Anda di halaman 1dari 18

N-381

REV. J

07 / 2009

Execuo de Desenhos e Outros Documentos Tcnicos em Geral


Procedimento
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. O rgo d a PET ROBRAS usur io d esta N orma o responsvel pela ad oo e a plicao das s uas s ees, su bsees e enumeraes.

Comisso de Normalizao Tcnica

CONTEC

Requisito Tcnico: Prescrio esta belecida com o a m ais a dequada e qu e deve s er uti lizada estritamente em conformidade c om esta N orma. Uma eventual resoluo de no segui-la (no-conformidade com esta Norm a) deve ter fund amentos tcnic o-gerenciais e dev e ser aprovada e r egistrada pel o rgo da PET ROBRAS us urio desta N orma. car acterizada p or v erbos d e carter impositivo. Prtica Recomendada: Prescri o qu e pod e ser util izada nas co ndies previstas por esta Norma, m as que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa a dotada deve ser aprov ada e registra da pe lo rg o da PETROBRAS usurio d esta Norma. ca racterizada p or verbos de c arter no-impositivo. indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos re gistros das n o-conformidades com esta Norma, que possam contribuir para o s eu a primoramento, dev em ser envi adas p ara a CONTEC - Subcomisso Autora. As prop ostas para r eviso desta N orma devem s er e nviadas CONTEC Subcomisso Autora, i ndicando a s ua id entificao a lfanumrica e re viso, a seo, su bseo e e numerao a ser rev isada, a pr oposta de red ao e a justificativa t cnico-econmica. As propostas so a preciadas d urante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente Norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS, de uso interno na Companhia, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

SC - 12
Normas Gerais de Projeto

Apresentao
As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho - GTs (formados por Tcnicos Colaboradores especialistas da Companhia e das suas Subsidirias), so comentadas pelas Unidades da Companhia e das suas Subsidirias, so aprovadas pelas Subcomisses Autoras - SCs (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando as Unidades da Companhia e as suas Subsidirias) e homologadas pelo Ncleo Executivo (formado pelos representantes das Unidades da Companhia e das suas Subsidirias). Uma Norma Tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a Norma Tcnica PETROBRAS N-1. Para informaes completas sobre as Normas Tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS. PROPRIEDADE DA PETROBRAS 16 pginas, ndice de Revises e GT

N-381
1 Escopo

REV. J

07 / 2009

1.1 Esta No rma fixa as condi es exi gveis pa ra a execu o d e de senhos e outros documentos tcnicos elaborados para apresentao de projetos. 1.2 Esta Norma deve se r utilizada em conjunto com as normas da ABNT citada s na Seo 2. Em caso de divergncia prevalecem os critrios desta Norma. 1.3 Esta Norma se aplica a projetos iniciados a partir da data de sua edio. 1.4 Esta Norma contm Requisitos Tcnicos e Prticas Recomendadas.

2 Referncias Normativas
Os documentos relacionados a seguir so indispensveis aplicao desta Norma. Para refern cias datadas, apli cam-se so mente as e dies citadas. Para refe rncias n o d atadas, aplicam-se a s edies mais recentes dos referidos documentos (incluindo emendas). PETROBRAS N-75 - Abreviaturas para os Projetos Industriais; PETROBRAS N-1521 - Identificao de Equipamentos Industriais; PETROBRAS N-1710 - Codificao de Documentos Tcnicos de Engenharia; PETROBRAS N-2064 - Emisso e Reviso de Documentos de Projeto; PETROBRAS PB-PG-0V4-00002 - Norma de Classificao da Informa o do Siste ma PETROBRAS; ABNT NBR 6492 - Representao de Projetos de Arquitetura; ABNT NBR 8196 - Desenho Tcnico - Emprego de Escalas; ABNT NBR 8403 - Apli cao d e Linh as em Desenhos - Tipo s de Linha s Larguras d as Linhas; ABNT NBR 10068 - Folha de Desenho - Leiaute e Dimenses; ABNT NBR 12298 - Representao de rea d e Corte po r Mei o d e Ha churas em Desenh o Tcnico; ABNT NBR 13142 - Desenho Tcnico - Dobramento de Cpia; ISA 5.1 - Instrumentation Symbols and Identification Formerly.

3 Condies Gerais
3.1 Formatos e Tipos de Papel 3.1.1 O formato A4, da s rie A estabelecida na ABNT NBR 10068, deve ser adotado como tamanho mnimo.

N-381

REV. J

07 / 2009

3.1.2 Alm dos formato s da srie A, definidos na ABNT NBR 10068, p odem ser usados formatos compostos, obtido s pela conj ugao de formatos A4, conform e estab elecido na ABNT NBR 6492. [Prtica Recomendada] 3.1.3 O uso de formato s dife rentes da sri e di mensional b sica deve ser evitado se mpre que possvel. 3.1.4 Todos os de senhos, a partir do formato A3 e maiores, devem ser virtualmente subdivididos vertical e horizontalmente em campos iguais de 100 mm, indicados seqencialmente por letras, com incio no canto inferior esquerdo do papel, como mostrado na Figura A.5 do Anexo A. 3.1.5 Os originais devem ser emitidos em uma das opes abaixo: a) papel vegetal - no mnimo, gramatura de 90 g/m2; ou b) filme polister - no mnimo, espessura de 0,003 in; ou c) papel opaco branco - no mnimo, gramatura de 75 g/m2. 3.2 Escalas 3.2.1 O uso da escala deve ser conforme estabelecido na ABNT NBR 8196. 3.2.2 A esca la do s de senhos deve ser escrita n o l ocal prprio da leg enda e, quand o ne cessrio, desenhada sob a form a da escal a grfica junto ao trao inferi or do q uadro do pa pel, com u m comprimento mnimo de 150 mm (ver Figura A.5 do Anexo A). 3.2.3 Quando existirem na me sma fol ha d esenhos em e scalas difere ntes, as escalas d evem ser indicadas jun to aos de senhos/detalhes a que co rrespondem, e no camp o 11 (ver 3.5.4) d eve se r anotado: INDICADAS. 3.2.4 Quando no for utili zada escala no desenho, deve ser anotado no campo 11 (ver 3.5.4): SEM ESCALA. 3.3 Letras e Algarismos 3.3.1 A altura mnima para letras, algarismos e smbolos deve ser de 1 mm. 3.3.2 Na ela borao de d ocumentos p or meio eletrnico, devem ser ut ilizadas fontes que atendam ao 3.3.1 e que se prestem ao uso universal com relao sua utilizao por diferentes aplicativos. NOTA 1 Para fontes sem serifa, deve ser u sada a famlia helvtica (exemplo: helvtica, arial, entre outras). NOTA 2 Para fontes com se rifa, deve ser usada preferencialmente a s fontes da f amlia times (exemplo: times, times new roman, entre outras). NOTA 3 Para fonte s i gualmente e spaadas, d eve ser u sada a famlia cou rier (exe mplo: couri er, courier new, entre outras). 3.4 Linhas e Hachuras 3.4.1 Os tipos das linhas devem ser conforme a ABNT NBR 8403. 3.4.2 O uso da co r em di versos elem entos do de senho, executa dos po r meio eletrni co, pode se r feito na impresso para comentrios. [Prtica Recomendada] 3

N-381

REV. J

07 / 2009

3.4.3 Para a impre sso fi nal, os d esenhos devem ser apresentados so mente na cor p reta, exceto quando a s cores forem i mprescindveis pa ra o en tendimento do do cumento (tais como: mapa s, levantamento topogrfico). NOTA 1 Recomenda-se evitar a a ssociao do uso de cores na defini o de espessuras das linhas do desenho. [Prtica Recomendada] NOTA 2 Caso seja feita a opo da associao do uso de cor espessura, o documento deve conter uma tabela de equivalncia (cor versus espessura). 3.4.4 Recomenda-se que a espessura mnima norm al das linh as dos de senhos seja de 0,35 mm e que p ara as linhas de chamada, d e cota e outras linhas se cundrias d os desenhos a e spessura mnima seja de 0,13 mm. [Prtica Recomendada] 3.4.5 O espaamento entre as linhas de um desenho nunca deve ser menor do que trs vezes a sua espessura. 3.4.6 No devem ser misturados, em um mesmo desenho, traos tinta e a lpis. 3.4.7 As hachuras devem ser conforme a ABNT NBR 12298. 3.5 Dimenses dos Formulrios e Legenda 3.5.1 Todas as folhas do documento tcnico devem conter um quadro destinado legenda, contendo todas as indicaes necessrias sua exata identificao e interpretao. 3.5.2 As dimenses, disposio e legendas dos documentos tcnicos devem estar de acordo com os respectivos formatos: a) formato A4, conforme Figuras A.1 a A.4 do Anexo A; b) formato A3, conforme Figuras A.5 a A.8 do Anexo A; c) formatos A2 ou maiores, conforme Figuras A.5 e A.9 do Anexo A. 3.5.3 A disposio geral do desenho tcnico, para os formatos A3 ou maio res, deve ser de acordo com a Figura A.5 do Anexo A. 3.5.4 O preenchimento dos diversos campos da legenda deve ser como explicado a seguir: Campo 1 - Marca da PETROBRAS (composta da marca e assinatura da PETROBRAS). Campo 2 - Nome do u surio (rgo onde d eve ser im plantado o p rojeto) ou cliente externo a qu e se de stina o do cumento tcnico. No caso de d esenhos de carter g eral, no de stinados e specificamente a n enhum cliente ou usuri o, este campo deve ficar em branco. Campo 3 - Nome do programa ou projeto a que se destina o documento tcnico. No caso de desenho de carter geral, este campo pode ficar em branco. Campo 4 - Nome da rea de atividade o u uni dade, de ntro do rgo o nde d eve se r implantado o projeto. No caso de desenhos de carter geral, este campo pode ficar em branco. Campo 5 - Ttulo do do cumento tcnico. No caso de desenh os refe rentes a qualque r equipamento ou instrume nto identifica do, deve ser colo cada e m desta que a identificao do eq uipamento ou in strumento de a cordo com a PETROBRAS N-1521 e a ISA 5.1 ou conforme definido pela PETROBRAS. Campo 6 - Sigla ou nom e do rgo da PETROBRAS executante do projet o. No ca so de projetos el aborados por fi rmas projet istas contrata das, e sse ca mpo deve ser preenchido com a sigla ou nom e do r go contratante d o Projeto d a PETROBRAS. 4

N-381

REV. J

07 / 2009

Campo 7 - Sigla da Ge rncia d o rgo da PET ROBRAS o u sigla d a firma proj etista contratada. Campo 8 - Identificao do re sponsvel pela con cepo da reviso (i ncluindo a REV. 0) do documento tcnico. Campo 9 - Identificao do responsvel pela verificao da reviso do documento tcnico. Campo 10 - Identificao do responsvel pela aprovao da reviso do documento tcnico. Campo 11 - Indicao da escala do desenho, de acordo com o 3.2 desta Norma, quando for o caso. Campo 12 - Identificao da natureza do documento (exemplo: Folha de Dados, Requisio de M aterial, Cron ograma). A i dentificao deve se r de a cordo com a PETROBRAS N-1710. Campo 13 - Data da reviso do documento tcnico. Campo 14 - Numerao das folhas do documento tcnico. Campo 15 - Nmero do documento t cnico. A numera o deve ser de a cordo com a PETROBRAS N-1710. Campo 16 - Indicao de reviso do documento tcnico, conforme a PETROBRAS N-2064. Campo 17 - Cdigo do Centro de Custo (CC), Orde m de T rabalho (OT ), nmero do Programa Oramentri o ou Solicitao de Estudos de Projetos (SEP), a que est vinculado o documento tcnico, quando ho uver. Caso contrrio preencher com um trao horizontal. Campo 18 - Espao reservado para emisso original: a) firmas projetistas contratadas, devendo obrigatoriamente conter: razo social da firma projetista contratada por extenso; numerao interna de referncia (se houver); nmero do contrato a que est vinculado o documento tcnico; nome e rubrica do responsvel tcnico pelo documento tcnico; nmero do seu registro no rgo de classe (exemplo: CREA, CRQ); NOTA 1 NOTA 2 Est proibida a utilizao da logomarca ou do logotipo da firma projetista contratada. Caso n ecessrio, o campo 18 d eve ser utili zado p ara o preen chimento do nmero d o registro no rgo de classe do tcnico da PETROBRAS. b) para identificao de arquivos em meio eletrnico devem ser informados, no mnimo, o aplicativo, a sua ve rso, i dioma e o n ome do arquivo, nesta 1) Microstation/V. 5.0/I-DE-4 300.93-6250-942-PCEseqncia; exemplo: 001=A.dgn. NOTA O cumprimento deste requisito opcional. Campo 19 - Descrio d as revise s do documento tcnico, conform e a PETROBRA S N-2064. Campo 20 - Notas ge rais relativas ao desenh o tcni co (excet o formato A 4) confo rme indicado na Figura A.5 do Anexo A. Esse campo pode tamb m ser utiliza do para tabelas, simbologias e correlatos, conforme necessrio. Campo 21 - Documentos de refer ncia, relativos ao desenh o t cnico (exceto formato A4 ), como indicado na Figura A.5 do Anexo A. Campo 22 - Identificao do re sponsvel pela concepo do d ocumento tcni co n a emisso (REV. 0). Campo 23 - Data da emisso (REV. 0) do documento tcnico. Campo 24 - Identificao do responsvel pela verificao d a emi sso (REV. 0 ) d o documento tcnico. Campo 25 - Identificao do responsvel pela aprovao d a emi sso (REV. 0 ) d o documento tcnico. Campo 26 - Formato definido pela ABNT NBR 10068. Exemplo A0 1189 x 841. Campo 27 - Classificao do documento quanto ao grau de sigilo conforme o procedimento PETROBRAS PB-PG-0V4-00002.

1)

Microstation o nome co mercial do software da Bentley Systems. Esta informa o dada p ara facilitar aos usurios na u tilizao desta Norma e n o signific a um a recome ndao do pro duto citado p or parte d a PETROBRAS. possvel ser utilizado produto equivalente, desde que conduza a resultado igual.

N-381

REV. J

07 / 2009

Campo 28 - Sigla da ge rncia do rgo d a PETROB RAS gestora da s informa es, conforme competncia definida no p rocedimento PETROB RAS PB-PG-0V4-00002. NOTA Nos campos 8, 9, 10, 22, 24 e 25 no devem identificao. ser utilizadas as ini ciais do nome com o

3.6 Revises 3.6.1 Nos de senhos t cnicos d e form ato A4 e nos documentos tcnicos em geral (Fi gura A.1 do Anexo A), as revises devem ser indicadas no espao ao p da pgina. Nos desenhos de formato A3 ou maiores, as revises devem ser indicadas no espao acima da legenda (ver Figuras A.6 e A.9 do Anexo A). 3.6.2 Os p rocedimentos de exe cuo de emisso e revis o d e de senhos devem ser conform e a PETROBRAS N-2064. 3.7 Manuseio 3.7.1 Somente os desenhos reproduzidos (cpias) devem ser dobrados. Os desenhos originais e as cpias repro duzveis no devem ser enrolados ne m dobra dos. Quan do indi spensvel, en rolar para transporte e acondicionar em canudos impermeveis. 3.7.2 O dobramento das cpias deve ser feito como recomendado pela ABNT NBR 13142. 3.8 Abreviaturas Para abreviaturas deve ser utilizada a PETROBRAS N-75.

4 Condies Especficas
4.1 Execuo Manual 4.1.1 Os de senhos dev em se r exe cutados em papel veg etal transl cido ou filme empregando-se, em cada caso, grafite ou tinta adequada ao tipo do material utilizado. NOTA Nos de senhos e m formato A4 p Recomendada] polister,

ode ser util izado pa pel opa co b ranco. [Prtica

4.1.2 Os originais e a s cpias reproduzveis, que p odem e star sujeitos a inte nso ma nuseio, devem ser executados em folhas de filme polister. 4.2 Execuo Eletrnica 4.2.1 Os de senhos deve m ser exe cutados at ravs de um a plicativo de CAD (Com puter Aided 2) Design). Exemplo: AutoCad , MicroStation .
2)

AutoCad o nome comercial do software da AutoDesk Inc. Esta informao dada para facilitar aos usurios na utilizao d esta N orma e no sig nifica u ma rec omendao do produto cita do por p arte d a PET ROBRAS. possvel ser utilizado produto equivalente, desde que conduza a resultado igual.

N-381

REV. J

07 / 2009

4.2.2 Os arquivos dos documentos originais devem ser armazenados em seu formato nati vo, isto , no formato originalmente elaborado. 4.2.3 O documento oficial (original e suas revises) deve ser impresso em papel branco opaco. 4.3 Requisitos Adicionais para Desenhos e Documentos Tcnicos 4.3.1 Para documentos tcnicos, no formato A4, a folha de rosto deve ser a i ndicada na Figura A. 1 do Anexo A. Para as demais folhas usar as Figuras A.2 e A.4 do Anexo A. NOTA Caso o usurio considere Figura A.3 do Anexo A. conveniente utilizar o verso da folha, usar a

4.3.2 Para d esenhos, no formato A3, usa r a Figura A.7 do Anexo A. Para outro s do cumentos tcnicos, no formato A3, usar a Figu ra A.8 do An exo A combi nada co m a Figura A.1 d o Anexo A como folha de rosto. 4.3.3 Para desenhos e documentos, no formato A2 ou maiores, usar a Figura A.9 do Anexo A. 4.3.4 Alm do qu e e stabelece e sta Norma, po dem se r indi cadas, p ela P ETROBRAS, norm as complementares relativas s diversas disciplinas do projeto. [Prtica Recomendada] 4.3.5 Nas Figuras A.2 e A.3, a linha tracejada somente uma indicao visual dos limites da rea til do documento, no necessitando ser representada na impresso. Caso necessrio esta delimitao, deve ser representada por linha contnua na impresso. 4.4 Formulrios Padronizados por Outras Normas 4.4.1 O formulrio t cnico de enge nharia, pad ronizado po r outra norm a PETROB RAS, deve se r atualizado pela Subcomisso Autora da CONTEC utilizando o formato, as dimenses dos formulrios e a legenda conforme critrios estabelecidos nesta Norma. 4.4.2 A parte intern a do formulrio, p adronizado por out ra n orma PETROB RAS e atuali zado pel a Subcomisso Autora da CONTEC, deve ser inserida devidamente no formato adequado estabelecido nesta Norma. 4.4.3 As informaes sobre identificao do f ormulrio (ver Figuras A.1, A.6, A.7 e A.9) p odem ser repetidas em todas as folhas: [Prtica Recomendada] EXEMPLO FORMULRIO PERTENCENTE PETROBRAS N-XXXX REV. X ANEXO X - FOLHA 01/XX. _____________ /ANEXO A

N-381

REV. J

07 / 2009

NDICE DE REVISES REV. A, B, C, D e E


No existe ndice de revises.

REV. F
Partes Atingidas Todos os itens Figura A.1 a A.4 Figura A.6 a A.8 Revisados Revisadas Revisadas Descrio da Alterao

REV. G
Partes Atingidas 3.4.3 e 3.4.4 3.5.2 Revisado 3.5.4 Revisado 3.6.2 Revisado 4.3.2 e 4.3.3 4.4.3 Includo Figura A.1 Figuras A.5 e A.6 Figura A.7 Figuras A.8 e A.9 Revisada Revisadas Includa Revisadas Revisados Revisados Descrio da Alterao

REV. H
Partes Atingidas Revalidao Descrio da Alterao

REV. J
Partes Atingidas 2 Revisado 3.5.4 Revisado Figuras A.1 a A.9 Revisadas Descrio da Alterao

_____________
IR 1/1

N-381

REV. J

07 / 2009

GRUPO DE TRABALHO 12-11 Membros


Nome Carlos Krenzinger Flaviano Leite de Oliveira Gilberto Vasconcelos Freire Marcelo Jaccoud Amaral Paulo Roberto O. de Arajo Romrio O. Bittencourt Flvio Miceli Paulo Srgio M. Assumpo CENPES/EB/EQ E&P-ENGP/IPMI/EISA 814-4528 Lotao E&P-ENGP/IPMI/EISA 814-2675 ENGENHARIA/IEABAST/EAB/SE 816-5833 TI/TA/TEC UN-RIO/ST/EISAT 816-189 8143485 0 812-7043 Telefone Chave SGZX Q008 SG4L BI70 Q005 BR56 W0F3 817-1468 ERQE

ENGENHARIA/IEABAST/EAB/SE 816-5822

Secretrio Tcnico
ENGENHARIA/SL/NORTEC _____________

Anda mungkin juga menyukai