Anda di halaman 1dari 12

CDIGO DE TICA E CONDUTA SABESP

2008-2

Apresentao

A SABESP a partir da sua prpria misso de prestar servios de saneamento,

contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente constitui-se em uma empresa socialmente responsvel, cumprindo seu papel
agente do desenvolvimento sustentvel baseando seu desempenho econmico a partir da prtica da responsabilidade ambiental e social, gerando o desenvolvimento e o bem-estar de seus empregados, das comunidades onde atua e do pas. O movimento de Responsabilidade Social assumido como um compromisso da maior importncia para a Sabesp, vem no sentido de aprimorar sua prtica de negcio e contribuir para o cumprimento de sua misso, que se fundamenta na gesto tica e na sustentabilidade e tem, em seu Cdigo de tica e Conduta, o principal referencial orientador. Para a Sabesp o Cdigo de tica e Conduta, construdo atravs de um amplo processo participativo, sintetiza o conjunto de princpios e normas observados ao longo de sua existncia, e direciona a forma como a empresa estabelecer a relao com os seus diversos pblicos de interesse: dirigentes, empregados, clientes, fornecedores, meio ambiente, comunidade e sociedade em geral. Dessa forma a adoo do Cdigo de tica e de Conduta para consolidar e ampliar a reputao j conquistada de empresa socialmente responsvel imprescindvel para a SABESP.

2008-2

Introduo A TICA o ideal de conduta humana e parte intrnseca do prprio processo de desenvolvimento da civilizao, que orienta cada ser humano em sua deciso sobre o que bom e correto para si e para sua vida em relao a seus semelhantes, visando o bem comum.

A tica pessoal e a tica empresarial so inseparveis. A adoo de princpios ticos e de conduta por parte da empresa reflete sua identidade organizacional e orienta no apenas o teor das decises, o que devo fazer, como tambm o processo para a tomada de deciso, como devo fazer. Embora cada pessoa tenha o seu prprio padro de valores, eles devem ser compatveis com os valores da empresa. Nesse sentido a adoo de princpios ticos e de conduta comuns fundamental para que a empresa e seus empregados atuem de forma integrada e coerente na conduo de suas relaes e negcios com os diferentes grupos de interesse e garantam a articulao para o sucesso comum.

2008-2

Objetivos do Cdigo de tica e Conduta Sabesp Ser uma referncia, formal e institucional, para a conduta pessoal e profissional de todos os empregados da SABESP, independentemente do cargo ou funo que ocupem, de forma a tornar-se um padro de relacionamento interno e com os seus pblicos de interesse. Viabilizar um comportamento tico pautado em valores incorporados por todos, por serem justos e pertinentes. Reduzir a subjetividade das interpretaes pessoais sobre princpios morais e ticos. Fortalecer a imagem da SABESP e de seus empregados junto aos seus pblicos de interesse.

Cdigo de tica e Conduta Sabesp O Cdigo de tica Sabesp composto por valores e princpios ticos que consolidam os valores organizacionais em enunciados que se destinam a orientar as decises de todos os membros da organizao, incluindo diferentes grupos de interesses. O Cdigo de Conduta orienta o comportamento da empresa e de seus pblicos de relacionamento, considerando a legislao pertinente e contribuindo para a resoluo de eventuais conflitos de interesses.

2008-2

Valores ticos Sabesp

A Sabesp se compromete a estabelecer sua prtica empresarial fundamentada nos seguintes valores: Respeito sociedade e ao cliente Sendo responsvel por oferecer o produto gua com qualidade e servios de coleta e tratamento de esgoto, com tarifas adequadas. Respeito ao meio ambiente Sendo responsvel em relao a seus contemporneos, bem como s geraes futuras, buscando o desenvolvimento sustentvel e promovendo a educao e a conscincia ambiental, e zelando pela recuperao e preservao dos recursos hdricos. Respeito s pessoas Promovendo a eqidade de oportunidades, o respeito s diversidades e o desenvolvimento profissional. Estabelecendo relaes de confiana, estimulando a participao por meio da comunicao e da integrao. Integridade Agindo com justia, legalidade, coerncia, transparncia e honestidade em todas as aes, prticas e decises. Competncia Atuando com profissionalismo, agilidade, eficcia, garantindo a qualidade de seus processos, servios e produtos. Valorizando os conhecimentos compartilhados, a pr-atividade, a criatividade, a inovao, a simplicidade e a flexibilidade na busca de solues. Cidadania Atuando com conscincia cidad e responsabilidade na promoo do bem pblico.
2008-2

Princpios ticos de Ao 1. Atuar garantindo o equilbrio sustentvel entre as dimenses sociais, econmicas e ambientais. 2. Zelar pelos recursos pblicos e privados, utilizando-os de forma eficiente, eficaz e lcita. 3. Atuar garantindo o aperfeioamento contnuo da qualidade dos produtos e servios ofertados e o comprometimento com os resultados. 4. Agir com justia nas aes e decises promovendo o equilbrio e a harmonia, na conciliao dos interesses e propsitos da Sabesp e de seus diferentes pblicos de relacionamento. 5. Atuar de forma construtiva, estabelecendo a confiana como princpio de relao entre a empresa e seus diferentes pblicos de relacionamento. 6. Atuar com transparncia, clareza e preciso nas relaes profissionais, nas prticas de governana corporativa e na comunicao com todos os pblicos envolvidos. 7. Atuar garantindo prticas de gesto de pessoas que respeitem a diversidade e fortaleam a motivao, a satisfao e o comprometimento. 8. Atuar respeitando a legislao vigente. 9. Atuar no fortalecimento e aperfeioamento das comunidades onde atua diretamente e na sociedade em geral.

2008-2

Cdigo de Conduta

Este cdigo, fundamentado nos princpios ticos da SABESP orienta a conduta pessoal e profissional de todos os seus empregados, independentemente de cargo ou funo que ocupem, e regula seu relacionamento com diferentes grupos de interesse. Ele revela o compromisso de profissionalismo e transparncia em todas as aes no trabalho da empresa. Meio Ambiente 1. Preveno e Precauo Ambiental A empresa assume como seu compromisso o princpio da preveno e precauo ambiental, quando couber, buscando a melhoria ambiental na fonte geradora e no promovendo prticas que coloquem em risco o meio ambiente. 2. Educao Ambiental A Sabesp promover a Educao Ambiental junto aos diversos pblicos de sua relao e da sociedade em geral. 3. Excelncia Ambiental A Sabesp busca alcanar e superar os padres de conformidade legal, criando e agregando valor ao negcio.

2008-2

Cliente/Comunidade/Sociedade 4. Qualidade do Produto A Sabesp assume sua co-responsabilidade com o saneamento e a salubridade ambiental, garantindo a qualidade de seus produtos e servios. 5. Qualidade do Atendimento A Sabesp atender as solicitaes e reclamaes de seus clientes no prazo e com a devida qualidade. 6. Atendimento Imparcial A Sabesp, respeitando a diversidade de seus diferentes pblicos, assume o compromisso de exercer suas aes de forma imparcial, sem favorecimento de qualquer ordem e livre de preconceito. 7. Direito a Informao A Sabesp assume como seu compromisso a divulgao e informao, para seus clientes, de seus servios, produtos e benefcios, sobretudo em aes da empresa que o afetem diretamente. 8. Canal de Dilogo A empresa manter canais abertos com a imprensa e com os diversos segmentos da sociedade, disponibilizando as informaes necessrias ao esclarecimento e divulgao de suas aes, preservadas as informaes confidenciais, tendo em vista os legtimos interesses das partes interessadas e de sade pblica. 9. Desenvolvimento Social A Sabesp e seus representantes exercero suas atividades de forma tica e transparente, considerando os interesses legtimos dos pblicos com os quais se relaciona e da sociedade, promovendo a melhoria da qualidade de vida da comunidade, de forma planejada e sustentvel.

2008-2

Dirigentes e Empregados 10. Discriminao Os dirigentes e empregados, independente da posio hierrquica, exercero suas funes baseadas no comportamento tico, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade ou quaisquer outras formas de discriminao. 11. Favorecimento Os dirigentes e empregados exercero suas funes e atividades, de forma tica e transparente garantindo um ambiente livre de qualquer favorecimento para si ou para outrem, combatendo todas formas de suborno, corrupo e propina. 12. Constrangimento Moral e Sexual Os dirigentes e empregados da empresa exercero suas funes e atividades, de forma tica e transparente garantindo um ambiente livre de constrangimento moral ou sexual de qualquer ordem. 13. Direito a Informao Os dirigentes e empregados assumem seu compromisso com a comunicao de informaes que contribuam para a qualidade do trabalho ou de informaes de carter institucional de interesse do empregado. 14. Desenvolvimento e Oportunidade Profissional A empresa dar aos empregados, igualdade de oportunidade de desenvolvimento profissional de forma a qualificar o seu trabalho e contribuir para seu processo de ascenso profissional que ser baseado no mrito, desempenho e competncia. 15. Sade e Segurana no Trabalho A empresa, em parceria com os empregados e fornecedores responsvel pela sade e segurana das pessoas que trabalham para a organizao, por meio de atitudes responsveis no cumprimento de leis e normas internas relativas a Medicina e Segurana do Trabalho de forma a preservar os trabalhadores em um ambiente sadio e com qualidade de vida no trabalho.
2008-2

16. Relaes de trabalho A empresa buscar dilogo constante com as entidades representativas dos empregados, garantindo o direito negociao coletiva e a liberdade de associao. 17. Uso e Proteo de Bens e Equipamentos A utilizao dos bens, equipamentos e meios de comunicao da empresa dever ser praticada de forma a preservar os trabalhadores, no contrariar orientaes internas ou prejudicar os interesses do trabalho e da empresa. 18. Apurao de Irregularidades Os dirigentes e empregados, em prol da supremacia do interesse pblico, devero comunicar, imediatamente, toda e qualquer irregularidade ou ato ilcito de que tenham cincia, s autoridades competentes, de acordo com o procedimento empresarial da Companhia; 19. Cumprimento dos Instrumentos Normativos Os dirigentes e empregados em posies hierrquicas compatveis exercero suas funes baseando-se no cumprimento das instrues normativas da organizao, assumindo como seu compromisso comunic-las aos empregados, zelando para que estes tomem conhecimento e conduzam seus trabalhos em conformidade. 20. Conflitos de Interesse Os dirigentes e empregados da empresa ao exercerem atividades externas, zelaro para que as mesmas no gerem conflitos em relao aos interesses da empresa. 21. Confidencialidade de Informaes Os dirigentes e empregados da empresa exercero suas funes e atividades, de forma tica e transparente garantindo a confidencialidade de informaes estratgicas da empresa sob sua responsabilidade.
2008-2

10

Fornecedores 22. Cadeia Produtiva A Sabesp assume a co-responsabilidade pela preveno e minimizao de impactos ambientais advindos de sua cadeia produtiva por meio da qualificao dos servios de seus fornecedores e do acompanhamento compatvel com a natureza da execuo dos servios. 23. Cumprimento de Leis A Sabesp explicita no seu processo de contratao as exigncias para que todos os fornecedores atendam as legislaes vigentes com especial destaque para o cumprimento da legislao ambiental e para a abolio de trabalho infantil e forado nos servios realizados. 24. Favorecimento Os dirigentes e empregados estabelecero uma relao tica e transparente com os fornecedores garantindo um ambiente livre de qualquer favorecimento para si ou para outrem. 25. Igualdade Os fornecedores em situao, equivalente ou similar, sempre devem receber o mesmo tratamento e oportunidade, devendo em caso de restrio, ter embasamento tcnico-profissional slido. 26. Confiana A relao da Sabesp com seus fornecedores baseada na confiana e no comportamento tico mtuo, expresso no cumprimento dos contratos estabelecidos entre a empresa e o fornecedor.

2008-2

11

Consideraes Finais

O novo paradigma de negcio que se apia na idia do desenvolvimento sustentvel apontou para um novo jeito Sabesp de fazer negcios: um jeito que leva em conta no s a viabilidade econmica, mas a justia social e a preservao ambiental. Essa viso contribuiu para ampliar a percepo da prpria razo de ser da Sabesp. Alm do compromisso de universalizar os servios pblicos de saneamento, a Sabesp assumiu a tarefa de contribuir para melhorar as condies ambientais das cidades onde opera e a qualidade de vida das comunidades; de reabilitar os mananciais e de investir na formao das pessoas para que elas aprendam a usar a gua de forma consciente. A Sabesp ao assumir o compromisso de consolidar sua prtica de

responsabilidade social empresarial promove um modelo de Responsabilidade Social, que conta com a efetiva participao do conjunto de funcionrios em sua construo. A poltica de responsabilidade social, estruturada a partir de seu cdigo de tica e conduta, oferecer subsdios e orientao para que as aes em curso sejam aperfeioadas e novas aes sejam implementadas dentro do paradigma da gesto tica e da sustentabilidade. O Comit de tica e Conduta Sabesp foi criado com o intuito de zelar pela atualizao, disseminao e aplicao deste Cdigo. Com esse movimento, a empresa garante um direcionamento institucional e corporativo que contempla a diversidade presente na empresa, tanto no aspecto geogrfico, como no cultural e no social, e o fortalecimento da confiana e a garantia da transparncia de suas aes, estabelecendo a viso de transversalidade da responsabilidade social junto de sua cadeia de valores.

2008-2

12

Anda mungkin juga menyukai