Anda di halaman 1dari 14

NO COMEO, A LEITURA Regina Zilberman*

padres morais e estudavam os contedos de disciplinas curriculares, como geografia, cronologia, histria de Portugal e histria natural. A imposio paulatina desse novo pblico pode ser percebida em outros pontos. A Notcia do catlogo de livros, de 1811, anuncia o estoque de Manuel Antnio da Silva, que vendia livros destinados ao ensino de Retrica e Gramtica: Alfabeto para instruo da mocidade; Arte potica de Horcio, por Cndido Lusitano; Coleo de cartas para meninos; Compndio de retrica; Elementos de sintaxe; Gramtica latina; Gramtica portuguesa; Instruo da retrica; Instruo literria; Retrica de Gilbert e Retrica de Quintiliano (Silva, MA.,1811). O catlogo de obras que se vendem na loja de Paulo Martim oferece Leituras juvenis e morais, voltado provavelmente formao dos jovens(Catlogo, 1822). Ofertas como essas aparentemente no bastavam, ainda que, por essa poca e mesmo depois da independncia, a escolarizao das crianas no fosse obrigatria, nem o ensino disseminado entre a populao. Mesmo assim, o mercado parecia insatisfatoriamente provido, razo por que, durante o sculo XIX, proliferaram queixas, denunciando o estado deficitrio da educao da infncia e a ausncia de livros didticos apropriados. Gonalves Dias, por exemplo, aps sua visita s provncias do Nordeste, revela ao Imperador, em 1862, que: Um dos defeitos a falta de compndios: no interior porque os no h, nas capitais porque no h escolha, ou foi mal feita; porque a escola no suprida, e os pais relutam em dar os livros exigidos, ou repugnam aos mestres os admitidos pelas autoridades (Moacyr, 1939).

Um dos primeiros livros didticos a circular no Brasil deve ter sido o Tesouro dos meninos, obra traduzida do francs por Mateus Jos da Rocha (Silva, 1808-1821)1. Na mesma linha, a Impresso Rgia publicou Leitura para meninos, "coleo de histrias morais relativas aos defeitos ordinrios s idades tenras e um dilogo sobre a geografia, cronologia, histria de Portugal e histria natural"(Cabral, 1881). A primeira edio data de 1818, sendo organizador do livro Jos Saturnino da Costa Pereira. Alfredo do Vale Cabral registra reedies de Leitura para meninos em 18212, 1822 e 1824, fato raro, pois a Impresso Rgia dificilmente reimprimia obras de seu catlogo. A novidade talvez se deva circunstncia de que Leitura para meninos encontrou seu pblico entre as crianas que aprendiam a ler, assimilavam

* Professora da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) 'Em 1836, o livro foi reeditado pela Tipografia Pillet Ain. Composto originalmente por Pedro Blanchard, chamou-se nesse ano Tesouro dos meninos: obra clssica dividida em trs partes: moral, virtude, civilidade, "vertida em portugus e oferecida mocidade estudiosa, por Mateus Jos da Rocha" (Ramos, 1972). 2A edio de 1821 apresenta ligeira diferena no ttulo: denomina-se Leituras para os meninos, "contendo um silabrio completo, uma coleo de agradveis historietas prprias primeira idade e um dilogo sobre a geografia, cronologia, histria de Portugual e histria natural ao alcance dos neninos".

Em Aberto, Braslia, ano 16, n.69, jan./mar. 1996

16

A obrigatoriedade da educao fica estabelecida depois de 1870, com a reforma do ensino proposta pelo Imperador. A Repblica confirma a medida, e a nova situao provoca uma exploso no mercado, com reflexos da produo. As obras didticas passam a ocupar considervel fatia do comrcio de livros, podendo-se registrar sumariamente, como evidncias da mudana, os principais ttulos publicados entre 1890 e 1910: Liuro de leitura (1892), de Felisberto de Carvalho; Aprendei a lngua verncula (1893), de Jlio Silva; Exerccio de estilo e redao, Gramtica (1894), de Felisberto de Carvalho; Antologia nacional, de Carlos de Laet e Fausto Barreto; Livro de leitura (1895), Seleta de autores modernos, Exerccios de lngua portuguesa (1896), de Felisberto de Carvalho; Livro de exerccio, de Joo Ribeiro; Primeiras leituras, de Arnaldo Barreto; Leituras infantis (1 a 3), de Francisco Viana; Leituras morais e instrutivas (1908), de Joo Kopke; Livro de leitura (1909), de Arnaldo Barreto e Ramon Puiggari; Atravs do Brasil, de Olavo Bilac e Manuel Bonfim; Livro de leitura (1910), de Arnaldo Barreto e Ramon Puiggari; Livro de composio, de Olavo Bilac e Manuel Bonfim; Livro de leitura (1911), de Ramon Puiggari e Arnaldo Barreto. Os "livros de leitura" so majoritrios, acompanhados pelas "seletas" ou "antologias", que coletam o melhor da literatura em lngua portuguesa, aqueles destinados s sries iniciais, essas, aos ltimos anos da escola. Entre os dois pontos, transcorre a vida escolar do estudante brasileiro nos primeiros anos da Repblica. Pode-se, pois, rastrear as concepes vigentes de leitura e ensino de literatura, examinando as idias contidas nesse material didtico, bem como na reao registrada pelos leitores, alunos que aprenderam a ler com eles e expressaram os efeitos do processo pedaggico.

Ablio Csar Borges foi o mais clebre autor de livros didticos do perodo imperial. Graas a O Ateneu, escrito por Raul Pompia, em 1888, mesclam-se as duas figuras, a do pedagogo e a do prprio Imperador, sintetizadas na personagem Aristarco Argolo de Ramos, o diretor da escola onde estuda Srgio, o protagonista da obra. Seus livros comearam a ser produzidos na dcada de 60, quando ainda lecionava na Bahia, mas sua influncia estendeu-se at o final do sculo, ultrapassando o ano em que Pompia lanou seu romance: em 1890, a nova edio do Terceiro livro de leitura aparece com adaptaes nova situao poltica do Pas3 . Na Introduo primeira edio do Terceiro livro de leitura, Ablio expe sua concepo de leitura: Em minha opinio, nos primeiros tempos da escola, no devem os meninos aprender seno a leitura, que lhes j no pequena dificuldade, para ser ainda acrescentada com outra igual ou maior, qual a da escrita, que s devero comear a aprender depois que souberem ler e jamais antes dos seis, ou mesmo dos sete anos de idade.

Escreve Ablio no prlogo da edio de 1890: "Tendo-se esgotada a sexagsima quarta edio deste livro, justamente quando foi proclamada a Repblica dos Estados Unidos do Brasil, tratei logo de reform-lo para a presente edio, pondo-o em harmonia com a nova organizao social e tornando-o ao mesmo tempo mais interessante e mais apropriado ao ensino da gerao que desponta e, portanto, mais til". As demais citaes provm dessa edio; os grifos so do autor.

Em Aberto, Braslia, ano 16, n.69, jan./mar. 1996

17

Colocada no comeo da aprendizagem escolar, a leitura matria da primeira lio do livro dirigido aos "caros meninos" e dedicado s "regras para se ler bem": Agora que com algum embarao podeis j ler palavras, proposies e at pginas inteiras, pelo que fostes julgados dignos de passar a este livro, necessrio saberdes quais os preceitos da boa leitura, a fim de, praticando-os, merecerdes a qualificao de bons leitores. A "boa leitura" e "ler bem" consistem em ler em voz alta: A boa leitura, meus amiguinhos, no consiste em ser feita de carreira, sem atender o leitor ao sentido daquilo que vai lendo, unindo, muitas vezes, palavras que devem ser lidas separadamente e separando outras, que convm ditas juntamente. Para fazer boa leitura, deve o leitor ler com moderao, mudando o tom da voz e dando as pausas convenientes, segundo requerem o objeto da leitura e os diferentes sinais da pontuao... A exposio prossegue, enfatizando a natureza oral da leitura e atribuindo aos modos de dizer o texto as diferenas entre os gneros literrios: O tom da voz e a expresso de quem l devem ser conformes com o assunto da leitura; de tal sorte que, ouvindo-se ler, ainda distncia de se no poderem distinguir as palavras, conhea-se pela s modulao da voz, se versa a leitura sobre assunto alegre ou triste, se exprime coragem ou receio, se

repreenso, louvor.

Tambm da leitura da prosa difere muito a da poesia; porquanto, alm das regras que acabo de dar-vos, deve-se fazer no fim de cada verso uma pequena pausa; e, alm disto, o tom da voz toma uma expresso caracterstica, de sorte que conhece logo o ouvinte ser verso e no prosa o que se est lendo. Finalmente, meus meninos, tanto na leitura da prosa quanto na do verso, essencial que sejam as palavras pronunciadas com muita clareza, elevando-se, abaixando-se, apressando-se, moderando-se, adoando-se em uma palavra, afinando-se a voz, conforme pedir o sentido do que se l. Mas o melhor meio para se aprender a ler bem ouvir atentamente a leitura do mestre, ou de qualquer bom leitor, e repeti-la, procurando imit-los. A leitura em voz alta, com o fito de melhor dizer o texto, qualidade apreendida por imitao de "bons leitores", tambm estimulada em Vrios estilos, coletnea de Arnaldo de Oliveira Barreto (19--), que abre com a crnica de Maria Amlia Vaz de Carvalho sobre O Saber ler: realmente espantoso que, havendo professores para todas as cincias e para todas as artes, (...) ningum se lembrasse ainda de instituir um curso para os discpulos aprenderem a ler bem e a falar bem.

Em Aberto, Braslia, ano 16, n.69, jan./mar. 1996

18

Para ler bem, para dar a cor, o relevo, a vida obra do escritor; para ter na voz e na expresso a nota pattica, o chiste, a vibrao irnica, maliciosa, indignada; a doura, a comoo, a tristeza, a alegria, o riso e as lgrimas preciso compreender, preciso sentir, preciso ser artista! Isto no somente um dom espontneo; isto o resultado de uma educao aprimorada e cuidadosa. Nem todos a podem ter, talvez; mas muitos dos que podiam no a tm, e por isso no hesitamos em recomend-la como um dos elementos importantes de uma boa educao. A crnica da portuguesa Maria Amlia Vaz de Carvalho inicia uma seleta que se destina a estudantes de sries avanadas, no mais aos meninos com quem dialogava Ablio Csar Borges. A leitura a que ela se refere significa, nesse momento, passagem para a literatura. Talvez por essa razo abra uma coletnea que exibe "vrios estilos" exemplificados, conforme a seleo de Arnaldo de Oliveira Barreto4 , por "As trs formigas", "A mata", "A rvore" e "O culto da forma", de Alberto de Oliveira; "Firmo, o vaqueiro", de Coelho Neto; "O sertanejo", de Euclides da Cunha; "O evangelho

das selvas", de Fagundes Varela; "Y-Juca-Pirania", de Gonalves Dias; "A justa", "Ceclia e Peri" e Sonhos d 'ouro, de Jos de Alencar; "A mosca azul", "A agulha e a linha" e Brs Cubas, de Machado de Assis; "Pelo Brasil", " O caador de esmeraldas" e "Dom Quixote", de Olavo Bilac; "A natureza", de Raimundo Correia; "Ultima corrida de touros em Salvaterra", de Rebelo da Silva; "As procelrias", de Tefilo Dias; "Fugindo do cativeiro" e "O pequenino morto", de Vicente de Carvalho, entre outros. A srie de livros didticos de Joo Kopke, produzida no incio do sculo, exemplifica tambm esse pensamento, segundo o qual se comea pelo livro de leitura, encarregado de ajudar a memorizar a linguagem oral elevada, e desemboca-se no conhecimento da literatura, representada por textos modelares de escritores brasileiros. No Primeiro livro de leituras morais e instrutivas, escreve o professor: Assim, tambm, de outro lado, o livro de leitura que, no plano de ensino do autor, a base de ao o tronco, em que se enxertam todos os outros exerccios destinados ao manejo correto, pronto e eficaz da lngua , o centro, enfim, de integrao, em torno do qual, como de um ncleo, se vem dispor e relacionar todo o conjunto do idioma, o livro de leitura, que servindo, por assim dizer, de cenrio aos elementos novos, que vo entrando em papel diante da inteligncia para eles voltada, facilita a sua impresso e reteno, possibilitando, portanto, o seu uso, visto pr em jogo a memria sugestiva, que cria pensadores e sublima sbios, e proscrever a memria arbitrria, dote de dicionrio ou de catlogo, que gera papagaios e, fora de tenso cerebral, multiplica esta moderna forma de idiotismo, a que o vezo eufnico da nossa sensibilidade latina batizou de erudio , o livro de leitura, enfim, que parte de um todo,

Arnaldo Barreto lecionou na Escola Caetano de Campos, de So Paulo, sendo seu Raul Pompia o escritor Jorge Americano, que l estudou: "Ao fim do recreio seu Arnaldo (Arnaldo Barreto) vinha ao patamar da escada, com uma sineta na mo. Meninos corriam a ele, pedindo para deix-los bater a sineta. Seu Arnaldo a entregava a um deles. Primeira badalada, parar onde estivesse. Segunda, tomar lugar na fila, junto professora. Terceira, marchar para voltar s aulas". (Americano, 1957).

Em Aberto, Braslia, ano 16, n.69, jan./mar. 1996

19

fica, pelas modificaes feitas, relacionado com o "Curso sistemtico da lngua materna", em que o autor atualmente trabalha com esperana de breve remate (Kopke, 1924). No Prefcio ao "Quarto livro de leituras", Joo Kopke anuncia novos objetivos, considerando a mudana do nvel de escolarizao dos alunos: O presente volume e os dois que, em breve, o ho de seguir, completando a srie Rangel Pestana, incluem excertos, em prosa e verso, de autores brasileiros e portugueses.

Amrico Brasiliense (Jos Bonifcio de Andrada e Silva), Antnio Carlos Ribeiro de Andrada, Antnio Feliciano de Castilho, Arajo Porto Alegre, Bernardo Guimares, Bocage, Cames, Casimiro de Abreu, Castelo Branco, Castro Alves, Curvo Semedo, Ea de Queirs, Evaristo da Veiga, Fagundes Varela, Gonalves Crespo, Gonalves Dias, Gregrio de Matos, Guerra Junqueiro, Joo de Deus, Joo de Lemos, Joaquim Manuel de Macedo, Jos de Alencar, Machado de Assis, Nicolau Tolentino, Pimentel Maldonado, Pinheiro Chagas, Ramalho Ortigo, Sousa Viterbo e o Visconde de Porto Seguro (Francisco Adolfo de Varnhagen). Outra seleta no mesmo perodo sugere a predominncia desse modelo, segundo o qual a leitura dos autores consagrados permite o aprimoramento do gosto literrio, de que resulta o bom uso da lngua, obtido graas imitao dos escritores exemplares, os mesmos que se leu no comeo desse processo circular. Eis o que A. Joviano apresenta como Plano das lies, datado de 2 de abril de 1923, que abre Lngua Ptria: No perodo do ensino, em que o aluno j tenha hbito das formas corretas para se exprimir e falar das cousas que o rodeiam e interessam, comea o seu vocabulrio a receber o primeiro contingente de expresses e vocbulos literrios. Estes novos elementos, adquiridos j em parte nas primeiras recitaes, sero supridos agora, diretamente, pelas composies dos melhores autores, em leitura, interpretao e cpia dos trechos em prosa e verso, devendo ser preferidos os que mais se prestem a uma assimilao pronta, de aplicao imediata.

Nos trs volumes anteriores, o principal fito da compilao foi fornecer base para os exerccios orais de reproduo do lido e ampliao do vocabulrio; do presente at ao ltimo, seu intento, ampliando ainda e sempre o vocabulrio, inspirar, pela prtica e pelo comrcio contnuo com os bons modelos, o gosto literrio, nos ensaios de composio sobre diversos gneros, a que ser solicitado o aluno. Os autores aqui includos o foram somente nos trechos para os quais se presume que est aparelhado o esprito do aluno pela marcha do ensino anterior; e, nos livros subseqentes, ho de eles, talvez, reaparecer com assunto mais elevado, de envolta com os que para esses mesmos livros foram especialmente reservados (Kopke, 1924). Esto includos na seleo de Kopke os seguintes escritores: Alexandre Herculano, Almeida Garrett, Alvares de Azevedo,

Em Aberto, Braslia, ano 16, n.69, jan./mar. 1996

20

O trabalho de assimilao das formas literrias pelo aluno se operar nas seguintes condies: a) imitando ele a leitura expressiva da professora; b) lendo por sua vez a interpretao do trecho literrio; c) respondendo ao questionrio que esclarece e confirma a interpretao feita e, mais tarde, lendo o comentrio e tomando parte na conversao; d) copiando o trecho literrio, cuja ortografia e pontuao vo ser imitadas; e) lendo, aplicadas desde logo em frases e sentenas usuais, as expresses literrias que vo fazer parte do seu vocabulrio; f) lendo em manuscrito e escrevendo o ditado da reproduo do texto original. E logo que introduzida na srie de lies qualquer dessas composies literrias, os elementos que ela fornece so reproduzidos a todo momento em aplicaes vrias, orais e escritas, de tal modo recapituladas que se tornam uma aquisio completa para o aluno e to familiares como as demais expresses de uso corrente na prpria linguagem (Joviano, 1923). A eficcia e a permanncia desse modelo de ensino podem ser constatadas em depoimentos de escritores brasileiros educados no final do sculo XIX e nas primeiras dcadas do sculo XX, como Laudelino Freire, que conta a Joo do Rio: As minhas primeiras leituras, na poca em que estudava preparatrios (1890), foram feitas em almanaques, seletas e pequenos manuais enciclopdicos, de que me resultaram os primeiros conhecimentos com os autores nacionais e portugueses mais em voga. Recordo-me do entusiasmo, ainda hoje conservado, com que lia e decorava as poesias de Castro Alves, Gonalves Dias, Alvares de Azevedo, Fagundes Varela,

Tobias Barreto, Casimiro de Abreu, Guerra Junqueiro, Toms Ribeiro... (Rio, 1908). Mrio Quintana, no interior do Rio Grande do Sul, tambm recorda seus tempos de leitor de seletas, como a de Alfredo Clemente Pinto, lanada em 1883, e ainda figura importante nas escolas do estado na primeira metade do sculo XX: Esse Marqus de Maric do compndio de leitura dava-nos conselhos... compendiosos... verdadeira chatice, alis... como se no bastassem os conselhos de casa! Felizmente para a turma, o resto no era nada disso, pois tratava-se da "Seleta em Prosa e Verso", de Alfredo Clemente Pinto, um mundo... quero dizer, o mundo! Logo ali, primeira pgina, o bom Cristvo Colombo equilibrava para ns o ovo famoso e, pelas tantas, vinha Nossa Senhora dar o famoso estalinho no coco duro daquele menino que um dia viria a ser o Padre Antnio Vieira. Porm, em meio e alheio a tais miudezas, bradava o poeta Gonalves de Magalhes: Waterloo! Waterloo! lio sublime! S esta voz parece que ficou, porque era em verso, era a magia do ritmo... e comtinua ressoando pelos corredores mal iluminados da memria. (Em vo tenho procurado nos sebos um exemplar da Seleta...)

Em Aberto, Braslia, ano 16, n.69, jan./mar. 1996

21

Sim, havia aulas de leitura naquele tempo. A classe toda abria o livro na pgina indicada, o primeiro da fila comeava a ler e, quando o professor dizia "adiante!", ai do que estivesse distrado, sem atinar o local do texto! Essa leitura atenta e compulsria seguia assim, banco por banco, do princpio ao fim da turma (Quintana, 1977). Jos Lins do Rego transplanta a situao para sua fico, fazendo a literatura tematizar sua circulao na escola: Era um pedao da Seleta clssica, que at me divertia. L vinha o Paquequer rolando de cascata em cascata, do trecho de Jos de Alencar. (...) "A Queimada"de Castro Alves e o "h dous mil anos te mandei meu grito", de "Vozes d'frica" (...) Esses trechos da Seleta clssica, de to repetidos, j ficavam ntimos da minha memria (Rego, 1984). Com a Revoluo de 30 e a criao do Ministrio de Educao, encabeado primeiramente por Francisco Campos e, depois, por Gustavo Capanema, deu-se nova regulamentao do ensino primrio e secundrio. Em junho de 1931, o ministro expediu os "programas do curso fundamental do ensino secundrio", fixando os objetivos e os contedos para a matria agora denominada Portugus (Brasil, 1931). A meta principal desta cadeira "proporcionar ao estudante a aquisio efetiva da lngua portuguesa, habilitando-o a exprimirse corretamente, comunicando-lhe o gosto da leitura dos bons escritores e mmistrando-lhe o cabedal indispensvel formao do seu esprito bem como sua educao literria". Para chegar a esse fito, cabe ao professor, "desde o princpio do curso", "tirar o mximo proveito da leitura, ponto de partida de todo o ensino,

no se esquecendo de que, alm de visar a fins educativos, ela oferece um manancial de idias que fecundam e disciplinam a inteligncia, prevenindo maiores dificuldades nas aulas de redao e estilo". De novo a leitura colocada na base, desde que constitua leitura de "bons escritores", a partir de que se organiza o estudo subseqente: O conhecimento do vocabulrio, da ortografia e das formas corretas fundar-se- nos textos cuidadosamente escolhidos, e, pelo exame destes, se notaro, pouco a pouco, os fatos gramaticais mais importantes, cujas leis jamais sero apresentadas a priori, mas derivadas naturalmente das observaes feitas pelo prprio aluno. O conhecimento da literatura, "ensino propriamente literrio", vem mais tarde, tornando-se "preponderante na 5a srie". O documento ministerial explicita, com detalhes, as tcnicas de trabalho em sala de aula: O ensino propriamente literrio, subordinado ao da lngua na 4a srie, tornar-se-preponderante na 5a srie, expondo-se ento as regras da composio literria e o estudo, ainda que sumrio, das melhores obras de escritores nacionais e portugueses. Instrudos pela leitura dos textos, sero os alunos obrigados a tomar parte ativa na anlise dos processos de cada autor, caracterizando-lhe a construo e o estilo, mencionando os conceitos e as passagens que mais os impressionaram, apontando as formas elegantes e vigentes ou as que, j arcaicas, no devem ser imitadas. Aps o conhecimento fragmentrio de uma obra, recebero sumria notcia das demais partes que a constituem, do plano a que

Em Aberto, Braslia, ano 16, n.69, jan./mar. 1996

22

obedece, do fim que se prope, da individualidade do autor, corrente literria a que pertenceu e outras obras que produziu. A novidade a indicao de que " prefervel comear pelas obras modernas", com a seguinte justificativa: Somente elas, por mais comunicativas, provocam emoes sinceras e despertam o prazer dos estudos desta natureza. Com o que se pretende , antes de tudo, educar o gosto literrio; quase todo o ensino, para ser atraente, tem de gravitar em torno do pensamento hodierno, em ambiente conhecido, convindo, portanto, a preferncia pelas obras modernas e deixando-se a anlise das obras clssicas para o momento em que o aluno, dotado de algum senso crtico, estiver apto a assimilar com real proveito os velhos exemplares da boa linguagem. A histria da literatura em lngua portuguesa completa os estudos literrios, culminando um processo que se d por passos midos: Finalmente incumbe ao professor fazer a sinopse histrica e a apreciao geral da literatura portuguesa e da brasileira, de sorte que, ao concluir o curso fundamental, tenha o estudante indicaes seguras para poder consolidar por si as noes adquiridas na escola. Na seqncia, o ministrio discrimina os contedos de cada uma das sries. Cabe s duas primeiras sries proceder leitura de trechos de pensadores e poetas contemporneos, escolhidos de acordo com a capacidade mdia da classe.
5

Explicao dos textos. Estudo metdico do vocabulrio. Reproduo oral do assunto lido. Recitao de pequenas poesias, previamente interpretadas. Composio oral. (...) Na terceira srie, ocorre "a leitura de excertos de prosadores e poetas modernos", a "explicao dos textos" e o "estudo metdico do vocabulrio". Na quarta, "leitura e interpretao de trechos de prosadores e poetas dos dois ltimos sculos", junto com a "anlise literria elementar"; na quinta, repete-se a "anlise literria", com nfase nas "obras modernas", mas se acrescenta a literatura, de que se estudam "noes preliminares"; "sinopse da histria literria" e "composio e estilo". Novas "Instrues pedaggicas para a execuo do programa de Portugus", dirigidas ao "curso ginasial do ensino secundrio", so editadas em 1942, assinadas agora por Gustavo Capanema5 . Mas os termos no variam muito, apenas so apresentados na forma de tpicos. Assim, explicando as "finalidades do estudo da lngua portuguesa", informa-se que "o programa de portugus do curso ginasial procura": a) proporcionar ao estudante a aquisio efetiva da lngua portuguesa, de maneira que ele possa exprimir-se corretamente;

Reproduzido em Cruz, 1944. Todas as citaes provm desse texto.

Em Aberto, Braslia, ano 16, n.69, jan./mar. 1996

23

b) comunicar-lhe o gosto da leitura dos bons escritores; c) ministrar-lhe aprecivel parte do cabedal indispensvel formao do seu esprito e do seu carter, bem como base sua educao literria, se quiser ingressar no segundo ciclo ou faz-la por si, autodidaticamente; d) mostrar-lhe a origem romnica da nossa lngua e, portanto, a nossa integrao na civilizao ocidental, o que o ajudar a compreender melhor o papel do Brasil na comunho americana e fora dela. No captulo dedicado "estrutura do curso de portugus", explica-se que as finalidades expostas acima so alcanadas "mediante um ensino pronunciadamente prtico, que compreender trs partes paralelas: gramtica, leitura explicada e outros exerccios", conforme a seguinte distribuio: A leitura se far em todo o curso; a matria gramatical, corn os respectivos exerccios, vai repartida, em cada srie, por trs unidades, cada uma das quais se lecionar dentro de um trimestre; os trabalhos indicados no programa sob a denominao de "outros exerccios"se distribuiro por todo o ano letivo pelo modo que o professor julgar mais conveniente. A leitura matria de um captulo inteiro do projeto, pois cabe-lhe desempenhar o seguinte papel: O professor se empenhar em obter o mximo proveito da leitura, no se esquecendo de que ela oferece, quando bem

escolhida e orientada-, um manancial de idias que fecundam e disciplinam a inteligncia e concorrem para acentuar e elevar, no esprito dos adolescentes, a conscincia patritica e a conscincia humanstica. Na leitura, explicada minuciosamente de todos os pontos de vista educativos, que os alunos encontraro boa parte da base necessria formao de sua personalidade integral, bem como aquelas generalidades fundamentais de onde eles podero subir a estudos mais elevados de carter especial. De novo colocada na base do ensino, mas com tarefas mais complexas e exigncias mais amplas, a leitura passa a confundir-se com o ensino do portugus, de que resultam efeitos grandiosos, de cunho patritico e preservacionista, diante das ameaas vindas de fora. So esses efeitos: "o amor lngua, o zelo dela traduzido no desejo de manej-la bem e de proteg-la das foras dissolventes que esto continuamente a assaltla"; o respeito por "sua modalidade mais nobre a lngua literria"; "o reconhecimento da necessidade de preserv-la como instrumento de unio e como patrimnio sagrado da coletividade nacional, em um pas, como o nosso, de amplo territrio e aberto imigrao de estrangeiros das mais variadas procedncias". O documento emanado do Ministrio da Educao tem ainda o cuidado de discriminar os tipos de livros a serem utilizados pelos alunos:

Em Aberto, Braslia, ano 16, n.69, jan./mar. 1996

24

Devero eles ter consigo os seguintes compndios: a) livro de leitura, num volume para a primeira e segunda sries e noutro volume para a terceira e quarta; b) gramtica, em um volume, para as quatro sries; c) dicionrio porttil, em um volume, tambm para as quatro sries. O "livro de leitura" ainda objeto de uma especificao maior, detalhando-se no apenas seu contedo, mas igualmente suas finalidades a longo prazo: O livro de leitura, nos seus dois volumes, deve conter alm das pginas que astisfazem, de um modo geral, prescrio do programa para cada srie matria de leitura orientada em dois sentidos: um, que interesse mais s meninas, e o outro, aos rapazes. Os textos destinados de preferncia ateno das meninas devem encarecer as virtudes prprias da mulher, a sua misso de esposa, de me, de filha, de irm, de educadora, o seu reinado no Iar e o seu papel na escola, a sua ao nas obras sociais de caridade, o cultivo daquelas qualidades com que ela deve cooperar com o outro sexo na construo da Ptria e na ligao harmnica do sentimento da Ptria com o sentimento da fraternidade universal. Os excertos que visarem principalmente educao dos alunos do sexo masculino procuraro enaltecer aquela tempera de carter, a fora de vontade, a coragem, a compreenso do dever, que fazem os grandes homens de ao, os heris da vida civil e militar e esses outros elementos, no menos teis

sociedade e Nao, que so os bons chefes de famlia e os homens de trabalho, justos e de bem. Leitura e literatura integram-se ao programa de portugus, que toma sua feio definitiva. Ambas conduzem ao conhecimento da lngua materna, que simultaneamente lngua ptria e lngua literria. Por isso, nos livros didticos dos anos 40 e 50, encontra-se o que considerado o melhor da literatura nacional produzida at ento, provavelmente a literatura moderna a que se referia o documento ministerial. Trs livros publicados entre os anos 30 e 50 exemplificam que corpus era esse, a quem competia consolidar o cnone da literatura brasileira e a natureza da lngua literria do pas. Em Idioma ptrio, de Modesto de Abreu, esto selecionados textos de Afonso Arinos, Artur de Azevedo, Domingos Olmpio, Emlio de Menezes, Eduardo Prado, Frana Jnior, Fagundes Varela, Gonalves Dias, Ingls de Souza, Joo Ribeiro, Jlia Lopes de Almeida, Jos do Patrocnio, Jlio Ribeiro, Joaquim Nabuco, Joo Francisco Lisboa, Lindolfo Gomes, Luiz Murat, Lus Guimares Jnior, Mcio Teixeira, Manuel Antnio de Almeida, Martins Pena, Paulo Barreto, Paula Ney, Quintino Bocaiva, Raul Pederneiras, Raimundo Correia, Rui Barbosa, Sotero dos Reis, Tobias Barreto, Visconde de Taunay, Xavier Marques e Zalina Rolim (Abreu, 1939). Nelson Costa, em Leitura e exerccio, de 1945, em grande parte repete o elenco de autores, com a seguinte seleo de textos: "O rio", de Afonso Arinos; "Anjo enfermo", de Afonso Celso; "A casa da Rua Ablio", de Alberto de Oliveira; "Se eu morresse amanh", de Alvares de Azevedo; "A fazenda", de Bernardo Guimares; "Meus oito anos", de Casimiro de Abreu; "Crepsculo sertanejo", de Castro

Em Aberto, Braslia, ano 16, n.69, jan./mar. 1996

25

Alves; "Paisagem", de Coelho Neto; "Acrobata da dor", de Cruz e Sousa; "Carta a um afilhado", de Eduardo Prado; "O estouro da boiada", de Euclides da Cunha; "O canto dos sabis", de Fagundes Varela; "Cano do exlio", de Gonalves Dias; "A queimada", de Graa Aranha; "Meu pai", de Humberto de Campos; "A mentira", de Joo Ribeiro; "Contraste", de Joaquim Manuel de Macedo; "O minuano", de Jlia Lopes de Almeida; "A terra natal", de Laurindo Rabelo, "A pororoca", de Lus Guimares Jnior; "Uma boa ao", de Machado de Assis; "Benedicte!", de Olavo Bilac; "De volta na terra", de Paulo Setbal; "A chegada", de Raimundo Correia; "Os colegas", de Raul Pompia; "A um adolescente", de Ronald de Carvalho; "Marinha", de Rui Barbosa; "Pressentimento", de Tobias Barreto; "O orgulho da guia", de Vicente de Carvalho e "Meio-dia", de Visconde de Taunay (Costa, 1945). Este mesmo grupo de autores e obras est presente ainda em Seleta infantil, de Orlando e Lgia Mendes de Morais, de 1951: "O serto bruto", de Afonso Arinos; "Anjo enfermo", de Afonso Celso; "Os livros", de Antnio Vieira; "A pororoca", de Araripe Jnior; "Saudades", de Casimiro de Abreu; "Nossa terra, nossa gente", de Francisca Jlia; "A boiada", de Humberto de Campos; "A espada encantada", de Malba Tahan; "Amo minha ptria" e "O rio", de Olavo Bilac; "Tarde sertaneja", de Visconde de Taunay (Morais, 1951). A leitura constitui elemento fundamental na estruturao do ensino brasileiro porque forma sua base: est no comeo da aprendizagem e conduz s outras etapas do conhecimento. O campo de ensino mais prximo dela o da literatura, representada por textos exemplares da literatura em lngua portuguesa, a partir dos anos 30, fornecidos pela literatura brasileira, responsvel em boa parte pela modernidade do programa.

Nem leitura, nem literatura, contudo, tm consistncia suficiente para se apresentarem como disciplinas autnomas. No sculo XIX e incio do sculo XX, a leitura em voz alta formava o estudante no uso da lngua, em especial na expresso oral, respondendo s necessidades da Retrica ainda dominante na escola. Quando a leitura tornou-se passagem para a literatura, revelando a nfase agora dada ao escrito, tomou acento na cadeira de Portugus, junto com seus companheiros de viagem, os textos literrios. Mas nunca deixou de ser propedutica, preparando para o melhor que vem depois. Nesse sentido, significativa a observao de Loureno Filho, no prefcio dirigido aos professores colocado no primeiro volume da srie Pedrinho, destinada ao ensino primrio: Ler por ler nada significa. A leitura um meio, um instrumento, e nenhum instrumento vale por si s, mas pelo bom emprego que dele cheguemos a fazer. O que mais importa na fase de transio, a que este livro se destina, so os hbitos que as crianas possam tomar em face do texto escrito (Loureno Filho, 1959). Dos anos 50 em diante, as modificaes se deveram s diferentes reformas de ensino implantadas na dcada de 60, como a Lei de Diretrizes e Bases, e na dcada de 70, que alteraram o desenho do ensino bsico. Os livros didticos, especialmente quando se constitui a disciplina de Comunicao e Expresso, na dcada de 70, tiveram de responder s novas exigncias. Mas no mudaram duas concepes bsicas: 1) A noo de que a leitura no necessariamente em voz alta, mas sempre do texto literrioforma a base do ensino, concentrada

Em Aberto, Braslia, ano 16, n.69, jan./mar. 1996

26

nas disciplinas relacionadas aprendizagem da lngua materna. o que se v, por exemplo, no livro de Carlos Emlio Faraco e Francisco M. de Moura, Comunicao em lngua portuguesa, que divide os temas a estudar em unidades e, ao estrutur-las, toma "o texto [como] o ponto de partida para todas as atitudes" (Faraco, 1983). Este ponto de partida, a leitura, nem chega a ser expresso na proposta dos autores, to bvio lhes parece o fato. Tomando-o como deflagrador da unidade, estruturam seu trabalho conforme o quadro abaixo, em que se verifica tambm a retomada da leitura em voz alta, numa espcie de sntese do trabalho pedaggico realizado pela escola brasileira at os nossos dias: Texto Expresso oral I. Vamos conversar sobre texto II. Agora, vamos treinar a entonao III. Discusso sobre o texto Expresso escrita I. Vamos escrever sobre o texto o II. Vamos aumentar nosso vocabulrio III. Vamos pontuar IV. Vamos nos expressar de outra forma

fora do livro didtico. Por isso, os autores e excertos motivadores do trabalho didtico proposto por Faraco e Moura provm da literatura infantil, encontrando-se no volume dedicado 5 srie o seguinte material: "A astcia do jabuti", de Antonieta Dias de Moraes; "O esparadrapo", de Carlos Drummond de Andrade; "Congresso de bruxos", de Carlos Eduardo Novaes; "O emprego", de Carlos Heitor Cony; "O assalto", de Eliane Ganem; "O lenhador", de Fernanda Lopes de Almeida; "Uma aventura", de Francisco de Barros Jnior; "Tatipirum", de Graciliano Ramos; "O viajante das nuvens", de Haroldo Bruno; "Tempestade", de Henriqueta Lisboa; "Uma campanha no cu", de Hernani Donato; "Menino de asas", de Homero Homem; "rea interna", de Leon Eliachar; "O vaivm", de Lindolfo Gomes; "Aventuras de Xisto", de Lcia Machado de Almeida; "Emergncia", de Lus Fernando Verssimo; "A lngua do p", de Maria Cristina Porto; "O socorro", de Miller Fernandes; "As letras falantes", de Orgenes Lessa; "Recado ao senhor 903", de Rubem Braga; "Marcelo, marmelo, martelo", de Ruth Rocha; "Choro, vela e cachaa", de Stanislaw Ponte Preta; "O gato", de Vincius de Moraes e "O menino maluquinho", de Ziraldo. Mas no primeiro volume da srie Para gostar de ler, que rene crnicas de escritores brasileiros dos anos 70, que essa noo aparece de modo mais evidente. Na apresentao, dirigida ao "amigo estudante", os autores garantem que "este livro no tem a inteno de ensinar coisa alguma a voc. Nem gramtica, nem redao, nem qualquer matria includa no programa da sua srie" (Andrade, 1981)6 . Pelo contrrio,

Gramtica Comunicao Divirta-se Exerccios Complementares Redao 2a) A noo de que os textos lidos, to importantes para a aprendizagem, so passagem para um outro estgio, superior, situado

As citaes provm dessa edio; o grifo dos autores.

Em Aberto, Braslia, ano 16, n.69, jan./mar. 1996

27

ns s queremos convidar voc a descobrir um mundo maravilhoso dentro do mundo em que voc vive. Este mundo a leitura. Est disposio de qualquer um, mas nem tda gente sabe que ele existe, e por isso no pode sentir o prazer que ele d. Por isso, o livro pode ser aberto "em qualquer pgina", dando acesso a uma crnica, gnero "que procura contar ou comentar histrias da vida de hoje". Essas histrias do cotidiano poderiam ter acontecido "at com voc mesmo", s que "uma coisa acontecer, outra coisa escrever aquilo que aconteceu". quando se produz a diferena: Ento voc notar, ao ler a narrao do fato, como ele ganha um interesse especial, produzido pela escolha e pela arrumao das palavras. E a comea a alegria da leitura, que vai longe. Ela nos faz conferir, pensar, entender melhor o que se passa dentro e fora da gente. Da por diante a leitura ficar sendo um hbito, e esse hbito leva a novas descobertas. Uma curtio. Tornada hbito, a leitura se entranha na vida do sujeito. Mas o texto que o "amigo estudante" tem em mos no the real thing a se mostrar mais adiante: As crnicas sero apenas um comeo. H um infinito de coisas deliciosas que s a leitura oferece e que voc ir encontrando sozinho, pela vida afora, na leitura dos bons livros. Os "bons livros" vm depois, o que dizem os cronistas Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Rubem Braga, que assinam a nota de abertura. Percorrido o longo caminho que leva dos "caros meninos", de Ablio Csar Borges,

ao "amigo estudante", de nossos melhores prosadores, chega-se pelo visto ao mesmo lugar: a leitura proposta no livro didtico introduz, mas no basta para se justificar enquanto tal. Sem uma finalidade mais adiante que d visibilidade e sentido ao trabalho com textos escritos, o ensino de leitura no se sustenta. Eis a utopia da leitura; utopia, no entanto, que a desfigura, porque promete uma felicidade que est alm dela, mas pela qual no pode se responsabilizar.

Referncias bibliogrficas ABREU, Modesto de. Idioma ptrio. So Paulo: Ed. Nacional, 1939. AMERICANO, Jorge. So Paulo naquele tempo, 1895-1915. So Paulo: Saraiva, 1957. ANDRADE, Carlos Drummond de et al. Para gostar de ler: crnicas.6.ed. So Paulo: tica, 1981. BARRETO, Arnaldo de Oliveira (Org.). Vrios estilos. 8.ed. So Paulo: Melhoramentos, 19--. BORGES, Ablio Csar. Terceiro livro de leitura para uso das escolas brasileiras, ed. rev. melh. Rio de Janeiro: F. Alves, [1890]. BRASIL. Ministrio de Educao e Sade Pblica. Organizao do ensino secundrio. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1931. CABRAL, Alfredo do Vale. Anais da Imprensa Nacional do Rio de Janeiro de 1808a 1822. Rio de Janeiro: Tip. Nacional, 1881.

Em Aberto, Braslia, ano 16, n.69, jan./mar. 1996

28

CATLOGO de obras que se vendem na loja de Paulo Martim. Rio de Janeiro: Tip. Nacional, [1822]. COSTA, Nelson. Leitura e exerccio. 4.ed. melh. Rio de Janeiro: F. Alves, 1945. CRUZ, Jos Marques da. Seleta: portugus prtico para a 1a e 2a srie do curso secundrio. So Paulo: Melhoramentos, 1944. FARACO, Carlos Emlio, MOURA, Francisco M. de. Comunicao em lngua portuguesa. 3.ed. So Paulo: tica, 1983. JOVIANO, A. Lngua ptria. 2.ed. aum. Rio de Janeiro: Papelaria e Tip. Oriente, 1923. KOPKE, Joo. Primeiro liuro de leituras moraes e instructiuas para uso das escolas primrias. 65.ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1924. _________ . Quarto livro de leituras para uso das escolas primrias e secundrias. 18.ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1924. LOURENO FILHO, M.B. Pedrinho. S.ed. So Paulo: Melhoramentos, 1959.

MOACYR, Primitivo. A instruo e as provncias: subsdios para a histria da educao no Brasil: 1835 - 1889. 3v. So Paulo: Ed. Nacional, 1939. MORAIS, Orlando, MENDES, Lgia de. Seleta infantil. Rio de Janeiro: Aurora, 1951. QUINTANA, Mrio. A vaca e o hipogrifo. Porto Alegre: Garatuja, 1977. RAMOS, Vitor. A edio portuguesa em Frana, 1800-1850. Paris: Fundao Calouste Gulbenkian, 1972. REGO, Jos Lins do. Doidinho. 25.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. RIO, Joo do. O momento literrio. Rio de Janeiro: Garnier, [1908]. SILVA, Manuel Antnio da. Notcia do catlogo de livros. Rio de Janeiro: Impresso Rgia, 1811. SILVA, Maria Beatriz Nizza da. Cultura e sociedade no Rio de Janeiro, 1808-1821. 2.ed. So Paulo: Ed. Nacional, 1978.

Em Aberto, Braslia, ano 16, n.69, jan./mar. 1996

29

Anda mungkin juga menyukai