Anda di halaman 1dari 6

SYLVIA PLATH TRECHOS ESCOLHIDOS

6. Hoje primeiro de agosto. Um dia quente, fumegante, mido. Chove. Estou tentada a escrever um poema. Mas lembro-me do que consta num dos evitar: Aps o aguaceiro, poemas intitulados CHUVA caem no pas inteiro. 7. Amo as pessoas. Todas elas. Amo-as, creio, como um colecionador de selos ama sua coleo. Cada histria, cada incidente, cada fragmento de conversa matria-prima para mim. Meu amor no impessoal, nem tampouco inteiramente subjetivo. Gostaria de ser qualquer um, aleijado, moribundo, puta, e depois retornar para escrever sobre meus pensamentos, minhas emoes enquanto fui aquela pessoa. Mas no sou onisciente. Tenho de viver a minha vida, ela a nica que terei. E voc no pode considerar a prpria vida com curiosidade objetiva o tempo todo... 8. Para mim, o presente para sempre, e o eterno est sempre mudando, fluindo, se dissolvendo. Este segundo vida. E quando passa, morre. Mas voc no pode recomear a cada novo segundo. Tem de julgar a partir do que j est morto. Como areia movedia... invencvel desde o incio. Uma histria, uma imagem, pode reviver algo da sensao, mas no o bastante, no o bastante. Nada real, exceto o presente, e mesmo assim j sinto o peso dos sculos a me esmagar. Uma moa, h cem anos, viveu como vivo. E ela est morta. Sou o presente, mas sei que tambm passarei. O momento culminante, o relmpago fulgurante, chega e some, contnua areia movedia. E eu no quero morrer. 9. difcil escrever sobre certas coisas. Depois que algo acontece com voc e chega a hora de registrar isso, voc dramatiza exageradamente ou minimiza o ocorrido, exagera nas partes erradas e ignora as importantes. De todo modo, escreve exatamente como queria. Preciso contar o que aconteceu comigo esta tarde. No posso contar para minha me; pelo menos, no por enquanto. Ela estava no meu quarto quando eu voltei para casa, remexendo nas roupas, e nem sequer percebeu que algo havia acontecido. Ficou ralhando e tagarelando sem cessar. No consegui faz-la parar e contar a ela. Saia como sair, tenho de escrever. 11. No entendo como as pessoas agentem ficar velhas. Secam por dentro. Quando somos jovens, temos autoconfiana. Nem precisamos muito da religio. 12. H momentos em que pressinto uma expectativa me invadir, como se uma coisa ficasse l, sob a superfcie do meu entendimento, aguardando que eu a alcanasse. a mesma sensao de tormento que d quando a gente tem um nome na ponta da lngua, 1

mas no consegue se lembrar. Posso senti-la ao pensar nos seres humanos, no esboo de evoluo sugerido pela remoo dos dentes do siso, no estreitamento da mandbula que no mais necessita mastigar alimentos duros como se acostumara; o desaparecimento gradual dos plos no corpo humano; o ajustamento do olho humano s letras midas, aos movimentos rpidos coloridos do sculo vinte. A sensao chega, vaga e nebulosa, quando analiso a prolongada adolescncia da nossa espcie; os ritos de nascimento, casamento e morte; todas as cerimnias primitivas e brbaras suavizadas nos tempos modernos. Quase considero melhor a irracional pureza bestial. Ah, ali h algo, esperando por mim. Quem sabe um dia a revelao desabar sobre minha cabea e verei o outro lado dessa piada grotesca monumental. Ento, rirei. Ento saberei o que a vida. 18. Eu gosto muito das pessoas ou as detesto. Tenho de ir at o fundo, mergulhar nas pessoas, conhece-las de verdade. 22. Sim, fiquei enlevada com voc, ainda estou. Ningum jamais despertou tamanha intensidade de sensao fsica em mim. Afastei-o, pois no suportaria ser um capricho passageiro. Antes de entregar meu corpo, preciso entregar meus pensamentos, minha mente, meus sonhos. E voc no queria saber de nada disso. 23. H tanta dor nesse jogo de procurar um parceiro, de testar, tentar. E a gente se d conta subitamente de ter esquecido que era s um jogo, e vai embora chorando. 24. Se eu no pensasse, seria muito mais feliz; se no tivesse rgos sexuais, no vacilaria beira de um ataque de nervos e lgrimas o tempo todo. 28. Como explicar que minha felicidade depende de arrancar um pedao da minha vida, um fragmento de aflio e beleza, e transforma-lo em palavras datilografadas numa pgina? Como poderia entender que justifico minha vida, minhas emoes ardentes, meu sentimento, ao pass-la para o papel? 36. E se voc no tem passado ou futuro, que no final das contas so os elementos que formam o presente todo, ento bem capaz de descartar a casca vazia do presente. Sou apenas uma gota a mais no imenso mar de matria, definida, com a capacidade de perceber minha existncia. Entre os milhes, ao nascer eu tambm era tudo, potencialmente. Eu tambm fui cerceada, bloqueada, deformada por meu ambiente, pela manifestao da hereditariedade. Eu tambm arranjarei um conjunto de crenas, de padres pelos quais viverei, e no entanto a prpria satisfao de encontr-los ser manchada pelo fato de que terei atingido o pice me matria de vida superficial, bidimensional um conjunto de valores.

Meus Deus, a vida solido, apesar de todos os opiceos, apesar do falso brilho das festas alegres sem propsito algum, apesar dos falsos semblantes sorridentes que todos ostentamos. E quando voc finalmente encontra uma pessoa com quem sente poder abrir a alma, pra chocada com as palavras pronunciadas so to speras, to feias, to desprovidas de significado e to dbeis, por terem ficado presas no pequeno quarto escuro dentro da gente durante tanto tempo. Sim, h alegria, realizao e companheirismo mas a solido da alma, em sua autoconscincia medonha, horrvel e predominante. 38. Quanto ao livre-arbtrio, resta ao ser humano uma fresta to estreita dele para se movimentar, esmagado que desde o nascimento pelo ambiente, hereditariedade, poca, local e conveno social. 39. Sinto inveja dos que pensam com mais profundidade, dos que escrevem melhor, dos que desenham melhor, dos que esquiam melhor, dos que tm aparncia melhor, dos que vivem melhor, dos que amam melhor do que eu. Sentada mesa, olho para um dia de janeiro luminoso anti-sptico, o vento glido bate no cu uma espuma branca azulada. Vejo a (Hopkins House), as rvores negras esfiapadas; vejo uma garota pedalando pelo caminho cinzento. Vejo a luz do sol bater enviesada na mesa, em diagonal, refletindo iridescente nos filamentos de nilon da meia que pendurei no ferro da cortina para secar. Penso que valho a pena s por ter nervos pticos e poder registrar o que eles percebem. Que tolice! 32. Clic-clic: tic-tic O cuco corta ao meio tempo Chuva ondula No bueiro Duas horas E voc nunca. Voc nunca noite afora, No posso Chorar, nem sorrir cida ou agridocemente Por voc nunca e incompletamente. Objetos me rodeiam; Posso tocar Sabonete ou a escova de dentes Mesa ou cadeira. 3 .

Trs dimenses, que nada, Tudo chato, e voc no est aqui. Cartas, papis, selos E branco. E preto. datilograf-lo, e Pronto. O gotejar, o lquido gotejar Da chuva na calha a voz que me resta Nesta noite. E o clic-clic Duro e rpido clic-clic Do relgio Di bastante, o corao que resta a bater Para mim esta noite. O leito estreito, A cama de ferro o vo que resta E o calor que resta... Resta, resta. Para a cama e dormir E sem lgrimas escorrem Os segundos informes Minutos horas E voc nunca Os pingos da chuva choram E voc nunca E tic-tic Tic-tic passam as horas.

SYLVIA PLATH TRECHOS ESCOLIDOS (POEMAS)


4

Lady Lasarus
Tentei outra vez. A cada dez anos Eu tramo tudo ... Morrer uma arte, como tudo o mais. Nisso sou excepcional. Fao isso parecer infernal. Fao isso parecer real. Digamos que eu tenha vocao. fcil demais fazer isso na priso. fcil demais fazer isso e ficar num canto. teatral ... H um preo Para olhar minhas cicatrizes, h um preo Para ouvir meu corao Ele bate forte. E h um preo, um preo muito alto Para cada palavra ou um toque Ou uma gota de sangue Ou um trapo ou uma mecha de cabelo.

...
Sou sua opus Seu tesouro, Seu beb de ouro puro Que se derrete num grito. Ardo e me viro. No pense que subestimei sua imensa considerao. Cinzas, cinzas Voc remexe e atia. Carne, ossos, no h nada ali Barra de sabo, Anel de noivado, Prtese de ouro. ...

Cuidado Cuidado. Renascida das cinzas Subo com meus cabelos ruivos E como homens como ar.

Cano de Amor da Jovem Louca


Cerro os olhos e cai morto o mundo inteiro Ergo as plpebras e tudo volta a renascer (Acho que te criei no interior da minha mente) ... Cantaste-me para a loucura; beijaste-me para a insanidade. (Acho que te criei no interior de minha mente) Tomba Deus das alturas; abranda-se o fogo do inferno: ... Cerro os olhos e cai morto o mundo inteiro.

OS MANEQUINS DE MUNIQUE
A mudez. A neve no tem voz.

COGUMELOS
Aos trancos e arranques Apesar de ns mesmos Nossa espcie se expande: Pela manh, havemos De herdar o planeta.

40 GRAUS DE FEBRE
Querido, a noite inteira Eu passei oscilando, morta, viva, morta, viva. Os lenis opressivos como beijos de um devasso. ... Sou por demais pura para ti ou para algum. Teu corpo Magoa-me como o mundo magoa Deus.

Anda mungkin juga menyukai