Anda di halaman 1dari 10

DIREITO CIVIL III Resumos de aula By Fabiana Do Adimplemento e Extino das Obrigaes

Todas as relaes jurdicas de natureza obrigacional, em sua trajetria pelo mundo jurdico, nascem de diversas fontes, desenvolvem-se por meios de vrias e se extinguem. Assim sendo, a obrigao se extingue quando h o cumprimento da prestao com a finalidade de liberar o devedor. A obrigao pode extinguir-se de diversos modos:
a) pelo pagamento direto ou execuo voluntria da

obrigao;
b) pelo pagamento indireto; c) pela extino sem pagamento; d) pela execuo forada, em virtude de sentena.

O pagamento considerado o meio normal da extino da obrigao. O pagamento ocorre, por exemplo, quando se entrega a coisa prometida ou quando h o trmino de uma obra, ou ainda, quando h a entrega de uma importncia em dinheiro.

CONCEITO DE PAGAMENTO: o adimplemento da obrigao de qualquer natureza, mediante a entrega ao sujeito ativo da prestao de dar, fazer ou no fazer, que lhe devida. O pagamento significa a extino da obrigao e a liberao do devedor. Assim, o pagamento pode ser a entrega ou restituio de
1

certo bem imvel ou mvel; a realizao de certa tarefa; ou ainda, a absteno de um fato. Dessa forma, um comerciante que, alienando um estabelecimento, se compromete a no abrir outro congnere na mesma cidade, estar cumprindo voluntariamente sua obrigao (pagamento) enquanto no negociar com o ramo de negcios em questo. O termo pagamento usado como sinnimo de cumprimento, de adimplemento, de execuo ou de soluo da obrigao.

ELEMENTOS DO PAGAMENTO: O pagamento possui trs elementos, e todos devem estar presentes para que produza seu principal efeito, que o de extinguir a obrigao. So eles: Accipiens aquele que vai receber o pagamento (que pode no ser o credor) Solvens aquele que vai pagar (tambm pode no ser o devedor). Vnculo obrigacional que o que legitima o pagamento, isto , a obrigao.

No momento em que ocorre o pagamento, a relao acipiens / solvens, inverte-se. Posto que, a pessoa que recebe torna-se devedora da quitao. O devedor o solvens por excelncia.

Condies Subjetivas do Pagamento


As condies subjetivas do pagamento dizem respeito a quem deve pagar e a quem se deve pagar. Num primeiro plano, o sujeito passivo da obrigao o devedor; a pessoa que contraiu a obrigao de pagar e que deve pagar.

Entretanto, o CC prev a possibilidade de outra pessoa, diferente do devedor, solver o dbito o terceiro estando ou no juridicamente interessado no cumprimento da obrigao. (Art. 304)

1.Quem deve pagar


Terceiro interessado: Qualquer interessado na extino da dvida pode pag-la, usando, se o credor se opuser, dos meios conducentes exonerao do devedor (CC, Art. 304). O terceiro interessado quando o descumprimento da obrigao pode afetar o seu patrimnio, efetiva ou potencialmente, ou seja, aquele que est juridicamente vinculado. O terceiro interessado o fiador, o avalista, o solidariamente obrigado, o herdeiro, etc... O pagamento da dvida compete ao devedor que o maior interessado. Porem, o terceiro interessado equiparado ao devedor, pois tem legtimo interesse na soluo da obrigao. Portanto, o terceiro interessado tem o direito de efetuar o pagamento,

independentemente da vontade do devedor ou do credor. Caso o credor no queira receber o pagamento, a lei assegura ao terceiro interessado valer-se de aes judiciais prprias, como a consignao em pagamento. O terceiro, em razo de ter interesse patrimonial na extino da obrigao e direito de pagar, cumpre a obrigao em nome prprio e no do sujeito passivo. Assim, o terceiro, sub-roga-se, pleno jure, nos direitos do credor (CC, Art. 346, III), ou seja, so transferidos todos os direitos, aes, garantias e privilgios do credor primitivo.

Terceiro no interessado: Art. 304 (...) Pargrafo nico. Igual direito cabe ao terceiro no interessado, se o fizer em nome e conta do devedor, salvo oposio deste. O terceiro no interessado completamente alheio relao obrigacional existente entre o devedor e o credor. O interesse dele (terceiro), portanto, no jurdico, mas outra espcie de interesse, como o moral, o decorrente de amizade. 4

O terceiro no interessado paga a dvida em nome e por conta do devedor, que, neste caso, no tem, em princpio, o direito de cobrar o valor que desembolsou para solver a dvida, pois no o fez por interesse patrimonial. A sua motivao foi filantrpica e pode, inclusive, lanar mo dos meios conducentes exonerao do devedor. Porm, pode ocorrer do terceiro no interessado ser impedido pelo devedor de efetuar o pagamento. E para que este pagamento seja vlido h necessidade de que o devedor tenha cincia da inteno do terceiro e que a ela no se oponha. Opondo-se o devedor inteno do terceiro no interessado, o credor deve ser comunicado para que no receba tal pagamento, pois estar praticando ato contrrio lei e poder ser responsabilizado civilmente pelos danos, inclusive morais, que o devedor sofrer com o ato. Neste caso, a oposio do devedor no vale como proibio, mas retira do terceiro a legitimidade para consignar. Por outro lado, o credor pode aceitar validamente o pagamento porque da sua convenincia e no h motivo para que a oposio do devedor iniba a satisfao do seu crdito. Neste caso, ao terceiro aplica-se a regra do Art. 306. O terceiro no interessado paga a dvida em nome prprio, tem o direito de reaver o que pagou, embora no se sub-rogue nos direitos do credor. O terceiro no interessado quando efetua o pagamento da dvida que no sua, em nome prprio, demonstra o propsito de ajudar o devedor e de obter o reembolso do valor desembolsado. O terceiro no interessado que efetua o pagamento em nome prprio, necessita da anuncia do devedor, pois no tem assegurado na lei os mesmos direitos dos terceiro interessado e do terceiro no interessado que paga em nome e por conta do devedor.

Por fim, no cabe o pagamento da obrigao por terceiro quando ela tiver por objeto uma prestao personalssima. Pois o sujeito passivo insubstituvel e a obrigao s pode ser cumprida por ele.

2. A quem se deve pagar


importante saber a quem o solvens deve efetuar o pagamento, pois, quem paga mal, paga duas vezes. O pagamento deve ser feito, por regra, diretamente ao credor ou ao seu representante legal. Art. 308. O pagamento deve ser feito ao credor ou a quem de direito o representa, sob pena de s valer depois de por ele ratificado, ou tanto quanto reverter em seu proveito. Entretanto, credor no somente aquele em cujo favor se constitui originariamente o crdito. Credor tambm o herdeiro, na proporo de sua quota hereditria, o legatrio, o cessionrio e o sub-rogado nos direitos creditrios. Assim sendo, esta legitimado a receber o pagamento, no s o credor originrio como tambm aquele que o substituir na titularidade do direito de crdito. O importante que a prestao seja efetuada a quem for credor na data do cumprimento. Sendo a dvida solidria ou indivisvel, qualquer dos co-credores est apto a receb-la. Se a obrigao for ao portador, quem apresentar o ttulo o credor. O pagamento pode ser efetuado ao representante do credor que pode ser de trs espcies: Legal aquele que decorre da lei. So: os pais (representantes legais dos filhos menores), os tutores (representantes dos tutelados) e os curadores (representantes do curatelados). Judicial o representante nomeado pelo juiz. Podem ser: o inventariante, o sndico da falncia, o administrador da empresa penhorada. Convencional aquele que recebe mandato outorgado pelo credor, com poderes especiais para receber e dar quitao. Importante: No caso de representao legal ou judicial, a prestao s pode ser efetuada, em princpio, ao representante. Na representao convencional, a prestao efetuada tanto ao representante quanto ao prprio credor, ser considerada vlida e liberatria. 6

Pagamento efetuado a terceiro que no o credor


Como regra geral, s ter legitimidade para receber o credor ou quem por ele o represente. Esta representao pode ser judicial, p.ex. sndico de massa falida; ou pode ser uma autorizao singela para receber, fornecida e concedida pelo credor e que equivale situao do representante mencionado na lei. O pagamento a quem no ostenta essas qualidades na data em que foi efetuado no tem efeito liberatrio, no exonera o devedor. Por isso importante observar a quem se deve pagar na hora de efetuar o pagamento, pois quem paga mal, paga duas

vezes.
Entretanto, quem paga mal nem sempre paga duas vezes, isto porque de acordo com a segunda parte do artigo 308 do CC, considera vlido o pagamento que foi efetuado a terceiro se for ratificado pelo credor, ou seja, se este confirmar o recebimento por via do referido terceiro ou fornecedor do recibo, ou ainda, se o pagamento reverter em seu favor.

A ratificao do credor retroage ao dia do pagamento e produz todos os efeitos do mandato. O solvens tem o nus de provar que o pagamento reverteu em proveito do credor, mesmo tendo sido efetuado a terceiro no qualificado. Isto porque a lei condiciona a validade do pagamento realizado ao terceiro no qualificado, verificao de que foi revertido em benefcio do credor. Exemplo: Se a prestao do marido devida mulher desquitada foi paga ao filho menor e se este, com referidos recursos, liquidou a anuidade de seu colgio esta beneficiou-se com o pagamento. (Silvio Rodrigues)
7

Pagamento efetuado ao credor putativo


Art. 309. O pagamento feito de boa-f ao credor putativo vlido, ainda provado depois que no era credor.

Credor putativo aquele que, aos olhos de todos passa pelo verdadeiro credor. Um exemplo de credor putativo o caso do herdeiro aparente. Se, o nico herdeiro conhecido de uma pessoa abonada, e que veio a falecer, o seu sobrinho, o pagamento a ele efetuado de boa-f vlido, mesmo que se apure, posteriormente, que o de cujus, em disposio de ltima vontade, nomeou outra pessoa como seu herdeiro testamentrio. Assim, a boa-f valida os atos, que em princpio, seriam nulos. E o verdadeiro credor, que no recebeu o pagamento, pode voltar-se contra o credor putativo, que recebeu indevidamente, embora de boa-f, pois o devedor/solvens nada mais deve.

Pagamento feito ao credor incapaz


Se o pagamento foi feito ao absolutamente incapaz, o ato de quitar nulo de pleno direito. Sendo feito ao relativamente incapaz pode ser confirmado pelo representante legal. A quitao implica em capacidade e sem ela o pagamento no vale. A incapacidade inibe o agente para os atos da vida civil. No entanto, a lei usa o termo cientemente (Art. 310), em situaes em devedor tem pleno conhecimento da incapacidade do credor, devendo, pois, realizar o pagamento ao seu representante legal. Valer o pagamento, todavia, se o que paga no tinha
8

conhecimento

dessa

incapacidade.

O artigo 310 refere-se ao incapaz, mas no especifica, ento, devemos reputar que se trata do relativamente incapaz, pois os atos praticados pelo absolutamente incapaz j so nulos. Como o legislador no especificou j h jurisprudncia que considera vlido o pagamento efetuado ao absolutamente incapaz, desde que revertido em beneficio do mesmo, podendo este no presente caso, ser responsabilizado.

Pagamento efetuado ao credor cujo crdito foi penhorado


O Art. 312 dispe que: Se o devedor pagar ao credor, apesar de intimado da penhora feita sobre o crdito, ou da impugnao a ele oposta por terceiros, o pagamento no valer contra estes, que podero constranger o devedor a pagar de novo, ficando-lhe ressalvado o regresso contra o credor. Este artigo diz que mesmo que o pagamento seja feito ao verdadeiro credor, no ter validade e nem liberar o devedor. Isto porque se a penhora recai sobre um crdito, o devedor notificado a no efetuar o pagamento para o credor, mas dever depositar em juzo o valor devido. Se o devedor efetuar o pagamento ao credor, este no vale contra o exeqente ou o embargante, que podero obrig-lo a pagar novamente (ficando assegurado o direito de regresso contra o credor).

Neste caso, para que o devedor se exonere da dvida deve depositar em juzo a quantia devida, pois isso evitar burla as garantias dos credores. Havendo impugnao feitas por terceiros, para efeitos legais, a lei equipara cincia da penhora. O modo previsto em lei para manifestao da oposio o protesto ou notificao, (na forma dos Artigos 867 e ss do CPC) que notifica o devedor para sobrestar o pagamento direto ao credor, devendo efetuar em juzo o depsito da importncia devida. Em qualquer das hipteses, penhora ou impugnao, se o devedor efetuar o pagamento poder ser constrangido a pagar novamente.

10

Anda mungkin juga menyukai