora nova e a ao de fora velha traada pelo direito processual civil. Na diferenciao entre a demanda de fora nova ou de fora velha tambm se considera o mesmo prazo de ano e dia da posse nova e da posse velha. Contudo, esse lapso temporal de ano e dia para fins de ao de fora nova e de fora velha contado a partir da turbao ou do esbulho sofrido pelo possuidor. Assim, se o possuidor turbado ou esbulhado em sua posse e intenta uma ao possessria dentro de ano e dia, sua ao de fora nova e deve seguir o rito procedimental especial previsto no CPC, que lhe permite ser manutenido ou reintegrado na posse liminarmente.

Conforme preconiza os seguintes artigos do Cdigo Processo Civil: Art. 928. Estando a petio inicial devidamente instruda, o juiz deferir, sem ouvir o ru, a expedio do mandado liminar de manuteno ou de reintegrao; no caso contrrio, determinar que o autor justifique previamente o alegado, citando-se o ru para comparecer audincia que for designada. Art. 929. Julgada procedente a justificao, o juiz far logo expedir mandado de manuteno ou de reintegrao. Art. 930. Concedido ou no o mandado liminar de manuteno ou de reintegrao, o autor promover, nos 5 (cinco) dias subseqentes, a citao do ru para contestar a ao. EMENTA: AO DE REINTEGRAO DE POSSE - POSSE NOVA E POSSE VELHA - AO DE FORA NOVA E AO DE FORA VELHA - DISTINO - LIMINAR - AUDINCIA DE JUSTIFICAO - AUDINCIA PRELIMINAR - DESNECESSIDADE - COMODATO POSSE PRECRIA A audincia de justificao a que alude o caput do art. 928 do CPC necessria quando o pedido de liminar de reintegrao examinado pelo juiz logo aps o recebimento da inicial. Assim, quando o possuidor reintegrado na posse do imvel apenas quando da prolao da sentena, aps o crivo do contraditrio, com regular citao e apresentao de defesa da r, manifesta a desnecessidade da designao da audincia em questo. Se no houver necessidade de produo de provas em audincia, admite-se que o juiz conhea diretamente do pedido, proferindo sentena, sem a realizao da audincia preliminar prevista no caput do art. 331 do CPC, que, inclusive, faz expressa meno dispensabilidade dessa audincia na hiptese de julgamento antecipado do mrito. Ademais, com fincas no 3 do aludido dispositivo, se for iniludvel a improbabilidade de conciliao entre as partes, tambm pode ser dispensada a designao da mencionada audincia. Diante do exposto, fica demonstrado que presente caso ajusta-se ao conceito de posse nova, pois a invaso ocorrera no ms de fevereiro de 2012, dessa forma vislumbra-se o reconhecimento do direito da autora ao deferimento da posse em carter liminar, no nos termos previstos pelos dispositivos processuais referentes ao tratamento da reintegrao de posse.

DO REQUERIMENTO Ante ao exposto, requer: a) Seja, de logo, concedida LIMINAR INAUDITA AUTERA PARS, reintegrando a Requerente posse do terreno, sito Rua em Projeto, s/n, no Loteamento Jussara em Riacho Doce, medindo 6,00 metros, pelo lado esquerdo e direito 20,00 metros de frente a fundos. Seus confrontantes so: pela frente Rua em Projeto, pelos Fundos o Convento de Santa Terezinha,

pelo lado esquerdo Senhor Isildo Ferreira e pelo lado direito o Lote de nmero 10 da Quadra L, do Loteamento Jussara, Macei/Alagoas (doc. 03). b) a CITAO da requerida, no endereo supra, para querendo, apresentar resposta a presente ao, sob pena de revelia e confisso quanto matria de fato e para comparecer a audincia de justificao prvia a ser designada por V. Exa; c) que seja ao final JULGADA PROCEDENTE a ao para confirmar a reintegrao definitivamente, condenando a requerida ao pagamento das custas processuais, honorrios advocatcios e demais cominaes legais; d) os benefcios da Justia Gratuita assegurado pela Constituio Federal, artigo 5, LXXIV e artigo 4 da Lei n 1060/50 tendo em vista que, momentaneamente, no pode arcar com as despesas processuais, sem prejuzo de seu sustento prprio.

DA PROVA A requerente pretende provar suas alegaes, com os documentos acostados, com o depoimento pessoal da requerida, com a oitiva das testemunhas adiante arroladas que comparecero audincia independente de intimao e com todas as demais provas em direito admitidas, que ficam desde logo protestadas e requeridas (doc. 04). DO VALOR

D-se causa o valor de R$ 3.000,00 (trs mil reais).

Nestes termos, Pede deferimento. Macei, 19 de abril de 2012.

Anda mungkin juga menyukai