Anda di halaman 1dari 4

Agentes Inteligentes

por Rui Paulo Fonseca Lous rlousa@student.dei.uc.pt

Resumo: O objectivo deste trabalho oferecer uma noo do que os agentes so, as suas caractersticas, as suas aplicaes actuais e futuras. Palavras chave: Agentes inteligentes, inteligncia artificial, agentes autnomos. Introduo: Neste artigo pretende-se elucidar o leitor sobre o que so agentes inteligentes, as suas caractersticas, os tipos de agentes existentes bem como as suas aplicaes.

O que um agente?
Devido a multiplicidade de papis que um agente pode desempenhar, muito difcil formular em poucas palavras, uma definio para agente inteligente. Uma possvel definio para Agentes Inteligentes que estes so entidades autnomas, dotadas de uma base de conhecimento e capazes de interagir com o meio em que esto, tomando assim, decises que iro auxiliar ou at mesmo substituir o trabalho de um humano. Para melhor se entender o que um agente inteligente ser melhor olhar para as suas caractersticas.

Caractersticas
O termo agente empregado na sua forma mais geral para denotar uma entidade baseada em hardware ou (mais frequentemente) em software, com as seguintes propriedades: Autonomia: Os agentes funcionam sem a interveno directa de operadores de qualquer tipo e possuem algum tipo de controlo sobre as suas aces e seu estado interno; Habilidade Social: Os agentes interagem com outros agentes e, possivelmente, com seres humanos por meio de algum tipo de linguagem de comunicao; Reaco: Os agentes percebem o seu ambiente (que pode ser o mundo fsico, um utilizador atravs de um interface grfico, uma coleco de outros agentes, a Internet, etc) e respondem aos estmulos dele recebidos;

Iniciativa: Os agentes no reagem somente ao seu ambiente, mas tambm devem exibir um comportamento orientado satisfao de seus objectivos; Continuidade Temporal: Os agentes so processos em execuo contnua, que tanto podem estar activos, em foreground, como adormecidos, em background; Orientao a Objectivos: Um agente deve ser capaz de lidar com tarefas complexas em alto nvel. A deciso de como a tarefa deve ser segmentada em subtarefas menores e em que ordem ou de que forma estas subtarefas devem ser executadas deve ser tomada pelo prprio agente. Mobilidade: a habilidade que um agente possui de movimentar-se em uma rede, ocupando diferentes nodos e recursos ao longo do tempo; Benevolncia: a ideia de que o agente no possui objectivos conflituosos e que cada agente ir sempre tentar fazer o que lhe for pedido; Racionalidade: a hiptese de que os agentes iro agir de forma a atingir os seus objectivos e no contra eles, pelo menos dentro do alcance de suas crenas; Adaptabilidade: Um agente deve ser capaz de adaptar-se aos hbitos, mtodos de trabalho e preferncias de seus utilizadores; Colaborao: Um agente no deve aceitar (e executar) instrues impensadamente, deve levar em conta que os seres humanos cometem erros. Assim deve tambm ser capaz de recusar ordens que, por exemplo, produzissem uma sobrecarga inaceitvel na rede ou que ocasionassem danos a outros utilizadores.

Tipos de agentes
Os agentes inteligentes podem ser classificados em varias categorias, de acordo com suas caractersticas: Conselheiro: oferece ajuda e treino. Ensina os passos iniciais para usar um determinado sistema. Fornece suporte contnuo, observando todas as aces do utilizador, as quais ele pode interceptar e pedir confirmao. Pode ser consultado para mostrar como executar uma actividade particular, ou ento, sugerir mtodos alternativos e mais rpidos para execut-la. Guia: ajuda a navegao em bancos de dados e multimdia. Classifica, recupera e filtra grandes quantidades de informaes, apresentando somente os dados relevantes e importantes aos utilizadores, no formato personalizado. Fornece caminhos apropriados para o utilizador navegar pelo banco de dados, e auxilia-o caso se sinta "perdido". Empregado: executa as actividades tediosas ou repetitivas. As actividades so executadas imediatamente, e algum tipo de feedback pode ser fornecido tanto pelo utilizador como pelo prprio agente. Representante: trabalha na ausncia do utilizador. De certa forma, seria parecido ao agente Empregado citado anteriormente, excepto pelo fato de que as actividades no precisam ser imediatamente executadas ou ento, so executadas somente aps eventos especficos. Por exemplo, pode fazer backups de arquivos de madrugada ou fazer pedidos de compras, caso algum produto atinja o limite mnimo no stock.

Comunicador: trabalha com outros utilizadores e seus agentes, para assim, conseguir executar as actividade as quais incumbido. Pode, por exemplo, organizar reunies, reunindo recursos e pessoas. Ou ento, pode reunir um grupo de agentes para que assim possam executar uma actividade mais complexa.

Aplicaes de Agentes Inteligentes


As actuais aplicaes de agentes inteligentes so na sua maioria de natureza experimental. Alm de universidades e centros de pesquisa diversas empresas encontram-se empenhadas na realizao de estudos na rea. Aqui seguem alguns exemplos de aplicaes de agentes inteligentes em diversas reas da informtica: Gesto de Sistemas e Redes: Esta foi uma das primeiras reas de aplicaes a empregar a tecnologia de agentes inteligentes. O uso crescente de arquitecturas cliente/servidor elevou a complexidade dos sistemas em operao, principalmente em redes locais. As arquitecturas de agentes empregadas so na sua maioria nointeligentes, entretanto sistemas inteligentes encontrariam muita aplicao em nveis mais altos de abstraco, por exemplo, aprendendo a reagir a determinados padres no comportamento dos sistemas. Alm disso poderiam ser tambm empregues na gesto dinmica de grandes configuraes; Acesso e Gesto Mvel: medida em que a computao vai se tornando cada vez mais distribuda e difusa, surge a necessidade dos utilizadores empregarem tecnologias mveis, tais como comunicaes sem fio. Os utilizadores desejam no apenas conectar-se a partir de qualquer lugar e tambm no sofrer as restries de largura de faixa por vezes impostas pelas telecomunicaes. A manipulao inteligente da transmisso da informao uma rea promissora para o emprego de agentes; Correio Electrnico e Troca de Mensagens: Os agentes tm vindo a ser empregues nesta rea j h algum tempo, dando prioridade s mensagens e automaticamente organizao do correio electrnico dos seus utilizadores. Os agentes inteligentes podem facilitar todas essas funes, por exemplo por meio de regras que poderiam ser inclusive deduzidas a partir de padres de comportamento observados em seus utilizadores; Acesso e Gesto da Informao: Esta uma rea de grande actividade, que tem em vista a rpida popularizao da Internet e a exploso da informao disponvel aos seus utilizadores. Aqui os agentes inteligentes podem ser empregues no apenas na pesquisa e filtragem de informao, mas tambm na categorizao, disseminao selectiva, e na anotao de documentos e informaes; Comrcio Electrnico: Esta uma rea em acelerado crescimento, que alimentado pela popularizao da Internet. Os consumidores, em busca de produtos e servios necessitam de informaes sobre o que esto a comprar ( como por exemplo: especificaes tcnicas, configuraes viveis, etc.). Os comerciantes

necessitam localizar (e atrair) clientes, oferecer suporte especializado sobre os seus produtos, controlar e realizar o follow-up das suas vendas, etc. Tanto os consumidores como os comerciantes necessitam automatizar a sua participao neste "mercado electrnico". Agentes inteligentes poderiam ser empregues aqui de diversos modos. Por exemplo, poderiam "ir s compras" na vez dos seus utilizadores, colectar especificaes de um determinado produto e retornar com sugestes de compras que atendessem descries recebidas. Tambm poderiam actuar como assistentes de vendas, fornecendo aconselhamento sobre os produtos e tentando solucionar possveis problemas e dificuldades do utilizador; Interfaces Inteligentes: Apesar da disseminao de interfaces grficos (GUI), para muitas pessoas os computadores continuam difceis de usar. Por outro lado, medida em que a populao de utilizadores cresce e se diversifica os interfaces se tornam mais e mais complexos para acomodar hbitos e preferncias variadas. Os agentes de interface inteligentes poderiam, por exemplo monitorar as aces do utilizador para desenvolver um modelo com as suas habilidades e automaticamente ajud-lo quando os problemas surgirem.

Concluses
O objectivo deste trabalho foi oferecer uma noo do que os agentes esto a oferecer e o que podero oferecer. Uma das concluses que se pode tirar, que o utilizador ser o ltimo teste do sucesso do agente. Os utilizadores iro tambm (embora indirectamente) dirigir o desenvolvimento do agente, bem como descobrir o quanto manipulveis, amigveis e convenientes so os agentes. A crescente popularidade da Internet, mas tambm os problemas que muitas pessoas encontram ao procurar ou ao oferecer informao ou servios nela, ir aumentar o nmero de aplicaes e reas de aplicaes: a Internet um ambiente ideal para agentes, uma vez que eles so (ou podem ser) bem adaptados s incertezas da Internet, e suportam melhor (que programas convencionais) a grandeza e complexidade existentes na Internet. No futuro, os agentes podero poupar os humanos de muitas outras tarefas, mundanas ou mais complicadas.

Referncias
http://www.din.uem.br/ia/vida/agentes/index.htm http://www.inf.ufsc.br/~rogerio/iad/ http://lokall.com/ianet/agentes.htm http://black.rc.unesp.br/ccomp/ia/ia2000/busca/index.html

Anda mungkin juga menyukai