Anda di halaman 1dari 3

Reviso para prova bimestral

quarta-feira, 25 de abril de 2012 14:33

Texto: "O Estado Racional..." - Weber


Justificativas Internas (Porque e como se Domina) Justificativas Externas (A estrutura do Estado) Quadro Administrativo Recompensa material

Honra Social
(Ideolgicas) Legitimidade da Dominao (Materiais) Recursos Materiais A conduta dos que seguem ao quadro administrativo se deve a 2 motivos: Recompensa material ou(e) Honra Social.

Sempre h uma separao do quadro administrativo e dos recursos materiais, pois no Estado Legal, o funcionrio pblico (quadro administrativo) esta separado do recurso material, ex: o policial no dono de sua arma. Isso se difere na sociedade estamental, onde o prncipe deveria compartilhar os quadros e recursos com os outros nobres. Por exemplo, o nobre dono de suas armas, o poder no esta centralizar, o monoplio da violncia enfraquecido pois o prncipe compartilha o poder. A maior separao garante o maior monoplio da violncia.

O Estado necessita ter materiais: Prdios, bancos, armas, mquinas, etc. para seu funcionamento.

A Passagem do mundo estamental para o Estado Legal, se da pela centralizao, que concede o monoplio legtimo da violncia fisca. Ao mesmo tempo que se da esse processo de centralizao, se da um processo de separao na estrutura de funcionamento entre o quadro administrativo e os recursos materiais.

Desenvolvimento das Foras Produtivas - Marx


Para Marx, cada poca ter certo desenvolvimento das foras produtivas, que correspondem as relaes sociais de forma diferentes, por exemplo, antes da revoluo industrial, as foras produtivas tinham um carter artesanal, no entanto quando as foras produtivas mudam para um carter industrial, ps revoluo industrial, elas entram em choque com as relaes sociais da pequena produo artesanal, fazendo com que as relaes sociais antigas se dissolvam e surjam novas, no caso a substituio pela relao proprietrio-operrio. A Contradio no sistema capitalista, se deve ao fato de que com o desenvolvimento das foras produtivas, a tendncia reduzir o nmero de trabalhadores, porm o capitalismo depende dos trabalhadores, pois estes com suas rendas so os consumidores. O Desenvolvimento das Foras Produtivas tambm enfraquece a propriedade privada, ex: internet e direitos autorais. O Desenvolvimento das Foras Produtivas tambm entra em contradio, pois ao mesmo tempo que ajuda o Estado, prejudica. Por exemplo, antes da globalizao o desenvolvimento colaborava para intensificar a economia nacional, mas a partir do momento que a empresa se torna global, pode passar a prejudicar. Outro exemplo sucinto, o desenvolvimento concede armas, tecnologia para o Estado, mas enfraquece a propriedade privada.

Marx - Econmico Infraestrutura


Para Marx, a infraestrutura a economia, enquanto a supra estrutura todo o resto, ou seja, a economia interfere frequentemente e fortemente em todas as outras esferas da sociedade, enquanto as outras como a poltica apesar de poder influenciar na economia, ser de forma menos frequente e provavelmente menos intensa.

Pgina 1 de Intro CP

Reviso Manifesto Comunista


quinta-feira, 26 de abril de 2012 14:56

Parte 1 - Burgueses e proletrios.

"A Histria de todas as sociedades at hoje existentes a histria das lutas de classe" Desde sempre, em todas as civilizaes sempre estiveram em lutas de classe.
"Tudo que era slido e estvel se desmancha no ar" - As inovaes so necessrias, para a manuteno do sistema. "A burguesia rasgou o vu do sentimentalismo que envolvia as relaes de famlia e reduziuas a meras relaes monetrias." - Tudo o que importa o dinheiro. "A burguesia, em seu domnio de classe de apenas um sculo, criou foras produtivas mais numerosas e mais colossais do que todas as geraes passadas em seu conjunto" - Marx elogiava o progresso proporcionado pelo capitalismo. "Numa certa etapa do desenvolvimento desses meios de produo e de troca, as condies em que a sociedade feudal produzia e trocava, deixaram de corresponder s foras produtivas em pleno desenvolvimento." - O desenvolvimento das foras produtivas, rompe as relaes sociais, no caso a feudal. "assemelha-se ao feiticeiro que j no pode controlar os poderes infernais que convocou" Burguesia quer manter a propriedade enquanto a fora produtiva no precisa mais dela, ou seja, o desenvolvimento das foras produtivas no consegue mais controlar as relaes sociais, pois o desenvolvimento alteram-nas continuamente. "O crescente emprego de mquinas e a diviso do trabalho despojaram a atividade do operrio de seu carter autnomo, tirando-lhe todo o atrativo. O operrio torna-se um simples apndice da mquina e dele s se requer o manejo mais simples, mais montono, mais fcil de aprender" - O saber do trabalhador atrapalha no capitalismo, o que deseja-se o trabalho alienado onde no h controle, ou autonomia, quanto a sua vida. Ser humano = apndice da mquina (o homem trabalha pra mquina), Taylorismo (mximo da alienao, homem = macaco de circo) "despotismo" - Dentro da fbrica no h democracia, o burgus tirano. "Teoria da Pauperizao" - Na medida em que so desenvolvidas as foras produtivas o salrio do proletariado tende a ser cada vez mais reduzido, pois a mo de obra fica necessita ser menos qualificada. Parte 2 - Proletrios e Comunistas "os comunistas podem resumir sua teoria numa nica expresso: supresso da propriedade privada" - Propriedade privada no sentido de meios de produo, o proletariado no tem a possiblidade de ter a propriedade privada, pois no recebe capital o suficiente, os nicos capazes so os j proprietrios que j detm a propriedade privada pois estes j tem capital. "Assim, quando o capital transformado em propriedade comum, pertence a todos os membros da sociedade, no uma propriedade pessoal que se transforma em propriedade social" - O objetivo de Marx transformar o capital num bem coletivo, possibilitando assim que todas as "classes" (no haveriam mais classes) tivessem as mesmas oportunidades. Cooperativas, derruba-se o burgus, cada membro executa seu papel e o lucro divido. "Na sociedade burguesa o trabalho vivo sempre um meio de aumentar o trabalho
Pgina 2 de Intro CP

"Na sociedade burguesa o trabalho vivo sempre um meio de aumentar o trabalho acumulado. Na sociedade comunista o trabalho um meio de ampliar, enriquecer e promover a existncia dos trabalhadores" - Na burguesia, o trabalho acumulado produzia riqueza para somente uma pessoa, o burgus, no comunismo, o trabalho acumulado produziria benefcios para todos os trabalhadores. Obs: Trabalho morto domina o trabalho vivo (ex: frigorfico). "No regime burgus os que trabalham no lucram, e os que lucram no trabalho" Importante: Compreender a transio (SOCIALISMO, Transio do Capitalismo para o Comunismo, os proletariados tomam o estado e o reestruturam, para que futuramente possa ser dissolvido e forme-se o comunismo.

Pgina 3 de Intro CP

Anda mungkin juga menyukai