Anda di halaman 1dari 105

Dica 1 Contar palavras, pargrafos, linhas, etc Uma das restries que as vezes so impostas na produo de trabalhos acadmicos

s (e no s), o numero de palavras que um documento ou parte deste deve ter. Para controlarmos essa informao no nosso documento, o Word disponibiliza uma opo que permite ver algumas estatsticas do documento como por exemplo o n de pginas, palavras, caracteres, pargrafos, linhas, etc. Par aceder a essa informao basta carregar no campo palavras, na barra inferior, tal como mostra a figura seguinte.

Dica 2 Tentar recuperar um ficheiro danificado J lhe aconteceu tentar abri um ficheiro do word e aparecer uma informao que este no pode ser aberto pois encontra-se danificado? Infelizmente este uma situao que por vezes acontece e que momentaneamente leva um utilizador ao desespero. O Word possui uma funcionalidade que permite aos utilizadores tentarem recuperar um ficheiro danificado ou que simplesmente no abre. Para isso, devem abrir o Word sem qualquer documento, ir a Ficheiro>Abrir e em seguida no boto abrir carregar na pequena seta que se encontra junta ao boto. Depois devemos escolher a opo Abrir e recuperar e em seguida seleccionar o ficheiro que se encontra danificado. Nota: Este processo no sempre permite recuperar os ficheiros mas podemos sempre tentar.

Remover informao escondida num ficheiro do Word Como j habitual ao Domingo, hoje trazemos mais algumas dicas sobre a potente ferramenta que o Microsoft Word. Uma vez que esta rubrica tem vindo a tornar-se cada vez mais popular, decidimos torn-la uma rubrica de fim de semana e aberta a todos os leitores que pretendam contribuir.

J no a primeira vez que costumo receber via e-mail documentos do word com informaes s quais eu no deveria ter acesso. Autor do documento, data de criao, a ltima vez que foi imprimido,a ltima vez que foi salvo,so alguns dos exemplos que informao que pode vir escondida num documento. Em algumas situaes de trabalho este tipo de informaes at podem ser teis mas imaginem por exemplo a situao de um fucnionrio, que descobriu um trabalho j feito numa Pen perdida, mudou o nome no documento e enviou patro. E se o professor analisar as propriedades do documento? Provavelmente ir descobrir que aquele documento no lhe pertence. Mas afinal onde est essa informao? Para verem a informao escondida de um ficheiro word, basta carregarem com o boto do lado direito do rato sobre o mesmo e escolher a opo properties.

Em seguida vo at ao separador Details e podem ver toda a informao associada ao ficheiro.

Na prpria janela, podem tambm remover essa informao carregando em Remove Properties and Personal Information Na janela de remoo das propriedades podem criar uma cpia do ficheiro sem essa informao ou ento remover apenas a informao de alguns campos.

O rato veio simplificar um conjunto de tarefas mas a verdade que quem domina o teclado consegue realizar mais rapidamente as tarefas. Pessoalmente uso alguns dos atalhos do word e devo confessar que do imenso jeito. Recentemente descobri que podemos aceder aos atalhos do word 2010 de uma forma muito interactiva. Os atalhos que comeam com a tecla CTRL por exemplo, CTRL+C para copiar ou CTRL+ALT+1 para Ttulo 1 permanecem os mesmos de verses anteriores do Word 2010. No entanto, no Word 2010 se pressionarmos a tecla ALT conseguimos visualizar alguns atalhos e assim no necessitamos de os decorar.

Depois de carregar na tecla ALT basta carregar na letra adequada para aceder ao separador que pretendemos.

Esta dica no funciona apenas para os separadores (menus). Depois de escolhermos o separador, passamos a ter tambm disponvel um conjunto de atalhos para aceder a todas as funcionalidades disponibilizadas nesse separador.

Esta semana recebi um e-mail de um leitor a questionar a possibilidade de guardar documentos directamente na nuvem. Como usava o Word em vrias mquinas gostava de poder aceder aos seus documentos a partir de qualquer mquina (em qualquer lugar). Como soluo indiquei-lhe o popular dropbox ou ento a utilizao do Google Docs. No entanto, esta questo deixou-me a pensar e resolvi investigar uma soluo mais user friendly de forma a que o leitor pudesse usar na mesma o Word e no ter de instalar qualquer aplicao. Depois de algumas pesquisas encontrei a soluo.usando para isso o skydrive integrado no Word.
Como usar o Skydrive integrado com o Word?

Para quem no conhece, o Windows Live SkyDrive o servio de armazenamento online (na cloud) disponibilizado pela Microsoft. Este servio permite aos utilizadores guardar fotografias, documentos e outro tipo de ficheiros, podendo o utilizador usufruir de 25 GB de espao na cloud. A integrao do Skydrive com o Word (ou outra ferramenta da suite Office) muito simples. Para isso, basta ir a File>Save & Send>Save to Web (para guardar documentos) e aceder ao servio usando as credenciais do Hotmail ou Messenger ou XboxLive.

Depois basta fazer Save As, dar um nome ao documento e ele ficar guardado no skydrive. Quem pretender pode tambm criar uma estrutura de directrios carregando em New

Para abrir um documento do SKydrive basta ir a File>Open e escolher qual o documento a abrir. Reparar que o caminho do documento corresponde a um URL)

O novo acordo ortogrfico no Microsoft Word 2010 Na sexta-feira, o nosso leitor Agostinho Fernandes enviou-nos o seguinte e-mail: Sou f h j vrios anos e gostaria de vos dar os parabns pelo trabalho desenvolvido. Eu suponho que a falta de ideias para artigos no seja um problema mas, mesmo assim, permitam-me sugerir: com o novo acordo ortogrfico o word permite utilizar a nova ortografia. Ser que podiam fazer algo dedicado ao tema? Ora vamos l ento. O Microsoft Word j traz nas opes a possibilidade de activar o corrector ortogrfico de acordo com o novo acordo. Para o activar basta seguir os seguintes passos: Passo 1 Ir a File (Ficheiro)>Options (Opes)

Passo 2 Depois no menu do lado esquerdo escolhemos Proofing e na opo When Correction spelling and grammar selecionar Post-reform (Em PT ir a Verificao e seleccionar Ps-Acordo)

E est feito. Vamos a ver se funciona. Para isso aconselho a criarem um pequeno texto e a verificarem que o word comea a sugerir palavras que fazem parte do novo acordo ortogrfico.

Nota: Para quem ainda tem o Word 2007, pode proceder actualizao do corrector instalando o seguinte ficheiro aqui Atualizao para o Verificador Ortogrfico, Dicionrio de Sinnimos e Verificador Gramatical do Microsoft Office 2007

Questo enviada por Ricardo Moraes Quase sempre acompanho as milhares dicas do Pplware, mas tem uma dvida que recentemente tive que me deparar Criei ainda na poca do Office 2007 uma folha com cartes (no Word) para minha loja. At a tudo certo Acontece que tentei imprimir alguns cartes, j com a suite 2010 e no consegui de jeito nenhum. Nem comear do zero consegui S tem aqueles exemplos j disponibilizado pela Miceo$oft, que no atendem o que eu quero Teria como vc fazer um passo a passo de como criar cartes de visita, j com a suite do Office 2010 no Micro$oft Word 2010? Ora bem, realmente o Word j disponibiliza um conjunto de modelos que podemos usar nem que no seja para tirar algumas ideias. Vamos ento hoje aprender como criar cartes de visita com o Word. Para tal devem seguir os seguintes passos: Passo 1 Ir a File>New>Business cards (em PT: Novo>Modelos do Office.com-> Cartes de Visita). A escolhemos um modelo e depois carregamos em download

Passo 2 Depois de carregarmos em download, o modelo dos cartes descarregado e de imediato fica disponvel no Word. A partir deste momento apenas uma questo de personalizao.

Passo 3 A personalizao dos cartes pode ser feita um a um. No entanto, normal que os cartes sejam todos iguais. Para editar todos os cartes de uma s vez, devemos escolher a opo Edit Card Text e em seguida preencher os dados solicitados.

Passo 4 Para finalizar, carregamos em OK e poderemos ver de imediato as alteraes.

Passo 5 (opcional) Para alterar a formatao do texto, basta seleccionar a opo Format Card Text e indicar qual a formatao que pretendemos aplicar.

Na barra de ferramentas esto disponveis outras funes que permitem ao utilizador personalizar o carto ao seu gosto. No final de todas as personalizaes s mandar imprimir.

Como recompensa da excelente participao dos nossos leitores nesta rubrica, hoje no vai ser uma, nem duas..mas sim trs dicas para o Microsoft Word! Dica 1 Transformar maisculas em minsculas e vice-versa rapidamente Quantos vezes j escreveu um determinado texto e depois reparou que pretende o mesmo apenas em letras maisculas ou minsculas? O Word disponibiliza opes que permitem efectuar essas alteraes mas hoje ensinamos um pequeno truque para proceder a essa alterao rapidamente. Escrevam um texto, depois seleccionem o que pretendem e vo carregando em SHIFT + F3. Atravs deste atalho, as letras so convertidas todas em maisculas ou minsculas.

Dica 2 Aplicar a ltima formatao Considere que criou um documento e em determinado momento procedeu formatao de um conjunto de frases. No entanto, imagine que quer aplicar essa formatao a outras partes do texto. Como ensinei em tempos, podemos usar o pincel para aplicar uma formatao j presente no documento. Mas o processo pode ser ainda mais rpido. Carregando na tecla F4 a ultima formao passa a ser aplicada no texto seleccionado.

Dica 3 Imprimir vrias pginas numa nica pgina H momentos em que queremos ler um documento em papel mas queremos ter vrias pginas numa nica pgina (de modo a poupar o tinteiro e algumas folhas).Para isso, vamos ao menu File> Print e no final das opes indicamos quantas pginas pretendemos por folha. Fcil no !

Como produzir automaticamente texto?

Para comear, hoje vamos ensinar um truque! Quantas vezes queremos mostrar alguma formatao no Word e no temos texto? Nesse momento ou vamos Internet e copiamos meia dzia de frases ou ento tentamos arranjar outro documento j com texto. Sabia que o Word consegue produzir texto automaticamente? Para isso basta abrir um novo documento e inserir =rand(x,y), onde o x corresponde ao nmero de pargrafos e y corresponde ao nmero de linhas. Vamos a uma exemplo.queremos que o word produza um texto com3 pargrafos e 4 frases. Para isso basta inserir =rand(3,4) e carregar em Enter.

Como colocar uma password num documento?

O word um dos editores de texto mais usados no planeta. Nele, produzimos documentos que muita das vezes possuem informao sensvel/sigilosa. No sentido de proteger essa informao, podemos definir uma password para acesso ao documento. Para isso, mandamos guardar o documento e na janela que permite dar o nome ao ficheiro e gravar, carregamos em Tools e em seguida General Options

Para finalizar basta definir uma password, colocando-a no campo Password to Open. Para finalizar carregamos em OK e fechamos o word.

Para testar se o ficheiro est protegido por uma password, voltamos a dar duplo clique para o abrir e veremos que ser solicitada uma password de acesso ao documento.

A Internet tornou-se uma fonte de conhecimento e inspirao para muito utilizadores. Nos dias de hoje muito cmodo e rpido obter informaes sobre um qualquer tema, sendo apenas necessrio procurar no Google ou em outro motor de busca. No entanto h situaes em que o copy/paste traz lixo atrs e podem aparecer coisas esquisitas no documento impresso como por exemplo clique aqui. As ultimas verses do word disponibilizam uma ferramenta que permite, de uma forma rpida, remover os links de um texto copiado. Vamos a um exemplo. Imaginem que acedem ao pplware e pretendem levar o texto de um artigo. Seleccionam o texto, fazem copy (CTRL + C) e paste do lado do word (CTRAL + V). Como podem ver no documento do word, os links acompanharam o texto. Como resolver esta questo?

No Word, carregando no boto Paste so disponibilizadas algumas opes que permitem por exemplo manter a formatao ou ento eliminar a mesma. Para eliminar a formao HTML deve carregar no 3 boto que tem um A. Dica: Para quem pretender manter esta aco, dever escolher a opo Set Default Paste

Para quem escreve longos documentos, s vezes torna-se complicado navegar pelo documento e descobrir rapidamente uma seco/captulo. Nas ultimas verses a Microsoft incorporou uma funcionalidade que permite criar um mapa para navegao facilitada no documento. Para activar essa opo basta ir a View e em seguida Navigation Pane. Como podem verificar pela imagem seguinte, do lado direito disponibilizado o mapa do documento que permite uma fcil navegao no mesmo por parte dos utilizadores.

A opo permite diferentes formas de visualizao documento e ainda um campo para pesquisa de palavras/expresses no mesmo.

Depois de termos ensinado a criar rodaps e cabealhos normais, hoje vamos ensinar a criar cabealhos na vertical, de modo a personalizar os seus documentos. Para comear damos duplo clique na zona normal de cabealho e em seguida vamos a Insert e inserimos uma Text Box no lado esquerdo.

De seguida colocamos o texto que pretendemos e em Text Direction definimos a direco do texto.

Podemos tambm alinhar o texto esquerda, direita e centrar.

Para no ficarmos com o molde no texto, podemos tambm tirar a linha da Text Box. Para isso carregamos com o boto do lado direito do rato sobre a Text Box, escolhemos Properties e em seguida vamos a Line Color (menu esquerdo) e depois escolhemos a opo No line.

E est feito. Como puderam ver muito simples mas no deixe de ter o seu truque para se conseguir colocar o cabealho na vertical. Podem ainda adicionar imagens, nmero da pgina/nmero total de pginas, etc. Vejam o resultado final.

Quem nunca perdeu uns minutos/horas de trabalho no word porque falhou a energia ou porque simplesmente o Microsoft Word bloqueou? Nas ltimas verses do Word foi includa uma opo que permite criar um backup automaticamente do nosso documento de x em x tempo. Para quem pretender alterar o perodo de backup e local onde o backup dos documentos feito basta ir a File > Options > Save e depois as opes esto dentro do separador Save Documents.

Outra das dicas que deixamos hoje a mudana de cor do prprio Word (que na prtica altera o tema do Microsoft Office Word/Excel/Powerpoint/Access/Outlook). Para alterar a cor que vem por omisso no Microsoft Office devemos ir a File > Options > General e depois Color scheme. A podemos escolher uma das trs cores disponveis. Efeito black no Word.

Esta semana recebi um e-mail de um leitor a questionar se era possvel incluir numerao nas margens de um documento Word como acontece com muitos editores de texto mais simples. No Microsoft Word essa formao tambm possvel. Para isso basta ir a Page Layout> Line Numbers e depois escolher a opo Line Numbering Options

De seguida carregamos no boto Line Numbers e posteriormente escolhemos a opo Add line numbering. Como podemos ver pela imagem seguinte, possvel definir alguns parmetros para a numerao como por exemplo em que nmero comea, reiniciar a contagem por cada nova pgina, seco, etc.

E est feito. Como podem ver do lado esquerdo, agora j aparece a numerao das linhas. Esta uma formao que pode dar um certo jeito (apesar de existirem outras formas para o fazer) para indicarmos, por exemplo a um colega, em que linha pretendemos uma alterao/correco, etc.

Um Fluxograma um tipo de diagrama que usa um conjunto smbolos para representao esquemtica de um processo, procedimento, actividades, aces entre outros. O word disponibiliza um conjunto alargado de smbolos/formas. Para aceder aos smbolos/formas basta ir a Insert>Shapes

Com a utilizao de smbolos/formas possvel produzir diagramas de acordo com as necessidade de cada trabalho a realizar. So disponibilizadas setas, quadrados, rectngulos, etc.

Alm dos smbolos/formas, o Word disponibiliza tambm um conjunto de diagramas prdefinidos. Para aceder a esse diagramas basta ir a Insert> SmartArt.

Depois basta escolher o modelo (ver imagem anterior) e indicar o texto pretendido para cada forma. Desta forma conseguimos produzir um diagrama com mais estilo e muito mais rpido. possvel mudar as cores dos diagramas, adicionar/eliminar formas, redefinir um modelo, etc.

O Microsoft um das aplicaes que mais uso no meu computador. Durante a produo de documentos, usual inserir separadores horizontais para separar vrios tipos de informaes. Antes de conhecer a dica que vos apresento hoje, costumava inserir uma linha das tabelas para o efeito. No entanto, o Microsoft Word inclui uma funcionalidade escondida que permite produzir vrios tipos de separadores horizontais. Ora experimentem inserir *** e dar Enter

Alm dos 3 asteriscos, existem outros caracteres que permitem produzir linhas horizontais:

___ (3 underscores) === (3 iguais) ### (3 cardinais) ~~~ (3 tiles)

Nota: No se esqueam que no final de cada um (conjunto de 3 caracteres) deve dar ENTER.

J conheciam esta pequena dica?

Uma das funcionalidades nativas que penso (pensava) fazer falta no Word a possibilidade de ter vrios documentos abertos numa nica instncia do Word, acessveis atravs de separadores (tabs). Desta forma, poderamos alternar entre documentos de uma forma muito rpida, aumentando assim a nossa produtividade. Depois de termos apresentado o OfficeTab aqui, o Pedro Simes partilhou comigo uma dica que permite abrir mltiplos documentos numa nica janela, em vez de abrir vrias instncias do Word. Para activar esta funcionalidade devem seguir os seguintes passos: Passo 1 Ir as opes gerais do Word (File>Options)

Passo 2 Do menu do lado esquerdo escolhemos Advanced e depois dentro do separador Display seleccionamos a opo Show all Windows in the Taskbar

E est feito. Para comutarem entre documentos basta ir ao separador View e carregar em Switch Windows para comutar entre documentos abertos na mesma instncia do Word.

Para quem considera que os separadores no Office permitem uma melhor produtividade, basta ento instalar o OfficeTab aqui. As verses mais recentes do Word permitem que sejam utilizadas algumas das funes do Excel e assim possibilitam a realizao de clculos e operaes lgicas em tabelas. As frmulas so inseridas nas Ferramentas de tabela, no separador Esquema, grupo Dados, comando Frmulas.

Independentemente do idioma do Word as frmulas so inseridas em Ingls, ou seja, se o pretendido for inserir uma SOMA a frmula a utilizar ser SUM. Na tabela seguinte esto descritas as funes que podemos utilizar bem como uma pequena descrio e exemplo da funo.

FUNO ABS()

O QUE FAZ Calcula o valor absoluto do valor entre parnteses Avalia se os argumentos entre parnteses so todos TRUE. =ABS(-22)

EXEMPLO

DEVOLVE 22

AND()

=AND(SUM(LEFT)<10;SUM(ABOVE)>= 5)

1, se a soma dos valores esquerda da frmula (na mesma linha) for menor que 10 e a soma dos valores acima da frmula (na mesma coluna, excluindo qualquer clula de cabealho) for maior ou igual a 5; caso contrrio, 0. A mdia de todos os valores direita da clula de frmula, na mesma linha. O nmero de valores esquerda da clula de frmula, na mesma linha. 1, se resultado_brut o tiver sido definido e avalia sem erro; caso

AVERAGE( )

Calcula a mdia de itens identificados entre parnteses.

=AVERAGE(RIGHT)

COUNT()

Calcula o nmero de itens identificados entre parnteses. Avalia se o argumento entre parnteses definido. Devolve 1 se o argumento

=COUNT(LEFT)

DEFINED()

=DEFINED(resultado_bruto)

tiver sido definido e avalia sem erro; devolve 0 se o argumento no tiver sido definido ou devolve um erro. FALSE No aceita argumentos. Devolve sempre 0. Avalia o primeiro argumento. Devolve o segundo argumento se o primeiro argumento for verdadeiro; devolve o terceiro argumento se o primeiro argumento for falso.
NOTA

contrrio, 0.

=FALSE

IF()

=IF(SUM(LEFT)>=10;10;0)

10, se a soma dos valores esquerda da frmula for, pelo menos, 10; caso contrrio, 0.

Necessita de trs argumentos. INT() Arredonda o valor entre parnteses para o nmero inteiro mais prximo. Devolve o valor mximo dos itens identificados entre parnteses. =INT(5,67) 5

MAX()

=MAX(ABOVE)

O valor mximo encontrado nas clulas acima da frmula (excluindo quaisquer linhas de

cabealho). MIN() Devolve o valor mnimo dos itens identificados entre parnteses. =MIN(ABOVE) O valor mnimo encontrado nas clulas acima da frmula (excluindo quaisquer linhas de cabealho). 0.0

MOD()

Assume dois argumentos (tm de ser nmeros ou devolver nmeros). Devolve o resto aps o segundo argumento ser dividido pelo primeiro. Se o resto for 0 (zero), devolve 0.0 Assume um argumento. Avalia se o argumento verdadeiro. Devolve 0 se o argumento for verdadeiro, 1 se o argumento for falso. Utilizado maioritariament e numa frmula IF. Assume dois argumentos. Se um for verdadeiro, devolve 1. Se ambos forem falsos, devolve 0. Utilizado maioritariament e numa frmula

=MOD(4;2)

NOT()

=NOT(1=1)

OR()

=OR(1=1;1=5)

IF. PRODUCT( ) Calcula o produto dos itens identificados entre parnteses. =PRODUCT(LEFT) O produto da multiplicao de todos os valores das clulas esquerda da frmula. 123.46 123 100

ROUND()

Assume dois argumentos (o primeiro argumento tem de ser um nmero ou devolver um nmero; o segundo argumento tem de ser um nmero inteiro ou devolver um nmero inteiro). Arredonda o primeiro argumento para o nmero de dgitos especificado pelo segundo argumento. Se o segundo argumento for maior que zero (0), o primeiro argumento arredondado para o nmero de dgitos especificado. Se o segundo argumento for zero (0), o primeiro argumento arredondado para o nmero inteiro mais prximo. Se o

=ROUND(123.456; 2) =ROUND(123.456; 0) =ROUND(123.456; -2)

segundo argumento for negativo, o primeiro argumento arredondado esquerda do decimal. SIGN() Assume um argumento que tem de ser um nmero ou devolver um nmero. Avalia se o item identificado entre parnteses maior que, igual a ou menor que zero (0). Devolve 1 se for maior que zero, 0 se for zero, -1 se for menor que zero. Calcula a soma dos itens identificados entre parnteses. Assume um argumento. Avalia se o argumento verdadeiro. Devolve 1 se o argumento for verdadeiro, 0 se o argumento for falso. Utilizado maioritariament e numa frmula IF. =SIGN(-11) -1

SUM()

=SUM(RIGHT)

A soma dos valores das clulas direita da frmula. 0

TRUE()

=TRUE(1=0)

No vdeo seguinte demonstrado como:

Inserir frmulas; Usar os argumentos posicionais; Actualizar as frmulas (individualmente, todas de uma tabela ou todas de um documento); Bloquear ou desbloquear uma frmula; Fazer referncia a clulas ou intervalos de clulas; Usar mais do que uma funo na mesma frmula; Usar marcadores; Relacionar clulas de duas ou mais tabelas; Devolver texto (usando a frmula IF).

Ateno: Devido ao tamanho prefervel ver em modo de ecr completo e em 720p. No seguimento da vossa ultima dica para o MS Word acerca dos placeholders em substituio das fotografias, mando-vos uma dica de como extrair todas as fotografias de um ficheiro word. Quando algum nos envia um ficheiro carregado de fotografias (por exemplo uma noticia para publicao na net), d uma trabalheira enorme copiar todas as fotografias uma a uma para um programa de edio. Uma forma de as extrair todas de uma vez, duplicar o ficheiro (no necessrio, mas) e alterar a extenso de DOCX para ZIP ou RAR. Depois basta abrir o ficheiro comprimido e as fotos esto todas na subpasta \word\media\.

Relembramos que o Windows por omisso oculta as extenses dos ficheiros. Para ver essa informao devemos ir por exemplo ao meu computador, carregar na tecla ALT > Tools >

Folder Options e depois vamos ao separador View e tiramos o checkbox da opo Hide extensions for know file types

Como abrir rpido um documento com muitas imagens?

Recentemente recebi um relatrio (documento no Word) de um colega com cerca de 50 MB. O documento no tinha assim tantas pginas mas possua muitas imagens. Apesar do Word conseguir abrir um documento com tal dimenso, a verdade que demora um bocado a carregar o mesmo. De modo a conseguir que um documento abra mais rapidamente no Word, mesmo que existam muitas imagens, podemos usar Placeholders (marcadores). Esta funcionalidade permite que seja colocado no lugar das imagens uma caixa vazia para que o utilizador saiba que existe uma imagem. Vamos considerar ento um documento com muitas imagens/grficos.

Para activar a funcionalidade Placeholders (marcadores) vamos a File e depois carregamos em Options

Depois vamos a Advanced (Avanadas), separador Show document content (Mostrar contedo do documento) e depois activar a opo Show Picture placehorders (Mostrar marcadores de posio de imagens)

Depois de activarmos a opo referida anteriormente, passamos a ver uma caixa vazia no lugar das imagens.

Para quem pretender ver as imagens, basta ir a File>Full Scren Reading

Como podemos ver, neste modo de visualizao as imagens so apresentadas.

E se tivesse que enviar uma carta para 300 destinatrios diferentes? Apesar do e-mail ser nos dias de hoje um meio de comunicao rpido e com muitas vantagens, a verdade que uma carta ( maneira tradicional) continua a ser um meio de comunicao com alguma formalidade. Na semana passada, uma colega pediu-me ajuda para um trabalho, que segundo ela, iria ser uma seca. Como o ms de Agosto normalmente o ms de frias, ela precisava de enviar 300 cartas para diferentes destinatrios. J quase sem tempo para cumprir o prazo de envio das ditas cartas, pediu-me ajuda para escrever a morada de 150 (50/50). Fiquei a olhar para ela e perguntei-lhe: No tens um ficheiro com a informao das moradas???ela responde-me: Sim, tenho!!..Digo-lhe eu ento: Perfeito, em menos de 1 minuto tens todas as cartas prontas a imprimir com as respectivas moradas!! A possibilidade de criar modelos de cartas e associar de imediato um conjunto de moradas para mim uma das melhores funcionalidades do Word. Vamos ver simples e rpido todo o processo: Passo 1 Bem, primeiro precisamos de ter um ficheiro/fonte com os endereos dos destinatrios. Essa informao pode estar num ficheiro do Excel, Access, a partir do livro do endereos do Outlook, etc. Para este exemplo vamos considerar que a informao est num ficheiro Excel conforme mostra a figura.

Passo 2 J no Microsoft Word, escolhemos New (Novo documento) e depois seleccionamos um modelo de carta. Para obter o modelo podem dar duplo clique na carta ou carregar no boto Download.

Passo 3 Depois de termos a carta disponvel, podemos alterar/personalizar as informaes que pretendemos, como por exemplo o emissor. Relativamente aos destinatrios

necessrios carregar a informao a partir do ficheiro Excel. Para isso dentro do separador Maillings, carregamos no boto Select Recipients e em seguida Use Existing List.

Passo 4 Indicamos o ficheiro onde temos a lista de contactos

Passo 5 Como se trata de um ficheiro em Excel, necessitamos tambm de indicar em que sheet (folha) que se encontram os endereos.

Passo 6 Uma vez carregados os endereos dos destinatrios, importante definir quais os dados que vamos incluir na carta e em que posio. tambm possvel formatar essa

informao. Como podem ver pela imagem seguinte, decidi colocar o Nome a negrito, tamanho 14 e a morada aparece num tamanho mais pequeno.

Passo 7 Para verificar se est tudo a funcionar correctamente, podem fazer um preview carregando no boto Preview Results. Do lado direito esto tambm disponveis uns botes que permitem navegar entre os registos das moradas disponveis.

Passo 8 Se tudo estiver correcto, basta carregar no boto Finish & Merge e escolher a opo Print Documents ( No esquecer de meter as cartas virgens na impressora )

Caso no tenham cartas disponveis, podem sempre mandar imprimir para o formato PDF para verem o resultado final. Como ter separadores no Word? Uma das funcionalidades nativas que penso fazer falta no Word a possibilidade de ter vrios documentos abertos numa nica instncia do Word, acessveis atravs de separadores (tabs). Desta forma, poderamos alternar entre documentos de uma forma muito rpida, aumentando assim a nossa produtividade. Em 2009 apresentamos aqui o OfficeTab, uma aplicao que est tambm disponvel na verso gratuita e que permite abrir vrios documentos numa nica instncia do Word, estando estes disponveis atravs de separadores.

O OfficeTab permite personalizar ao pormenor os separadores, sendo possvel alterar o estilo, tamanho do separador,cor, indicar o tipo de fonte e tamanho da letra, definir a posio, shortcuts, etc.

Tal como referi no artigo de apresentao do OfficeTab aqui no Pplware, esta ferramenta um autntico achado e desde esse momento que fiquei f da mesma. Alm do Word, o OfficeTab permite tambm ter separadores no Excel, PowerPoint, Visio e Project. Que mais h a dizer??? Simplesmente fantstico!

OfficeTab Tabs para o Office


Criado por Pedro Simes em 3 de Setembro de 2009 | 53 comentrios Uma das grandes inovaes que o Firefox trouxe (popularizou) para os nossos PCs foi o conceito de Tabs (separadores). De tal modo foi inovador que depressa todos os browser passaram a ter essa funcionalidade. O facto de podermos ter as diferentes pginas Web todas arrumadas numa aplicao e num local apenas veio alterar, para melhor no meu entender, a forma de trabalharmos e de navegarmos na Internet. Mas e que tal alargar essa funcionalidade a outras aplicaes? Pois hoje a vez do Office da Microsoft.

O OfficeTabs vem ento implementar de forma identica ao que j usado nos browsers. Passamos a ter apenas uma janela de Excel, Word ou Power Point e ai dentro os diversos documentos arrumados de forma simples e limpa. Munido de uma completa zona de configurao onde podemos definir diversos parmetros que podemos alterar para o ajustarmos nossa vontade.

De salientar os seguintes parmetros ajustveis (e a cada uma das 3 aplicaes de forma distinta):

Activar o OfficeTabs Tamanho da tab Aparncia (forma da tab com base num conjunto de 11 prdefinidas) Cores a usar nas tabs Posio da tab na janela da aplicao

Depois de instalada a aplicao deve ser feita uma configurao para que fique ao nosso gosto.

A partir desse momento e sempre que abrirmos um novo documento ou quando criarmos um novo, ele passa a estar disponvel na barra de tabs para que possamos navegar comodamente entre os diferentes documentos abertos. Infelizmente ainda no se consegue ter todos os diferentes tipos documentos integrados numa aplicao nica pelo que cada tipologia junta-se aos seus familiares! Refira-se que esta aplicao integra-se perfeitamente com o Office 2007 e com o 2003, pelo que consegue abranger a maioria das instalaes existentes.

O OfficeTabs no meu PC veio para ficar, nem que seja para ter a casa arrumada e ter a barra de tarefas minimamente desocupada! Apenas uma nota, se algum conseguir entender o que quer que seja do site ajude os restantes. que Japons (parece-me) no o nosso forte! Artigos relacionados:

Aplicaes Google agora tambm em offline

OffiSync Editar Google Docs no seu Office Microsoft Office Live Workspace (Beta)

Licena: Freeware Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7 Download: OfficeTab 1.20 Homepage: OfficeTab Arquivado na categoria: Produtividade & Lazer, Software

Hoje vamos falar de quebras de pgina e de seces. As quebras de pgina so utilizadas para melhor formatar o nosso documento. Ao chegar ao final de uma pgina o Word insere automaticamente uma quebra de pgina mas caso o utilizador assim o entenda, tambm pode criar manualmente essas quebras de pgina. No caso das quebras de pgina automticas, o utilizador pode ainda configurar onde e como essas quebras so posicionadas. As quebras de seco so utilizadas quando pretendido que o documento ou partes desse documento contenha formataes diferentes. De uma forma simples podemos dizer que as seces so utilizadas para criar documentos dentro de documentos onde podemos colocar, por exemplo, uma parte do documento em que a orientao da pgina horizontal e outra em que vertical. Em cada seco podemos alterar:

Margens; Tamanho ou orientao do papel; Origem do papel para uma impressora; Limites de pgina; Alinhamento vertical do texto numa pgina; Cabealhos e Rodaps; Colunas; Numerao de pginas; Numerao de linhas; Numerao das notas de rodap e das notas de fim.

As quebras de pgina e seco so inseridas no separador Esquema de Pgina, grupo Configurar Pgina, comando Quebras.

Tipos e uso de quebras

No vdeo seguinte demonstrado como poderemos utilizar as quebras de pgina e de seco e os cuidados a ter com as numeraes de pgina. Ateno: Devido ao tamanho prefervel ver em modo de ecr completo

[Video Tutorial]

Ateno: Devido ao tamanho prefervel ver em modo de ecr completo. Para isso basta dar duplo clique no vdeo. Esperamos que tenham gostado deste tema e para a semana h mais dicas de Microsoft Word. Se for caso disso.boas frias!

Word Insira cabealhos e rodaps nos documentos


Criado por Pedro Pinto em 8 de Maio de 2011 | 12 comentrios Nos ltimos tempos temos deixamos aqui algumas dicas relativamente poderosssima ferramenta de edio de texto da Microsoft, o Word. J ensinamos a fazer ndices automticos (ver aqui), a assinar digitalmente um documento (ver aqui), a criar notas de rodap (ver aqui), a fazer referncias cruzadas (ver aqui), inserir legendas em imagens e tabelas (ver aqui) e no ltimo artigo sobre o word ensinamos a fazer revises de documentos na prpria ferramenta (ver aqui). Hoje vamos a aprender como inserir cabealhos e rodaps no nossos documentos.

Os cabealhos e os rodaps so reas das margens superiores, inferiores e laterais de cada pgina de um documento. Nessas zonas podemos por exemplo adicionar o nmero da

pgina, o nmero total de pginas, um logtipo da empresa/instituio, o titulo ou nome do documento, o titulo do captulo, data e hora, nome do autor, nome da empresa/instituio, etc. Inserir um cabealho ou rodap num documento algo bastante simples. De referir que este tutorial teve como base o Word 2010 em ingls. Para tal, basta dar dois clique na zona superior ou inferior ou atravs do menu Insert e escolher Header (cabealho) ou Footer (rodap). As opes para cabealhos e rodaps so idnticas.

A zona para o cabealho ou rodap ficar activa para edio. Em seguida podemos escolher um dos modelos de cabealho e rodap disponveis no Word. tambm possvel obter outros modelos online.

Consideramos agora que pretendemos inserir um rodap. D-mos dois clique na zona inferior do documento e depois escolhemos um dos modelos disponveis em footer (rodap). Como pode ver pela imagem seguinte, existem outras informaes que podemos adicionar ao cabealho e rodap, como por exemplo o nmero da pgina (Page Number) a data e hora (date & time), entre outros.

Consideraes finais Qual a vantagem de ter cabealhos e rodaps? Bem, ao criarmos este tipo de estruturas, a informao presente nas mesma aparece em todas as pginas do documento. Aliado aos cabealhos e rodaps existem muitas outras funcionalidades que permitem por exemplo definir um cabealho e rodap diferente para pginas pares e impares, mudar cabealho/rodap por seco, no apresentar cabealho e rodap em determinadas pginas, etc. Estes temas esto j em roadmap para prximos artigos. Dica de fim de semana: Sabia que as ltimas verses do Word permitem gravar directamente para PDF? Para tal, basta fazer gravar comoe escolher gravar com o tipo PDF.

Como fazer ndices automticos no Word 2007


Criado por Pedro Pinto em 29 de Maio de 2009 | 49 comentrios Ora aqui est um tema que acho interessante e no qual andava sempre a bater com a cabea por no ter um mtodo correcto para o fazer. O objectivo mostrar como se fazem ndices automticos com numerao no MS Word de forma muito simples. Desde j um agradecimento ao Sr. Joo pela dica da numerao !!! Bem, a partir de hoje acabaram-se os ndices feitos mo, isto , nada de andar a escrever no documento os nmeros e depois altera-se uma pgina e la se anda a mudar os ditos nmeros de pgina em pgina. Basicamente para fazer este processo definem os estilos e aplica-se a numerao. Simples no ? Vamos la comear: 1) Criar um novo documento 2) Ir ao grupo Paragraph e escolher Multilevel List

3) Aps aparecer o seguinte ecr, carregue no boto More para ver mais opes

4) Como pode verificar no ecra seguinte, possvel definir uma srie de parmetros associados ao estilo que est a personalizar de momento

NUMERAO Vamos agora definir a numerao para os niveis 1 e 2 (Heading 1 e Heading 2)


Nvel 1 (Heading 1)

Link level to style: Heading 1 Level to show in gallery: Level 1 Enter formatting number: Pode aqui definir qual o aspecto da numerao (ex: 1) ou 1. ) Number style for this level: Aqui deve escolher qual o estilo do caracter a usar para numerao neste nvel (ex: 1,2,3 ou a,b,c, etc)

Nvel 2 (Heading 2)

Link level to style: Heading 2 Level to show in gallery: Level 1 Enter formatting number: Pode aqui definir qual o aspecto da numerao (ex: 1) ou 1. ). Number style for this level: Aqui deve escolher qual o estilo do caracter a usar para numerao neste nvel (ex: 1,2,3 ou a,b,c, etc) Include level number from: aqui definimos Level 1 (depois de definir a opo escolhida vai desaparecer). No esquecer que vamos dar seguimento ao correspondente nvel 1 em que nos encontramos..este parmetro definido aqui.

EXEMPLO Para se aprenderem estas coisas nada melhor que um exemplo. Vamos ento elaborar o seguinte documento.

No esquecer que agora so aplicar os estilos definidos. Por exemplo onde diz 1) A histria do pplware foi aplicado o Heading 1. No nvel 2 (1.1 Como nasceu foi aplicado o Heading 2) O prximo passo incluir de forma automtica o ndice. Definimos no nosso documento onde o pretendemos colocar e depois vamos a References e depois escolhemos Table of Contents.

Por magia o ndice ir aparecer automaticamente na vossa pgina.

Para finalizar s referir 2 coisas: na produo de um longo documento este processo essencial e mesmo que nao andem sempre a actualizar o ndice quando mandarem imprimir ele faz esse servio automaticamente.

Se pretenderem actualizar no momento, boto do lado direito do rato em cima do indice e Update.

Assinar digitalmente um documento no Word


Criado por Pedro Pinto em 22 de Julho de 2010 | 45 comentrios
Por David Soares para o PPLWARE

Nos dias de hoje, o uso de papel como suporte informao tem diminudo drasticamente. Quando queremos escrever um documento, em vez de utilizarmos uma caneta e uma folha de papel, abrimos o Word e escrevemos o que pretendemos, ou seja, acabamos por escrever tambm numa folha, mas em formato digital. Um pormenor que por vezes fazemos nas informaes que escrevemos em papel, assinar no fim dessa mesma folha Mas se evolumos para a era digital, como assinamos agora um documento garantindo a autenticidade, integridade e no repdio da informao?

O seguinte tutorial demonstra como assinar um documento digitalmente. Para isso, necessitam ter uma assinatura em formato digital. Aps a insero da assinatura, esse documento j no pode ser alterado, caso contrrio, a assinatura perde a sua validade. 1 Passo: Criar um documento Word e escrever a informao que queremos assinar.

2 Passo: Clicar em Inserir

3 Passo: No Inserir, clicar em Linha de Assinatura

4 Passo: Na mensagem que surge, clicar em OK.

5 Passo: Preencher os para metros pedidos configurar para associar assinatura digital.

6 Passo: gerado um componente na folha, que ser o local onde ficar a assinatura. Clicar nesse campo.

7 Passo: Clicar de novo em OK.

8 Passo: Seleccionar Sim.

9 Passo: Guardar o documento em causa.

10 Passo: Seleccionar a imagem que contm a nossa assinatura.

11 Passo: E por fim, assinar.

12 Passo: Surge uma mensagem a alertar o facto de que se o documento for alterado, a assinatura perde a sua validade, tal como foi referido inicialmente.

13 Passo: O documento est ento assinado. Para verificarem os pormenores da assinatura, basta clicar no smbolo do certificado e depois no nome que aparece no lado direito.

14 Passo: Seleccionar Detalhes da Assinatura.

15 Passo: Aparecem ento os detalhes da assinatura. Caso queiram ver o certificado ao qual est a associada a assinatura, basta clicar em Ver.

16 Passo: Neste passo, podemos ver os detalhes do certificado.

Espero que tenham gostado, e usem este mecanismo para garantir integridade, autenticao e no-repudio da informao. At a prxima.

Microsoft Word Crie Notas de rodap


Criado por Pedro Pinto em 5 de Novembro de 2010 | 24 comentrios Das muitas aplicaes/ferramentas existentes no mercado, considero a suite Office da Microsoft como uma das mais potentes e teis no desenvolvimento de determinadas tarefas/trabalhos. O Microsoft Word uma ferramenta extremamente poderosa, permitindonos fazer quase tudo a nvel de edio e tratamento de documentos. Muitas so as funcionalidades disponveis, distribudas por vrios menus e outras mais escondidas. Hoje vamos ensinar com criar facilmente notas e rodap nos documentos.

Uma nota de rodap (ou em ingls footnote), uma nota que aparece normalmente no fundo do documento como referncia a algo no texto. Uma nota de rodap normalmente utilizada quando pretendemos citar outros autores/publicaes ao longo do documento ou ento para detalhar qualquer informao ao longo do texto. No entanto, cada um pode usar as notas de rodap para o efeito que bem pretender.

Para criar uma nota de rodap, posicionamos o cursos do rato na palavra/termo qual pretendemos associar a nota de rodap e em seguida vamos a References>Insert Footnote

O Word insere de imediato no fundo do documento, a numerao associada a nossa nota de rodap.

Depois de escrevermos o que pretendermos nessa nota de rodap, podemos verificar que a mesma fica associada ao termo onde inicialmente colocamos o cursor.

Como tiveram a oportunidade de verificar, a criao de notas de rodap algo extremamente simples de fazer. Para quem tem de criar documentao como por exemplo teses, relatrios tcnicos, artigos, etc, as notas de rodap podem dar um certo jeito. Vamos continuando com as nossas pequenas dicas do Word!

Microsoft Word Sabe fazer referncias cruzadas?


Criado por Pedro Pinto em 12 de Maro de 2011 | 17 comentrios Uma das ferramentas que uso com muita frequncia a suite da Microsoft, mais concretamente o Word. Para mim, a ferramenta mais completa e poderosa deste segmento, disponibilizando funcionalidades para quase tudo. Depois de j termos ensinado a criar ndices automticos (ver aqui) e notas de rodap (ver aqui) hoje vamos ver como criar facilmente referncias cruzadas num documento.

O que uma referncia cruzada?

Quando escrevemos um documento, comum incluirmos imagens, tabelas e outros elementos. Ao longo da escrita do documento por vezes temos a necessidade de fazer referncia a esses elementos. Uma referncia cruzada faz referncia a um item que aparece numa outra localizao num documento por exemplo, Ver Figura 1. claro que este processo pode ser feito manualmente, no entanto considerando que pode por exemplo existir uma alterao na identificao dos elementos (ex. figura 1 passa a ter a identificao figura 2), ao serem criadas referncias cruzadas no texto estas so tambm automaticamente actualizadas.

Como criar uma referncia cruzada?

Depois de inserirmos uma legenda numa imagem ou tabela e pretendermos referenciar esse elemento ao longo do documento, basta ir a INSERT (inserir) e escolher Cross-reference (referncia-cruzada). Depois seleccionamos o tipo de referncia (ex. Figura, Tabela, Equao, etc), indicamos o elemento ao qual nos pretendemos referenciar e do lado direito definem qual a informao a incluir no texto (apenas texto, texto e numero, n da pgina, etc).

Depois carregando em Insert (inserir), criada automaticamente uma referncia cruzada no texto ao elemento indicado.

Esperamos que esta dica seja teis a todos os que usam o Word, especialmente ao estudantes que necessitam de criar relatrios, teses, manuais, etc. Bom trabalho!

Word Como inserir legendas para imagens e tabelas?


Criado por Pedro Pinto em 14 de Maro de 2011 | 20 comentrios Depois de ontem termos ensinado como inserir referncias cruzadas num documento, permitindo assim a referncia automtica a elementos (ex. figuras, tabelas) hoje, a pedido de um leitor, vamos inserir como inserir legendas em imagens e tabelas assim como respectivo ndices.

Para incluir uma legenda (caption) num elemento no texto, seja uma tabela ou seja uma figura, basta seleccionar esse elemento, em seguida carregar com o boto do lado direito do rato e escolher Inserir Legendas (Insert Caption)

Em seguida ir aparecer uma janela, que permite ao utilizador indicar qual o tipo de elemento no qual queremos incluir uma legenda (para este exemplo, vamos escolher Figura. no entanto possvel criar mais tipo de identificao)

Este processo idntico para tabelas. No entanto, alguns modelos para documentos referem que se deve colocar a legenda da tabela na parte superior.Essa configurao realizada na mesma janela usada para definir o tipo de legenda.

Depois de inseridas as legendas, hora de criarmos o o ndices de figuras e tabelas. Para inserirmos um ndice para figuras ou tabelas escolhemos no separador Referncias (References) e depois escolher Inserir ndice de Ilustraes (Insert Table of Figures). Aparecer uma janela de configurao, onde devemos indicar qual o tipo de ndice a incluir (figuras, tabelas), incluindo o modelo (template) de apresentao.

Depois de carregar em OK ser apresentado automaticamente o ndice de figuras.

A qualquer altura, o utilizador pode proceder actualizao do ndice criado, carregando com o boto direito do rato sobre o ndice e escolhendo a opo Actualizar campo (Update Field). Depois basta indicar se pretendemos alterar todo o ndice ou apenas o nmero da pgina para cada item.

Esperamos que este seja mais um artigo que ajude os nossos leitores a criarem documentos cada vez mais simples de produzir. Se algum quiser enviar mais dicas do word, temos a disposio o nosso e-mail.

Word Como ter cabealhos diferentes num documento?


Criado por Pedro Pinto em 23 de Maio de 2011 | 19 comentrios No ltimo artigo relacionado com o Word, ensinamos a inserir um cabealho e rodap nico num documento. No entanto, pode haver situaes em que necessitamos que o cabealho ou rodap mude ao longo do documento. Imagine que tem por exemplo um documento dividido em vrios captulos e pretende que o cabealho seja apresentado de acordo com o capitulo. Como fazer?

Como j referimos em outros artigos do gnero, o Word sem dvida uma ferramenta bastante potente e flexvel. De forma a ser possvel criar diferentes cabealhos e rodaps para um documento, necessitamos de criar diferentes seces que basicamente delimitaro quais as pginas que tero um determinado cabealho ou rodap. Para este artigo, vamos apenas considerar cabealhos, sendo o processo para rodaps igual. Vamos considerar ento o seguinte documento que possui j um cabealho.

De forma a procedermos a criao uma nova seco, colocamos o cursor no final do texto e em seguida escolhemos o separador Page Layout >Breaks e escolhemos Next Page. Desta forma fazemos com que o word inclua uma quebra de seco, sendo iniciada na prxima pgina uma nova seco.

Quando nos deslocamos at a segunda pgina para inserir um novo cabealho, devemos comear por desligar a opo Link to Previous. Com a desactivao desta opo, podemos definir um novo cabealho, podendo este ser completamente diferente do definido para a seco anterior. Como podemos ver pela imagem seguinte, na seco 1 (Header Section 1) temos um cabealho, e na seco 2 (Header Section 2) temos um seco totalmente diferente.

Como podemos ver, a definio de vrios cabealhos num mesmo documento no difcil. No entanto, muito importante que todos os passos sejam bem definidos (ex. criao das seces no local correcto, desactivao da opo Link to Previous) de modo a que a criao de vrios cabealhos ou rodaps num nico documento no se torne algo chato e incontrolvel. Experimentem e alguma duvida que tenham no se esqueam de colocar em comentrio que que possamos dar uma ajuda. Agora j no tm desculpas para no produzir um documento com todas as funcionalidades que j apresentamos.

Office 2007 Traduza livremente


Criado por Vtor M. em 15 de Dezembro de 2008 | 32 comentrios Tenho recebido muita informao chegada dos programadores de algumas aplicaes que apresentamos no Pplware. H quem deixe inclusive nos nossos comentrios as suas opinies, mas frequentemente recebo mails a informar alteraes das verses, eventos e at promoes nos variados produtos.

Nem sempre percebo a ideia implcita nos mails que me enviam, escritos em ingls. Muitas vezes apenas cansao e falta de pacincia, por isso tento minimizar ao mximo o tempo perdido a ler e reler os textos. Utilizo um tradutor online, mas mais recentemente comecei a utilizar a ferramenta de traduo que o Office 2007 traz. Como fazemos isso? No Office 2007 foi inserida, ou foi melhorada, a funcionalidade de traduo. Temos agora mais e melhores tradues com suporte de um servio conhecido, existente na Internet. Esta funcionalidade est disponvel para o Word, Excel, OneNote, PowerPoint, Publisher, Visio e para o Outlook.

Bom, agora simples: para traduzir usando o Word 2007, vamos ao menu Rever, existente nos menus do Word e clicamos na opo Traduzir.

Seleccionam o texto e depois de terem carregado na opo Traduzir, repararam com certeza que se abriu do lado direito uma janela de opes, a Traduo. Aqui seleccionam qual idioma de origem e para que idioma querem o texto traduzido.

Provavelmente no tero todos os idiomas disponveis, para os terem, cliquem no link com o texto Opes de traduo Agora vero uma janela onde podem escolher quais os idiomas disponveis no vosso Word ou em qualquer das aplicaes que falei anteriormente. No em portugus de Portugal, certo que no, mas como as diferenas so poucas e ns percebemos bastante bem, o texto poder ter outro significado traduzido para portugus.

Ateno que a traduo ir utilizar o WordLingo. Esta ferramenta foi apresentada como novidade nesta verso do Office. A ferramenta traduz online e o utilizador ter (para j) de manualmente copiar e colar no seu documento. Mas pode fazer melhor!!! Instale o Windows Live Translator.

V novamente ao menu Rever e clique na opo Pesquisar.

Agora no lado direito, em baixo clique em Opes de pesquisa

Ir aparecer a janela que v em cima, agora clique no boto Adicionar servios

Insira o seguinte endereo na campo Endereo:


http://www.windowslivetranslator.com/officetrans/register.asmx

e clique no boto Adicionar. Agora na janela que aparecer clique em seguinte e termine o processo. Pronto, est feito. Caso pretenda saber mais sobre este passo veja este link. NOTA: Sei que no uma sugesto muito avanada, mas muitas vezes vejo utilizadores a andar as voltas com as tradues, principalmente a malta que tem de traduzir determinados manuais fica a minha comparticipao.

Recupere documentos do Word perdidos


Criado por Pedro Pinto em 10 de Julho de 2009 | 16 comentrios Coincidncia ou no, este semana recebi 3 chamadas relativamente a documentos do Word. Basicamente as pessoas perdem muita das vezes horas de trabalho em frente a um computador a bater texto no MSWord e depois em segundos l se vo os trabalhos. Ou porque o computador ou o Winword encravou, ou porque falhou a luz, ou porque no momento de gravar carregaram no boto ao lado, uma srie de situaes que muita das vezes fazem as pessoas desesperar.

Por forma a minimizar as situaes referidas anteriormente, o Word possibilita algumas configuraes para fazer backup aos seus trabalhos. Para isso deve carregar no boto como mostra a figura seguinte:

e em seguida escolher Word Options

depois ir ao menu Advanced (lado esquerdo) e localizar as opes que se encontram em Save

A deve seleccionar Always create backup copy e Allow Background saves No caso de perder algum documento, pode desta forma tentar recuperar atravs da cpia de segurana. Para localizar as cpias de segurana criadas dever procurar por ficheiros com extenso *.wbk. Se isto d tanto tanto jeito, porque que a Microsoft no coloca logo esta opo por omisso?

MS Word Seleccionar texto verticalmente


Criado por Pedro Simes em 20 de Abril de 2008 | 19 comentrios Uma das melhores caractersticas da utilizao do rato , sem duvida, a possibilidade de podermos seleccionar uma poro de texto e fazer com ela literalmente o que quisermos. No entanto, achava eu que esta opo estava um pouco limitada. Apenas podamos efectuar a seleco num eixo, quase apenas numa dimenso. E para seleccionarmos as primeiras letras de um pargrafo tnhamos de o levar atrs e remover ou adicionar o que pretendamos posteriori. Eis, no entanto, que me cau no colo, h algum tempo, o segundo eixo (no o eixo do mal). Passei desde ento a poder seleccionar o texto que pretendo e apenas esse. No tenho de levar a sogra e o co dela atrs. Lamentavelmente, esta dica apenas utilizvel no Word, mas no deixa de ser uma grande ajuda.

E ento a forma de seleccionar o texto verticalmente to simples como carregarem no Alt enquanto executam o procedimento normal para seleccionarem texto (boto esquerdo do rato e passem o cursor por cima do texto a seleccionar). Aps seleccionarem o texto faam com ele o que bem entenderem, seja cortar, copiar ou apagar.

Esperavam algo muito mais complicado e que envolvesse uma segunda pessoa? Lamentamos mas as coisas simples so as que melhor sabem.

Corrector ortogrfico em PT no office 2007


Criado por Pedro Pinto em 20 de Janeiro de 2007 | 135 comentrios Um dos inconvenientes de instalar o Office 2007 em ingls (uma vez que ainda no existe a verso portuguesa), o de no ter um corrector ortogrfico na nossa lngua, que nos ajude na deteco e correco de erros ortogrficos. Este tutorial tem como principal objectivo o de dotar o recentssimo Office 2007 com suporte para correco de erros na lngua de Cames.

Para tal necessrio ter o Microsoft Office 2003 em portugus e seguir os seguintes passos: Inserir o CD do Microsoft Office 2003 em PT e escolher instalao personalizada

Em seguida, escolher Funcionalidades partilhadas do Office

Depois escolher Ferramentas lingusticas

Para finalizar, boto do lado direito do rato e escolher Executar a partir do meu computador

Agora teremos todas as ferramentas disponveis para elaborar um trabalho correcto sem qualquer erro.

Anda mungkin juga menyukai