Anda di halaman 1dari 12

ESSA CARTILHA FOI PRODUZIDA NO MBITO DO PROJETO COMUNIDADES RURAIS SUSTENTVEIS: MANEJO FLORESTAL E SILVICULTURA SUSTENTVEL EM GENERAL SAMPAIO/

CE REALIZADO PELA ASSOCIAO CAATINGA

PRODUO E PLANTIO DE MUDAS NATIVAS DA CAATINGA (atravs de sementes)

Realizao:

Apoio:

Patrocnio:

Passo a Passo Para Pequenos Produtores Produzirem Mudas Com Qualidade


www.acaatinga.org.br (85) 3241 -0759

Pronto! Com as mudas produzidas e plantadas, em alguns anos ns teremos uma nova floresta capaz de preservar gua das nascentes e rios, evitar a eroso dos solos e abrigar diversos animais da nossa caatinga!

ELABORAO MAGNUM DE SOUSA PEREIRA Eng Agrnomo Coordenador de Projetos da Associao Caatinga FUAD PEREIRA NOGUEIRA FILHO Graduando em Agronomia Universidade Federal do Cear LIANA MARA MENDES DE SENA Biloga Tcnica de Projetos da Associao Caatinga REVISO Daniele Ronqui Coordenadora Tcnica da Associao Caatinga

A Associao Caatinga uma instituio no governamental sem fins lucrativos com a misso de CONSERVAR A BIODIVERSIDADE DA CAATINGA. H 12 anos desenvolve projetos para criao e gesto de reas protegidas, o fomento pesquisa, a educao ambiental e o desenvolvimento sustentvel.

BIBLIOGRAFIA

APRESENTAO
A Caatinga um bioma exclusivamente brasileiro predominando em todos os estados do Nordeste e uma pequena parte do estado de Minas Gerais. Este bioma extremamente frgil, e vm sofrendo ao longo dos anos um rpido processo de desertificao devido, principalmente, a explorao irracional das espcies madeireiras, as queimadas desordenadas, o desmatamento para explorao de lenha para carvo e a eroso dos solos que impendem o desenvolvimento das plantas no campo. Para reverter este quadro de degradao causado pela ao do homem so necessrios meios rpidos e eficazes de recuperao ambiental destacando-se a produo de mudas para reflorestamento em reas desmatadas o que permite a recomposio da vegetao, a reintroduo da fauna e a melhoria das condies do solo. Esta cartilha tem o objetivo de levar informaes importantes que facilitem o conhecimento da produo e do plantio de mudas com alto padro de qualidade para minimizar o efeito da degradao ambiental no bioma caatinga.
1

Arajo Neto, J. C.; Aguiar, I. B.; Tratamentos pr-germinativos para superar a dormncia de sementes de Guazuma umifolia Lam. Scientia forestalis. n 58, p 15-24. dez 2000. Braga, R. Plantas do Nordeste especialmente do Cear, Imprensa Oficial, 3a edio, Fortaleza. 1976. Davide, A. C., Silva, E. A. A.(orgs) Produo de sementes e mudas de espcies florestais. Lavras: Ed.UFLA, 2008. 175 p. Gomes, J. M.; Paiva, H. N.; Viveiros florestais: [propagao sexuada]. 3.ed.- Viosa: UFV, 2004. 116p. Leite, F. R. B.; Soares, A. M. L.; Martins, M. L. R.; reas degradadas susceptveis aos processos de desertificao no estado do Cear 2 Aproximao. Anais do VII Simpsio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, p 156 161. 1993. Lorenzi, H a. rvores Brasileiras: manual de identificao e cultivo de plantas arbreas do Brasil, vol 1. 4 ed. Nova Odessa, SP : Instituto Plantarum, 2002. 384p. Lorenzi, H b. rvores Brasileiras: manual de identificao e cultivo de plantas arbreas nativas do Brasil. Harri Lorenzi (Ed.). Editora Plantarum, Nova Odessa, SP. 1992. p. 50, IL Maia, G. N. Caatinga: rvores e arbustos e suas utilidades; 1 ed. So Paulo: D&Z Computao Grfica e Editora, 2004. 413p.

20

INTRODUO

A produo de mudas tanto para reflorestamento e recuperao de reas degradadas como para arborizao urbana, vem sofrendo um aumento crescente em sua demanda devido preocupao mundial com a preservao do meio ambiente. Por sua vez, a qualidade da produo das mudas exige uma srie de conhecimentos bsicos por parte do produtor, que vo desde a colheita at a sada das mudas para o local definitivo. Outro fator importante quanto ao crescimento das plantas no campo, pois se verifica que espcies de crescimento rpido devem ser as primeiras a serem plantadas, pois tem maior necessidade de luz. J as espcies de crescimento lento s devem ir ao campo aps o estabelecimento das mudas de crescimento rpido. Contudo, devido aos graves problemas ambientais ocorridos nos ltimos anos, o conhecimento sobre produo de mudas com alto padro de qualidade um passo socioeconmico fundamental para os pequenos produtores que podem encontrar nesta atividade uma fonte de renda extra para melhorar a qualidade de vida das suas famlias.
2

1. Cobrir as mudas com o solo que foi retirado das covas e em seguida adicionar uma cobertura morta (restos de plantas, palha de carnaba, entre outros materiais orgnicos). 2. O espaamento entre as mudas deve ser de acordo com o porte de cada espcie. Caso a planta seja de pequeno porte pode-se plantar com espaamento de 3 x 2m ou 2 x 2m; mdio porte, pode ser plantada com espaamento de 4 x 4m ou 3 x 3 m; e de grande porte recomenda-se um espao de 5 x 5m ou 10 x 10m.

Etapas do plantio de mudas

19

PLANTIO DAS MUDAS

O plantio das mudas de espcies florestais depende do perodo chuvoso de cada regio. Na caatinga esse perodo vai de janeiro a maro. O tamanho da cova deve ser de acordo com o tamanho do saco utilizado. No momento do plantio recomendam-se os seguintes procedimentos: 1. Podar (cortar) as razes que estivarem fora do saco; 2. Retirar as mudas dos sacos, com o cuidado para no deixar os sacos jogados no terreno 3. As covas onde as mudas sero plantadas devem ser de acordo com o tamanho dos sacos utilizados para produzir as mudas. 4. necessrio limpar o local ao redor das covas para evitar que as ervas daninhas cubram as mudas e impeam seu crescimento. 5. Depois de plantada, a muda deve estar um pouco mais abaixo que o terreno para que ele possa acumular gua;
18

rvore da aroeira

rvore do tamboril

Sementes de mulungu

Sementes de tamboril

COLHEITA

realizada, de preferncia, duas vezes ao dia, um no incio da manh e outra no final da tarde.

As sementes devero ser colhidas das melhores rvores da floresta devendo apresentar copa e tronco vigoroso e estar livre de pragas e doenas. De preferncia, as sementes devero ser coletadas de vrias plantas da mesma espcie, para que as mudas apresentem diferentes variaes de resistncia quanto ao ataque de pragas e doenas. As plantas matrizes (planta escolhida para a coleta das sementes) devem ser identificadas e mapeadas com uma ficha de campo de forma que a espcie possa ser encontrada com facilidade caso haja necessidade de realizar nova coleta. O momento certo de colher as sementes quando os frutos comeam a se abrir ou mudam a colorao da casca e no caso de sementes aladas, como as de aroeira, ips, Fruto de mulungu imburana de cheiro, entre outras, devem ser colhidas antes da abertura dos frutos.
4

Produo de mudas de plantas nativas da caatinga no viveiro da Associao Caatinga

17

3 p a s s o - Semeadura Para os pequenos produtores, a semeadura diretamente no saco o mtodo mais indicado. Neste caso, as sementes devem ser separadas por tamanho, sementes grandes de pequenas. Isso para deixar o lote de produo mais uniforme j que sementes grandes tendem a produzir mudas mais vigorosas do que sementes pequenas.

Colheita de sementes sobre o cho

Semeadura direta no saco

Recomenda-se que a semente seja colocada a uma profundidade de uma vez e meia o tamanho da semente. Depois de semeadas deve se cobrir as sementes com o mesmo substrato.
Ficha de identificao e coleta de plantas em campo

4 p a s s o - Irrigao As mudas devem ficar em local protegido evitando vento e sol durante todo o perodo do dia. Para tanto, deve-se colocar as mudas onde possam levar sol pela manh e sombra durante a tarde. A irrigao deve ser
16 5

B E N E F I C I A M E N TO

Substrato = meio onde a planta ir germinar. Sugesto de mistura de duas partes de solo pata uma parte de adubo

Frutos carnosos Em caso de frutos carnosos, como o facheiro e o mandaracu, onde a polpa fica aderida semente, deve ser realizado processo de lavagem sob gua corrente com as sementes sobre uma peneira. Neste processo devem-se esfregar as sementes at a retirada total da polpa. Este processo importante para que no ocorra perda por ataque de fungos inviabilizando o armazenamento das sementes.

O solo utilizado na produo das mudas deve ser peneirado para que possam ser retirados sementes de ervas daninhas, cascalhos, pedras e outros materiais que impedem o desenvolvimento normal das razes.

Etapas da produo de substrato. 1- Peneiramento do solo. 2, 3 e 4- mistura do substrato com o solo. 5-enchimento dos sacos

15

1 p a s s o Onde plantar a semente As mudas devem ser produzidas em local plano em sacos plsticos de polietileno preto ou garrafa pet, copo plstico, etc) sendo os mais utilizados os de tamanho 12 x 26 cm para mudas de crescimento lento e sacos de 15 x 28 cm para mudas de crescimento rpido.
Saco preto de polietileno

3
2 p a s s o Escolha do substrato Um substrato adequado deve permitir o bom desenvolvimento das razes, alm de facilitar a entrada de gua permitindo a sua correta absoro pela planta. Substratos com muito barro impedem a entrada de gua e o desenvolvimento das razes, j substratos com muita areia no tem capacidade de reter gua, o que inviabiliza seu uso pelas plantas. Desta forma, um bom substrato deve ter uma mistura de barro e areia, alm de matria orgnica que pode ser composto orgnico e esterco curtido.

3 5

Esquema de tratamento de sementes atravs de lavagem em fruto carnoso. 1 fruto do facheiro 2 e 3-lavagem sob gua corrente. 4extrao da polpa. 5- sementes sem polpa

Outro mtodo consiste em colocar as sementes sob uma camada de areia por um perodo de 10 dias para que os microorganismos retirem a parte carnosa do fruto. Aps este perodo as sementes devem ser lavadas, secadas e armazenadas.

Beneficiamento o tratamento dado s sementes.

14

Frutos secos Para os frutos secos, como cumaru, mulungu, ip roxo, deve-se haver o cuidado quanto coleta das sementes, pois alguns frutos podem abrir e as sementes podem se levadas pelo vento. Neste caso, os frutos devem ser colhidos antes da sua abertura natural e colocados em local protegido do vendo para que sequem e ocorra a abertura, podendo ento recolher as sementes. No caso de frutos que no abrem para liberao da semente, estes podem ser colhidos quando maduros e abertos com o auxlio de uma faca, martelo ou tesoura, retirando as sementes tomando cuidado para no machuc-las.

pois pode prejudicar as suas reservas impedindo que ocorra a germinao.

Raspagem da semente para quebra da dormncia

PRODUO DAS MUDAS

2 1
Etapas de separao do fruto. 1Frutos recm coletado com impurezas. 2- retirada de galhos, impurezas e frutos atacados. 3sementes retiradas

Aps seguir todos os cuidados com as sementes hora de comear a produzir as mudas florestais. As mudas devem apresentar uma boa aparncia e devem estar livres de pragas e doenas para no comprometer as outras espcies que sero plantadas prximas a estas. Portanto, para obter maior qualidade das mudas na hora do plantio o produtor deve seguir os seguintes passos durante a produo das mudas:

13

DORMNCIA
Algumas sementes de espcies nativas da caatinga como juc, sabi, mulungu, tamboril, arapiraca, catanduva, jurema branca, jatob entre outras, no absorvem gua por causa da espessura de sua casca ou devido a substncias que inibem a entrada de gua na semente. Este fenmeno o conhecido como dormncia e para estas espcies, faz-se necessrio o uso de tratamentos pr-germinativos. A dormncia um fenmeno desenvolvido ao longo dos anos pela natureza para garantir que as sementes germinem apenas quando as condies ambientais sejam favorveis sobrevivncia destas espcies. No entanto, para a produo de mudas, este fenmeno no favorvel, pois prolonga o tempo de germinao das sementes e diferencia o tamanho de uma muda para a outra. Um tratamento simples, mas muito eficiente consiste em friccionar as sementes sobre uma lixa dgua n 100 para sementes pequenas ou lixa dgua n 80 para sementes grandes. Neste caso, deve haver o cuidado para no raspar a semente excessivamente,
12

SECAGEM
Aps a colheita e o beneficiamento, as sementes apresentam uma quantidade elevada de gua no seu interior, o que facilita o ataque de fungos. Para evitar este ataque as sementes devem ser submetidas a um processo de secagem, sendo o mais econmico a secagem natural atravs da ao do sol e do vento. Para tanto as sementes devero ser espalhadas em um terreiro ou alpendre coberto, ventilado e preferencialmente na sombra. Devem ser postas para secar Secagem sombra durante o dia e serem recolhidas no perodo da noite. Este processo deve durar aproximadamente trs dias. As sementes de algumas espcies tais como ingazeira, oiti, oiticica entre outras, perdem a utilidade se forem secadas e armazenadas, devendo, portanto, serem plantadas logo aps a colheita.
9

ARMAZENAMENTO

GERMINAO

O armazenamento consiste em proporcionar as sementes condies adequadas de temperatura e umidade, preservando a qualidade e aumentando o seu tempo de vida til. As sementes devem ser armazenadas em recipientes que diminuam ou bloqueiam a troca de gua com o ambiente, e colocadas em local sombreado e ventilado. Podem ser utilizados sacos, latas, vasilhas plsticas garrafa pet, vidro e papel impermevel.

De todos os passos que o produtor deve seguir, a germinao o momento mais importante, pois neste processo a semente precisa de um ambiente favorvel, de gua e de suas reservas naturais para nascer e originar uma nova planta. A vida til e o tempo que uma semente leva para germinar diferente para cada planta. O tempo de vida da semente do angico, por exemplo, de aproximadamente um ano, no devendo ser usado ou comercializado aps esse perodo. Para produzir mudas de melhor qualidade e obter um lote mais uniforme, necessrio que os processos de colheita, beneficiamento, secagem, armazenamento e semeadura sejam obedecidos rigorosamente, e ainda o fornecimento de gua deve ocorrer pelo menos duas vezes ao dia, no perodo da manh e da tarde.

Formas de armazenamento das sementes

Germinao de sementes de moror


11

10

Anda mungkin juga menyukai