Anda di halaman 1dari 8

Lista de reviso de biologia prof.

Nanni 16-11-200 Turma: Semi-extensivo NOTURNO 2 semestre de 2008


1) O esquema a seguir mostra a alta capacidade de regenerao das planrias. Se um animal for cortado em alguns pedaos, cada pedao poder regenerar um animal completo. Se o animal for cortado parcialmente, poder regenerar um animal com mais de uma cabea. III. Processo pelo qual se originam os gmeos monozigticos na espcie humana, caracterizado pela formao de dois ou mais embries a partir de um nico zigoto. As afirmativas acima referem-se, respectivamente, a) pedognese, reproduo gmica e neotenia. b) neotenia, partenognese e poliembrionia. c) pedognese, partenognese e poliespermia. d) partenognese, ovognese e poliembrionia. e) neotenia, pedognese e reproduo "in vitro". 03) Da fuso dos gametas masculino e feminino, ambos haplides, surge a clula-ovo ou zigoto, em que se restabelece o nmero diplide. Comparando-se a quantidade de DNA encontrada no ncleo das clulas somticas de um camundongo, podemos afirmar que igual a) quantidade de DNA encontrada no ncleo dos espermatozides desse animal. b) a duas vezes a quantidade de DNA encontrada no ncleo dos espermatozides desse animal. c) metade da quantidade de DNA encontrada no ncleo dos espermatozides desse animal. d) a quatro vezes a quantidade de DNA encontrada no ncleo dos espermatozides desse animal.

Adaptado de Linhares, S. e Gewandsznajder, F. "Biologia Hoje - Os Seres Vivos". So Paulo: tica, 1997. Essa alta capacidade de regenerao das planrias deve-se a) espcie ser hermafrodita. b) presena do mesnquima derivado da mesoderme. c) presena de esclernquima. d) capacidade da espcie de se reproduzir por brotamento. 02) Responder afirmativas abaixo. questo com base nas

I. Fenmeno pelo qual indivduos atingem a fase adulta reprodutiva mantendo caractersticas juvenis. II. Estratgia reprodutiva na qual o gameta feminino se desenvolve em um novo indivduo sem que tenha sido fecundado.

e) quarta parte da quantidade de DNA encontrada no ncleo dos espermatozides desse animal. 04) As minhocas participam ativamente da produo de hmus e, quanto maior o nmero desses animais, maior a fertilidade do solo. Sobre as minhocas, pode-se dizer que a) so animais diicos, com dimorfismo sexual, fecundao interna e desenvolvimento direto. b) tm um sistema reprodutor masculino bem desenvolvido, que apresenta testculos, receptculos seminais e glndulas prostticas. c) emparelham-se, no processo reprodutivo, mas apenas uma transfere esperma para a outra, separando-se logo em seguida. d) armazenam nas vesculas seminais o esperma recebido de outra minhoca no momento da cpula. e) liberam o esperma quando o casulo contendo vulos passa pelas aberturas dos receptculos seminais, momento em que ocorre a fecundao. 05) Para que uma populao sobreviva s mudanas que o ambiente sofre ao longo do tempo, necessrio que seus indivduos a) apresentem variabilidade gentica. b) cruzem-se com outros, de espcies diferentes e mais vigorosas. c) apresentem apenas reproduo assexuada. d) sofram os efeitos do isolamento geogrfico ou do isolamento reprodutivo. e) adquiram novas caractersticas hereditrias, por influncia do ambiente em modificao. 06) "Bactrias formam clones desde o incio da vida na Terra" ("Imprensa Local", setembro/97) Hoje, algumas espcies de tatus produzem, por clonagem, de quatro a doze filhotes. Esse tipo de clonagem possvel porque: a) a fmea produz um grande nmero de ovos. b) os zigotos formados so conseqncia de meioses constantes. c) o zigoto formado capaz de se dividir vrias vezes.

d) a grande produo de gametas masculinos garante o desenvolvimento de zigotos. e) as mitoses existentes em cada zigoto so conseqncia de recombinao gnica. 07) As proposies a seguir referem-se REPRODUO HUMANA. ( ) Os caracteres sexuais secundrios aparecem com a secreo de hormnios pela glndula adrenal. ( ) A testosterona o andrgeno mais importante. ( ) O estrgeno responsvel pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundrios femininos. ( ) No momento da ovulao, o nvel de progesterona alcana seu mximo. ( ) Os hormnios gonadotrpicos agem sobre as gnadas. 08) Logo aps a nidao do ovo humano, o embrio comea a produzir um hormnio que estimula os ovrios a continuar produzindo estrgeno e progesterona, de modo a manter o espessamento do endomtrio. Esse hormnio a) a testosterona, b) a prolactina. c) o hormnio luteinizante. d) a gonadotrofina corinica. e) o hormnio folculo estimulante. 09) Leia o texto abaixo, que parte de uma matria jornalstica com o ttulo "Clonagem Recomendada para Estudos". "A clonagem de embries humanos est perto de ser aprovada no Reino Unido para a pesquisa mdica, permanecendo proibido o uso da tcnica para fins reprodutivos em seres humanos (...). A clonagem de um ser vivo consiste em

obter uma cpia idntica dele sem reproduo sexuada (...)." (Folha de S. Paulo, 09/12/98.) Sobre reproduo dos seres vivos, correto afirmar: 01) A combinao de material paterno com materno, que ocorre na reproduo sexuada, introduz maior variabilidade gentica nas populaes. 02) Em seres que se reproduzem assexuadamente, os descendentes so geneticamente iguais, uma vez que o processo se baseia na mitose. 04) Somente organismos unicelulares se reproduzem assexuadamente. 08) A entrada do espermatozide no gameta feminino provoca a ativao do ovo e desencadeia o processo de segmentao. 16) Os ovos humanos tm grande quantidade de vitelo, que assegura o desenvolvimento do novo ser. 32) O processo de clonagem tem como resultado a reconstituio de 2n de material gentico da prpria espcie no zigoto formado. 10) Analise as frases a seguir. I. As clulas que revestem o folculo de Graaf, antes da maturao do vulo, produzem o hormnio 1, estimuladas pelo hormnio 2 da hipfise. II. Aps a ovulao, forma-se o corpo lteo por estmulo do hormnio 3 da hipfise. III. O corpo lteo secreta o hormnio 4. Os hormnios 1, 2, 3 e 4 so, respectivamente: a) progesterona, hormnio folculo estimulante, hormnio luteinizante e estrgeno. b) hormnio folculo estimulante, estrgeno, progesterona e hormnio luteinizante. c) hormnio folculo estimulante, progesterona, estrgeno e hormnio luteinizante. d) estrgeno, progesterona, hormnio folculo estimulante e hormnio luteinizante. e) estrgeno, hormnio folculo estimulante, hormnio luteinizante e progesterona.

11) Para os namorados que este ms esto celebrando a paixo, a atrao fsica um boto mgico que s o amor capaz de ligar. Mas, para os cientistas, o desejo sexual um processo bioqumico que desequilibra rapidamente todo o corpo, diagnosticvel por vrios sintomas. No se consegue tirar os olhos "daquela" pessoa, o corao dispara, as mos suam, d vontade de falar pelos cotovelos, as pernas ficam meio bambas, a fome desaparece e preciso suspirar profundamente para respirar melhor. (SUPERINTERESSANTE, ano 20, n 6.) Com o auxlio do texto, julgue os itens seguintes. (1) Os sintomas do desejo sexual dependem de fatores psicolgicos, que variam de um indivduo para outro, para que sejam desencadeados. (2) Receptores tteis e quimiorreceptores permitem ao sistema nervoso perceber o afago e o perfume da pessoa amada. (3) A palidez que uma pessoa pode apresentar ao ser paquerada conseqncia da interao dos sistemas nervoso e circulatrio. (4) A coordenao endcrina provoca respostas mais rpidas que a coordenao nervosa. (5) O apaixonado ofega porque perde o controle voluntrio do ritmo da respirao. 12) Observe a figura a seguir, que trata da provvel filogenia para os invertebrados:

e) 5 - 1 - 4 - 3 2 14) Considerando as estruturas a seguir, relacionadas ao desenvolvimento embrionrio de cordados, analise a figura e as proposies apresentadas.

Compreendendo X a presena de trs folhetos embrionrios, Y a presena de celoma e Z a ocorrncia de deuterostomia, X, Y e Z podem ser respectivamente representados pelos seguintes grupos de animais invertebrados: a) Porferos, nematdeos e moluscos. b) Cnidrios, moluscos e aneldeos. c) Platelmintos, nematdeos e aneldeos. d) Nematdeos, moluscos e equinodermos. e) Moluscos, aneldeos e artrpodos. 13) Associe a segunda coluna de acordo com a primeira: Fases de desenvolvimento: 1) Fertilizao 2) Gstrula 3) Blstula 4) Segmentao 5) Nurula Caractersticas: ( ) Fase caracterizada pela formao do tubo neural. ( ) Fase em que o ovo se divide, sucessivamente, at as clulas atingirem as dimenses normais da espcie. ( ) Fase durante a qual os gametas se unem. ( ) Fase durante a qual um grupo de clulas envolve uma pequena cavidade central. ( ) Fase na qual se origina o intestino primitivo. Assinale a seqncia correta: a) 5 - 4 - 1 - 3 - 2 b) 1 - 2 - 3 - 4 - 5 c) 5 - 4 - 1 - 2 - 3 d) 3 - 4 - 1 - 2 - 5

( ) O ectoderma (I) forma o tubo neural (tubo nervoso) (IV). ( ) O endoderma (II) delimita o celoma (VI), estrutura presente nos platelmintos e outros animais. ( ) O mesoderma (III) diferenciado a partir de clulas da notocorda (V) e d origem ao arquntero. ( ) Os cordados so animais que possuem notocorda (V), a qual substituda pela coluna vertebral em diferentes animais, como anfbios, rpteis, aves e mamferos. ( ) o arquntero, mostrado em (VII), representa o intestino primitivo do animal. 15) As clulas-tronco embrionrias so uma grande promessa da medicina para o tratamento de vrias doenas humanas pela possibilidade de recuperao de tecidos lesados ou degenerados. A receita a seguinte: - Tire uma clula da pele e transplante o seu ncleo para um vulo do qual o ncleo foi removido.

- D condies ao clone de se desenvolver at a fase de blastocisto com aproximadamente 140 clulas. - A massa celular interna do blastocisto so clulas-tronco que podem dar origem a qualquer tecido humano, menos placenta. A esse respeito, possvel afirmar, EXCETO: a) As clulas-tronco assim produzidas apresentam o mesmo genoma nuclear da clula da pele. b) A diferenciao das clulas-tronco pode depender de fatores que influenciam no controle da expresso gnica. c) Na fase de blastocisto, ainda no ocorreu diferenciao celular. d) Implantadas em outro indivduo, as clulastronco podem ser rejeitadas. 16) Assinale a afirmativa correta a respeito dos tecidos derivados dos folhetos embrionrios: a) A epiderme se origina da ectoderme, mas os anexos da pele derivam da mesoderme. b) Os rins so originados da endoderme, e os melancitos provm da ectoderme. c) A endoderme origina as adrenais e os pulmes, e a mesoderme origina o pncreas e os msculos. d) O sistema nervoso central e a epiderme so derivados da ectoderme, enquanto os variados tipos de tecido conjuntivo so derivados da mesoderme. e) A mesoderme origina os vasos sangneos, constituindo o sistema circulatrio, mas o tecido sangneo originado da endoderme. 17) O ser humano uma entidade biolgica e social. Como todo organismo, formado por rgos e sistemas e tem a capacidade de se reproduzir, crescer e interferir no meio onde vive, assim como de receber influncias do ecossistema. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. (1) Na reproduo humana, as clulas precursoras do vulo, os ovcitos primrios, so formadas ainda na fase embrionria; os ovcitos secundrios so formados aps o nascimento, j na puberdade; e os vulos somente se formaro caso haja fecundao. (2) A presena da gonadotrofina corinica na circulao sangunea de uma mulher adulta

confirma a suspeita de gravidez, pois sua produo ocorre nas vilosidades placentrias e sua funo estimular a atividade do corpo lteo. (3) O sistema nervoso, a epiderme e seus anexos tm origem ectodrmica, enquanto os sistemas circulatrio, muscular e respiratrio originam-se do endoderma. (4) O tecido conjuntivo pode ser comparado com o parnquima dos vegetais, j que ambos desempenham as funes mesenquimtica, de preenchimento e de armazenamento de substncias de reserva. 18) Em relao ao desenvolvimento embrionrio nos animais, foram feitos os sequintes comentrios: I - Ovos telolcitos so ovos com grande quantidade de vitelo, formando um grande plo vegetativo em que o ncleo ocupa um espao mnimo chamado de plo animal. So encontrados em celenterados, porferos, equinodermos, protocordados e mamferos. II - Durante o estgio de segmentao, o zigoto, por diviso de suas clulas, origina blastmeros que formam uma mrula. Da mrula, origina-se a blstula, caracterizada por uma camada de clulas que compe a blastoderme, e por uma cavidade conhecida como blastocela, que se apresenta cheia de lquido. III - A blstula origina a gstrula, caracterizada por quatro folhetos germinativos (ectoderma, endoderma, mesoderma e deuteroderma) que so gerados por embolia ou epistasia. CORRETO o que se afirma em apenas a) I b) I e II c) II d) II e III e) III

19) Um pesquisador, ao examinar ovos em desenvolvimento observou que apresentavam as seguintes caractersticas: - grande quantidade de vitelo - clivagem parcial discoidal - presena de mnio, alantide e crio - somitos mesodrmicos - tubo neural dorsal De acordo com esses dados, conclui-se que os ovos a) no eram de aves. b) no eram de rpteis. c) eram de anfbios ou de rpteis. d) eram de anfbios ou de aves. e) eram de rpteis ou de aves. 20) Atualmente j existem protocolos de pesquisa utilizando clulas-tronco embrionrias na busca de tratamento para vrias doenas humanas, como diabetes, Parkinson e Alzheimer. Dentre os itens a seguir, qual NO representa uma vantagem na utilizao de clulas-tronco embrionrias para o tratamento de doenas humanas? a) As clulas-tronco so capazes de ativar uma resposta imune. b) As clulas-tronco so capazes de originar os mais diferentes tecidos. c) As clulas-tronco podem se dividir. d) As clulas-tronco so capazes de se diferenciar localmente. e) As clulas-tronco so clulas completamente indiferenciadas. 21) Os termos anemia e fertilizao in vitro, utilizados no texto, significam, respectivamente: a) doena relacionada com os glbulos brancos ou linfcitos e tcnica de fertilizao do vulo pelo espermatozide, na tuba uterina. b) doena relacionada com o processo de coagulao do sangue e tcnica de fertilizao do vulo pelo espermatozide, em local apropriado do aparelho reprodutivo da me. c) doena relacionada com os processos de respirao celular e tcnica de fertilizao do vulo pelo espermatozide, em local apropriado do aparelho reprodutivo da me.

d) doena relacionada com deficincia de glbulos vermelhos ou hemcias e tcnica de fertilizao do vulo pelo espermatozide, fora do corpo da me. e) doena relacionada com o sistema imunolgico e tcnica de fertilizao do vulo pelo espermatozide, fora do corpo da me. 22) Responder questo relacionando as trs camadas germinativas embrionrias humanas da coluna 1 com as respectivas estruturas derivadas das clulas dessas camadas, apresentadas na coluna 2. Coluna 1 1. Ectoderma 2. Mesoderma 3. Endoderma Coluna 2 ( ) Sistema nervoso central ( ) Musculatura esqueltica ( ) Cabelo e unhas ( ) Tecido conjuntivo e sangue ( ) Esmalte dos dentes ( ) Fgado e pncreas A ordem correta dos parnteses da coluna 2, de cima para baixo, a) 1 - 2 - 2 - 3 - 3 - 1 b) 1 - 2 - 1 - 2 - 1 - 3 c) 2 - 2 - 1 - 3 - 1 - 3 d) 3 - 3 - 2 - 1 - 2 - 1 23) Sobre o destino dos folhetos embrionrios abaixo assinale ( V ) para verdadeiro e ( F ) para falso, conforme o caso: ( ) O ectoderme origina a epiderme, plos, unhas, garras, glndulas sebceas e sudorparas; alm de originar o sistema nervoso. ( ) O endoderme origina o revestimento interno do tubo digestrio, forma as estruturas glandulares

associadas digesto: salivares, mucosas, pncreas, fgado e glndulas estomacais. ( ) A endoderme origina os sistemas respiratrios, como brnquias e pulmes. ( ) A mesoderme origina os msculos, ossos e sistema cardiovascular ( corao, vasos sangneos e sangue). ( ) A mesoderme forma o sistema urogenital (rins, bexiga e vias urinrias). ( ) A endoderme origina clula intestinal, clulas da tireide e do pulmo.

( ) A endoderme origina o revestimento dos ductos reprodutivos e glndulas anexas, tambm o sistema respiratrio, exceto cavidades nasais. ( ) A mesoderme origina rgos do sistema urinrio e reprodutor, alm das cartilagens e tecidos linfticos.

Gabarito 01) [B] 02) [B] 03) [B] 04) [E] 05) [A] 06) [C] 07) F V V F V 08) [D] 09) V V F V F V 10) [E] 11) Itens corretos: 1, 2 e 3 Itens errados: 4 e 5 12) [D] 13) [A] 14) V F F V V 15) [C] 16) [D] 17) V V F V 18) [C] 19) [E] 20) [A] 21) [D] 22) [B] 23) V, V, V, V, V, V, V, V.

Anda mungkin juga menyukai