Anda di halaman 1dari 6

GRUPO 7

Histria, Direito e Justia: As concepes jurdicas evocadas pelos governos militares enquanto instrumento de obteno de legitimidade.

Faculdade Salesiana de Santa Teresa Corumb - MS 2012

GRUPO 7

Histria, Direito e Justia: As concepes jurdicas evocadas pelos governos militares enquanto instrumento de obteno de legitimidade.
Atividade didtica apresentada a FSST, curso de Direito para a obteno de nota da disciplina de Filosofia do Direito, sob orientao da Prof. Quelim Daiane Crivellati.

Corumb - MS 2012

Explique o porqu de o governo militar ter necessidade de incorporar o elemento de legalidade.

Os governos militares, como qualquer outro governo, tentaram atravs da legalidade, ao editarem inmeras vezes os textos constitucionais (A Constituio Federal) e os textos infraconstitucionais (Leis complementares; Leis orgnicas), o consenso de uma parcela significativa da populao que estariam em comum acordo com a forma de governo, o totalitarismo militar, e assim poderiam obter a legitimidade do povo. A estratgia de legalidade no perodo da ditadura militar tinha como meta combater a constante crise de legitimidade da poca, onde a fora, a represso, as medidas econmicas e a edio constante de leis davam-lhes a fundamentao legal, e no apenas arbitraria, de que o regime era a estrutura governamental mais vivel para a preservao da ordem social e manuteno da segurana nacional. A cultura da legalidade inerente a qualquer ordem poltica-social, no s brasileira, mas tambm mundial. Isso acontece pela necessidade das autoridades constitudas, o grupo poltico, terem uma estrutura fundamental para pautarem-se sobre determinados assuntos em um conjunto de normas regentes da sociedade. A cultura da legalidade brasileira resume-se dominao poltica do Estado. A procura da legalidade da ditadura militar, visando legitimidade, criava uma aparncia de normalidade poltica-social que impedia o reconhecimento do regime a partir da perspectiva da excepcionalidade e do arbtrio.

Os positivistas alemes resistiam ao nazismo, sendo que Kelsen foi at mesmo perseguido por ele. Apesar disso, possvel dizer que a sua teoria possa ter fundamentado regimes totalitaristas? Explique, analisando obrigatoriamente o titular do poder constituinte.

A Teoria Pura do Direito escrita por Hans Kelsen defendia que o Direito era uma cincia desprovida de qualquer outra influncia que lhe fosse externa. A mesma se deferia tarefa de empreender uma sistematizao estrutural do que jurdico propriamente dito, sendo as categorias estudas: A do ser e a do dever-ser. Em vista a essas definies da Teoria Pura do Direito podemos direcion-las para os regimes totalitrios e vislumbrar que nem sempre possvel ter um Direito, dentro desses regimes, igual quele proposto por Kelsen, sendo que muitas vezes a fora motriz do sistema feita pela arbitrariedade. O totalitarismo, perto da teoria proposta, torna-se um mero despotismo, um governo sem leis. Nenhuma teoria jurdica, propriamente dita em sua essncia, sobrevive em um regime totalitrio, porm essa teoria seria base de fundamentao terica para justificar aquela interveno, muitas vezes violenta, que o Estado fazia. Essa interveno totalitria que imposta diretamente no decurso da transio de ordenamentos jurdicos, chamado de Poder Constituinte direcionado por uma Assembleia Constituinte. A titularidade do Poder Constituinte brasileiro foi atribuda aos militares sem qualquer legitimidade constituda pelo real titular desse poder, o povo. O governo militar naquela poca buscou no AI-1 a efetivao da dominao autoritria do Estado estruturando-a em um ordenamento jurdico que justificava a tomada do poder por processos que no eram previstos constitucionalmente e davam-lhes a titularidade e exerccio do Poder Constituinte.

Explique os conceitos jurdicos kelsenianos utilizados pelos militares para legitimar a criao da constituio de 1967.

Hans Kelsen afirmava que legtimo o fato de a Constituio vigente ser modificada ou completamente substituda por uma nova constituio, atravs de processos no previstos pela Constituio (KELSEN, 1979:35). Foi esse princpio terico, mostrado por Kelsen, que deu base para a fundamentao do governo militar na promulgao do AI-1, que dizia sobre a no sujeio do ordenamento jurdico atual s leis anteriores. O texto constitucional do AI-1 demonstrava que os militares tinham conhecimento jurdico sobre o Poder Constituinte, e o mesmo dizia: (...) a revoluo vitoriosa, como Poder Constituinte, se legitima por si mesma. Ela destituiu o governo anterior e tem a capacidade de constituir o novo governo. Nela se contm a fora normativa, interente ao Poder Constituinte. Ela edita as normas jurdicas sem que nisso seja limitada pela normatividade anterior sua vitria. Os prembulos constitucionais dos AIs trouxeram argumentos tericos do Direito Constitucional que justificavam o governo autoritrio, com isso foi imposta a fundamentao legal de que aquelas leis eram legtimas e oriundas de uma aceitao popular. E foi a onde a cultura da legalidade brasileira foi demonstrada em sua maior atividade e proporo. A Teoria Pura do Direito fora lembrada ferozmente pelos legisladores militares em suas argumentaes legislativas, sempre trazendo o Direito como uma cincia desprovida de influncias externas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

KELSEN, Hans. Quem deve ser o guardio da Constituio? So Paulo: Jurisdio Constitucional, 2003, p. 237-298. DA SILVA, Mrcia Pereira. Histria e Culturas Polticas: As concepes jurdicas evocadas pelos governos militares enquanto instrumento de obteno de legitimidade (Adaptado). Franca SP/Campus de Franca: UNESP. CARDOSO, Juraciara Vieira. Totalitarismo e democracia na obra de Hans Kelsen. Teresina - TO: Jus Navigandi, 2010, <http://jus.com.br/revista/texto/17113>.

Anda mungkin juga menyukai