Anda di halaman 1dari 14

Prof.

Sergio Lima Galvo

Graduado: Eng. de Operao Eltrica - Universidade Santa Ursula - Rj Administrao de Empresas - FAESA - Es Especializao: Cincia Social Brasileira - UFES Poltica Brasileira - UFES Metodologia do Ensino Superior - FAESA Trabalhos publicados: O sobressalente importado no Brasil - ABM; A influncia do jornalismo na morte de Getlio Vargas - UFES; O indio na cultura europia - UFES; O validade dos produtos na estocagem emrpesarial - ABAM Cursos complementares: Auditoria da qualidade - BVQI; A ISO e suas influncias no processo industrial - BVQI Professor universitrio - FACTEF

Nveis de estoque

Planejamento de material.

O sistema de planejamento de material, estabelecimento como MRP (Material Requirements Planning), original da dcada dos anos 60, permite que as empresas calculem quantos materiais de determinado tipo so necessrios e em que momento, objetivando o cumprimento de entregas de produtos sempre com o mnimo de estoque necessrio.

O processo de planejamento do MRP, evoluiu, como todo processo pela melhoria continua das organizaes, de modo a satisfazer as necessidades e atendimentos da evoluo tecnolgica.

Ficando ento definido como sendo um plano global para o planejamento e monitoramento de todos os recursos de uma empresa de manufatura, marketing, finanas e engenharia, ou seja a integrao de toda a empresa.

Outro programa de controle o MPS (Master Production Schedule), o qual a programao mestra de produo. Tal planejamento dar base de informaes ao MRP, quando levaro em considerao alm das previses de vendas (demandas), outros fatores como carteira de pedidos, disponibilidade de material, metas de forma a estabelecer com antecedncia a melhor estratgia de produo ou compras.

Objetivos do MRP

O desafio de planejar e controlar os estoques e acarretar a satisfao dos clientes, sejam internos ou externos, com o menor investimento possvel, o objetivo primordial deste sistema, onde sero constantemente calculadas as variaes atravs de:

Rotatividade de estoque na anlise de Custo do capital; Custo de manuteno/ armazenagem, obsolescncia,

Atendimento ao cliente nas faltas de material ,onde reprogramaes para a eliminao de custos como horas extras e desgastes com os clientes,

Produtividade em paralisaes de equipamentos e da produo da organizao ou desperdcios em geral.

Utilizao da capacidade na utilizao econmica dos recursos das instalaes,

Custo de material nas decises de O que?, Como?, quando? E Onde? Devem ser avaliadas a fim de evitar custos adicionais.

Custos do sistema na eliminao de retrabalhos, em que resultam no conhecido apagar incndios.

Terminologia empregada no sistema

Tornam-se bastante interessantes s definies e emprego de termos empregados na rea da organizao, pois obteremos uma melhor forma de entendimento entre os planejadores de material.

As colocaes abaixo apresentadas, so as mais usuais nas organizaes, porm existem variaes por regionalismo ou adaptaes a programas informatizados.

Como define a Norma ISO 9001, os termos devem ser definidos em Manuais e Procedimentos da Qualidade.

Estoque quando se est falando dos materiais em geral, armazenados pela empresa,

Material quando se est falando sobre determinado item ou pequeno grupo (famlia) de item.

Demanda (D) em alguns casos utilizada a letra C. - a quantidade consumida ou requisitada para uso em um determinado perodo.

Demanda Mdia Mensal (D) a quantidade mdia de material consumida em um determinado perodo.

Demanda Reprimida quando se est falando do no atendimento a solicitaes de material. Na realidade est relacionada a falta de estoque ( materiais zerados em quantidades)

Tempo de Ressuprimento (TR) o espao de tempo decorrido entre a data da emisso da requisio para compra e aquela em que o material recebido pelo almoxarifado, podendo ser considerados: tempo de processo de compra e entrega pelo fornecedor.

Lote de Compra (LC) a quantidade de material solicitada em cada ressuprimento de estoque.

Ressuprimento processo de suprir as quantidades faltantes, quer dizer, reabastecer o estoque com quantidades, comprar mais material.

Ponto de Ressuprimento (PR) ou Ponto de Encomenda (PE) ou Ponto de Pedido (PP) corresponde ao nvel de estoque que ao ser atingido indica a necessidade de ressuprimento.

Estoque Mximo (EM) a quantidade mxima de material a ser mantida em estoque.

Estoque Mnimo (Em) a quantidade mnima a ser estabelecida ao atendimento da organizao.

Estoque de Segurana (ES) a quantidade de material destinada a evitar ruptura de estoque, ocasionada por dilatao de tempo de ressuprimento (atrasos na entrega ou qualidade) ou aumento de demanda em relao ao previsto.

Lista de Material ou Relatrios de Estoque a relao de todos os itens de materiais controlados pela empresa. Devido a expanso dos processos, as Listas de Material esto sendo classificadas por famlias de material ou por classificao ABC ou por tipo de equipamento aplicado, como forma de reduo de custo na impresso das mesmas.

Lead Time o tempo de ressuprimento ou o nmero de fraes de tempo entre a liberao do pedido at o recebimento de determinado item de material. O Lead Time pode ser encontrado com a terminologia Tempo de atendimento.

Inventrio a contagem fsica a ser confrontada com os controles definidos pela empresa, podendo ser estes controles manuais ou informatizados.

Viso geral do MRP

Nveis de estoque

Os nveis de estoque so aqueles que determinam as aes de reposio ou de cautelas a serem tomadas quanto as quantidades armazenadas.

Normalmente se apresentam atravs de grficos, onde a abscissa (centrada no eixo x) representa o tempo decorrido da demanda do estoque e o eixo das ordenadas (centrado no eixo Y) representa as quantidades de unidades consumidas ou adquiridas.

Desta forma, a visualizao da tendncia dos estoques torna-se mais fcil a tomadas de deciso.

Exemplo:

A forma das curvas ser varivel de acordo com a demanda do item. Isto quer dizer, que poder ser do tipo dente de serra ou de Gauss.

Em um grfico dente de serra, teremos a noo de que o item foi consumido em quantidades iguais a cada ms uniformemente, chegando a zero.

Consideraes dos grficos de estoque

No caso do grfico dente de serra ser identificado, temos as seguintes questes:

No existem alteraes de consumo durante o tempo T.

No existirem falhas administrativas que provoquem um esquecimento ao solicitar a compra.

O fornecedor da pea nunca atrasa sua entrega.

Nenhuma entrega do fornecedor foi rejeitada pelo controle de qualidade.

Assim aps projetarmos as quantidades de um determinado item de estoque, em um grfico, e este resultar na representao tipo dente de serra, poder adotar critrios de planejamento de administrao de estoque, sendo entre muitos, o Just in Time, sistema este de planejamento que proporcionar a entrega em tempo e quantidades sem variao dos pedidos emitidos, pois ficou definido pelo grfico que o fornecedor do item possui qualidades de atendimento em prazo e qualidade dentro dos padres de atendimento, o que elimina custos adicionais.

Porm como nem todos os itens se enquadram com essa caracterstica de curva (dente de serra), torna-se necessrio a configurao de frmulas destinadas a clculos que apresentem valores apropriados a anlise crtica do item.

Tempo de reposio ou de Ressuprimento (Tr)

O tempo de reposio um dos clculos simples e importantssimo a ser analisado, pois a no observncia desse fator poder acarretar a falta do item, pois entre vrios fatores envolve:

Emisso da Requisio de Compra/ pedido/ verificao de oramento tempo previsto at a definio para chegar o pedido ao fornecedor selecionado.

Preparao do pedido tempo que leva do fornecedor fabricar/ embalar/ faturar e deixlo em condies de ser transportado.

Transporte tempo que leva para sair do fornecedor at o recebimento do solicitante.

Ento o ponto de pedido de reposio, ser definido quando o saldo de estoque estiver abaixo ou igual determinada quantidade chamada ponto de pedido.

Ponto de Pedido (PP) ou Reposio (PR) ou Encomenda (PE)

Ser calculado com a frmula:

PP = Emi + (C x Tr)

ou PP = ES + (C x Tr)

Sendo: PP = Ponto de Pedido

Tr = Tempo de reposio

C = Consumo Mdio Mensal (empresas usam D referente a demanda)[1]

Em = Estoque mnimo

ES = Estoque de segurana

Estoque mnimo (Em).

Usa-se o modelo para clculo de estoque mnimo:

a frmula simples

Em = C x K

Onde:

C = consumo mdio mensal

K = fator de segurana

No fator de segurana, caso queiramos ter uma falha de apenas 10 % em nossos estoques usaremos 0,90. Isso quer dizer que queremos uma garantia de que somente em 10% das vezes o estoque desta pea esteja zero.

b frmula da raiz quadrada

Usa-se quando ;

O consumo durante o tempo de reposio for pequeno, menor que 20 unidades.

O consumo for irregular.

A quantidade requisitada ao almoxarifado for igual a 1.

Em = C x Tr

Exemplo: uma pea consumida a uma razo de 30 unidades por ms, e seu tempo de reposio de dois meses. Qual o ponto de pedido, uma vez que o estoque mnimo deve ser de um ms de consumo?

PP = Em + (C x Tr)

PP = (30 x 2) + 30

PP = 90 unidades.

Quer dizer quando o Estoque virtual chegar a 90 unidades, dever ser emitido um pedido de compra.

Estoque Virtual

Tambm chamado de estoque disponvel, vem a ser a soma dos saldos em questo: saldo fsico no almoxarifado, saldo de pedidos j confirmados no fornecedor, saldo em requisio de compra, saldo constantes na rea de inspeo.

Estoque virtual = Estoque Fsico + saldo de fornecimento + saldo de inspeo

Estoque virtual = Estoque Fsico + Saldo de fornecimento.

Estoque Mximo

Ser o valor encontrado da soma do Estoque de Segurana (ES) com a Quantidade de pedido (PP).

Emx = ES + Quantidade pedida.

Fator de segurana (K)

O fator de segurana K, a preveno de falhas nas entregas ou em demandas no previstas. Os valores adotados devem ser definidos pela gerncia, pois variaro conforme a criticidade e o valor de consumo obtido pela classificao ABC.

A tabela abaixo orientativa, podendo estar sendo alterada conforme a necessidade do empreendimento.

Verificamos que o fator K menor quanto aos valor ABC de valor, porm definidos dentro da criticidade do item.

Estoque de cobertura (EC)

Este valor calculado para a obteno da relao entre o estoque e o consumo, indicando por quanto tempo o estoque suportar o consumo sem que haja reposio.

Ponto de Pedido

Estoque mnimo

Estoque mximo

Estoque virtual

Estoque de cobertura

Referncia bibliogrfica

VIANA, Joo Jos. Administrao de Materiais: um enfoque prtico. So Paulo: Atlas,2002

MARTINS, Petrnio Costa. Administrao de materiais e Recursos Patrimoniais. So Paulo: Saraiva,2000

[1] Livro Garcia Petrnio, Renato Paulo. Administrao de Material, Ed. Saraiva. Utiliza a letra D como referencial de demanda.

Anda mungkin juga menyukai