Anda di halaman 1dari 2

BARTHES, Roland. A cmara clara. Lisboa : Edies 70, 1989. ( Col. Arte Comunicao, n.

12) Em seu texto A Cmara Clara, Barthes possui um tom pessoal, ainda que crtico, em relao imagens, fotografias selecionadas, fotografias em geral, arte, verdade e real. Segundo Barthes, a fotografia pode ser objeto de trs prticas: fazer: fotgrafo/ operator suportar: spectrum/ espetculo/ espectro olhar: spectator

retorno do morto

"Diante da objetiva sou ao mesmo tempo: aquele que me julgo, aquele que eu gostaria que me julgassem, aquele que o fotgrafo me julga e aquele de que ele se serve para exibir sua arte." (p. 27) Dessa maneira, a fotografia o advento do sujeito (eu) como outro, transformando-se em objeto (minha fotografia). O sujeito morre enquanto pessoa, tornando-se atravs da fotografia "Todo-Imagem", ou seja, um objeto. Para o autor, fotografias so sempre invisveis, pois sempre vemos o seu referente em detrimento da fotografia em si. A medida em que o autor traa consideraes sobre fotografias buscando diferenci-las dos outros tipos de imagens, sente a fora da desordem e do acaso que impregna a foto, por essa ser, segundo ele, uma arte pouco segura. Sobre sua indiferena diante de algumas fotos, o autor comenta: "a fotografia est vagamente constituda como objeto, e os personagens que nela figuram esto constitudos como personagens, mas apenas por causa de sua semelhana com seres humanos, sem intencionalidade particular. Flutuam entre a margem da percepo, a do signo e a da imagem, sem jamais abordar qualquer uma delas." (pg. 37) J as fotografias escolhidas, avaliadas, apreciadas, reunidas em lbuns ou editadas em revistas (ou seja, aquelas que passaram pelo crivo da cultura), no so animadas, mas podem animar o autor, pelo que ele denomina aventura, ou seja, o estalo que se sente diante de algumas imagens. Aps a escolha pessoal de algumas fotografias, Barthes passa a elaborar uma fenomenologia particular, comprometida com temas antes desconsiderados, como o afeto, o gosto pessoal que est presente na fotografia, desde sua gnese enquanto imagem, at a circulao das mesmas. Assim, ele define algumas categorias: Studium: gosto de algum, culturalmente perceptvel. Reconhecer o studium encontrar as intenes do fotgrafo, compreend-las, discuti-las. Punctum: aquilo que parte da cena e traspassa, fere, punge, mortifica o spectator. Choque fotogrfico: revela aquilo que estava to bem oculto e do qual o prprio ator estava ignorante ou inconsciente.

Por ironia, a fotografia em um primeiro momento fotografa o notvel para surpreender, e por inverso, decreta notvel aquilo que ela fotografa. "Os realistas, entre os quais estou, e entre os quais eu j estava quando afirmava que a fotografia era uma imagem sem cdigo mesmo que, evidentemente, cdigos venham infletir sua leitura , no consideravam de modo algum a foto como uma "cpia" do real mas como uma emanao do real passado: uma magia, no uma arte. Perguntar se a fotografia analgica ou codificada no um caminho para a anlise. O importante que o constativo da fotografia incide, no sobre o objeto, mas sobre o tempo. Na fotografia, de um ponto de vista fenomenolgico, o poder de autenticao sobrepe-se ao poder de representao." (p. 132) O spectator o ponto de referncia de qualquer foto, e essa atesta, segundo Barthes, que o que visto de fato existiu (referncia). Seu sentido pleno, fotografia no se pode acrescentar nada. "Assim a Foto: no pode dizer o que ela d a ver"(p. 149).
Saul Edgardo Mendez Sanchez Filho. Mestrado em Cultura e Turismo/DLA/UESC. Pesquisador bolsista/CAPES. Orientadora: Profa. Dra. Maria de Lourdes Netto Simes. Grupo de Pesquisa ICER.

Anda mungkin juga menyukai