Anda di halaman 1dari 5

Economia Politica II

Docente: Dr Maria Teresa Confraria Rodrigues Soares Luso Soares

PRODUTO MARGINAL E VALOR DO PRODUTO MARGINAL

Carla Trindade Joo Baptista

2011/2012

INTRODUO
Saber perder a tempo s vezes grande lucro. Franois Fnelon

Nesta pequena analise, definiremos o conceito de Produto Marginal e de Valor do Produto Marginal e a importncia destes num dos 10 Principios de Economia as pessoas racionais pensam nas margens.

Exemplificaremos tambm, quantos trabalhadores uma empresa competitiva e maximizadora de lucros contratar, tendo por base o Valor do Produto Marginal do Trabalho.

PRODUTO MARGINAL
Um dos Dez Principios de Economia, diz que as pessoas racionais pensam na margem. Esse conceito fundamental para entender as decises das empresas sobre quantos trabalhadores contratar e sobre quanto produzir. nesta senda que entra o Produto Marginal.

O Produto Marginal no processo de produo, o aumento da quantidade produzida que se obtm a partir de uma unidade adicional de insumo. Insumo, no seu conceito mais amplo, a combinao de factores de produo, directos (matrias-primas) e indirectos (mo-de-obra, energia, tributos), que entram na elaborao de certa quantidade de bens ou servios.

Vejamos a seguinte tabela (1):

Nmero de Trabalhadores 0 1 2 3 4 5

Produo (quantidade) 0 50 90 120 140 150

Produto Marginal do Trabalho --50 40 30 20 10

Com 1 trabalhador, a produo de 50, logo o Produto Marginal tambm de 50. Quando o nmero de trabalhadores sobe de 1 para 2, a produo sobe de 50 para 90, de modo que o Produto Marginal do segundo trabalhador de 40. E quando o nmero de trabalhadores sobe de 2 para 3, a produo aumenta de 90 para 120, de modo que o Produto Marginal do terceiro trabalhador de 30.

medida que o nmero de trabalhadores aumenta, o Produto Marginal diminui. Essa propriedade chamada de Produto Marginal Decrescente.

E isto acontece porqu? No deveria ser ao contrrio, quanto mais trabalhadores, maior o produto marginal? A resposta no, e pode ser explicada pelo facto de que quando existem poucos trabalhadores, eles tm fcil acesso aos instrumentos de trabalho, no entanto, quando o nmero de trabalhadores aumenta, eles passam a ter de partilhar os instrumentos de trabalho, logo cada trabalhador adicional contribui menos para a produo, decrescendo desta forma o Produto Marginal.

VALOR DO PRODUTO MARGINAL

Suponhamos que uma empresa pensa somente na maximizao dos lucros, ou seja, est mais preocupada com o dinheiro do que com a produo. Como resultado, ao decidir quantos trabalhadores contratar, a empresa considera o lucro que cada trabalhador proporcionar. Como o lucro a receita total menos o custo total, o lucro de cada trabalhador adicional a sua contribuio receita menos o seu ordenado. Para encontrarmos a contribuio do trabalhador para a receita, devemos converter o Produto Marginal do Trabalho (quantidade) no Valor do Produto Marginal (medido em moeda).

Vejamos a seguinte tabela (2):

Nmero Produo de (quantidade) Trabalhadores 0 0 1 100 2 180 3 240 4 280 5 300

Produto Marginal Trabalho --100 80 60 40 20

Valor do Produto Marginal do Trabalho --1000 800 600 400 200

Ordenado --500 500 500 500 500

Lucro Marginal --500 300 100 -100 -300

Vamos supor que estamos a falar de uma empresa que produz laranjas, e que a produo de caixas de laranjas. Para continuarmos o nosso exemplo, se uma caixa de laranjas for vendida a 10, um trabalhador adicional (ao 1 trabalhador), produzir 80

caixas (Produto Marginal do Trabalho), ento ele gera uma receita de 800 (Valor do Produto Marginal do Trabalho). O Valor do Produto Marginal o Produto Marginal multiplicado pelo preo de mercado do produto. Como o preo do mercado constante para empresas competitivas, o Valor do Produto Marginal (como o prprio Produto Marginal) diminui medida que o nmero de trabalhadores aumenta.

Vamos agora ver quantos trabalhadores a empresa contrataria. Conforme consta na Tabela 2, o ordenado dos trabalhadores de 500 mensais. Neste caso, o primeiro trabalhador que a empresa contrata lucrativo: ele gera 1000 em receita e 500 de lucro. De maneira semelhante, o segundo trabalhador gera uma receita adicional de 800 e um lucro de 300. O terceiro trabalhador gera 600 em receita adicional e um lucro de 100. Aps o terceiro trabalhador, empregar mais trabalhadores no lucrativo, pois o quarto trabalhador gera uma receita adicional de 400. Como o seu ordenado de 500, contrat-lo significaria uma reduo de 100 no lucro. Assim a empresa contrata apenas trs trabalhadores.

Pode-se ento concluir que uma empresa competitiva e maximizadora de lucro, contrata trabalhadores at ao ponto em que o Valor do Produto Marginal do Trabalho seja igual ao ordenado.

BIBLIOGRAFIA

Mankiw, N. Gregory, Introduo Economia, Traduo da 3 Edio Norte-Americana, 2005, Editora Thomson. www.wikipedia.com Dicionrio de Economia www.economiabr.net

Anda mungkin juga menyukai