Anda di halaman 1dari 32

CONVERSO DE UNIDADES GRANDEZA PARA CONVERTER Polegadas () P Milha Terrestre Milha Martima Jarda Braa Metro Jarda Jarda

Hectares (ha) Hectar Polegada2 REA Metro2 Metro2 Km2 Litros (l) Multiplicar/ PARA OBTER Dividir 25,4 Milmetros (mm) 0,3048 Metros 1,6093 Km 1,8522 0,9144 1,8288 3,2808 3 36 104 2,4709 6,4516 10,7642 1,196 0,3861 0,264 103 103 1 16,39 35,3107 1,3078 266,0989 220,022 15,85 4,403 Km M M Ps Ps Polegadas Metros Quadrados (m) Acres cm Ps2 Jardas2 Milhas2 Gales Americanos (Gal) Litros (l) Kg/m3 Kg/l cm3 Ps3 Jardas3 Gales (EUA) Gales (Reino Unido) gal/min gal/min

COMPRIMENTO

VOLUME

Metros Cbicos (m) g/cm3 g/cm3 Polegada3 Metro3 Metro3 Metro3 Metro3 L/s m3/h

VAZO

PRESSO

VELOCIDADE POTNCIA

ENERGIA

Atm kg/cm kg/cm Bar (Ba) Mmhg Atm 76cmHg m/s Cavalos Vapor (Cv) Horse Power (HP) Cavalos Vapor (Cv) Quilowatt Hora (kW/h) W W 1J 1Kgf 1Kgm C + 32 C + 273

1,033 (=1) 10 14,22 10,197 133,28 105 105 3,6 735,5 746 0,9863 3412,98 107 9,8 107 9,8 = 10 9,8 = 10

kg/cm m c.a. lb/pol (psi) m c.a. N/m2 Pa = 1 Ba Pa km/h) Watts (W) W Horse Power (HP) BTU Erg/s Kg.m/s Erg/s N J F K 10C

1 = 1000 28 453

TEMPERATURA

50F Kg oz (ona) lb (libra)

Peso

g g g

1atm = 1kg/cm2 = 10 mca = 14,22 psi = 1 bar = 105 Pa (N/m2) = 760 mmHg MECNICA CLSSICA

CINEMTICA A acelerao funo da fora, enquanto que nem posio nem velocidade o so. A velocidade de um corpo num instante qualquer no funo das foras que estejam agindo sobre ele no instante considerado. Inrcia: incapacidade do corpo de alterar sua velocidade. Fora: capaz de alterar a velocidade de um corpo (MRU) ou de tir-lo da sua posio de repouso. As foras atuantes sobre um corpo dependem estreitamente do referencial que se considere.

Fora vetor, dessa forma se somam de acordo com a regra do polgono. MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO

LANAMENTO VERTICAL Altura mxima: (deduo pela equao de torricele) usar para objetos que so arremassados para cima ou soltados de uma certa altura.

Tempo de subida (deduo por v = v0 + at)

LANAMENTO OBLQUO Um corpo lanado com velocidade inicial v0 faz com a horizontal um ngulo de tiro. Estuda-se o movimento do corpo atravs das projees nos eixos Ox e Oy.

(constante - MU)

(varia com o tempo - MUV) Para calcular a velocidade no instante qualquer usa-se o teorema de Pitgoras.

Tempo de subida (quando

= 0) (pela funo horria da velocidade no MUV)

Altura mxima (pela equao de torricele)

Alcance horizontal (pela funo horria de Px usando o tempo total)

OBS: ngulos de tiros complementares possuem alcances iguais. Alcance Mximo (quando = 1, portanto

Altura mxima nas condies de alcance horizontal Maximo

LANAMENTO HORIZONTAL No caso particular do lanamento horizontal , o ngulo de tiro nulo e portanto, vx = v0 e v0y = 0. Orientando o eixo Oy para baixo temos as funes:

A equao da trajetria diz respeito relao entre y e x. Para isso isola-se o t nas expresses de x e y. Para calcular a velocidade do objeto lanado ao atingir o solo deve-se fazer a resultante de vx e vy atravs do teorema de Pitgoras.

OBS: corpos de massas diferentes abandonados no vcuo da mesma altura e velocidade atingem o solo com a mesma velocidade e ao mesmo tempo. O vetor componente vertical de um objeto lanado possui velocidade mxima na posio de lanamento e ao tocar o solo. VETORES Regra do paralelogramo (lei dos cossenos)

Na resoluo dos exerccios os vetores devem ser transformados em equaes escalares atravs do mtodo das projees. A projeo nula se a fora tiver direo perpendicular ao eixo. DINMICA Fora a causa que produz a acelerao de um corpo, isto , a fora produz variao de velocidade num corpo. A fora a causa que tem como efeito dinmico a acelerao. Equilbrio esttico ou repouso: a velocidade vetorial constantemente nula. Equilbrio dinmico: a velocidade vetorial constante e no nula (MRU). Principio da inrcia: a velocidade vetorial de um ponto material, livre da ao de foras, no varia. Se estiver em repouso permanece em repouso e se estiver em movimento permanece com velocidade cte em MRU. A existncia de foras no equilibradas produz variao da velocidade de um ponto material. Quanto maior a massa de um corpo maior a sua inrcia, isto , maior sua tendncia de permanecer em repouso ou em MRU. Portanto, a massa a cte caracterstica do corpo que mede sua inrcia. Principio fundamental da dinmica: a resultante das foras aplicadas a um ponto material de massa m produz uma acelerao. F = m x a. F e a tem mesma direo, sentido e intensidade proporcionais. Movimento acelerado: f e v tem mesmo sentido. O modulo da velocidade aumenta com o tempo. Movimento retardado: f e v tem sentido oposto. O modo da velocidade diminui com o tempo. Principio da ao e reao: quando um corpo A aplica uma fora Fa num corpo B, este aplica em A uma fora Fb; elas tem a mesma intensidade, direo e sentidos opostos. As foras de ao e reao so aplicadas em corpos distintos e, portanto nunca se equilibram. OBS: Corpos presos por um fio ideal podem ser considerados um corpo s para o calculo da acelerao. F = m x a!!!!!!!

Situao do elevador: se sobe acelerado o peso aparente maior que a fora peso (Pa>P). Se desce acelerado o peso aparente menor que a fora peso (Pa<P).

PLANO INCLINADO

Nos casos de corpos presos por fios que possuem velocidade escalar a trao calculada assim: T P = Fc. O valor da fora normal que a terra exerce sobre um corpo numa profundidade maior do que quando um corpo se encontra numa certa altitude.

POLIAS A intensidade de fora necessria para levanta o peso pelo sistema de polias ser dada pela frmula. n: numero de roldanas mveis. Puxar o corpo com roldanas. Altura que ser levantado. D: distancia puxada.

Um sistema de n polias mveis multiplica a fora aplicada por n. MOVIMENTO CIRCULAR

TRANSMISSAO DE MOVIMENTO CIRCULAR Por polia, correia dentada e engrenagens. As velocidade escalares so iguais nas rodas.

Onde n o numero de dentes da engrenagem.

FORA DE ATRITO As foras que agem no corpo, provenientes da superfcie, tem um resultante R que pode ser decomposta em 2 foras componentes: N e Fat e Para iniciar o movimento a intensidade da fora deve ser superior a fora de atrito esttica mxima. A intensidade da Fatd ligeiramente menor que a intensidade da Fate max. A fora de atrito esttica e dinmica tem intensidades diretamente proporcionais a intensidade da fora normal de compresso.

dependem da natureza dos corpos em contato.

TRABALHO E POTNCIA

Se F for perpendicular ao vetor deslocamento o trabalho nulo (cos 90 = 0). Trabalho da fora peso:

Potncia de uma fora (para medir a rapidez com que o trabalho de uma fora realizado)

(paralela ao deslocamento

OBS: nos caso de MRU a resultante das foras devem ser nulas. Potncia de uma Queda dagua: Onde: d=densidade e Q=vazao ou

FORA ELSTICA Fora elstica: (se opoe a deformaao, tentando trazer a mola forma inicial no depende da trajetria entre as posies iniciais e finais) A deformao denominada elstica quando, cessando a ao da fora que a produziu, a mola volta situao normal. Clculo da constante elstica num situao de equilbrio:

d: mxima distancia da mola quando no pressionada. Velocidade atingida pelo corpo: A velocidade mxima atingida pelo corpo ( a da posio de equilbrio), a= g/2:

Trabalho da fora elstica:

ENERGIA Um corpo em movimento possui energia (cintica) podendo assim realizar trabalho ao entrar em contato com outro corpo transferindo energia. Entretanto mesmo estando em repouso um corpo pode possui energia apenas em funo da posio que ele ocupa. O trabalho uma medida da energia transferida ou transformada. Entre os diferentes nveis de energia h uma constante transformao. Na transformao energtica no h criao ou destruio de energia. H somente uma mudana no seu modo de manifestarse. Principio da conservao da energia. J=Nxm

Pelo principio da conservao de energia (EmA = EmB): Movimento circular num globo da morte: a velocidade mnima para conseguir completar a volta : A relao entre a altura de que deve est um corpo que desce um plano inclinado e para que faa uma volta completa num globo de raio R : Hmin = 2,5R.

TEOREMA DA ENERGIA CINTICA

Se a velocidade no variar o trabalho nulo. Soma-se o trabalho das foras componentes. ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL Independe da trajetria. Associada a posio do corpo.

Sistema conservativo: Durante a realizao de trabalho as e energias cintica e potencial se convervam.

(energia mecnica do sistema) FORAS DISSIPATIVAS Diminuem a Energia mecnica. Ex: fora de resistncia do ar, fora de atrito OBS: questes de lanamento vertical em que no dado o tempo de subida resolve-se usando o principio da conservao mecnica. E a velocidade ao chegar ao solo dada por OBS: questes de corpos presos a um fio lanados horizontalmente resolve-se usando o principio da conservao mecnica. O trabalho realizado pela fora de trao nulo. MOVIMENTOS PLANOS COM TRAJETORIAS CURVAS Nesses casos existe acelerao tangencial (= a escalar) quando varia o modulo da velocidade e centrpeta quando varia a direo da velocidade.

No caso de MRU a Ft nula. E a resultante de todas as foras a Fc. IMPULSO (N.s) QUANTIDADE DE MOVIMENTO (Kg.m/s) (teorema do impulso para um ponto material) Um corpo tem quantidade de movimento cte quando estiver em MRU. Num sistema isolado de foras externas: a) no existem foras externas (sobre os pontos do sistema, que so exercidas por outros pontos no pertencentes ao sistema); b) existem foras externas, mas sua resultante nula; c) existem foras externas, mas de intensidades desprezveis quando comparadas com as intensidades das foras internas (ex: exploso granada, tiro, colises). CONSERVAO DAQUANTIDADE DE MOVIMENTO

OBS: deve-se adotar um eixo para saber os sinais de v.

Pelo princpio da ao e reao os impulsos das foras internas (foras recprocas entre os prprios pontos do sistema) se anulam mutuamente. A quantidade de movimento de um sistema de pontos materiais isolado de foras externas permanece constante. OBS: uma esfera de massa m e velocidade v colide com um obstculo fixo, retornando com a mesma velocidade em modulo. A variao da quantidade de movimento 2mv. CHOQUES MECANICOS

Se as velocidades tem o mesmo sentido faz a diferena. Se sentido contrario faz a soma, de acordo com o sentido adotado. Assim que os corpos entram em contato inicia-se a deformao dele, que cessa quando a velocidade relativa entre eles se anula. A seguir os corpos ficam sob a ao das foras elsticas devidas s deformaes at o instante em que eles se separam. A quantidade de movimento permanece constante em qualquer tipo de choque. a) Perfeitamente elstico e = 1 Ec antes = Ec depois Sofrem deformaes elsticas e voltam as suas formas iniciais. Choques frontais entre corpos de massas iguais ocorre troca de velocidade. b) Anelstico e = 0 A velocidade relativa de afastamento nula Permanecem juntos aps o choque Ec do sistema diminui (trmica e sonora) A soma vetorial das quantidades de movimento das 2 partculas se conserva A soma dos mdulos das quantidades de movimento das 2 partculas no se conserva. c) Parcialmente elstico 0 < e < 1 Ec do sistema diminui (trmica e sonora) Vel rel afastamento < aproximao (em modulo) OBS: ao resolver os problemas se a v der negativa significa apenas que o sentido o contrario do adotado! Para resolver as questes usa-se as formulas de quantidade de movimento e do coeficiente de restituio. CHOQUE DE UMA ESFERA COM UM OBSTCULO IMVEL Coeficiente de restituio

Ex: soltar um objeto de uma altura h, pndulo balstico (choque anelstico).

EQUILBRIO DO CORPO EXTENSO Corpo extenso um conjunto de pontos materiais. Consideramos como um corpo rgido (no se deforma). Consideramos o equilibrio de translao ( e rotao ( . Momento de uma fora (torque)

d= distancia do ponto a sua linha de atuao (brao de alavanca) medida perpendiculamente. +: sentido anti-horario -: sentido horrio OBS: a fora mais eficiente a que apresenta maior momento. Quando se fala que a barra homognea significa que a fora peso da barra atua no meio. Barra homognea e articulada por uma parede vertical e sustentada por um fio preso em outro ponto da parede. Existem 3 foras nessa situao P, T, F da articulao. Quando um corpo est em equilbrio sob ao de 3 foras no paralelas, elas devem ser concorrentes (coplanares), ou seja seguem para um mesmo ponto e esto no mesmo plano. Como a resultante nula a linha poligonal deve ser fechada. E nessas condies o polgono das foras um triangulo eqiltero. Tipos de equilbrio de um corpo: a) Estvel: volta a posio de equilbrio inicial. Ex: apoio cncavo, eixo acima do centro de gravidade (mesma direo). b) Instvel: afasta-se da posio de equilbrio inicial. Ex: apoio convexo, eixo de uma placa abaixo do centro de gravidade (mesma direo). c) Indiferente: admite uma nova posio de equilbrio. Ex: apoio plano, eixo coincide com o centro de gravidade (mesma direo)

OBS: quanto mais baixo o centro de gravidade e maior a rea de apoio, maior a estabilidade do corpo. O centro de gravidade G de um corpo dado traando-se retas verticais. OBS: Quanto maior o ngulo entre o fio e o corpo pendurado menor a trao. A relao entre o ngulo e a trao dada pela frmula: for de 30 T=P; se for de 45 T= 0,7P; se for 60 T=0,57P. OBS: Quando o ngulo dado na questo formado com o eixo Ox tem-se: Ty.sen e Tx.cos. Quando o ngulo dado na questo formado com o eixo Oy tem-se: Tx.sen e Ty.cos. . Se o ngulo

HIDROSTTICA Presso uma grandeza escalar no apresentando nem direo nem sentido. A densidade s coincide com a massa especifica se o corpo for homogneo. Nesse caso no se faz a distino entre massa especifica e densidade, sendo chamada de densidade absoluta. Massa especifica de um substncia (Kg/m3)

OBS: e so coincidentes se o corpo for homogeneo. Em casos de corpos ocos ser diferente. Sendo necessrio diminuir o volume da parte vazia para calcular a massa especifica. Para os lquidos no se costuma fazer distino densidade absoluta. Peso especfico (N/m3) de um corpo

p = patm + plq

TEOREMA FUNDAMENTAL DA HIDROSTTICA (STEVIN)

OBS: a presso exercida por uma coluna de lquido no depende da rea de seco. Pontos situados num mesmo plano horizontal apresentam a mesma presso.

PRINCPIO DE PASCAL A variao de presso provocada em um ponto de um liquido em equilbrio se transmite integralmente a todos os pontos do liquido e das paredes do recipiente.

O que se ganha em fora deve ser empregado em deslocamento OBS: A prensa hidrulica um multiplicador de foras. Geralmente o deslocamento do embulo no continuo. A existncia de vlvulas permite que esse deslocamento seja dividido em vrios percursos menores do embulo. OBS: nos manmetros exprimindo a presso da coluna em cmHg, seu valor numrico igual a prpria altura da coluna.

ENERGIA HIDRAULICA Pressao absoluta: num determinado ponto de um fluido em equilbrio Pabs = Patm + dgh Presso manomtrica: Pint Patm OBS: A presso atmosfrica tanto menor quanto maior for altitude. Pressao negativa ou vcuo quando um sistema tem presso relativa menor que a presso atmosfrica. Se a densidade do liquido for 1g/cm3 (103kg/m3) a cada 10m aumenta em 1atm. P = 103 x 10 x 10 --> P = 105 pa = 1atm

HIDRODINMICA (MECNICA DOS FLUIDOS EM MOVIMENTO) Considera-se que o fluido seja incompressivel e no viscoso.

Fluido incompressvel: densidade permanece constante apesar das variaes de presso e temperatura. Se a densidade de um fluido em movimento variar, ele considerado compressvel. No viscoso: o atrito interno desprezado (no h perda de carga). Os fluidos possuem inrcia, definida pela sua densidade. De modo geral, o escoamento de um fluido no descrito pelo movimento individual de cada uma de suas partculas, mas especificado por sua densidade e velocidade de escoamento v numa determinada posio e num determinado instante. Escoamento permanente: a velocidade v num ponto qualquer constante em relao ao tempo, isto , se as partculas ao passarem por aquele ponto tem a mesma velocidade. Isto no significa que num outro ponto a velocidade no possa ser diferente. Escoamento variado: a velocidade v das partculas ao passarem por um determinado ponto varia com o tempo. Na prensa hidrulica a presso a mesma em todo o sistema. No entanto, num transmissor hidrulico (cilindro de ao simples) temos o aumento de presso.

Lei da vazo: Um fluido que circula por um tubo de diversos dimetros possui o volume por unidade de tempo constante. Isso significa que a velocidade do liquido varia.

Equao da continuidade: Um lquido em movimento possui uma energia mecnica total determinada. Essa composta de 3 energias parciais: PRINCPIO DE BERNOULLE: o equivalente nos fluidos conservao da energia, estabelece que a densidade de energia de um fluxo de fluido atravs de um vaso rgido submetido a um gradiente de presso, igual soma da densidade de energia de presso, da densidade de energia cintica e da densidade de energia potencial gravitacional, ou

Presso esttica

Presso hidrodinamica (Ec)

Presso hidrosttica

representa a energia cintica. OBS: na oleohidraulica ela pode ser despresada porque a massa de oleo deslocada nos tubos relativamente estreitos pequena e sua velocidade baixa. : representa a energia esttica (pelo peso) que depende da altura da coluna do liquido. Altura em metros linha de referencia PHR (plano hidrulico de referncia). representa a energia hidrosttica (depende da presso) Formula reduzida da relao entre vazo e a diferena de presso: A vazo em um estreitamento no tem um comportamento linear em relao a queda de presso. A curva caracterstica uma parbola. Os lquidos se deslocam pelos tubos, at determinadas velocidades de forma laminar. A camada central do lquido a mais rpida. A externa esta praticamente parada, presa s paredes do tubo. Aumentando-se a velocidade de circulao ao se atingir a velocidade crtica o fluxo se torna turbulento. Isso leva a um aumento da resistncia, da circulao e das perdas. A velocidade crtica tem valor fixo e depende da viscosidade do fluido sob presso e do dimetro do tubo. Ela no dever ser ultrapassada numa instalao hidrulica. Na regio onde a presso menor a velocidade maior. Lei de Bernoulle expressa em termos da rea transversal dos dois pontos dentro do vaso assumindo a energia potencial gravitacional igual a zero.

TEOREMA DE TORRICELI Furo num tanque:

Ec na sada do furo = Ep na superfcie da gua


(velocidade horizontal)

D pra deduzir por bernoli!! . Usar sempre a unidade metro. A distncia horizontal percorrida pelo jato, no tempo t, dada por x = v x t. Digamos que t seja o tempo para o jato cair de h1 h2, isto , para atingir o solo. Teremos: 2 h1-h2 = (1/2) g t . Eliminando t dessas duas equaes, obtemos o alcance do jato dgua: O valor mximo do alcance (x) do jato dgua se d quando h2 = h1/2, isto , quando o furo est exatamente na profundidade mdia da gua. O alcance no depende da acelerao da gravidade g. Isto , o jato dgua teria o mesmo alcance se a experincia fosse feita na Lua! A presso hidrosttica num lquido aumenta linearmente com a profundidade. Tempo de queda.

h: profundidade (altura) do furo OBS: questes onde se tem um enchimento de um tanque com uma certa vazo e um furo associado. No equilbrio a velocidade ser a razo da vazo pela rea seco transversal.

LEI DE POUSEUILLE ESCOAMENTO LAMINAR Um fluido escoa laminarmente quando sua velocidade no muito grande e o tubo liso, sem protuberncias. A viscosidade de um fluido uma propriedade inerente ao fluido que representa a resistncia ao fluxo ou fora de atrito contra o movimento do fluido ou de um objeto movendo-se nele em resposta a uma tenso de cisalhamento. A unidade SI para viscosidade N s m-2 ou kg m-1 s-1. A viscosidade tipicamente expressa em unidades de poise (P), onde 1 poise (P) = 0,1 kg m-1 s-1. O fluxo Q (vazo) de um fluido com coeficiente de viscosidade ao longo de um tubo cilndrico rgido de raio R e comprimento L, sujeito a um gradiente de presso externo e constante P pode ser expresso como:

ESCOAMENTO TURBULENTO O escoamento por um tubo regular e retilneo de dimetro D deixa de ser laminar quando o nmero de Reynolds, definido por:

for maior que um valor crtico. Esse valor depende basicamente da natureza do fluido, do formato e da superfcie interna do tubo de escoamento. Para um grande nmero de fluidos, seu escoamento por tubo de seo circular torna-se turbulento para R > 2.000.

A velocidade mdia crtica para determinado fluido que escoe numa dada tubulao, acima da qual o escoamento passa a ser turbulento

TUBO DE VENTURI Medidor de vazo por obstruo de rea. Pode ser utilizado para medir a velocidade de escoamento de fluidos. Tipo piezmetro (tubos em cima) Mesmo liquido no h diferena de densidade. Tipo manmetro diferencial (tubos em baixo) Utiliza liquidos diferentes. Densidades diferentes. Dm: densidade manomtrica. Usa-se geralmente o Hg Df: densidade do fluido Numero de Reynolds (Re) Pegar formula na net Re < 1500: laminar a velocidade vetorial de particulas diferentes do fluido, ao passarem por um mesmo ponto, for constante, 1500 > Re > 2300: transio Re > 2300: turbulento - a velocidade vetorial de particulas diferentes do fluido, ao passarem por um mesmo ponto, no for constante, Potncia hidrulica

P:pa

Q:m3/s

VASOS COMUNICANTES (lquidos imiscveis) d1 . h1 = d2 . h2

TEOREMA DE ARQUIMEDES Num corpo imerso num fluido age uma fora (empuxo) cuja intensidade igual do peso do volume deslocado.

(no equilbrio P = E) a) dc > dL: O equilbrio ocorre no fundo do recipiente. Pap = Pc - E b) dc = dL: qualquer que seja a profundidade o corpo esta totalmente imerso. Pap=0. c) dc < dL: fica na superfcie. Fascensional = E - Pc; VL < Vc; quando um corpo mergulhado num lquido mais denso, ele fica em equilbrio, flutuando parcialmente imerso; E = Pc; OBS: a fora que acelera o corpo em seu movimento atravs do liquido o peso aparente. A acelerao da queda do slido dada por:

OBS: quando um corpo flutua parcialmente imerso na gua, a proporo do volume do corpo imersa a medida numrica de sua densidade. OBS: Corpo flutua com propores diferentes em 2 liquidos, igualar os empuxos! OBS: estando o corpo imerso na gua a proporo de volume de lquido deslocado equivale a densidade do corpo. OBS: a presso de 1atm corresponde a 10m de coluna dagua. Uma bomba colocada no nvel do poo s conseguirar elebar a gua 10m. OBS: para se verter o leo de uma lata fechada necessrio fazer 2 furos na parte superior da lata. No 1 (superior) a p igual a patm dessa forma no

derrama. O 2 (inferior) tem p > patm devido a coluna de leo. Desse modo o leo escoa.

LEI DE HOOKE Deformao de um corpo: alterao na forma, ou nas dimenses. Podem ser elsticas ou plsticas. E realizada atravs de compresses, distenses, flexes e tores. Elstica: desaparece com a retirada das foras que a originaram.Plstica:persiste mesmo aps a retirada das foras que a originaram. TERMODINMICA

Em acordo com a segunda lei da termodinmica, trabalho pode ser completamente convertido em calor, e por tal em energia trmica, mas energia trmica no pode ser completamente convertida em trabalho. Com a entropia procura-se mensurar a parcela de energia que no pode mais ser transformada emtrabalho em transformaes termodinmicas. A entropia uma funo de estado do sistema

ELETRICIDADE

Ponto de equilibrio de um particula colocada com 2 particulas fixas carregadas eletricamente: a) b) + c) + - : se particula +, no meio, perto da menor carga. +: se particula - no meio, perto da menor carga. -: fora, perto da de sinal contrario

Amperimetro ideal resistncia eltrica nula e ligado em serie com os elementos do circuito. O voltmetro ideal a resistncia eltrica infinita (impedncia) e ligado em paralelo com os elementos do circuito. Ponte de Wheastone: R1 x R2 = Rx x Rv

CAMPO ELTRICO | | ENERGIA POTENCIAL ELTRICA Fora conservativa. Independe da trajetria. Num campo eltrico uniforme:

Entre 2 cargas:

Cargas de mesmo sinal a energia potencial positiva; sinal contrario, negativa. POTENCIAL ELTRICO

1V = 1J/1C DDP Ed=U CAPACITOR

Aparelho destinado a armazenar cargas eltricas. Consiste de 2 placas condutoras paralelas prximas e com ar entre elas. Eletrizao do capacitor: uma placa ligada a terra e a outra ao plo positivo de um gerador, cujo plo negativo est ligado a terra. Entre as placas h o meio dieltrico. O uso de banco de capacitores proporciona instalao diminuio de corrente de linha de entrada. Capacitncia:

(permissividade do vcuo) k = constante dieltrica do meio Depende da forma geomtrica do capacitor e do meio existente entre as armaduras. O limite de armazenagem dado pelo diltrico. descarregamento! Energia potencial eltica: Q ddp

Associao em srie

Associao em paralelo

Lei de Pouillet: (considera o capacitor carregado, no passa corrente; intensidade de corrente que atravessa o gerador)

FORA MAQNTICA

Chama-se campo magntico de uma massa magntica regio que envolve essa massa, e, dentro da qual ela consegue exercer aes magnticas. A propriedade fundamental do campo magntico a seguinte: o quociente

dessas foras pelas massas magnticas correspondentes colocadas em A uma grandeza vetorial constante em mdulo, direo e sentido, para o mesmo ponto A. Chama-se linha de fora de um campo magntico a uma linha que em cada ponto tangente ao campo H desse ponto. Chama-se espectro magntico figura obtida com a limalha de ferro assim disposta ao longo das linhas de fora. Chama-se induo magntica em um ponto ao produto da permeabilidade magntica do meio pelo campo magntico nesse ponto. As substncias magnticas dividem-se em trs grupos. 1 - Substncias paramagnticas 2 - Substncias diamagnticas 3 - Substncias ferromagnticas. Para um mesmo valor do campo, a imantao tem valor maior quando o campo decresce do que quando o campo cresce. Esse fenmeno chamado histerese. (Histerese significa atraso). Para cada substncia ferromagntica existe uma temperatura na qual ela se desimanta por completo. Essa temperatura chamada PONTO CURIE. ELETRICIDADE A ao que correspondem a uma medida de controle do risco eltrico: desenergizao do sistema, instalao de anteparos, instalao de barreiras e aterramento funcional. Em servios de instalaes eltricas prediais, para a realizao de emendas entre eletrodutos roscveis, prevista a utilizao de luvas. Quais as vantagens de se usar 220V numa instalao residencial? A vantagem que a corrente menor ( mais econmica) para o mesmo valor de potncia, podendo dimensionar cabos de espessura menor. O calor gerado na fiao pequeno. Os disjuntores so mais leves. A desvantagem da rede 240V do risco de choque, que pode ser fatal. O de 127 mais brando. Uma maneira legal fazer a instalao usando as duas voltagens, a maior para aparelhos que consomem mais (chuveiros, torneiras eletricas etc), o restante da casa com os 127 volts.

possivel converter a rede eletrica de 110v para 220v? Sim, a transformao bastante simples porm ser preciso fazer alteraes profundas no quadro de disjuntores (mas somente nele). Primeiro vamos esclarecer que a voltagem 127 e no 110 Volts. 110 Volts eram fornecidos antigamente pela Eletropaulo em cidades da regio de Ribeiro Preto e esta tenso est em desacordo com a norma atual. Os novos disjuntores devero ser do tipo bipolar, ou seja, cada um deles vai ocupar o espao de dois dos anteriores, deste modo voc precisar dobrar o tamanho do quadro. Isso porque a transformao 127 para 220 V baseia-se no uso de dois fios fase numa mesma tomada. Quer dizer, enquanto em instalaes de 220 voc tem fase e neutro, em instalaes de 127 voc dever usar fase e fase para obter os 220. A tenso 127 multiplicada pela raiz

quadrada de 3, que d os 220. s vezes, para leigos, assusta dizer que sero dois fios fase na mesma tomada e que no haver neutros, mas no h riscos e o funcionamento garantido desde que se use o disjuntor especificado, um disjuntor duplo que desarma as duas fases ao mesmo tempo. Se existente, a fiao de aterramento ser mantida com o mesmo propsito. No preciso mudar a fiao, mas altamente recomendvel que se contrate um eletricista especializado ou engenheiro civil habilitado, que far a transformao da rede de neutros para a rede de segunda fase sem misturar os fios. Tambm no ser preciso pedir autorizao ou comunicar a concessionria de eneriga e nem o condomnio, j que para eles no muda coisa alguma com este tipo de instalao. Porm no vejo vantagem nenhuma, em absoluto, em transformar toda a instalao, por exemplo as lmpadas poderiam continuar em 127, e os chuveiros (caso existam eltricos), tambm, j que consomem menos energia. importante ressaltar que eletrodomsticos 220V costumam durar menos, porque o calor gerado pelo funcionamento maior, queimando mais rapidamente as escovas do motor. Uma lavadora de roupas 127 pode durar 1,8 vezes mais do que uma 220. E quanto aos equipamentos eletrnicos, atualmente a maioria funciona sem transformador na gama de 100 a 250 V. Pode-se optar por fazer a transformao em determinadas tomadas somente. No demais dizer que essa instalao s vale para 127 -> 220, o contrrio no existe. O que determina a diferena entre 110v e 220v ? uidado com as ideias erroneas sobre os fenomenos eletricos, dimensionar um condutor nao tao simples quanto dividir por dois, em corrente alternada chamamos o condutor com tensao de fase, nao da para considera-lo positivo pois o mesmo inverte sua poralidade 120vezes por segundo (60hz cada plo). Neutro e terra sao coisas diferentes, o neutro deve ser aterrado, Nao se fala amperagem, o correto corrente eletrica assim como nao se diz voltagem e sim tensao eletrica. A tenso 127V e nao 110V, os 110V voce s encontra em algumas redes rurais, mas o sistema diferente e nao muito usual hoje em dia. No Brasil existem apenas duas tenses para uso residencial domestico. 220V e 380V. A distribuio feita no que chamamos de a quatro fios, TRS deles com tenso e um que chamamos de neutro.Isso chamamos de sistema trifsico em estrela. Fases R,S,T mais o condutor neutro. Obtemos 127V quando pegamos uma destas fases de um sistema 220V e o neutro. Ou melhor, Se medirmos a tenso entre as fases R e S, Nos teremos 220V, e se medirmos entre a fase R e o Neutro, teremos 127V, . Em uma rede trifsica em 380V, se medirmos entre duas fases, vamos ter 380V e entre uma fase e o neutro teremos 220V. A formula : A tenso de linha da rede trifsica Dividido pela raiz quadrada de trs. Se for a rede em 220V, vamos ter 127V se for 380V,

teremos 220V. Antigamente, isso no inicio do fornecimento de energia eltrica, usava-se um sistema trifsico em 220V/127V para a distribuio, S que tenso menor, necessita de mais corrente eltrica para suprir uma potencia solicitada pelo sistema, se voc aumentar a tenso, voc necessitara de menos corrente eltrica para gerar exatamente a mesma potencia. Vendo isso pelo lado de custos, os transformadores e os cabos para uma tenso menor em 220/127V teriam de ser mais robustos para poder transportar esta corrente eltrica. Agora em 380/220V, pode-se usar transformadores e condutores de menores dimenses e mais leves, pois os mesmos podem suprir as mesmas necessidades do outro sistema transportando menos corrente eltrica. Veja que geralmente as capitais que foram as primeiras a receber o fornecimento de energia eltrica tem sua rede em 127/220V, j nas cidades que comearam a receber o fornecimento mais tarde, seu sistema j de 220/380V. S para esclarecer como funciona isso. Nosso chuveiro consome 5000W (P) de potencia. Se ele for ligado em 127V (E), sua corrente eltrica (i) ser assim: 5000W / 127V = 39,37A (Amperes) e se for ligado em 220V ser 5000W / 220V=22,73 A. Em 127V, para no pegar fogo no seu circuito eltrico, voc ter de usar um cabo de 6mm para alimentar seu chuveiro, e se for em 220V, voc poder usar at um cabo de 2,5mm se seu circuito for bem dimensionado. V a uma ferragem e compare a diferena de preo entre o de 6 e o de 2,5.

Um controlador que processa, simultaneamente, APENAS o sinal de erro instantneo e o erro acumulado ao longo do tempo do tipo Proporcional Integral

nem todo material isolante h um limite na voltagem que garante isso. Semicondutor: germnio e silcio Supercondutor: so condutores perfeitos quando resfriados a baixas temperaturas. Ex: materiais cermicos Sentido convencional da corrente + Tenso continua aquela que no sofre alterao de seu valor e sentido no decorre do tempo. Da tenso alternada, vale a penas destacarmos que existe a tenso monofsica (dois fios) e a tenso trifsica. Um gerador de corrente alternada monofsico composto, basicamente, de uma bobina que gira dentro de um campo magntico fixo. A corrente alternada varia no sentido, sua freqncia alta para no piscar. Trifasico: so usadas trs bobinas deslocadas (defasadas) fisicamente de 120 eltricos uma na outra, ter-se- uma distribuio simtrica das bobinas do induzido.

Ca

cc

Qualquer aparelho que indique a presena de corrente eltrica em um circuito denominado galvanmetro. Se medir a intensidade da corrente eltrica ampermetro. O carbono um isolante. Associao de indutores = a dos resitores. Capacitor armazena carga eltrica na forma de campo eletromagntico. Ex. filtrar freqncia, corrigir fator de potencia, circuitos de sintonia Potencia reativa: utilizada para produzir os campos eltricos e magnticos necessrios para energizar o capacitor e indutores (faz o circuito funcionar). Inclui a energia dissipada na forma de calor. Potencia ativa: a que de fato convertida em trabalho.
Q: p. ativa S

P: p. reativa

Fator de potencia: razo entre a P.A. e a p. total. F.P. = cos = o capacitor elimina o efeito do indutor . soluo para aumentar o F.P. colocar banco de capacitores. Os fatores que determinam a gravidade do choque eltrico so: as caractersticas da corrente eltrica; o percurso da corrente eltrica no corpo; a resistncia eltrica do corpo; e as caractersticas fsicas da vtima. A pior posio a corrente entrando pela cabea e saindo pelos ps. efeitos fisiolgicos: 1)Tetanizao: paralisia muscular provocada pela circulao de corrente atravs dos nervos que controlam os msculos

2) Parada respiratria: tetanizaao dos msculos peitorais; 30ma por poucos minutos 3) Fibrilao ventricular: o corao perde o passo; 15 mA e tempo superior a 0,25 s. 4) Queimadura: chegam a destruir as terminaes nervosas (menos dolorosas); progreem em profundidade, mesmo depois de desfeito o contato eltrico 4.1. por contato: toca uma superfcie condutora energizada; locais e profundas, atingindo at a parte ssea. 4.2. por arco eltrico: resultado de uma ruptura dieltrica de um gs A proteo contra choques eltricos: Proteo bsica - Meio destinado a impedir contato com partes vivas perigosas em condies normais (por exemplo, isolao bsica ou separao bsica, uso de barreira ou invlucro e limitao da tenso) e Proteo supletiva - Meio destinado a suprir a proteo contra choques eltricos quando massas ou partes condutivas acessveis tornam-se acidentalmente vivas (por exemplo, equipotencializao e seccionamento automtico da alimentao, isolao suplementar e separao eltrica). Equipamentos e componentes em uma instalao eltrica,instalao eltrica: Ramal de Entrada: ponto de entrega da concessionria de energia para o consumidor Subestao(es) rebaixadoras: atravs do transformador Geradores: mquinas eltricas capaz de gerar a tenso eltrica, normalmente recebe a energia mecnica de um motor diesel. Quadros de Distribuio: Quadros de Comando de Motores: Motores eltricos: transformar energia eltrica em energia mecnica; de induo o mais usado. a) De corrente continua: custo mais elevado; necessita de dispositivo que converta a corrente alternada comum em contnua, velocidade ajustvel entre amplos limites, controles de grande flexibilidade e preciso. b) De corrente alternada: i. Sncrono: Funciona com velocidade fixa, utilizado somente para grandes potncias ii. Assincrono (de induo): com velocidade constante, muito simples, robusto, baixo custo, (mais utilizado de todos), adequado para quase todos os tipos de mquinas acionadas, encontradas na prtica. Controle da velocidade com o auxlio de inversores de freqncia. Partes importantentes: rotor e estator. baseia-se nas leis de Lenz e a Lei de Faraday. A velocidade sofre um ligeiro decrscimo quando o motor passa de um funcionamento em vazio (sem carga) para um funcionamento em carga mxima (escorregamento).

(velocidade do campo girante)

(escorregamento)

DILATAO TERMICA DOS SOLIDOS Se uma lamina bimetalica for aquecida ela sofrer um encurvamento para o lado do material que possuir menor coeficiente de dilatao. Quando um solido possuir uma cavidade (furo no centro), com o aquecimento a mesma se dilatar como estivesse preenchida com a mesma substancia do solido. De modo geral, os liquidos se dilatam mais que os slidos. Como os liquidos geralmente encontram-se em recipientes, o que se mede diretamente a dilatao aparente

Paradoxo hidrosttico A fora que o lquido faz sobre o fundo do recipiente s depende da rea da base e da altura da coluna de lquido. A ponta do iceberg Quem determina a frao do gelo que fica submersa o equilbrio entre duas foras: o peso do gelo e o empuxo da gua sobre ele. Ambas so igualmente afetadas por qualquer mudana na acelerao da gravidade. Isto , na Lua o peso do gelo ser 6 vezes menor que na Terra. Mas, o empuxo, que igual ao peso da gua deslocada, tambm fica 6 vezes menor. Logo, a frao do gelo submersa a mesma, tanto na Terra quanto na Lua, quanto em qualquer outro planeta ou satlite. Num mistura de gases ter a maior velocidade media o gs de menor massa.

ONDAS ELETROMAGNETICAS uma onda constituda de campos eltricos e magnticos que podem se propagar no vcuo, sem a necessidade de um meio material para dar suporte a elas. A luz visvel, o infravermelho, o ultravioleta, o Raio-X

e o Raio Y so exemplos de ondas eletromagnticas. O espectro das ondas eletromagnticas classificado pela frequncia, sendo que quanto maior a frequncia da onda, maior a energia que ela transporta.

Se mais ar seja forado para dentro da lata, O que acontece com a presso de vapor? Quem determina, principalmente, a presso de vapor no ar so as condies no lquido. A influncia das condies do ar (presso, densidade, etc) praticamente nula, se a temperatura no variar. se a densidade do lquido for alterada dissolvendo-se sal nele, a presso de vapor cai sensivelmente. Essa a chamada Lei de Raoult. Aumentar bastante a presso do ar faz aumentar um pouquinho a presso de vapor por razes indiretas. O aumento da presso do ar implica em um aumento da presso no lquido com consequente aumento da densidade. Esse aumento da densidade pequeno j que o lquido muito incompressvel. De qualquer modo, isso faz diminuir a energia necessria para que uma molcula de gua se evapore da superfcie. A taxa de evaporao aumenta, fazendo assim aumentar a presso de vapor. A taxa de condensao, por sua vez, tende a diminuir (muito levemente) com o aumento da presso do ar. Esses efeitos combinados fazem aumentar um pouquinho a presso de vapor da gua em equilbrio acima da superfcie que separa o lquido do gas.

6) Um caso de presso alta Duas bolas idnticas de aniversrio, uma mais cheia que a outra, so ligadas por um tubo com uma torneira no meio. Abrindo a torneira, o que acontece?

a) A bola menor aumenta e a maior dimini. b) A bola menor dimini e a maior aumenta. c) Ambas permanecem como esto.

(b) A bola menor diminui e a maior aumenta ainda mais. Em cada bola a presso interna equilibrada pela tenso na borracha. Acontece que a presso interna inversamente proporcional ao raio da bola. Logo, a bola menor tem MAIOR presso interna que a maior.

No caso das densidades dos bales serem diferentes. Aquele que tiver maior densiddade ter maior presso. Visto que a presso o resultado dos choques das molculas do gs com as paredes internas dos bales. Assim as molculas do balo V iriam passar pra as do G. No caso das densidade serem iguais o nmero de molculas em cada balo o mesmo, logo, o nmero mdio de choques com as paredes o mesmo nos dois bales. MAS, as molculas do balo V (o quente) movem-se mais depressa que as molculas em G (o frio). Portanto, a fora de cada choque em V maior que em G.

Tubo em U

O peso deve ser o mesmo em cada lado do U para haver equilbrio. O lquido menos denso tem que ter a maior altura na coluna.

A bateria de 12 V de um carro um conjunto de seis pilhas de 2 V cada ligadas em srie. Devido a uma reao de oxirreduo, ocorre a gerao de energia eltrica. Essa reao representada pela seguinte equao: PbO2(s) + Pb(s) + 2 H2SO4(aq) 2 Pb SO4(s) + 2 H2O(_) Em um recipiente contendo um lquido de massa especfica constante _Liq, faz-se um orifcio no ponto A e outro mais embaixo, no ponto B, por onde o lquido escapa. Sabe-se que, no ponto B, o lquido sai com maior velocidade do que no ponto A. esse fenmeno uma evidncia de que a presso hidrosttica num lquido aumenta linearmente com a profundidade.

Anda mungkin juga menyukai