Anda di halaman 1dari 31

Captulo 6.

Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

Captulo 6. Referncias PostGIS Anterior Prxima

Captulo 6. Referncias PostGIS


ndice 6.1. Funes OpenGIS 6.1.1. Funes de Gerenciamento 6.1.2. Funes de Relacionamento da Geometria 6.1.3. Funes de Processamento da Geometria 6.1.4. Assessores Geomtricos 6.1.5. Construtores Geomtricos 6.2. Extenses PostGIS 6.2.1. Funes de Gerenciamento 6.2.2. Operadores 6.2.3. Funes de Medida 6.2.4. Sada Geomtricas 6.2.5. Construtores Geomtricos 6.2.6. Editores Geomtricos 6.2.7. Referncia Linear 6.2.8. Variado 6.2.9. Suporte a grandes transaes (Long Transactions) 6.3. Funes SQL-MM 6.4. Funes ArcSDE As funes descritas abaixo so as quais o usurio de PostGIS utiliza. Existem outras funes que so requeridas como suporte de funes aos objetos de PostGIS que no so de uso para um usurio comum.

6.1. Funes de OpenGIS


6.1.1. Funes de Gerenciamento
AddGeometryColumn(varchar, varchar, varchar, integer, varchar, integer) Sintaxe: AddGeometryColumn(<schema_name>, <table_name>, <column_name>, <srid>, <type>, <dimension>). Acrescenta uma coluna geomtrica a uma tabela existente de atributos. O dbname o nome do exemplo de banco de dados. O srid devem ser uma referncia de valor inteiro a uma entrada dentro da tabela SPATIAL_REF_SYS. O tipo deve ser uma string maiscula que corresponde ao tipo de geometria , eg, ' POLGONO' ou ' MULTILINESTRING '. DropGeometryColumn(varchar, varchar, varchar) Sintaxe: DropGeometryColumn(<schema_name>, <table_name>, <column_name>). Remove uma coluna geomtrica de uma tabela espacial. Note que o schema_name necessitar combinar o campo do f_schema_name da linha da tabela na tabela dos geometry_columns. SetSRID(geometry) Atribui o SRID em uma geometria para um valor de inteiro particular. utilizado na construo de caixas de salto para "queries".

1 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

6.1.2. Funes de Relacionamento da Geometria


Distance(geometry,geometry) Retorna a distancia cartesiana entre duas geometrias em unidades projetadas. Equals(geometry,geometry) Retorna1 (VERDADEIRO) se esta geometria que "spatially equal" (espacialmente iguais) a uma outra geometria. Use ' = ' para uma melhor resposta . equals (' LINESTRING(0 0, 10 10) ', ' LINESTRING(0 0, 5 5, 10 10) ') verdade. Executado pelo mdulo de GEOS OGC SPECs2.1.1.2 Disjoint(geometry,geometry) Retorna 1 (VERDADEIRO) se esta Geometria que "spatially disjoint" (desloca espacialmente) de outra geometria. Executado pelo mdulo de GEOS No chame "GeometryCollection" como um argumento NOTA: esta a verso "allowable" (permissvel) que retorna uma boolean (condio verdadeira ou falsa), e no um inteiro. OGC SPEC s2.1.1.2 / / s2.1.13.3 - a.Relate(b, ' FF*FF * * * * ') Intersects(geometry,geometry) Retorna 1 (VERDADEIRO) se esta geometria "spatially intersects" (cruza espacialmente) outra geometria. Executado pelo mdulo de GEOS No chame GeometryCollection como um argumento NOTA: esta a verso "allowable" (permissvel) que retorna uma boolean (condio verdadeira ou falsa), e no um inteiro. OGC SPEC s2.1.1.2 / / s2.1.13.3 - Intersects(g1, g2)-Not (Disjoint(g1, g2)) Touches(geometry,geometry) Retorna 1 (VERDADEIRO) se esta geometria "spatially touches" (toca espacialmente) de outra geometria. Executado pelo mdulo de GEOS No chame GeometryCollection como um argumento NOTA: esta a verso "allowable" (permissvel) que retorna uma boolean (condio verdadeira ou falsa), e no um inteiro. OGC SPEC s2.1.1.2 / / s2.1.13.3 - a.Touches(b) - (I(a) intersection I(b) = {empty set}) e (a intersection b) no vazio Crosses(geometry,geometry) Retorna 1 (VERDADEIRO) se esta geometria "spatially crosses" de outras geometrias. Executado pelo mdulo de GEOS No chame GeometryCollection como um argumento NOTA: esta a verso "allowable" (permissvel) que retorna uma boolean (condio verdadeira ou falsa), e no um inteiro. OGC SPEC s2.1.1.2 / / s2.1.13.3 - a.Relate(b, ' T*T * * * * * * ') Within(geometry A,geometry B)

2 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

Retorna 1 (VERDADEIRO) se a geometria A "spatially within" a geometria B. Executado pelo mdulo de GEOS No chame GeometryCollection como um argumento NOTA: esta a verso "allowable" (permissvel) que retorna uma boolean, e no um inteiro. OGC SPEC s2.1.1.2 / / s2.1.13.3 - a.Relate(b, ' T*F**F * * * ') Overlaps(geometry,geometry) Retorna 1 (VERDADEIRO) se Geometria "spatially overlaps" (sobrepe espacialmente). Executado pelo mdulo de GEOS No chame GeometryCollection como um argumento NOTA: esta a verso "allowable" (permissvel) que retorna uma boolean, e no um inteiro. OGC SPEC s2.1.1.2 / / s2.1.13.3 Contains(geometry A, geometry B) Retorna 1 (VERDADEIRO) se a geometria A "spatially contains" (contem espacialmente) a geometria B. Executado pelo mdulo de GEOS No chame GeometryCollection como um argumento NOTA: esta a verso "allowable" (permissvel) que retorna uma boolean, e no um inteiro. OGC SPEC s2.1.1.2 / / s2.1.13.3 - mesmo como within(geometry,geometry) Intersects(geometry,geometry) Retorna 1 (VERDADEIRO) se a geometria "spatially intersects". Executado pelo mdulo de GEOS No chame GeometryCollection como um argumento NOTA: esta a verso "allowable" (permissvel) que retorna uma boolean, e no um inteiro. OGC SPEC s2.1.1.2 / / s2.1.13.3 - NOT disjoint(geometry,geometry) Relate(geometry,geometry, intersectionPatternMatrix) Retorna 1 (VERDADEIRO) se esta geometria espacialmente relatada para outra geometria, testando intereseco entre o interior, o limite e o exterior de duas geometrias como especificado pelos valores em umaintersectionPatternMatrix. Executado pelo mdulo de GEOS No chame GeometryCollection como um argumento NOTA: esta a verso "allowable" (permissvel) que retorna uma boolean, e no um inteiro. OGC SPEC s2.1.1.2 / / s2.1.13.3 - NOT disjoint(geometry,geometry) Relate(geometry,geometry) Retorna o DE-9IM (dimensionally extended nine-intersection matrix) Executado pelo mdulo de GEOS No chame GeometryCollection como um argumento No em especificao OGC, mas sub-entendido. veja s2.1.13.2

6.1.3. Funes de Processamento da Geometria


Centroid(geometry) Retorna o identificador de centro da geometria como um ponto. Computao ser mais precisa que se executado pelo mdulo de GEOS (ocorreu em tempo de compilao).

3 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

Area(geometry) Retorna a rea da geometria, se um polgono ou multi-polgono. Length(geometry) O comprimento desta curva em sua referncia espacial associada. sinnimo para length2d () OGC SPEC 2.1.5.1 PointOnSurface(geometry) Retorna um ponto garantido estar na superfcie Implementado usando GEOS OGC SPEC 3.2.14.2 e 3.2.18.2 Boundary(geometry) Retorna o fechamento do limite combinatorial desta geometria. O limite combinatorial definido como descrito na seo 3.12.3.2 da OGC SPEC. Porque o resultado desta funo um fechamento, e conseqentemente fecharam topologicamente, o limite resultante pode ser representado usando representao de primitivas geomtricas como discutido na OGC SPEC, seo 3.12.2. Executado pelo mdulo de GEOS OGC SPEC s2.1.1.1 Buffer(geometry,double,[integer]) Retorna uma geometria que represente todos os pontos que distanciam desta geometria menor ou igual a distancia. Clculos esto em um Spacial Reference System desta geometria. O terceiro parametro opcional atribui o nmero de segmentos usados para aproximar um quarto de crculo (padro para 8). Executado pelo mdulo de GEOS No chame GeometryCollection como um argumento OGC SPEC s2.1.1.3 ConvexHull(geometry) Retorna uma geometria que representa a casca convexa desta geometria. Executado pelo mdulo de GEOS OGC SPECs2.1.1.3 Intersection(geometry,geometry) Retorna uma geometria que representa a interseo atribuda do ponto das Geometrias. Executado pelo mdulo de GEOS No chame GeometryCollection como um argumento OGC SPEC s2.1.1.3 SymDifference(geometry A, geometry B) Retorna uma geometria que representa a diferena simtrica atribuda do ponto da geometria A com geometria B. Executado pelo mdulo de GEOS No chame GeometryCollection como um argumento OGC SPEC s2.1.1.3 Difference(geometry A, geometry B)

4 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

Retorna uma geometria que representa a diferena atribuda do ponto da geometria A com geometria B. Executado pelo mdulo de GEOS No chame GeometryCollection como um argumento OGC SPEC s2.1.1.3 GeomUnion(geometry,geometry) Retorna uma geometria que representa a unio atribuda do ponto das geometrias. Executado pelo mdulo de GEOS No chame GeometryCollection como um argumento NOTA: este renomeado de "union" porque unio uma palavra reservada SQL OGC SPEC s2.1.1.3 GeomUnion(geometry set) Retorna uma geometria que representa a unio atribuda do ponto de todas as geometrias em dado conjunto. Executado pelo mdulo de GEOS No chame GeometryCollection no conjunto de argumento Nada definido em OGC SPEC MemGeomUnion(geometry set) Mesmo que o anterior, s que com "memory-friendly" (memria-amigvel - usa menos memria e mais tempo de processamento)

6.1.4. Assessores Geomtricos


AsText(geometry) Retorna a representao de Well-Known Text (WKT) da geometria. Por exemplo: POLYGON(0 0,0 1,1 1,1 0,0 0) OGC SPEC s2.1.1.1 AsBinary(geometry) Retorna a geometria no OGC formato "well-known-bynary", usando a codificao endian do usurio em que o banco de dados est funcionando. utilizado em cursores binrios para extrair dados do banco de dados sem convert-la a uma representao string. OGC SPEC s2.1.1.1 - also see asBinary(<geometry>,'XDR') and asBinary(<geometry>,'NDR') SRID(geometry) Retornos de nmeros inteiros SRID do sistema de referncia espacial da geometria. OGC SPEC s2.1.1.1 Dimension(geometry) A dimenso inerente deste objeto de geometria, que deve ser menor ou igual dimenso coordenada. OGC SPEC s2.1.1.1 - retorna 0 para pontos, 1 para linhas, 2 para polgonos, e a maior dimenso dos componentes de um GEOMETRYCOLLECTION.
select dimension('GEOMETRYCOLLECTION(LINESTRING(1 1,0 0),POINT(0 0)'); dimension Envelope(geometry) ----------1

Retorna um polgono representando a caixa delimitada da geometria.

5 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

OGC SPEC s2.1.1.1 - A caixa delimitada mnima para esta geometria, retornou como uma geometria. O polgono est definido por pontos de curva da caixa delimitada ((MINX, MINY), (MAXX, MINY), (MAXX, MAXY), (MINX, MAXY), (MINX, MINY)). NOTA:PostGIS acrescentar uma coordenada de Zmin/Zmax tambm. IsEmpty(geometry) Retorna 1 (VERDADEIRO) se esta geometria a geometria vazia. Se for verdade, ento esta geometria representa o conjunto de ponto vazio-i.e.GEOMETRYCOLLECTION (EMPTY). OGC SPEC s2.1.1.1 IsSimple(geometry) Retorna 1 (VERDADEIRO) se esta geometria no tem nenhum ponto geomtrico anmalo, como interseco prpria ou tangncia prpria. Executado pelo mdulo de GEOS OGC SPECs2.1.1.1 IsClosed(geometry) Retornos verdadeiros do comeo de geometria e pontos finais so coincidentes. IsRing(geometry) Retorna 1 (VERDADEIRO) se esta Curva est fechada (StartPoint () = EndPoint ()) e esta Curva simples (no atravesse o mesmo ponto mais de uma vez). Executado por GEOS OGC spec 2.1.5.1 NumGeometries(geometry) Se geometria um GEOMETRYCOLLECTION (ou MULTI *) retorna o nmero de geometrias. Caso contrrio, retorna NULO. GeometryN(geometry,int) Retorna a ensima geometria se a geometria uma GEOMETRYCOLLECTION, MULTIPOINT, MULTILINESTRING ou MULTIPOLYGON. Caso contrrio, retorna NULO.

Nota
Indice 1-based como para especificaes OGC desde a verso 0.8.0. As verses anteriores executaram esta como 0-based preferivelmente. NumPoints(geometry) Encontra e Retorna o nmero de pontos na primeira linha na geometria. Retorna NULO se no h nenhuma linha na geometria. PointN(geometry,integer) Retorna o ensimo ponto na primeira linha na geometria. Retorna NULO se no h nenhuma linha na geometria. ExteriorRing(geometry) Retorna o anel exterior do primeiro polgono na geometria. Retorna NULO se no h nenhum

6 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

polgono na geometria. NumInteriorRings(geometry) Retorna o nmero de anis interiores do primeiro polgono na geometria. Retorna NULO se no h nenhum polgono na geometria. NumInteriorRing(geometry) Sinomimo para NumInteriorRings (geometry). As especificaes OpenGIS so ambiguas sobre o nome da funo exata, assim que fornecemos ambas as escritas. InteriorRingN(geometry, integer) Retorna o ensimo anel interior do polgono na geometria. Retorna NULO se no h nenhum polgono na geometria ou o N dado fora da escala(1 baseado).

Nota
Indice is 1-based como especificaes para OGC desde a verso 0.8.0. As verses anteriores implementaram esta como 0-based preferivelmente. EndPoint(geometry) Retorna o ltimo ponto da geometria de "LineString" como um ponto. StartPoint(geometry) Retorna o primeiro ponto da geometria de "LineString" como um ponto. GeometryType(geometry) Retorna o tipo da geometria como uma string. Eg: ' LINESTRING ', ' POLYGON ', ' MULTIPOINT ', etc. OGC SPEC s2.1.1.1 - Retorna o nome do sub-tipo imediato de geometria de qual neste caso de geometria um membro. O nome do sub-tipo imediato de geometria devolvido como uma string. X(geometry) Encontra e retorna a coordenada de X do primeiro ponto na geometria. Retorna NULO se no h nenhum ponto na geometria. Y(geometry) Encontra e retorna a coordenada de Y do primeiro ponto na geometria. Retorna NULO se no h nenhum ponto na geometria. Z(geometry) Encontra e retorna a coordenada de Z do primeiro ponto na geometria. Retorna NULO se no h nenhum ponto na geometria. M(geometry) Retorna uma coordenada M do ponto, ou NULO se no disponvel. A entrada deve ser um ponto.

Nota

7 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

This is not (yet) part of the OGC spec, but is listed here to complete the point coordinate extractor function list. Esta no (ainda) parte das especificaes de OGC, mas listada aqui para completar a lista da funo do extrator da coordenada do ponto.

6.1.5. Construtores Geomtricos


GeomFromText(text,[<srid>]) Converte uma geometria de WKT com o dado SRID. OGC SPEC 3.2.6.2 - a opo SRID est de conformidade. PointFromText(text,[<srid>]) Faz uma geometria de WKT com o dado SRID. Caso SRID no der, padroniza-se -1. OGC SPEC 3.2.6.2 - opo SRID est de conformidade. Mostra um erro se o WKT no um Ponto LineFromText(text,[<srid>]) Faz uma geometria de WKT com o dado SRID. Caso SRID no der, padroniza-se -1. OGC SPEC 3.2.6.2 - opo SRID est de conformidade. Mostra um erro se o WKT no uma Linha LinestringFromText(text,[<srid>]) Faz uma geometria de WKT com o dado SRID. Caso SRID no der, padroniza-se -1. OGC SPEC 3.2.6.2 - opo SRID est de conformidade. Mostra um erro se o WKT no uma Linha PolyFromText(text,[<srid>]) Faz uma Geometria de WKT com o SRID dado . Caso SRID no der, padroniza-se -1. OGC SPEC 3.2.6.2 - opo SRID est de conformidade. Mostra um erro se o WKT no um Polgono PolygonFromText(text,[<srid>]) Faz uma geometria de WKT com o SRID dado. Caso SRID no der, padroniza-se -1. OGC SPEC 3.2.6.2 - opo SRID est de conformidade. Mostra um erro se o WKT no um Polgono MPointFromText(text,[<srid>]) Faz uma geometria de WKT com o SRID dado. Caso SRID no der, padroniza-se -1. OGC SPEC 3.2.6.2 - opo SRID est de conformidade. Mostra um erro se o WKT no um MULTIPOINT MLineFromText(text,[<srid>]) Faz uma geometria de WKT com o SRID dado. Caso SRID no der, padroniza-se -1. OGC SPEC 3.2.6.2 - opo SRID est de conformidade. Mostra um erro se o WKT no um MULTILINESTRING MPolyFromText(text,[<srid>])

8 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

Faz uma Geometria de WKT com o SRID dado. Caso SRID no der, padroniza-se -1. OGC SPEC 3.2.6.2 - opo SRID est de conformidade. Mostra um erro se o WKT no um MULTIPOLYGON GeomCollFromText(text,[<srid>]) Faz uma geometria de WKT com o SRID dado. Caso SRID no der, padroniza-se -1. OGC SPEC 3.2.6.2 - opo SRID est de conformidade. Mostra um erro se o WKT no um GEOMETRYCOLLECTION GeomFromWKB(bytea,[<srid>]) Faz uma geometria de WKB com o SRID dado. Caso SRID no der, padroniza-se -1. OGC SPEC 3.2.6.2 - opo SRID est de conformidade. GeometryFromWKB(bytea,[<srid>]) Faz uma geometria de WKB com o SRID dado. Caso SRID no der, padroniza-se -1. OGC SPEC 3.2.6.2 - opo SRID est de conformidade. PointFromWKB(bytea,[<srid>]) Faz uma geometria de WKB com o SRID dado. Caso SRID no der, padroniza-se -1. OGC SPEC 3.2.6.2 - opo SRID est de conformidade. Mostra um erro se o WKT no um PONTO LineFromWKB(bytea,[<srid>]) Faz uma geometria de WKB com o SRID dado. Caso SRID no der, padroniza-se -1. OGC SPEC 3.2.6.2 - opo SRID est de conformidade. Mostra um erro se o WKT no um LINESTRING LinestringFromWKB(bytea,[<srid>]) Faz uma geometria de WKB com o SRID dado. Caso SRID no der, padroniza-se -1. OGC SPEC 3.2.6.2 - opo SRID est de conformidade. Mostra um erro se o WKT no um LINESTRING PolyFromWKB(bytea,[<srid>]) Faz uma geometria de WKB com o SRID dado. Caso SRID no der, padroniza-se -1. OGC SPEC 3.2.6.2 - opo SRID est de conformidade. Mostra um erro se o WKT no um POLGONO PolygonFromWKB(bytea,[<srid>]) Faz uma geometria de WKB com o SRID dado. Caso SRID no der, padroniza-se -1. OGC SPEC 3.2.6.2 - opo SRID est de conformidade. MPointFromWKB(bytea,[<srid>]) Faz uma geometria de WKB com o SRID dado. Caso SRID no der, padroniza-se -1. OGC SPEC 3.2.6.2 - opo SRID est de conformidade. Mostra um erro se o WKT no um MULTIPOINT

9 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

MLineFromWKB(bytea,[<srid>]) Faz uma geometria de WKB com o SRID dado. Caso SRID no der, padroniza-se -1. OGC SPEC 3.2.6.2 - opo SRID est de conformidade. Mostra um erro se o WKT no um MULTILINESTRING MPolyFromWKB(bytea,[<srid>]) Faz uma Geometria de WKB com o SRID dado. Caso SRID no der, padroniza-se -1. OGC SPEC 3.2.6.2 - opo SRID est de conformidade. Mostra um erro se o WKT no um MULTIPOLYGON GeomCollFromWKB(bytea,[<srid>]) Faz uma Geometria de WKB com o SRID dado. Caso SRID no der, padroniza-se -1. OGC SPEC 3.2.6.2 - opo SRID est de conformidade. Mostra um erro se o WKT no um GEOMETRYCOLLECTION BdPolyFromText(text WKT, integer SRID) Construir um Polygon dada uma coleo arbitrria de linhas fechadas como uma representao do texto MultiLineString. Lana um erro se WKT no for um MULTILINESTRING. Lana um erro se a sada for um MULTIPOLYGON; usa BdMPolyFromText neste caso ou v BuildArea() para um acesso especfico de postgis. OGC SFSQL 1.1 - 3.2.6.2 Disponibilidade: 1.1.0 - requer GEOS >= 2.1.0. BdMPolyFromText(text WKT, integer SRID) Construir um MultiPolygon dada uma coleo arbitrria de linha fechada como uma respresentao do texto de MultiLineString. Lana um erro se WKT no for um MULTILINESTRING. Fora sada MULTIPOLYGON mesmo quando o resultado composto somente por um nico POLYGON; usa BdPolyFromText se voc estiver certo que um nico POLYGON resultar da operao ou veja BuildArea() para um acesso especfico de postgis. OGC SFSQL 1.1 - 3.2.6.2 Disponibilidade: 1.1.0 - requer GEOS >= 2.1.0.

6.2. Extenses de Postgis


6.2.1. Funes de Gerenciamento
DropGeometryTable([<schema_name>], <table_name>) Destri uma tabela e todas suas referncias nas colunas geomtricas. Nota: usa o current_schema() em instalaes do pgsql schema-aware se o schema no for fornecido. UpdateGeometrySRID([<schema_name>], <table_name>, <column_name>, <srid>) Atualiza o SRID de todas as caractersticas em uma coluna da geometria que atualiza confinamente e referncia nas colunas geomtricas. Nota: usa o current_schema() em instalaes do pgsql schema-aware se o schema no for fornecido. update_geometry_stats([<table_name>, <column_name>]) Atualiza estatisticas sobre tabelas espaciais para o uso pelo operador da seleo. Precisar tambm rodar o "VACUUM ANALYZE [ table_name ] [ column_name ]" para as estatisticas que recolhem o

10 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

processo para estar completo. Nota: comeando com PostgreSQL 8.0 que analisando estatisticas automaticamente executado rodando "VACUUM ANALYZE". postgis_version() Retorna o nmero de verso de PostGIS e opes de tempo de compilao. Nota: Antes da verso 1.1.0 esta era uma funo procedural, assim possivelmente no estar retornando a informao exata (em caso dos melhoramentos incompletos do banco de dados). postgis_lib_version() Retorna o nmero de verso da biblioteca de PostGIS. Disponvel: 0.9.0 postgis_lib_build_date() Retorna data da construo da biblioteca PostGIS. Disponvel: 1.0.0RC1 postgis_script_build_date() Retorna data da construo de scripts PostGIS. Disponvel: 1.0.0RC1 postgis_scripts_installed() Retorna a verso do script postgis instalado neste banco de dados. Nota: Se a sada desta funo no combinasse com a sada de postgis_scripts_released() provavelmente faltou promover corretamente um banco de dados existente. Veja a seo Upgrading para mais informaes. Disponibilidade: 0.9.0 postgis_scripts_released() Retorna o nmero da verso do script de lwpostgis.sql liberado com o instalado na biblioteca do postgis. Nota: Comear com verso 1.1.0 esta funo, retorna o mesmo valor do postgis_lib_version(). Conservar para a compatibilidade inversa. Disponvel: 0.9.0 postgis_geos_version() Retorna o nmero da verso da biblioteca de GEOS ou NULO se o suporte a GEOS no for permitida. Disponvel: 0.9.0 postgis_proj_version() Retorna o nmero da verso da biblioteca PROJ4 ou NULo se o suporte a PROJ4 no for permitida. Disponvel: 0.9.0 postgis_uses_stats() Retorna verdadeiro se o uso do STATS for permitido,caso contrrio retorna falso. Disponvel: 0.9.0 postgis_full_version() Retorna a verso postgis completa e constri informaes de configurao. Disponvel: 0.9.0

11 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

6.2.2. Operadores
A &< B O operador "&<" retorna verdadeiro se a caixa delimitada sobrepor o prprio A ou est esquerda da caixa delimitada do prprio B. A &> B O operador "&>" retorna verdadeiro se a caixa delimitada sobrepor o prprio A ou est direita da caixa delimitada do prprio B. A << B O operador "<<" retorna verdadeiro se a caixa delimitada for estritamente esquerda da caixa delimitada do prprio B. A >> B O operador ">>" retorna verdadeiro se o salto de caixa do prprio A for estritamente direita do salto de caixa do prprio B. A &<| B O operador "&<|" returna verdadeiro se a caixa delimitada do prprio A for abaixo da caixa delimitada do prprio B. A |&> B O operador "|&>" returna verdadeiro se a caixa delimitada de A for acima da caixa delimitada do prprio B. A <<| B O operador "<<|" retorna verdadeiro se a caixa delimitada de A for estritamente abaixo da caixa delimitada do prprio B. A |>> B O operador "|>>" retorna verdadeiro se a caixa delimitada A for esttritamente acima da caixa delimitada do prprio B. A ~= B O operador "~ = " o operador "same as". Testa igualdade geomtrica atual de duas caractersticas. Assim, se A e B so de mesma caracterstica, o operador retorna verdadeiro. A@B O operador "@ " retorna verdadeiro se a caixa delimitada do prprio A estiver completamente contido na caixa delimitada do prprio B. A~B O operador "~" retorna verdadeiro se a caixa delimitada estiver completamente contida na caixa delimitada do prprio B. A && B

12 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

O operador "&& " o operador sobreposto. Se a caixa delimitada do prrpio A sobrepor a caixa delimitada do prprio B, o operador retorna verdadeiro.

6.2.3. Funes de Medida


area2d(geometry) Retorna a rea da geometria, se um polgono ou multi-polgono. distance_sphere(point, point) Retorna a distncia linear nos medidores entre dois pontos de lat/lon. Usa uma terra e um raio esfricos de 6370986 medidores. Mais rapidamente do que distance_spheroid(), mas menos exato. Atualmente s se implementou para pontos. distance_spheroid(point, point, spheroid) Retorna a distncia linear entre dois pontos latitude/longitude dando um esferide particular. Veja a explicao de esferides dados para length_spheroid(). Atualmente s se implementou para pontos. length2d(geometry) Retorna o comprimento 2-dimensional da geometria se um linestring ou multi-linestring. length3d(geometry) Retorna o comprimento 3-dimensional da geometria se um linestring ou multi-linestring. length_spheroid(geometry,spheroid) Calcula o comprimento de uma geometria em um ellipsoid. utilizada se as coordenadas da geometria est em latitude/longitude e um comprimento desejado sem reprojeces O ellipsoid um tipo de banco de dados separado e pode ser construdo como segue: SPHEROID[<NAME>,<SEMI-MAJOR AXIS>,<INVERSE FLATTENING>] Outra forma: SPHEROID["GRS_1980",6378137,298.257222101] Um exemplo de clculo poderia ser: SELECT length_spheroid( geometry_column, 'SPHEROID["GRS_1980",6378137,298.257222101]' ) FROM geometry_table; length3d_spheroid(geometry,spheroid) Calcula o comprimento de uma geometria em um ellipsoid, pegando a elevao dentro da conta. exatamente igual a length_spheroid excluindo as coordenadas verticais (expressado nas mesmas unidades como os spheroid axes) so usados para calcular a soma de deslocamento da distncia extra vertical. distance(geometry, geometry) Retorna a distncia menor entre duas geometrias.. max_distance(linestring,linestring)

13 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

Retorna a distncia maior entre duas linhas de string. perimeter(geometry) Retorna o permetro da geometria, se um polgono ou multi-polgono. perimeter2d(geometry) Retorna o permetro 2-dimensional da geometria, se um polgono ou multi-polgono. perimeter3d(geometry) Retorna o permetro 3-dimensional da geometria, se um polgono ou multi-polgono. azimuth(geometry, geometry) Retorna o azimuth do segmento definido pelo dado geometrias Point ou o NULO, se os dois pontos forem coincidentes. O valor do retorno est nos radianos. Disponibilidade: 1.1.0

6.2.4. Sadas Geomtricas


AsBinary(geometry,{'NDR'|'XDR'}) Retorna a geometria no formato OGC "well-known-bynary", usando "little-endian" (NDR) ou big-endian (XDR) . utilizado em cursores binrios para extrair dados do banco de dados sem convert-la a uma representao string. AsEWKT(geometry) Retorna uma Geometria em formato EWKT (como texto). AsEWKB(geometry, {'NDR'|'XDR'}) Retorna uma geometria em formato EWKB (como o "bytea") usando outra codificao "littleendian" (NDR) ou "big-endian". AsSVG(geometry, [rel], [precision]) Retorna a geometria como um dado do trajeto de SVG. Usa 1 como segundo argumento e tem o trajeto dos dados implementados nos termos de movimentos relativos, o default (ou 0) usa movimentos absolutos. O terceiro argumento pode ser usado para reduzir o nmero mximo dos dgitos decimais usados na sada ("default" para 15). Pontos de geometrias sero rendidos como cx/cy quando arg 'rel' 0, x/y quando 'rel' 1. AsGML(geometry, [precision]) Retorna a geometria como um elemento GML. O segundo argumento pode ser usado para reduzir o nmero mximo dos dgitos significativos usados na sada (defaults para 15). AsKML(geometry, [precision]) Retorna a geometria como um elemento KML. O segundo argumento pode ser usado para reduzir o nmero mximo de dgitos significativos usados na sada ( defaults para 15).

6.2.5. Construtores Geomtricos

14 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

GeomFromEWKT(text) Faz a geometria de EWKT. GeomFromEWKB(bytea) Faz a geometria de EWKB. MakePoint(<x>, <y>, [<z>], [<m>]) Cria um ponto 2d,3dz or 4d geomtrico. MakePointM(<x>, <y>, <m>) Cria um ponto 3dm geomtrico. MakeBox2D(<LL>, <UR>) Cria um BOX2D definido dados os pontos geomtricos. MakeBox3D(<LLB>, <URT>) Cria um BOX3D definido dados os pontos geomtricos. MakeLine(geometry set) Cria um Linestring de um conjunto de pontos de geometrias. Poder usar um subselect para ordenar os pontos antes de aliment-los a este agregado. MakeLine(geometry, geometry) Cria um Linestring dados dois pontos geomtricos. LineFromMultiPoint(multipoint) Cria um LineString de uma geometria MultiPoint. MakePolygon(linestring, [linestring[]]) Cria um polgono formado pela proteo dada e pelo conjunto de regras. Poder construir um conjunto de geometria usando Accum. Entradas geomtricas devem ser LINESTRINGS fechadas (veja IsClosed e GeometryType). BuildArea(geometry) Cria uma geometria areal formada pelo componente de linha de trabalho da geometria dada. O tipo do retorno pode ser um Polygon ou um MultiPolygon, dependendo da entrada. Se a entrada das linhas de trabalho no forem forma de polgonos, NULO retornado. Veja tambm BdPolyFromText e BdMPolyFromText - envoltrios para esta funo com padro de interface OGC. Disponibilidade: 1.1.0 - requer GEOS >= 2.1.0. Polygonize(geometry set) Agregado. Cria um GeometryCollection que contem os polgonos possveis formados de componentes de linhas de trabalho de um conjunto de geometrias. Disponvel 1.0.0RC1 - requer GEOS >= 2.1.0.

15 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

Collect(geometry set) Esta funo retorna um GEOMETRYCOLLECTION ou um objeto MULTI de um conjunto de geometrias. A funo collect() uma funo "agregada" na terminologia de PostgreSQL. Isso significa que operadores em listas de dados, na mesma maneira de funes de sum() e de mean(). Para o exemplo, "SELECT COLLECT(GEOM) FROM GEOMTABLE GROUP BY ATTRCOLUMN" retornar um GEOMETRYCOLLECTION separado para cada valor distinto de ATTRCOLUMN. Collect(geometry, geometry) Esta funo retorna uma geometria, sendo uma coleo de duas sadas geomtricas. O tipo de sada pode ser um MULTI* ou um GEOMETRYCOLLECTION. Dump(geometry) Esta uma funo de um conjunto de retornos (set-returning function-SRF). Retorna um conjunto de linhas geometry_dump, formada por uma geometria (geom) e por um conjunto de inteiros (path). Quando a entrada geometrica um tipo simples (POINT,LINESTRING,POLYGON) um nico registro ser retornado com um conjunto de caminhos vazios e a entrada geomtrica como geom. Quando a entrada geomtrica uma coleo ou multi retornar um registro para cada um dos componentes da coleo, e o caminho expressar a posio do componente dentro da coleo. Disponibilidade: PostGIS 1.0.0RC1. Requer PostgreSQL 7.3 ou superiores. DumpRings(geometry) Esta uma funo de um conjunto de retornos (set-returning function-SRF). Retorna um conjunto de linhas geometry_dump, formado por uma geometria (geom) e por uma conjunto de inteiros (path). O campo path carrega o ndice do anel do polgono, contem um nico elemento: 0 para o escudo, nmero do furo para regras. O campo do geom contem o anel correspondente como um polgono. Disponibilidade: PostGIS 1.1.3. Requer PostgreSQL 7.3 ou superiores.

6.2.6. Editores Geomtricos


AddBBOX(geometry) Adiciona caixa delimitada geometria. Isto far na caixa delimitada baseada em selees mais rpidas, mas aumentar o tamanho da geometria. DropBBOX(geometry) Destri a caixa delimitada da geometria. Isto reduz o tamanho da geometria, mas as caixa delimitada baseada em selees mais lentas. AddPoint(linestring, point, [<position>]) Adiciona um ponto a um LineString na posio <pos> (ndice 0-based). O terceiro parmetro pode ser omitido ou ajustado a -1. RemovePoint(linestring, offset) Remove ponto de uma linestring. Offset 0-based. Disponvel: 1.1.0

16 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

SetPoint(linestring, N, point) Replace point N of linestring with given point. Index is 0-based. Substitue o ponto N de linestring com o ponto dado. O ndice 0-based. Disponvel: 1.1.0 Force_collection(geometry) Converte a geometria em um GEOMETRYCOLLECTION. utilizado para simplificar a respresentao de WKB. Force_2d(geometry) Fora as geometrias dentro de um "2-dimensional mode" (modo bi-dimensional) de forma que todas as representaes de sada s tero as coordenadas X e Y. utilizado para forar a sada OGC-compliant (desde que OGC especifica somente geometrias 2-D). Force_3dz(geometry), Force_3d(geometry) Fora as geometrias dentro de um modo XYZ. Force_3dm(geometry) Fora as geometrias dentro de um modo XYM. Force_4d(geometry) Fora as geometrias dentro de um modo XYZM. Multi(geometry) Retorna a geometria como uma geometria MULTI*. Se a geometria j uma MULTI*, esta retornar inalterada. Transform(geometry,integer) Retorna uma nova geometria com suas coordenadas transformadas ao SRID referenciado pelo parmetro inteiro. O destino SRID tem que existir na tabela SPATIAL_REF_SYS. Affine(geometry, float8, float8, float8, float8, float8, float8, float8, float8, float8, float8, float8, float8) Aplica uma trasformao 3d affine para a geometria. A chamada
Affine(geom, a, b, c, d, e, f, g, h, i, xoff, yoff, zoff)

representa a matriz da transformao


/ a b c xoff \ | d e f yoff | | g h i zoff | \ 0 0 0 1 /

e os vertices so transformados como segue:


x' = a*x + b*y + c*z + xoff y' = d*x + e*y + f*z + yoff z' = g*x + h*y + i*z + zoff

Todas funes de traduo / escala abaixo so expressados atravs de uma transformao affine.

17 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

Disponvel: 1.1.2. Affine(geometry, float8, float8, float8, float8, float8, float8) Aplica uma transformao 2d affine para a geometria. A chamada
Affine(geom, a, b, d, e, xoff, yoff)

representa a matriz da transformao


/ a b 0 xoff \ / a b xoff \ | d e 0 yoff | rsp. | d e yoff | | 0 0 1 0 | \ 0 0 1 / \ 0 0 0 1 /

e os vertices so transformados como segue:


x' = a*x + b*y + xoff y' = d*x + e*y + yoff z' = z

Este mtodo um subcaso do mtodo 3D acima. Disponvel: 1.1.2. Translate(geometry,float8,float8,float8) Traduz a geometria a um novo local que usa os parmetros numricos como recompensa. Isto : translate(geom,X,Y,Z). Scale(geometry, float8, float8, float8) Escala a geometria a um novo tamanho, multiplicando as ordenadas com os parmetros. Isto : scale (geom, Xfactor, Yfactor, Zfactor). Disponvel: 1.1.0 RotateZ(geometry, float8), RotateX(geometry, float8), RotateY(geometry, float8), Gira a geometria em torno da linha central de Z, X ou Y por dado ngulo dado nos radianos. Seguir a regra right-hand. Disponvel: 1.1.2. TransScale(geometry, float8, float8, float8, float8) First, translates the geometry using the first two floats, then scales it using the second two floats, working in 2D only. Using transscale(geom, X, Y, XFactor, YFactor) internally calls affine(geom, XFactor, 0, 0, 0, YFactor, 0, 0, 0, 1, X*XFactor, Y*YFactor, 0). Primeiro, traduz a geometria usando os primeiros dois floats, a seguir escala-o, usando os segundos dois floats, trabalhando somente em 2D. Usando transscale(geom, X, Y, XFactor, YFactor) internamente chama affine(geom, XFactor, 0, 0, 0, YFactor, 0, 0, 0, 1, X*XFactor, Y*YFactor, 0). Disponvel: 1.1.0. Reverse(geometry) Retorna a geometria com a ordem do vrtice invertida.

18 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

ForceRHR(geometry) Fora polgono da coleo a obedecer Right-Hand-Rule. Simplify(geometry, tolerance) Retorna uma verso "simplified"da geometria dada usando o algoritmo de Douglas-Peuker. Desta forma, far realmente algo com (multi)linhas e (multi)polgonos, mas voc pode estar seguro de chama-lo com qualquer tipo da geometria. Desde que a simplificao ocorra em uma base "objectby-object" e voc pode tambm alimentar um GeometryCollection a esta funo. Note que a geometria retornada pode perder sua simplicidade. (veja IsSimple) SnapToGrid(geometry, originX, originY, sizeX, sizeY), SnapToGrid(geometry, sizeX, sizeY), SnapToGrid(geometry, size) Pega todos os pontos de entrada da geometria definio de grade por seu tamanho de origem e de clula. Remove os pontos consecutivos que caem na mesma clula, retornando eventualmente o NULO, se os pontos da sada no forem bastante para definir uma geometria do tipo dado. As geometrias derrubadas em uma coleo so desfeitas dela.

Nota
A geometria retornada pode perder sua simplicidade (veja IsSimple).

Nota
Antes da liberao 1.1.0 esta funo retornou sempre uma geometria 2d . Comeando por 1.1.0 a geometria retornada ter mesmo dimensionalidade que a entrada, uma com dimenso mais elevada valor no tocado. Usar a verso pegando um segundo argumento de geometria para definir todas as dimenses da grade. Disponvel: 1.0.0RC1 SnapToGrid(geometry, geometry, sizeX, sizeY, sizeZ, sizeM) Pega todos os pontos de entrada da geometria a definio de grade por seu tamanho de origem (o segundo argumento, deve ser um ponto) e por seu tamanho de clula. Especificar 0 como tamanho para alguma dimenso que voc no quiser pegar para uma grade. Disponvel: 1.1.0 Segmentize(geometry, maxlength) Retorna uma geometria modificada que no tem nenhum segmento mais por muito tempo ento distncia dada. Os pontos interpolados tero os valores de Z e de M (se necessrio) ajustados a 0. A computao da distncia executada em somente em 2d. LineMerge(geometry) Retorna um (ou conjunto) LineString(s) formado por unindo a linha de trabalho (linework) constituinte da entrada. Disponvel: 1.1.0 - requer GEOS >= 2.1.0

6.2.7. Referncia Linear


19 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

line_interpolate_point(linestring, location) Retorna um ponto interpolado ao longo de uma linha. O primeiro argumento deve ser um LINESTRING. O segundo argumento um float8 entre 0 e 1 representando frao do total 2d length o ponto tem que ser encontrado. Veja line_locate_point() para computar a posio da linha o mais prximo a um Point.

Nota
Desde a liberao 1.1.1 esta funo tambem interpola valores M e Z (quando presente), quando que as liberaes anteriores ajustam-nas para 0.0. Disponvel: 0.8.2 line_substring(linestring, start, end) Retorna um linestring sendo um substring da entrada uma que comea e que termina nas fraes do total 2d length. Os segundo e terceiro argumentos so os valores float8 entre 0 e 1. Se o 'start' e 'end' tiverem o mesmo valor, este equivalente ao line_interpolate_point(). Veja line_locate_point() para computar a posio da linha o mais prximo a um ponto.

Nota
Desde a liberao 1.1.1 esta funo tambm interpola valores M e Z (quando presente), quando que as liberaes anteriores ajustam-nas aos valores no especificados. Disponvel: 1.1.0 line_locate_point(LineString, Point) Retorna um float entre 0 e 1 que representam a posio do ponto o mais prximo em LineString para o dado Point, como uma frao do total tamanho 2d line. Voc pode usar a posio retornada para extrair um Point (line_interpolate_point) ou um substring (line_substring). Disponvel: 1.1.0 locate_along_measure(geometry, float8) Retorna um valor derivado da coleo da geometria com elementos que combinam a medida especificada. Os elementos Polygonal no so suportados. Semntica especificado por: ISO/IEC CD 13249-3:200x(E) - Text for Continuation CD Editing Meeting Disponvel: 1.1.0 locate_between_measures(geometry, float8, float8) Retorna um valor derivado da coleo da geometria com elementos que combinam a escala especificada das medidas inclusive. Os elementos Polygonal no so suportados. Semntica especificado por: ISO/IEC CD 13249-3:200x(E) - Text for Continuation CD Editing Meeting Disponvel: 1.1.0

6.2.8. Variado

20 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

Summary(geometry) Retorna um resumo de texto dos contedos da geometria. box2d(geometry) Retorna um BOX2D representando as extenses mximas da geometria. box3d(geometry) Retorna um BOX3D representando as extenses mximas da geometria. extent(geometry set) A funo extent() uma funo "aggregate" (agregada) na terminologia de PostgreSQL. Isso significa que os operadores em listas de dados, fazem o mesmo caminho que as funes sum() e mean(). Por exemplo, "SELECT EXTENT(GEOM) FROM GEOMTABLE" retornar um BOX3D dando a extenso mxima de todas as caractersticas na tabela. Semelhantemente, "SELECT EXTENT(GEOM) FROM GEOMTABLE GROUP BY CATEGORY" retornar um resultado de extenso para cada categoria. zmflag(geometry) Returna ZM (semntica da dimenso) flag de geometrias como um inteiro.Valores so: 0=2d, 1=3dm, 2=3dz, 3=4d. HasBBOX(geometry) Retorna VERDADEIRO se o bbox desta geometria armazenada, FALSO caso contrrio.Usa addBBOX() e dropBBOX() para armazenamento. ndims(geometry) Retorna o nmero das dimenses da geometria como um inteiro. Valores so: 2,3 ou 4. nrings(geometry) Se a geometria for um polgono ou um multi-polgono, retorna o nmero de anis. npoints(geometry) Retorna o nmero de pontos na geometria. isvalid(geometry) Retorna verdadeiro se esta geometria for vlida. expand(geometry, float) Esta funo retorna uma caixa delimitada expandida em todos os sentidos da caixa delimitada da entrada da geometria, por uma quantidade especificada no segundo argumento. Muito usada para selecionar distance() , para adicionar um filtro do ndice seleo. estimated_extent([schema], table, geocolumn) Retorna a extenso estimada da tabela espacial dada. O estimado feito de estatisticas de colunas geomtricas. O "chema"atual ser usado se no especificado. s

21 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

Para estatstica PostgreSQL>=8.0.0 so recolhidos por VACUUM ANALYZE e a extenso resultante ser aproximadamente 95% do real. Para estatstica PostgreSQL<8.0.0 so recolhidos por update_geometry_stats() e a extenso resultante ser exata. find_srid(varchar,varchar,varchar) A sintaxe find_srid(<db/schema>, <tabela>, <coluna>) e a funo retorna o inteiro SRID da coluna especificada procurando atravs da tabela GEOMETRY_COLUMNS. Se a coluna da geometria no for adicionada corretamente com a funo de AddGeometryColumns(), esta funo no trabalhar tampouco. mem_size(geometry) Retorna a quantia de espaos (em bytes) encontrados na geometria. numb_sub_objects(geometry) Retorna o nmero dos objetos armazenados na geometria. Isto utilizado para MULTI-geometrias e GEOMETRYCOLLECTIONs. point_inside_circle(geometry,float,float,float) A sintaxe para esta funo point_inside_circle (<geometry>, <circle_center_x>, <circle_center_y>, <radius>). Retorna verdadeiro se a geometria um ponto e est dentro do crculo. Caso contrrio, retorna falso. xmin(box3d) ymin(box3d) zmin(box3d) Retorna o mnimo solicitado de uma caixa delimitada. xmax(box3d) ymax(box3d) zmax(box3d) Retorna o mximo solicitado de uma caixa delimitada. Accum(geometry set) Agregado. Constri um conjunto de geometrias.

6.2.9. Suporte a grandes transaes (Long Transactions)


Este mdulo e funes associadas de pl/pgsql foram implementados para fornecer suporte a grandes bloqueios requerido por especificao Web Feature Service.

Nota
Os usurios devem usar serializable transaction level que caso contrrio o mecanismo de bloqueio quebraria. EnableLongTransactions() Permite suporte a transaes grandes. Esta funo cria as tabelas requeridas dos metadados, necessita ser chamada uma vez antes de usar as outras funes nesta seo. Cham-la duas vezes inofensivo. Disponvel: 1.1.3

22 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

DisableLongTransactions() Desabilita suporte a transaes grandes. Esta funo remove as tabelas metadados de suporte a transaes grandes, e apaga todos os gatilhos s tabelas lock-checked. Disponvel: 1.1.3 CheckAuth([<schema>], <table>, <rowid_col>) Verifica atualizaes e delees das linhas em dada tabela, sendo autorizada. Identifica linhas usando a coluna <rowid_col>. Disponvel: 1.1.3 LockRow([<schema>], <table>, <rowid>, <authid>, [<expires>]) Ajuste de bloqueio/autorizao para linha especfica na tabela <authid> um valor de texto, <expires> um timestamp padronizado para now() +1hour. Retorna 1 se o bloqueio for assinado, 0 caso contrrio (j bloqueado pelo outro auth) Disponvel: 1.1.3 UnlockRows(<authid>) Remove todos os bloqueios carregados por id de autorizao especificada. Retorna o nmero dos bloqueios liberados. Disponvel: 1.1.3 AddAuth(<authid>) Adiciona um smbolo da autorizao a ser usado na transao atual. Disponvel: 1.1.3

6.3. Funes SQL-MM


Esta uma listagem das funes definidas SQL-MM que PostGIS suporta atualmente. As implementaes destas funes seguem a implementao ArcSDE e assim desviar-se um pouco das especificaes. Estes desvios sero notados. As of version 1.2.0, these functions have been implemented by wrapping existing PostGIS functions. As a result, full support for curved geometries may not be in place for many functions. At data da verso 1.2.0, estas funes foram implementadas envolvendo funes existentes no PostGIS. Em conseqncia, o suporte cheio para geometrias curvadas para muitas funes no pode estar no lugar.

Nota
SQL-MM define o padro SRID de todos construtores de geometrias como 0. PostGIS usa um padro SRID de -1. ST_Area Return the area measurement of an ST_Surface or ST_MultiSurface value.

23 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

Retorna a medida da rea de um valor ST_Surface ou ST_MultiSurface. SQL-MM 3: 8.1.2, 9.5.3 ST_AsBinary Retorna a representao binria well-known de um valor ST_Geometry. SQL-MM 3: 5.1.37 ST_AsText Retorna a representao de texto well-known de um valor ST_Geometry. SQL-MM 3: 5.1.25 ST_Boundary Retorna o limite do valor ST_Geometry. SQL-MM 3: 5.1.14 ST_Buffer Retorna um buffer em torno do valor ST_Geometry. SQL-MM 3: 5.1.17 ST_Centroid Retorna centroid matemtico do valor ST_Surface ou ST_MultiSurface. SQL-MM 3: 8.1.4, 9.5.5 ST_Contains Testa se um valor ST_Geometry espacialmente contem um outro valor ST_Geometry. SQL-MM 3: 5.1.31 ST_ConvexHull Retorna o hull convexo do valor ST_Geometry. SQL-MM 3: 5.1.16 ST_CoordDim Returna a dimenso da coordenada do valor ST_Geometry. SQL-MM 3: 5.1.3 ST_Crosses Testa se um valor ST_Geometry espacialmente atravessa outro valor ST_Geometry. SQL-MM 3: 5.1.29 ST_Difference

24 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

Returna um valor ST_Geometry que representa a diferena do conjunto de pontos de dois valores ST_Geometry. SQL-MM 3: 5.1.20 ST_Dimension Returna a dimenso do valor ST_Geometry. SQL-MM 3: 5.1.2 ST_Disjoint Testa se um valor ST_Geometry espacialmente desconecta de outro valor ST_Geometry. SQL-MM 3: 5.1.26 ST_Distance Returna a distancia entre duas geometrias. SQL-MM 3: 5.1.23 ST_EndPoint Returna um valor ST_Point que o ponto final de um valor ST_Curve. SQL-MM 3: 7.1.4 ST_Envelope Returna o retngulo delimitado para o valor ST_Geometry. SQL-MM 3: 5.1.15 ST_Equals Testa se um valor ST_Geometry espacialmente igual a outro valor ST_Geometry. SQL-MM 3: 5.1.24 ST_ExteriorRing Returna o anel exterior de um ST_Surface. SQL-MM 3: 8.2.3, 8.3.3 ST_GeometryN Returna a indicao do valor ST_Geometry de um ST_GeomCollection. SQL-MM 3: 9.1.5 ST_GeometryType Returna o tipo geomtrico do valor ST_Geometry. SQL-MM 3: 5.1.4

25 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

ST_GeomFromText Returna uma especificao do valor ST_Geometry. SQL-MM 3: 5.1.40 ST_GeomFromWKB Returna uma especificao do valor ST_Geometry. SQL-MM 3: 5.1.41 ST_InteriorRingN Returna o anel interior especificado de um valor ST_Surface. SQL-MM 3: 8.2.6, 8.3.5 ST_Intersection Returna um valor ST_Geometry que representa a interseo do conjunto de pontos de dois valores ST_Geometry. SQL-MM 3: 5.1.18 ST_Intersects Testa se um valor ST_Geometry intercepta espacialmente outro valor ST_Geometry. SQL-MM 3: 5.1.27 ST_IsClosed Testa se um valor ST_Curve ou um valor ST_MultiCurve est fechado.

Nota
SQL-MM define o resultado de ST_IsClosed(NULL) para ser 0, quando PostGIS returna NULO. SQL-MM 3: 7.1.5, 9.3.3 ST_IsEmpty Testa se um valor ST_Geometry corresponde um conjunto vazio.

Nota
SQL-MM define o resultado de ST_IsEmpty(NULL) para ser 0, quando PostGIS returna NULO. SQL-MM 3: 5.1.7 ST_IsRing Testa se um valor ST_Curve um anel.

26 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

Nota
SQL-MM define o resultado de ST_IsRing(NULL) para ser 0, quando PostGIS returna NULO. SQL-MM 3: 7.1.6 ST_IsSimple Testa se um valor ST_Geometry no tem pontos geomtricos anomalos, como prpria interseo ou prpria tangncia.

Nota
SQL-MM define o resultado de ST_IsSimple(NULL) para ser 0, qunado PostGIS returna NULO. SQL-MM 3: 5.1.8 ST_IsValid Testa se um valor ST_Geometry est bem formado.

Nota
SQL-MM define o resultado de ST_IsValid(NULL) para ser 0, quando PostGIS returna NULO. QL-MM define o resultado de ST_IsValid(NULL) para ser 1. SQL-MM 3: 5.1.9 ST_Length Returna a medida do comprimento de um valor ST_Curve ou um valor ST_MultiCurve. SQL-MM 3: 7.1.2, 9.3.4 ST_LineFromText Returna uma especificao do valor ST_LineString. SQL-MM 3: 7.2.8 ST_LineFromWKB Returna uma especificao de valor ST_LineString. SQL-MM 3: 7.2.9 ST_MLineFromText Returna uma espeficiao de valor ST_MultiLineString. SQL-MM 3: 9.4.4 ST_MLineFromWKB

27 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

Returna uma especificao de valor ST_MultiLineString. SQL-MM 3: 9.4.5 ST_MPointFromText Returna uma especificao de valor ST_MultiPoint. SQL-MM 3: 9.2.4 ST_MPointFromWKB Returna uma especificao de valor ST_MultiPoint. SQL-MM 3: 9.2.5 ST_MPolyFromText Returna uma especificao de valor ST_MultiPolygon. SQL-MM 3: 9.6.4 ST_MPolyFromWKB Returna uma especificao de valor ST_MultiPolygon. SQL-MM 3: 9.6.5 ST_NumGeometries Returna o nmero de geometrias em um ST_GeomCollection. SQL-MM 3: 9.1.4 ST_NumInteriorRing Returna o nmero de asnis interiores em um ST_Surface. SQL-MM 3: 8.2.5 ST_NumPoints Returna o nmero de pontos em um valor ST_LineString ou um valor ST_CircularString. SQL-MM 3: 7.2.4 ST_OrderingEquals ST_OrderingEquals compara duas geometrias e t (TRUE) se as geometrias so iguais e as coordenadas esto na mesma ordem; caso contrrio retorna f (FALSE).

Nota
Esta implementao feita como especificao ArcSDE SQL melhor que SQL-MM. http://edndoc.esri.com/arcsde/9.1/sql_api/sqlapi3.htm#ST_OrderingEquals SQL-MM 3: 5.1.43

28 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

ST_Overlaps Testa se um valor ST_Geometry sobrepe camadas espacialmente a outro valor ST_Geometry. SQL-MM 3: 5.1.32 ST_Perimeter Returna a medida do comprimento do limite de um valor ST_Surface ou de um valor ST_MultiRSurface. SQL-MM 3: 8.1.3, 9.5.4 ST_Point Returna um ST_Point com os valores de coordenadas dadas. SQL-MM 3: 6.1.2 ST_PointFromText Returna uma especificao de valor ST_Point. SQL-MM 3: 6.1.8 ST_PointFromWKB Returna uma especificao de valor ST_Point. SQL-MM 3: 6.1.9 ST_PointN Returna uma especificao de valor ST_Point em um ST_LineString ou ST_CircularString. SQL-MM 3: 7.2.5, 7.3.5 ST_PointOnSurface Returna um valor ST_Point garantido para interseo espacialmente do valor ST_Surface ou ST_MultiSurface. SQL-MM 3: 8.1.5, 9.5.6 ST_PolyFromText Returna uma especificao de valor ST_Polygon. SQL-MM 3: 8.3.6 ST_PolyFromWKB Returna uma especificao de valor ST_Polygon. SQL-MM 3: 8.3.7 ST_Polygon Returna uma construo de polgono de uma linestring especificada e SRID.

29 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

SQL-MM 3: 8.3.2 ST_Relate Testa se um valor ST_Geometry relatado espacialmente outro valor ST_Geometry. SQL-MM 3: 5.1.25 ST_SRID Returna o identificador de sistema de referncia espacial do valor ST_Geometry. SQL-MM 3: 5.1.5 ST_StartPoint Returna um valor ST_Point que o ponto inicial de um valor ST_Curve. SQL-MM 3: 7.1.3 ST_SymDifference Returna um valor ST_Geometry que representa a diferena simtrica de um conjunto de pontos de dois valores ST_Geometry. SQL-MM 3: 5.1.21 ST_Touches Testa se um valor ST_Geometry tocado espacialmente por outro valor ST_Geometry. SQL-MM 3: 5.1.28 ST_Transform Returna um valor ST_Geometry transformado para sistema de referncia espacial especificado. SQL-MM 3: 5.1.6 ST_Union Returna um valor ST_Geometry que representa a unio de um conjunto de pontos de dois valores ST_Geometry. SQL-MM 3: 5.1.19 ST_Within Testa se um valor ST_Geometry espacialmente dentro de outro valor ST_Geometry. SQL-MM 3: 5.1.30 ST_WKBToSQL Returna um valor ST_Geometry para uma dada representao binria well-known. SQL-MM 3: 5.1.36 ST_WKTToSQL

30 de 31

29/01/2010 04:24

Captulo 6. Referncias de PostGIS

http://webgis.com.br/postgis/docs/capitulo6_Referencias_PostGIS.htm...

Returna um valor ST_Geometry para uma dada representao de texto well-known. SQL-MM 3: 5.1.34 ST_X Returna o valor da coordenada x de um valor ST_Point. SQL-MM 3: 6.1.3 ST_Y Returna o valor da coordenada y de um valoST_Point. SQL-MM 3: 6.1.4

6.4. Funes ArcSDE


As funes adicionais foram acrescidas para melhorar o suporte a uma interface de estilo ArcSDE. SE_EnvelopesIntersect Returna t (TRUE) se os envelopes de duas intersees de geometrias; caso contrrio, returna f (FALSE). SE_Is3d Testa se um valor de geometria tem valores de coordenada z. SE_IsMeasured Testa se um valor de geometria tem valores de coordenada m. SE_LocateAlong Returna um valor de coleo de geometria derivada com elementos que combinam a medida especificada. SE_LocateBetween Returna um valor de coleo de geometria derivada com elementos que combinam a escala especificada das medidas inclusive. SE_M Returna o valor da coordenada m de um valor ST_Point. SE_Z Returna o valor da coordenada z de um valor ST_Point.

Anterior Captulo 5. Tipos de Performance

Pgina Inicial Incio

Prxima Captulo 7. Relatando Erros

31 de 31

29/01/2010 04:24

Anda mungkin juga menyukai