Anda di halaman 1dari 4

Lista 1 de Exerccios de IIND

Disciplina: Instrumentao Industrial (IIND) Turma: 9 Semestre Maro/2012 1) Varivel controlada definida como: a) Condies internas ou externas que afetam o desempenho de um processo. b) A varivel que mais diretamente indica a forma ou o estado desejado do produto. c) A energia ou o material do processo, da qual a varivel manipulada uma condio ou caracterstica. d) A varivel, na qual o controlador automtico atua, no sentido de se manter a varivel controlada no valor desejado. e) Uma operao ou uma srie de operaes realizada em um determinado equipamento, onde varia pelo menos uma caracterstica fsica ou qumica de um material.. 2) Varivel manipulada definida como:: a) Condies internas ou externas que afetam o desempenho de um processo. b) A varivel que mais diretamente indica a forma ou o estado desejado do produto. c) A energia ou o material do processo, da qual a varivel manipulada uma condio ou caracterstica. d) A varivel, na qual o controlador automtico atua, no sentido de se manter a varivel controlada no valor desejado. e) Uma operao ou uma srie de operaes realizada em um determinado equipamento, onde varia pelo menos uma caracterstica fsica ou qumica de um material.. 3) No processo mostrado na figura a seguir, descreva qual : a) a varivel controlada; Neste sistema a varivel controlada o NVEL. b) a varivel manipulada; Neste sistema a varivel controlada a vazo de gua. c) escrever o significado de cada smbolo dos instrumento representado na figura abaixo. LIC = Indicador e controlador de nvel; LV = Vlvula de nvel. LT = Transmissor de nvel.

4) Meio controlado definido como: a) Condies internas ou externas que afetam o desempenho de um processo. b) A varivel que mais diretamente indica a forma ou o estado desejado do produto. c) A energia ou o material do processo, da qual a varivel manipulada uma condio ou caracterstica. d) A varivel, na qual o controlador automtico atua, no sentido de se manter a varivel controlada no valor desejado. e) Uma operao ou uma srie de operaes realizada em um determinado equipamento, onde varia pelo menos uma caracterstica fsica ou qumica de um material.. 5) Defina o que malha fechada e o que malha aberta e esboar o diagrama de blocos de cada tipo. Na malha aberta, a informao sobre a varivel controlada no utilizada para ajustar qualquer entrada do sistema para compensar variaes nas variveis do processo.

CONTROLADOR

ATUADOR

Na malha fechada, a informao sobre a varivel controlada, com a respectiva comparao com o valor desejado, utilizada para manipular uma ou mais variveis do processo.

ENTRADA

SOMADOR

CONTROLADOR

ATUADOR

SADA

SENSOR

REALIMENTAO

6) Cite os trs elementos bsicos de um sistema de controle automtico. Os sistemas de controle automtico, basicamente so compostos por: uma unidade de medida, uma unidade de controle e um elemento final de controle. 7) Cite a funo de cada componente das malhas abaixo: a)

b)

c)

8) Quais os tipos de presso? Classifique e explique-as. A presso pode ser medida em termos absolutos ou diferenciais, desta forma comum identificar trs tipos de presso: Presso absoluta: A presso absoluta a diferena entre a presso em um ponto particular num fluido e a presso absoluta (zero), isto , vcuo completo. Tambm se diz que a medida feita a partir do vcuo absoluto. Presso manomtrica ou Relativa: a diferena medida entre uma presso desconhecida e a atmosfrica. A presso manomtrica tambm conhecida como presso relativa. Presso diferencial: a diferena medida entre duas presses desconhecidas, sendo nenhuma delas a presso atmosfrica. 9) Como podemos definir nvel? O nvel a medio indireta do volume ou quantidade de material lquido (pode ser slido) contido em um reservatrio ou vaso qualquer. 10) O que uma medida de nvel direta? Exemplifique. Medida Direta: toda tomada de medida cujo mecanismo ou elemento de medio tem contato direto com a substncia a ser medida, podendo ser de monitoramento contnuo ou discreto. 11) O que uma medida de nvel indireta? Exemplifique Medida Indireta: obtida por meio de grandezas fsicas como presso, empuxo, propriedades eltricas, radiao, ultra-som, etc. 12) Variveis de processo definida como: a) Condies internas ou externas que afetam o desempenho de um processo. b) A varivel que mais diretamente indica a forma ou o estado desejado do produto. c) A energia ou o material do processo, da qual a varivel manipulada uma condio ou caracterstica. d) A varivel, na qual o controlador automtico atua, no sentido de se manter a varivel controlada no valor desejado. e) Uma operao ou uma srie de operaes realizada em um determinado equipamento, onde varia pelo menos uma caracterstica fsica ou qumica de um material..

Anda mungkin juga menyukai